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Viviane Santos da Silva

    • Formada pelo Curso Interunidades de Ciências Moleculares da Universidade de São Paulo, sendo a Faculdade de Letras (FFLCH-USP) sua unidade de origem. Ao longo da Iniciação Científica, investigou estratégias de acesso lexical através da análise da produção linguística de pacientes afásicos. A formação multidisciplinar oferecida pelo Curso de Ciências Moleculares possibilita aos seus alunos que ampliem seu diálogo com diversas áreas do conhecimento e explorem em suas próprias pesquisas interfaces dessas áreas. Com essa capacidade de promover maior contato entre disciplinas, o cientista molecular atende a uma demanda atual por pesquisadores que integrem as diferentes áreas e tragam, dessa forma, mais inovações na produção acadêmica. Principais áreas de interesse: Linguística Computacional, Semântica, Neurolinguística, Ciências Cognitivas.

       

      Links:    

    • SILVA, V. S. ; LOPES, M. ; DEVIDO, Michele ; SIMIS, M. . Aprimoramento de testes linguísticos para o diagnóstico de distúrbios afásicos de Broca. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, V. S. ; LOPES, M. ; DEVIDO, Michele ; SIMIS, M. . Aprimoramento de testes linguísticos para o diagnóstico de distúrbios afásicos de Broca. 2013 (Simposio)
  • Organização de eventos: 1
    • SILVA, V. S. . Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral (ENAPOL). 2015 (Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Desambiguação de substantivos polissêmicos em corpora do português brasileiro (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, V. S. , LOPES, M. , DEVIDO, Michele , SIMIS, M. .
      Descrição: O objetivo deste projeto consistiu no aprimoramento dos testes de nomeação Snodgrass e Boston Reduzido ? aplicados no diagnóstico de pacientes afásicos ?, através do refinamento de seus gabaritos. Realizou-se um estudo das estratégias de acesso lexical utilizadas pelos sujeitos afásicos nesses testes e foram investigadas as relações lexicais que apareciam nas respostas dos pacientes e não nos gabaritos. Comparando-se acertos, erros e estratégias de acesso lexical, o desempenho dos sujeitos afásicos avaliados sob esses critérios indicou diferenças relevantes em relação ao grupo controle. Proporcionalmente, a quantidade de estratégias utilizadas pelos pacientes mostrou padrão mais expressivo comparado ao número de erros por eles cometidos e apresentou correlação mais claramente inversa à taxa de acertos do que os erros. Verificou-se que o uso de estratégias pelos sujeitos afásicos fornece indícios de que os afásicos não produzem respostas fortuitas, mas procuram contornar seus déficits de modo sistemático.
    • Nome do projeto: O papel da gramática tradicional e da reflexão linguística no ensino de língua portuguesa (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, V. S. , LOPES, M. , BENEVIDES, A. L. , FERNANDEZ, J. S. P. , SHIMODA, L. T. , MADRID, R. L. , SORIANO, L. G. M. , SILVA, W. S. , CARVALHO, J. M. R. , LUTERO, L. .
      Descrição: Curso destinado aos professores da rede pública de ensino, nos níveis Fundamental II e Ensino Médio, que queiram refletir sobre o papel da gramática na escola. Por meio de encontros temáticos, espera-se promover a reflexão sobre dificuldades linguísticas dos alunos --- tanto as pontuais, observadas pelos professores quando um novo conteúdo é ministrado, quanto as persistentes, observadas durante um período significativo da instrução formal dos alunos. Mais do que sanar dúvidas e apresentar fórmulas, o objetivo central do curso é refletir em conjunto com os participantes sobre as possibilidades de descrição linguística que ajudariam no enfrentamento das dificuldades dos alunos. Com sessões temáticas e leituras de textos, os professores e os ministrantes chegarão a um consenso sobre que ferramentas seriam vantajosas para sanar dúvidas persistentes dos alunos de todas as séries quando aprendem língua portuguesa nos seus mais variados aspectos --- convenções formais, descrição sintática e morfológica, produção de textos, habilidades de leitura, etc.
    • Nome do projeto: Desambiguação de substantivos polissêmicos em corpora do português brasileiro (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, V. S. , LOPES, M. .
      Descrição: A desambiguação lexical automática é uma tarefa de Processamento de Linguagem Natural que têm obtido avanços substanciais e que, no entanto, ainda apresenta grandes desafios para a pesquisa. Este projeto se propõe a aplicar e avaliar métodos de desambiguação lexical automática de substantivos simples do português brasileiro sob a luz de teorias linguísticas ? especialmente, da Semântica Lexical. O objetivo geral deste trabalho reside em explorar técnicas de desambiguação automática de substantivos (word sense disambiguation - WSD) para o português brasileiro com o intuito de utilizar os dados resultantes para investigar propriedades de substantivos polissêmicos da língua. A principal propriedade a ser analisada refere-se às distribuições das acepções dos substantivos em corpus, assim como às relações semânticas e colocacionais entre as acepções.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Moleculares
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: (Iniciação Científica) Aprimoramento de testes linguísticos para o diagnóstico de distúrbios afásicos da área de Broca.
        Ano de conclusão: 2013
      • Curso: Letras - Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Letras - Alemão
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Fundação Richard Hugh Fisk:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2008 - 2012 ).
        Outras informações: Professora de inglês como língua estrangeira e de português.
        Outras informações: Professora