Não autenticado |

Eliana Maria Azevedo Roda Pessoa Ferreira

    • Possui graduação em Linguística, Português e Francês pela Universidade de São Paulo (1980). Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2010). Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa também pela Universidade de São Paulo (2015). Trabalhou na rede particular de ensino, na rede estadual e em cursinhos preparatórios para concursos. É Professora titular de Literatura, Língua Portuguesa e Redação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus SP.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Escolha lexical, Expressividade, Estilística.

       

      Links:    

    • ROMERO, Nanci ; FERREIRA, E. M. A. R. P. ; DEFENDI, Cristina Lopomo . Eufemismo e outros recursos desviantes no Referendo sobre o comércio de armas e munição. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. XXXVI , p. 206 - 214 , 2007. ISSN: 14130939.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Losango Cáqui: a paulicéia e o soldado da República. OS ESTUDOS LEXICAIS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS VOLUME 1, v. 1, p. 1 - 255, 2009.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. ; CARVALHO, M. L. M. ; RIDOLFI, D. M. . ETE Carlos de Campos. Inventário de Fontes Documentais - CEETEPS / FAPESP, v. , p. - , 2002.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. ; RIDOLFI, D. M. ; CARVALHO, M. L. M. . ETE Carlos de Campos. Escolas Profissionais Públicas do Estado de São Paulo: Uma História em Imagens, v. , p. - , 2002.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Por um mundo sem palavrões. In: XII Colóquio Os estudos lexicais em diferentes perspectivas , 2017 , São Paulo. XII Colóquio Os estudos lexicais em diferentes perspectivas. : , 2017.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. ; BARRETO, C.M . A sala de memória como espaço de cidadania e pertencimento: um relato de ação. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação - A Educação e seus sujeitos na História , 2006 , Goiânia. IV Congresso Brasileiro de História da Educação- A Educação e seus sujeitos na História. Goiânia : Universidade Católica de Goiás / Sociedade Brasileira de História da Educação, 2006.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Escolhas boppianas: a opção pela brasilidade. In: III Simpósio Língua. Discurso e Contexto - GEDUSP , 2013 , São Paulo. III Simpósio Língua. Discurso e Contexto. : , 2013.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Clã do Jabuti: paixão antropofágica do poeta. In: V Colóquio , 2009 , São Paulo. V Colóquio: Os estudos lexicais em diferentes perspectivas. : , 2009.
    • IGNEZ ; FERREIRA, E. M. A. R. P. . Literatura e criações lexicais: modos de expressão. In: XI Colóquio OS ESTUDOS LEXICAIS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS , 2015 , São Paulo. XI Colóquio OS ESTUDOS LEXICAIS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS. : , 2015.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. ; IGNEZ . As escolhas lexicais evocativas da brasilidade. In: IX Colóquio: Os estudos lexicais em diferentes perspectivas , 2013 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2013.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . O léxico da violência em Urucungo de Raul Bopp. In: 6º Seminário Internacional de Linguística , 2015 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2015.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Verso-metáfora: imagem e som em Cobra Norato. In: 63 Seminário do Gel 2015 , 2015 , Campinas. Nos bastidores: questões práticas de uma estilística discursivo-textual. : , 2015.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Escolhas boppianas: o som da identidade. In: II Simpósio Língua, discurso e contexto , 2012 , São Paulo. Caderno de Programção e Resumos. São Paulo : Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USPDLCV, 2012. p. 1 - 28.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Urucungo: a voz do negro. In: 61 Seminário da GEL , 2013 , São Paulo. CADERNO DE RESUMOS. : , 2013.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Apropriação do nheengatu: uma escolha antropofágica -. In: VIII COLÓQUIO ? OS ESTUDOS LEXICAIS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS , 2012 , São Paulo. CADERNO DE RESUMOS. : , 2012.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Escolhas boppianas: diversidade culltural em Cobra Norato e Urucungo. In: 60º SEMINÁRIO DO GEL - 2012 , 2012 , São Paulo. CADERNO DE RESUMOS. São Paulo : Grupo de Estudos Linguísticos, 2012.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . O léxico antropofágico de Cobra Norato. In: Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul , 2011 , São Paulo. resumo. São Paulo : , 2011.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Urucungo: uma abordagem estilístico-discursiva. In: III EPED USP , 2011 , São Paulo. RESUMO. : , 2011.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Uma abordagem estilística dos neologismos por empréstimo na obra Urucungo de Raul Bopp. In: 59º SEMINÁRIO DO GEL - 2011 , 2011 , BAURU. RESUMO. sao paulo : , 2011.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . As reduplicações expressivas em Cobra Norato de Raul Bopp. In: II Congresso Internacional de Neologia das Línguas Românicas , 2011 , São Paulo. CADERNO DE RESUMOS. São Paulo : Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP Projeto TermNeo, 2011. p. 1 - 156.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Mário de Andrade e as metáforas na poesia de 20. In: 58º Seminário do Gel-2010 , 2010 , São Carlos. Programação e Resumos. : Grupo de Estudos Linguísticos, 2010.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Mário de Andrade e a expressividade das composições por justaposição. In: VI COLÓQUIO: OS ESTUDOS LEXICAIS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS , 2010 , SÃO PAULO. CADERNO DE RESUMOS VI COLÓQUIO : OS ESTUDOS LEXICAIS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS. SÃO PAULO : Programa de pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH USP PROJETO TermNeo, 2010. p. 1 - 36.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . São Paulo sob a ótica do arlequim marioandradiano. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE INTERAÇÃO EM LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL , 2010 , JOÃO PESSOA. CADERNO DE RESUMOS. JOÃO PESSOA : EDITORA UNIVERSITÁRIA, 2010. p. 1 - 435.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Mário de Andrade:O léxico antropofágico e arlequim do poeta. In: II Encontro de Pós -Graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2010 , São Paulo. Caderno de Programção e Resumos. São Paulo : Programa de pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH USP, 2010. p. 1 - 33.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Clã do jabuti: território multicultural. In: 57º Seminário do GEL 2009 , 2009 , Ribeirão Preto. caderno de resumos. : , 2009.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . A crítica à ordem na obra Losango Cáqui de Mário de Andrade. In: I Encontro de pós-graduandos em estudos discursivos da USP (EPED) , 2009 , São Paulo. caderno de resumos. São Paulo : a, 2009. p. 44 - 45.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . "Losango Cáqui": a Paulicéia e o Soldado da República. In: IV Colóquio: Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas , 2009 , São Paulo. IV Colóquio: Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas. : , 2008. p. 29 - 30.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . "Ode ao burguês" de Mário de Andrade: um exemplo de discurso literário de contestação. In: 1º Encontro Internacional de Linguística de Assis , 2008 , Assis. resumos. : , 2008.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Neologismos semânticos em Paulicéia Desvairada. In: 56º Seminário do GEL 2008 , 2008 , São José do Rio Preto. caderno de resumos. : , 2008.
    • ROMERO, Nanci ; FERREIRA, E. M. A. R. P. ; DEFENDI, Cristina Lopomo . Eufemismo e outros recursos desviantes no referendo sobre o comércio de armas e munição. In: Grupo de Estudos Lingüísticos , 2006 , Araraquara. Revista do GEL. : , 2006. p. 206 - 214.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. ; PERIM, J. C. ; MAIELO, M. C. ; XAVIER, M. A. ; FIGUEIREDO, A. . Roteiro do Bixiga. São Paulo : Vega Editora , 1984 (Roteiro)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. ; IGNEZ . O lúdico e a leitura em sala de aula. 2016 (Comunicacao)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . O léxico da violência em Urucungo de Raul Bopp. 2015 (Comunicacao)
    • IGNEZ ; FERREIRA, E. M. A. R. P. . Literatura e criações lexicais: modos de expressão. 2015 (Comunicacao)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. ; IGNEZ . Escolhas lexicais evocativas da brasilidade. 2013 (Comunicacao)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Verso-metáfora: imagem e som em Cobra Norato. 2015 (Comunicacao)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Urucungo: a voz do negro. 2013 (Comunicacao)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Escolhas boppianas: a opção pela brasilidade. 2013 (Simposio)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Escolhas boppianas: o som da identidade. 2012 (Simposio)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Apropriação do nheengatu: uma escolha antropofágica. 2012 (Comunicacao)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Escolhas boppianas: diversidade culltural em Cobra Norato e Urucungo. 2012 (Comunicacao)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . O léxico antropofágico de Cobra Norato. 2011 (Comunicacao)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Urucungo: uma abordagem estilístico-discursiva. 2011 (Comunicacao)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . As reduplicações expressivas em Cobra Norato de Raul Bopp. 2011 (Comunicacao)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Mário de Andrade e a expressividade das composições por justaposição. 2010 (Comunicacao)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Mário de Andrade e as metáforas na poesia de 20. 2010 (Simposio)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Mário de Andrade:O léxico antropofágico e arlequim do poeta. 2010 (Comunicacao)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . São Paulo sob a ótica do arlequim marioandradiano. 2010 (Comunicacao)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Mário de Andrade: o poeta que brinca. 2009 (Comunicacao)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Clã do Jabuti: Paixão antropofágica do poeta. 2009 (Comunicacao)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Clã do jabuti: território multicultural. 2009 (Comunicacao)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. ; BARRETO, C.M . A sala de memória como espaço de cidadania e pertencimento: um relato de ação. 2006 (Comunicacao)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . A crítica à ordem na obra Losango Cáqui de Mário de Andrade. 2009 (Comunicacao)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . "Losango Cáqui: a Paulicéia e o Soldado da República. 2008 (Outra)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . "Ode ao burguês" de Mário de Andrade: um exemplo de discurso literário de contestação. 2008 (Congresso)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. ; DEFENDI, Cristina Lopomo ; ROMERO, Nanci . Eufemismo e os outros recursos desviantes no referendo sobre o comércio de armas e munição. 2006 (Seminário)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Neologismos semânticos em Paulicéia Desvairada. 2008 (Seminário)
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Entrevista com a Profª Norma Seltzer Goldstein. 2016
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Encontro de Pós- Graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2011 (Programa de Pós-Graduação de Filologia e Língua Portuguesa)
  • Projetos de Pesquisa: 5
    • Nome do projeto: Historiografia das escolas técnicas mais antigas de São Paulo (1998 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, E. M. A. R. P. , CARVALHO, M. L. M. , RIDOLFI, D. M. .
      Descrição: O projeto Historiografia das Escolas Profissionais mais Antigas do Estado de São Paulo foi financiado pela FAPESP com o objetivo de criar Centros de Memória nas escolas técnicas mais antigas, recuperando seu acervo e história. O projeto foi acompanhado e orientado pelos pesquisadores da Faculdade de Educação da USP e do CEETEPS. Atuei como pesquisadora bolsista, desenvolvendo com outros docentes e discentes, atividades diversas, desde a organização dos arquivos documentais, de móveis e instrumentos diversos até o trabalho com a memória oral de ex-alunos da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos.
    • Nome do projeto: Língua e Cultura Brasileira para Hispânicos (Ciclo de Palestras) (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, E. M. A. R. P. , IGNEZ , VALADARES, F. B. , SOUTO, C. C. F. , SANTOS, C. V. V. , DEFENDI, C. L. , SILOTO, L. H. , SANTOS, A. P. , RODRIGUES JUNIOR, J. , LIMA, F. R. O. .
      Descrição: Ciclo de palestras para hispânicos com o objetivo de tratar de questões típicas do Português do Brasil e da Cultura Brasileira..
    • Nome do projeto: Estudos do léxico no discurso literário (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, E. M. A. R. P. , IGNEZ , SOUSA, M. G. , OLIMPI, A. M. , MACHADO, P. S. , FERREIRA, R. B. , RIZZO, C. H. P. , SOUSA, P. , CARETTA, E. A. C. .
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo verificar de que forma se obtém expressividade com as escolhas e criações lexicais no discurso literário. Analisando-se textos literários brasileiros, pretende-se não só verificar os efeitos de sentido obtidos com os neologismos literários como também com a escolha lexical. O projeto apoia-se na Lexicologia, na Estilística e na Morfologia Lexical
    • Nome do projeto: Criação lexical estilística ou literária (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, E. M. A. R. P. , IGNEZ , SOUSA, M. G. , OLIMPI, A. M. , MACHADO, P. S. , CARETTA, E. A. C. , NOGUEIRA, R. , ROSA, A. J. , QUEIROZ, P. L. , ARAUJO, S. A. , MENDES, J. S. .
      Descrição: O projeto visa a realizar um estudo das criações lexicais estilísticas (também chamadas de criações literárias com objetivo estilístico. Propõe-se uma análise dos processos envolvidos nos vários momentos de criação e, sobretudo, do efeito estilístico obtido com a criação. A preocupação central é estabelecer um eixo entre a Morfologia, a Lexicologia e a Estilística, verificando de que maneira um autor aproveita as virtualidades do sistema para manifestar toda a sua criatividade lexical. O projeto se justifica na medida em que apresenta a possibilidade de estudo dos neologismos que surgem como resultado de uma necessidade de expressão pessoal..
    • Nome do projeto: Avaliação de redação escolar: uma ponte entre teoria e ensino (2021 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FERREIRA, E. M. A. R. P. , IGNEZ, A. F. , SALMASO, J. L. .
      Descrição: Os PCNs, assim como linguistas, preconizam que o ensino de língua materna deva ocorrer por meio de gêneros textuais - orientação que, até o momento, tem sido bem aceita pelos professores de língua, contudo ainda é preciso refletir sobre as formas como o texto é trabalhado em sala de aula, ou seja, sobre a sua abordagem. Segundo Marcuschi (2008, p.52), ?sabemos que um problema do ensino é o tratamento inadequado, para não dizer desastroso, que o texto vem recebendo, não obstante as muitas alternativas e experimentações que estão sendo hoje tentadas. Com efeito, introduziu-se o texto como motivação para o ensino sem mudar as formas de acesso, as categorias de trabalho e as propostas analíticas.?.  Entendemos que os textos são manifestações concretas de interação social, porém, não raras vezes, entram em sala como mero pretexto para que seus elementos gramaticais sejam dissecados, sem que sejam observadas suas funções discursivas. No que se refere à produção escrita discente, vale mencionar que a ideia de que o conhecimento de regras gramaticais basta para se escrever bem ainda é um tanto difundida no âmbito escolar, sobretudo em aulas de redação, gerando uma falsa ilusão nos alunos, pois, se estes desconhecem as funções de um gênero, seu espaço de circulação dentro da sociedade, dificilmente conseguirão atender às suas exigências, ainda que dominem bem a norma padrão. A preocupação com a correção gramatical, de certa forma, pode fazer com que alguns professores deixem de observar questões relevantes com os seus alunos, tais como levantamento de ideias, argumentação, teses defendidas e efeitos de sentido alcançados por meio do emprego de determinados usos linguísticos. A prática docente precisa estar alinhada às necessidades reais do aluno: tornar-se um leitor e um produtor de textos proficiente, utilizando seu conhecimento do código linguístico para o exercício da cidadania. Atentos à necessidade de se repensar o uso do texto em sala de aula, propomos a continuidade deste projeto, que visa fornecer conhecimento sobre avaliação textual aos alunos de Licenciatura em Letras, a fim de que possam avaliar algumas produções do Ensino Médio, contando, certamente, com a orientação e supervisão dos docentes proponentes deste projeto. A partir das devolutivas aos alunos do Médio, temos a intenção de que estes se tornem mais conscientes de sua produção discursiva. Com as discussões teóricas, as análises textuais feitas em conjunto, esperamos também que o projeto possa contribuir para o trabalho com a produção escrita em sala de aula, bem como para a prática reflexiva dos graduandos em Letras.
    • FERREIRA, E. M. A. R. P. . Mário de Andrade: o poeta que brinca. 2009 - Resumo:o silel - xii simpósio nacional de letras e lingüística - ii simpósio internacional de letras
    • Graduacao:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: 1980
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade de Guarulhos
        Ano de conclusão: 1995
      • Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 1984
        Status do curso: Incompleto
    • Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 2011 ).
        Outras informações: F
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1991 - Atual ).
        Outras informações: Docente no campus SP de 1991 a 1998- Escola Técnica Federal de São Paulo de 1998 a 2008 - Centro Federal de Educação Tecnológica de 2008 - atual - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
        Outras informações: D 404 - PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO
    • Instituto Nossa Senhora Auxiliadora:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1982 - 1982 ).
        Outras informações: Professora de Francês
        Outras informações: Professora de 1º grau
    • Universidade São Francisco:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1989 - 1995 ).
        Outras informações: Professora de Português do Colégio Santo Antônio do Pari/ USF, instituição mantida pela Casa de Nossa Senhora da Paz
        Outras informações: Professora
    • Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2008 ).
        Outras informações: Professora
    • Colégio Horizontes:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1988 - 1989 ).
        Outras informações: Professora
    • Secretaria Estadual de Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1981 - 1995 ).
        Outras informações: Professor III
    • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).