Não autenticado |

Edileine Vieira Machado

    • Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Assis (1989), Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Nove de Julho - Uninove (2005), Mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001), Pós-doutorado no Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche - Roma/Itália (2015), Professora no Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas-FMU (2014-2017); Professora no Centro Universitário CESMAC (a partir de 2017); Professora na Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP (FAFE/USP ? 2001-2002); especialista do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Membro da Comissão de Prevenção a Cegueira da Unión Latinoamericana de Ciegos - ULAC (2008-2012), vice-presidente da Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais - ABEDEV (região sudeste - 2011-2015); Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Inclusão Social - NEPIS; Orientou 28 dissertações de Mestrado em Educação na área de Políticas Públicas de Educação entre 2001-2013 no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São de Paulo. Tem experiência, como formadora, gestora e pesquisadora na área de Educação, com ênfase em: espaço inclusivo (constituição e gestão), formação da pessoa humana, educação inclusiva, práticas pedagógicas na Educação Básica. Experiência em Educação a Distância: gestão de cursos a distância, formação, elaboração e transposição de materiais para a modalidade Ead. É autora de livros e diversos artigos na área da inclusão.

       

      Links:    

    • Políticas Públicas de Educação
    • MACHADO, Edileine Vieira ; Lauand, J. ; SILVA, Jair Militão da . Educação para a excelência 2. SAO PAULO : Factash Editora, 2010 . 135p. ISBN: 9788589909945.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; SILVA, Jair Militão da ; Lauand, J. . Filosofia e Educação - Interfaces - 2. SAO PAULO : Factash Editora, 2011 . 179p. ISBN: 9788589909648.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; SILVA, Jair Militão da ; Lauand, J. . Educação para a excelência 3. SAO PAULO : Factash Editora, 2010 . 140p. ISBN: 9788589909952.
    • SILVA, Jair Militão da ; MACHADO, Edileine Vieira ; Rezende, Flávia Amaral . Ler, ouvir e compreender com as tecnologias da informação (TIC) na perspectiva de inclusão (da pessoa com deficiência visual). Brasília : LGE, 2008 . 149p. ISBN: 9788572383516.
    • MACHADO, E.V. ; MAZZARO, J. L. ; SILVA, Jair Militão da . Diálogos com o professor: sobre inclusão: fatos e histórias. Brasília : LGE, 2008 . 251p. ISBN: 9788572383509.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; MASI, I. ; GARCIA, Nely ; LORA, T. D. P. . Formação de Professor -Deficiente Visual - Educação e Reabilitação. Brasília : MEC/SEESP/FNDE, 2002 . p. ISBN: .
    • MACHADO, Edileine Vieira . INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR ? UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 9 , p. 120 - 129 , 2014. ISSN: 19825587.
    • MACHADO, Edileine Vieira . Políticas Públicas de Educação: é preciso formar o sujeito crítico, mas como formá-lo? Notandum (USP) , v. 1 , p. 91 - 97 , 2014. ISSN: 15165477.
    • Guerreiro, Guacyara Labonia ; MACHADO, Edileine Vieira . O processo de inclusão de um jovem com deficiência na transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II Collatio (USP) , v. 1 , p. 53 - 60 , 2012. ISSN: 15165132.
    • MACHADO, Edileine Vieira . Espaços Inclusivos - TICs como instrumentos facilitadores de sua constituição Convenit Internacional (USP) , v. 1 , p. 11 - 18 , 2012. ISSN: 15176975.
    • COSTA, C. F. ; MACHADO, Edileine Vieira . Participação da Comunidade na escola: transformações significativas e exitosas Revista @mbienteeducação , v. 1 , p. 1 - 10 , 2011. ISSN: 19828632.
    • MACHADO, Edileine Vieira . A importância do (re) conhecimento do Sistema Braille para a humanização das políticas públicas de inclusão International Studies on Law and Education , v. 1 , p. 49 - 54 , 2011. ISSN: 15166821.
    • MACHADO, Edileine Vieira . A exclusão como sinal de desumanização, as falsas inclusões e a inclusão humanista; o tema dos espaços humanos de inclusão Notandum (USP) , v. 14 , p. 59 - 70 , 2010. ISSN: 15165477.
    • MACHADO, Edileine Vieira . Humanizar a Educação para incluir. Contribuições de Josef Pieper para a formação de Professores International Studies on Law and Education , v. 1 , p. 35 - 40 , 2010. ISSN: 15166821.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; SILVA, Daniel Pereira Militão . Formação de Sujeitos para a Inclusão nas Universidades: Direitos Humanos Notandum (USP) , v. 1 , p. 33 - 40 , 2009. ISSN: 15165477.
    • MACHADO, Edileine Vieira . A Formação do Sujeito como Ser de Relações Notandum (USP) , v. 1 , p. 31 - 36 , 2009. ISSN: 15165477.
    • MACHADO, E.V. . Editorial - Das legislações internacionais, políticas públicas de educação e inclusão social à formação de professores e às práticas inclusivas Revista @mbienteeducação , v. 1 , p. 01 - 06 , 2008. ISSN: 19828632.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely ; BURSZTYN, C. S. . A informática na habilitação e Educação do Deficiente Visual Tecnologia em (Re)habilitação Cognitiva-2000 , v. único , p. 221 - 223 , 2000. ISSN: .
    • LIMA, S. H. C. G. ; MACHADO, E.V. . INCLUSÃO DE ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO SUPERIOR É POSSÍVEL. Políticas públicas na educação brasileira: caminhos para a inclusão, v. 5, p. 134 - 145, 2018.
    • MACHADO, Edileine Vieira . Contribuições da antropologia filosófica para a formação integral da juventude na perspectiva de espaços inclusivos. JUBRA: territórios interculturais da juventude, v. 1, p. 235 - 249, 2013.
    • MACHADO, Edileine Vieira . Espaços inclusivos a contribuição de Josef Pieper. Filosofia e Educação: Universidade, v. 1, p. 159 - 167, 2011.
    • MACHADO, Edileine Vieira . O valor da reflexão antropológica na fixação de políticas públicas de inclusão. Filosofia e Educação - Interfaces -, v. 1, p. 169 - 176, 2011.
    • MACHADO, Edileine Vieira . É tempo de espaços humanos de inclusão. Como formar o profissional de educação para esses ambientes?. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva, v. 1, p. 151 - 156, 2010.
    • MACHADO, Edileine Vieira . Algumas condições do discurso acadêmico para que se leve em conta o tema da inclusão. Filosofia e Educação: Estudos 16., v. 1, p. 17 - 31, 2009.
    • MACHADO, E.V. . Políticas públicas de inclusão no ensino superior. Itinerários da inclusão escolar: múltiplos olhares; saberes e práticas, v. 1, p. 42 - 53, 2008.
    • MACHADO, E.V. . Prática interdisciplinar na construção de espaços inclusivos. Itinerários da inclusão escolar: múltiplos olhares; saberes e práticas, v. 1, p. 126 - 137, 2008.
    • MACHADO, E.V. ; MACHADO, A.V. . Relato de experiência interdisciplinar entre saúde e educação, à luz das políticas públicas de inclusão. Itinerários da inclusão escolar: múltiplos olhares; saberes e práticas, v. 1, p. 138 - 152, 2008.
    • MACHADO, E.V. ; MACHADO, A.V. . Saúde e educação: uma prática multidisciplinar em busca da construção de espaços inclusivos. O sujeito na educação e saúde: desafios na contemporaneidade, v. 1, p. 393 - 409, 2007.
    • MACHADO, E.V. ; CHAMLIAN, L. A. . Inclusão e Cidadania: possibilidade e prática. A escola e o aluno: relações entre o sujeito-aluno e o sujeito-professor, v. 1, p. 123 - 131, 2007.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely . Orientação e Mobilidade na Educação Infantil. Saberes e práticas da inclusão, v. 8, p. 68 - 69, 2004.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely ; MAZZARO, José Luiz . Criando espaços para brincadeiras,imaginação e criação. Saberes e práticas da inclusão, v. 8, p. 65 - 67, 2004.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; HAAS, Célia Maria . O sentido do diálogo na prática educativa. Revisitando o saber e o fazer docente, v. único, p. 17 - 41, 2005.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely . Orientação e Mobilidade na Educação Infantil. Estratégias e orientações pedagógicas para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais: dificuldades de comunicação e sinalização: deficiência visual, v. 8, p. 68 - 69, 2002.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely ; MAZZARO, José Luiz . Criando espaços para brincadeiras, imaginação e criação. Estratégias e orientações pedagógicas para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais: dificuldades de comunicação e sinalização: deficiência visual, v. 8, p. 65 - 67, 2002.
    • MACHADO, Edileine Vieira . Desenvolvimento da criança e políticas públicas de inclusão. Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual, v. 1, p. 21 - 34, 2003.
    • MACHADO, Edileine Vieira . Redescobrindo, no Brasil, mais um grande autor do Renascimento Italiano . Giornale Emigrazione , Hucitec - São Paulo , 01 nov. 1996.
    • MACHADO, E.V. ; CUNHA, V. L. ; BRECHES, B. . Inclusion in youth and adult education. In: Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches , 2014 , Braga - Portugal. Proceedings of Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference. Minho-Portugal : Universidade do Minho -PT - CIEd, 2014. p. 679 - 681.
    • MACHADO, E.V. ; SILVA, S. V. ; CONTI, S. L. . Public Policies Education: a study on the inclusive process at the University.. In: Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conferenc , 2014 , Braga-Portugal. Proceedings of Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference. Minho : Universidade do Minho-PT CIEd, 2014. p. 732 - 735.
    • SILVA E.V.M. da ; SILVA, S. V. ; MACHADO, A. V. . AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESPAÇO INCLUSIVO: EXPERIÊNCIA EXITOSA EM FORMAÇÃO CONTINUADA. In: IV Seminário ForTEC Tecnologias Digitais, Redes e Educação - Perspectivas Contemporâneas , 2018 , Salvador-BA. Anais. Salvador-BA : UNEB, 2018. p. 1 - 12.
    • BATISTA, V. V. ; MACHADO, E.V. ; SILVA, S. V. . NOVAS TECNOLOGIAS ? RECURSO PARA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE COORDENADORES DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PARA HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. In: IV Congresso Nacional de Educação - IV CONEDU , 2017 , João Pessoa - PB. ANAIS IV CONEDU. Campina Grande-PB : Editora Realize, 2017. p. 1 - 8.
    • MACHADO, E.V. ; SILVA, S. V. ; LIMA, S. H. C. G. . Inclusão no Ensino Superior ? uma política pública de educação. In: IV Congresso Nacional de Educação-IV CONEDU , 2017 , João Pessoa - PB. ANAIS IV CONEDU. João Pessoa=PB : Editora Realize, . p. 1 - 8.
    • LIMA, S. H. C. G. ; MACHADO, E.V. . INCLUSÃO DE ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO SUPERIOR É POSSIVEL. In: IV Congresso NAcional de Educação - IV CONEDU , 2017 , João Pessoa. ANAIS IV CONEDU. Campina Grande-PB : Editora Realize, 2017. p. 1 - 13.
    • SILVA, J. M. ; MENESES, J. G. C. ; MACHADO, E.V. . POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - DO PLANEJAMENTO, FINANCIAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: XXV Simpósio Brasileiro II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação Jubileu de Ouro da Anpae (1961-2011) , 2011 , São Paulo. Programa e Trabalhos Completos Biblioteca Anpae ? Série Cadernos ? no 11 - 2011. Rio de Janeiro : ANPAE, 2011. p. 1 - 12.
    • FREITAS, N. C. M. ; MACHADO, E.V. . FATORES QUE INFLUENCIAM AS INTERAÇÕES EM CONTEXTOS ESCOLARES INCLUSIVOS, SOB A ÓTICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA INCLUSÃO.. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste , 2011 , Rio de Janeiro. Anais do X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Rio de Janeiro : ANPED; CNPq; FAPERJ; CAPES; UNIRIO e outros, 2011. p. 1 - 11.
    • SILVA, J. A. ; MACHADO, E.V. . JOGOS COOPERATIVOS E INCLUSÃO NO PROJETO INTENSIVO NO CICLO ? PIC. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste , 2011 , Rio de Janeiro. 978-85-60316-16-8. Rio de Janeiro : ANPED; CNPq; FAPERJ; CAPES; UNIRIO e outros, 2011. p. 1 - 16.
    • MACHADO, E.V. . Políticas Públicas de Educação: uma experiência de prática inclusiva. In: I Encontro de Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores , 2007 , Maceió. Anais - I Encontro de Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores. São Paulo : Unicid, 2007. p. 1 - 11.
    • MACHADO, E.V. ; MACHADO, A.V. . Experiência de construção de espaço inclusivo por meio de parceria entre Educação e Saúde. In: I Encontro de Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores , 2007 , São Paulo. Anais- I Encontro de Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores. São Paulo : Unicid, 2007. p. 1 - 15.
    • COSTA, C. F. ; MACHADO, E.V. . Política de Educação para Todos e uma realidade escolar. In: I Encontro de Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores , 2007 , São Paulo. Anais - I Encontro de Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores. São Paulo : Unicid, 2007. p. 1 - 7.
    • MERLOTTI, C. ; MACHADO, E.V. . Hospitalidade, Turismo Social e Inclusão: uma visão humanista para os formadores de profissionais em turismo. In: I Encontro de Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores , 2007 , São Paulo. Anais- I Encontro sobre Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores. São Paulo : Unicid, 2007. p. 1 - 4.
    • SILVA, S. ; MACHADO, E.V. . Saúde e educação ? parceria na construção social. In: I Encontro de Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores , 2007 , São Paulo. Anais - I Encontro de Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores. São Paulo : Unicid, 2007. p. 1 - 15.
    • MACHADO, E.V. ; MACHADO, A. V. . Políticas públcas de educação: a importância do sujeito educativo na prática inclusiva. In: 18o. EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste , 2007 , Maceió. Anais - Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação - 18o. EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Maceió : UFAL, 2007. p. 1 - 11.
    • SILVA, S. ; SILVA E.V.M. da . Políticas públicas de educação e saúde como construção social. In: 18o. Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste , 2007 , Maceió-AL. Anais - 18o. Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação. Maceió : UFAL/FAPEAL/FORPRED - Norte/Nordeste/ANPED, 2007. p. 1 - 6.
    • COSTA, C. F. ; MACHADO, E.V. . Prática com significado: da indisciplina à inclusão. In: XXIIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação; V Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação; I Colóquio Ibero-americano de Política e Administração da Educação , 2007 , Porto Alegre-RS. Cadernos ANPAE. Porto Alegre : Anpae, UFRGS/FACED/PPGEDU, 2007. p. 189 - 189.
    • COSTA, C. F. ; MACHADO, E.V. . Dicotomia entre políticas públicas de inclusão e realidade escolar. In: XXIIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação; V Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação; I Colóquio Ibero-americano de Política e Administração da Educação , 2007 , Porto Alegre. Cadernos ANPAE. Porto Alegre : Anpae; UFRGS/FACED/PPGEDU, 2007. p. 202 - 202.
    • MACHADO, A.V. ; MACHADO, E.V. . Políticas públicas de educação: a importância do sujeito educativo na prática inclusiva. In: 18o. EPENN - Encontro de Pesquisa Educacioal do Norte e Nordeste , 2007 , Maceió. Anais 18o. EPENN Encontro de Pesquia Educacioal do Norte e Nordeste. Maceió-AL : Universidade Federal de Alagoas, 2007. p. 1 - 12.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; MACHADO, A.V. . Política públicas de formação de profissionais da área da saúde: a importância de se contemplar a temática orientação e mobilidade para a atuação com deficiência visual. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste , 2007 , Vitória. Anais VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Vitória : Universidade Federal do Espírito Santo, 2007. p. 1 - 12.
    • MACHADO, E.V. . Políticas públicas de educação: uma experiência de prática inclusiva. In: VIII Encontro de Pesquia em Educação da Região Sudeste , 2007 , Vitória. Anais VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Desafios da Educação Básica: a Pesquisa em Educação. Vitória : Universidade Federal do Espírito Santo, 2007. p. 1 - 12.
    • DUTRA, M. C. ; MACHADO, E.V. . Políticas públicas: formação continuada de professores na área da deficiência visual no Estado do Paraná. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste , 2007 , Vitória-ES. Anais VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Desafios da Educação Básica: a Pesquisa em Educação. Vitória : Universidade Federal do Espírito Santo, 2007. p. 1 - 12.
    • MACHADO, E.V. . A formação do sujeito como ser de relações. In: XI Congresso Brasileiro de Educação de Deficientes Visuais , 2007 , João Pessoa. Anais do XI CBEDEV - XI Congresso Brasileiro de Educação de Pessoas com Deficiência Visual - Educação formação e práticas pedagógicas: compromisso com a inclusão. São Paulo : São Paulo, 2007. p. 1 - 12.
    • MACHADO, Edileine Vieira . Multiculturalismo na escola: a produção da diferença no cotidiano escolar. In: V Colóquio Internacional Paulo Freire , 2005 , Recife. Paulo Freire: desafios à sociedade multicultural. Pernambuco : Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisa, 2005. p. 173 - 174.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; ALMEIDA, Julio Gomes . Indisciplina na escola: a violência mora ao lado. In: XXII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação , 2005 , Rio de Janeiro. Desafio da Educação Brasileira. Rio de Janeiro : ANPAE, 2005. p. 1 - 11.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; LORA, T. D. P. ; MAZZARO, J. L. . LITERATURA E INCLUSÃO. In: I Congresso Arte Sem Barreiras , 2002 , Belo Horizonte. Anais I Congresso Arte Sem Barreiras. Brasília : Ministério da Educação - Secretaria de Educação Especial Very Special arts do Brasil, 2002.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely . O Vide Braille na formação continuada de professores para a educação inclusiva. In: III Congresso Ibero-americano de Informática na Educação Especial , 2002 , Fortaleza. Anais do III Congresso Ibero-americano de Informática na Educação Especial. Brasília : Ministerio da Educação - Secretaria da Educação Especial (MEC/SEESP), 2002.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely ; LORA, T. D. P. . O uso da informática na alfabetização de deficientes visuais. In: III Congresso Ibero-americano de Inflormática na Educação Especial , 2002 , Fortaleza. Anais do III Congresso Ibero-americano de Inflormática na Educação Especial. Brasília : Ministério da Educação-Secretaria de Educação Especial - MEC/SEESP, 2002.
    • MACHADO, Edileine Vieira . O vídeo como mediador da comunicação escolar. In: 6ª Jornada de Educação Especial , 2002 , Marília. Resumos -6ª Jornada de Educação Especial. Marília : Unesp, 2002.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely . A literacia no desenvolvimento cognitivo do deficiente visual. In: I Congresso Internacional sobre Literacias , 2002 , Évora. Actas - I Congresso Internacional sobre Literacias. Évora : Universidade de Évora, 2002.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely . Braille para vidente. In: III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial , 2002 , Londrina. Anais - III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina : UEL, 2002.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely . Orientação e Mobilidade para deficientes visuais. In: III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial , 2002 , Londrina. Anais - III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina : UEl, 2002.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely . Vide Braille I - educational software. In: 11th ICEVI World conference, 50th Anniversary, New Visions: moving toward an inclusive community , 2002 , Noordwijkerhout. Abstract - 11th ICEVI World conference, 50th Anniversary, New Visions: moving toward an inclusive community. Noordwijkerhout : ICEVI, 2002.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely ; MAZZARO, José Luiz . Alternative pedagogic support for inclusive education. In: 11th ICEVI World conference, 50th Anniversary, New Visions: moving toward an inclusive community , 2002 , Noordwijkerhout. Abstract - 11th ICEVI World conference, 50th Anniversary, New Visions: moving toward an inclusive community. Noordwijkerhout : ICEVI, 2002.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely . Ludic Space: an space of inclusion. In: 11th ICEVI World conference, 50th Anniversary, New Visions: moving toward an inclusive community , 2002 , Noordwijkerhout. Abstract - 11th ICEVI World conference, 50th Anniversary, New Visions: moving toward an inclusive community. Noordwijkerhout : ICEVI, 2002.
    • MACHADO, Edileine Vieira . Ensino do Sistema Braille para pessoas videntes. In: I Simpósio Brasileiro sobre o Sistema Braille , 2001 , Salvador. Anais - I Simpósio Brasileiro sobre o Sistema Braille. Brasília : MEC/SEESP, 2001. p. 177 - 181.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely . A inclusão responsável dos alunos com deficiência em classe comum. In: II SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS BRAILLE, II SENABRAILLE , 2001 , João Pessoa. Anais - II SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS BRAILLE, II SENABRAILLE. João Pessoa : Universidade Federal da PAraíba, 2001.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely . Recursos Pedagógicos para a Educação Inclusiva. In: II SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS BRAILLE, II SENABRAILLE , 2001 , João Pessoa. Anais - II SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS BRAILLE, II SENABRAILLE. João Pessoa : Universidade Federal da Paraíba, 2001.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely . Programa inovador na Universidade - Centro de Apoio e Atendimento ao Deficiente da Universidade Cidade de São Paulo - CAAD/Unicid. In: II SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS BRAILLE, II SENABRAILLE , 2001 , João Pessoa. Anais - II SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS BRAILLE, II SENABRAILLE. João Pessoa : Universidade Federal da Paraíba, 2001.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; BURSZTYN, C. S. ; GARCIA, Nely . A informática na habilitação e Ensino do deficiente visual. In: II Congresso Brasileiro de Tecnologia e (Re)Habilitação Cognitiva , 2000 , São Paulo. Tecnologia e (Re)Habilitação Cognitiva 2000: a dinâmica clínica-teoria-pesquisa. São Paulo : Centro Universitário São Camilo, 2000. p. 221 - 223.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely ; LORA, T. D. P. . A ética e os portadores de necessidades educativas especiais na classe comum. In: 1ª Jornada de Pesquisadores: Ética e Deficiências , 2000 , SÃO PAULO. RESUMOS DOS TRABALHOS E PROGRAMA DA 1ª Jornada de Pesquisadores: Ética e Deficiências. SÃO PAULO : VETOR, 2000. p. 21 - 23.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; ROCHA, A. F. ; GARCIA, Nely . Phisiopathology of cerebral disfunction II Congresso Iberolatinoamericano de Informática Educativa Especial. Foro Internacional sobre Cooperación en Tecnologia Adaptativa. In: II Congresso Iberolatinoamericano de Informática Educativa Especial. Foro Internacional sobre Cooperación en Tecnologia Adaptativa , 2000 , CÓRDOBA. ACTAS - II Congresso Iberolatinoamericano de Informática Educativa Especial. Foro Internacional sobre Cooperación en Tecnologia Adaptativa. CÓRDOBA : CIIEE, 2000.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely ; LORA, T. D. P. . TV Escola/ Viagens de Leitura e o deficiente visual. In: IX Congresso Brasileiro de Educação de Deficientes Visuais , 1999 , GUARAPARI. ANAIS - IX Congresso Brasileiro de Educação de Deficientes Visuais. BRASÍLIA : ABEDEV/MEC, 1999.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely ; LORA, T. D. P. . Informática para o deficiente visual. In: IX Congresso Brasileiro de Educação de Deficientes Visuais , 1999 , GUARAPARI. ANAIS - IX Congresso Brasileiro de Educação de Deficientes Visuais. BRASÍLIA : ABEDV/MEC, 1999.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely . TV Escola, recurso pedagógico para educação inclusiva. In: VII Simpósio de Visão Subnormal , 1999 , CAMPINAS. RESUMOS - VII Simpósio de Visão Subnormal. CAMPINAS : UNICAMP, 1999.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely . TV Escola, recurso pedagógico para educação inclusiva. In: VII Simpósio de Visão Subnormal , 1999 , CAMPINAS. R ESUMOS - VII Simpósio de Visão Subnormal. CAMPINAS : UNICAMP, 1999.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely . Informática - Suporte pedagógico na Educação de deficientes visuais. In: VII Simpósio de Visão Subnormal , 1999 , CAMPINAS. RESUMOS-VII Simpósio de Visão Subnormal. CAMPINAS : UNICAMP, 1999.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely . Série Viagens de Leitura/TV Escola - Recurso Pedagógico para a Educação Inclusiva. In: III Congresso Brasileiro sobre Educação Especial , 1999 , Curitiba. Anais - III Congresso Brasileiro sobre Educação Especial. Curitiba : Futuro Congressos e Eventos, 1999.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely . A Informática como Suporte Pedagógico na Educação de Deficientes Visuais. In: III Congresso Brasileiro sobre Educação Especial , 1999 , Curitiba. Anais-III Congresso Brasileiro sobre Educação Especial. Curitiba : Futuro Congressos e Eventos, 1999.
    • MACHADO, Edileine Vieira . A tradução da Literatura Renascentista Italiana. In: XVI Semana do Tradutor, Perspectivas para a Tradução , 1996 , São José do Rio Preto. Anais - XVI Semana do Tradutor, Perspectivas para a Tradução. São José do Rio Preto : Unesp, 1996.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; PONTARA, M. R. N. . Elaboração de um dicionário Básico Italiano-Português. In: I Congresso de Bolsistas de Iniciação Científica-unesp , 1989 , ARARAQUARA. RESUMOS- I Congresso de Bolsistas de Iniciação Científica. SÃO PAULO : UNESP, 1989.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely . Olhar de Paulo Freire sobre a exclusão, criando uma experiência de inclusão: CAAD. In: Congresso Internacional " Um olhar sobre Paulo Freire" , 2000 , Évora. Actas do Congresso Internacional " Um olhar sobre Paulo Freire". Évora : Universidade de Évora - Portugal, 2000.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely ; LORA, T. D. P. . TV Escola e a Educação Inclusiva. In: III Encuentro Mundial de Educacion Especial , 1999 , Buenos Aires. no prelo. Buenos Aires : Asociacion Mundial de Educacion Especial, 1999.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely ; LORA, T. D. P. . A importância da informática para o deficiente visual. In: III Congreso de Estimulación Prenatal y Temprana , 1999 , Buenos Aires. no prelo. Buenos Aires : Asociacion Mundial de Educacion Especial, 1999.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely ; BESNOSIK, M. H. R. . Media - Alternative Pedagogic Support for Inclusive Education. In: SIXTH EUROPEAN CONGRESS OF PSYCOLOGY , 1999 , Roma - Itália. Abstracts - SIXTH EUROPEAN CONGRESS OF PSYCOLOGY. Italy : International associaciation of Applied Psychology, 1999. p. 274 - 274.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GOULART, Á. M. P. L. ; GARCIA, Nely ; LORA, T. D. P. . TV Escola -Programa Alternativo para a Educação Inclusiva. In: 50a REUNIÃO ANUAL DA SBPC , 1998 , Natal. Anais - 50a REUNIÃO ANUAL DA SBPC. : , 1998.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GOULART, Á. M. P. L. . Lúdico: veículo mágico para o mundo das letras. In: IV Feira Latino-Americana de Alfabetização , 1997 , Recife. Anais -IV Feira Latino-Americana de Alfabetização. Recife : Universidade Federal de Pernambuco, 1997.
    • MACHADO, Edileine Vieira ; PONTARA, M. R. N. ; ANTUNES, L. Z. . Elaboração de um dicionário Básico Italiano-Português. In: I Congresso de Bolsistas de Iniciação Científica , 1989 , Araraquara. Resumos. Araraquara : UNESP, 1989.
    • MACHADO, Edileine Vieira . Galateo ou dos costumes. SÃO PAULO : MARTINS FONTES , 1999 (Tradução)
    • MACHADO, E.V. . Avaliador ad hoc de Projetos de Pesquisa FACEPE. 2018 (Parecer)
    • MACHADO, Edileine Vieira . Avaliador ad hoc de Projetos de Pesquisa FACEPE. 2018 (Parecer)
    • MACHADO, E.V. . Participação em Banca de Qualificação para o Mestrado em Educação Especial da UFSCar de Rosângela Cristina Sales Tezori. 2015 (Outra)
    • MACHADO, E.V. . Avaliação de Trabalho submetido CIET:EnPED - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias: Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2018 (Parecer)
    • MACHADO, E.V. . Avaliação de Trabalho submetido CIET:EnPED - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias: Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2018 (Parecer)
    • MACHADO, E.V. . Avaliação de Trabalho submetido CIET:EnPED - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias: Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2018 (Parecer)
    • MACHADO, E.V. . Avaliação de Trabalho submetido CIET:EnPED - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias: Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2018 (Parecer)
    • SILVA E.V.M. da . Avaliador ad hoc de Projetos de Pesquisa FACEPE. 2012 (Parecer)
    • SILVA E.V.M. da . Avaliador ad hoc de Projetos de Pesquisa FACEPE. 2012 (Parecer)
    • SILVA E.V.M. da . Avaliador ad hoc de Projetos de Pesquisa FACEPE. 2014 (Parecer)
    • SILVA E.V.M. da . Avaliador ad hoc de Projetos de Pesquisa FACEPE. 2017 (Parecer)
    • SILVA E.V.M. da . Avaliador ad hoc de Projetos de Pesquisa FACEPE. 2017 (Parecer)
    • SILVA E.V.M. da . Avaliador ad hoc de Projetos de Pesquisa FACEPE. 2016 (Parecer)
    • SILVA E.V.M. da . Avaliador ad hoc de Projetos de Pesquisa FACEPE. 2015 (Parecer)
    • SILVA E.V.M. da . Avaliador ad hoc de Projetos de Pesquisa FACEPE. 2015 (Parecer)
    • SILVA E.V.M. da . Avaliador ad hoc de Projetos de Pesquisa FACEPE. 2015 (Parecer)
    • SILVA E.V.M. da . Avaliador ad hoc de Projetos de Pesquisa FACEPE. 2015 (Parecer)
    • SILVA E.V.M. da . Avaliador ad hoc de Projetos de Pesquisa FACEPE. 2015 (Parecer)
    • SILVA E.V.M. da . Avaliador ad hoc de Projetos de Pesquisa FACEPE. 2015 (Parecer)
    • SILVA E.V.M. da . Avaliador ad hoc de projeto de Pesquisa da FACEPE. 2015 (Parecer)
    • MACHADO, E.V. . Colóquios com Professores Membros do Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche. 2014 (Outra)
    • MACHADO, E.V. . Colóquios com Professores que participam da Área Internacional de Pesquisa 'Edith Stein e la filosofia contemporanea'. 2014 (Outra)
    • MACHADO, Edileine Vieira . Consultoria 'ad hoc' da Fundação de amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE. 2012 (Consultoria)
    • MACHADO, Edileine Vieira ; Lauand, J. ; HIROSE, C. ; ABDALLA, M. F. ; PEREIRA JUNIOR, L. C. . Membro do Conselho Editorial do 'XIII Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Fundamentos e Políticas'. 2012 (Outra)
    • MACHADO, Edileine Vieira . Princípios norteadores de um trabalho educativo junto às Unidades de Internação Provisória - UIP da Fundação CASA. 2012 (Outra)
    • MACHADO, Edileine Vieira . Coordenação de curso de Formação de Professores: Ser Professor nos dias de hoje: Gestão da prática educativa. 2012 (Outra)
    • MACHADO, Edileine Vieira . Membro da comissão científica do IV Encontro de pesquisa sobre políticas públicas de educação e formação de professores. 2011 (Parecer)
    • MACHADO, Edileine Vieira . Membro da comissão científica do III Encontro da Rede Interacional de Pesquisadores de Estudos Humanísticos - RIPEHum. 2011 (Parecer)
    • MACHADO, Edileine Vieira . Parecerista "ad hoc" do Comitê Científico no VI Encontro Iberoamericano de Educação - UNESP/Araraquara e Universidad de Alcalá/Espanha. 2011 (Parecer)
    • MACHADO, Edileine Vieira . Membro da comissão científica do 10o. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2011 (Outra)
    • MACHADO, Edileine Vieira . Avaliação e emissão de parecer sobre um texto (livro) para Editora UFSM. 2011 (Consultoria)
    • MACHADO, Edileine Vieira ; SILVA, Jair Militão da ; Lauand, J. . Membro da comissão organizadora do II Seminário Internacional Antropologia & Educação - Universidade e Culturas. 2011 (Outra)
    • MACHADO, Edileine Vieira ; Lauand, J. ; SILVA, Jair Militão da ; et al. . Membro do Conselho Editorial da Revista: International Studies on Law and Education. 2010 (Outra)
    • MACHADO, Edileine Vieira ; SILVA, Jair Militão da ; Lauand, J. ; LAUAND, João Sérgio ; MENESES, J. G. C. de . Membro da comissão científica do I Seminário Internacional Antropologia & Educação: Educação para a excelência. 2010 (Outra)
    • MACHADO, Edileine Vieira ; LAUAND, João Sérgio ; HANANIA, Aida R. ; OLIVEIRA, Terezinha ; SILVA, Maria Lourdes R. da . Membro da comissão científica do X Seminário Internacional: Filosofia e Educação - idéias,fatos, história. 2010 (Outra)
    • MACHADO, Edileine Vieira ; Lauand, J. ; SILVA, Jair Militão da ; SILVA, Daniel Pereira Militão ; CUNHA, P. F. . Membro da comissão de organização do I Seminário Internacional Antropologia & Educação: Educação para a excelência. 2010 (Outra)
    • MACHADO, Edileine Vieira ; SILVA, Jair Militão da . Idealização, organização e coordenação de Proposta de formação de profissionais da educação da rede municipal de São Paulo, atuantes em Educação Infantil e Ensino Fundamental-2004-2005. 2005 (Elaboracao_de_projeto)
    • MACHADO, Edileine Vieira ; SILVA, Jair Militão da . Coordenação da concepção, montagem e desenvolvimento de Curso de Aperfeiçoamento para educadores de Educação Infantil. 2009 (Elaboracao_de_projeto)
    • MACHADO, E.V. ; SILVA, Jair Militão da ; Lauand, J. ; et al. . Membro do Conselho Editorial da Lumen - Revista de Estudos e Comunicações. 2009 (Outra)
    • MACHADO, E.V. . Avaliação de Artigo para Eccos Revista Científica. 2009 (Outra)
    • MACHADO, Edileine Vieira ; LAUAND, João Sérgio ; SILVA, Maria Lourdes R. da ; HANANIA, Aida R. . Membro da Comissão do IX Seminário Internacional: Filosofia e Educação Antropologia e Educação - Pessoa e Instituições. 2009 (Outra)
    • SILVA E.V.M. da ; HAAS, Célia Maria . Coordenação e organização do I Encontro sobre Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores. 2007 (Outra)
    • MACHADO, E.V. ; Fonseca, João Pedro . Parecer circunstanciado sobre o reconhecimento do curso normal superior da Faculdade de Ciências da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco- processo CEE no. 0567/2006. 2007 (Parecer)
    • MACHADO, E.V. . Coordernação do mini-curso. 2007 (Outra)
    • MACHADO, E.V. . Coordenação da sessão de comunicação oral do GT 15 - Educação Especial do 18o. Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2007 (Outra)
    • MACHADO, E.V. . Coordenação da sessão de comunicações 2 do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2007 (Outra)
    • MACHADO, E.V. . Membro da Comissão técnica-científica do XI Congresso Brasileiro de Educação de Pessoas com Deficiência Visual - Educação, Formação e práticas pedagógicas: compromisso com a inclusão. 2007 (Outra)
    • MACHADO, Edileine Vieira . Inclusão/Exclusão um desafio para a escola e seus educadores. 2005 (Outra)
    • MACHADO, Edileine Vieira . Palestra " Políticas de Inclusão". 2004 (Outra)
    • MACHADO, Edileine Vieira ; ALMEIDA, Julio Gomes ; SILVA, Jair Militão da . Coordenação do curso. 2004 (Outra)
    • MACHADO, Edileine Vieira . Apreciação e Avaliação do Projeto-piloto Prevenção, Escola e Comunidade. 2001 (Outra)
  • Apresentações de Trabalho: 16
    • SILVA E.V.M. da ; SILVA, S. V. ; MACHADO, A. V. . AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESPAÇO INCLUSIVO: EXPERIÊNCIA EXITOSA EM FORMAÇÃO CONTINUADA. 2018 (Outra)
    • MACHADO, E.V. ; SILVA, S. V. ; LIMA, S. H. C. G. . Inclusão no Ensino Superior ? uma política pública de educação. 2017 (Comunicacao)
    • LIMA, S. H. C. G. ; MACHADO, E.V. . INCLUSÃO DE ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO SUPERIOR É POSSIVEL. 2017 (Comunicacao)
    • BATISTA, V. V. ; SILVA, S. V. ; MACHADO, E.V. . NOVAS TECNOLOGIAS ? RECURSO PARA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE COORDENADORES DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PARA HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. 2017 (Comunicacao)
    • MACHADO, E.V. . A che punto sono gli studi sull'antropologia di Edith Stein in Brasile?. 2014 (Conferência)
    • MACHADO, E.V. . Juventude, Pessoa com Deficiência e Políticas de Inclusão. 2012 (Conferência)
    • MACHADO, Edileine Vieira . Inclusão e Convivência na Escola. 2012 (Conferência)
    • MACHADO, Edileine Vieira . Espaços inclusivos - TICs como instrumentos facilitadores de sua constituição. 2012 (Conferência)
    • MENESES, J. G. C. de ; SILVA, Jair Militão da ; MACHADO, Edileine Vieira . Política Educacional e Gestão Escolar: do planejameno, financiamento e avaliação da educação básica. 2011 (Comunicacao)
    • MACHADO, Edileine Vieira . O valor da reflexão antropológica na fixação de políticas públicas de inclusão. 2011 (Conferência)
    • MACHADO, E.V. ; DENARI, F. E. ; SOARES, C. A. . Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre inclusão social - NEPIS: espaço de formação de profissionais para a inclusão. 2008 (Outra)
    • SIMÕES, A. K. M. A. ; MACHADO, E.V. . A inserção do educando com deficiência mental egresso de atendimentos educacionais especializados nas séries iniciais de uma escola pública municipal de guaxupé - MG entre os anos de 2007 e 2008. 2008 (Outra)
    • SILVA, Jair Militão da ; SILVA, Daniel Pereira Militão ; SILVA E.V.M. da . Formação de Profissionais da educação para a efetivação das políticas públicas de inclusão escolar. 2008 (Outra)
    • MACHADO, Edileine Vieira . Formação de profissionais de educação e pesquisadores, na perspectiva das políticas públicas de inclusão. 2008 (Comunicacao)
    • MACHADO, Edileine Vieira ; SILVA, Daniel Pereira Militão . Reflexões sobre a importância da formação de professores para inclusão na universidade, como resposta à declaração dos direitos humanos. 2008 (Comunicacao)
    • MACHADO, E.V. . A formação do sujeito como ser de relações. 2007 (Conferência)
    • SILVA, Jair Militão da ; MACHADO, Edileine Vieira ; ALMEIDA, J. G. . Semináro: Alfabetização Inclusiva: a gestão do pedagógico. 2006 (Universidade Cidade de São Paulo)
    • MACHADO, Edileine Vieira . Palestra: Políticas Públicas de Inclusão: leitura de quem vivencia e contribui. 2006 (Universidade Cidade de São Paulo - Mestrado em Educação)
    • MACHADO, Edileine Vieira . Palestra: O sistema de Organização em Ciclos. 2006 (Universidade Cidade de São Paulo)
    • MACHADO, E.V. . XI Congresso Brasileira de Educação de Deficientes Visuais - Educação Formação e práticas pedagógicas: compromisso com a inclusão. 2007 (Associação Brasileira de Educadore Visuais; SEESP/MEC; União Brasileira de Cegos; Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo)
    • MACHADO, Edileine Vieira ; LAUAND, João Sérgio ; SILVA, Maria Lourdes R. da ; HANANIA, Aida R. . Membro da Comissão Científica do IX Seminário Internacional: Filosofia e Educação Antropologia e Educação - Pessoa e Instituições. 2009 (Escola Superior de Direito Constitucional; Centro de Est. Medievais - Oriente & Ocidente-EDF-FEUSP; Universidade do Porto - Instituto Jurídico Interdisciplinar; NEA - Núcleo de Estudos de Antropologia-UNIFAI)
    • MACHADO, Edileine Vieira ; LAUAND, João Sérgio ; SILVA, Maria Lourdes R. da ; HANANIA, Aida R. ; OLIVEIRA, Terezinha . Membro da comissão científica do X Seminário Internacional Filosofia e Educação: idéias, ideais história. 2010 (Núcleo de Estudos de Antropologia do Unifai (NEA); Centro de Estudos Medievais-Oriente & Ocidente do EDF - Feusp(CEMOROC); Instituto Jurídico Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (IJI))
    • MACHADO, Edileine Vieira ; SILVA, J. M. . Seminário Internacional Avançado - "Formação da pessoa humana em Edith Stein - uma reflexão do ponto de vista antropológico". 2012 (Instituto Sagres - Conhecimento e Desenvolvimento; Rede Internacional de Estudos Humanísticos - RIPEHum; Programa de Mestrado em Educação - Unicid)
    • MACHADO, E.V. . Membro da Comissão Científica do do X Congresso Brasileiro de Educação de Deficientes Visuais. 2003 (Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais - ABEDEV)
    • MACHADO, E.V. ; MASI, I. ; LORA, T. D. P. . Membro da Comissão Científica do III Encontro Brasileiro de Profissionais de Orientação e Mobilidade. 2003 (Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais)
    • MACHADO, Edileine Vieira . Relatório parcial de pesquisa. 2003
    • MACHADO, Edileine Vieira . POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO QUE ATUAM NA INCLUSÃO DE EDUCANDOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.. 2005
    • MACHADO, Edileine Vieira . Constituição de Espaços Inclusivos, a luz das políticas públicas (conforme consta a justificativa em relatório Capes, ano base 2005, este projeto é a ampliação do anterior: Políticas Públicas de Educação e a formação de profissionais de educação que atuam na inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais).. 2006
    • MACHADO, E.V. . Relatório parcial de pesquisa. 2007
    • MACHADO, E.V. . Relatório parcial de pesquisa. 2008
    • MACHADO, Edileine Vieira . Relatório final de pesquisa. 2009
    • MACHADO, E.V. . Relatório parcial de pesquisa. 2011
    • MACHADO, E.V. . Relatório Parcial de Pesquisa. 2012
    • MACHADO, Edileine Vieira . Relatório parcial de pesquisa. 2010
    • MACHADO, Edileine Vieira . Material didático do curso na modalidade EAD: Ser Professor nos dias de hoje: Gestão da Prática Educativa. 2012 (Material didático)
    • SILVA E.V.M. da ; SILVA, S. V. . REVISITANDO OS PLANOS DE ENSINO. 2018 (Material instrucional)
    • MACHADO, Edileine Vieira ; GARCIA, Nely ; LORA, T. D. P. ; MASI, I. . Formação de Professor - Deficiente visual - Educação e Reabilitação. 2002 (Programa nacional de apoio à educação de deficientes visuais)
    • SILVA E.V.M. da ; SILVA, S. V. . Material didático do curso na modalidade EAD: Educação Infantil: do cuidar ao educar. 2017 (Material didático)
    • Nome do projeto: Políticas Públicas e práticas pedagógicas de inclusão: possibilidades e limites do uso do vídeo (2000 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MACHADO, Edileine Vieira .
      Descrição: Pesquisa sobre as possibilidades e limites do uso do vídeo em sala de aula e suas implicações na educação inclusiva, com professores e alunos das escolas regulares de ensino estadual e municipal com o objetivo de favorecer o conhecimento das necessidades educacionais especiais, alternativas pedagógicas e prevenção, subsidiando as políticas públicas de inclusão foi finalizada em 2003 e seus resultados foram divulgados em eventos científicos nacionais e internacionais.
    • Nome do projeto: Políticas Públicas em Educação e a formação de profissionais de Educação que atuam na inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais (2003 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MACHADO, Edileine Vieira , SANTOS, M. C. D. , RESENDE, T. R. M. , DREZZA, E. J. .
      Descrição: Esta pesquisa tem como tema o estudo de Políticas Públicas de Educação voltadas para a formação de profissionais de educação que atuam na inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais. Apesar da vasta produção existente sobre a inclusão, ainda são comuns as reclamações dos professores dizendo não estarem preparados para receberem "esses alunos". Nos últimos anos, a SEESP/MEC investiu consideravelmente em programas de formação/capacitação de profissionais da educação. Sua política de formação de professores resultou em várias publicações de materiais pedagógicos. Porém, enquanto pesquisadora em interlocução com a realidade escolar, o cenário que ainda avistamos é de que a política pública de formação de profissionais de educação para atuarem com educandos com necessidades educacionais especiais ainda não alcançou a todos os profissionais. Apesar dos materiais terem sido distribuídos e alguns estarem disponíveis no site do MEC, há professores de metrópoles como a cidade de São Paulo que dizem não conhecer tais materiais, quem dera aqueles de lugares longínquos... Professores que conheceram os materiais por meio de programas presenciais de capacitação, dizem que o material é de boa qualidade, outros dizem que precisa de alguém para discutir os conteúdos, visando uma melhor compreensão. Compreendemos políticas públicas como resposta que o governo dá às demandas sociais. No caso da inclusão escolar as respostas do governo por meio da SEESP/MEC ainda estão distantes do esperado e do proclamado nos documentos oficiais. Diante dessa realidade surge o interesse por pesquisar esses materiais referentes à formação de profissionais de educação com o objetivo de conhecer sua estrutura, seus objetivos, seus conteúdos e buscar uma resposta ao problema: Por que esses materiais não estão sendo suficientes para a efetivação de uma educação inclusiva? Parto da hipótese de que esses materiais preocupam-se muito com a formação de professores e esquecem dos outros p
    • Nome do projeto: Políticas Públicas de Educação: estudo sobre a formação do gestor de ambientes inclusivos (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MACHADO, Edileine Vieira .
      Descrição: Projeto: Políticas Públicas de Educação: estudo sobre a formação do gestor de ambientes inclusivos Pesquisador(a): Profa. Dra. Edileine Vieira Machado da Silva Programa: Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo - Unicid Linha de Pesquisa: Políticas Públicas de Educação Natureza do projeto: pesquisa Situação do projeto: início 2010 - 2012 Essa pesquisa tem por objetivo identificar nas políticas públicas de educação do ensino básico e Educação Superior as condições necessárias para a formação do gestor de ambientes inclusivos. A autora do presente projeto, entre os produtos de suas múltiplas pesquisas, elaborou o conceito de ?espaço inclusivo?, que tem se mostrado portador de uma heurística e operacionalidade para a implantação concreta de projetos de inclusão. Essas mesmas pesquisas revelaram a necessidade de formação de gestores destes espaços inclusivos para a efetivação de políticas públicas. O objeto de pesquisa serão as políticas públicas de educação do ensino básico e Ensino Superior voltados para a formação de profissionais para atuarem na gestão de espaços inclusivos, desde 1994, ano que ocorreu na Espanha, a Declaração de Salamanca - Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, quando os delegados da Educação Especial, reafirmaram o compromisso para com a Educação para Todos, reconhecendo a necessidade e urgência do providenciamento de educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino e re-endossaram a Estrutura de Ação em Educação Especial, em que, pelo espírito de cujas provisões e recomendações governo e organizações sejam guiados. Os procedimentos metodológicos serão teórico-práticos, tendo como base de dados o portal do MEC, INEP e das Instituições de Ensino Superior (IES). Espera-se como resultado desta pesquisa, identificar propostas para a fixação de políticas públicas para formação gestores de ambientes inclusivos.
    • Nome do projeto: A formação de administradores de Políticas Públicas de Educação: do macro ao micro, contemplando a inclusão de educandos com deficiência. (2011 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MACHADO, Edileine Vieira , SILVA, Jair Militão da , DENARI, F. E. , MENESES, J. G. C. , COSTADA, M. P. R. , OLIVEIRA, S. L. M. .
      Descrição: Projeto de Pesquisa apresentado à CAPES, conforme Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/Capes ? Ação Transversal no. 06/2011 ? Casadinho/Procad. Justificativa Apesar do mérito científico a proposta não atingiu o grau de prioridade suficiente para sua recomendação em comparação com a demanda qualificada deste edital. Resultado: Não Recomendada
    • Nome do projeto: Políticas Públicas de Educação: estudo do método fenomenológico para a compreensão de processos inclusivos (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MACHADO, Edileine Vieira .
      Descrição: Essa pesquisa que recebeu Auxílio Pesquisa - FAPESP em 2013 foi transferida em 2014 para o Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), por desligamento da pesquisadora da instituição anterior (UNICID). Essa pesquisa tem por objetivo evidenciar possível contribuição da Fenomenologia para as Políticas Públicas de Educação. Investigações desenvolvidas pela pesquisadora evidenciaram movimentos inclusivos de pessoas preocupadas e comprometidas com a causa, todavia, não dão conta do processo inclusivo em sua totalidade, por falta da adesão daqueles que compõem a estrutura e a cultura da escola e, ainda, da própria pessoa que se quer incluir e que não fora consultada. Evidenciam, ainda, os referenciais teóricos, geralmente disponíveis, que consideram o ser humano como objeto da ação dos professores, gestores, orientadores, não levando em conta a totalidade do ser humano como sujeito. Outras vezes, no caso do educador, muitas vezes é ele quem primeiro precisa ser incluído. Hipotése: Supõe-se que compreendendo o método fenomenológico, esse é o caminho para a formação do sujeito inclusivo, por possibilitar a compreensão de processos inclusivos, mais especificamente o ponto de partida: conhecimento gnosiológico, ontológico e psicológico das pessoas envolvidas. Objeto: o método fenomenológico. Objetivos: - desenvolver pesquisa bibliográfica sobre a fenomenologia: estudar Husserl, Edith Stein, Ales Bello para a compreensão da fenomenologia; coletar alguns casos de processos inclusivos; aplicar o método de redução eidética para a compreensão dos processos inclusivos coletados; analisar os processos coletados; evidenciar a possível contribuição da fenomenologia para as políticas públicas de inclusão. Procedimento Metodológico: Pesquisa bibliográfica e de campo de natureza fenomenológica. Espera-se com essa pesquisa, demonstrar como a Fenomenologia pode contribuir para a melhor compreensão da inclusão, pois procura levar em conta todas as dimensões dos processos de conhecimento. Palavras-chave: Políticas Públicas de Inclusão; Fenomenologia; espaço inclusivo; processos inclusivos Projeto submetido à FAPESP em 2012 - Aprovado em 02/03/2013.
    • Nome do projeto: Direito à Educação e à prevenção e promoção da saúde psicológica comunidade de quilombolas Sítio Queimadas, município de Água Branca - AL. (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MACHADO, Edileine Vieira , LIMA, S. H. C. G. , SILVA, S. V. , QUEIROZ, A. R. .
      Descrição: Esse projeto tem por objetivo contribuir com a efetivação do Direito à Educação e a prevenção e promoção da saúde psicológica na comunidade de quilombolas Sítio Queimadas, município de Água Branca ? Alagoas e com a formação humanizada dos graduandos do Centro Universitário frente à diversidade. Apesar das políticas proclamadas, ações de organizações não governamentais em defesa dos direitos dos quilombolas, ainda muitos quilombolas desconhecem as legislações e documentos oficiais que lhes dizem respeito e se adentrarmos para o campo da Educação identificamos também a falta de conhecimento de seus direitos à educação, à saúde, ao apoio pedagógico, inclusive do direito de acessibilidade à escola de alunos quilombolas com deficiência. A metodologia de pesquisa adotada para o desenvolvimento dessa pesquisa é de natureza qualitativa, cujo método é fenomenológico por ter como objetivo identificar e estudar o fenômeno da efetivação do Direito à Educação e a prevenção e promoção da saúde psicológica na comunidade de quilombolas Sítio Queimadas, município de Água Branca -AL. Tem uma abordagem interdisciplinar por possibilitar um diálogo entre os diversos campos do saber: Educação, Psicologia, Saúde e Direito, ampliando assim a visada dos pesquisadores envolvidos nesse projeto sobre o objeto de estudo, possibilitando um olhar mais abrangente e profundo sobre o objeto. Como procedimentos metodológicos, serão adotadas pesquisa documental, pesquisa-ação, onde pesquisadores irão realizar observação em loco, entrevistas e aplicação de questionários junto à comunidade em estudo e professores da escola que frequentam. Os resultados desse projeto poderão ser uma fonte de informação também para as Secretarias Municipais de Assistência Social e a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social na identificação dessas famílias e até mesmo para orientá-las com relação à importância de se inscrever no CadÚnico e a respeito de seus direitos e a todos interessados sobre a temática em estudo.
    • Nome do projeto: Projeto Institucional Residência Pedagógica (2018 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MACHADO, Edileine Vieira , SILVA, S. V. , ALMEIDA, D. H. .
      Descrição: OBJETIVOS Geral - Constituir-se em um caminho para vivência e interação entre teoria e prática, proporcionando por meio do Projeto de Residência Pedagógica, a formação de futuros profissionais da Educação Básica, em nível superior, de forma contextualizada, possibilitando o desenvolvimento de suas competências para a observação de diferentes contextos escolares, para o diagnóstico pedagógico, planejamento, elaboração, desenvolvimento, avaliação e acompanhamento de propostas inovadoras de situações pedagógicas e Projetos, conforme demandas específicas. Específicos - Promover a imersão do aluno de licenciatura envolvido no Projeto Institucional de Residência Pedagógica, de maneira planejada e sistemática, no ambiente escolar, para que possam vivenciar e experimentar situações concretas de observação, planejamento, proposições, desenvolvimentos, avaliações e acompanhamentos de intervenções pedagógicas junto aos escolares. - Possibilitar reflexão e avaliação sobre sua prática e relação com a profissionalização do docente escolar, para registro em relatório e, assim, contribuir para a avaliação de socialização de sua experiência como residente, sendo esse também material a ser utilizado pela IES para repensar e buscar a inovação do estágio curricular de seus cursos de licenciatura. - Oportunizar a prática de regência de classe e intervenção pedagógica específica conforme a demanda identificada previamente pelos envolvidos no Projeto e depois ser planejada e executada; - Propiciar a gestão da sala de aula, planejamento e execução de atividades; elaboração de planos de aulas; de sequências didáticas; registros; elaboração e desenvolvimento de projetos de ensino e atividades de avaliação da aprendizagem dos alunos. - Fomentar a articulação entre a teoria estudada nas licenciaturas e a prática vivenciada no cotidiano da escola de educação básica, buscando elevar a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de formação de professores do Cesmac; - Possibilitar aos graduandos inserção no cotidiano escolar de escolas da rede pública de ensino, vista como oportunidade de observação, criação, participação e como proponente de práticas metodológicas, tecnológicas, práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e na busca de superação de problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem; - Refletir sobre as ações observadas em sala de aula na escola pública, buscando outros caminhos e possibilidades metodológicas e de recursos pedagógicos para melhoria da qualidade do ensino; - Fortalecer o projeto de inserção e articulação do Cesmac com a, com a escola de Educação Básica e com outros espaços educativos não escolares, contribuindo para o desenvolvimento da educação pública de qualidade; - Integrar o Cesmac às escolas da rede pública de ensino, fortalecendo assim os programas de ensino, pesquisa e extensão da IES; - Incentivar parcerias entre escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e, ao mesmo tempo, poderem vivenciar a própria formação continuada em serviço, ao refletirem sua prática junto com os graduandos e participando dos fóruns interativos junto ao Núcleo de Estudos e Formação de Professores do CESMAC. - Possibilitar aos graduandos o conhecimento dos profissionais que constituem o espaço escolar, reconhecendo a importância de cada um desses neste contexto.
    • Nome do projeto: Fenomenologia e Educação (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MACHADO, Edileine Vieira , LIMA, S. H. C. G. , SILVA, S. V. .
      Descrição: Estudar obras de Edith Stein com o objetivo de identificar a contribuição de seus estudos fenomenológicos para a formação da pessoa humana, na perspectiva de se estabelecer relações humanas, constituir comunidade de aprendizagem, de acolhida, pertencimento e formar sujeitos protagonistas capazes de viverem em comum unidade.
    • MACHADO, E.V. ; MAZZARO, José Luiz . Materiais pedagógicos das área de aprofundamento do curso de especialização Gestão de Ambientes Inclusivos. 2008 - Elaboração e transposição de materiais pedagógicos para educação a distância
    • MACHADO, E.V. . Coordenação pedagógica. 2008 - Coordenação pedagógica da área de aprofundamento do curso(lato sensu)gestão de ambientes inclusivos
    • MACHADO, E.V. . Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social - NEPIS. 2008 - Coordenação
    • SILVA, Jair Militão da ; ALMEIDA, J. G. ; MACHADO, E.V. . Alfabetização inclusiva: a melhoria da qualidade do Ensino Público. 2007 - Pesquisadora
    • SILVA, Jair Militão da ; MACHADO, Edileine Vieira . Curso de aperfeiçoamento para Educação Infantil - TRANS-FORMAÇÃO. 2009 - Elaboração e transposição de materiais pedagógicos para educação a distância
    • MACHADO, E.V. ; LIMA, S. H. C. G. ; SILVA, S. V. ; SANTOS, E. A. ; SANTOS JUNIOR, J. A. ; ALMEIDA, D. H. ; TIBURCIO, I. C. S. ; ROCHA, H. J. F. ; ASSIS, Q. P. ; LIMA, E. J. V. ; CALHEIROS, N. M. V. C. . Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. 2018 - Pesquisadora
    • Graduacao:
      • Curso: Teologia
        Nome da Instituição: Faculdade João Paulo II
        Ano de conclusão: 2015
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Pedagogia - Licenciatura Plena
        Nome da Instituição: Universidade Nove de Julho
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 1989
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Italiana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche
        Ano de conclusão: 2014
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Cidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1991
    • Universidade Cidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Conselho Estadual de Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2006 ).
        Outras informações: associado
    • Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Sede:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Unión Latinoamericana de ciegos:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Inclusão Social:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
        Outras informações: coordenadora
    • Centro Universitário Assunção:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Lumen (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Membro do corpo editorial
    • Revista @ambienteeducação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2013 ).
        Outras informações: Membro do corpo editorial Classificação Qualis: B4
    • International Studies on Law and Education:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: ISSN 1516-6821 Classificação Qualis - B2
    • Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Consultor ad hoc - avaliador de projetos de pesquisa
        Outras informações: Consultor ad hoc
    • Collatio - orientadores & orientandos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: ISSN 1516-5132 Classificação Qualis: B3 - Educação Centro de Estudos Medievais - Oriente & Ocidente - CEMOrOc/EDF/USP e Universidade do Porto/Faculdade de Direito/ IJI - Instituto Jurídico Interdisciplinar
    • Revista Internacional d'Humanitats:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: ISSN 1516-5485 Classificação Qualis: B2
    • Notandum (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: ISSN 1516-5477 Classificação Qualis: B2
    • Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Consultor ad hoc da FACEPE desde 2010
    • Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Vice-Presidente da ABEDEV
    • Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Professor Orientador de Programa PECFORPROF
        Outras informações: Professor
    • Instituto de Educação Monsenhor João Sandoval Pacheco:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Professor
    • Rede Internacional de Pesquisadores de Estudos Humanísticos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: A Rede Internacional de Pesquisadores de Estudos Humanísticos ? R.I.P.E.Hum foi constituída em 7 de abril de 2011 durante II Seminário Internacional - Antropologia e Educação - Universidade e Culturas, promovido pelo Instituto Sagres ? Conhecimento e Desenvolvimento em parceria com o Centro de Estudos Medievais Oriente & Ocidente-CEMOrOc/Feusp, IJI-Universidade do Porto, Faculdade João Paulo II ? FAJOPA e Programa de Mestrado em Educação da UNICID. O objetivo dessa rede de pesquisadores é constituir-se em espaço de encontro físico e virtual para pesquisadores humanistas que têm como objeto de estudo a humanização. O projeto de pesquisa articulador da rede tem como tema geral: Do humanismo à re-humanização da sociedade; e sub-temas
        Outras informações: Pesquisador
    • DIA - Centro Paulista de Formação Profssional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Coordenação de cursos de aperfeiçoamento profissional e de atualização na modalidade a distância.
        Outras informações: Diretora de Cursos
    • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2017 ).
        Outras informações: Cursos/Disciplinas ministradas: Ciências Contábeis. Leitura, linguagem e discurso; Comunicação Empresarial; Filosofia e Ética, Trabalho de Conclusão de Curso. Metodologia do Trabalho Científico. Professora no curso de Graduação: Ciências Atuariais: Trabalho de Conclusão de Curso. Metodologia do Trabalho Científico. Pedagogia: Práticas Inclusivas na Educação Especial. Responsável da Qualidade Acadêmica na Escola de Negócios e Hospitalidade, a partir de 2016.
        Outras informações: Professor
    • Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Escola Estadual de 1o. e 2o. Graus de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1986 - 1995 ).
        Outras informações: Professor Eventual e/ou Substituto
    • Colégio São José de Anchieta:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Exerceu a função de Diretor Pedagógico e Professor da Educação Infantil.
        Outras informações: Diretor Pedagógico
    • Centro Universitário CESMAC:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - Atual ).
        Outras informações: Atua como Coordenadora do Núcleo de Apoio Docente e Discente - NADD no curso de Psicologia; Coordenadora institucional do Projeto Residência Pedagógica; Coordenadora do Projeto Integrado de Extensão: "Direito à Educação e à prevenção e promoção da saúde psicológica comunidade de quilombolas Sítio Queimadas, município de Água Branca - AL."; Coordenadora local (CESMAC) do DINTER Letras em parceria com a PUC Minas (Belo Horizonte-MG). Líder de Grupo de Pesquisa: Pesquisa Qualitativa e do Grupo: Fenomenologia, Educação e Saúde; Professora de curso de Licenciatura.
    • PSICOLOGIA & SABERES:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).