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Fabiana Augusta Alves Jardim

    • Graduou-se em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP). Mestre em Sociologia, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (FFLCH-USP), com a dissertação de mestrado - "Entre desalento e invenção; experiência de desemprego em São Paulo", (Menção honrosa no Prêmio ANPOCS-CPNq - 2005; publicada em livro em 2009). Doutora em Sociologia (PPGS-USP), tendo por preocupação a emergência das práticas de regulação do desemprego na experiência brasileira e sua relação com a subjetivação do trabalhador e a definição das fronteiras da cidadania. Professora da área de Sociologia da Educação na Faculdade de Educação (USP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (FEUSP). Foi Visiting Fellow na Australian National university (ANU), com bolsa Professor Visitante no Exterior - Sênior (CAPES/PrInt) durante o 1 semestre de 2023. Coordena, com Osvaldo López-Ruiz, o Grupo de Pesquisa sobre Governo, Ética e Subjetividade (GES), integra o Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Movimentos sociais e Políticas Sociais (TraMPoS) e o Fateliku - Grupo de pesquisa sobre educação, relações étnico-raciais, gênero e religião. Principais interesses de pesquisa: governamentalidades no Brasil e na América Latina; desigualdades sociais e raciais; políticas de memória, testemunho e educação.

       

      Links:    

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    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Estudos sociológicos sobre políticas públicas de emprego no Brasil: desafios e perspectivas. In: III Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas , 2008 , São Paulo. III Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. : , 2008.
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Desemprego por desalento entre jovens. In: XXV Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia , 2005 , Porto Alegre. Anais do XXV Congresso Latino-Americano de Sociologia. Porto Alegre : IFCH/UFRGS, 2005.
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    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Sociologia da Experiência Escolar: História, Atores, Imaginários. São Paulo : RedeFor , 2012 (Cadernos Didáticos)
    • AYER, M. ; JARDIM, Fabiana Augusta Alves ; PALHARES, M. ; ROSA, B. ; SANTOS, E. L. ; GUIMARÃES, Gerson . Conhecimento e cidadania, 7: Incubação. São Paulo - SP : Instituto de Tecnologia Social/ Ministério da Ciência e Tecnologia , 2010 (Cadernos Didáticos)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves ; AYER, M. . Conhecimento e Cidadania 3: Tecnologia Social e Educação. São Paulo : Instituto de Tecnologia Social/ Ministério da Ciência e Tecnologia , 2007 (Cadernos Didáticos)
    • JARDIM, Fabiana A. A. . Parecer para Memory Studies. 2023 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana A. A. . Parecer para International Journal of Comparative Sociology. 2023 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana A. A. . Parecer para Psicologia: Ciência e Profissão. 2023 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Civitas. 2023 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para Psicologia: Ciência e Profissão. 2023 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para childhood & education. 2023 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana A. A. . Parecer para Educação e Pesquisa. 2023 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para Cadernos de Pesquisa. 2023 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana A. A. . Parecer para Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura. 2022 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana A. A. . Parecer para Educação e Pesquisa. 2022 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer revista Educação e Sociedade. 2022 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer a Relatório Final de Iniciação Científica (Feusp). 2021 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Cadernos de Pesquisa, ISSN 0100-1574. 2014 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana A. A. . Parecer para Edital 004/2021 - GB/PROPEG/UERN. 2021 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana A. A. . Parecer para Pro-Posições. 2021 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana A. A. . Parecer para Caderno CRH. 2021 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana A. A. . Parecer para Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2021 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana A. A. . Parecer para Revista Eletrônica de Educação. 2021 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista childhood & philosophy. 2021 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para Revista Cadernos Social de Psicologia do Trabalho. 2021 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. 2021 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para I Encontro Internacional Rede Pública e Universidade. 2017 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Pro-Posições. 2017 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Educação e Pesquisa. 2017 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Tempo Social. 2017 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Ciências Sociais UNISINOS. 2017 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação/USP. 2017 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Educação e Pesquisa. 2017 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para I Encontro Internacional Rede Pública e Universidade. 2017 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Educação e Pesquisa. 2017 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Educação e Pesquisa. 2018 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Cadernos de Psicologia Social do Trabalho. 2020 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Acta Scientiarum.Education. 2018 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Cadernos de Psicologia Social do Trabalho. 2020 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Novos Estudos - Cebrap. 2020 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação/USP. 2018 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Crioula. 2018 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Las Torres de Lucca. 2019 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Educação e Pesquisa. 2019 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Educação e Pesquisa. 2019 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Educação & Sociedade. 2020 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Cadernos de Psicologia Social do Trabalho. 2020 (Parecer)
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    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para revista Pro-Posições. 2020 (Parecer)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Parecer para Revista Sociedade e Estado. 2021 (Parecer)
  • Apresentações de Trabalho: 12
    • MIAGUSKO, E. ; JARDIM, Fabiana Augusta Alves ; CORTES, M. M. P. . Governo, subjetividades e gestão de populações: balanço e perspectivas analíticas. 2017 (Comunicacao)
    • CORROCHANO, M. C. ; TOMIZAKI, K. A. ; DOWBOR, Monika ; JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Mesa-redonda Juventude, Trabalho e Política. 2017 (Congresso)
    • SILVA, C. A. F. ; JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Mesa-redonda: Alteridade no Esporte. 2014 (Outra)
    • SINGER, P. ; JARDIM, Fabiana Augusta Alves ; ROCHA, P. D. . Economia Solidária: alternativa para uma sociedade mais justa?. 2014 (Outra)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Para ser o que não penso, para pensar o que não sou: dos percursos de pesquisa e dos encontros que nos movem. 2013 (Comunicacao)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Desempregados, sem-trabalho, vadios: figuras da ausência de trabalho nas práticas estatais brasileiras (1930-45). 2011 (Seminário)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Políticas de Emprego no Brasil e sujeição do trabalho: resultados de uma pesquisa genealógica. 2009 (Congresso)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Perspectivas e limites da categoria desemprego: reflexões a partir do desemprego por desalento. 2005 (Congresso)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Desemprego por desalento entre jovens. 2005 (Congresso)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Entre o desalento e a invenção: experiências de desemprego em São Paulo. 2003 (Congresso)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Estudos sociológicos sobre políticas públicas de emprego no Brasil: desafios e perspectivas. 2008 (Outra)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Políticas Públicas de Emprego no Brasil e novas formas de sujeição do trabalho: uma abordagem a partir da noção de governamentalidade. 2008 (Simposio)
    • GREGORIO, R. ; BOSI, E. ; JARDIM, Fabiana Augusta Alves ; VILELA, I. ; MALULY, L. . Das coisas que vivi. 2013 Carta Capital
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Desempregados por Desalento. 2009 Rádio Eldorado AM - Programa Pesquisa Brasil
    • GABRIEL, J. de S. ; JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Relações trabalhistas e experiências salariais são tema de pesquisa de professora de USP. 2012
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Desemprego por desalento. 2009 CNT TV
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves ; TOMIZAKI, K. A. ; ALAVARSE, O. M. . Seminário "Diferenças, desigualdades e educação: em busca de novas abordagens". 2012 (Faculdade de Educação)
    • SETTON, M. G. J. ; VALENTE, G. ; JARDIM, Fabiana Augusta Alves ; Gomes, Elias E. ; CORROCHANO, M. C. . V Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação. 2016 (Faculdade de Educação da USP, Grupo de Pesquisa Práticas de Socialização)
    • EVORA, I. ; SCHILLING, F. I. ; JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Encontro Diásporas, migrantes e refugiados.As mobilidades africanas e as questões críticas do debate atual. 2016 (Faculdade de Educação USP)
    • TOMIZAKI, K. A. ; SPOSITO, M. P. ; JARDIM, Fabiana A. A. . Colóquio Conquistas e desafios da pesquisa sobre os jovens no Brasil e América Latina. 2017 (Programa de Pós-Graduação em Educação - USP/Área de Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças)
    • FERRARO, C. C. ; JARDIM, Fabiana A. A. . Encontro Quadrinhos negros brasileiro e suas possibilidades educacionais. 2018 (Faculdade de Educação - USP/ Fateliku - Grupo de Estudos sobre religião, relações étnico-raciais, gênero e religião)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves ; LOPEZ-RUIZ, O. J. ; OLIVEIRA, F. de ; SATO, L. ; MIAGUSKO, E. ; CORTES, M. M. P. ; CORDEIRO, M. P. . Seminário Internacional Três décadas de transformações na América Latina: governo, margens, subjetividades e neoliberalismos. 2019 (Faculdade de Educação - USP; Grupo de Estudos sobre Governo, Ética e Subjetividade (GES))
    • AUGUSTO, M. H. O. ; JARDIM, Fabiana Augusta Alves ; TEIXEIRA, A. L. F. ; CORTES, M. M. P. ; ANDRADE, D. P. ; LOPEZ-RUIZ, O. J. . Seminário Internacional Max Weber e Michel Foucault: possíveis convergências. 2013 (Grupo de Pesquisa sobre Governo, Ética e Subjetividade/ Programa de Pós-Graduação em Sociologia (USP))
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . O lugar da escola pública em tempos de retração de direitos: responsabilidades e articulação em redes de proteção. 2016 (Instituto de Física - USP Escola)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Michel Foucault: leitor de Édipo-Rei. 2016 (Faculdade de Educação - USP, XIII Semana de Estudos Clássicos e Educação da FEUSP)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves ; TEIXEIRA, J. M. . Minicurso 'Antígona: violência de estado, mulheres, luto e política (reflexões a partir de Judith Butler e Veena Das). 2019 (XIV Semana de Estudos Clássicos e Educação da FEUSP: o Mundo Antigo, o Livre Pensar e o Livre Falar)
    • LIMA, A. C. ; JARDIM, Fabiana Augusta Alves ; CAUVILLA, W. . A figura do professor no cinema. 2015 (Faculdade de Educação, XII Semana de Estudos Clássicos da FEUSP)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Entre desalento e invenção: experiências de desemprego em São Paulo (II Relatório de Pesquisa). 2003
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Entre desalento e invenção: experiências de desemprego em São Paulo (Relatório Final). 2004
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Entre a criação e a dissolução do mundo:quem são os trabalhadores sem seu trabalho? (I Relatório de Pesquisa). 2003
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves ; MEDEIROS, M. ; MUNIZ, E. . Coletivos de Trabalho: relações de grupo, autogestão e economia solidária. 2006 (Cadernos de apoio)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves ; LIMA, J. . Formalização das Relações e Legalização do Empreendimento. 2007 (Cadernos de apoio)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves . O trabalho já não é mais o mesmo. Mas o que mudou e quando?. 2009 (Cadernos de apoio)
    • JARDIM, Fabiana Augusta Alves ; MUNIZ, E. . Empreendedorismo Econômico e Solidário. 2006 (Cadernos de apoio)
    • Nome do projeto: Trabalhador, trabalho e educação para o trabalho: práticas e representações nos programas de qualificação profissional (Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda) no Brasil (2010 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JARDIM, Fabiana Augusta Alves .
    • Nome do projeto: Dinâmicas cruzadas? As transformações da experiência de cidadania vistas das fronteiras do Estado Social (2013 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JARDIM, Fabiana Augusta Alves .
      Descrição: O projeto busca recolher os significados que funcionários públicos que residem e trabalham na Região Metropolitana de São Paulo, alocados nas instituições mais descentralizadas em cada um dos subsistemas de proteção, atribuem às mudanças que vieram ocorrendo tanto no âmbito do Estado quanto do mundo do trabalho, cujas consequências eles sofrem em seu cotidiano como trabalhadores e como testemunhas. Entende-se por estas ?pontas? do sistema de proteção social os espaços de atendimento encarregados de ?entregar? serviços públicos como Saúde, Educação, Assistência Social e Previdência Social às parcelas da população que, por sua localização geográfica ou por sua experiência no mundo do trabalho, encontram-se nas margens da plena integração social. Partindo do pressuposto de que as transformações se relacionam com mudanças mais gerais no quadro das artes de governar que se entrecruzam no Estado, o objetivo da pesquisa é compreender processos recentes e suas consequências para as práticas de subjetivação política e cidadã, forjada nos encontros com as diversas margens do Estado em seu funcionamento cotidiano.
    • Nome do projeto: Contas em ordem, redes em ação: fomentando a economia solidária no Butantã (2015 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JARDIM, Fabiana Augusta Alves .
      Descrição: O objetivo geral do projeto é difundir a Economia Solidária dentro e fora da Universidade de São Paulo e também contribuir para o fortalecimento das iniciativas de Economia Solidária já existentes na região oeste do município de São Paulo. Também consistem em objetivos: formar novos formadores em Economia Solidária; oferecer um curso de Ferramentas de Gestão e Economia solidária para os associados da instituição de microcrédito CREDIPAZ; estimular o desenvolvimento de práticas e reflexões que propiciem a geração de renda, por meio de trabalho conforme aos princípios da autogestão, da cooperação e da solidariedade e elaborar um material que sirva de base para o ensino de matemática e ferramentas de gestão dentro da perspectiva da economia solidária para empreendimentos de matriz popular.
    • Nome do projeto: Educação, direito à memória e transmissão: literatura de testemunho e transformações do Estado (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JARDIM, Fabiana Augusta Alves , FERRARO, C. C. , MOREIRA, A. C. , SILVA, M. L. , RIVA, T. S. , SILVA, M. A. C. , ANDRADE, G. S. .
      Descrição: A pesquisa tem como problema central compreender de que modo as relações entre governantes e governados e, de modo mais circunscrito, entre cidadãos e Estado, altera-se a partir da constituição do que podemos chamar de um direito de memória e de reparação. Tal direito se afirma no campo jurídico a partir dos julgamentos de Nuremberg, no pós II Guerra Mundial, associados, portanto, à tipificação dos crimes contra a humanidade e do genocídio. Mas também é possível pensa-lo como prática política que emerge nesse mesmo momento, em especial a partir da literatura de teor testemunhal escrita por sobreviventes da Shoah. Essas narrativas, entre o dever e o direito de memória, contribuíram para inscrever o ato testemunhal no quadro da cultura política ocidental, como contra-narrativas capazes de, ao romper o silêncio (da morte ou do trauma), fraturar a História oficial e fixar seu avesso. É bastante interessante, ainda, pensar a diferença de circulação e sentidos que separam tal literatura das imagens de guerra ou de catástrofes, na medida em que ambas fazem figurar o povo de modo muito distinto, com efeitos políticos igualmente distintos. Esses escritos, que não podemos senão imprecisamente reunir sob a categoria de literatura de testemunho, não se circunscrevem à Shoah, mas se multiplicam tanto quanto as violências estatais: o genocídio armênio, a colonização, as ditaduras latino-americanas, o genocídio ruandês, a escravização e, mais recentemente, a experiência continuada do racismo experimentada por diferentes conjuntos da população. Em grande medida, esta linha de investigação complementa a anterior. Ainda que bastante distintas em termos de metodologia, há alguns autores em comum (Partha Chaterjee, Veena Das, Judith Butler, Guillaume Le Blanc, Acchille Mbembe, Georges Didi-Huberman, por exemplo) e, sobretudo, há a preocupação em compreender os processos que reconfiguram a experiência de cidadania na atualidade - não somente do ponto de vista das transformações que marcaram o Brasil nas duas últimas décadas, mas do ponto de vista das mudanças na cultura política ocidental e em seu repertório de práticas.
    • Nome do projeto: Etnografias sobre periferias urbanas na Região Metropolitana de São Paulo: mapeamento bibliográfico (1970-2015) (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JARDIM, Fabiana Augusta Alves .
      Descrição: O projeto tem como objetivo geral a produção de um balanço da produção acadêmica a respeito de periferias urbanas, na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), tendo como intervalo de tempo o período que vai de 1970 a 2015. Serão privilegiadas algumas áreas de conhecimento (Arquitetura e Urbanismo, Educação, Sociologia, Antropologia, Gestão Pública e Psicologia Social) e alguns temas, ligados ao processo de transição democrática e à consolidação política e institucional do projeto democrático expresso na Carta Constitucional de 1988. Procura-se, desse modo, examinar as dinâmicas nas periferias urbanas a partir de um olhar longitudinal e de questões interpostas por este momento histórico, em que o arranjo de apostas, consensos e práticas que orientou os últimos vinte anos de jogo da democracia institucional parece encontrar seus limites.
    • Nome do projeto: Mutações cruzadas e experiência de cidadania: transformações da configuração do estado, vistas de suas margens (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JARDIM, Fabiana Augusta Alves .
      Descrição: O presente projeto dá continuidade aos esforços de pesquisa realizados nos últimos três anos e tem dois objetivos centrais: 1) do ponto de vista teórico-metodológico, aprofundar, a partir de revisão bibliográfica, as contribuições da antropologia política e da sociologia do Estado para a compreensão das configurações estatais em países periféricos; 2) do ponto de vista empírico, continuar a realização de entrevistas com trabalhadores e trabalhadoras que, independentemente de seu contrato de trabalho, prestam serviços público, estatais, diretamente junto à população. O projeto realiza, portanto, mais uma etapa de uma investigação de médio prazo, por meio da qual intentamos compreender as novas articulações entre as novas economias morais do Estado e os contornos da experiência de cidadania.
    • Nome do projeto: Rememorar o futuro: experiências da/na crise provocada pela Covid-19 na cidade de São Paulo (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JARDIM, Fabiana Augusta Alves .
      Descrição: Ancorado nas contribuições da antropologia do estado e tomando a crise sanitária ocasionada pela Covid-19 como um evento crítico, o projeto pretende recolher narrativas de pessoas que fazem a experiência da pandemia a partir de diferentes posições no espaço das periferias urbanas da cidade de São Paulo (em especial na Zona Norte). São quatro os principais objetivos desta pesquisa: (1) contribuir para o registro de memórias populares a respeito deste momento histórico; (2) a partir do reconhecimento de boas práticas imaginadas e realizadas pelos atores, contribuir para coloca-las mais rapidamente em circulação, uma vez que partimos da compreensão de que a crise provocada pela pandemia é uma catástrofe que introduz, a despeito de sua duração, uma experiência do tempo enquanto urgência; (3) promover espaços coletivos de diálogo e troca, especialmente entre trabalhadoras e trabalhadores de equipamentos públicos, de maneira a propiciar um espaço de cuidado a estes vários profissionais diretamente envolvidos no atendimento à população; (4) finalmente, por meio das trocas propiciadas nestes espaços coletivos, sistematizar as aprendizagens em indicações para desenho das políticas públicas que serão necessárias para enfrentar os efeitos mais duradouros da pandemia, em diferentes setores de políticas sociais.
    • Nome do projeto: O direito à educação desde as margens: dinâmicas da expansão escolar no Brasil (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JARDIM, Fabiana Augusta Alves , LOPEZ, D. S. F. , DELFINO, T. , RAMOS, L. M. , SOUSA, E. F. , NOVAES, C. A. , SILVA, F. G. S. N. , RUFO, D. S. , NOVAES, C. B. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo contribuir para a compreensão das configurações que o direito à educação escolar assume no Brasil, partindo da observação da ampliação da complexidade das desigualdades escolares no momento em que se universaliza o acesso à educação básica, na segunda metade dos anos 1990. No quadro de ?uma perspectiva não-escolar no estudo sociológico da escola? (cf. Sposito, 2003), buscamos 1) endereçar-nos aos estudos sobre famílias de trabalhadores nas periferias urbanas, realizados desde os anos 1970, em especial aqueles voltados aos cotidianos e modos de vida, para identificar elementos a respeito dos nexos entre classe social, migração, mobilizações pelo direito à cidade, dinâmicas familiares e projetos de mobilidade ascendente, pela via da escolarização e/ou do trabalho protegido; 2) o exame dessa literatura tem ainda por objetivo nos ajudar a compreender os efeitos cruzados de transformações nos campos da política, do trabalho, do estado sobre os ?modos de usar? a escola; 3) dadas as possibilidades abertas pela Constituição de 1988, forjada no calor da transição democrática, buscamos compreender como as variadas demandas por justiça, reconhecimento e reparação, muitas delas formuladas por atores políticos que ?entravam em cena? pela primeira vez de forma legítima naqueles meados dos anos 1970, incidiram sobre a trajetória das políticas educacionais, notadamente no que se refere à a) acolhida de públicos até então excluídos do espaço escolar, socialmente marcados por condições de classe, raça, etnia, gênero e mesmo posição geracional; b) abertura de possibilidades de apropriação, por povos e movimentos sociais, das promessas da escola, reinventando suas formas ? e os limites e tensões aí provocados; c) mudanças no lugar social da instituição escolar e da experiência escolar, especialmente quando localizada em espaços sociais e/ou territórios de conflito ? interessa-nos aqui compreender de que modo a escola participa das práticas de regulação e controle das populações nas margens do estado (Das e Poole, 2004), o que também significa interroga-la em sua racionalidade específica, procurando por seus efeitos também específicos.
    • Nome do projeto: Ações de Equidade na FEUSP: ganhos e desafios no contexto da crise sanitária de Covid-19 (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JARDIM, Fabiana Augusta Alves , KISHIMOTO, B. B. .
    • Nome do projeto: A democratização da universidade vista a partir da evasão: olhares a partir de cursos de licenciatura na USP (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JARDIM, Fabiana Augusta Alves , SILVA, M. C. , SANSEVERINO, J. L. , FERREIRA, R. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo central contribuir para o debate a respeito das responsabilidades institucionais que devem ser assumidas para sustentar as possibilidades de democratização da universidade pública abertas pela adoção de ações afirmativas para ingresso de estudantes. Ao longo das duas últimas décadas, com a progressiva adoção de reserva de vagas para estudantes negros, indígenas e de comunidades tradicionais nas universidades públicas brasileiras, houve um grande acúmulo de estudos sobre as trajetórias, familiares, escolares e acadêmicas, desses estudantes que acessaram as instituições de ensino superior. Neste projeto, nosso intuito é trazer o foco para as dinâmicas institucionais que se configuram a partir da entrada mais sistemática de um novo perfil de estudantes na Universidade de São Paulo, buscando pensá-las a partir de estudantes que não concluíram ou abandonaram seus cursos ? tendo como recorte os cursos de licenciatura.
    • Nome do projeto: Trabalhador, trabalho e educação para o trabalho: representações em práticas de qualificação profissional no Brasil (1911-1945) (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JARDIM, Fabiana Augusta Alves .
      Descrição: O projeto se desdobra da pesquisa desenvolvida durante meu doutorado e se insere no âmbito de um projeto mais amplo, que envolve a investigação, ao longo da história brasileira, das representações sobre trabalhador, trabalho e educação para o trabalho nas práticas estatais próximas àquelas que hoje são realizadas no âmbito do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda (SPETR), visando pensar sua relação com a produção da sujeição do trabalhador. O projeto tem por objetivo investigar ? por meio de um trabalho com documentos ? como se estruturaram os serviços de qualificação profissional que visavam atender não aos empregados (trabalhadores ligados ao universo formal e legal do trabalho, em especial a partir da Consolidação das Leis do Trabalho, em 1943), mas aos trabalhadores pobres, tendo como hipótese de que tais experiências, complementares aos esforços de regulação das relações de trabalho, conformaram um campo de possibilidades no qual certas subjetividades, operárias, trabalhadoras e cidadãs, foram produzidas. Compreender, então, como isso se deu nesse momento crucial da estruturação das políticas sociais brasileiras pode contribuir para alargar a compreensão que temos do momento presente, em especial no que se refere à reiteração da qualificação do trabalhador como desafio e obstáculo à realização de nossas promessas de crescimento econômico, desenvolvimento e modernização.
    • Nome do projeto: Educação e transmissão de memórias de violências no Brasil: contribuições a partir do diálogo com o campo dos Estudos de Memória (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JARDIM, Fabiana Augusta Alves .
      Descrição: A pesquisa tem como tema a compreensão do que temos chamado de um dispositivo de memória, a partir de desdobramentos de perspectiva foucaultianas no estudo das artes e racionalidades de governo. Ligados às práticas, discursos e problemas que integram tal dispositivo, emergiu um conjunto de temas bastante estudados no campo das Artes, da Antropologia, da Literatura, da Psicanálise e da História ? catástrofe, memória, trauma, luto, testemunho são alguns dos modos pelos quais acontecimentos violentos e sua rememoração conformam campos de investigação nestas disciplinas, com importantes diferenças de abordagem a depender do contexto, linguístico e/ou nacional, em que se busca pensá-los. Menos explorados são os efeitos de tal dispositivo sobre o campo da educação, em sentido amplo, e sobre a educação escolar, ainda que ambas ocupem um lugar central nos esforços de interromper ciclos de violência ou de evitar a repetição de eventos violentos. A educação ? o conhecimento dos eventos violentos, a transmissão de tal história ? é vista como estratégica à injunção ética do ?para que nunca se esqueça, para que nunca mais aconteça?, embora muitas vezes esteja submetida às contradições de uma pedagogização da memória ou de uma memória estatal (DIDI-HUBERMAN, 2017). Neste sentido, interessa-nos colocar em diálogo certo conjunto de reflexões sobre memória e transmissão produzidos nesses campos disciplinares ? que tem sido por vezes reunidos sob o nome de Estudos da Memória (Memory Studies) e um dos temas clássicos da sociologia da educação ? o problema das gerações e das transformações sociais.
    • Nome do projeto: Curso de Extensão Literatura e Exílio (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JARDIM, Fabiana Augusta Alves , TEIXEIRA, A. L. F. , FAR, A. A. , ROVAI, M. L. , PAIXAO, A. , PAIVA, R. , SANTOS, P. S. .
      Descrição: O objetivo deste curso de extensão universitária foi explorar diferentes diálogos entre a Literatura e as Ciências Humanas por meio de um fio condutor temático a questão do Exílio -, o que foi realizado a partir de seis aberturas, de modo a discutir: 1) as conexões entre duas obras de Edward Said, o ensaio Reflexões sobre o exílio e as suas memórias, que receberam por título a expressão em inglês Out of place; 2) a noção de paradoxo do exilado, cara a Orwell, pela perspectiva de Raymond Williams, tomando particularmente um de seus artigos, Três anos difíceis: um comentário sobre as aulas tutoriais; 3) a aproximação entre Caio Fernando Abreu e Franz Kafka no tocante ao exílio como subtração das possibilidades de leitura do mundo por parte de quem se vê em condição de desterro; 4) as conexões entre exílio e violência, tomando a violência colonial como produtora de desterros vários e continuados, o que tem produzido, para imensa parte da população mundial, experiências cotidianas marcada pelo não-pertencimento; 5) as imagens evocadas pela palavra exílio nos poemas de Pessoa-Campos, elegendo como foco de análise o livro Álvaro de Campos. Vida e obras do Engenheiro (1990); 6) o duplo registro literário do exílio de si e da revolta que dele advém: aquela da perspectiva puramente subjetiva e a que reconhece a universalidade desse exílio.
    • Nome do projeto: Curso de Extensão Literatura, Colapso, Devires (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JARDIM, Fabiana Augusta Alves , TEIXEIRA, A. L. F. , FAR, A. A. , ROVAI, M. L. , PAIXAO, A. , PAIVA, R. , SANTOS, P. S. .
      Descrição: O objetivo deste curso de extensão universitária, nesta que é a terceiraversão dos Diálogos entre Ciências Humanas e Literatura, foi explorar diferentesabordagens por meio de um fio condutor temático. Em 2023, o tema escolhido foi Literatura:colapso, devires, realizado a partir das seguintes perspectivas: 1) odesmantelamento dos ideais românticos de beleza e transcendência por certo viésmodernista a partir da imagem poética das flores; 2) uma análise do romanceestadunidenseWhat belongs to you, de Garth Greenwell, publicado em 2016,articulando sociologia e psicanálise da literatura; 3); a revisita a um tema clássico dasociologia, a relação entre indivíduo e sociedade, partindo da análise combinada de doistextos:Um artista da fome(1922), de Franz Kafka, eA vegetariana(2007), de HanKang; 4) a reflexão sobre a noção de violência lenta (Rob Nixon), que busca conferirvisibilidade aos processos de degradação da vida e crimes ambientais, por meio doslivrosBarataseA mulher de pés descalços, de Scolastique Mukasonga; 5) um olharoblíquo da obra Livro do Desassossego(Vicente Guedes e Bernardo Soares / FernandoPessoa), de modo a aproximar as ideias de colapso e desassossego; 6) a problematizaçãodas ideias de Literatura, guerra e mulheres, bem como da relação que entre elas seestabelece, no livro A guerra não tem rosto de mulher, deSvetlana Alexijevich; e 7)uma incursão pela reflexão de Georges Bataille, aproximando as noções de colapso edevires à de fantasma da desintegração do humano e a relação dessa experiência com acriação literária.
    • Nome do projeto: A contrapelo do cânone: descolonizando a teoria social, a docência e a formação de cientistas sociais (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JARDIM, Fabiana Augusta Alves , SANTOS, P. S. , KLEIN, S. F. , MAINARDI, C. , TRIANA, B. , REGATIERI, R. P. , PORTELA, A. , OLIVEIRA, L. A. , ROSA, M. C. , FERREIRA, M. T. , DIAS, L. O. .
      Descrição: Considerando debates sobre descolonização e desenhorização das universidades, currículos e espaços educacionais, sobretudo no contexto das instituições públicas brasileiras de ensino superior, onde essa agenda adquiriu densidade com a consolidação das ações afirmativas, este projeto pretende analisar o impacto dessas dinâmicas na formação de estudantes e docentes de Ciências Sociais, bem como no ensino de sociologia na educação básica. Para tanto, questiona-se quais os efeitos desses esforços sobre o cânone, as tradições intelectuais, o repertório conceitual e as metodologias que informam o campo das Ciências Sociais brasileiras. O projeto possui três objetivos. 1) Mapear autoras(es) e perspectivas presentes nos currículos da formação de cientistas sociais, bem como nas disciplinas de Sociologia e Antropologia ofertadas a outros cursos em IES públicas brasileiras. 2) Sistematizar uma releitura crítica do repertório que orienta a formação de cientistas sociais e docentes, buscando dilatar as referências utilizadas, o que demanda a crítica imanente dos textos, a análise do contexto de produção e das dinâmicas de poder envolvidas em disputas teóricas e sua presença na literatura especializada e nos currículos. 3) Realizar pesquisa sistemática e promover discussões aprofundadas de autoras(es), conceitos e tradições que sofreram processos de apagamento. O debate em torno da diversidade, que permeia o ensino das Ciências Sociais de forma transversal, envolve embates teóricos e a prática educacional. Nesse sentido, este projeto pretende aprofundar as discussões sobre democratização e descolonização da universidade, tanto em relação à sua estrutura institucional quanto às iniciativas curriculares. Para materializar os achados da pesquisa, estão previstas ações extensionistas que visam a formação docente e a promoção de uma maior diversidade de perspectivas, contribuindo para uma compreensão mais informada dos desafios enfrentados pela sociedade brasileira.
    • CASTRO, F. ; JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Desalento Paulistano. 2009 - Entrevista
    • VIER, S. ; JARDIM, Fabiana Augusta Alves . Mercado de trabalho choca quem está à procura de emprego. 2009 - Entrevista
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Instituto de Tecnologia Social:
      • Tipo de vínculo: Outro (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Consultor
    • Universidade Nove de Julho:
      • Tipo de vínculo: Outro (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Curso de Especialização (pós-graduação) em Serviço Social e Políticas Públicas.
        Outras informações: Professor
    • Faculdades Paulista de Serviço Social:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Aulas de Sociologia do Trabalho para o Curso de Pós-Graduação (Lato Senso) em Políticas e Práticas de Promoção Social.
        Outras informações: Professor
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - Atual ).
        Outras informações: Docente
    • Educação e Pesquisa (USP. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • Australian National University:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).
        Outras informações: Bolsa CAPES/Print.
        Outras informações: Visiting Fellow
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).