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Adriana Seabra

    • Doutora em Educação (2016), Bacharel em Letras - Português e Latim (2007), Graduada em Cinema e Vídeo (1998) e Mestre em Letras: Língua e Literatura Latina (2003), pela Universidade de São Paulo. Professora do ensino superior privado desde 2004, em cursos de graduação e especialização, com experiência no ensino de Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos, Análise de Discurso, Linguagem e Narrativa Audiovisual, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Retórica e Argumentação, História Interna e Externa da Língua Portuguesa, Língua e Literatura Latina. É também pesquisadora (pós-doutoranda na FE-USP) e orientadora de pesquisa (TCC/IC).

       

      Links:    

    • Educação Linguística
    • Teorias do discurso na Antiguidade
    • Linguagem e Educação
    • Linguagem e Educação
    • FARIA, A. P. C. ; SEABRA, A. . Retórica a Herênio. São Paulo : Hedra, 2005 . p. ISBN: 8587328980.
    • SEABRA, A. . Retórica das Paixões LETRAS CLÁSSICAS (USP) , v. 4 , p. 365 - 374 , 2000. ISSN: 15164586.
    • SEABRA, A. . A imprensa e o ensino de língua materna no Brasil: imagens do professor REVISTA INTERNACIONAL D'HUMANITATS , v. 44 , p. 47 - 54 , 2018. ISSN: 15165485.
    • SEABRA, A. . Poesia alheia: José Paulo Paes e o trabalho do tradutor CIÊNCIAS DO TRABALHO , v. 3 , p. 153 - 166 , 2014. ISSN: 23190574.
    • SEABRA, A. . 'Quem não trabalha direito não merece boa paga'. Anais do IX Encontro Nacional da REDESTRADO. In: Anais do IX Encontro Nacional da REDESTRADO , 2017 , Campinas. Anais do IX Encontro Nacional da REDESTRADO. : , 2017.
    • SEABRA, A. . Imagens do professor e do ensino de Língua Portuguesa nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. In: 38 Reunião Nacional da ANPED , 2017 , São Luis do Maranhão. Anais das Reuniões Nacionais da ANPED. : , 2017.
    • SEABRA, A. . O estado da causa e os argumentos éticos e patéticos segundo a "Retórica a Herênio". In: IV Congresso Nacional de Estudos Clássicos , 2001 , Ouro Preto. Anais do IV Congresso Nacional de Estudos Clássicos. : , 2001.
    • SEABRA, A. . A 'festividade' e o caráter do orador. In: VI Congresso Nacional de Estudos Clássicos , 2005 , Rio de Janeiro. Anais do VI Congresso Nacional de Estudos Clássicos. : , 2005.
    • SEABRA, A. . ASSASSINOS, PREGUIÇOSOS, TROGLODITAS: IMAGENS DO PROFESSORE DE LÍNGUA PORTUGUESA NA IMPRENSA PAULISTANA. São Paulo : Universidade de São Paulo , 2016 (Tese de Doutorado)
    • SEABRA, A. . ETHOS E PATHOS NA RETÓRICA A HERÊNIO. São Paulo : Universidade de São Paulo , 2003 (Dissertação de Mestrado)
    • FARIA, A. P. C. ; SEABRA, A. . Retórica a Herênio. São Paulo : Hedra , 2005 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • FARIA, A. P. C. ; SEABRA, A. . Retórica a Herênio. São Paulo : Hedra , 2005 (Tradução)
  • Trabalhos técnicos: 3
    • SEABRA, A. . Parecer ad hoc periódico Cadernos de Pesquisa (FCC). 2018 (Parecer)
    • SEABRA, A. . Relatório de Autoavaliação da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho. 2013 (Outra)
    • SEABRA, A. . Consultoria no desenvolvimento do PPC do curso de Ciências do Trabalho da Escola de Ciências do Trabalho do DIEESE. 2012 (Consultoria)
    • SEABRA, A. . Abordagem Linguístico-Retórica do Texto: o método de análise textual de Isaac Nicolau Salum como diálogo entre ensino e pesquisa. 2018 (Simposio)
    • SEABRA, A. . O Ethos do professor de Português na polêmica sobre 'Por uma vida melhor'. 2018 (Congresso)
    • SEABRA, A. . 'Quem não trabalha direito não merece boa paga'. 2017 (Comunicacao)
    • SEABRA, A. . Imagens Do Professor E Do Ensino De Língua Portuguesa Nos Jornais Folha De S. Paulo E O Estado De S. Paulo. 2017 (Congresso)
    • SEABRA, A. . ASSASSINOS, PREGUIÇOSOS, TROGLODITAS. 2017 (Comunicacao)
    • SEABRA, A. . Imagens do professor e do ensino de língua portuguesa na imprensa paulistana. 2015 (Comunicacao)
    • SEABRA, A. . Imagens do professor de língua portuguesa na imprensa paulistana. 2014 (Congresso)
    • SEABRA, A. . O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 2010 (Conferência)
    • ALVES, A. S. ; SEABRA, A. . A imagem do professor na mídia impressa paulistana. 2012 (Seminário)
    • SEABRA, A. . A desqualificação do professor de língua portuguesa no léxico dos artigos de opinião da Folha de S.Paulo. 2013 (Comunicacao)
    • SEABRA, A. . O estado da causa e os argumentos éticos e patéticos segundo a. 2001 (Congresso)
    • SEABRA, A. . A "festividade" e o caráter do orador. 2005 (Congresso)
    • SEABRA, A. . "Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência?" - A construção do ethos retórico nas Catilinárias de Cícero (In Catilinam, I). 2009 (Comunicacao)
    • SEABRA, A. . O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 2008 (EMATRA2-Escola da Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região)
    • SEABRA, A. . História da Língua Portuguesa. 2010 (UNIBAN BRASIL)
    • SEABRA, A. . Imagens do professor e do ensino de língua portuguesa na imprensa paulistana. 2014
    • SEABRA, A. . Imagens do professor e do ensino de língua portuguesa na imprensa paulistana. 2015
    • Nome do projeto: IMAGENS DO PROFESSOR NA MÍDIA (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEABRA, A. .
      Descrição: Este trabalho investiga a imagem do professor veiculada pela mídia; especificamente, em textos de jornal sobre o ensino escolar da Norma Padrão. Examinamos conceitos linguísticos e discursivos usados sem pertinência por colunistas do jornal Folha de S. Paulo, para mostrar como essas noções, mal entendidas e mal empregadas, concorrem para a construção de uma imagem negativa da competência e da atuação do professor de Português na rede pública de ensino. Apesar das várias pesquisas direcionando a uma reformulação do ensino da Língua Portuguesa, para que a natureza social da língua seja levada em consideração, o senso comum ainda confunde o ensino da gramática normativa com o ensino da própria língua, que, assim, ficaria reduzido a um conjunto de prescrições. É a essa concepção de gramática e de ensino de língua que se vinculam os artigos do corpus sob nossa análise e é por conta dela que se produz uma imagem negativa do professor de português, afinal, "se ele não dá aulas de gramática, é porque não sabe Português".
    • Nome do projeto: IMAGENS DO PROFESSOR E DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA IMPRENSA PAULISTANA (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEABRA, A. .
      Descrição: Quando se trata de opinar ou reportar fatos a respeito do ensino de Português, a imprensa raramente consulta professores da educação básica. Consigna, entretanto, pareceres e comentários de pesquisadores universitários, acadêmicos da ABL, advogados, economistas, escritores... fontes que, ao falar sobre a língua na escola, produzem imagens sobre quem é, ou deveria ser, o professor que se incumbe de ensiná-la. Em nossa pesquisa de doutoramento, investigamos as imagens do professor de língua portuguesa que circulam em dois órgãos da imprensa paulistana dita séria, a Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Em contrapartida, analisamos textos publicados por professores na internet, para observar como respondem ao imaginário configurado nos jornais. O corpus constitui-se a partir de um evento-amostra: o factoide criado pela mídia, em maio de 2011, a propósito da distribuição, pelo MEC, do livro didático Por uma vida melhor (AÇÃO EDUCATIVA, 2011). Em vista da diversidade do corpus, composto de uma pletora de gêneros, e da seleção de diferentes objetos de análise em seu interior, tivemos de recorrer a mais de uma teoria no campo das ciências da linguagem. Para observar a polêmica que se travou entre a mídia e os estudiosos da linguagem, aderimos a categorias de Análise do Discurso propostas por Dominique Maingueneau: semântica global, interincompreeensão, simulacro, aforização etc. Para observar diferentes aspectos dos dispositivos de enunciação e veridicção do discurso jornalístico, recorremos às teorias enunciativas de Émile Benveniste e Algirdas Julien Greimas. Para a imagem discursiva dos coenunciadores, às noções de ethos e pathos, cuja formalização remonta a Aristóteles. Por ocasião do factoide, gerador dos enunciados recolhidos no corpus, a imprensa caracterizou os professores do ensino básico que tematizassem a heterogeneidade da linguagem e praticassem um ensino contrastivo de gramática como bárbaros, preguiçosos, assassinos da língua. Os professores, por sua vez, ao se defender por escrito das detrações da mídia, não só argumentaram para refutar o posicionamento da imprensa sobre o conteúdo e as práticas do ensino de Língua Portuguesa, mas também procuraram produzir, com seu modo de dizer, uma imagem de professor que se contrapusesse ao retrato disfórico promovido pelos meios de comunicação. Uma imagem de boa formação escolar e cultural, de domínio do objeto de ensino, de envolvimento com o trabalho, de compromisso com a melhoria das condições socioculturais de seus alunos; um ethos, enfim, de competência, de quem sabe e pode ensinar Língua Portuguesa, e de engajamento na educação com vistas à transformação social.
    • Nome do projeto: ETHOS E PATHOS NA RETÓRICA A HERÊNIO (1999 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEABRA, A. .
      Descrição: Investigação de mestrado dedicada aos meios afetivos de persuasão, ethos e pathos, na Retórica a Herênio. O manual em questão não reproduz a sistematização aristotélica do ethos e do pathos, porém não deixa de prescrever lugares argumentativos que lhes dizem respeito. Empregar-se-ão os afetos em determinadas partes do discurso, às quais também os relaciona Aristóteles: o exórdio e a peroração. Em ambas, aplicados à enunciação, os afetos compõem as personae do orador e do ouvinte, instaurando enunciador e enunciatário no discurso. Encontrar-se-ão afetos também no patamar do enunciado, em meio à narração e à comprovação da causa. Nesse caso, as personae configuradas são atores cujo caráter e as paixões, com verossimilhança e probabilidade, lhes qualificam ou não para a execução do crime de que se lhes quer imputar ou livrar. Sobretudo, a aplicação dos afetos é, na Retórica a Herênio, tida como tarefa da elocução, mais que da invenção; os afetos não compõem uma classe de argumentos, mas, como figuras, são pertinentes ao revestimento semântico-estilístico do esqueleto argumentativo do discurso.
    • Nome do projeto: ABORDAGEM LINGUÍSTICO-RETÓRICA DO TEXTO: o método de análise textual de Isaac Nicolau Salum como exemplo do encontro entre ensino e pesquisa (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEABRA, A. , JOVANOVIC, A. .
      Descrição: pós-doutorado dedicado ao estudo da Abordagem Linguístico-Retórica do Texto (1971-1980), de Isaac Nicolau Salum: o método de análise textual, seu processo de elaboração, suas implicações teóricas e seu emprego em situações didáticas. Trata-se de um método diagramático proposto para estender os estudos de sintaxe à compreensão do texto, e também para auxiliar o ensino da escrita, pois, como dizia Salum, investigar sistematicamente como os que bem escrevem organizam sua matéria é um meio de aprender a escrever. Quanto ao primeiro de seus objetivos, o método tem a virtude de explicitar a estrutura dos textos a que se aplica, ajudando a compreender não só as relações entre os aspectos sintático e semântico da produção do sentido, mas também a ligação entre sintaxe e estilo. Quanto ao segundo, sua virtude é apresentar o texto como um objeto de investigação aberto ao trabalho cooperativo de professores e estudantes. Embora já se tenha sugerido que a horizontalidade no trato com os alunos e a construção de ambientes democráticos em sala de aula resultassem, sobretudo, de postura ideológica do prof. Salum, fazemos a hipótese de que tal disposição, capaz de promover o protagonismo dos estudantes no processo de investigação do texto, tenha-se tornado característica de seu método de trabalho que, desse modo, se realiza como prática conjunta de ensino e pesquisa. Pretendemos examinar essa hipótese por meio de estudo: das anotações do autor sobre o processo de elaboração e sobre a aplicação do método (depositadas no IEL-Unicamp e no IEB-USP), das fontes bibliográficas que, nessas anotações, se apresentam como fundamentação teórica e da fortuna crítica sobre seu trabalho.
    • SEABRA, A. . 26º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - Etapa Internacional. 2018 - AvaliaÇÃo
    • SEABRA, A. . 26º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - Sub-área Educação; Linha de pesquisa: Linguagem e Educação. 2018 - AvaliaÇÃo
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Bacharelado em Português e Latim
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
      • Curso: Cinema e Vídeo
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Centro Universitário São Camilo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdade Interlagos de Educação e Cultura:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Professor Assistente II
    • Universidade Bandeirante de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdade Anglo Latino:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Professor Assistente II
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Lecionou ?Ciência, Tecnologia e Arte? (módulo 1: relações entre os três campos do saber na antiguidade greco-latina), disciplina oferecida aos alunos de pós-graduação em PROEJA.
        Outras informações: Professor Convidado
    • Escola da Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Escola de Ciências do Trabalho:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Boletim Informativo - Arquivo Histórico Judaico Brasileiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Edição de texto, normalização de referêencias (ABNT-NBR-6023), revisão ortográfica e gramatical.