Não autenticado |

André Ricardo de Souza

    • Mestre em Música e Bacharel em Música - Habilitação em Composição e Regência - pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2004), e Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP, 2014). Seu trabalho se desenvolve na interface entre música e linguagem, atuando principalmente nas áreas de técnica e expressão vocal (canto e fala), abordagens teóricas da interpretação musical e composição, e na investigação sobre a natureza do espetáculo dramático-musical. É professor adjunto na Universidade Estadual do Paraná, Campus Curitiba II (Faculdade de Artes do Paraná), responsável pelas disciplinas de canto coral e regência.

       

      Links:    

    • Estudo musical da prosódia: entoação
    • SOUZA, André Ricardo de . A Estética de Roman Jakobson: considerações estéticas em torno da definição de função poética ARTEunesp , v. 16 , p. 27 - 44 , 2003. ISSN: 01026550.
    • SOUZA, André Ricardo de ; HAERTEL, G. B. . Qual o segredo do Orfeu blumenauense? . Expressão Universitária , Blumenau, SC , 01 jun. 2012.
    • FERREIRA NETTO, W. ; SOUZA, André Ricardo de ; VIEIRA, M. F. ; PERES, D. O. ; MARTINS, M. V. M. . Desenvolvimento de algoritmo de análise automática da curva de frequência por meio de convoluções gaussianas do histograma de alturas. In: IV Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala , 2013 , Maceió - AL. Anais do Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala. : , 2013.
    • SOUZA, André Ricardo de . A percepção musical da fala e o problema do alinhamento da curva de frequência fundamental. In: III Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala , 2011 , Beo Horizonte - MG. Anais do Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala. : , 2011.
    • SOUZA, André Ricardo de . Musicologia e Linguística: História e Perspectivas de uma Cooperação. In: XX Congresso Nacional da ANPPOM , 2010 , Florianópolis/SC. Anais do XX Congresso Nacional da ANPPOM. Goiânia/GO : Editora ANPPOM, 2010.
    • SOUZA, André Ricardo de . Reflexões sobre os conceitos de gesto e figura na obra teórica de Brian Ferneyhough. In: XIX Congresso da ANPPOM , 2009 , Curitiba (PR). Anais do XIX Congresso da ANPPOM. : , 2009.
    • SOUZA, André Ricardo de . Gesto musical: ação e significação. In: V Simpósio de Cognição e Artes Musicais - Internacional , 2009 , Goiânia. Anais do V SIMCAM. : , 2009. p. 287 - 302.
    • SOUZA, André Ricardo de . Música, movimento e representação: em busca de uma definição de gesto musical. In: III Jornada de Pesquisa Discente , 2003 , São Paulo. Anais da III Jornada de Pesquisa Discente do Instituto de Artes da UNESP. : , 2003. p. 59 - 62.
    • SOUZA, André Ricardo de . Orfeu XXI. : , 2012 (Partitura Musical)
    • SOUZA, André Ricardo de . Ação e significação: em busca de uma definição de gesto musical. : , 2004 (Dissertação de mestrado)
    • FERREIRA NETTO, W. ; SOUZA, André Ricardo de ; VIEIRA, M. F. ; PERES, D. O. ; MARTINS, M. V. M. . Desenvolvimento de algoritmo de análise automática da curva de frequência por meio de convoluções gaussianas do histograma de alturas. 2013 (Comunicacao)
    • SOUZA, André Ricardo de . A percepção musical da fala e o problema do alinhamento da curva de frequência fundamental. 2011 (Comunicacao)
    • SOUZA, André Ricardo de . Musicologia e Linguística: História e Perspectivas de uma Cooperação. 2010 (Comunicacao)
    • SOUZA, André Ricardo de . Reflexões sobre os conceitos de gesto e figura na obra teórica de Bryan Ferneyhough. 2009 (Comunicacao)
    • SOUZA, André Ricardo de . Gesto musical: ação e significação. 2009 (Comunicacao)
    • SOUZA, André Ricardo de . Música, movimento e representação: um estudo interdisciplinar. 2003 (Comunicacao)
    • SOUZA, André Ricardo de . Música para professores de dança. 2009 (Pró-dança de Blumenau)
    • Nome do projeto: Coro da FAP (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, André Ricardo de .
      Descrição: Constituição de um conjunto coral estável, com dois ensaios por semana, formado por alunos, professores e agentes universitários e aberto também à comunidade externa, com o objetivo de fomentar a atividade coral e difundir a música coral brasileira e latino-americana.
    • Nome do projeto: Do ritual à representação: uma genealogia possível do espetáculo dramático-musical (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, André Ricardo de .
      Descrição: Este projeto se propõe a traçar um esboço de uma possível genealogia do espetáculo dramático-musical cantada, tendo como ponto focal o surgimento da ópera no início do século XVII. Pretende-se identificar as suas matrizes nos espetáculos da antiguidade (cuja origem remonta ao ritual sacrificial), bem como as permanências e transformações no espetáculo dramático-musical moderno, em suas diferentes formas (ópera, vaudeville, opereta, musical, revista, etc.). Por meio de uma compreensão mais aprofundada das relações entre melodia e palavra no contexto do espetáculo musical moderno, abrem-se novas possibilidades de interpretação da relação entre música e sociedade, bem como do desenvolvimento ulterior dos gêneros da música vocal, notadamente a canção eu teatro musical de nossos dias.
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado Em Música Habilitação Em Composição e
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2004
      • Curso: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
        Nome da Instituição: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
        Título: Projeto de edificação bioclimática"
        Ano de conclusão: 1992
    • Mestrado:
      • Curso: Mestrado em Música
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2004
    • Doutorado:
      • Curso: Doutorado em Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Editora Didática Paulista Ltda:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1999 - 2000 ).
        Outras informações: Compositor e produtor musical
    • Editora Rideel:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2000 - 2000 ).
        Outras informações: Compositor e produtor musical
    • Fundação Universidade Regional de Blumenau:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Escola de Música do Teatro Carlos Gomes - Blumenau:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2013 ).
        Outras informações: A partir de junho de 2010 minha colaboração com esta instituição passou a ser esporádica, na condução de projetos artísticos.
        Outras informações: Professor
    • Universidade Estadual do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Com a obtenção do título de doutor, passei à posição de Professor Adjunto em novembro de 2014.
        Outras informações: Professor adjunto
    • Faculdade de Artes do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).