Bruno Rodrigues Ginciene
-
Resumo
-
Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina - PR e especialização em Análise e Educação Ambiental em Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente desenvolve o mestrado pela Geografia Física na Universidade de São Paulo - USP.
-
-
Trabalhos em Anais: 8
- GINCIENE, B. R. . Geoprocessamento e dados de campo na análise temporal do efeito de borda sobre a vegetação de remanescentes de Mata Atlântica no norte do Paraná. In: V SEPEGE , 2012 , São Paulo. V Seminário de Pesquisa em Geografia Física. : Bruno, 2012.
- ZAMBERLAM, L. Z. ; GINCIENE, B. R. ; RODRIGUES, E. . Dinâmica vegetal em bordas de fragmentos florestais da região de Londrina - PR.. In: X Congresso de Ecologia do Brasil , 2011 , São Lourenço, MG, Brasil. Anais X Congresso de Ecologia do Brasil. : , 2011.
- ZAMBERLAM, L. Z. ; GINCIENE, B. R. ; RODRIGUES, E. . Levantamento florístico em bordas de fragmentos florestais na região de Londrina PR. In: 62º Congresso Nacional de Botânica , 2011 , Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais 62º Congresso Nacional de Botânica. : , 2011.
- ZAMBERLAM, L. Z. ; GINCIENE, B. R. ; RODRIGUES, E. . Comparação de levantamentos florísticos dos anos de 1996 e 2010 em bordas de fragmentos florestais da região de Londrina - PR. In: 62º Congresso Nacional de Botânica , 2011 , Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais 62º Congresso Nacional de Botânica. : , 2011.
- MARTINS, I. A. ; JARDINEIRO, K. S. ; GINCIENE, B. R. ; BITENCOURT, M. D. . Evaluation of MODIS Surface Reflectance Products - Leaf Area Index (LAI) for Cerrado Vegetation Studies. In: 34th International Symposium on Remote Sensing of Environment , 2011 , Sydney/AU. 34th International Symposium on Remote Sensing of Environment. : , 2011.
- GINCIENE, B. R. ; BITENCOURT, M. D. . Utilização do EVI (Enhanced Vegetation Index) para maior sensibilidade na detecção de mudanças temporais em fragmentos de floresta estacional semidecidual. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto , 2011 , Curitiba, PR, Brasil. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR. : , 2011.
- ARASAKI, M. O. ; SILVA, J.V.C ; BABA, G. ; CARATTI, D. ; GINCIENE, B. R. ; PANACHÃO, E. I. ; ROSSI, L.B. ; SATURNO, D. F. ; SONEHARA, G. M. ; MCCRATE, G.B. ; MOTA, T. D ; OLIVEIRA, T. A. L. ; SILVA, G. A. V ; VALE, N.P . "Parques Urbanos: Conservação cercada por concreto". In: IX Congresso de Ecologia do Brasil , 2009 , São Lourenço - MG. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009. : , 2009.
- OLIVEIRA, T. A. L. ; GINCIENE, B. R. ; CARATTI, D. ; SATURNO, D. F. ; SONEHARA, G. M. ; BABA, G. ; VALE, N. P. ; PANACHÃO, E. I. ; ARASAKI, M. O. . Levantamento Preliminar da Mastofauna de Médio e Grande Porte de um Pequeno Fragmento Florestal na região de Londrina-PR. In: IV Congresso Brasileiro de Matozoologia , 2008 , São Lourenço - MG. CD de resumos do IV Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2008. : , 2008.
-
Projetos de Pesquisa: 6
-
Nome do projeto: Diferentes estados de conservação de fragmentos florestais podem ser identificados através do Google Earth? (2009
- 2009
Natureza: Pesquisa
Integrantes: RODRIGUES, E. .
Descrição: As imagens de satélite se destacam como um dos meios mais utilizados para o monitoramento das condições ambientais da superfície terrestre. Estudos acerca de coberturas florestais, bem como o monitoramento da fragmentação de biomas e seus estados de conservação, são exemplos freqüentes da utilização dessas imagens. Entretanto, o acesso a esse tipo de tecnologia apresenta restrições financeiras relacionadas à disponibilização de imagens de alta resolução e algumas restrições técnicas quanto às imagens disponibilizadas gratuitamente. Em contrapartida, o software Google Earth disponibiliza gratuitamente um acervo de imagens dotadas com um alto poder de resolução espacial. Diante destes fatos, o presente trabalho teve como objetivo verificar se diferentes estados de conservação de fragmentos florestais geram padrões capazes de serem identificados em imagens de alta resolução do Google Earth. Dessa maneira, pôde-se avaliar a eficiência de uma metodologia que se baseia na aplicação de critérios de interpretação visual em imagens de alta resolução obtidas gratuitamente através do software Google Earth para a identificação do estado de conservação de fragmentos florestais. A classificação da imagem ocorreu com base na identificação de quatro padrões distintos associados a quatro categorias referentes a diferentes estados de conservação da cobertura vegetal de fragmentos florestais. A classificação foi verificada em campo através da aplicação do método de quadrantes, onde dados referentes à estrutura da vegetação foram coletados e associados ao seu estado de conservação. Os resultados indicam que os dados obtidos em campo correspondem à classificação gerada pelos padrões identificados na imagem. Sendo assim, com base nos resultados obtidos e na relação existente entre a estrutura de vegetação e seu estado de conservação conclui-se que a metodologia proposta possibilita a realização de estimativas acerca do estado de conservação da cobertura vegetal de fragmentos florestais, -
Nome do projeto: Sensoriamento remoto e métricas da paisagem na análise da fragmentação florestal no norte do Paraná, Brasil (2009
- 2010
Natureza: Pesquisa
Integrantes: PEREIRA NETO, O. C. .
Descrição: Projeto que visa a análise multi-temporal do processo de fragmentação florestal no norte do Paraná. Através do sensoriamento remoto e da análise das métricas da paisagem objetiva-se avaliar a influência do tipo de solo no processo de fragmentação ocorrente entre os períodos 1977, 1985, 1986, 1994, 2001 e 2009 em uma paisagem com predominância de solo argiloso e outra com predominância de solo arenoso. Desse modo espera-se verificar de que maneira a atividade socio-econômica, desenvolvida em decorrência do tipo de solo predominante na região, afeta a disponibilidade e a distribuição dos recursos florestais. -
Nome do projeto: Na Pegada do Parque do Arthur Thomas ao Tibagi Projeto de Corredor Ecológico (2008
- 2009
Natureza: Pesquisa
Integrantes: OLIVEIRA, T. A. L. , CARATTI, D. , SATURNO, D. F. , SONEHARA, G. M. , BABA, G. , VALE, N. P. , PANACHÃO, E. I. , ARASAKI, M. O. , SILVA, J.V.C , ROSSI, L.B. , MCCRATE, G.B. , MOTA, T. D , SILVA, G. A. V .
Descrição: O objetivo do projeto é ligar as áreas verdes do Parque Municipal Arthur Thomas, localizado a 10 quilômetros do centro, na região sul da área urbana de Londrina, até o Rio Tibagi e o Parque Ecológico Daisako Ikeda. Os estudos de levantamento e conservação dos mamíferos de pequeno e médio porte que habitam o Parque Municipal Arthur Thomas e seu entorno foram iniciados em agosto de 2006 a partir da análise das pegadas deixadas em plots de areia iscadas para atraí-los. Esses estudos hoje continuam sendo aprofundados e contam com modernas câmeras fotográficas que capturam as imagens dos animais, demonstrando através de dados científicos a necessidade de se recuperar e conservar os habitat naturais. O projeto também promove ações para recuperar as áreas de preservação permanente, através do plantio de mudas de árvores nativas da floresta da região, ao longo do curso dos ribeirões Cambé e Três Bocas, que cortam, respectivamente, os dois parques municipais. Ao todo são 30 quilômetros de rios, totalizando 182 hectares de matas ciliares. Para reflorestar toda essa área, a Ong MAE pretende plantar 500 mil mudas de árvores nativas, recuperando as áreas degradadas ao longo do corredor. A equipe do projeto, composta por biólogos, geógrafos, advogados, jornalistas e estudantes objetiva conectar uma rede de instituições e pessoas, que juntas viabilizarão a recuperação do corredor ecológico do Arthur Thomas ao Tibagi. http://www.napegadadoparque.com.br http://www.ongmae.org.br -
Nome do projeto: Seminários Ciclo de Palestras sobre Gestão Ambiental (2008
- 2009
Natureza: Extensao
Integrantes: SATURNO, D. F. , SONEHARA, G. M. , SILVA, D. M. , SOUZA, R. F. , PINTO, D. A. , MARQUES, T. D. C. , SANTIAGO, J. E. B. , ZAMBERLAM, L. Z. .
Descrição: O projeto teve como objetivo trabalhar, na forma de seminários, diferentes temas relacionados com as atividades exercidas pelos membros dentro da Empresa Júnior, visando seu aprimoramento em assuntos relacionados com a preservação ambiental. As apresentações se iniciaram em 26 de setembro de 2008 e seguiram um planejamento feito pela diretoria. A partir de março de 2009 as palestras foram abertas ao público acadêmico. http://www.uel.br/prograd/camara_graduacao/anexo_pauta_100_22-09-09(8).pdf -
Nome do projeto: Projeto Dia de Palestras Bioma (2008
- 2009
Natureza: Extensao
Integrantes: CARNIER, F. E. , SILVA, D. M. , SOUZA, R. F. .
Descrição: Iniciado em Junho de 2008, teve por objetivo compartilhar conhecimentos com estudantes de ensino médio e cursos pré-vestibulares sobre questões que afetam o meio ambiente. O projeto funcionou com reuniões semanais onde foram estabelecidos os temas ambientais significativos para serem abordados nas palestras bem como a respeito da postura de cad participante. O primeiro ciclo de palestras abordou como tópico a questão ambiental urbana, tartando de problemas como resíduos e poluição, assim como os aspectos sociais a ele relacionados. A primeira palestra ocorreu em setembro de 2008 para cerca de 70 estudantes do Cursinho Atitude Zona SUl, que é voltado para o atendimento de estudantes de baixo poder aquisitivo. Em 2009 foi apresentada uma palestra durante a Semana de Recepção dos Calouros de Ciências Biológicas. Em Abril de 2009, foi realizada uma palestra para cerca de 100 estudantes do Cursinho Atitude Zona Norte e Zona Sul, no Campus Universitário. A partir de maio de 2009 foi iniciada a preparação do segundo e terceiros ciclos de palestras, que envolveram os tópicos Energia e Biotecnologias. http://www.uel.br/prograd/camara_graduacao/anexo_pauta_100_22-09-09(8).pdf -
Nome do projeto: Londrina a caminho de uma Megacidade (2008
- 2008
Natureza: Extensao
Integrantes: SATURNO, D. F. , CARNIER, F. E. , SILVA, D. M. , SOUZA, R. F. .
Descrição: Realizado durante o segundo semestre de 2008 em parceria com o Colégio Universitário. Atendeu estudantes da 8ª série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. O Objetivo foi realizar uma analise temporal (presente, passado e futuro) de Londrina segundo 3 eixos temáticos: Estudo Sócio-Ambiental, Geo-saúde e Consumo Sustentável. Os membros consultores da Bioma atuaram como coordenadores das turmas, tendo como função orientar os estudantes deste colégio na elaboração de projeto que deveria resultar na elaboração de uma solução criativa para os problemas propostos. Os membros consultores também tiveram participação na mediação entre a empresa e o colégio. O grupo do consumo sustentável apresentou seus resultados de campo em forma de gráficos comparativos e os grupos de estudo sócio-ambiental e geo-saúde elaboraram uma maquete de um prédio "ecológico", ilustrando soluções criativas para o problema de crescimento urbano e, onde os impactos gerados pelos moradores seriam minimizados ao máximo. http://www.uel.br/prograd/camara_graduacao/anexo_pauta_100_22-09-09(8).pdf http://www.cursouniversitario.com.br/arquivos/megacidade.pdf
-
Nome do projeto: Diferentes estados de conservação de fragmentos florestais podem ser identificados através do Google Earth? (2009
- 2009
-
Formação Acadêmica: 3
-
Graduacao:
-
Curso: Ciências Biológicas
Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina
Título: Diferentes estados de conservação de fragmentos florestais podem ser identificados através do Google Earth?
Ano de conclusão: 2009
-
Curso: Ciências Biológicas
-
Mestrado:
-
Curso: Geografia (Geografia Física)
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
-
Curso: Geografia (Geografia Física)
-
Especializacao:
-
Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina
Ano de conclusão: 2010
-
Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 9
-
Universidade Estadual de Londrina:
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
-
Meio Ambiente Equilibrado:
-
Tipo de vínculo: Livre (2008 -
2009
).
Outras informações: Levantamento de mamíferos de médio e grande porte; Manuseio de armadilhas fotográficas e parcelas de areia; Elaboração de relatórios técnicos de campo; Participação no Grupo Técnico Ambiental (GTA); Participação no projeto de corredor ecológico "Na Pegada do Parque - do Arthur Thomas ao Rio Tibagi"; Participação no movimento " Salve o Tibagi "; Desenvolvimento de projetos em educação ambiental; Análise de fundos de vale em Londrina.
Outras informações: Estagiário
-
Tipo de vínculo: Livre (2008 -
2009
).
-
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis:
-
Tipo de vínculo: Livre (2008 -
2008
).
Outras informações: Participação no Projeto Integrado de Manejo e Monitoramento para Uso Sustentável das Populações Ribeirinhas no Manguezal de Caravelas/Nova Viçosa - BA (Projeto Manguezal).
Outras informações: Estagiário Voluntário
-
Tipo de vínculo: Livre (2008 -
2008
).
-
Bioma Consultoria Ambiental:
-
Tipo de vínculo: Livre (2007 -
2009
).
Outras informações: Participação na Bioma Consultoria Ambiental - Empresa Junior de Biologia da Universidade Estadual de Londrina ; Membro Consultor; Bolsista (Universidade Estadual de Londrina); Prestação de serviços de consultoria e educação ambiental; Desenvolvimento de atividades, elaboração de projetos e estabelecimento de parcerias frente a outras instituições, acerca da temática ambiental.
Outras informações: Consultor Ambiental
-
Tipo de vínculo: Livre (2007 -
2009
).
-
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais:
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2010 -
2011
).
Outras informações: Participação na organização do campo (Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento), coleta e análise dos dados de LAI e refletância no bioma cerrado (Parque Nacional da Chapada das Mesas/MA, PNC dos Guimarães/MT e Parque Estadual do Jalapão/TO) - novembro e dezembro de 2010 e fevereiro de 2011) - Projeto "Avaliação da eficiência do produto índice de área foliar do sensor MODIS na representação da vegetação savânica em áreas da Amazônia Legal"
Outras informações: Colaborador
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2010 -
2011
).
-
Ambconsult Estudos e Projetos Ambientais:
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2011 -
2011
).
Outras informações: Levantamento de espécies arbustivas para compor laudo de caracterização da vegetação - CTR Itaberaba - Essencis - São Paulo/SP
Outras informações: Autônomo
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2011 -
2011
).
-
ENVIPLAN Consultoria Ambiental:
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2011 -
2011
).
Outras informações: Participou como consultor na elaboração de diagnóstico estratégico de meio biótico para exploração de títulos de minério de ferro da Companhia VALE.
Outras informações: Autônomo
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2011 -
2011
).
-
Gaia Consultoria e Gestão Ambiental:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2012 -
2012
).
Outras informações: Gestão da Área de Soltura de Animais Silvestres Fazenda Acaraú e manejo de fauna silvestre no licenciamento dos empreendimentos Riviera de São Lourenço e Costa Blanca - Bertioga, SP.
Outras informações: Biólogo Jr
-
Tipo de vínculo: Celetista (2012 -
2012
).
-
Lenc Laboratório de Engenharia e Consultoria:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2012 -
Atual
).
Outras informações: Biólogo Jr
-
Tipo de vínculo: Celetista (2012 -
Atual
).
-
Universidade Estadual de Londrina: