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Vinicius Marino Carvalho

    • Pesquisador colaborador na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em História Econômica pela USP. Mestre em História Social pela USP. Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME) e dos grupos de pesquisa IM-HD (Idade Média e Humanidades Digitais). ARISE (Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas) e EPIFAME (Epidemics and Famines in the Western Mediterranean). Meus interesses são a a história da Irlanda nos séculos XIII e XIV, a aplicação de técnicas de modelagem computacional à história e os usos histórico/historiográficos de videogames e board games

       

      Links:    

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    • MARINO CARVALHO, V. . Os Triunfos de Tarlac: Manual de Regras. São Paulo : MAE-USP, 2022 . 58p. ISBN: 9786599306242.
    • BARBOSA, ANA TORRES ; TEIXEIRA, BRUNO HERMANO ; REIS, CIRCE NUNES DOS ; DUARTE, JOÃO LUCAS GUALASSI ; SILVA, MAX NASCIMENTO DA ; ASSUNÇÃO CARRARO, PAOLA ; CARVALHO, Vinicius MarinoVinicius Marino Carvalho . TECELÃS Convergências: estudos em Humanidades Digitais , v. 1 , p. 357 - 382 , 2024. ISSN: 29652758.
    • MARINO CARVALHO, VINICIUS . Towards a Reconciliation Between Simulational, Ludic, and Historiographical Practices in Research Simulation & Gaming , v. 55 , p. 736 - 754 , 2024. ISSN: 1552826X.
    • ALMEIDA, NÉRI DE BARROS ; CARVALHO, VINICIUS MARINO . A inundação de Florença em 1333: narrativa escrita e proxies naturais diante de crises em contexto de variação climática TEMPO (NITERÓI. ONLINE) , v. 30 , p. 1 - 17 , 2024. ISSN: 1980542X.
    • MARINO CARVALHO, VINICIUS . The Impact of Economic Degradation on the Uí Bhriain Civil War (1276-1318): An Agent-Based Modeling Approach SOCIAL SCIENCE COMPUTER REVIEW , v. 1 , p. 1 - 20 , 2023. ISSN: 08944393.
    • MOURA, C. ; MARTIRE, A. S. ; MARINO CARVALHO, V. . James Joyce e arqueologia:uma conversa com Caetano Waldrigues Galindo Semina - Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF , v. 21 , p. 168 - 181 , 2022. ISSN: 27638804.
    • MOURA, C. ; MARTIRE, A. S. ; MARINO CARVALHO, V. . Estudo de jogos históricos nas palavras de Robert Houghton Semina - Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF , v. 21 , p. 220 - , 2022. ISSN: 27638804.
    • CARVALHO, VINICIUS MARINO . Videogames as Tools for Social Science History The Historian (Kingston) , v. 79 , p. 794 - 819 , 2017. ISSN: 00182370.
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    • MARINO CARVALHO, V. . Leaving Earth, Preserving History: Uses of the Future in the Mass Effect Series Games and Culture , v. 10 , p. 127 - 147 , 2015. ISSN: 15554120.
    • MARINO CARVALHO, VINICIUS . Jogos medievais, angústias modernas: um balanço do projeto `The Middle Ages in Modern Games`. Videogames e Jogos Eletrônicos: Caminhos teóricos e temáticos para a História, v. , p. 277 - 304, 2023.
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    • MARINO CARVALHO, V. . From Saint Seiya to CCXP: the Past and Present of Anime Fandom in Brazil . Anime News Network , , 20 set. 2021.
    • MARINO CARVALHO, V. . What Penguindrum Can Teach Us About Extremism . Anime News Network , , 26 jan. 2022.
    • MARINO CARVALHO, V. . Economia, Crises Sistêmicas e as Guerras em Thomond, 1276-1318. In: XI Congresso de História Econômica , 2020 , São Paulo. XI Congresso de História Econômica: Caderno de Resumos. : , 2020. p. 82 - 82.
    • MARINO CARVALHO, V. . O Parlamento na Irlanda e as Relações Anglo-Irlandesas (Séculos XIII-XV). In: Colóquio de História Medieval , 2013 , Belo Horizonte. Colóquio de História Medieval: Anais do Colóquio Realizado entre os Dias 8 a 11 de Outubro de 2012, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Beloz Horizonte : , 2012. p. 219 - 227.
    • MARINO CARVALHO, V. . Sir Gawain and the Green Knight e a Gentry Inglesa no Século XV. In: Perspectivas de Estudo Em História Medieval no Brasil , 2012 , Belo Horizonte. Perspectivas de Estudo Em História Medieval no Brasil. Belo Horizonte : , 2012.
  • Outras Produções Bibliográficas: 114
    • MARTIRE, A. S. ; MARINO CARVALHO, V. . The Last Banquet in Herculaneum. : , 2018 (Tradução)
    • MARTIRE, A. S. ; MARINO CARVALHO, V. . Sambaquis: A Story Before Brazil. : , 2019 (Tradução)
    • MARINO CARVALHO, V. . Nossa antiguidade virtual. : , 2015 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Kaguya Hime?: em busca do presente. : , 2015 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . O fanatismo e o lado negro da Força. : , 2015 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . O titã da militância. : , 2015 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . A guerra que enlouquece os homens. : , 2015 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . O papel da imaginação. : , 2015 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . Uma História do Cosplay: Parte 2. : , 2015 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . Uma História do Cosplay: Parte 1. : , 2015 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Fallout? e o charme do apocalipse. : , 2015 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . O que ?The Witcher 3? nos ensina sobre afeto. : , 2015 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . 4 dicas para você perder o medo de jogos muito longos. : , 2015 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Zero Eterno?: Eram os kamikaze terroristas?. : , 2015 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Cultura otaku? é cultura japonesa?. : , 2015 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . Shigeru Mizuki: O soldado que inventou o mangá moderno. : , 2015 (Post de blog)
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    • MARINO CARVALHO, V. . ?Liberdade de escolha?, ou como os video games nos enganam. : , 2015 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . RPG ou FPS? O problema dos gêneros em videogames. : , 2015 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . Os museus, o apocalipse e a fé de ?Fallout? na humanidade. : , 2015 (Post de blog)
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    • MARINO CARVALHO, V. . É possível fazer games sem objetivos?. : , 2016 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Goshiki no Fune?: A sociedade humana é o maior dos shows de horrores. : , 2016 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Fune wo Amu?: o dicionário é mais do que um simples livro. : , 2016 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . Shinkai e ?Kimi no Na Wa?: A ?era dos otakus? realmente terminou?. : , 2016 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . Tudo o que você já quis saber sobre dublagem de games (mas nunca perguntou). : , 2016 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . O atentado ao metrô de Tóquio e a literatura japonesa. : , 2016 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . 3 passos para entender ?Serial Experiments Lain?. : , 2016 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Tyranny?: uma fábula sobre o totalitarismo. : , 2016 (Post de blog)
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    • MARINO CARVALHO, V. . ?O Museu do Silêncio?: as memórias (e a literatura) são universais. : , 2017 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Mangás, Animes e a Psicologia?: Entrevista com a Profa. Ivelise Fortim. : , 2017 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Torment: Tides of Numenera?: o futuro dos RPGs é uma casa dividida. : , 2017 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Game over?? Como os games tornam o fracasso viciante. : , 2017 (Post de blog)
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    • MARINO CARVALHO, V. . 4 motivos que fizeram de ?Age of Empires? um marco. : , 2017 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Kono Sekai no Katasumi ni?: a geração que não sabia ver. : , 2017 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Cosplay, Steampunk e Medievalismo?: muito além da fantasia. : , 2017 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . O Finisgeekis na BGS: uma espiada no futuro dos games. : , 2017 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?La Belle Sauvage?: Philip Pullman e sua nova luta contra a Autoridade. : , 2017 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . Vício em games: verdade ou ficção?. : , 2018 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . 3 livros para entender o mundo geek. : , 2018 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . https://www.finisgeekis.com/2018/05/01/frostpunk-vale-a-pena-salvar-a-humanidade/. : , 2018 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . Os super-heróis sempre foram politizados?. : , 2018 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Make Leeds Medieval?: voltando à Idade Média nos confins da Inglaterra. : , 2018 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . Anime x livro: ?As Memórias de Marnie?. : , 2018 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . Anime x Livro: ?Gankutsuou: O Conde de Monte Cristo?. : , 2018 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . 4 lições de game design de ?Cultist Simulator?. : , 2018 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . Os donos do jogo: a guerra (nem tão fria) entre criadores e produtores. : , 2018 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . Como ?GRIS? usa a beleza para contar uma história. : , 2018 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . Por que é errado criar humanos para o abate?. : , 2019 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?A Cidade no Meio da Noite?: o passado nunca vai embora. : , 2019 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . São Patrício e a cultura pop. : , 2019 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . 4 coisas que ?We. The Revolution? nos ensina sobre populismo. : , 2019 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Dororo? e a misericórdia. : , 2019 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?A Polícia da Memória?: a censura ? e como vencê-la.. : , 2019 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . 3 coisas que games de estratégia erram sobre o passado ? e 3 formas de consertá-las.. : , 2019 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . Por que ?Nier: Automata? é uma narrativa tão marcante. : , 2017 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . Uma aventura no Japão #8: finalmente Hiroshima. : , 2017 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . Uma aventura no Japão #2: os fantasmas de Yasukuni. : , 2017 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . Medievalismo, Videogames e Historiadores. : , 2022 (Artigo para website)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?The Secret Commonwealth? e a era da pós-verdade. : , 2019 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . 4 maneiras como a música transforma nossa experiência com os games. : , 2019 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . Entre o dado e a pena: o futuro da narrativa nos roguelites. : , 2019 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Après L?Enfer?: a ficção nos salva ? mas também pode nos condenar. : , 2019 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?O Tempo com Você?: Makoto Shinkai e nossos medos sobre o fim do mundo. : , 2020 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?To Your Eternity? é uma resposta à pergunta que move a humanidade. : , 2020 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Fadó? e o que os games erram sobre mitologia. : , 2020 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . VIDEOGAMES ?A Plague Tale: Innocence?: a fantasia dá conta de explicar a Peste Negra?. : , 2020 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?The Butchers?: a mitologia em tempos de epidemia. : , 2020 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Eliza?: Pessoas são mais que simples dados. : , 2020 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?GDLK? : uma nostálgica (e problemática) carta de amor aos games. : , 2020 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Rayearth? e a guerra sem fim. : , 2020 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Wolfwalkers?: a história irlandesa rebaixada à fórmula Disney. : , 2020 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . O problema emocional de ?Cyberpunk 2077?. : , 2021 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?If All the World and Love Were Young?: o amor aos games para além da nostalgia. : , 2021 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . A imaginação do desastre em ?Asadora!?. : , 2021 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . De onde vem o fascínio dos animes com a Irlanda?. : , 2021 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Klara e o Sol?: as máquinas podem nos reensinar a ser humanos. : , 2021 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. ; SLUSARCHUK, F. . Entrevista: explorando a Revolução Russa em ?The Life and Suffering of Sir Brante?. : , 2021 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Kagami no Kojou?: por uma infância que supere os muros da escola. : , 2021 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . 4 curiosidades sobre o shamisen para entender ?Mashiro no Oto?. : , 2021 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Hana-chan e a forma do mundo? : retrato de um Japão que não existe mais. : , 2021 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Temple Alley Summer?: o passado nunca morre de verdade. : , 2021 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Heike Monogatari? e a devassidão. : , 2021 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?The Life and Suffering of Sir Brante?: A História não é um simples dominó. : , 2021 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Os Triunfos de Tarlac? dev diary #9: a arte do jogo. : , 2022 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Os Triunfos de Tarlac? dev diary #8 : os desastres. : , 2021 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Os Triunfos de Tarlac? dev diary #7: a diplomacia. : , 2021 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Os Triunfos de Tarlac? dev diary # 6: as facções jogáveis. : , 2021 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Os Triunfos de Tarlac? dev diary #5: o combate ? regras avançadas. : , 2021 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Os Triunfos de Tarlac? dev diary #4: o combate ? regras gerais. : , 2021 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Os Triunfos de Tarlac? dev diary #3: o mapa. : , 2021 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Os Triunfos de Tarlac? dev diary #2: a dura tarefa de inventar objetivos. : , 2020 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Os Triunfos de Tarlac? dev diary #1: a estrutura do turno. : , 2020 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Os Triunfos de Tarlac?: reis gaélicos e desafios ambientais no formato board game.. : , 2020 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . 4 curiosidades sobre ?Pentiment? que você provavelmente não conhecia. : , 2023 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . 4 jogos históricos para fugir da mesmice. : , 2017 (Post de blog)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?Mass Effect? e o fim da história. : , 2021 (Post de blog)
    • HOUGHTON, R. ; MARINO CARVALHO, V. . Introduction: The Middle Ages in Modern Games, vol. 3. Winchester : Centre for Medieval and Renaissance Research , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • FERRASIN, M. M. ; MARINO CARVALHO, V. ; SOBREIRA, V. B. . Apresentação. São Paulo : LEME-USP , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • MARINO CARVALHO, VINICIUS . Parecer para periódico científico Revista de História. 2024 (Parecer)
    • MARINO CARVALHO, V. . Why Murchad should NOT be in Crusader Kings 3. 2022 (Consultoria)
    • MARINO CARVALHO, V. . Parecer para periódico científico Games and Culture. 2023 (Parecer)
    • MARINO CARVALHO, V. . Parecer para periódico científico Games and Culture. 2022 (Parecer)
    • MARINO CARVALHO, V. . Parecer para periódico científico Games and Culture. 2021 (Parecer)
    • MARINO CARVALHO, V. . Parecer para periódico científico Games and Culture. 2021 (Parecer)
    • MARINO CARVALHO, V. . Parecer para periódico científico Games and Culture. 2021 (Parecer)
    • MARINO CARVALHO, V. . Past Epidemics and the Problem of Historical Agency: How Videogames Can Help Us Rethink the History of the Black Death. 2024 (Comunicacao)
    • MARINO CARVALHO, VINICIUS . Playing with the Black Death in Ireland and England: The potential of science discovery games for the study of societal responses to the plague (c.1348-74). 2022 (Congresso)
    • MARINO CARVALHO, VINICIUS . What history and game design can learn from each other. 2023 (Conferência)
    • MARINO CARVALHO, V. . Uma Irlanda ?medieval?? História e projeções contemporâneas no desenvolvimento de ?Os Triunfos de Tarlac. 2023 (Conferência)
    • MARINO CARVALHO, V. . Abertura. 2021 (Comunicacao)
    • MARINO CARVALHO, V. . De Matrix a San Junipero: Construindo (e estudando) sociedades artificiais. 2018 (Conferência)
    • MARINO CARVALHO, V. . Workshop: 'De Agricultura': um jogo sobre o campesinato em sociedades pré-modernas. 2022 (Outra)
    • MARINO CARVALHO, V. . Como estudar videogames históricos (do jeito certo). 2017 (Conferência)
    • MARINO CARVALHO, V. . Videogames e o Ensino de História Medieval. 2015 (Conferência)
    • MARINO CARVALHO, V. . Medieval epidemics in modern videogames. 2022 (Congresso)
    • MARINO CARVALHO, V. . Analysing and developing videogames for experimental history: kingdom simulators and the historians. 2021 (Congresso)
    • MARINO CARVALHO, V. . ?'The Triumphs of Turlough': a scholarly videogame about Medieval Ireland?. 2020 (Congresso)
    • MARINO CARVALHO, V. . A Idade Média e as Novas Mídias. 2014 (Conferência)
    • MARINO CARVALHO, V. . Videogames, História e Neomedievalismo. 2014 (Conferência)
    • MARINO CARVALHO, VINICIUS ; LASAUSSE, L. ; AREVALO, J. M. R. . Field of Glory Day. 2023 Online (Twitch/Youtube)
    • MARINO CARVALHO, VINICIUS . Deixando a Terra e preservando a História: o uso do futuro na série Mass Effect. 2023 Podcast
    • MARINO CARVALHO, V. . História através dos Games 1: Call of Duty e a Segunda Guerra: Heróis e Horrores. 2019 Canal The Enemy (Internet), The History Channel (TV a cabo)
    • MARINO CARVALHO, V. . História Através dos Games 2: Battlefield V: O Lado Oculto da 2a Guerra. 2019 Canal The Enemy (internet), The History Channel (TV a cabo)
    • MARINO CARVALHO, V. . História Através dos Games 3: Wolfenstein: e se os nazistas tivessem ganhado?. 2020 Canal The Enemy (internet), The History Channel (TV a cabo)
    • MARINO CARVALHO, V. ; MARTIRE, A. S. ; RODRIGUES, E. C. . Estudos Medievais 1 - Games e História. 2020 Podcast
    • MARINO CARVALHO, V. ; RODRIGUES, E. C. ; RIBEIRO, T. J. . Estudos Medievais 19 - Conservação, transmissão e edição de documentos históricos na era digital. 2022 Podcast
    • MARINO CARVALHO, V. . Café com Dungeon #657: Os Triunfos de Tarlac. 2020 Podcast
    • MARINO CARVALHO, V. ; RIBEIRO, T. J. ; RODRIGUES, E. C. . Estudos Medievais 19 - Conservação, transmissão e edição de documentos históricos na era digital. 2022 Podcast Estudos Medievais
    • CROOKS, P. ; MARINO CARVALHO, V. ; MCDONAGH, P. ; KILGANNON, L. . Invasion 1169: National Conference on the Occasion of the 850th Anniversary of the Anglo-Norman invasion. 2019 (Trinity College Dublin)
    • MARTIRE, A. S. ; CRUZ, M. M. ; CAFAGNE, T. P. ; PINA, A. V. ; OLIVEIRA, C. ; JORDANI, A. ; MARINO CARVALHO, V. . I Simpósio do Grupo de Estudos Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas. 2020 (Museu de Arqueologia e Etnologia da USP)
    • CÂNDIDO DA SILVA, M. ; BENGOZI, B. G. ; MARINO CARVALHO, V. . Colóquio Internacional ?Epistolário Político IV: cartas e redes?. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • TATSCH, F. G. ; GRILLO, J. G. C. ; MARINO CARVALHO, V. . I Encontro Internacional LEME/UNIFESP: Modos de Circulação e Transferências Culturais e Artísticas na Europa do Medievo. 2018 (Universidade Federal de São Paulo)
    • CÂNDIDO DA SILVA, M. ; MACHADO, C. A. ; MARINO CARVALHO, V. . 300-800: Entre a Antiguidade Tardia e a Alta Idade Média. Novos Caminhos da Pesquisa Histórica. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • MARINO CARVALHO, VINICIUS . IV Ciclo de Seminários de Leitura do ARISE - Palestra 1. 2024 (ARISE)
    • ALMEIDA, NÉRI DE BARROS ; MARINO CARVALHO, V. ; PEREIRA, D. A. S. ; TEIXEIRA, A. R. M. R. . Abordagens psicossociais e históricas de sociedades em situação de crise. 2024 (Universidade Estadual de Campinas)
    • HOUGHTON, R. ; MARINO CARVALHO, V. ; BAILLIE, J. ; LASAUSSE, L. ; AREVALO, J. M. R. ; WATERSON, T. . The Middle Ages in Modern Games - Vol. 3. 2022 (University of Winchester)
    • MARINO CARVALHO, VINICIUS . Introdução ao Twine para ensino de História e História Pública. 2024 (Universidade de São Paulo)
    • MARINO CARVALHO, V. ; MARTIRE, A. S. . Humanidades Digitais na Prática: Dialogando Estudos Clássicos e Computação por meio de Narrativas Interativas Não-Lineares. 2017 (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos)
    • MARINO CARVALHO, V. ; PINA, A. V. . 'Os Triunfos de Tarlac': Guia Didático. 2022 (Guia didático)
    • Nome do projeto: Construção Ideológica e Cavalaria na Inglaterra do Século XIV: O Caso de 'Sir Gawain and the Green Knight' (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINO CARVALHO, V. , CÂNDIDO DA SILVA, M. .
      Descrição: Este trabalho tem por objetivo investigar de que maneira as caracterizações da virtude e de outros valores cavaleirescos presentes no poema Sir Gawain and the Green Knight (SGGK, em futuras citações) relacionam-se com a cena específica na qual o documento foi produzido e com os interesses do grupo que o patrocinou. Os estudos sobre SGGK proliferaram-se após 1839, quando foi pela primeira vez publicado, por Sir Frederic Madden. Trata-se de um romance de cavalaria arturiano de autoria anônima, encontrado em um manuscrito junto com três outros textos. Tentativas pioneiras de historicizá-lo focaram-se em um primeiro momento no reconhecimento dos indivíduos por trás do texto, cedendo lugar, com o passar das décadas, para análises da cena social e literária inglesa em fins do século XIV. A historiografia sobre SGGK, de uma forma geral, caracteriza-se por uma crescente valorização da importância do poema como um reflexo direto dos mecanismos de distinção social presentes na sociedade inglesa tardo-medieval e, sobretudo, dos aspectos simbólico da ideologia cavaleiresca. Por meio da análise de elementos presentes no documento, como a caracterização de uma certa conduta cavaleiresca, o uso de determinados arquétipos típicos do gênero no qual se inscreve, além de possíveis referências ao contexto regional e político no qual foi produzido, almeja-se estruturar uma reflexão sobre o papel de SGGK na defesa das ideologias nobiliárquicas no seio da aristocracia inglesa.
    • Nome do projeto: Governadores, Chefes Gaélicos e Governabilidade na Irlanda (Séculos XIII-XV) (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINO CARVALHO, V. , CÂNDIDO DA SILVA, M. .
      Descrição: As relações entre ingleses e irlandeses é um tema recorrente na historiografia produzida sobre a Irlanda da época do senhorio (1171-1541), cujas interpretações sucitaram várias polêmicas. Nos anos 1910 e 1920, o intervalo entre a conquista normanda no século XII e o início da era Tudor, no final do XV, foi encarado por Eoin MacNeill e outros nacionalistas como um momento de formação da consciência nacional irlandesa, forjada frente à opressão do estrangeiro. Ao longo do século XX, o tema foi fortemente influenciado pelos conflitos separatistas e religiosos enfrentados no país. O recurso à documentação produzida pela administração real na Irlanda mostrou-se essencial para a compreensão dos contatos entre ingleses e irlandeses. Conquanto a historiografia voltada a esse tipo de fonte tenha se consolidado, em meados do século XX, em um campo demasiadamente fechado, pouco empenhado na inclusão dos irlandeses na análise, as últimas décadas testemunharam abordagens dedicadas a reexaminar esse corpus documental de maneira a contemplar um cenário para além do estritamente administrativo. Este projeto almeja revisitar esta documentação tomando-se como recorte um aspecto relativamente pouco estudado: as ações dos governadores-chefe, os representantes da Coroa inglesa na Irlanda, em face dos chefes irlandeses não sujeitos à autoridade inglesa. Buscar-se-á delinear as relações de poder, submissão e conflito entre essas duas elites no período selecionado a partir do conceito amplo de governabilidade.
    • Nome do projeto: Chefes gaélicos, magnatas ingleses e a Coroa: Um modelo baseado em agentes para o estudo do Senhorio da Irlanda (séc. XIII) (2017 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINO CARVALHO, V. , CÂNDIDO DA SILVA, M. , CROOKS, P. .
      Descrição: Esse projeto tem como objetivo analisar as relações entre chefes irlandeses e magnatas ingleses na Irlanda durante o século XIII por meio de uma metodologia pouco explorada na pesquisa histórica: a modelagem baseada em agentes. Caracterizado pela subjugação nominal de elites gaélicas à Coroa inglesa, pela importação imperfeita de instituições inglesas e pelo histórico de guerras, razias e outras hostilidades, a época conhecida como Senhorio da Irlanda (1171-1541) foi durante muito tempo descrita como fruto de uma ?conquista imperfeita?. A partir dos anos 1970, autores como Robin Frame desafiaram este paradigma, propondo que relações sociais aparentemente entrópicas podiam refletir um modus operandi pragmático, improvisado e relativamente bem-sucedido de governabilidade. Seus apontamentos instigaram uma revisão da dicotomia ?ordem? e ?desordem? e inspiraram uma reavaliação mais ampla da aplicação de medidas contemporâneas de estabilidade política ao mundo medieval. A modelagem baseada em agentes é um método computacional de pesquisa focado nas relações de agentes autônomos entre si e seu meio. Popularizada no âmbito da análise de sistemas complexos, a metodologia ganhou aceitação entre economistas em razão de sua capacidade de tecer uma ponte entre ações de atores independentes e os padrões sistêmicos que vêm a compor. Com base nos documentos produzidos pela administração inglesa e fontes analísticas e narrativas irlandesas, pretendo empregar este método para contribuir à discussão sobre as relações de cooperação e hostilidade entre ingleses e irlandeses.
    • Nome do projeto: Os Triunfos de Tarlac (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINO CARVALHO, V. , MARTIRE, A. S. , PINA, A. V. , CAFAGNE, T. P. , CRUZ, M. M. , RODRIGUES, E. C. , CORDEIRO, G. R. S. , OLIVEIRA, V. V. S. .
      Descrição: Os Triunfos de Tarlac é um jogo de tabuleiro de descoberta científica desenvolvido pelos grupos de pesquisa Idade Média e Humanidades Digitais (IM-HD) do LEME-USP e Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas (ARISE). O projeto é parte da tese de doutorado de Vinicius Marino Carvalho, cujo objetivo é analisar o papel de uma série de mudanças ambientais e econômicas que afetaram o norte da Europa nos séculos XIII e XIV sobre a malfadada expansão inglesa contra o reino irlandês de Thomond entre 1276 e 1318. Desenvolvido a partir dos dados coletados pela tese, Os Triunfos de Tarlac funciona como um modelo interativo em que leigos e acadêmicos podem explorar as premissas e limites do modelo histórico subjacente. Desenlaces de partidas e estratégias de jogadores são analisados ao fim de cada sessão a fim de identificar discrepâncias significativas em relação à evidência histórica. Estas observações servem de base para ajustes ? tanto no jogo quanto na tese em que é baseado ? que, por sua vez, gerarão novas versões do modelo em um ciclo constante de aprimoramento.
    • Nome do projeto: EPIFAME - Épidémies et famines en Méditerranée Occidentale (VIIIe-XVIe siècles): perceptions, interactions et réponses sociales (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINO CARVALHO, V. , CÂNDIDO DA SILVA, M. , CORDEIRO, G. R. S. , ALMEIDA, N. B. , WILKIN, A. , SANCHEZ, M. D. , FONSECA, J. F. S. , ERRA, F. M. , VERA, R. R. , MONCLUS, P. B. I. , LA ROCCA, C. , BOVO, C. , BOY, R. V. , BAYARD, A. , TEIXEIRA, I. S. , AMORIM, B. , DIJKMAN, J. , FURIO, A. , MICELI, P. , SCHOFIELD, P. , BONNIVERT, A. , SPEEL, S. , SALA, A. R. , MONTORO, J. M. , BRUNMAYR, N. , CRAVIOTTO, A. M. , BALIUS, P. S. , FRANKLIN-LYONS, A. , PINELLI, P. , PALERMO, L. .
      Descrição: L'objectif de ce réseau de recherches est d'étudier les épidémies et les crises alimentaires, soudaines, brutales et non structurelles, et les réponses qui leur ont été apportées au sein de différentes communautés sociales, politiques, rurales et/ou urbaines. Nous adoptons comme cadre géographique privilégié la Méditerranée (surtout occidentale), entre les VIIIe et le XVIe siècles, mais ne voulons pas nous priver de l'expertise de plusieurs partenaires qui ont aussi réfléchi à ces questions pour l'Europe septentrionale. En ce sens, nous avons établi le programma de travail suivant: 1° des réunions virtuelles (trois réunions de travail/workshops, un par an), pour minimiser les coûts, aussi en raison du nombre de partenaires impliqués et de leur internationalisation. 2° Quatre grandes réunions de travail rassemblant principalement les promoteurs du réseau, des jeunes chercheurs souvent financés par des programmes de recherche déjà obtenus, et permettant des contacts virtuels avec d'autres membres du réseau (une à Rome, une à Sao Paulo, une à Lleida, une à Bruxelles): ces réunions visent surtout à favoriser la construction d'un réseau pérenne d'études sur la faim dans l'Histoire (médiévale), en articulant structurellement les initiatives des chercheurs invités, qui collaborent souvent de manière informelle. L'autre grand objectif vise le "transfert de connaissances" entre partenaires: outre l'affinement du questionnaire, par une réflexion sur les trois axes cités supra, qui permettra ainsi de nourrir le montage de candidatures à des projets de recherche, chacun de ces évènements accordera aussi une place significative aux jeunes chercheurs (doctorants et post-docs financés): le projet vise non seulement à croiser des expériences au niveau international, mais aussi à favoriser l'émergence de jeunes pousses prometteuses. Enfin, à terme, il est évident que le programme permettra des publications et valorisations multiples, et permettra sans doute de faciliter des publications croisées
    • Nome do projeto: Mediterrâneo1300 - Fome, Pandemia e Crise no final da Idade Média (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINO CARVALHO, V. , CÂNDIDO DA SILVA, M. , ALMEIDA, N. B. , SOBREIRA, V. B. , WILKIN, A. , SANCHEZ, M. D. , FONSECA, J. F. S. , TASSO, L. O. P. , ERRA, F. M. , SILVA, I. A. , ODERDENGE, S. H. , VERA, R. R. , MONCLUS, P. B. I. , SALLES, B. T. .
      Descrição: O grupo Mediterrâneo1300 se dedica ao estudo da fome, das crises de abastecimento e da pandemia na bacia do Mediterrâneo no final da Idade Média. Para tanto, realiza um recenseamento das menções à fome, à peste e aos eventos climáticos nas fontes do período. Tais menções integram uma base de dados, chamada QFAME, construída em conjunto com a Université Libre de Bruxelles e que tem por objetivo recensear todas as referências a esses fenômenos nas fontes do período medieval. Partindo da leitura e catalogação das menções à pandemia de Yersinia Pestis, ocorrida a partir de meados do século XIII, nas fontes produzidas no espaço mediterrâneo, o projeto pretende construir um atlas interativo, a partir da plataforma Multimapas, desenvolvida por pesquisadores do Center for Artificial Intelligence (C4AI), sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo.
    • Nome do projeto: MEDIEVAL: Guia eletrônico de História Medieval (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINO CARVALHO, V. , CÂNDIDO DA SILVA, M. .
      Descrição: Medieval propõe-se a ser um indexador de material didático e bibliográfico sobre História Medieval disponível na web . O material a ser indexado consistirá em vídeo-aulas, transcrições de aulas, livros online, manuscritos digitalizados, artigos de acesso livre e restrito e catálogos de bibliotecas, além de textos de apoio que acompanharão os conteúdos disponibilizados no site. Nas últimas duas décadas, a difusão de tecnologias digitais cresceu exponencialmente. Tal desenvolvimento é perceptível no aumento drástico de usuários de internet no país, na digitalização de fontes, periódicos e outros recursos acadêmicos e nas iniciativas, por parte de instituições de ensino, de implementar as novas mídias como complemento de seus programas tradicionais. A despeito da existência de bancos de dados, catálogos online de biblioteca e portais de pesquisa, há uma séria deficiência de inciativas de síntese na área de História Medieval. No que diz respeito aos estudos medievais na América Latina, nunca foram criados agregadores de conteúdo. O acesso às obras produzidas é, portanto, severamente dificultado, com o corolário de que uma parcela substancial do material acadêmico termina obscurecida, sem um aparato de divulgação que favoreça sua descoberta pelo público. O projeto insere-se em uma iniciativa maior protagonizada pela Universidade de São Paulo, destinada a expandir a utilização de recursos multimídia e da internet como instrumentos didáticos no ensino superior
    • Nome do projeto: MEDIEVAL 2.0: aprimorando o Guia Eletrônico Medieval (2018 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINO CARVALHO, V. , CÂNDIDO DA SILVA, M. , CORDEIRO, G. R. S. , SOBREIRA, V. B. , SANCHEZ, M. D. , FONSECA, J. F. S. , RIBEIRO, T. .
      Descrição: Medieval é um indexador de material didático e bibliográfico sobre História Medieval disponível na web produzido pelos pesquisadores associados ao Laboratório de Estudos Medievais (LEME). Seu intuito é auxiliar pesquisadores a partir do nível da Graduação universitária, elencando materiais diversos no tema dos estudos medievais, tais como vídeo-aulas, transcrições de aulas, livros online, manuscritos digitalizados, artigos de acesso livre e catálogos de bibliotecas. Ainda que implementado, a presente proposta visa transformar o Medieval não só num indexador de conteúdos, mas num verdadeiro lugar de contato e trocas entre as diferentes áreas dos estudos medievais (arqueologia, história, direito, filosofia, filologia, literatura, história da arte, teologia, entre outras), beneficiando toda comunidade científica, docente e discente brasileira (e alhures) cujo tema de pesquisa se relaciona com a Idade Média
    • Nome do projeto: Uma História Conectada da Idade Média. Comunicação e Circulação a partir do Mediterrâneo (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINO CARVALHO, V. , CÂNDIDO DA SILVA, M. .
      Descrição: Este Projeto pretende analisar a articulação entre espaços e comunidades no Mediterrâneo medieval, por meio de fenômenos de comunicação e de circulação que tiveram esse mar como eixo. O marco espacial do Projeto é o Mediterrâneo e seus espaços conectados, da África Saariana ao Norte da Europa, da Península Ibérica ao Oriente árabe-bizantino. O marco cronológico se situa entre o final da hegemonia romana no Mediterrâneo, no século V, e a Primeira Globalização, no século XVII, quando as monarquias cristãs do Ocidente da Europa projetam o seu poder além do espaço mediterrânico. A metodologia da História Conectada que será utilizada ajuda a resolver o problema criado pelos arquivos nacionais, que é o da compartimentação de documentos que não foram produzidos segundo uma lógica nacional. Essa metodologia permite restabelecer as conexões que as redes documentais possuíam originalmente e que foram quebradas pela interferência da lógica da organização dos arquivos nacionais. Esses arquivos recolheram documentos locais e que passaram a partir daí a serem estudados como representativos de uma circunscrição nacional, de uma jurisdição nacional ou de uma lógica cultural nacional. A equipe do Projeto, composta por pesquisadores principais e alunos de graduação e pós-graduação da USP, da UNICAMP e da UNIFESP, além dos pesquisadores associados de outras universidades no Brasil e no exterior, está organizada em três núcleos temáticos, "Espaço e Comunidades", "Comunicação e Circulação" e "Espaço e Circulação", e um núcleo operacional, "História Conectada e Humanidades Digitais". A articulação da equipe se dá em três níveis, o da relação das pesquisas individuais com a metodologia da História Conectada, o das relações entre os núcleos temáticos e o das relações entre História Conectada e Métodos Digitais.
    • Nome do projeto: Os Reis de Connacht e a Coroa Inglesa, 1189-1274: Uma Abordagem Jogo-Teórica (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINO CARVALHO, V. , CÂNDIDO DA SILVA, M. .
      Descrição: Essa pesquisa explora as interações entre a Coroa inglesa e os reis irlandeses de Connacht no século XIII sob a perspectiva da teoria dos jogos. Suas balizas temporais são o início do reinado de Cathal Crobhderg Ó Conchobhair (1189-1224) e o final do reinado de seu neto, Áed ?na nGall? Ó Conchobhair (1265-1274). A partir da análise dos anais irlandeses e dos documentos produzidos pela administração central inglesa, busquei sistematizar, com o auxílio de um modelo jogo-teórico, como pressões externas e a necessidade de preservar a governabilidade entre seus súditos influenciaram ou inibiram a cooperação entre chefes gaélicos e a Coroa inglesa. Essa linha de pesquisa é um desdobramento de meu projeto "Governadores, Chefes Gaélicos e Governabilidade na Irlanda", desenvolvido como parte de meu curso de mestrado.
    • Nome do projeto: Centro de Estudos sobre Diversidade Antiga. Pré-história, Antiguidade e Idade Média (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINO CARVALHO, V. , ALMEIDA, N. B. , FUNARI, P. P. , MARQUES, L. , OLIVEIRA, F. R. , TARDIM, I. , ANGIONI, L. .
      Descrição: O Centro de Estudos sobre Diversidade Antiga. Pré-história, Antiguidade e Idade Média reune no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, historiadores, filósofos, literatos, filólogos, linguistas, antropólogos sociais e arqueólogos, para, a partir de uma posição crítica em relação à representação de processos hegemônicos, pensar as sociedades Antigas à luz de sua diversidade, tratando de forma crítica as reconstruções homogeneizantes e aquelas que abordam as diversas experiências históricas a partir de parâmetros inflexíveis e exógenos. Para tanto, reconsidera os quadros espaciais e as interações humanas no espaço e no tempo das sociedades que têm ou tiveram uma relação controversa com a modernidade. A investigação comparada, interdisciplinar, sincrônica e diacrônica, realizada no CEDA pretende contribuir para que o passado possa participar da reflexão crítica sobre os futuros possíveis em uma perspectiva planetária, inclusiva e solidária
    • Nome do projeto: Pandemias medievais e o gamic mode of history: um modelo experimental para o estudo da Grande Peste no norte da Europa (1348-74) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINO CARVALHO, V. , MARTIRE, A. S. , AVILA, A. M. H. , ALMEIDA, N. B. .
      Descrição: Esse projeto almeja realizar uma pesquisa transdisciplinar, comparativa e coletiva sobre os impactos locais da Grande Peste amparada em três estudos de caso do norte da Europa: as cidades de Dublin, Bristol e Londres. Seu objetivo é acrescentar à literatura sobre esta pandemia, mobilizando diversos tipos de evidência ? histórica, arqueológica e climatológica ? para uma análise aprofundada da disseminação da Grande Peste, seus impactos sobre a população e as respostas de autoridades públicas à doença. Os três estudos de caso utilizarão ? e explorarão ? uma mesma metodologia inovadora, chamada por alguns de seus praticantes de gamic history ou gamic mode of history. Especificamente, pretendo desenvolver simulações computacionais, experimentais e interativas para facilitar o ainda hesitante, porém indispensável diálogo entre história e ciências naturais, capital para o estudo de pandemias históricas, e oferecer recursos para que outros autores e grupos de pesquisa se beneficiem desta metodologia.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: História Econômica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Trinity College Dublin:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2020 ).
        Outras informações: Pesquisador visitante
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador