Não autenticado |

Luiz Otavio Costa Marques

    • Professor de língua inglesa da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Minas Gerais. Mestre e doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP), com bolsa CAPES-DS. Graduado no Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UNB), no Bacharelado em Letras Português / Inglês e na Licenciatura em Letras Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolveu programas de formação de professores de língua inglesa sob a ótica de estudos de letramentos críticos. Participou da elaboração de material didático-pedagógico para a rede pública do estado de São Paulo. É membro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia, cadastrado no DGP-CNPq. Tem interesse nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, letramentos, multiletramentos, letramento crítico, formação de professores de línguas e educação do campo.

       

      Links:    

    • MARQUES, LUIZ OTÁVIO COSTA ; SANT'ANNA, PAULO AFRANIO . O DISCURSO FASCISTA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DOS POVOS DO CAMPO E INDÍGENAS REVISTA X , v. 15 , p. 53 - 59 , 2020. ISSN: 19800614.
    • XAVIER, L. H. M. ; CASTRO, C. H. S. ; MARQUES, L.O.C. . Da política pública de educação do campo à prática acadêmica para a formação de professores Educação e Políticas em Debate , v. 07 , p. 58 - 76 , 2018. ISSN: 22388346.
    • MARQUES, L.O.C. . Representações de identidade e cultura dos povos do campo em livros didáticos do ensino fundamental CADERNOS DO IL, PORTO ALEGRE , v. 55 , p. 46 - 63 , 2018. ISSN: 22366385.
    • MARQUES, LUIZ OTAVIO COSTA . Interculturalidade na formação de professores do campo: análise de uma experiência Revista Brasileira de Educação do Campo , v. 2 , p. 447 - 471 , 2017. ISSN: 25254863.
    • MARQUES, L.O.C. ; SANT'ANNA, P. A. . Pibid Diversidade e a Formação de Educadores do Campo EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 40 , p. 725 - 744 , 2015. ISSN: 21756236.
    • CASTRO, C. H. S. ; XAVIER, L. H. M. ; MARQUES, L.O.C. . Da Política Pública de Educação do Campo à Prática Acadêmica para a Formação de Professores. Os Vales que Educam: 10 anos de alternâncias, autonomia e diálogos na Educação do Campo, v. 1, p. 81 - 99, 2020.
    • MARQUES, L.O.C. . Leituras Trans-formadoras no Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira no Contexto do Campo. Letramentos em Prática na Formação Inicial de Professores de Inglês, v. , p. 199 - 228, 2018.
    • MARQUES, L.O.C. . Um olhar interdisciplinar sobre o ensino e aprendizagem de inglês no contexto de uma escola do campo. In: I Encontro de Estudos Rurais - Guimarães Rosa e o espaço social rural: narrativas interdisciplinares descolonizadoras , 2018 , Diamantina. Caderno de Resumos do I Encontro de Estudos Rurais - Guimarães Rosa e o espaço social rural: narrativas interdisciplinares descolonizadoras. Diamantina : UFVJM, 2018. p. 35 - 35.
    • MARQUES, L.O.C. . An interdisciplinary look at the teaching and learning of English in the context of a rural school. In: IV Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - EPOGELLI , 2018 , São Paulo. Caderno de Resumos do IV Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - EPOGELLI. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2018. p. 8 - 9.
    • MARQUES, L.O.C. . Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM: uma proposta intercultural de formação de professores. In: VI Semana da Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão , 2018 , Diamantina. Anais da VI Semana da Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão. Diamantina : UFVJM, 2018. p. 809 - 809.
    • MARQUES, L.O.C. . Novos Letramentos e a Formação de Professores de Inglês no Vale do Jequitinhonha - MG: Desafios e Perspectivas. In: The 5th International Conference on Multicultural Discourses: Multi-, Inter- or Trans-cultural Communication: Reflections , 2016 , São Paulo. The Book of Abstracts of the 5th International Conference on Multicultural Discourses: Multi-, Inter- or Trans-cultural Communication: Reflections. : , 2016. p. 39 - 39.
    • MARQUES, L.O.C. . Representations of the Identity and Culture of Countryside Peoples in Elementary Schools Textbooks. In: II Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - EPOGELLI 2016 , 2016 , São Paulo. e Pós-Graduandos em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - EPOGELLI 2016. : , 2016. p. 20 - 20.
    • MARQUES, L.O.C. . New Literacies and English Teacher Education in the Jequitinhonha Valley - MG. In: I Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - EPOGELLI 2015 , 2015 , São Paulo. I Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - EPOGELLI. : , 2015. p. 2 - 2.
    • MARQUES, L.O.C. ; SANT'ANNA, P. A. . A Formação de Professores de Escolas do Campo no Vale do Jequitinhonha. In: IV Seminário Nacional do Pibid e XI Seminário de Iniciação à Docência da UFRN , 2014 , Natal. Anais do IV Seminário Nacional do Pibid e XI Seminário de Iniciação à Docência da UFRN. : , 2014.
    • MARQUES, L.O.C. ; BOTELHO, I. ; RIBEIRO, R. D. A. . O Papel dos Supervisores nas Ações do Pibid Diversidade e na Formação de Professores na Educação Básica. In: Anais do IV Seminário Nacional do Pibid e XI Seminário de Iniciação à Docência da UFRN , 2014 , Natal. IV Seminário Nacional do Pibid e XI Seminário de Iniciação à Docência da UFRN. : , 2014.
    • BOTELHO, I. ; VIEIRA, D. R. ; NOBRE, V. L. ; DIAS, Z. S. F. ; SOUTO, R. S. ; RIBEIRO, E. A. J. ; MARQUES, L.O.C. . O Pibid Diversidade na Escola Estadual São Domingos do Município de Virgem da Lapa - MG: Desafios e Perspectivas. In: Anais do V Encontro Institucional Pibid/UFVJM: Desafios e Contribuições para a Formação Docente , 2014 , Diamantina. V Encontro Institucional Pibid/UFVJM: Desafios e Contribuições para a Formação Docente. : , 2014.
    • MARQUES, L.O.C. . Novos Letramentos na Formação Inicial de Professores de Inglês no Contexto da Educação do Campo. In: II Seminário de Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa , 2013 , São Cristóvão. Anais: II Seminário de Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa. : , 2013.
    • MARQUES, L.O.C. ; CARVALHO, V. M. . Formação de Leitores na Educação do Campo. In: II Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão , 2013 , Diamantina. Anais da II Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão. : , 2013.
    • MARQUES, L.O.C. ; LOPES, E. F. . Levantamento do Patrimônio Cultural Material e Imaterial das Comunidades do Entorno da Escola Boa Sorte I. In: II Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão , 2013 , Diamantina. Anais da II Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão. : , 2013.
    • MARQUES, L.O.C. ; PORTO, S. F. . Resgatando as Cirandas na Educação do Campo. In: II Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão , 2013 , Diamantina. Anais da II Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão. : , 2013.
    • MARQUES, L.O.C. ; PEREIRA, U. M. . Práticas de Trabalho Interdisciplinar na Educação do Campo. In: II Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão , 2013 , Diamantina. Anais da II Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão. : , 2013.
    • MARQUES, L.O.C. ; SANTOS, J. A. . Novas Perspectivas no Ensino de Inglês na Escola Pública. In: II Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão , 2013 , Diamantina. Anais da II Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão. : , 2013.
    • MARQUES, L.O.C. ; FERRAZ, F. R. . Novena Literária Vai e Vem. In: II Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão , 2013 , Diamantina. Anais da II Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão. : , 2013.
    • MARQUES, L.O.C. ; PENHA, R. S. . O Teatro como Prática Pedagógica na Educação do Campo. In: II Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão , 2013 , Diamantina. Anais da II Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão. : , 2013.
    • MARQUES, L.O.C. ; OLIVEIRA, A. G. . Sons e ritmos na Educação do Campo. In: II Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão , 2013 , Diamantina. Anais da II Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão. : , 2013.
    • MARQUES, L.O.C. . PIBID Diversidade Almenara/MG: um relato de experiência. In: III Encontro Nacional das Licenciaturas / II Seminário Nacional do PIBID , 2012 , Maranhão. Anais do III Seminário Nacional das Licenciaturas / II Seminário Nacional do PIBID. : , 2012.
    • MARQUES, L.O.C. . Ensinando Inglês e Cidadania: um relato de experiência. In: IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores da Rede Pública , 2013 , Brasília. Anais do IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. : , 2013.
    • MARQUES, L.O.C. . A Criação do Centro de Idiomas da UFVJM. In: 1° Colóquio Internacional de Espanhol , 2012 , Diamantina. 1° Colóquio Internacional de Espanhol. : , 2012.
    • MARQUES, L.O.C. . O Livro Didático de Língua Estrangeira sob a Ótica das Teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos. In: II Jornada de Epistemologia da Pesquisa Científica , 2011 , Montes Claros. Caderno de Resumos da II Jornada de Epistemologia da Pesquisa Científica "Teorias da Educação, Pesquisa e Intervenção na Escola". : , 2011.
    • MARQUES, L.O.C. . Do Método da Gramática e Tradução ao Letramento Crítico: Um Panorama dos Processos de Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. In: 1o Encontro de Ciências Humanas da UFVJM , 2009 , Diamantina. Anais do 1o Encontro de Ciências Humanas da UFVJM. : , 2009.
    • MARQUES, L.O.C. . A Construção do Projeto Novos Letramentos de Diamantina, Minas Gerais: Análise de uma Experiência. In: II Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts , 2010 , São Paulo. II Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. : , 2010. p. 21 - 21.
    • MARQUES, L.O.C. ; MIGUEL, F. V. ; DUMONT, M. B. ; VIEIRA, A. V. ; OLIVEIRA, S. A. ; DE OLIVEIRA, M. F. . O Ensino Crítico de Línguas Estrangeiras na Escola Pública. In: Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da UFVJM , 2010 , Diamantina. Anais do Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da UFVJM. : , 2010. p. 69 - 73.
    • MARQUES, L.O.C. . Ser ou não ser nativo: eis (ainda) a questão?. In: II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso , 2007 , São Paulo. VIII ENIL. São Paulo : , 2007.
    • MARQUES, L.O.C. . A fala do professor de língua inglesa como língua estrangeira: representações e construção de identidades. In: 53º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo , 2005 , São Carlos. CD-ROM do 53º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. : , 2005.
    • MARQUES, L.O.C. . Os efeitos do discurso colonial britânico do século XIX no discurso do professor de língua inglesa como língua estrangeira: uma análise discursiva. In: IV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística , 2005 , Brasília. CD-ROm do IV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. : , 2005.
    • MARQUES, L.O.C. . Representação e identidade: uma análise de discurso de professores proficientes em língua inglesa. In: 1o Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo , 2006 , São Paulo. CD-ROM do 1o Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. : , 2006.
    • BEZERRA, Luciano ; CARMAGNANI, Ana Maria Grammatico ; MARQUES, L.O.C. ; LOPES, Carlos Renato . Construindo material didático para alunos do ensino médio: análise de uma experiência. In: XXI Jornada de Ensino de Língua Inglesa , 2005 , Sorocaba. Caderno de Resumos da XXI Jornada de Ensino de Língua Inglesa. : , 2005.
    • MARQUES, L.O.C. ; FERRAZ, F. R. ; CARVALHO, V. M. . Almanaque Saberes do Campo. Diamantina / MG : Gráfica da UFVJM , 2013 (Cartilha)
    • MARQUES, L.O.C. ; LOPES, E. F. ; FERRAZ, F. R. ; CARVALHO, V. M. ; PORTO, S. F. . Livro de Memórias: Pequenos Escritores, Grandes Memórias. Diamantina : Gráfica da UFVJM , 2014 (Cartilha)
    • MARQUES, L.O.C. ; SANTOS, J. A. ; BELLONE, E. B. A. . Ensinando Inglês e Cidadania na Escola Pública. Diamantina / MG : Gráfica da UVJM , 2013 (Cartilha)
    • MARQUES, L.O.C. . Parecerista Ad hoc da Revista X - UFPR. 2019 (Parecer)
    • MARQUES, L.O.C. . Parecerista Ad hoc da Revista X - UFPR. 2020 (Parecer)
    • MARQUES, L.O.C. . Parecerista Ad hoc da Revista Papéis - UFMS. 2018 (Parecer)
    • MARQUES, L.O.C. . Parecerista Ad hoc de Trabalhos Científicos da III Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão. 2014 (Parecer)
    • MARQUES, L.O.C. . Elaborador do Projeto Pedagógico de Curso da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. 2017 (Elaboracao_de_projeto)
    • MARQUES, L.O.C. . Elaborador do Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. 2014 (Elaboracao_de_projeto)
    • MARQUES, L.O.C. . Elaborador do Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. 2012 (Elaboracao_de_projeto)
    • MARQUES, L.O.C. . Parecerista Ad hoc de Projetos de Extensão PIBEX. 2012 (Parecer)
    • MARQUES, L.O.C. . Parecerista Ad hoc da Revista SCITIS. 2017 (Parecer)
    • MARQUES, L.O.C. . Parecerista Ad hoc da Revista Leitura - UFAL. 2014 (Parecer)
    • MARQUES, L.O.C. . Parecerista Ad hoc de Trabalhos Científicos da IV Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão. 2015 (Parecer)
    • MARQUES, L.O.C. . Coordenador de sessão de comunicações orais no evento 'The 5th International Conference on Multicultural Discourses: Multi-, Inter- or Trans- Cultural Communication: Reflections. 2017 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . Um olhar interdisciplinar sobre o ensino e aprendizagem de inglês no contexto de uma escola do campo. 2018 (Comunicacao)
    • MARQUES, L.O.C. . An interdisciplinary look at the teaching and learning of English in the context of a rural school. 2018 (Comunicacao)
    • MARQUES, L.O.C. . Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM: uma proposta intercultural de formação de educadores. 2018 (Comunicacao)
    • MARQUES, L.O.C. ; XAVIER, L. H. M. ; NOBRE, J. C. L. ; MIRANDA, G. N. ; CASTRO, C. H. S. . Práticas de letramento nos contextos da Educação do Campo - UFVJM e do IFNMG. 2017 (Comunicacao)
    • MARQUES, L.O.C. . Leituras Trans-formadoras no Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira no Contexto do Campo. 2017 (Comunicacao)
    • MARQUES, L.O.C. . Novos Letramentos e a formação de professores de inglês no Vale do Jequitinhonha - MG: desafios e perspectivas. 2016 (Comunicacao)
    • MARQUES, L.O.C. . Representations of the identity and culture of countryside peoples in elementary school textbooks. 2016 (Comunicacao)
    • MARQUES, L.O.C. ; DIAS, Z. S. F. ; NOBRE, V. L. ; VIEIRA, D. R. . Práticas de Ensino de Leitura e de Escrita no Pibid Diversidade. 2015 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . New Literacies and English Teacher Education in the Jequitinhonha Valley - MG. 2015 (Comunicacao)
    • MARQUES, L.O.C. ; LOVO, I. C. . Práticas Pedagógicas, Sujeitos do Campo e Identidade. 2015 (Conferência)
    • MARQUES, L.O.C. ; SOUTO, R. S. ; NOBRE, V. L. ; TEIXEIRA, A. S. . Caracterização das Comunidades Atendidas pela Escola Estadual São Domingos de Virgem da Lapa - MG. 2015 (Comunicacao)
    • MARQUES, L.O.C. ; VIEIRA, D. R. ; RIBEIRO, E. A. J. ; FERREIRA, J. S. . Sequências Didáticas: Uma Proposta Pedagógica para o Ensino de Leitura e Produção de Gêneros Textuais Diversos na Escola Estadual São Domingos. 2015 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. ; BOTELHO, I. ; RIBEIRO, R. D. A. . O Papel dos Supervisores nas Ações do Pibid Diversidade e na Formação de Professores na Educação Básica. 2014 (Seminário)
    • MARQUES, L.O.C. ; SANT'ANNA, P. A. . A Formação de Professores de Escolas do Campo no Vale do Jequitinhonha. 2014 (Seminário)
    • MARQUES, L.O.C. ; BOTELHO, I. ; NOBRE, V. L. ; VIEIRA, D. R. ; SOUTO, R. S. ; DIAS, Z. S. F. ; RIBEIRO, E. A. J. . O Pibid Diversidade na Escola Estadual São Domingos do Município de Virgem da Lapa - MG: Desafios e Perspectivas. 2014 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. ; CARVALHO, V. M. . Formação de Leitores na Educação do Campo. 2013 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. ; LOPES, E. F. . Levantamento do Patrimônio Cultural Material e Imaterial das Comunidades do Entorno da Escola Boa Sorte I. 2013 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. ; PORTO, S. F. . Resgatando as Cirandas na Educação do Campo. 2013 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. ; PEREIRA, U. M. . Práticas de Trabalho Interdisciplinar na Educação do Campo. 2013 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. ; SANT'ANNA, P. A. . Pibid Diversidade: Trajetórias Formativas de Educação do Campo. 2013 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. ; PORTO, S. F. ; FERRAZ, F. R. ; OLIVEIRA, A. G. ; LOPES, E. F. . Atividades Iniciais do Pibid Diversidade na Escola Rural Boa Sorte 1 em Almenara / MG. 2012 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. ; DAMASCENO, A. P. ; CARVALHO, V. M. ; LIMA, J. F. ; PEREIRA, U. M. . Atividades Iniciais do Pibid Diversidade na Escola Rural Boa Sorte 2 em Almenara / MG. 2012 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . Novos Letramentos na Formação Inicial de Professores de Inglês no Contexto da Educação do Campo. 2013 (Seminário)
    • MARQUES, L.O.C. . Novos Letramentos e Multiletramentos no ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2013 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . A formação de professores de inglês de escolas do campo na perspectiva dos Novos Letramentos e Multiletramentos. 2014 (Seminário)
    • MARQUES, L.O.C. . Novas Perspectivas na Formação de Professores de Inglês na Rede Pública. 2013 (Conferência)
    • MARQUES, L.O.C. . Do Método da Gramática e Tradução ao Letramento Crítico: um panorama dos processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. 2009 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . PIBID Diversidade Almenara/ MG: um relato de experiência. 2012 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . Ensinando Inglês e Cidadania: um relato de experiência. 2013 (Congresso)
    • MARQUES, L.O.C. . Outras Questões Relevantes Emergiram Durante a Investigação? Quais?. 2012 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . O Uso de Blogs na Formação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: Relato de Experiência. 2012 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . A Criação do Centro de Idiomas da UFVJM. 2012 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . Novos Letramentos na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras. 2011 (Simposio)
    • MARQUES, L.O.C. . Novos Letramentos e Multiletramentos na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: um Relato de Experiência. 2011 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. ; VIEIRA, A. V. . O Ensino Crítico de Línguas Estrangeiras na Escola Pública de Diamnantina. 2010 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . O Livro Didático de Língua Estrangeira sob a Ótica das Teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos. 2011 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. ; DE OLIVEIRA, M. F. ; DUMONT, M. B. ; MIGUEL, F. V. C. ; VIEIRA, A. V. . O Ensino Crítico de Línguas Estrangeiras na Escola Pública. 2010 (Seminário)
    • MARQUES, L.O.C. . A Construção do Projeto Novos Letramentos de Diamantina, Minas Gerais: Análise de uma Experiência. 2010 (Seminário)
    • MARQUES, L.O.C. . Tempos Verbais em Inglês para Iniciantes. 2008 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . Representações Culturais do Professor de Inglês em Escolas de Idiomas. 2007 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . Ser ou Não Ser Nativo: Eis (Ainda) a Questão?. 2007 (Simposio)
    • MARQUES, L.O.C. . Representações Culturais sobre o Brasileiro e o Nativo de Língua Inglesa no Discurso de Pofessores de Inglês de Escolas de Idiomas. 2007 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . Os Efeitos do Discurso Colonial Britânico do Século XIX no Discurso do Professor de Língua Inglesa como Língua Estrangeira: uma Análise Discursiva. 2005 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . English Lessons with Fun. 2006 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . Representação e Identidade: uma Análise de Discurso de Professores Proficientes na Língua Inglesa. 2006 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . A Fala do Professor de Língua Inglesa como Língua Estrangeira: Representações e Construção de Identidades. 2005 (Seminário)
    • CARMAGNANI, Ana Maria Grammatico ; LOPES, Carlos Renato ; MARQUES, L.O.C. . Construindo Material Didático para Alunos do Ensino Médio: Análise de uma Experiência. 2005 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . Os Efeitos do Discurso Colonial Britânico do Século XIX no Discurso do Professor de Língua Inglesa como Língua Estrangeira: uma Análise Discursiva. 2005 (Congresso)
    • MARQUES, L.O.C. . A Fala do Professor de Língua Inglesa em Sala de Aula: uma Análise Discursiva das Representações Culturais. 2003 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . Tricks of the Trade. 1999 (Outra)
    • MARQUES, L.O.C. . I Encontro de Ciências Humanas da UFVJM. 2009 (Bacharelado em Humanidades / UFVJM)
    • MARQUES, L.O.C. . III Simpósio de Extensão da UFVJM: Consolidação das Políticas de Extensão e Cultura da UFVJM. 2011 (UFVJM)
    • MARQUES, L.O.C. . I Seminário de Formação de Professores de Inglês da Rede Pública de Diamantina. 2013 (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK)
    • MARQUES, L.O.C. ; XAVIER, L. H. M. ; NOBRE, J. C. L. ; CASTRO, C. H. S. . Encontros Formativos. 2016 (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)
    • ARAUJO, A. ; NASCIMENTO, A. K. ; COTRIM, A. ; MATTOS, A. M. A. ; FERRAZ, D. ; LANDIM, D. ; REIS, E. I. ; PARDO, F. ; DELLOLIO, F. ; SANTOS, G. N. ; ADAMI, G. ; MARTINEZ, J. Z. ; JUCA, L. ; FERRARI, L. ; MARQUES, L.O.C. ; SOUZA, L. M. T. M. ; MOR, Walkyria Monte . V International Conference on Multicultural Discourses. 2016 (Universidade de São Paulo, Hangzhou Normal University e Zhejiang University)
    • MARQUES, L.O.C. ; MOR, Walkyria Monte ; SOUZA, L. M. T. M. . II Encontro do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia - Formação de Professores de Línguas em Contextos Plurais. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • MARQUES, L.O.C. ; SOUZA, L. M. T. M. ; MOR, Walkyria Monte . III Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia - Ciclo II: Práticas de Letramentos na Formação de Professores de Línguas. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • LEMES, A. F G. ; CASTRO, C. H. S. ; VIEIRA, N. C. F. ; SANTOS, R. B. ; MARQUES, L.O.C. . VII Seminário de Estágio da Licenciatura em Educação do Campo. 2019 (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)
    • MOR, Walkyria Monte ; SOUZA, L. M. T. M. ; MARQUES, L.O.C. . IV Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia / Ciclo II - Os Estudos de Letramentos e o Contexto Brasileiro: Expandindo Interpretações. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • MARQUES, L.O.C. . Formação de Professores de Línguas Estrangeiras nas Teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos. 2011 (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM)
    • MARQUES, L.O.C. . Módulo Basic 1 do Curso de Difusão English On Campus. 2005 (Departamento de Letras Modernas da FFLCH, USP)
    • MARQUES, L.O.C. . Módulos Basic III e Pre-Intermediate I do Curso de Difusão Cultural English On Campus. 2004 (Departamento de Letras Modernas da FFLCH, USP)
    • MARQUES, L.O.C. . Módulos Basic I e Advanced L do Curso de Difusão English On Campus. 2004 (Departamento de Letras Modernas da FFLCH, USP)
    • MARQUES, L.O.C. . Módulos Intermediate II e Advanced I do Curso de Difusão English On Campus. 2003 (Departamento de Letras Modernas da FFLCH, USP)
    • MARQUES, L.O.C. . Módulo Basic III do Curso de Difusão English On Campus. 2003 (Departamento de Letras Modernas da FFLCH, USP)
    • MARQUES, L.O.C. . Módulo Advanced II do Curso de Difusão English On Campus. 2002 (Departamento de Letras Modernas da FFLCH, USP)
    • MARQUES, L.O.C. . Módulo Basic II do Curso de Difusão English On Campus. 2002 (Departamento de Letras Modernas da FFLCH, USP)
    • MARQUES, L.O.C. . Módulo Basic III do Curso de Difusão English On Campus. 2002 (Departamento de Letras Modernas da FFLCH, USP)
    • MARQUES, L.O.C. . Módulo Advanced II do Curso de Difusão English On Campus. 2001 (Departamento de Letras Modernas da FFLCH, USP)
    • MARQUES, L.O.C. . Conversação em Inglês em Nível Avançado. 2001 (Departamento de Letras Modernas da FFLCH, USP)
    • MARQUES, L.O.C. . Módulos Intermediate I e Conversation do Curso de Difusão Cultural English On Campus. 2000 (Departamento de Letras Modernas da FFLCH, USP)
    • MARQUES, L.O.C. . Módulos Basic II, Intermediate I e Advanced I do Curso de Difusão English On Campus. 2000 (Departamento de Letras Modernas da FFLCH, USP)
    • MARQUES, L.O.C. . Módulos Pre-Intermediate I e Intermediate II do Curso de Difusão English On Campus. 1999 (Departamento de Letras Modernas da FFLCH, USP)
    • MARQUES, L.O.C. . Módulos Pre-Intermediário II e Avançado I do Curso English On Campus. 1999 (Departamento de Letras Modernas da FFLCH, USP)
    • MARQUES, L.O.C. . Módulo Basic I do Curso de Difusão English On Campus. 2006 (Departamento de Letras Modernas da FFLCH)
    • MARQUES, L.O.C. . Língua Portuguesa: Ecoturismo e Cultura no Alto Vale do Jequitinhonha. 2010 (Diretoria de Relações Internacionais da UFVJM)
    • MARQUES, L.O.C. . Módulo Advanced II do Curso de Difusão English On Campus. 2005 (Departamento de Letras Modernas da FFLCH, USP)
    • BEZERRA, Luciano ; CARMAGNANI, Ana Maria Grammatico ; LOPES, Carlos Renato ; MARQUES, L.O.C. ; MOR, Walkyria Monte . Pró-Universitário Módulo 1 Inglês. 2004 (Apostilas de curso)
    • BEZERRA, Luciano ; CARMAGNANI, Ana Maria Grammatico ; LOPES, Carlos Renato ; MARQUES, L.O.C. ; MOR, Walkyria Monte . Pró-Universitário Modulo 2 Inglês. 2004 (Apostila de curso)
    • BEZERRA, Luciano ; CARMAGNANI, Ana Maria Grammatico ; LOPES, Carlos Renato ; MARQUES, L.O.C. ; MOR, Walkyria Monte . Pró-Universitário Módulo 3 Inglês. 2004 (Apostila de curso)
    • BEZERRA, Luciano ; CARMAGNANI, Ana Maria Grammatico ; LOPES, Carlos Renato ; MARQUES, L.O.C. ; MOR, Walkyria Monte . Pró-Universitário Módulo 4 Inglês. 2004 (Apostila de curso)
    • CARMAGNANI, Ana Maria Grammatico ; LOPES, Carlos Renato ; MARQUES, L.O.C. ; MOR, Walkyria Monte . Pró-Universitário Módulo 5 Inglês. 2004 (Apostila de curso)
    • MARQUES, L.O.C. ; NOBRE, J. C. L. . Leitura e Produção de Textos na Educação do Campo: Fomentando Discussões e Criando Possibilidades. 2017 (Apostiladecurso)
    • CARMAGNANI, Ana Maria Grammatico ; LOPES, Carlos Renato ; MARQUES, L.O.C. ; MOR, Walkyria Monte . Pró-Universitário Módulo 6 Inglês. 2004 (Apostila de curso)
    • Nome do projeto: Ensinando Inglês e Cidadania (2012 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARQUES, L.O.C. , SANT'ANNA, P. A. .
      Descrição: Este projeto teve como objetivo capacitar professores e futuros professores de língua inglesa para promover educação inclusiva e crítica por meio do ensino e aprendizagem dessa língua na escola pública. Foram realizados encontros, oficinas, palestras e seminários para professores de língua inglesa, estudantes e público em geral. Além da organização desses eventos, foram produzidos um acervo de planos de ensino e material didático-pedagógico para ensino e aprendizagem de língua inglesa, um folder e uma cartilha com atividades didático-pedagógicas para o ensino e aprendizagem de língua inglesa.
    • Nome do projeto: Subprojeto PIBID Diversidade Almenara / MG (2012 - 2013
      Natureza: Outra
      Integrantes: MARQUES, L.O.C. .
      Descrição: Teve como finalidade instrumentalizar professores em formação para o desenvolvimento de práticas pedagógicas articuladas com saberes locais; capacitá-los na metodologia participativa de investigação científica para a construção e avaliação de instrumentos e de práticas pedagógicas; envolvê-los na discussão de temas curriculares e temas transversais relacionados aos anos finais do ensino fundamental e proporcionar-lhes a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. As atividades previstas focalizaram três eixos transversais ? trabalho e consumo, saúde e pluralidade cultural ? relacionados aos conteúdos programáticos do 6º ao 9º anos. Em Almenara, as escolas municipais Boa Sorte 1 e Boa Sorte 2 foram selecionadas para participar no programa.
    • Nome do projeto: Formação de Professores nas Teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos: o ensino crítico de línguas estrangeiras na escola pública de Diamantina (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARQUES, L.O.C. , MIGUEL, F. V. C. .
      Descrição: Este projeto associou-se ao Projeto Nacional Formação de Professores nas Teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos sob a coordenação geral da Profa. Dra. Walkyria Monte Mor e do Prof. Dr. Lynn Mario de Souza, do DLM-FFLCH da Universidade de São Paulo. O objetivo deste foi aprofundar os estudos que vinculam a universidade à educação básica, com o foco no ensino de línguas estrangeiras nas escolas públicas. O projeto teve como pressupostos teóricos os estudos sobre novos letramentos e multiletramentos. Tendo em vista a relevância de projetos ancorados nessa perspectiva teórica, foi criado um núcleo-parceiro em Diamantina (MG), composto por este pesquisador, alunos do Bacharelado em Humanidades e professores de inglês de escolas públicas locais.
    • Nome do projeto: Formação de professores de línguas no contexto do Vale do Jequitinhonha (2015 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARQUES, L.O.C. , XAVIER, L. H. M. , CASTRO, C. H. S. .
      Descrição: Esta pesquisa teve como foco, em especial, elementos do processo formativo de estudantes de graduação do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM na área de linguagens e códigos, pensando em seu cenário de atuação em potencial, ou seja, contextos educativos do campo, entre os quais a rede pública de ensino. Refletiu-se sobre concepções de língua e linguagem e ensino/aprendizagem de línguas presentes ou não que esses graduandos traziam para os contextos de diálogo, debate e estudo de língua, bem como a reflexão dos estudantes a respeito da visão de língua e linguagem presente em contextos potenciais de atuação profissional. Nesse cenário, o projeto buscou contribuir para a formação inicial e continuada desses graduandos e professores, buscando compreender melhor quais são os sujeitos concretos e suas realidades cotidianos, além de refletir sobre modos de trabalhar diferentes premissas e epistemologias ligadas a linguagem e educação. Durante o processo, observou-se que uma grande demanda seria a de uma produção acadêmica e de recursos didáticos mais autoral e localizada no contexto de atuação da LEC-UFVJM, bem como a necessidade de incentivar os licenciandos a se inserirem em circuitos dialógicos concretos de uso da língua vinculados a práticas letradas acadêmicas.
    • Nome do projeto: Subprojeto PIBID Diversidade Virgem da Lapa / MG (2014 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: MARQUES, L.O.C. .
      Descrição: O subprojeto visa causar um impacto positivo na formação de futuros professores do ensino fundamental e médio de escolas rurais por meio da implementação de práticas didático-pedagógicas inovadoras. O subprojeto conta com 08 alunos da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM e está em andamento na Escola Estadual São Domingos, localizada na zona rural do município de Virgem da Lapa, situado no vale do Jequitinhonha, região ao norte de Minas Gerais.
    • Nome do projeto: Novos Letramentos, multiletramentos e ensino de línguas (2009 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARQUES, L.O.C. , MATTOS, A. M. A. , WELP, A. , SARMENTO, S. , MELLO, D. , BRANDAO, M. H. V. , JORGE, M. , KINDERMAN, C. E. , COSTA, K. , FIOROT, L. F. O. , ZENOBIO, L. F. S. , ROCHA, C. H. , GATTOLIN, S. , MOR, Walkyria Monte , COSTA, M. A. M. , TAVARES, R. , MACIEL, R. , BRAGA, D. B. , ZACCHI, V. J. , DUBOC, A. P. M. , TAKAKI, N. H. , TAGATA, W. M. , WIELEWICHI, V. H. G. , JORDAO, C. M. , SOUZA, L. M. T. M. , PETERSON, A. A. A. .
    • Nome do projeto: Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARQUES, L.O.C. , JORGE, M. , ROCHA, C. H. , ZENOBIO, L. F. S. , FIOROT, L. F. O. , COSTA, K. , KINDERMAN, C. E. , JESUS, D. M. , CARBONIERE, D. , PESSOA, R. R. , WINDLE, J. , SILVESTRE, V. P. V. , GOES, D. , SILVA, R. B. , XAVIER, L. H. M. , SORTE, P. R. B. , FACANHA, M. A. V. , SOUZA, M. A. , MATTOS, A. M. A. , GATTOLIN, S. , MOR, Walkyria Monte , FERRAZ, D. M. , SOUZA, L. M. T. M. , JORDAO, C. M. , WIELEWICHI, V. H. G. , TAGATA, W. M. , TAKAKI, N. H. , DUBOC, A. P. M. , ZACCHI, V. J. , BRAGA, D. B. , COSTA, M. A. M. , FESTINO, C. G. , ABRAAO, M. H. V. , MIZAN, S. , MACIEL, R. , TAVARES, R. , IFA, S. , SILVA, S. B. , BARROS, A. L. E. C. .
    • MARQUES, L.O.C. ; OLIVEIRA, A. G. ; DAMASCENO, A. P. ; LOPES, E. F. ; FERRAZ, F. R. ; LIMA, J. F. ; PORTO, S. F. ; CARVALHO, V. M. ; PENHA, R. S. . PIBID Diversidade Almenara / MG: Escola Municipal Boa Sorte 1 e Boa Sorte 2. 2012 - Folder
    • MONTEIRO, A. ; MARQUES, L.O.C. ; OLIVEIRA, L. . Prova de Língua Inglesa da Seleção Seriada SASI. 2010 - Prova de língua inglesa
    • MARQUES, L.O.C. ; MONTEIRO, A. ; OLIVEIRA, L. . Prova de Língua Inglesa da Seleção Seriada SASI. 2011 - Prova de língua inglesa
    • MARQUES, L.O.C. . Exame de Seleção para Mestrado Profissional em Ensino e Saúde (ENSA). 2019 - Elaboração de prova de proficiência em língua inglesa para exame de seleção
    • MARQUES, L.O.C. . Exame de Seleção para Mestrado Profissional em Saúde e Educação. 2011 - Elaboração de prova de proficiência em língua inglesa para exame de seleção
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Plena Em Letras Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Bacharelado Em Letras Inglês Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
      • Curso: Bacharelado Em Administração de Empresas
        Nome da Instituição: Universidade de Brasília
        Título: Estágio Supervisionado de Administração de Empresas - Telebrasília: Seção Administrativa do Interior
        Ano de conclusão: 1989
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Escola de Idiomas Yázigi:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1990 - 1992 ).
        Outras informações: Professor de Inglês
    • Escola de Idiomas English At Seven:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1992 - 1993 ).
        Outras informações: Professor de Língua Inglesa
    • Centro Educacional Joâo Paulo I S C Ltda:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Professor de Língua Inglea
    • Escola de Idiomas Cel Lep:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2006 ).
        Outras informações: Professor de inglês
    • Universidade Paulista:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2009 ).
        Outras informações: professor
    • Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1994 - 1998 ).
        Outras informações: Mutiplicador na filial Itaim da Cultura Inglesa - Projeto Reflective Teaching para treinamento de professores, Examinador oral de exames de Cambridge (KET, PET e FCE), Professor de inglês de cursos preparatórios para exames de Cambridge (FCE, CAE e Oxford Higher)
        Outras informações: Professor de inglês
    • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).