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Daniel Marcolino Claudino de Sousa

    • Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Concluíu o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, área de Estética, da Universidade de São Paulo, com dissertação sobre a Diluição da Autoria na Trilogia de Koker, de Abbas Kiarostami. Atualmente é aluno de doutorado da FE-USP, com bolsa FAPESP. Foi educador do Programa de Formação de Professores da Faculdade de Educação da USP. Desenvolveu vários projetos na área de cinema, relacionando-o com a educação, bem como na produção de roteiro e na feitura de filmes, além de outros relacionados à leitura e à literatura. Foi bolsista da Capes.

       

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  • Livros publicados: 1
    • SOUSA, D. M. C. . Toda uma vida. São Paulo : Scotercci ISBN 978-85-366-1460-1, 2009 . 66p. ISBN: 9788536614458.
    • SOUSA, D. M. C. . A Literatura e a Diluição do Autor Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 9 , p. 113 - , 2010. ISSN: 15196186.
    • SOUSA, D. M. C. ; MARTINS, F. C, . A Ágora Persa: Considerações sobre o Teatro na República Islâmica do Irã Revista aParte XXI , v. 5 , p. 174 - , 2012. ISSN: 21799555.
    • SOUSA, D. M. C. . The Dissolution of Authorship in the Koker Trilogy, by Abbas Kiarostami. FILM AND MEDIA 2011: The First Annual London Film and Media Conference, v. , p. - , 2012.
    • SOUSA, D. M. C. ; CHADAREVIAN, P. . No Irã, nem tudo é o que parece . Opera Mundi , , . .
    • SOUSA, D. M. C. ; MARTINS, F. C, . Um (des)construção do Irã: discursos e estereótipos . Jornal da USP , São Paulo , 23 abr. 2012.
    • SOUSA, D. M. C. . Iran Onscreen: Truth through the prism . Tehran Bureau , , . .
    • SOUSA, D. M. C. ; MARTINS, F. C, . Tão longe, tão perto: a cultura iraniana dentro e fora de suas fronteiras . Cartaz , Florianópolis (SC) , 01 mar. 2011.
    • SOUSA, D. M. C. . Apresentação do Cinema . Revista do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho , São Luis-MA , 10 out. 2004.
    • SOUSA, D. M. C. . A Camareira do Titanic . Jornal Pequeno , São Luis-MA , . .
    • MARTINS, F. C, ; SOUSA, D. M. C. . Filmes iranianos e gêneros ocidentais: equívocos e estereótipos. In: XVII Encontro Internacional SOCINE , 2013 , Florianópolis - SC. XVII Encontro Socine: a sobrevivência das imagens. Caderno de Resumos. : , 2013. p. 16 - 16.
    • MARTINS, M. C. ; SOUSA, D. M. C. ; SANTOS, R. M. B. . Programa de formação de professores da Faculdade de Educação da USP: o estágio em debabe. In: XI Congresso Brasileiro de Educação - EDUCERE 2013 , 2013 , Curitiba - PR. Anais do XI Congresso Nacional de Educação. : , 2013.
    • SOUSA, D. M. C. . The Dissolution of Authorship in the Koker Trilogy, by Abbas Kiarostami. In: London Film and Media Conference 2011 , 2011 , Londres. London Film and Media 2011. : , 2011.
    • SOUSA, D. M. C. . The Dissolution of Authorship in Through the Olive Trees. In: Film-Philosophy Conference 2011 , 2011 , Liverpol. Film-Philosophy Conference 2011. : , 2011.
    • SOUSA, D. M. C. . A Ética do Discurso de Habermas. In: Anais de Publicação de Resumos/Universidade Federal do Maranhão , 2001 , São Luis. Anais de Publicação de Resumos/Universidade Federal do Maranhão. São Luis : Universidade Federal do Maranhão, 2001.
    • SOUSA, D. M. C. . A Ética do Discurso de Habermas. In: Anais de Publicação de Resumos , 2000 , São Luis-MA. Anais de Publicação de Resumos/Universidade Federal do Maranhão. São Luis : Universidade Federal do Maranhão, 2000.
    • SOUSA, D. M. C. . Dia de Coelho. : , 2013 (Crônica)
    • SOUSA, D. M. C. . Concurso para Orientador de Arte Dramática. 2010 (Assessoria)
    • SOUSA, D. M. C. . Programa de Acompanhamento de Estágio da FEUSP. 2010 (Assessoria)
    • MARTINS, F. C, ; SOUSA, D. M. C. . Filmes iranianos e gêneros ocidentais: equívocos e estereótipos. 2013 (Conferência)
    • MARTINS, M. C. ; SOUSA, D. M. C. ; SANTOS, R. M. B. . Programa de formação de professores da Faculdade de Educação da USP: o estágio em debabe. 2013 (Conferência)
    • SOUSA, D. M. C. . Authorship and Censorship in the Cinema of Abbas Kiarostami. 2011 (Congresso)
    • SOUSA, D. M. C. . A Linguagem do Cinema. 2009 (Conferência)
    • SOUSA, D. M. C. . O Cinema na Escola: uma forma de escrever?. 2009 (Comunicacao)
    • SOUSA, D. M. C. . Formação de Professores: uma experiência com licenciandos da FEUSP. 2009 (Comunicacao)
    • SOUSA, D. M. C. . Arte e Realidade. 2009 (Outra)
    • SOUSA, D. M. C. ; MACHADO, F.C. . Festival Internacional de Cinema do Maranhão. 2003 (LUME Produções)
    • SOUSA, D. M. C. ; MARTINS, F. C, . Encontro Diversidade e Educação na EMEF Desembargador Amorim Lima. 2010 (Programa USP Diversidade)
    • SOUSA, D. M. C. . Encontro de Estágios da FEUSP. 2010 (Programa de Acompanhamento de Estágio da FEUSP)
    • SOUSA, D. M. C. ; MARTINS, F. C, . Cultura e Gênero no Irã Contemporâneo. 2012 (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo)
    • SOUSA, D. M. C. . Universidade e Escola Pública: desafios e perspectivas da educação pública no Estado de São Paulo. 2011 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP)
    • SOUSA, D. M. C. . Arte e Realidade. 2009 (Teatro Arthur Azevedo)
    • SOUSA, D. M. C. . O Esquartejamento da realidade pelo olhar da personagem machadiana. 2001 (Universidade Federal do Maranhão)
    • SOUSA, D. M. C. . O Cinema e a Escola na (re) Construção do Olhar. 2005 (Universidade Regional do Cariri)
    • Nome do projeto: A Dissolução do Autor na Trilogia de Koker, de Abbas Kiarostami (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, D. M. C. .
      Descrição: Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo a análise estética da Trilogia de Koker, de Abbas Kiarostami, em especial do filme Através das Oliveiras, investigando os efeitos da tematização que o cinema faz de si próprio ao apresentar um filme dentro de outro, intencionalmente ?quebrando? a ficção em prol de uma suposta comunicação mais direta com o espectador, o que geraria neste a sensação de diferentes níveis de realidade. Essa discussão passa pelo tema da morte ou diluição da autoria a partir de autores como Derrida, Barthes e Foucault. Lança-se no encalço do Autor moderno, constituído segundo Adorno desde o Dom Quixote, de Cervantes, autor não absoluto, desinformado do destino de seus personagens e que, por isso, inclui no relato romanesco recursos (inclusive a metalinguagem) que passem a evidenciar aspectos de verossimilhança para se fazer crível ao novo leitor. Nessa discussão, emergem questões relacionadas ao ?fim? da narrativa e da arte, a recepção do cinema iraniano, e o embaralhamento dos registros ?documental? e ?ficcional?. Por fim, revela as possibilidades de se contar uma história na contemporaneidade. Em 2011, foi realizada viagem de campo à República Islâmica do Irã, onde o pesquisador permaneceu por 50 dias.
    • Nome do projeto: O CINEMA NA ESCOLA: ASPECTOS PARA UMA (DES)EDUCAÇÃO (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, D. M. C. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo examinar as questões do empobrecimento da experiência (Benjamin) e do empobrecimento do repertório de imagens (Adorno) no uso que se faz do cinema na escola sustentado por um discurso pedagógico hegemônico que especifica/atribui o lugar do cinema no universo escolar. Numa perspectiva (des)educativa a cinematografia de Jean-Luc Godard (Acossado, Viver a Vida e O Desprezo) confronta o lugar atribuído ao cinema, que concebe seu uso com fins ?educativos?. Tal perspectiva não ?evita a realidade aleatória e aberta? (Foucault) nem se constitui de elucubrações distantes da chamada realidade; entende, sim, que o presente em que se constitui o filme (Bazin) opera aí encaminhamentos múltiplos, pois a noção de acontecimento estrutura sua concepção de realidade, na medida em que tal noção não é redutível ao formato ?didático?, mas solapa o poder e as ordenações das disposições escolares. Ao se utilizar dos chamados filmes ?realistas?, baseados em ?fatos reais ou históricos?, o discurso pedagógico hegemônico, a despeito da discussão sobre o destronamento do sujeito metafísico (perda da perspectiva histórica unitária), fortalece-o e, por meio da ênfase na imagem como ilustração, promove um modo de aprendizagem que toma o ?conteúdo? da obra como objeto central, moralizando-a e compreendendo a reprodução mimética como função educativa primeira. Estas são questões que este projeto pretende investigar, e, para tanto, considerará textos de toda uma literatura produzida sobre o assunto, os da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que regulamentam a entrada do cinema na escola e a fala dos professores quanto ao lugar do cinema no contexto escolar. Palavras-chave: Experiência. Cinema. Escola. Benjamin. Adorno. Filosofia.
    • Nome do projeto: A Ética do Discurso de Habermas (1999 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, D. M. C. .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica orientado pelo Prof. Dr. Bartolomeu Silva na Universidade Federal do Maranhão.
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Maranhão
        Título: A possibilidade de inexistência de limites entre Filosofia e Literatura
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Serviço Social
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Maranhão
        Ano de conclusão: 1996
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Licenciatura em Educomunicação
        Nome da Instituição: ECA - USP
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Colégio São Francisco de Assis:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Professor de Filosofia
    • Escola Estadual Buenos Aires:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Gerência de aulas da disciplina de Filosofia e desenvolvimento dos projetos 'Cinema na Escola', 'Jornal Impresso' e 'Rádio na Escola', além de atividades pedagógicas com outros professores.
        Outras informações: Professor de Filosofia OFA
    • Olhar Imaginário:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Desenvolvimento de pesquisa em bairro periférico de São Paulo (Itaquera) com vistas à construção de projeto e de roteiro, ambs finalizados e em concurso pela Secretaria do Estado.
        Outras informações: Pesquisador/Roteirista
    • E.E.Profa. Maria Ribeiro Guimarães BUeno:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Desenvolveu também projeto que relaciona Filosofia, Cinema e Literatura.
        Outras informações: Efetivo do quadro Prof. de Filosofia
    • Faculdade de Educação da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2012 ).
        Outras informações: Atividades de orientação a estagiários das licenciaturas da FEUSP e desenvolvimento de projetos relacionados à educação.
        Outras informações: Educador
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2011 ).
        Outras informações: Mestrando
    • Universidade Federal do Maranhão:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Aluno
    • Revista V@rvItu ? Revista de Ciência, Tecnologia e Cultura da FATEC Itu:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Parecerista da Revista: ISSN 2316-2287.