Não autenticado |

Eduardo Januario

    • Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA). Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Doutor e Mestre em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP); Especialista em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Licenciado em História. Professor de História e Diretor de Escola pública(2006-2013). Formador de Professores na Secretaria Municipal de São Paulo (2014-2016). Foi bolsista CNPq (mestrado) e Capes (doutorado).Atualmente é pesquisador do Laboratório de Economia Política e História Econômica da Universidade de São Paulo (LEPHE-USP) na área de Política Educacional, Finanças Públicas e Relações Étnico-Raciais e do Grupo Fateliku da Faculdade de Educação, atuando na linha de pesquisa de Políticas Públicas, Financiamento Educacional e Gestão Democrática da Escola Pública, com ênfase nas escolas de periferias.

       

      Links:    

    • JANUÁRIO, EDUARDO . Políticas de Educação para as Relações Étnico-raciais na cidade de São Paulo: aspectos do Estado neocolonial.. São Paulo : Eiros, 2024 . 200p. ISBN: 6599610455.
    • JANUARIO, E. . Aula vaga: uma história do financiamento educacional e do desperdício de capital humano no Estado de São Paulo (1986-2002). São Paulo : Pensante, 2021 . 343p. ISBN: 9786599312755.
    • DIAS, L. R. ; JANUARIO, E. ; PEREIRA, N. S. ; OLIVEIRA, W. T. F. ; TRIPODI, Z. F. . Racismo, Educação Infantil e Desenvolvimento na Primeira Infância.. São Paulo : Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, 2021 . 62p. ISBN: 9786599606526.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 6
    • SILVA, R. ; JANUARIO, E. ; PEREIRA JUNIOR, P. R. C. . O financiamento da educação e medidas socioeducativas em espaços de privação de liberdade, Bahia e São Paulo, 2008-2020 OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 22 , p. e3672 - , 2024. ISSN: 16968352.
    • TRIPODI, Z. F. ; DELGADO, Victor M.S. ; JANUARIO, E. . AÇÃO AFIRMATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SUBSÍDIOS À MEDIDA DE EQUIDADE DO FUNDEB EDUCAÇÃO & SOCIEDADE , v. 43 , p. 1 - , 2022. ISSN: 16784626.
    • JANUARIO, E. . Política de combate à desigualdade racial e política educacional, Cidade de São Paulo - 2004-2018 REVISTA PARLAMENTO & SOCIEDADE , v. 8 , p. 137 - 155 , 2020. ISSN: 23184248.
    • JANUÁRIO, EDUARDO . Aspectos histórico-econômicos das relações étnico-raciais no Brasil: um método para a formação de educadores para Educação das Relações Étnico-Raciais na cidade de São Paulo EDUCAÇÃO & SOCIEDADE , v. 8 , p. 56 - 79 , 2015. ISSN: 16784626.
    • JANUARIO, E. . Abdias do Nascimento: O negro militante EDUCAÇÃO & SOCIEDADE , v. 4 , p. 97 - 110 , 2012. ISSN: 16784626.
    • JANUÁRIO, EDUARDO . Abdias do Nascimento: Aspectos Históricos de um Militante Negro EDUCAÇÃO & SOCIEDADE , v. 4 , p. 35 - 43 , 2011. ISSN: 16784626.
    • JANUARIO, E. ; DIAS, C. C. . Rap?ensando a Educação: Paulo Freire e a práxis antirracista. Paulo Freire e a educação popular: esperançar em tempos de barbárie, v. 1, p. 83 - , 2022.
    • JANUARIO, E. . O modelo econômico brasileiro e os impactos da Covid-19: reflexão para gerar ação . Carta Capital , , 27 mar. 2020.
    • TRIPODI, Z. F. ; JANUARIO, E. ; OLIVEIRA, R. S. ; GOIS, A. . Regulamentação do novo Fundeb: por que o ?R? do VAAR deve ser traduzido como Raça? . O Globo , https://blogs.oglobo.globo.com , 06 out. 2020.
    • TRIPODI, Z. F. ; JANUARIO, E. ; OLIVEIRA, R. S. . O Novo Fundeb e a questão racial. . Portal Geledés , https://www.geledes.org.br , 05 out. 2020.
    • TRIPODI, Z. F. ; JANUARIO, E. ; OLIVEIRA, R. S. . O Novo Fundeb e a questão racial . Jornal GGN , , 05 out. 2020.
    • JANUÁRIO, EDUARDO . Investimento em educação no Brasil e em São Paulo . Revista Teoria e Debate , sítio de internet , 21 out. 2014.
    • JANUARIO, E. . Impactos da Pandemia na Educação Básica - Texto analítico 1: Taxa de Rendimento no EnsinoMédio, São Paulo e Brasil. : , 2021 (Texto analítico)
    • JANUARIO, E. . Revista Educação e Sociedade. 2021 (Parecer)
    • COSTA, Felipe O. ; OLIVEIRA, R. S. ; JANUARIO, E. . Entre o espírito e a lei: educação para a relações étnico-raciais e superação do racismo no Brasil. 2021 (Parecer)
    • COSTA, Thiago F.F. ; ALAVARSE, Ocimar M. ; JANUARIO, E. . Testes Adaptativos Informatizados (TAI): principais características e softwares. 2019 (Parecer)
    • NASCIMENTO, L. A. ; OLIVEIRA, R. S. ; JANUARIO, E. . Pedagogia do evento: o dia da consciência negra no contexto escolar. 2020 (Parecer)
    • Tomizaki, K. A. ; Souza, Y. P. ; JANUARIO, E. . Socialização e política: um estudo sobre a constituição da identidade do movimento operário no ABC Paulista. 2019 (Parecer)
    • JANUARIO, E. . Intersetorialidade: a função social das escolas públicas nas periferias (mediador). 2023 (Outra)
    • JANUARIO, E. . Contribuições críticas e reflexivas à categoria de dimensão pedagógica do cinema negro e o diálogo com cinema e educação. 2023 (Conferência)
    • JANUARIO, E. . Função social da escola pública: Perspectivas de continuidade do debate. 2023 (Outra)
    • JANUARIO, E. . Impacto do Financiamento Educacional para as Relações Étnico-raciais. 2019 (Outra)
    • JANUÁRIO, EDUARDO . Gestão democrática e função social da escola pública ao tratar a diversidade. 2022 (Outra)
    • JANUARIO, E. . Rumo aos 20 anos da Lei 10.639/03: desafios e aprendizado da implementação. 2022 (Outra)
    • NASCIMENTO, I. S. ; JANUARIO, E. . Formação docente inicial e em serviço para a gestão democrática das diferenças raciais nas escolas. 2023 (Congresso)
    • JANUARIO, E. . A teoria decolonial como paradigma para educação libertadora. 2023 (Congresso)
    • BARBOSA, M. S. ; CHADAREVIAN, P. C. ; JANUARIO, E. . Relações raciais e seus aspectos multidimensionais. 2021 (Conferência)
    • JANUARIO, E. . Educação Infantil e Desenvolvimento na Primeira Infância. 2021 (Outra)
    • JANUARIO, E. . Rede de escolas - marcadores sociais da diferença e promoção da equidade em contextos escolares. 2021 (Outra)
    • JANUARIO, E. . Política educacional e diversidade:financiamento da educação especial no orçamento público da cidade de São Paulo, 2003-2020. 2021 (Simposio)
    • JANUARIO, E. . Política de combate à desigualdade racial e política educacional: análise do orçamento público da Cidade de São Paulo, 2004-2018. 2021 (Outra)
    • JANUARIO, E. . Freire Secretário de Educação na Cidade de São Paulo. 2021 (Outra)
    • JANUARIO, E. . O Índice de Desigualdade Educacional Racial (IDER) como medida condicionante para do Resultado para determinação do VAAR. 2021 (Seminário)
    • JANUARIO, E. . Financiamento educacional e relações raciais no Brasil. 2020 (Outra)
    • JANUARIO, E. . Financiamento da educação e a questão racial: uma análise do orçamento público da cidade de São Paulo, 2009-2016. 2020 (Simposio)
    • JANUARIO, E. . Política de Financiamento da Educação Básica. 2021 (Conferência)
    • JANUARIO, E. . Neocolonialismo como explicação para o subdesenvolvimento: uma explicação teórico-metodológica. 2021 (Conferência)
    • JANUARIO, E. ; BRANCO, João F. M. . Racismo, Escola Pública e Educação Antirracista. 2020 (Conferência)
    • JANUARIO, E. . Racismo Institucional e Educação: uma explicação pela ótica do Negro Drama. 2020 (Conferência)
    • JANUARIO, E. . Poéticas Orais do Rap: RAPensando a educação para as relações étnico-raciais?. 2020 (Comunicacao)
    • JANUARIO, E. ; CARREIRA, D. ; OLIVEIRA, R. S. ; TRIPODI, Z. F. . As desigualdades raciais e o Novo Fundeb. 2020 (Comunicacao)
    • JANUARIO, E. . As relações étnico-raciais e as políticas educacionais: uma análise das ações e aplicação econômica via orçamento público da Lei 10.639/03 na cidade de São Paulo (2003-2017). 2019 (Outra)
    • JANUARIO, E. . Fundeb e a questão racial. 2020 (Seminário)
    • JANUARIO, E. . Financiamento da Educação no Brasil: uma análise das políticas de Fundos. 2020 (Seminário)
    • JANUARIO, E. . Equidade racial e financiamento da educação. 2020 (Seminário)
    • JANUARIO, E. . Para onde vão os RECURSOS da escola pública e gratuita? FUNDEB nacional e PL 452/SP. 2020 (Seminário)
    • JANUARIO, E. . Economia e relações étnico-raciais. 2020 (Seminário)
    • JANUÁRIO, EDUARDO . O orçamento educacional e a reorganização escolar. 2015 (Conferência)
    • JANUARIO, E. . Educação e Orçamento Público em São Paulo. 2016 (Outra)
    • JANUARIO, E. . Orçamento Público do Estado de São Paulo: dinâmicas e contradições. 2015 (Conferência)
    • JANUARIO, E. . I Guerra Mundial: consequências e precedentes sob a perspectiva africana. 2014 (Conferência)
    • JANUARIO, E. . A história oculta dos movimentos sociais nos livros didáticos: Inconfidências ou Resistência?. 2014 (Conferência)
    • JANUARIO, E. . Programas Sociais Compensatórios: Saída da Pobreza?. 2012 (Simposio)
    • JANUARIO, E. . Onde estão e quem são os pós-graduandos negros da Universidade de São Paulo. 2012 (Conferência)
    • JANUARIO, E. . Que historia é essa? Consciência e Resistencia Negra. 2011 (Conferência)
    • JANUARIO, E. . Como o racismo estrutural se reproduz em sala. 2021 Folha de São Paulo
    • JANUARIO, E. . Atrasos na regulamentação e erros em repasses marcam 1 ano do novo FUNDEB. 2021
    • JANUARIO, E. . Ainda sem regulamentação, sistema nacional de educação irá definir responsabilidades de instâncias federativas. 2021 De olho nos planos
    • PELLANDA, A. ; JANUARIO, E. . Entre presidenciáveis, apenas Lula tem proposta de governo que viabiliza o Plano Nacional de Educação. 2022 De Olho nos Planos
    • JANUARIO, E. . VII Congresso Internacional de Pedagogia Social & Simpósio de Pós Graduação. 2023 Revista de Pedagogia Social da UFF
    • JANUÁRIO, EDUARDO . Análise histórico-econômica ajuda a formar educadores de relações étnico-raciais. 2015 Agência Universitária de Notícias - http://www.usp.br/aun/antigo/exibir?id=7253&ed=1260&f=3
    • JANUÁRIO, EDUARDO . Educação paulista e relações étnico-raciais. 2016 Youtube
    • JANUARIO, E. ; RIOS, F. ; BICCAS, M. ; DANAE, M. ; CARREIRA, D. . Legislação resulta de lutas e do aprofundamento de debates sobre o racismo. 2022 Jornal da USP
    • JANUARIO, E. . VI Congresso de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em História Econômica. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • JANUARIO, E. . VII Congresso de Pós-Graduação em História Econômica. 2014 (Programa de História Econômica - USP)
    • JANUÁRIO, EDUARDO . I Seminário de História da África e Diáspora Africana. 2009 (NEACP e SANKOFA)
    • JARDIM, F. A. A. ; NASCIMENTO, I. S. ; OLIVEIRA, R. S. ; JANUARIO, E. . III Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Faculdade de Educação - USP. 2019 (Faculdade de Educação USP)
    • JANUARIO, E. ; MOREIRA, A. C. ; DIAS, C. C. ; PARRA, M. V. M. . Pensamento negro em diálogo com Educação, Estado e Economia - Leituras, experiências e práticas com base na Lei 10.639/03. 2020 ()
    • JANUARIO, E. . II Festival de Pedagogia Hip Hop. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH-USP)
    • JANUARIO, E. . X Simpósio de Pós-Doutorado - Quando a Pesquisa Conta. 2020 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • JANUARIO, E. ; OLIVEIRA, R. S. . IV Encontro das Relações Étnico Raciais da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2020 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • JANUARIO, E. . IV ERER - Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais da FEUSP e III Seminário do Fateliku: Educação escolar e desigualdade étnico-racial no Brasil contemporâneo. 2020 ()
    • JANUARIO, E. . III ERER - Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Faculdade de Educação - USP. 2019 (FEUSP)
    • JANUARIO, E. . V Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais da FEUSP (ERER) Políticas e práticas de educação antirracista: (a)diversidades, avanços e desafios. 2021 (FEUSP)
    • SILVA, R. ; SOUZA NETO, J. C. ; JANUARIO, E. . VII Congresso Internacional de Pedagogia Social & Simpósio de pós-graduação. 2023 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • JANUARIO, E. ; OLIVEIRA, R. S. ; AMPARO, P. A. . Semana da Educação 2023. 2023 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • JANUARIO, E. ; CARREIRA, D. . VII Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) da FEUSP: Populações Negras e Povos Indígenas: Nossos Elos - 20 anos da Lei nº 10.639/03 e 15 anos da Lei nº 11.645/08: balanços e perspectivas futuras. 2023 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • JANUARIO, E. . Seminário Internacional Desafios e Reinvenções da Escola Pública. 2023 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • CARREIRA, D. ; JANUARIO, E. ; JARDIM, F. A. A. ; TARABOLA, F. ; NASCIMENTO, I. S. ; OLIVEIRA, R. S. . VI Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais da FEUSP (ERER) - Novembro Negro. 2022 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • JANUÁRIO, EDUARDO . A gestão pedagógica e a educação para as relações étnico-raciais. 2016 (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)
    • JANUÁRIO, EDUARDO . A importância do gestor escolar na educação para as relações étnico-raciais. 2015 (DOT-P/ DRE SÃO MIGUEL E DIRETORIA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA ? NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL)
    • JANUÁRIO, EDUARDO . Relações raciais, educação e representação da população negra: tensionando e descolonizando o currículo. 2015 (SME/DOT/Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com as Diretorias Regionais de Educação)
    • JANUÁRIO, EDUARDO . Relações raciais, educação e representação da população negra: tensionando e descolonizando o currículo. 2015 (SME/DOT/Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com as Diretorias Regionais de Educação)
    • JANUÁRIO, EDUARDO . Racismo institucional: perspectiva econômica das relações raciais. 2015 (SME/DOT/Núcleo de Educação Étnico-racial)
    • JANUÁRIO, EDUARDO . Racismo institucional: perspectiva econômica das relações raciais. 2015 (Secretaria Municipal de Educação ? Diretoria de Orientação Técnica ? Núcleo de Educação Étnico-racial e DOT-P das Diretorias Regionais de Educação)
    • JANUÁRIO, EDUARDO . Racismo institucional: perspectiva econômica das relações raciais. 2015 (Secretaria Municipal de Educação ? Diretoria de Orientação Técnica ? Núcleo de Educação Étnico-racial e DOT-P das Diretorias Regionais de Educação)
    • JANUÁRIO, EDUARDO . Educação para as Relações Étnico-Raciais: introdução aos conceitos e reflexões sobre a prática. 2015 (Secretaria Municipal de Educação ? Diretoria de Orientação Técnica ? Núcleo de Educação Étnico-racial e DOT-P das Diretorias Regionais de Educação)
    • JANUÁRIO, EDUARDO . Introdução à Educação para as Relações Étnico-Raciais Leis 10.639/03 e 11.645/08. 2014 (Diretoria de Orientação Técnica/ Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com as DOT-P das Diretorias Regionais de Educação)
    • JANUÁRIO, EDUARDO . Introdução à Educação para as Relações Étnico-Raciais Leis 10.639/03 e 11.645/08. 2014 (Diretoria de Orientação Técnica/ Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com as DOT-P das Diretorias Regionais de Educação)
    • JANUÁRIO, EDUARDO . Relações raciais e educação: aportes para práticas pedagógicas antirracistas. 2014 (DRE Itaquera)
    • JANUARIO, E. . Neocolonialismo como explicação para o subdesenvolvimento: perspectivas teórico-metodológicas. 2019 (Programa de Pós-graduação em História Econômica - USP)
    • JANUARIO, E. . Gestão escolar em contextos multiculturais. 2021 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Projeto de "Memorias da Escola Renato" - Práticas e Experiências educacionais na periferia. (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JANUARIO, E. , BISPO. J. Michele , SANTOS, Tatiana de J. , SANTOS, Edson R. .
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo reunir memorias de educadores, alunos, funcionários da EMEF Renato Tonolli Brito Pedro, durante o período 2002-2013, a fim de registrar as experiências e práticas educacionais realizadas. A Escola Renato localiza-se em Pirapora do Bom Jesus e especificamente no bairro Parque Payol, periferia da Grande São Paulo; fato que implica em peculiaridades, tanto em relação a distância com os "grandes centros", quanto a sua organização urbanística, saneamento básico e condições de trabalho e moradia de significativa parte dos moradores. O fato de o bairro abrigar algumas favelas e contar com inúmeros problemas de infraestrutura, traria aos gestores da Escola e a comunidade escolar um importante desafio: articular o aprendizado da pedagogia escolar com os inúmeros problemas sociais que circundavam o bairro. As práticas educacionais para além da sala de aula, realizadas no período parece ter sido o método escolhido para resolução das problemáticas enfrentadas. Nesse sentido, tais práticas merecem um olhar atento dos pesquisadores que se debruçam sobre a temática da política educacional e da escola pública. Este olhar requer o conhecimento e a contextualização do período histórico do bairro, da cidade e dos aspectos da política educacional que foram consolidadas após a LDB 9394/96, que, por sua vez, impulsionou a universalização do ensino fundamental por meio do FUNDEF e FUNDEB. Dado aquele cenário da época, municípios como Pirapora do Bom Jesus entraram na "onda" da municipalização. Todavia, nem todos esses municípios conseguiram atender as especificidades da demanda local. As questões que despertaram a pesquisa foram: (1) As políticas públicas centradas no governo municipal davam conta desses desafios? (2) havia financiamento para suprir os problemas diários da Escola, visto a situação de vulnerabilidade da maioria de seus educandos? (3) Quais as práticas educativas para além da sala de aula que resultaram positivamente durante esse período? (4) É possível relacionar métodos diferenciados para as Escolas localizadas nas Favelas? Estas, entre outras questões, pretendem ser respondidas durante a pesquisa. O resultado poderá colaborar em práticas educacionais que atendam as especificidades de um bairro de periferia, bem como analisar as políticas educacionais implementadas.
    • Nome do projeto: Financiamento da Educação Básica no Brasil: análise da aplicação orçamentária em programas e ações federais de apoio à função social da escola pública (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JANUARIO, E. .
      Descrição: Trata-se a presente pesquisa analisar a dinâmica da verba púbica aplicada nos programas de apoio à função social da escola pública e a averiguação de seus impactos na realidade escolar poderá demonstrar se os referidos programas implementados, de fato, produziram efeitos. E, a partir do resultado aprimorar e modificar as estratégias da política educacional de equidade. Em resumo, os objetivos desta pesquisa, contemplando o ensino, a pesquisa e extensão podem ser assim descritos. Gerais:(1)Formar um banco de dados a partir do Orçamento Federal com os valores destinados ao financiamento da educação básica, no período de 2000-2022, especificamente aqueles destinados aos programas de apoio à função social da escola pública;(2)Analisar a dinâmica do financiamento dos programas nos governos do período a fim de compreender as prioridades e atuações no campo da política educacional;(3)Verificar a partir de referenciais teóricos que tratam os modelos de Estado, as peculiaridades do modelo de Estado brasileiro a partir dos históricos das políticas educacionais e da relação com a dinâmica conjuntural analisada
    • Nome do projeto: Marcadores Sociais da Diferença e Promoção da Equidade em Contextos Escolares (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JANUARIO, E. , OLIVEIRA, R. S. , DIAS, C. C. , COSTA, Felipe O. , SILVA, V. G. , VICENTE, H. B. L. , LIMA, S. J. , TRANSEUNTE, J. , PEDROSA, G. M. A. , MENDONCA, M. P. , HURTADO, J. R. J. V. , SOUZA, S. P. .
      Descrição: Neste projeto pretende-se adensar o diálogo entre Universidade e Escola Pública, por meio da realização de um conjunto de ações formativas (cursos de atualização, oficinas, pesquisa de campo) que visam a superar as desigualdades demarcadas nas diferenças de sexo/gênero, cor/raça/etnia, classe, religião e deficiência. Assim, esse projeto, se inscreve no contexto do ODS 4 ? Educação de qualidade, além de responder solidariamente às metas 5.5 (superação das desigualdades), 10 (redução de desigualdades) e 11(proteger e salvaguardar o patrimônio cultural). A partir da atuação em 10 escolas da cidades de São Paulo pretende-se formar cerca de 300 agentes escolares (gestores, docentes e funcionários); constituir uma rede de escolas pólos (com professores-multiplicadores) onde serão realizadas ações contínuas de formação para a comunidade; construir, junto com a comunidade escolar, ferramentas para analisar os indicadores sociais do território e construção de planos de ação com vistas ao combate ao preconceito nas escolas, a melhoria da aprendizagem e valorização da patrimônio cultural nacional.. Situação: Concluído; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
    • Nome do projeto: O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO EM PRISÕES (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JANUARIO, E. .
      Descrição: Trata-se de um projeto guarda-chuva sob o qual se abrigam diversas ações. O PPP das Prisões tem aprovação da Secretaria da Administração Penitenciária, do Comitê de Ética do Sistema Prisional e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP que cede bolsistas
    • Nome do projeto: Cooperação Acadêmica Internacional para a oferta de um Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da USP na Universidade Lueji A'Nkonde, Angola (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JANUARIO, E. .
      Descrição: O projeto visa identificar as condições da IES angolana para a implantação de um Mestrado em Educação, na modalidade MINTER INTERNACIONAL. Adicionalmente, far-se-á o treinamento de técnicos angolanos para suporte às atividades do Mestrado em Angola
    • Nome do projeto: Política de combate à desigualdade racial e política educacional, Cidade de São Paulo - 2004-2018 (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JANUARIO, E. .
      Descrição: Investigar a destinação de verba para as políticas de educação para as relações étnico-raciais no orçamento público da Cidade de São Paulo, a fim de compreender a prioridade orçamentária frente ao cumprimento da Lei 10.639/03, com foco na formação de professores.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Faculdades Integradas Teresa Martin
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: História Econômica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: História Econômica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Prefeitura Muncipal de Santana de Parnaíba:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - 2011 ).
        Outras informações: Professor Efetivo de Historia
    • Revista Sankofa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: http://www.revistas.usp.br/sankofa/about/editorialTeam
    • Prefeitura do Município de Pirapora do Bom Jesus:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2003 - 2013 ).
        Outras informações: Professor Efetivo de História
    • Prefeitura do Município de Pirapora do Bom Jesus:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2005 - 2013 ).
        Outras informações: Diretor de Escola
    • Laboratório de Economia Política e História Econômica - LEPHE-USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Formação de Professores
        Outras informações: Prestação de Serviço
    • Faculdades Integradas Cantareira:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2021 ).
        Outras informações: Professor Adjunto I
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Revista Desenvolvimento Social (RDS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Emitiu parecer ad hoc sobre artigo submetido para avaliação para o vol. 27, n. 2
    • Faculdade de Educação da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2021 ).