Não autenticado |

Andréa Castelaci Martins

    • Mestre na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP (2013). Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II do Colégio Objetivo - Unidade Tatuapé.

       

      Links:    

    • CASTELACI, A. ; MARTINS, A. C. ; MARTINS, A. C. . Daniel Munduruku e Ciça Fittipaldi: uma parceria em busca da alteridade Literartes , v. 1 , p. 109 - 121 , 2014. ISSN: 23169826.
  • Trabalhos em Anais: 4
    • MARTINS, A. C. ; ARALDO, A. F. A. . Literatura Infantil / Juvenil Cantemporânea : além das margens e imagens. In: 19 COLE - Congresso de Leitura do Brasil , 2014 , Campinas. Leituras sem margens. Campinas : UNICAMP, 2014. p. 61 - 62.
    • MARTINS, A. C. . I Juca Pirama - A representação do índio do romantismo à contemporaneidade à luz da adaptação para os quadrinhos. In: IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Poruguesa - SIMELP , 2013 , Goiânia. Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas. : , 2013.
    • MARTINS, A. C. ; Rogério Bernardo da Silva . Relações entre a literatura infantil de temática indígena e a educação.. In: 2º CIELLI , 2012 , Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. : , 2012.
    • MARTINS, A. C. . Por que conhecer os mitos indígenas? Tainá - um mito Karajá recontado por Ciça Fittipaldi e Daniel Munduruku. In: VI EPOG , 2011 , São Paulo. Vi EPOG. São Paulo : FFLCH, 2011.
    • MARTINS, A. C. . Olhar indígena e olhar indigenista para a literatura infantil brasileira representações da temática indígena por Ciça fittipaldi e Daniel Mundirukutil brasileira:. : , 2013 (Dissertação de Mestrado)
    • CASTELACI, A. ; MARTINS, A. C. . Y-JucaPirama A representação do índio do romantismo à contemporaneidade à luz da adaptação para os quadrinhos. 2013 (Simposio)
    • MARTINS, A. C. . O olhar de Ciça Fittipaldi para a temática indígena antes e depois da lei 11645. 2012 (Comunicacao)
    • MARTINS, A. C. ; Rogério Bernardo da Silva . Relações entre a literatura infantil de temática indígena e a educação.. 2012 (Outra)
    • MARTINS, A. C. . O insólito na literatura indígena. 2011 (Outra)
    • MARTINS, A. C. . POr que conhecer os mitos indígenas? Tainá - um mito Karajá recontado por Ciça Fittipaldi e Daniel Munduruku. 2011 (Outra)
    • MARTINS, A. C. . A representação do índio pelo escritor indígena e indigenista na Literatura Infantil e Juvenil brasileira. 2011 (Outra)
    • MARTINS, A. C. ; Rogério Bernardo da Silva . Entre a imersão e a superfície: efeitos das referências a Alice no cinema . 2010 (Outra)
    • MARTINS, A. C. ; TAVARES, F. ; Rogério Bernardo da Silva ; CASTELACI, A. ; MARTINS, A. C. . Literatura Juvenil. 2015 Site Faculdade Sumaré
    • MARTINS, A. C. . O índio na roda. 2014 revista
    • MARTINS, A. C. . Formação de Professores. 2013 (Objetivo)
    • MARTINS, A. C. ; Rogério Bernardo da Silva . A formação do povo brasileiro e a literatura infantil: africanos, indígenas e europeus (im)possibilidades e desdobramentos literários. 2016 (UNICAMP)
    • MARTINS, A. C. ; Rogério Bernardo da Silva . A formação do povo brasileiro e a literatura infantil: africanos, indígenas e europeus (im)possibilidades e desdobramentos literários. 2016 (UNICAMP)
    • MARTINS, A. C. . Curso de formação de professores do ensino fundamental 2. 2013 (Objetivo)
    • MARTINS, A. C. ; ARALDO, A. F. A. . Literatura Infantil / Juvenil Cantemporânea : além das margens e imagens. 2014 (UNICAMP)
    • MARTINS, A. C. . ABC del Españhol para niños. 2007 (Apostila de alfabetização)
    • Nome do projeto: Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens 2 (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, A. C. , Rogério Bernardo da Silva , ARALDO, A. F. A. , Regina Ruiz , CUNHA, Maria Zilda .
      Descrição: Estudar as produções literárias para crianças e jovens, considerando sua relação com a cultura, com a história e a evolução social. Perspectiva, que nos leva a pesquisar os liames que a literatura infantil estabelece com as outras artes, com as produções culturais, neste mundo representado por novos e diferentes meios de linguagens, novas mídias e diferentes suportes. Propostas gerais: refletir sobre as produções culturais e suas relações com a literatura Infantil e Juvenil, requer ter em mente questões referentes à literaridade, considerando que o caráter estético/literário está não somente na perícia do uso da linguagem, como também nos elementos sócio-culturais. Pretende-se, com essa perspectiva, estudar os diferentes meios e linguagens contemporâneas e seu diálogo com a literatura, perpetuando, subvertendo ou providenciando novos vetores estilísticos e novos discursos; discutir sobre os possíveis imbricamentos que ocorrem na interação intermeios. Linhas de pesquisa: literatura Infantil e Juvenil /literatura e sociedade. Objeto de pesquisa: a literatura infantil e juvenil e os novos meios de produção; relações dialógicas: literatura: palavra e imagem; literatura e animação/cinema; literatura e HQ., compreendendo diferentes vias de contato na construção narrativa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Escola Arte de Viver:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2004 - 2011 ).
        Outras informações: Professora Espanhol - Redação
    • Centro de Ensino São josé:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2011 ).
        Outras informações: Professora Espanhol
    • Fundação Cesgranrio:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Membro da Banca corretora de Redações do ENEM
        Outras informações: Professora
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Colégio Objetivo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Português Ensino Fundamental II - Unidade Tatuapé e Teodoro Sampaio
        Outras informações: Professora Português
    • Literartes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista da revista Literartes - USP
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).