Frederico Tell de Lima Ventura
-
Linhas de pesquisa
- Sociologia da Educação; Formação do Pensamento Social Brasileiro
-
Trabalhos técnicos: 1
- VENTURA, F. T. L. . Educação e resistência: um estudo dos escritos de educação de Theodor Adorno. 2005 (Elaboracao_de_projeto)
-
Apresentações de Trabalho: 3
- VENTURA, F. T. L. . A sinuca e o malandro na cidade de São Paulo. 2002 (Seminário)
- VENTURA, F. T. L. . Educação e Praxis em Theodor W. Adorno. 2008 (Outra)
- VENTURA, F. T. L. . A educação e a Dialética do Esclarecimento. 2006 (Comunicacao)
-
Organização de eventos: 2
- VENTURA, F. T. L. ; Fernandes, D. C. ; Silva, G. P. ; Carlotto, M. C. ; Vasconcellos, C. ; Silva, F. P. D. M. . Seminário dos Pós-Graduandos em Sociologia. 2007 (Programa de Pós-Graduação em Sociologia - USP)
- Ricupero, B. ; VENTURA, F. T. L. . Palestra Caio Prado Jr. e o marxismo . 2002 (Departamento de Sociologia - FFLCH- USP)
-
Relatório de Pesquisa: 3
- VENTURA, F. T. L. . Formação e resistência: um estudo dos escritos de educação de Theodor Adorno. 2007
- VENTURA, F. T. L. . Formação e resistência: um estudo dos escritos de educação de Theodor Adorno. 2008
- VENTURA, F. T. L. . Formação e resistência: um estudo dos escritos de educação de Theodor Adorno. 2008
-
Projetos de Pesquisa: 1
-
Nome do projeto: Notas sobre o conceito de educação política em ensaios de intervenção pública de Theodor W. Adorno (2006
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: VENTURA, F. T. L. .
Descrição: Esta pesquisa versa sobre o conceito de educação na obra de Theodor W. Adorno (1903-1969), tendo como principal material de análise dois ensaios do autor sobre o tema, O que significa elaborar o passado e Educação após Auschwitz . Nosso principal argumento é que Adorno pensa a educação contemporânea como um momento privilegiado da Aufklärung para intervir politicamente na relação entre indivíduo e sociedade; ou melhor, na forma em que esta relação encontra-se configurada histórica e socialmente sob o capitalismo tardio. Para que uma tal intervenção seja possível, Adorno assevera que a educação deve ter em conta, como seu ponto de partida, o diagnóstico histórico de que o progresso do esclarecimento reverteu-se no seu contrário, na barbárie que irrompeu no seio da cultura na metade do século XX e que tem no acontecimento Auschwitz seu signo histórico. É a partir deste diagnóstico que o autor tenta fundamentar que o principal fim da educação no presente consiste em evitar a repetição deste acontecimento. O argumento-chave de Adorno, segundo nossa interpretação, é que, tendo em vista esta finalidade negativa, a educação deve realizar uma inflexão em direção ao sujeito que vise esclarecer para os próprios sujeitos as condições objetivas e subjetivas que permitiram a regressão à barbárie que culminou em Auschwitz. Desta maneira, a educação é pensada como um processo de esclarecimento subjetivo, através de uma intervenção pública no presente reificado, enquanto uma forma de fortalecimento da capacidade de resistência do indivíduo frente à pressão de uma totalidade social que o impele a uma adaptação ao existente.
-
Nome do projeto: Notas sobre o conceito de educação política em ensaios de intervenção pública de Theodor W. Adorno (2006
Atual)
-
Outras produções técnicas: 1
- VENTURA, F. T. L. . Formação e resistência: um estudo dos escritos de educação de Theodor Adorno. 2005 - Projeto
-
Formação Acadêmica: 3
-
Graduacao:
-
Curso: Ciências Sociais
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Título: Não houve realização de monografia na iniciação científica
Ano de conclusão: 2004
-
Curso: Ciências Sociais
-
Mestrado:
-
Curso: Sociologia
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
-
Curso: Sociologia
-
Especializacao:
-
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
-
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 9
-
Universidade de São Paulo:
- Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
-
Secretaria Municipal de Planejamento Urbano de São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Livre (2001 -
2001
).
Outras informações: Estagiário de Sociologia Coleta e trabalho dos dados urbanísticos, sociais e culturais do município para publicação periódica
Outras informações: Sociólogo
-
Tipo de vínculo: Livre (2001 -
2001
).
-
Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Livre (2005 -
2006
).
Outras informações: Verificação das prestações de contas do Programa Saúde da Família (PSF)
Outras informações: Sociólogo
-
Tipo de vínculo: Livre (2005 -
2006
).
-
Pletora - Pesquisa e Realização:
-
Tipo de vínculo: Livre (2008 -
2008
).
Outras informações: Empresa de Pesquisa Antropológica
Outras informações: Sociólogo
-
Tipo de vínculo: Livre (2008 -
2008
).
-
Programa Cine Vale em movimento Governo Federal:
-
Tipo de vínculo: Livre (2004 -
2004
).
Outras informações: Projecionista Projeções em vídeo ao ar livre em comunidades do Vale do Ribeira - SP
Outras informações: Projecionista
-
Tipo de vínculo: Livre (2004 -
2004
).
-
Cursinho Popular do Conjunto Residencial da USP:
-
Tipo de vínculo: Livre (2002 -
2003
).
Outras informações: Cursinho Popular organizado por alunos da USP, tendo como principal objetivo a inclusão de estudantes de escolas públicas na USP.
Outras informações: Professor de História
-
Tipo de vínculo: Livre (2002 -
2003
).
-
Escola Estadual Virgília Rodrigues Alves de Carvalho Pinto:
-
Tipo de vínculo: Livre (2005 -
2005
).
Outras informações: Vínculo junto ao E.E. Vírgilia R. A. de Carvalho Pinto para cumprimento de estágio obrigatório para a disciplina Metodologia do Ensino de Sociologia I. Estágio desenvolvido nas aulas de Sociologia, Filosofia e História.
Outras informações: Estagiário
-
Tipo de vínculo: Livre (2005 -
2005
).
-
Escola Carandá:
-
Tipo de vínculo: Livre (2005 -
2005
).
Outras informações: Vínculo junto à Escola Carandá para cumprimento de estágio obrigatório para a disciplina Metodologia do Ensino de Sociologia I. Estágio desenvolvido nas aulas de Filosofia.
Outras informações: Estagiário
-
Tipo de vínculo: Livre (2005 -
2005
).
-
Boitempo Editorial:
-
Tipo de vínculo: Livre (2009 -
Atual
).
Outras informações: Atividades realizadas: revisão, preparação e aprovação de diagramação dos textos publicados pela editora. Recepção e avaliação dos originais enviados por autores. Controle de fluxo do trabalho editorial. Acompanhamento de todas as etapas de produção de um livro.
Outras informações: Assistente editorial
-
Tipo de vínculo: Livre (2009 -
Atual
).
-
Universidade de São Paulo: