Não autenticado |

Frederico Tell de Lima Ventura

    • Graduado em Ciências Sociais (2004) e mestre em Sociologia (2009) pela Universidade de São Paulo. Atualmente trabalha como assistente editorial na Boitempo Editorial. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em teoria sociológica.

       

      Links:    

    • Sociologia da Educação; Formação do Pensamento Social Brasileiro
    • VENTURA, F. T. L. . Educação e resistência: um estudo dos escritos de educação de Theodor Adorno. 2005 (Elaboracao_de_projeto)
    • VENTURA, F. T. L. . A sinuca e o malandro na cidade de São Paulo. 2002 (Seminário)
    • VENTURA, F. T. L. . Educação e Praxis em Theodor W. Adorno. 2008 (Outra)
    • VENTURA, F. T. L. . A educação e a Dialética do Esclarecimento. 2006 (Comunicacao)
    • VENTURA, F. T. L. ; Fernandes, D. C. ; Silva, G. P. ; Carlotto, M. C. ; Vasconcellos, C. ; Silva, F. P. D. M. . Seminário dos Pós-Graduandos em Sociologia. 2007 (Programa de Pós-Graduação em Sociologia - USP)
    • Ricupero, B. ; VENTURA, F. T. L. . Palestra Caio Prado Jr. e o marxismo . 2002 (Departamento de Sociologia - FFLCH- USP)
    • VENTURA, F. T. L. . Formação e resistência: um estudo dos escritos de educação de Theodor Adorno. 2007
    • VENTURA, F. T. L. . Formação e resistência: um estudo dos escritos de educação de Theodor Adorno. 2008
    • VENTURA, F. T. L. . Formação e resistência: um estudo dos escritos de educação de Theodor Adorno. 2008
    • Nome do projeto: Notas sobre o conceito de educação política em ensaios de intervenção pública de Theodor W. Adorno (2006 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VENTURA, F. T. L. .
      Descrição: Esta pesquisa versa sobre o conceito de educação na obra de Theodor W. Adorno (1903-1969), tendo como principal material de análise dois ensaios do autor sobre o tema, O que significa elaborar o passado e Educação após Auschwitz . Nosso principal argumento é que Adorno pensa a educação contemporânea como um momento privilegiado da Aufklärung para intervir politicamente na relação entre indivíduo e sociedade; ou melhor, na forma em que esta relação encontra-se configurada histórica e socialmente sob o capitalismo tardio. Para que uma tal intervenção seja possível, Adorno assevera que a educação deve ter em conta, como seu ponto de partida, o diagnóstico histórico de que o progresso do esclarecimento reverteu-se no seu contrário, na barbárie que irrompeu no seio da cultura na metade do século XX e que tem no acontecimento Auschwitz seu signo histórico. É a partir deste diagnóstico que o autor tenta fundamentar que o principal fim da educação no presente consiste em evitar a repetição deste acontecimento. O argumento-chave de Adorno, segundo nossa interpretação, é que, tendo em vista esta finalidade negativa, a educação deve realizar uma inflexão em direção ao sujeito que vise esclarecer para os próprios sujeitos as condições objetivas e subjetivas que permitiram a regressão à barbárie que culminou em Auschwitz. Desta maneira, a educação é pensada como um processo de esclarecimento subjetivo, através de uma intervenção pública no presente reificado, enquanto uma forma de fortalecimento da capacidade de resistência do indivíduo frente à pressão de uma totalidade social que o impele a uma adaptação ao existente.
    • VENTURA, F. T. L. . Formação e resistência: um estudo dos escritos de educação de Theodor Adorno. 2005 - Projeto
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Não houve realização de monografia na iniciação científica
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Secretaria Municipal de Planejamento Urbano de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Estagiário de Sociologia Coleta e trabalho dos dados urbanísticos, sociais e culturais do município para publicação periódica
        Outras informações: Sociólogo
    • Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Verificação das prestações de contas do Programa Saúde da Família (PSF)
        Outras informações: Sociólogo
    • Pletora - Pesquisa e Realização:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Empresa de Pesquisa Antropológica
        Outras informações: Sociólogo
    • Programa Cine Vale em movimento Governo Federal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Projecionista Projeções em vídeo ao ar livre em comunidades do Vale do Ribeira - SP
        Outras informações: Projecionista
    • Cursinho Popular do Conjunto Residencial da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2003 ).
        Outras informações: Cursinho Popular organizado por alunos da USP, tendo como principal objetivo a inclusão de estudantes de escolas públicas na USP.
        Outras informações: Professor de História
    • Escola Estadual Virgília Rodrigues Alves de Carvalho Pinto:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Vínculo junto ao E.E. Vírgilia R. A. de Carvalho Pinto para cumprimento de estágio obrigatório para a disciplina Metodologia do Ensino de Sociologia I. Estágio desenvolvido nas aulas de Sociologia, Filosofia e História.
        Outras informações: Estagiário
    • Escola Carandá:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Vínculo junto à Escola Carandá para cumprimento de estágio obrigatório para a disciplina Metodologia do Ensino de Sociologia I. Estágio desenvolvido nas aulas de Filosofia.
        Outras informações: Estagiário
    • Boitempo Editorial:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Atividades realizadas: revisão, preparação e aprovação de diagramação dos textos publicados pela editora. Recepção e avaliação dos originais enviados por autores. Controle de fluxo do trabalho editorial. Acompanhamento de todas as etapas de produção de um livro.
        Outras informações: Assistente editorial