Não autenticado |

Renata Maria Rodrigues Quirino de Sousa

    • Possui graduação em Letras pela PUC Campinas e mestrado em Letras Modernas pela USP São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado na USP São Paulo sobre multimodalidades e letramentos críticos, com foco no ensino público. Em 2008, desenvolveu parte da pesquisa de doutorado pela Universidade de Manitoba, em Winnipeg, no Canadá, onde realizou um estudo etnográfico acompanhando aulas de línguas estrangeiras em escolas públicas. Em 2009, participou da equipe de avaliadores do primeiro PNLD Plano Nacional do Livro Didático para Línguas Estrangeiras. Em 2011 lançou um livro intitulado "Professores da Inglês da Escola Pública: investigações sobre suas identidades numa rede de conflitos", com base em sua pesquisa de mestrado.

       

      Links:    

    • SOUSA, Renata Maria Rodrigues Quirino de . Professores de Inglês da Escola Pública: investigações sobre suas identidades numa rede de conflitos. Jundiaí : Paco Editorial, 2011 . 174p. ISBN: 9788563381511.
    • SOUSA, Renata Maria Rodrigues Quirino de . Consideracoes sobre o ato de ler na perspectiva do letramento crítico Crop (FFLCH/USP) , v. 11 , p. 309 - 316 , 2006. ISSN: 14156253.
    • SOUSA, Renata Maria Rodrigues Quirino de . Uma Experiência Multimodal na Aula de Inglês em uma Escola Pública . APLIENT NEWSLETTER , UFMT , 01 out. 2010.
    • SOUSA, Renata Maria Rodrigues Quirino de . Multiletramentos em Aulas de LI no Ensino Público: Conhecimento Instrucional x Conhecimento Cultural. 2010 (Comunicacao)
    • SOUSA, Renata Maria Rodrigues Quirino de . Resultados de uma Pesquisa-Ação Colaborativa com Base nos Novos Letramentos nas Aulas de Inglês em uma Escola Pública de São Paulo. 2010 (Congresso)
    • SOUSA, Renata Maria Rodrigues Quirino de . Multiletramentos e a escola pública:primeiros resultados de uma pesquisa-ação colaborativa. 2010 (Simposio)
    • SOUSA, Renata Maria Rodrigues Quirino de . Investigação a construção de sentido em atividades multimodais na escola pública: primeiros resultados de uma pesquisa de intervenção. 2009 (Comunicacao)
    • AUGUSTO DE SOUSA, M. A. ; GONCALVES, J. G. ; SOUSA, Renata Maria Rodrigues Quirino de ; BATISTA DA SILVA, S. . Ensino de Inglês e Multiletramentos Críticos: reflexões, demandas e desafios. 2009 (Simposio)
    • SOUSA, Renata Maria Rodrigues Quirino de . Práticas multimodais no ensino de LI em contexto de escola pública: primeiros resultados de uma pesquisa de intervenção. 2009 (Comunicacao)
    • SOUSA, Renata Maria Rodrigues Quirino de . Reflexões sobre a importância do letramento digital para a formação do habitus de leitura em LE em tempos de globalização. 2008 (Simposio)
    • SOUSA, Renata Maria Rodrigues Quirino de . Repensando Questões de Letramento através das Teorias do Letramento Crítico: uma Abordagem Sociológica. 2008 (Comunicacao)
    • SOUSA, Renata Maria Rodrigues Quirino de . Questões de Letramento no Brasil: Analisando o Processo de Leitura em Aulas de Língua Inglesa. 2008 (Congresso)
    • SOUSA, Renata Maria Rodrigues Quirino de . Desenvolvendo Leitura dentro das Novas Teorias de Letramento: Algumas Idéias Desenvolvidas para o Contexto de Escolas Públicas Brasileiras. 2008 (Conferência)
    • SOUSA, Renata Maria Rodrigues Quirino de . I Encontro Nacional sobre DEVELOPING NEW LITERACIS IN CROSS-CULTURAL CONTEXTS. 2009 (FFLCH - USP)
    • SOUSA, Renata Maria Rodrigues Quirino de . Relatório de Atividades. 2008
    • SOUSA, Renata Maria Rodrigues Quirino de . Relatório de Atividades. 2009
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Campinas
        Título: A representação do índio na literatura brasileira
        Ano de conclusão: 1998
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Instituto de Idiomas Perdizes:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2002 - 2004 ).
    • Instituto de Idiomas Piramide:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1999 - 2001 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2005 ).
        Outras informações: Monitoria no curso de ingles chamado English on Campus, no Departamento de Letras Modernas da FFLCH - USP.
        Outras informações: Monitor
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: bolsista