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Cátia Cristina Benevenuto de Almeida

    • Doutora (2018) e Mestra (2011) em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo- USP. Graduada em Administração de Empresas com especialização em Comércio Exterior (1996) pela Universidade Paulista. Tenho mais de 20 anos de atuação no mercado corporativo e treinamentos. Sou professora de graduação das Faculdades Integradas Campos Salles e Faculdade Paulista de Comunicação. Leciono para o núcleo de Negócios, Marketing Internacional, Trade Marketing, Marketing Social e Ambiental e Modelos de Negociação para os cursos de Administração de Empresas e Gestão de Marketing. Também ministro as disciplinas de Lógica Jurídica e História do Direito, Ciência Política e Teoria Geral do Estado para o curso de Direito, bem como supervisiono e assessoro todos os alunos de nonos e décimos semestres de graduação em Direito quanto à estruturação metodológico-científica de suas pesquisas monográficas. Recentemente, concluí duas especializações: Metodologias Ativas para o Ensino Superior (12/2019) e Psicologia Jurídica (08/2021).

       

      Links:    

    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . Espinosa e Balling- Uma breve reflexão. In: Spinoza- XIII coloquio internacional , 2017 , Cordoba. Spinoza decimo terceiro coloquio. Cordoba : Brujas, 2016.
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . Experientia, experientia docet e o esquecimento. In: Spinoza- XI Coloquio Internacional , 2015 , Rio de Janeiro. Spinoza décimo primeiro coloquio. Rio de Janeiro : PUC/Rio, 2014.
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . Corpo, uma potência que produz impotência. In: Spinoza- VIII Coloquio Internacional , 2012 , Cordoba. Spinoza oitavo coloquio. Cordoba : Brujas, 2011.
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . Rememoração: uma prática politico-social da memória. In: Spinoza- X Coloquio Internacional , 2014 , Rio de Janeiro. Spinoza decimo coloquio. Rio de Janeiro : PUC/Rio, 2014.
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . A Memória. In: Spinoza- IX Coloquio Internacional , 2013 , Córdoba. Spinoza- Nono Coloquio. Cordoba : Brujas, 2013. p. 362 - 373.
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . O conhecimento equivocado. In: Spinoza- Séptimo coloquio , 2011 , Córdoba. Spinoza- Séptimo coloquio. Córdoba : Brujas, 2011. p. 121 - 130.
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . Uma breve análise sobre a Negação.. In: Spinoza. Sexto Colóquio , 2010 , Córdoba. Spinoza. Sexto Colóquio. Córdoba : Editorial Brujas, 2010. p. 239 - 250.
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . Espinosa- Uma filosofia sem sujeito?. In: Quinto Colóquio Internacional Spinoza , 2009 , Córdoba. Spinoza. Quinto Colóquio. Córdoba : Editorial Brujas, 2009. p. 255 - 266.
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . Mesa temática: 'Spinoza maledictus'. 2016 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, ; F. de Paula, Marcos. ; Teixeira. O. Ravena . Memória e felicidade em Espinosa. 2015 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . RESSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS ENTRE UM LIBERAL E UM REPUPLICANO ACERCA DO ESTATUTO DO PODER E DA MELHOR FORMA DE GOVERNO. 2014 (Outra)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . Rememoração: uma prática político-social da memória. 2013 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . A Memória em Espinosa. 2012 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . Corpo: Uma potência que produz impotência. (no prélo). 2011 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . Corpo: uma potência que produz impotência. 2011 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . Imaginação e Superstição. 2010 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . A questão da negação em Espinosa. 2010 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . Imaginação e Superstição- O Tratado da Reforma da Imaginação. 2009 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . Uma breve análise sobre a negação- Carta 50 a Jelles- texto no prelo.. 2009 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . O singular de Espinosa. 2009 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . Uma breve Análise sobre a Negação- Espinosa e J. Jelles uma conversa acerca do uno, texto no prelo.. 2009 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . Espinosa- Uma filosofia sem sujeito?. 2008 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . Imaginação e Superstição-O " Tratado da Reforma da Imaginação". 2009 (Outra)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . A Liberdade Política em Hobbes. 2008 (Outra)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . História Natural da Religião -Cap.II- David Hume. 2006 (Seminário)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . A Alma em Aristóteles. 2006 (Outra)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . O Deus de Espinosa. 2007 (Outra)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . Imaginação e Superstição, texto no prelo. 2009 (Congresso)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . Espinosa,uma filosofia sem sujeito?. 2008 (Simposio)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, . O Singular de Espinosa. 2009 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, ; Teixeira. O. Ravena ; F. de Paula, Marcos. ; REZENDE, C. . Memória e a multiplicidade simultânea em Espinosa. 2015 Web
    • ALMEIDA, Cátia C. B. de, ; PERALTA, B. R. ; PAC, A. ; GAINZA, M. . Espinosa e Bayle- sobre a carta XVII. 2016 Livro impresso
    • Nome do projeto: A Questão da Superstição em Espinosa (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, Cátia C. B. de, .
      Descrição: A pesquisa visa desenvolver a relevância da superstição na filosofia espinosana como um meio de não liberação,mas de servidão humana,bem como,os pontos fundamentais que circundam tal questão.Para tal serão anlisados os textos:o Apêndice da parte I da Ética e o Prefácio do Tratado Teológico Político.O confrontamento entre esses dois textos pretende levantar questões ontológicas e espistemológicas no concernente à superstição.Nos cercaremos das palavras-chaves:imaginação,imagem,signo.
    • Nome do projeto: Memória e História em Espinosa- Uma física dos corpos. (2013 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, Cátia C. B. de, .
      Descrição: Esta pesquisa destina-se à interpretação de memória e história à luz do movimento dos corpos; desse movimento que se estende à intercorporeidade constituem-se os registros ou o que chamamos de marcas corporais, que são as impressões que o corpo retém através de suas relações com os outros corpos. Nossa perspectiva de leitura pretende afastar a base temporal da memória e história para fundamentá-la sob o universo corpóreo. Esse estudo nos permitirá a retomada de dois termos que, a nosso ver, são primordiais para os desdobramentos e afirmação da tese: os vestigia corporis que são justamente as marcas corporais de que estamos falando. Em verdade, os vestigia são, mais uma vez, uma preciosa fonte de investigação e reflexão. Em nossa pesquisa de mestrado eles serviram para pensarmos a superstição; um corpo marcado pelo preconceito e devaneios da imaginação; um corpo marcado pela servidão. Propomos agora que essas mesmas impressões corporais sejam voltadas para pensarmos a Memória, seus usos, coletivo e político, e a História. Essas impressões, portanto, serão nosso principal material. O nosso percurso inicial será apresentar o corpo e os meandros de suas relações, para isso, o recurso à física espinosana, ela nos assegurará que a teoria das marcas fundamente a memória, pois esses registros fixados aos corpos estão submetidos às suas próprias leis. Em função destas marcas é que podemos rememorar, acessar o passado. O recurso às marcas também permitirá que retiremos do tempo o estatuto de guardião absoluto do passado e, portanto, da história. Com isso, poderemos afirmar que a Memória espinosana é também a História, ou seja, são uma e mesma coisa, sobretudo porque se constituem por uma FÍSICA dos corpos. Palavras chaves: corpo, marca, memória, história, limite.
    • Nome do projeto: Projeto Baú de Histórias (2017 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: ALMEIDA, Cátia C. B. de, , CUPERTINO, M. A. , Camila Oliveira , SOUZA, G. , Claudia Barreto , Marceli Cereser Alves .
      Descrição: Participo voluntariamente, desde abril de 2018, como Contadora de Histórias do Projeto Baú de histórias do Instituto Comviver, nascido em 2014, fruto do desdobramento natural de um percurso de mais de 20 anos de reflexão e inovação na prática educacional do Colégio Viver; este também inserido no projeto Rede de Escolas Transformadoras. O Baú consiste em diversas atividades voltadas para o incentivo à leitura através da contação de histórias e ilustração para crianças de escolas públicas do ensino fundamental I. O Projeto também permite que haja um rodízio de livros e do local onde são realizadas as atividades, de maneira a ampliar a noção de espaço educativo e fortalecimento dos laços comunitários. Visa resgatar a pertinência da literatura infantil na escola, possibilitando às crianças e aos educadores momentos de reflexão e ao mesmo tempo recreação, oriundos da leitura e do ouvir as histórias. Além de difundir a leitura lúdica, o Baú valoriza o saber popular através da literatura, principalmente a brasileira, a fim de contribuir e ampliar a for kide jovens mais conscientes de seu papel sócio-político, bem como o fortalecimento de políticas públicas de educação. Assim, ao utilizar atividades diversas de estímulo à leitura como estratégia para o desenvolvimento cognitivo, socioeducativo e cultural das crianças, os idealizadores e nós voluntários reafirmamos que a expressão oral é primordial para o desenvolvimento das relações interpessoais, autoconhecimento e pensamento crítico, sobretudo porque acreditamos que o desenvolvimento da linguagem através dessa potente ferramenta, a leitura, permite que além da ampliação dos horizontes linguísticos, proporcione ainda o contato com outras culturas, abra-se para novas perspectivas e com isso permita a análise e, sobretudo, valorize e incentive a liberdade de expressão de cada aluno sobre questões variadas e complexas. Por fim, o Projeto Baú de histórias traz consigo, em sua gênese, o comprometimento social; o trabalho com crianças de escolas públicas que, através da oralidade, de uma linguagem que explora, explica e traduz a riqueza cultural de um país, é absolutamente convicto de que não há fronteiras que sirvam de impedimento ao saber e ao desbravamento de novas formas de aprender.
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Administração de Empresas
        Nome da Instituição: Universidade Paulista
        Título: Abertura Comercial-O processo de importação e exportação no Brasil
        Ano de conclusão: 1996
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Visão Recreação e pre escola:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Professor
    • CADERNOS ESPINOSANOS (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Sou membro do grupo de estudos espinosanos e século XVII e parecerista dos cadernos;
    • Faculdade Paulista de Comunicação:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - Atual ).
        Outras informações: Professora do curso de Administração de Empresas- Disciplina- Comunicação Empresarial
        Outras informações: Professor
    • Faculdades Integradas Campos Salles:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).