Glauce Gomes de Oliveira Cabral
-
Resumo
-
Doutoranda do programa de Estudos Linguísticos do IBILCE/ UNESP. Mestra em Letras pelo programa de Língua e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da FFLCH/USP (2014). Especialista em Tradução de Espanhol pela UGF (2012), graduada e licenciada em Letras português e espanhol pela FFLCH/USP (2003) e licenciada em Letras Inglês pela UNIUBE (2018). Foi professora assistente de língua espanhola na Faculdade de Americana - FAM (2004-2009). Também atuou no ensino fundamental e médio e em cursos livres como professora de espanhol. Desde 2012 atua no Centro Paula Souza. Atualmente é professora de ensino superior (espanhol) nas: FATEC Guarulhos e FATEC São Paulo, atua em IntegrAL ensino de idiomas como professora de espanhol e faz parte da equipe de avaliadores das provas orais do exame de proficiência CELU (Certificado de Español Lengua y Uso).
-
-
Trabalhos técnicos: 3
- CABRAL, G. G. O. . Parecer de artigos e pôsteres no 9º FATECLOG - Congresso Internacional de Logística. 2018 (Parecer)
- CABRAL, G. G. O. . Parecer de artigos e painéis sumetidos ao 8º Congresso de Logística das FATECs. 2017 (Parecer)
- CABRAL, G. G. O. . Parecer da obra 'Espanhol (EJA)'. 2015 (Parecer)
-
Apresentações de Trabalho: 13
- CABRAL, G. G. O. ; EVANGELISTA, M. . Variação lexical em livros didáticos de espanhol para o curso de Secretariado: foco no espanhol rioplatense. 2016 (Congresso)
- CABRAL, G. G. O. ; TEIXEIRA, E. ; LIMA, D. P. S. . Propuestas y proyectos de las asociaciones de profesores de lenguas regionales para el desarrollo de políticas educativas, nacionales y regionales. 2016 (Congresso)
- CABRAL, G. G. O. . Desnaturalizando a 'compreensão auditiva' e sua subordinação a outros aspectos: por um enfoque discursivo. 2015 (Congresso)
- CABRAL, G. G. O. ; SILVA, S. T. T. ; BRITO, S. A. C. . Mercado de trabalho: use os dados a seu favor. 2017 (Conferência)
- CABRAL, G. G. O. ; SILVA, S. T. T. ; BRITO, S. A. C. . Empregabilidade e línguas: O CHA (Competência, Habilidade e Atitude) como potencialidade competitiva. 2016 (Conferência)
- CABRAL, G. G. O. ; SILVA, S. T. T. ; BRITO, S. A. C. . Qualificação profissional em tempos de crise: idiomas como diferencial competitivo. 2015 (Conferência)
- SILVA, S. T. T. ; BRITO, S. A. C. ; CABRAL, G. G. O. . A qualificação profissional e a importância das línguas estrangeiras como ferramenta de gestão. 2014 (Conferência)
- CABRAL, G. G. O. . Regularidades en el tratamiento de la comprensión auditiva en experiencias de manuales de E/LE para brasileños. 2013 (Congresso)
- CABRAL, G. G. O. ; ORENHA-OTTAIANO, A. . El lenguaje en 'Peregrinos de Aztlán' como instrumento de representación de la identidad del inmigrante mexicano en los Estados Unidos y en la frontera. 2012 (Comunicacao)
- CABRAL, G. G. O. . Discutindo a compreensão oral no CELU: uma interface com o pensamento complexo. 2011 (Comunicacao)
- CABRAL, G. G. O. . De canto de sereia a ruído: o papel da compreensão auditiva na era do comunicativismo. 2010 (Comunicacao)
- CABRAL, G. G. O. . ¡Qué acento tienes! - Una aproximación al tratamiento de la heterogeneidad en las actividades de comprensión auditiva. 2009 (Comunicacao)
- CABRAL, G. G. O. . A compreensão auditiva na história das metodologias de ensino de línguas estrangeiras. 2006 (Comunicacao)
-
Organização de eventos: 1
- CABRAL, G. G. O. . Plenária A MP 746/16 e o lugar das Línguas Estrangeiras no Ensino Médio. 2016 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
-
Curso de curta duração ministrado: 5
- CABRAL, G. G. O. . Iluminando la comprensión auditiva en ELE, esa caja negra. 2009 (Centro de Estudos de Línguas)
- CABRAL, G. G. O. . Construyendo la comprensión auditiva: regularidades en los LDs y propuestas. 2013 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo e SEE/SP)
- CABRAL, G. G. O. ; LIMA, F. B. . O componente intercultural na aula de língua estrangeira. 2016 (III CBTecLE - Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica)
- CABRAL, G. G. O. . Descristalizando evidências em práticas com a compreensão oral do espanhol em sala de aula. 2018 (EPEEPT - Encontro de Professores de Espanhol da Educação Profissional Tecnológica)
- CABRAL, G. G. O. . Aspectos teóricos e práticos para a elaboração de atividades de compreensão auditiva no ensino-aprendizagem de espanhol. 2018 (Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos)
-
Formação Acadêmica: 4
-
Graduacao:
-
Curso: Letras - Inglês
Nome da Instituição: Universidade de Uberaba
Título: A produção oral em língua inglesa em cursos a distância: preceitos, ferramentas e desafios
Ano de conclusão: 2018
-
Curso: Graduação e Licenciatura - Letras: Port./Espanhol
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2003
-
Curso: Letras - Inglês
-
Mestrado:
-
Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2014
-
Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
-
Doutorado:
-
Curso: Estudos Lingüísticos
Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
-
Curso: Estudos Lingüísticos
-
Especializacao:
-
Nome da Instituição: Universidade Gama Filho
Ano de conclusão: 2011
-
Nome da Instituição: Universidade Gama Filho
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 10
-
Faculdade de Americana:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2004 -
2009
).
Outras informações: Professor Assistente
-
Tipo de vínculo: Celetista (2004 -
2009
).
-
Fundação Richard Hugh Fisk:
-
Tipo de vínculo: Celetista (1998 -
2004
).
Outras informações: Auxiliar de Ensino (professora de espanhol)
-
Tipo de vínculo: Celetista (1998 -
2004
).
-
Universidade de São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Livre (2007 -
2007
).
Outras informações: monitora
-
Tipo de vínculo: Livre (2007 -
2007
).
-
Colégio Hélios:
-
Tipo de vínculo: Livre (2010 -
2011
).
Outras informações: Professora de Espanhol
-
Tipo de vínculo: Livre (2010 -
2011
).
-
SESI - Serviço Social da Indústria (SP):
-
Tipo de vínculo: Livre (2011 -
2012
).
Outras informações: PROFESSOR EDUCACAO BASICA III - Espanhol
-
Tipo de vínculo: Livre (2011 -
2012
).
-
Centro Paula Souza:
- Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
- Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
- Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
- Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
-
Centro Paula Souza - FATEC-SP:
- Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
- Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
- Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
- Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
-
Centro Paula Souza - FATEC Zona Leste:
-
Tipo de vínculo: Livre (2016 -
2016
).
Outras informações: Professora de língua espanhola no curso de Comércio Exterior
Outras informações: Professor de Ensino Superior
-
Tipo de vínculo: Livre (2016 -
2016
).
-
Centro Estadual de Educação Tecnológica - FATEC Indaiatuba:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2012 -
2012
).
Outras informações: Professora de Língua Espanhola nos cursos de Gestão Empresarial, Logística Aeroportuária e Comércio Exterior.
Outras informações: Professor Assistente
-
Tipo de vínculo: Celetista (2012 -
2012
).
-
IntegrAL - Ensino de Idiomas:
-
Tipo de vínculo: Livre (2015 -
Atual
).
Outras informações: Aulas de espanhol particulares
Outras informações: Docente (MEI)
-
Tipo de vínculo: Livre (2015 -
Atual
).
-
Faculdade de Americana: