Não autenticado |

Mayka Danielle Brito Amaral

    • Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2007). Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2006). Especialização em Planejamento de Áreas Amazônicas pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (2007). Mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2011). Doutoranda em Geografia Humana na Universidade de São Paulo. Professora Assistente na Universidade Federal do Maranhão. Pesquisadora do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA).

       

      Links:    

    • AMARAL, MAYKA DANIELLE BRITO . O movimento do carvoejamento na Amazônia oriental brasileira: a dinâmica da produção do carvão vegetal em Rondon do ParáThe charcoal movement in eastern Brazilian Amazon: the dynamics of charcoal production in Rondon do Pará Confins (Paris) , v. 22 , p. 1 - 32 , 2014. ISSN: 19589212.
    • AMARAL, M. D. B. . A monopolização do território pelas indústrias siderúrgicas e a produção do carvão vegetal em Rondon do Pará (PA). In: VI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Meio Ambiente e Sociedade , 2012 , Belém. VI Encontro Nacional da ANPPAS. : , 2012.
    • AMARAL, M. D. B. . A NOVA FAVE DA FRENTE PIONEIRA NA AMAZÔNIA ORIENTAL E A CONFIGURAÇÃO DE UM TERRITÓRIO DO CARVÇÃO. In: Encontro Internacional Geografia: tradições e perspectivas/Homenagem ao Centenário de Nascimento de Pierre Monbeig , 2008 , São Paulo. Encontro Internacional Geografia: tradições e perspectivas. : , 2008.
    • AMARAL, M. D. B. . DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA:desocultando o papel da produção de carvão vegetal nas mudanças espaciais recentes. In: II Simpósio Internacional de Geografia Agrária III Simpósio Nacional de Geografia Agrária , 2005 , Presidente Prudente. Desenvolvimento do Campo, das Florestas e das Águas. : , 2005.
    • AMARAL, M. D. B. . A monopolização do território via carvoejamento na Amazônia Oriental brasileira: a produção do carvão vegetal em Rondon do Pará. In: V Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária: questões agrárias na panamazônia no século XXI: usos e abusos do território , 2011 , Belém. V Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária: questões agrárias na panamazônia no século XXI: usos e abusos do território. : , 2011.
    • AMARAL, M. D. B. . O Avanço da Frente Pioneira na Amazônia Oriental e a Configuração de um Território do Carvão. In: IV Simpósio Internacional de Geografia Agrária/ V Simpósio Nacional de Geografia Agrária , 2009 , Niterói. Anais (Simpósio Nacional de Geografia Agrária ... Simpósio Internacional de Geografia Agrária. CD-Rom). : , 2009.
    • AMARAL, M. D. B. . O carvoejamento e a nova face da frente pioneira na Amazôinia oriental. In: Amazônia e fronteiras do conhecimento , 2008 , Belém. Seminário Internacional Amazônia e Fronteiras do Conhecimento. : , 2008.
    • AMARAL, M. D. B. . A nova face da frente pioneira na Amazônia oriental e a configuração de um território do carvão. In: Geografia: tradições e perspectivas , 2008 , São Paulo. Geografia:tradições e perspectivas. : , 2008.
    • AMARAL, M. D. B. . O carvoejamento e sua insustentabilidade em Rondon do Pará. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS , 2008 , SÃO PAULO. O ESPAÇO NÃO PÁRA: POR UMA AGB EM MOVIMENTO. : , 2008.
    • AMARAL, M. D. B. . No Arco do Desmatamento na Amazônia: o caso do carvoejamento e da pressão sobre a floresta primária do município de Rondon do Pará. In: VII Encontro Nacional da ANPEGE , 2007 , Niterói. Espacialidades Contempôraneas: O Brasil, a América Latina e o Mundo. : , 2007.
    • AMARAL, M. D. B. ; MONTEIRO, M. A. ; PARACAMPOS, R. . Desmatamento na Amazônia Brasileira: desocultando o papel da produção de carvão vegetal nas mudanças espaciais recentes. In: III Simpósio Nacional de Geografia Agrária e II Simpósio Internacional de Geografia Agrária: Jornada Ariovado Umbelino de Oliveira , 2005 , Presidente Prudente (SP). Desenvolvimento Territorial. Presidente Prudente (SP) : Unesp, 2005. p. 1 - 12.
    • AMARAL, M. D. B. . Produção do Espaço e Carvoejamento no Sudeste Paraense: o caso do Município de Rondon do Pará. In: XV Seminário de Iniciação Científica da UFPA , 2004 , Belém do Pará. Trabalhos de pesquisas. Belém do Pará : , 2004.
    • AMARAL, M. D. B. ; MARIN, R. A. ; MARTINS, C. C. ; ALMEIDA, A. W. B. . Guerra do Carvão. Manaus : UEA edições , 2014 (Boletim Informativo Número 1)
    • AMARAL, M. D. B. ; MARIN, R. A. . Assentados e Acampados de Rondon do Pará. Manaus : UEA edições , 2014 (Fascículo)
    • AMARAL, M. D. B. ; MARIN, R. A. ; ALMEIDA, A. W. B. ; AMARAL, M. J. B. ; AMARAL, V. R. ; MATOS, R. M. B. M. . Carvoeiros de Rondon do Pará. Manaus : Editora da Universidade do Amazônas , 2007 (Fascículo)
    • AMARAL, M. D. B. ; MARIN, R. A. ; PIMENTEL, A. S. ; PIANI, P. P. F. ; VIRGOLINO, C. P. . Quilombolas de Irituia (Pará) em Luta pelo Reconhecimento de Direitos Territoriais no Século XXI. 2008 (Relatorio_tecnico)
    • AMARAL, M. D. B. . A monopolização do território via carvoejamento na Amazônia oriental brasileira: a produção de carvão vegetal em Rondon do Pará. 2011 (Simposio)
    • AMARAL, M. D. B. . O Avanço da Frente Pioneira na Amazônia Oriental e a Configuração de um Território do Carvão. 2009 (Simposio)
    • AMARAL, M. D. B. . A Nova face da Frente Pioneira na Amazônia Oriental e a Configuração de um Território do Carvão. 2008 (Outra)
    • AMARAL, M. D. B. . A nova face da frente pioneira na Amazônia oriental e a configuração de um território do carvão. 2008 (Outra)
    • AMARAL, M. D. B. . O carvoejamento e a nova face da frente pioneira na Amazônia oriental. 2008 (Seminário)
    • AMARAL, M. D. B. . O Carvoejamento e a sua Insustentabilidade em Rondon do Pará. 2008 (Outra)
    • AMARAL, M. D. B. ; MONTEIRO, M. A. ; PARACAMPOS, R. . Desmatamento na Amazônia Brasileira: desocultando o papel da produção de carvão vegetal nas mudanças espaciais recentes. 2006 (Congresso)
    • AMARAL, M. D. B. . No Arco do Desmatamento na Amazônia: o caso do carvoejamento e da pressão sobre a floresta primária do município de Rondon do Pará. 2007 (Outra)
    • AMARAL, M. D. B. . Perspectivas metodológicas no ensino de geografia. 2002 (Associação dos Geógrafos Brasileiros)
    • AMARAL, M. D. B. ; RIBEIRO, R. ; MALHEIRO, B. C. . Paisagem, Território, Espaço, compreendendo os conceitos de Geografia no PSS. 2004 (Associação dos Geógrafos Brasileiros)
    • Nome do projeto: MAPEAMENTO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO TERRITORIAL CONTRA O DESMATAMENTO E A DEVASTAÇÃO Processo de Capacitação de Povos e Comunidades Tradicionais (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, M. D. B. , MARIN, R. A. , ALMEIDA, A. W. B. , NOVAES, J. .
      Descrição: O Projeto MAPEAMENTO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO TERRITORIAL CONTRA O DESMATAMENTO E A DEVASTAÇÃO: Processo de Capacitação de Povos e Comunidades Tradicionais interroga sobre os altos índices de desmatamentos na Amazônia e aponta para a estreita relação deste processo com a concentração fundiária, associada com as estratégias do agronegócio e à elevação do preço das commodities. A sobrevivida da floresta tropical não depende apenas das ações políticas governamentais, muitas de caráter repressivo, com objetivo de frear o desgaste ambiental e da biodiversidade. No fortalecimento de associações e formas organizativas comunitárias e aos meios de consolidação dos conhecimentos e saberes práticos dos povos e comunidades tradicionais que mais conservam os recursos florestais e hídricos apresentam-se condições de possibilidade para a preservação da floresta(ALMEIDA et al, 2009, p. 125-126). Nesta orientação a pesquisa destaca as práticas dos povos e comunidades tradicionais, adotadas no lidar com a natureza e os conhecimentos tradicionais que detêm sobre os ecossistemas e biomas. Nesse aspecto os saberes e as ferramentas mobilizadas na organização do trabalho na unidade familiar, em modalidades de atividades como agricultores, extrativistas, artesãos, pescadores, baseado no uso comum dos recursos naturais são fundamentais pois representam uma tecnologia social baseada nas experiências concretas de preservação florestal (ALMEIDA et al, 2009, p. 126-127). Constituem objetivo do projeto conhecer e fortalecer as formas de uso comum dos recursos naturais, entre povos e comunidades tradicionais. Através do mapeamento social visa-se esse fortalecimento por meio de capacitação dos agentes sociais envolvido em modalidades próprias de acesso e uso de recursos . Grupos estes envolvidos em processos de territorialização e com territorialidades específicas, marcados por critérios organizativos e identidades coletivas objetivadas em movimentos sociais
    • Nome do projeto: Mineração e (des)estruturação espacial na Amazônia. (2003 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, M. D. B. , MONTEIRO, M. A. , PARACAMPOS, R. , COELHO, M. C. N. .
      Descrição: Nos últimos cinqüenta anos, as políticas econômicas voltadas para o estímulo à extração e transformação mineral na Amazônia desencadearam o processo de (des)estruturação espacial na região e reforçaram o caráter de economias extrativas e exportadoras de matérias-primas primárias ou semi-elaboradas dos estados que compõem a Amazônia Oriental brasileira. Os esforços mal-sucedidos de estímulo à verticalização do setor mineral e às mudanças na legislação tributária agravaram os problemas financeiros dos estados e municípios afetando a continuidade do financiamento das políticas tanto sociais quanto de desenvolvimento regional. Neste período, acentuaram-se também os problemas de desigualdades sociais e espaciais entre e intramunicípios. Assim, é necessário que se investigue os processos de (des)estruturação espacial decorrentes da extração e transformação industrial de minerais na Amazônia oriental brasileira
    • Nome do projeto: Mineração, metalurgia e mudanças sociais: limites e possibilidades para desenvolvimento na Amazônia oriental brasileira. (2004 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, M. D. B. , MONTEIRO, M. A. , PARACAMPOS, R. , MARIN, R. A. , COELHO, M. C. N. , ROCHA, G. M. , TAVARES, M. G. C. , PROST, C. , SILVA, A. R. T. , MONTEIRO, E. F. , MACHADO, L. O. , TRINDADE JUNIOR, S. C. , LIMA, M. A. S. , MATHIS, A. , HURTIENNE, T. P. , CASTRO, E. M. R. , SOUZA, C. B. G. , CHAGAS, C. A. N. .
      Descrição: O Projeto - que tem por agência financiadora o CNPq (Processo: 620216/2004-2) - é um estudo que procura oferecer análise da extração e transformação industrial de recursos minerais na região e de sua relação com o desenvolvimento regional não somente através de uma aproximação das formas de aparência manifestas em relação a cada uma das empresas voltadas a esta atividade, mas também pela explicitação de estruturas, relações sociais e formas de interação com o espaço físico que se configuram como o conteúdo essencial subjacente às formas de aparência manifestas. Trata-se, assim, de investigação inovadora, distinta daquelas tradicionais que privilegiam análises unidisciplinares e compartimentalizadas e que através da integração de grupos de pesquisas permitirá a colaboração e a produção de sinergias entre pesquisadores do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPa e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRJ.
    • Nome do projeto: Territórios e Recursos de Povos e Comunidades Tradicionais em Colisão com Obras de Infra-estrutura e Estratégias Empresariais na Amazônia (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, M. D. B. , MARIN, R. A. , NOVAES, J. , MARTINS, C. C. .
      Descrição: "O presente projeto de pesquisa busca analisar as relações entre políticas governamentais e estratégias empresariais na região de Imperatriz, no Estado do Maranhão e no sudeste do Pará, a partir do município de Tucuruí. No Maranhão, pretende-se investir em análise dos processos de implantação dos projetos e ação empresarial da Suzano Papel e Celulose S.A., instalada no município de Imperatriz e das indústrias siderúrgicas que funcionam em em Açailândia. A ênfase será na identificação do raio de atuação desses projetos que se estendem ao Estado do Pará, precisamente na região conhecida como Bico do Papagaio, que inclui Marabá. Avaliaremos a inter-relação entre essas estratégias empresariais e seus efeitos aos povos e comunidades tradicionais, especialmente, no caso do Maranhão, das quebradeiras de coco babaçu, assentados, trabalhadores rurais, áreas de reserva extrativista e povos indígenas. No Pará a pesquisa se voltará ao estudo de processos concernentes à implantação de projetos de infraestrutura de estradas, como a BR-230, como projetos hidrelétricos, a saber, a Usina Hidrelétrica de Energia de Tucuruí UHE Tucuruí e os efeitos presentes, após mais de 30 anos de sua instalação, sobre modos de existência de agricultores, reassentados, comunidades tradicionais como extrativistas, ribeirinhos, pescadores e povos indígenas."
    • ROCHA, G. O. R. ; AMARAL, M. D. B. . Guia de livros didáticos: PNLD 2013:geografica. 2012 - (guia de livros didáticos)
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Pará
        Título: No Arco do Desmatamento na Amazônia: o caso do carvoejamento e da pressão sobre a floresta primária do município de Rondon do Pará
        Ano de conclusão: 2007
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade do Estado do Pará
        Título: A Função Social dos Parâmetros Curriculares Nacionais no ensino de Geografia do 1º e 2º ciclos do ensino fundamental da educação básica: uma abordagem teórica.
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Nucleo de Altos Estudos Amazonicos
        Ano de conclusão: 2007
    • Nucleo de Altos Estudos Amazonicos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2004 ).
        Outras informações: Participação como bolsista do Projeto:" Mineração e (DES)Estruturação Espacial na Amazônia", sob a coordenação do Prof (a). DR (a). Maurílio de Abreu Monteiro, lotado no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.
        Outras informações: Desenvolvimento de Plano de Trabalho
    • Associação das Universidades Amazônicas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), coordenado pelo professor Alfredo Wagner Berno de Almeida e a professora Rosa Acevedo Marin.
        Outras informações: Pesquisadora
    • Universidade Estadual Vale do Acaraú:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Ministrei as disciplinas Gestão da Sala de Aula II (Metodologia Espcífica do Ensino de Geografia), Prática Pedagógica e ATACC III (Atividades Academicos Científico Culturais, no curso de geografia na Universidade Estadual Vale do Acaraú, campús de Belém do Pará.
        Outras informações: Professora
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Desenvolvimento de Projeto de Mestrado
    • Universidade Federal do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2014 ).
        Outras informações: Pesquisadora do Projeto Mapeamento Social como Instrumento de Gestão Territorial Contra o Desmatamento e a Devastação: processos de capacitação de povos e comunidades tradicionais. Sob coordenação dos pesquisadores Rosa Acevedo Marim e Alfredo Wagner B. de Almeida.
        Outras informações: Bolsista
    • Secretaria de Estado de Educação:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Professora de Geografia
    • Universidade do Estado do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Federal do Oeste do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Federal do Maranhão:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - Atual ).
        Outras informações: Professora Assistente, Classe A, Nível I
    • Universidade Estadual do Maranhão:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).