Não autenticado |

Lucas Rodrigues Azambuja

    • Doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo e Jovem Pesquisador Associado ao CEM/INCT. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Econômica, Teoria Sociológica e Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: firma, racionalidade, mercado de trabalho, redes sociotécnicas e sentidos do trabalho.

       

      Links:    

    • AZAMBUJA, L. R. . O cálculo econômico no mercado de trabalho: esboços para uma abordagem sociológica de redes Relet , v. 16 , p. 57 - 87 , 2011. ISSN: 18568378.
    • GUIMARAES, Sonia M. K. ; AZAMBUJA, L. R. . Empreendedorismo high-tech no Brasil: Condicionantes econômicos, políticos e culturais Sociedade e Estado (UnB. Impresso) , v. 25 , p. 93 - 121 , 2010. ISSN: 01026992.
    • AZAMBUJA, L. R. . Os Valores da Economia Solidária Sociologias (UFRGS) , v. 11 , p. 282 - 317 , 2009. ISSN: 15174522.
    • AZAMBUJA, L. R. . RESENHA - Max Stiner, A Sociologia Econômica Sociologias (UFRGS) , v. 9 , p. 340 - 345 , 2007. ISSN: 15174522.
    • AZAMBUJA, L. R. . O Conceito de Ação Econômica em Max Weber: uma análise a partir de A Bolsa Teoria & Sociedade (UFMG) , v. 14 , p. 62 - 83 , 2006. ISSN: 15184471.
  • Capítulos publicados: 2
    • MOCELIN, Daniel Gustavo ; AZAMBUJA, L. R. . Marx, Weber e Durkheim: Quadro comparativo sobre o pensamento dos autores clássicos da Sociologia. Sociologia e administração: relações sociais nas organizações, v. , p. - , 2010.
    • AZAMBUJA, L. R. . Tipos de ação, de racionalidade e o processo de racionalização na sociologia de Max Weber. Sociologia e Admnistração: relações sociais nas organizações, v. , p. - , 2010.
    • AZAMBUJA, L. R. . O cálculo econômico no mercado de trabalho: esboços para uma abordagem sociológica de redes. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais , 2011 , Salvador. Anais do XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. : , 2011.
    • AZAMBUJA, L. R. . O cálculo econômico no mercado de trabalho: esboço para uma abordagem sociológica de redes. In: I Encontro Internacional da Secção de Trabalho, Organizações e Profissões da APS , 2011 , Porto. I Encontro Internacional da Secção de Trabalho, Organizações e Profissões da APS. Porto : Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2011.
    • AZAMBUJA, L. R. . A construção social dos sentidos do trabalho autogerido: um estudo entre trabalhadores de cooperativas de economia solidária. In: II Simpósio de Pesquisa de Pós-Graduandos em Sociologia da USP, UNICAMP, UFSCAR, UFRJ e UNESP , 2009 , São Paulo. Anais do II Simpóssio de Pós-Graduandos. : , 2009.
    • AZAMBUJA, L. R. . Modernidade, Diferenciação Social e Individuação: para uma sociologia das diferenças intra-grupos. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia , 2009 , Rio de Janeiro. Xix Congresso Brasileiro de Sociologia. : , 2009.
    • AZAMBUJA, L. R. ; FERNANDES, P. V. . Formalização de empresas: determinantes culturais, econômicos e sociais. In: I Seminário Nacional de Sociologia Econômica , 2009 , Florianópolis. Anais do I Seminário Nacional de Sociologia Econômica. Florianópolis : UFSC, 2009.
    • AZAMBUJA, L. R. ; ROSENFIELD, Cinara . Como os Trabalhadores Pensam e Praticam a Autogestão? Repensando o sentido da Economia Solidária. In: V Congresso Latino-Americano de Sociologia do Trabalho , 2007 , Montevideo. Anais do V Congresso Latino-Americano de Sociologia do Trabalho. Montevideo : , 2007.
    • AZAMBUJA, L. R. . O Conceito de Ação Econômica em Max Weber: uma análise através de. In: XXX Encontro Anual da ANPOCS , 2006 , Caxambu. CD-ROM dos Trabalhos Apresentados. São Paulo : ANPOCS, 2006.
    • ROSENFIELD, Cinara Lerrer ; AZAMBUJA, L. R. . Como os Trabalhadores Pensam e Praticam a Autogestão? Repensando o sentido da Economia Solidária.. In: I Congresso Internacional de Sociologia Econômica e das Finanças , 2006 , São Carlos. Resumos dos Trabalhos. : , 2006.
    • AZAMBUJA, L. R. . Cooperativismo e Crise do Emprego: um estudo sobre a relação entre a crise do emprego e o cooperativismo de trabalho no Brasil. In: XVI Salão de Iniciação Científica , 2004 , Porto Alegre. CD-ROM dos Trabalhos Apresentados no XVI Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre : Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.
    • AZAMBUJA, L. R. . Ideologia e Relação com o Trabalho: o caso de uma cooperativa autogestionária. In: XI Congresso Brasileiro de Sociologia , 2003 , Campinas. Sociologia e Conhecimento Além das Fronteiras: Anais do XI Congresso Brasileiro de Sociologia. Campinas : Sociedade Brasileira de Sociologia - UNICAMP, 2003. p. 82 - 82.
    • AZAMBUJA, L. R. . Ideologia e Relação com o Trabalho: o caso de uma cooperativa autogestionária. In: XV Salão de Iniciação Científica , 2003 , Porto Alegre. CD-ROM dos Trabalhos Apresentados no XV Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre : Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.
    • AZAMBUJA, L. R. . Os Valores da Economia Solidária: um estudo sobre a heterogeneidade ideológica de trabalhadores de cooperativas autogeridas. In: XXV Congresso da ALAS , 2005 , Porto Alegre. Anais do XXV Congresso da ALAS. Porto Alegre : Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005. p. 317 - 318.
    • AZAMBUJA, L. R. . Os Valores da Economia Solidária: um estudo sobre a heterogeneidade ideológica de trabalhadores de cooperativas autogeridas. In: XXIX Encontro Anual da ANPOCS , 2005 , Caxambu. CD-ROM do Trabalhos: 29º Encontro Anual da ANPOCS - 2005. : , 2005.
    • AZAMBUJA, L. R. . Os Valores da Economia Solidária: um estudo sobre a heterogeneidade ideológica de trabalhadores de cooperativas autogeridas. In: II Colóquio Internacional Cátedra UNESCO-UNISINOS e V Encontro de Estudos sobre o Mundo do Trabalho e expositor no GT Economia Solidária e Cooperativismo , 2005 , São Leopoldo. Caderno de Resumos - Políticas Públicas e Trabalho: dimensões éticas, socioeconômicas e culturais. São Leopoldo : UNISINOS, 2005. p. 43 - 45.
    • AZAMBUJA, L. R. . Usos e Significados da Autogestão na Economia Solidária: notas para uma abordagem a partir da Nova Sociologia Econômica. In: 5 Workshop Empresa, Empresários e Sociedade - O mundo Empresarial e a Questão Social , 2006 , Porto Alegre. www.fee.rs.gov.br/5workshop. : , 2006.
    • AZAMBUJA, L. R. . Os Valores da Economia Solidária: um estudo sobre a heterogeneidade ideológica de trabalhadores de cooperativas autogeridas.. In: XIII Jornada de Jovens Investigadores da Associação das Universidades do Grupo Monteviedo , 2005 , Tucumán. Libro de Resúmenes. Tucumán : Universidad Nacional de Tucumán, 2005. p. 265 - 278.
    • AZAMBUJA, L. R. . Parecerista ad hoc para Revista [...] Três Pontos. 2010 (Parecer)
    • AZAMBUJA, L. R. ; ROSENFIELD, Cinara Lerrer . Autogestão e relação com o trabalho: um estudo sobre a relação com o trabalho entre trabalhadores de empresas privadas e trabalhadores de empresas autogeridas. 2002 (Elaboracao_de_projeto)
    • AZAMBUJA, L. R. . A Construção Social da Demanda de Trabalho: considerações sobre o comportamento da firma no mercado de trabalho. 2010 (Comunicacao)
    • AZAMBUJA, L. R. ; ROSENFIELD, Cinara Lerrer . Relatório de Atividades de Bolsa BIRD-FAPERGS. 2003
    • AZAMBUJA, L. R. ; ROSENFIELD, Cinara Lerrer . Relatório de Atvidades de Bolsa PIBIC-CNPq. 2004
    • Nome do projeto: A autonomia como norma e a relação do trabalhador industrial com o seu trabalho (2002 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSENFIELD, Cinara Lerrer , AZAMBUJA, L. R. .
      Descrição: Este estudo analisa os efeitos do processo de reestruturação produtiva sobre a relação com o trabalho entre os trabalhadores industriais do setor químico. Tal objeto direcionou duas pesquisas empíricas: a primeira em uma mesma empresa na França e no Brasil, a segunda no Pólo Petroquímico de Triunfo. Tem como eixo o conceito de autonomia no trabalho, que pode ser compreendido em dois sentidos: em seu sentido positivo, a autonomia real no trabalho que é reconhecido pelos pares e permite se proteger, uma vez que ela preserva o grupo como base identitária e possibilita um retorno sobre si capaz de conferir um sentido ao trabalho. Em seu sentido instrumental, a autonomia é outorgada enquanto instrumento de coordenação das relações de trabalho e visa atingir um objetivo econômico de gestão da produção, na busca de inserir no processo de trabalho os elementos que não podem ser prescritos, como a concertação e a mobilização subjetiva. Esta autonomia propicia o aparecimento de estratégia individuais no seio do grupo de trabalho, as relações profissionais reforçam a relação com a empresa e enfraquecem as relações entre os pares. O estudo da relação ao trabalho culmina com uma proposição de tipologia de relação com o trabalho.
    • Nome do projeto: Autogestão e relação com o trabalho: um estudo sobre a relação com o trabalho entre trabalhadores de empresas privadas e trabalhadores de empresas autogeridas (2003 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSENFIELD, Cinara Lerrer , FACHINETTO, Rochele Fellini , AZAMBUJA, L. R. .
      Descrição: A proposta é analisar a vivência de autonomia e a relação com o trabalho no seio de trabalhadores que, a priori, vivem na autogestão uma experiência transformadora do sentido do trabalho, capaz de introduzir uma autonomia real e de colocar o sujeito do trabalhador no lugar do objeto da norma. A autogestão, a posse coletiva dos meios de produção e a divisão dos ganhos econômicos sob critérios coletivos dos trabalhadores são capaz de mudar os sentidos do trabalho e o próprio trabalhador? Para tal é necessário verificar qual é o perfil deste trabalhador inserido em um contexto de trabalho de autogestão e economia solidária, ou seja, quem é esse trabalhador; qual o grau de identidade que ele apresenta com o trabalho, com o coletivo e com a cooperativa.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
        Título: Os Valores da Economia Solidária: um estudo sobre a heterogeneidade ideológica de trabalhadores de cooperativas autogeridas
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal do Rio Grande do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Tutor na disciplina Seminário Temático I: Sociologia do curso de graduação de Admnistração (modalidade à distância), Escola de Admnistração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadores da disciplina: Profa. Dra. Valmíria Piccinini, Profa. Dra. Marilis Almeida e Prof. Sidinei Rocha de Oliveira.
        Outras informações: Tutor
    • Universidade Federal de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Estágio para Pesquisador de Campo para a Pesquisa Democracia, Desigualdade e Políticas Públicas no Brasil realizado pelo PRODEP-UFMG.
        Outras informações: Estágio