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Ana Paula Neto Carvalho

    • Mestranda na área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH/USP. Realiza pesquisa de mestrado voltada ao uso de textos literários nas aulas de Francês língua estrangeira para o desenvolvimento de competências leitoras e produção de texto por meio das TIC além de atuar como professora de francês em um Centro de Estudos de línguas da rede pública na cidade de Sorocaba-SP. . Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Paulista (2007) e diploma de Pós-graduação Lato sensu em Ensino-Aprendizagem de Língua e Literaturas de Expressão Francesa pela PUC-SP (2009)

       

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    • Nome do projeto: Textos literários nas aulas de FLE de um centro de línguas do estado de São Paulo: competências leitoras e produção de texto por meio das TIC (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAULA NETO, A. .
      Descrição: O foco principal desse projeto nasce de meu trabalho realizado junto ao centro de línguas de Sorocaba ?E.E. Antônio Padilha? no ensino de francês para alunos adolescentes da rede pública. Enquanto professora de francês língua estrangeira (FLE), mas também como professora da língua materna, o Português, sempre procurei introduzir textos literários às minhas aulas. Primeiramente, por entender o papel transformador de que a leitura pode operar na vida dos educandos e por perceber a importância do papel na escola para o fomento à leitura e para a formação de jovens leitores. Grande parte dos alunos, não possui o hábito da leitura, o que fatalmente influencia nas suas poucas habilidades com a escrita e problemas de compreensão de texto. Diante deste cenário relativo à realidade da nossa escola, pude perceber a necessidade de que as aulas de francês no contexto dos centros de Línguas do Estado de São Paulo também contemplassem e favorecessem a competência leitora e o pensamento crítico dos alunos por meio da leitura. Unindo-se ao impacto positivo que a familiaridade com diferentes textos pode promover, há o conceito do desenvolvimento da competência intercultural tão discutida desde a sua exploração mais ampla no CECR (2001). Segundo Byram (2011), a literatura nas aulas de FLE pode desenvolver relações com a cultura e aumentar seu grau de motivação e de sucesso na aprendizagem de línguas. Assim sendo, favorecer o contato dos alunos com as literaturas de expressão francófona pode motivar a compreensão intercultural já que a aproximação facilita a compreensão do outro. A integração de textos literários no curso de FLE pode servir como um facilitador da tomada de consciência intercultural além de desenvolver o pensamento crítico, pois por meio dos temas presentes na literatura pode-se abrir espaços para discussão e reflexão em sala de aula que levarão os alunos a estabelecer relações entre as representações e atitudes relativas a sua própria cultura (Gruca 2010).
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em pedagogia
        Nome da Instituição: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Paulista
        Título: A temática de Alberto Caeiro
        Ano de conclusão: 2007
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Centro de Estudos de Línguas:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - Atual ).
        Outras informações: Professora de francês
    • Universidade Paulista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Aulas de francês no curso de extensão comunitária na Universidade Paulista.
        Outras informações: Professor
    • Faculdade de Filosofia Ciências e Letras FFLCH/USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).