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Rosana Areal de Carvalho

    • Licenciada em História pela Universidade Federal do Mato Grosso e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (2000). Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, na orientação de mestrado e pesquisadora na área de História da Educação: instituições e sujeitos escolares, educação e política, intelectuais. Coordena o Grupo de História da Educação da UFOP e participa do GEPHE/FAE/UFMG. Pós-doutorado em História da Eduação junto ao GEPHE/FAE/UFMG.

       

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    • Educação Sociedade e Cultura: História da Educação
  • Livros publicados: 4
    • CARVALHO, Rosana Areal . O Cônsul do Rei: José Alcino Bicalho. Belo Horizonte : Biografa, 2017 . 339p. ISBN: 9788566229110.
    • MESQUITA, I. M. ; CARVALHO, Rosana Areal ; FARIA FILHO, Luciano Mendes . Nas dobras de Clio: história social e história da educação. Belo Horizonte : Mazza Edições, 2014 . 214p. ISBN: 9788571606371.
    • HAMDAN, Juliana ; FONSECA, M. V. ; CARVALHO, Rosana Areal . Entre o Seminário e o Grupo Escolar: a história da educação em Mariana (XVIII-XX). Belo Horizonte : Mazza Edições, 2013 . 165p. ISBN: 9788571606135.
    • MESQUITA, I. M. ; CARVALHO, Rosana Areal . Clássicos da Educação Vol. III. Belo Horizonte : Mazza Edições, 2013 . 171p. ISBN: 9788571606067.
    • CARVALHO, ROSANA AREAL DE ; MACHADO, Raphael Ribeiro . Primitivo Moacyr e a produção historiográfica: entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP Acta Scientiarum. Education (Print) , v. 38 , p. 355 - , 2016. ISSN: 21785198.
    • CARVALHO, Rosana Areal ; MELO, G. F. M. . NACIONAL E CONTINENTAL ? BRASIL E AMÉRICAS NA PERSPECTIVA DE PRIMITIVO MOACYR Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso) , v. 14 , p. 773 - 786 , 2015. ISSN: 18073859.
    • CARVALHO, Rosana Areal ; VIEIRA, L. C. . Os palanques do republicano Gomes Henrique Freire de Andrade LPH (UFOP) , v. 19 , p. 28 - 46 , 2009. ISSN: 01037110.
    • CARVALHO, Rosana Areal ; COUTRIM, R. M. E. ; ALMEIDA, J. P. P. . Relação Escola e Família: uma contribuição sócio-histórica Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso) , v. 11 , p. 627 - 640 , 2012. ISSN: 18073859.
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    • CARVALHO, Rosana Areal ; VIEIRA, L. C. . O Cotidiano e a política no espaço escolar: o Relatório de 1911 do Grupo Escolar de Mariana Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso) , v. 7 , p. 263 - 276 , 2008. ISSN: 18073859.
    • CARVALHO, Rosana Areal ; VIEIRA, L. C. . Meninos cidadãos e cidadãos meninos Revista do Arquivo Publico Mineiro , v. XLIV , p. 144 - 151 , 2008. ISSN: 01048368.
    • CARVALHO, Rosana Areal ; MARQUES, E. F. ; FARIA, V. L. . Grupo Escolar de Mariana: educação pública em Mariana no início do século XX Revista HISTEDBR On-line , v. 21 , p. 2 - 14 , 2006. ISSN: 16762584.
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    • CARVALHO, Rosana Areal ; PEREIRA, K. K. ; RODRIGUES, W. C. ; SOUZA, J. M. . A teoria na prática: as ideias pedagógicas e seus reflexos na prática e na gestão escolar. In: VII Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais , 2013 , MARIANA. Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais: a escrita da História da Educação em Minas e no Brasil. : , 2013.
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    • CARVALHO, Rosana Areal ; MACHADO, Raphael Ribeiro . A CIÊNCIA A SERVIÇO DO PROGRESSO: A MATRIZ HISTORIOGRÁFICA MOACYRNIANA E A MANEIRA DE SE FAZER HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 2016 (Congresso)
    • OLIVEIRA, I. L. L. ; SILVA, F. A. O. R. ; CARVALHO, Rosana Areal . Escrita de si e formação docente. 2016 (Congresso)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; MACHADO, Raphael Ribeiro . Caminhos percorridos: a obra moacyrniana e os possíveis olhares para a história da educação. 2016 (Congresso)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; SILVA, F. A. O. R. ; OLIVEIRA, I. L. L. . PERSPECTIVAS DA IDENTIDADE DOCENTE A PARTIR DAS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS. 2016 (Seminário)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; SILVA, F. A. O. R. ; EVANGELISTA, R. J. . Experiências narradas: trajetórias de educadoras entre os anos de 1940 a 1980 (Mariana-MG). 2015 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; MACHADO, Raphael Ribeiro ; SILVA, T. M. . Os subsídios de Primitivo Moacyr para a modernização da educação brasileira. 2015 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Rosana Areal . Direito à educação. 2015 (Conferência)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; PEREIRA, K. K. ; RODRIGUES, W. C. ; SOUZA, J. M. . Damas de Ferro: as diretoras do Grupo Escolar Dom Benevides. 2013 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; PEREIRA, K. K. . Unidade não significa uniformidade. A unidade pressupõe diversidade. 2013 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; PEREIRA, K. K. ; SOUZA, J. M. ; RODRIGUES, W. C. . Para além do ensino religioso: as práticas educativas católicas na escola. 2013 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; PEREIRA, K. K. ; SOUZA, J. M. ; RODRIGUES, W. C. . Perspectivas de pesquisa sobre a gestão no Grupo Escolar Dom Benevides - Mariana - MG - 1946-1959. 2013 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; BERNARDO, F. O. . Os projetos republicanos mineiros e a consolidação da instrução pública no início do século XX. 2011 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; BERNARDO, F. O. . Perfis da Caixa Escolar:discussões sobre seus diversos usos a partir de estruturas semelhantes. 2011 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; MACHADO, Raphael Ribeiro . Educação intelectual, moral e física: as influências de Herbert Spencer na criação do programa de ensino primário mineiro de 1906. 2011 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; BERNARDO, F. O. . Representações da República e a disseminação do ideário político-social republicano. 2011 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; SILVA, J. J. R. . As "damas de ferro" do Grupo Escolar "Dom Benevides". 2011 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; MENDONCA, L. O. A. . O curso preparatório da Escola de Minas no contexto do ensino secundário do século XIX.. 2010 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; MACHADO, Raphael Ribeiro ; BERNARDO, F. O. . O PROGRAMA DE ENSINO PRIMÁRIO DE 1906 COMO ESPELHO DO PROJETO CIVILIZADOR REPUBLICANO. 2010 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; BERNARDO, F. O. ; MACHADO, Raphael Ribeiro . Caixa Escolar: instituto inestimável para execução do projeto da educação primária. 2010 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; BERNARDO, F. O. ; CRUZ, G. A. . A Caixa Escolar e a bandeira republicana de educação para o povo. 2009 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Rosana Areal . Educação nos tempos de chumbo: a visão do pensamento conservador católico. 2009 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; BERNARDO, F. O. ; CRUZ, G. A. . A EDUCAÇÃO NA DESORDEM. 2009 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; VIEIRA, L. C. . A Caixa Escolar e a bandeira republicana de educação para o povo. 2008 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; Figueiredo, A. M. . III SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2005 (Departamento de Educação)
    • CARVALHO, Rosana Areal . V Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2007 (Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; FONSECA, M. V. ; HAMDAN, Juliana ; SATTO, M. A. A. V. . VII CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. 2013 (UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO)
    • CARVALHO, Rosana Areal . III ENCONTRO MEMORIAL DO ICHA. 2014 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • CARVALHO, Rosana Areal ; Figueiredo, A. M. . IV SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2006 (Departamento de Educação - UFOP)
    • Nome do projeto: Dom Benevides: a escola faz cem anos (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal .
    • Nome do projeto: A formação de Professores na UFOP: analisando os cursos de licenciatura (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal , Nunes, C.M.F. .
    • Nome do projeto: ?Dom Benevides - a escola faz cem anos? (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal , MARQUES, E. F. .
      Descrição: ?Dom Benevides - a escola faz cem anos? propõe a construção narrativa da história de uma escola pública situada em Mariana ? MG, preparando para as comemorações do seu centenário. Trata-se de um projeto que tem o objetivo de desvendar o espaço de memória representado pela escola, criada no contexto peculiar de uma cidade do interior, de origem colonial, em meio à consolidação da então recente república brasileira. A pesquisa histórica vem sendo desenvolvida em duas frentes: no acervo mantido pela própria escola e nos documentos do Arquivo Público Mineiro. No entanto, se faz necessária a busca de outras fontes que venham não só acrescentar informações quanto ao objeto já delimitado, como também passem a integrar um acervo de fontes para o estudo e a pesquisa sobre a história da educação em Mariana. Nesse sentido, este projeto amplia esse novo campo de trabalho, articulando a história com a educação e pretendendo, também, estimular e alimentar outras pesquisas ? exploratórias ou analíticas ? acerca da história da educação, não só em Mariana, como em todos os municípios que hoje compõem a Região dos Inconfidentes. Um outro objetivo é promover a conservação e divulgação dos documentos produzidos pelas escolas da região.
    • Nome do projeto: Grupo Escolar de Mariana: política, educação, cotidiano (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal , VIEIRA, L. C. .
      Descrição: Apesar de recente, a influência dos referenciais da história cultural sobre a pesquisa em história da educação aponta para uma produção bastante diversificada e abrangente, permitindo aos historiadores um recorte geográfico e temporal significativo, ou seja, passível de interceptação com a construção historiográfica de maior abrangência. Nessa mesma perspectiva, a ?nova história política?, ao trabalhar a esfera política como uma das práticas sociais que compõem a tessitura social possibilita a identificação e a leitura das relações entre a educação escolarizada e as ações políticas; ou seja, o diálogo, as intervenções, interseções, reelaborações e confluências entre a esfera política e educacional. No que tange à história da educação em Minas Gerais, podemos destacar as pesquisas em torno da Reforma João Pinheiro, em 1906, que instituiu, dentre outras ?modernidades?, o modelo do grupo escolar. Muitos estudos já foram publicados em torno dos grupos escolares da capital mineira como também de outras localidades do estado, possibilitando a construção de um cenário com características próprias, comuns e particulares. Particulares por se tratar de uma medida de âmbito estadual que, ao mesmo tempo, aponta para as especificidades de cada município, de cada escola. A proposta deste trabalho ? desdobramento da pesquisa sobre a constituição e implantação do Grupo Escolar de Mariana ? se insere na compreensão das relações políticas que intermediavam e influenciavam o cotidiano escolar. Como meio para identificação destas relações escolhemos dois personagens: o primeiro diretor da escola ? José Ignácio de Souza, farmacêutico formado pela Escola de Farmácia de Ouro Preto, oriundo do Triângulo ? e o Dr. Gomes Freire, médico, presidente da Câmara Municipal, senador estadual e patrono desta escola, que recebeu a denominação de Grupo Escolar Gomes Freire entre 1914 e 1931.
    • Nome do projeto: Grupo Escolar de Mariana: instrução e política (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal , VIEIRA, L. C. .
      Descrição: Amparada no alargamento das fontes, objetos e abordagens propostos pela história cultural, a pesquisa no campo da história da educação tem apontado para a fragilidade de uma pretensa história da educação brasileira, como fenômeno comum, homogêneo a toda a nação. O reconhecimento do particular, da singularidade, sem negar a inserção do mesmo num contexto mais amplo, tem permitido aos pesquisadores reescreverem a história da educação no Brasil. Outra inegável contribuição vem da nova história política, reconhecendo que as relações políticas não são privilégios da elite, mas ações exercidas por todos os sujeitos em suas respectivas realidades. O objeto desta pesquisa ? as relações políticas que permearam a instalação e o funcionamento do Grupo Escolar de Mariana, está inserido no contexto da Reforma João Pinheiro (1906) que instituiu, dentre outras ?modernidades?, o modelo do grupo escolar. Muitos estudos já foram publicados em torno dos grupos escolares da capital mineira como também de outras localidades do estado, permitindo um estudo comparado que identifique os aspectos comuns e particulares. Tratando-se de uma medida de âmbito estadual, sua aplicação se encontra tangenciada pelas singularidades ? no nível do município, da escola, do corpo docente etc. A proposta deste trabalho ? desdobramento da pesquisa sobre a constituição e implantação do Grupo Escolar de Mariana ? se insere na compreensão das relações políticas que intermediavam e influenciavam o cotidiano escolar. Como meio para identificação destas relações escolhemos dois personagens: o primeiro diretor da escola ? José Ignácio de Sousa, farmacêutico formado pela Escola de Farmácia de Ouro Preto, que ocupou o cargo entre 1909 e 1917; e o Dr. Gomes Freire, médico formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, presidente da Câmara Municipal em Mariana, senador estadual e patrono da escola que recebeu seu nome entre 1914 e 1931. Distintas trajetórias que vão se encontrar num cenário ímpar: Ouro Preto,
    • Nome do projeto: A formação do município pedagógico e a descentralização do ensino no Brasil: análise de alguns municípios de Minas Gerais no início da República (1889-1906) (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal , GONCALVES NETO, W. .
      Descrição: Transcrevendo as Atas da Câmara Municipal de Uberabinha (Uberlândia, a partir de 1929), encontramos uma preocupação decisiva pela instrução pública, de tal forma que as 4 primeiras leis aprovadas pela primeira edilidade em 1892 (o município é de 1888), referem-se todas à educação, incluindo Lei de Instrução e Regulamento Escolar, além de determinações com relação às aulas noturnas e à divisão do município em circunscrições literárias. Ou seja, encontramos um ?plano de educação?, caracterizando o município como um território pedagógico e não apenas político-administrativo. O município pedagógico é, provisoriamente, entendido como uma entidade político-administrativa possibilitada no final do séc. XIX pela presença de uma legislação descentralizadora da gestão do ensino e a extensão da responsabilidade para com a instrução primária aos seus limites, levando à regulamentação local dessa obrigação. No âmbito da crença no poder regenerador da educação e da difusão dos sistemas escolares, as elites locais fazem uso desse processo para a definição de uma identidade municipal e para a defesa de objetivos particulares. Esta concepção nos motivou a avançar o estudo da formação do sistema de instrução pública no Brasil para além da análise estadual, estendendo essa investigação aos municípios, no caso, tomando Uberabinha como referência. Em seguida, estas constatações nos levaram a pensar um projeto de história da educação comparada, buscando compreender o fenômeno da formação do município pedagógico em algumas cidades do estado de Minas Gerais. Esta opção remeteu a uma reflexão sobre a importância e os cuidados para com a história comparada, bem como à discussão do processo de difusão dos sistemas escolares de ensino na segunda metade do séc. XIX e início do XX, avançando a análise para além das perspectivas nacional e estadual. O que comporta a investigação do município pedagógico em realidades diferenciadas do interior brasileiro, notadamente Minas Gerais, onde o estudo sob
    • Nome do projeto: Instrução pública e política: o Grupo Escolar de Mariana (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal .
    • Nome do projeto: A Caixa Escolar e a bandeira republicana de educação para o povo (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal , BERNARDO, F. O. .
      Descrição: Com o Manifesto Republicano de 1870 o debate acerca da instrução pública ganhou contornos acalorados. Foram os jornais da época os principais suportes materiais desse debate, envolvendo intelectuais, educadores, políticos e muitos interessados no âmbito da iniciativa privada também. Algo desse debate permaneceu no projeto educacional republicano, visível nas discussões da Constituinte de 1891, responsável pela elaboração da primeira constituição republicana (1891). O ensino obrigatório e as condições do estado nacional de, efetivamente, garantir esse direito à população brasileira sustentou a polêmica em torno do artigo constitucional que delineasse a posição do governo frente à questão. Ainda na década de 90 do século XIX, o surgimento dos grupos escolares como que atropelou a discussão impondo uma realidade que necessitava ser legislada. A experiência, então, do funcionamento da Caixa Escolar, vem consolidar o debate da participação do Estado no financiamento da educação, conforme expressa a literatura atual.. Nossa proposta consiste em relacionar as ações da Caixa Escolar com o ideário republicano relativo à instrução pública. A pesquisa será desenvolvida com base em documentos oficiais, como as legislações; documentos produzidos pelos agentes escolares, que estão reunidos no Arquivo Público Mineiro e no acervo da Escola Estadual Dom Benevides; nas atas da Câmara Municipal de Mariana e em periódicos do período. A hipótese que norteia a pesquisa é de que a Caixa Escolar, mais que atender a legislação concernente à educação no período, esteve dentre as muitas ações para a defesa e difusão dos ideais republicanos. Essa hipótese se sustenta, em princípio, por dois aspectos: seu nome ? Caixa Escolar ?Gomes Freire? ? e sua administração ? Presidente: Gomes Henrique Freire de Andrade e secretário: José Ignácio de Sousa, ambos integrantes do Partido Republicano Municipal e com intensa atuação política em várias frentes, como o jornal ?O Germinal? e a Sociedade Musical ?U
    • Nome do projeto: As ?Damas-de-Ferro?: Diretoras do Grupo Escolar Dom Benevides (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal .
      Descrição: O presente projeto insere-se num projeto mais amplo - ?A escola e seus agentes: a função educativa de pais e docentes na trajetória escolar?, que visa a recomposição do cenário e da cultura escolar em Mariana. Neste caso, trata-se do cenário do Grupo Escolar de Mariana, atual Escola Estadual ?Dom Benevides?. Por ser uma escola centenária, instalada em 1909, sua história coincide com a história da cidade durante o século XX, pois em suas aulas freqüentaram centenas, milhares de marianenses, dentre os quais muitos tiveram uma intensa vida pública, influenciando os destinos da cidade. Para recompor esse cenário, propõe-se acompanhar a presença, a participação e ações dos sujeitos escolares, aqui entendidos como aqueles que compõem a comunidade interna à escola: professores, diretores, alunos, funcionários em geral; como também a família e outros personagens da comunidade externa que influenciaram a trajetória da escola. O projeto mais amplo inclui estudos geracionais, com o intuito de compreender o papel da família no desempenho escolar do aluno; estudos relacionados à formação docente, acompanhando a trajetória dessa formação e os impactos no cotidiano escolar; a história das instituições escolares, entendendo esta escola como um microcosmo no qual atuam forças particulares e de conjunto, na medida em que todas as escolas estão afeitas a uma mesma legislação escolar que, por sua vez, reflete as forças políticas presentes na conjuntura nacional e internacional. O recorte que ora propomos, objetiva o estudo no campo da gestão escolar, no período de 1946 a 1961, no qual a escola foi dirigida por uma única diretora, a professora Abgail Dias. Procura-se resgatar o cotidiano escolar e o papel desempenhado pela diretora nos rumos tomados pela escola, delimitados pela legislação em vigor ? Decreto-Lei 8.529, de 2 de janeiro de 1946, sobre o ensino primário. De antemão temos a perspectiva de um estudo de gênero e também a posição atenta quanto à influência da Igreja Católica
    • Nome do projeto: O Programa de Ensino Primário Mineiro de 1906 e os ideais republicanos (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal .
      Descrição: Para efetivar os ideais republicanos era preciso construir um arcabouço legitimador que passava pelas reformas educacionais. Dentre estas reformas, temos a ?Reforma do Ensino? de 1906, no governo de João Pinheiro, em Minas Gerais, que acompanhou os preceitos da educação intelectual, moral e física. Esta reforma apresentava a idéia de um projeto civilizador, homogeneizante, de cunho moral, tendo por objetivo a escolarização de massa e a formação de trabalhadores-cidadãos, apresentando um duplo caráter: ideológico e político. Através do Programa de Ensino Primário de 1906, procuramos encontrar como estes ideais republicanos de modernização permearam a reforma do ensino primário, pressupondo que o ?Programa? seria a expressão do poder de um grupo e o ?espelho? das expectativas deste sobre outros. Nosso objeto se localiza numa História da Educação em que a ação política tem como local de tensão a cultura; a escola como o locus fundamental de articulação e divulgação de representações sociais. Na análise do ?Programa? enquanto documento, procuramos as condições de sua produção histórica e a sua intencionalidade inconsciente, como parte de um ordenamento jurídico específico; como estratégia de intervenção de diferentes grupos, no campo educativo; como porta-voz de determinadas formas de concepção de escola. Buscamos entender quais as metas esperadas e as suas estruturas prévias oriundas ou presentes em sua confecção, analisando-o enquanto roteiro para a estrutura institucionalizada da escolarização, buscando as prioridades sócio-políticas e os discursos de ordem intelectual que lutaram para definir o currículo.
    • Nome do projeto: Moderno Modernidade e Modernização (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal , FARIA FILHO, Luciano Mendes , XAVIER, M. C. , HAMDAN, Juliana .
      Descrição: Projeto integrado de pesquisa coordenado pelos profs. Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG) e Maria do Carmo Xavier (PUCMinas). "Reúne objetos de investigação que se organizam em torno do interesse em problematizar processos históricos de gestação de 'projetos de Brasil', elaborados pela intelectualidade brasileira no período compreendido entre 1820 e 1970."
    • Nome do projeto: Damas de Ferro: as diretoras do Grupo Escolar Dom Benevides ? Mariana- MG. (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal , HAMDAN, Juliana , PEREIRA, K. K. , SOUZA, J. M. , RODRIGUES, W. C. .
      Descrição: Este projeto se propõe a pesquisar a trajetória de duas diretoras do Grupo Escolar ?Dom Benevides?, situado em Mariana, no período compreendido entre 1946 e 1975. Abigail Dias e Darcy Dias se destacam pela longevidade da atuação no cargo de diretoras, em contextos distintos que nos permitem pensar acerca dos deslocamentos, tensões e conflitos inerentes às relações de poder estabelecidas no interior da escola e para além desta. Estudar ou compreender tais deslocamentos nos possibilita articular as atuações das diretoras com a legislação, o debate educacional em circulação, sobretudo por meio da imprensa, e as forças políticas locais. Esta pesquisa é de caráter documental, e toma como fonte principal documentos do acervo da própria escola já organizados e digitalizados.
    • Nome do projeto: O primitivo que avança no tempo: ?subsídios? de Primitivo Moacyr para a pesquisa em história da educação brasileira (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal .
      Descrição: Considerado como um clássico da história da educação brasileira, Primitivo Moacyr publicou quase duas dezenas de livros sobre o tema, abarcando o período imperial e as primeiras décadas republicanas. Funcionário da Câmara de Deputados por mais de 30 anos, como relator de debates, também exerceu a função de jornalista e foi sócio de um escritório de advocacia, posto que formado pela Escola Livre de Direito do Rio de Janeiro. Em correspondência ao trabalho que desenvolveu na seleção, recorte e compilação da legislação educacional brasileira, sua obra não tem sido tão explorada como objeto de pesquisa, apesar de regularmente ser citada como fonte. Este trabalho pretende debruçar-se sobre os movimentos decorrentes de tais publicações: repercussões e apropriações da escrita historiográfica de Primitivo Moacyr. No sentido das repercussões, busca-se identificar e analisar desde as manifestações de seus contemporâneos até os balanços historiográficos mais recentes. No outro sentido, o das apropriações, propõe-se trabalhar com os manuais de história da educação publicados a partir dos anos 40 do século XX até as publicações sobre este campo do conhecimento da primeira geração dos programas de pós-graduação instalados nos anos 70. Por ora, em caráter provisório, foram identificados, ao todo, 25 títulos. Alguns ensaios já foram feitos com um ou outro desses títulos, de forma a experimentar a validade do argumento de Bourdieu e Chartier sobre as mudanças que são promovidas por um livro quando este não muda, mas o mundo que o rodeia muda. Assim, compreendemos que as alterações nas concepções de história e da escrita da história tem deslocado, incansavelmente, a posição da obra moacyrniana. Interessa também discutir a legislação educacional como documento para a história da educação, assim como o compromisso do ensino e da pesquisa em história da educação com a formação docente e, por extensão, com a qualidade da educação no Brasil. Propõe-se, ainda, contribuir para o um maior c
    • Nome do projeto: Fontes documentais para o ensino de história da educação (2014 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal , MOURA, M. C. C. S. .
      Descrição: Este trabalho tem como principal objetivo organizar e catalogar um rico acervo documental referente à História da Educação a ser disponibilizado para os alunos das licenciaturas e demais interessados, com o intuito de estimular uma prática mais autônoma na produção de conhecimento e, consequentemente, trabalhos acadêmicos mais consistentes. A construção desse acervo documental constou de várias etapas conforme a necessidade de cada acervo, tais como: digitalização, migração de arquivos jpg para pdf, classificação, organização e catalogação. O acervo compõem-se de quatro conjuntos: 1. Documentos do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro referentes aos debates e ações em prol da educação brasileira durante as primeiras décadas republicanas; 2. Acervo da Escola Estadual ?Dom Benevides, composto por livros de ata, termos de posse, livros de matrícula, inventários dentre outros; 3. Coleção de Manuais de História da Educação, no qual constam algumas obras raras, essenciais para a pesquisa sobre o ensino de história da educação; 4. Obras de Primitivo Moacyr, historiador da educação brasileira, autor de dezesseis volumes sobre o tema, publicados em 1916 (um volume) e os demais entre 1936 e 1944, só encontrados em sebos e algumas poucas bibliotecas. A digitalização dessas obras contempla necessidades prementes de pesquisas sobre a legislação das províncias no período Imperial e do período republicano até os anos 30. A importância deste trabalho reside, em primeiro lugar, por facilitar o acesso aos alunos e demais interessados, pois os documentos foram digitalizados e estarão disponíveis no site do Grupo de Pesquisa de História da Educação da UFOP, que está em fase de construção é havendo ainda a possibilidade de publicá-los como ebook, através de um projeto para a Sociedade Brasileira de História da Educação ? SBHE. Além disso, o acervo cuida de enriquecer e estimular a pesquisa e as atividades didáticas da disciplina de história da educação.
    • Nome do projeto: Mulheres educadoras em Minas Gerais: trajetórias contemporâneas (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal , SILVA, F. A. O. R. , EVANGELISTA, R. J. .
      Descrição: Trata-se de um desdobramento das pesquisas desenvolvidas no campo da história das instituições escolares e da cultura escolar tendo como epicentro o Grupo Escolar de Mariana, fundado em 1909, ainda hoje em funcionamento como Escola Estadual ?Dom Benevides?. Ao longo da última década, os estudos acerca da instalação do grupo escolar no contexto da Reforma João Pinheiro, de 1906, desembocaram no esforço de compreender a cultura escolar elaborada nesse espaço educacional durante as décadas de 40 a 60 do século passado, tendo como referência a atuação das senhoras diretoras. Decorre daí o interesse do estudo sobre os sujeitos presentes nessa história que, não sendo poucos, merecem recortes mais específicos. Neste projeto, tomamos como objeto quatro mulheres, irmãs entre si, profissionais da educação, que tiveram sua trajetória ligada ao Grupo Escolar ?Dom Benevides?, a partir dos anos 60. Esta pesquisa integra um projeto mais amplo em torno das trajetórias de mulheres educadoras em Minas Gerais, tomando com ponto inicial o processo formativo e o seu natural desdobramento: a atuação docente. Nessa perspectiva interessa observar, no interior das narrativas, aspectos constitutivos do processo de formação; do campo de possibilidades na escolha da profissão; das práticas e experiências docentes; das opções feitas ao longo da carreira; das mudanças de caráter pedagógico ocorridas ao longo do tempo; das funções educativas desenvolvidas; dos materiais pedagógicos utilizados, dentre outros. Para tanto, tomamos da metodologia da história oral o instrumental para a construção das narrativas. O espectro analítico possível a partir das narrativas nos impele a pesquisas bibliográficas para composição do cenário cultural no qual estiveram inseridas, desde o contexto sócio-político à feminização do magistério. Aspiramos como resultado contribuir para ampliar a compreensão acerca do processo educativo que teve lugar na Região dos Inconfidentes, prioritariamente no espaço geográfico delimitado pelo município de Mariana tendo em vista as singularidades próprias ao recorte local. Consideramos também, neste trabalho, a justa homenagem às mulheres educadoras artífices de uma sociedade melhor.
    • Nome do projeto: Primitivo Moacyr e os ?subsídios? para a história da educação brasileira (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal , MACHADO, Raphael Ribeiro .
      Descrição: ?Subsídios para a história da educação brasileira? é o subtítulo de alguns dos livros de Primitivo Moacyr publicados entre 1936 e 1942 e que inspirou um projeto mais amplo aprovado no CNPq e que vem sendo desenvolvido desde 2012. Primitivo Moacyr foi funcionário da Câmara dos Deputados durante as três primeiras décadas do século XX e sua proximidade e familiarização com os documentos parlamentares foi de fundamental importância para a publicação de sua obra, expressa em mais de 15 volumes. Sua escrita historiográfica vem sendo compreendida como alinhada ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; porém, trabalhos mais recentes no âmbito da produção e repercussão de seu trabalho tem levantado outras questões de envergadura que nos permitem uma melhor compreensão do contexto cultural que circunda essa produção. No recorte aqui apresentado, nos movem dois objetivos em particular. Em primeiro lugar, aprofundar a pesquisa no recorte cronológico dos anos 30 a 60, período de grande efervescência na educação brasileira como a criação do Ministério da Educação e Saúde, do Instituto Nacional de Pesquisas Pedagógicas; a publicação e os desdobramentos de dois manifestos ? o de 1932 e o de 1959; e a implementação de uma farta legislação para todos os níveis ? as Leis Orgânicas da Educação Brasileira dos anos 40. Além disso, não estamos alheios à estreita relação entre a educação e o plano político, então balizado pelo governo de Getúlio Vargas, entre um estado autoritário e um período de redemocratização. Em segundo lugar, nos motivou a inscrição desse projeto no âmbito da iniciação científica, de forma a colaborar com a formação acadêmica dos alunos diretamente envolvidos no projeto e tantos outros que, porventura, vierem a desfrutar das atividades desenvolvidas durante a pesquisa e com a divulgação dos resultados. Buscamos entender a inserção da obra de Primitivo Moacyr no contexto de modernização do Estado Brasileiro a partir da recepção obtida pelos seus livros nas décadas de 40 a 60 do século XX. Tal estudo objetiva ampliar a compreensão acerca da história da educação brasileira, particularmente no âmbito da legislação abordada pelo autor; compreender a publicação dos livros de Primitivo Moacyr no contexto de criação do INEP e analisar o papel e a missão da educação nesse contexto.
    • Nome do projeto: A MODERNIDADE EDUCACIONAL PELAS LENTES DE PRIMITIVO MOACYR (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal , MACHADO, Raphael Ribeiro , OLIVEIRA, M. S. .
      Descrição: Entre os anos de 1936 e 1944 foram publicados quinze volumes da monumental obra de Primitivo Moacyr sobre a história da educação brasileira, abrangendo o período imperial e republicano. Desde os anos 20, a história da educação brasileira vem acumulando fatos com significativa repercussão, a começar pela criação da Associação Brasileira de Educação, em 1924. Os anos 30 do século XX marcaram, por seu turno, outro ponto de inflexão na educação brasileira com desdobramentos até os primeiros anos de 1960, quando o golpe militar truncou inúmeras experiências no campo. A criação do Ministério da Educação e Saúde, em 1931, seguido do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, em 1932, deram o tom do combate entre as forças políticas e religiosas pela primazia na educação. Ao final dos anos 30, a formação do Instituto Nacional de Pesquisas Pedagógicas ? INEP pode ser vista como ponto a favor dos escolanovistas na defesa de um tratamento científico para a educação. Os termos modernidade e modernização estão presentes nas ações discursivas do período, ora se referindo à gestão do Estado; ora como aspiração por uma escola na qual reverberasse a modernidade dos métodos pedagógicos; por vezes simultaneamente. Tendo tais fatos, dentre outros, como contorno de um cenário no qual se insere a produção moacyrniana e cientes da polissemia conceitual que circunda o termo modernidade, propomos investigar em que medida Moacyr foi porta-voz dessa modernidade tomando como suporte três volumes da coleção de A instrução e a República (vol.5 - Reforma João Luiz Alves ? Rocha Vaz - Código Epitácio Pessoa, vol. 6 - Ensino Técnico-Industrial e Ensino Comercial e vol. 7 - Ensino Agronômico), nos quais trata de reformas educacionais ocorridas nas primeiras décadas do século XX. Referendamos nossos estudos no viés da rede de sociabilidades, conforme Sirinelli; na produção historiográfica sobre as décadas de 30 e 40 do século XX, com destaque para os trabalhos produzidos no âmbito do CPDOC-FGV; e em documentos de época, como o Manifesto de 1932 e outros trabalhos produzidos por intelectuais, educadores, estudiosos em geral, partícipes dos debates contemporâneos. Trabalhamos com a hipótese de uma estreita relação entre a publicação desses volumes pela Imprensa Nacional e a edição das Leis Orgânicas do Ensino, considerando as pesquisas de Moacyr como referenciais para a configuração de um ?novo? ensino profissional, alinhado às propostas de modernização econômica iniciada nos anos 30.
    • Nome do projeto: As sociabilidades enquanto potencializadoras das condições de produção da obra de Primitivo Moacyr (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal , MACHADO, Raphael Ribeiro , SIANSI, R. F. .
      Descrição: Tendo como premissa a intencionalidade da produção historiográfica, articulada à condição científica do campo educacional defendida pelos signatários do Manifesto de 1932, buscamos apontar elementos de compreensão acerca da produção da obra de Primitivo Moacyr. Sob os auspícios do modus operandi do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, Moacyr produziu uma história da educação divulgada em congressos históricos e publicada pela Companhia Editora Nacional. Vinculou-se como pesquisador colaborador ao Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP, publicando vários volumes pela Imprensa Oficial. Para intervir, reformar ou revolucionar a educação brasileira era preciso conhecer as ações já impetradas e recolher, sistematicamente, as experiências educacionais. Esta foi a missão atribuída ao INEP, para a qual a contribuição de Moacyr foi lapidar. Interessa-nos indagar produção a obra de Primitivo Moacyr a partir das redes de sociabilidades às quais esteve engajado. Partimos do pressuposto de que as interlocuções nos espaços por ele frequentados foram fundamentais para a produção de sua obra. Sob os estudos em que se baseiam as redes de sociabilidades de Sirinelli e Ângela de Castro Gomes, analisaremos uma série de revistas de larga circulação no Rio de Janeiro, como a Fon-Fon, Careta e outras, a fim de buscarmos elementos que, em consonância com as publicações acadêmicas sobre a trajetória de vida do intelectual Primitivo Moacyr, possam nos apresentar as condições de produção de sua monumental obra.
    • Nome do projeto: A EDUCAÇÃO NOS PROJETOS DE BRASIL: espaço público, modernização e pensamento histórico e social brasileiro nos séculos XIX e XX (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal , MACHADO, Raphael Ribeiro , HAMDAN, Juliana , MOURA, M. C. C. S. .
      Descrição: Este Programa de Pesquisa reúne objetos de investigação que se organizam em torno do interesse em problematizar processos históricos de gestação de projetos de Brasil, elaborados pela intelectualidade brasileira no período compreendido entre 1820 e 1970. Interessa-nos sistematizar e interrogar conceitos, argumentos e intencionalidades presentes em discursos e ações que atribuíram à educação escolar o lugar de instância mediadora dos processos de construção da cultura nacional e racionalização de manifestações culturais diversificadas. Pretendemos, por intermédio da pesquisa, fazer avançar a elaboração de uma teoria sobre o lugar da intelectualidade brasileira na construção da esfera pública e produzir entendimentos sobre a modernização, presentes nesses projetos. As ações investigativas se concentram em dois eixos principais: Intelectuais e pensamento educacional e Escola, seus objetos e as práticas de ensinar.
    • Nome do projeto: A MODERNIDADE EDUCACIONAL PELAS LENTES DE PRIMITIVO MOACYR (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal , MACHADO, Raphael Ribeiro , SILVA, F. A. O. R. .
      Descrição: Entre os anos de 1936 e 1944 foram publicados quinze volumes da monumental obra de Primitivo Moacyr sobre a história da educação brasileira, abrangendo o período imperial e republicano até 1930. Além dessas publicações, Moacyr elaborou dois trabalhos com os quais participou de congressos de história nacional promovidos pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro ? IHGB, versando sobre a instrução primária na Província de São Pedro do Rio Grande e na Corte. Desde os anos 20, a história da educação brasileira vem acumulando fatos com significativa repercussão, a começar pela criação da Associação Brasileira de Educação, em 1924. Os anos 30 do século XX marcaram, por seu turno, outro ponto de inflexão na educação brasileira com desdobramentos até os primeiros anos de 1960, quando o golpe militar truncou inúmeras experiências no campo. A criação do Ministério da Educação e Saúde, em 1931, seguido do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, em 1932, deram o tom do combate entre as forças políticas e religiosas pela primazia na educação. Ao final dos anos 30, a formação do Instituto Nacional de Pesquisas Pedagógicas ? INEP pode ser vista como ponto a favor dos escolanovistas na defesa de um tratamento científico para a educação. Os termos modernidade e modernização estão presentes nas ações discursivas do período, ora se referindo à gestão do Estado; ora como aspiração por uma escola na qual reverberasse a modernidade dos métodos pedagógicos; por vezes simultaneamente. Tendo tais fatos, dentre outros, como contorno de um cenário no qual se insere a produção moacyrniana e cientes da polissemia conceitual que circunda o termo modernidade, propomos investigar em que medida Moacyr foi porta-voz dessa modernidade. Para tanto, nos referendamos nos estudos sobre as sociabilidades a partir de Sirinelli, de forma a compreender as relações estabelecidas por Primitivo que garantiram, por exemplo, a publicação de seus livros pela Companhia Editora Nacional e pela Imprensa Oficial. Para responder à questão central norteadora deste trabalho buscamos nos apoiar na produção bibliográfica sobre o período, com destaque para os trabalhos produzidos no âmbito do CPDOC-FGV e em documentos de época, como o Manifesto de 1932 e outros trabalhos produzidos por intelectuais, educadores, estudiosos em geral, partícipes dos debates contemporâneos.
    • Nome do projeto: A rede de sociabilidades de Primitivo Moacyr pela imprensa nacional (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, Rosana Areal , MACHADO, Raphael Ribeiro , MOURA, M. C. C. S. , TAVARES, J. D. P. .
      Descrição: Tendo como premissa a intencionalidade da produção historiográfica, articulada à condição científica aplicada à educação pelos signatários do Manifesto de 1932, buscamos apontar elementos para melhor compreender a obra de Primitivo Moacyr no complexo cenário da primeira metade do século XX no Brasil. Sob os auspícios do modus operandi do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, Moacyr produziu uma história da educação divulgada em congressos históricos e publicada pela Companhia Editora Nacional. Em seguida, vinculou-se como pesquisador colaborador ao Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP, publicando vários volumes pela Imprensa Oficial, alcançando a chancela pública. Para intervir, reformar ou revolucionar a educação brasileira era preciso conhecer as ações já impetradas e recolher, sistematicamente, as experiências educacionais. Esta foi a meta perseguida com a criação do INEP, para a qual a contribuição de Moacyr foi lapidar, tendo em vista sua experiência nas publicações anteriores. Moacyr inaugurou uma escrita da história da educação brasileira com as pesquisas arquivísticas. Neste projeto interessa-nos indagar até que ponto as relações pessoais, profissionais e afetivas que permearam sua trajetória de vida, bem como suas disputas e deslocamentos ? tanto em termos espaciais quanto teóricos e políticos ? contribuíram para a construção dos textos de Primitivo Moacyr dedicados à História da Educação como documento-monumento da história e da memória da educação brasileira e, desse modo, entronizaram o autor como um intelectual brasileiro. Sob os auspícios dos estudos em que se baseiam as redes de sociabilidade, como os de Jean-François Sirinelli e Ângela de Castro Gomes desenvolvemos, recentemente, uma pesquisa tendo como fontes algumas revistas de entretenimento que circularam entre 1900 e 1940. Foi possível observar que as sociabilidades se estendem a espaços sociais e domésticos, para além do espaço público ou aquele mais afeito à atividade intelectual. Neste trabalho analisaremos uma série de jornais brasileiros, em especial cariocas, entre os anos de 1890 e 1950, a fim de buscarmos elementos que, em consonância com as publicações acadêmicas sobre a trajetória de vida do intelectual Primitivo Moacyr possam nos apresentar as condições de produção do repertório argumentativo mobilizado para a construção de sua obra.
    • CARVALHO, Rosana Areal ; XAVIER, M. C. ; MELO, C. M. M. . Clássicos da Educação Brasileira. 2012 - Coordenação de série
    • Graduacao:
      • Curso: história
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
        Ano de conclusão: 1987
    • Doutorado:
      • Curso: História Econômica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal de Uberlândia:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 1996 ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas: Curso de Administração: Filosofia aplicada à Administração; Curso de Ciências Contábeis: Metodologia Científica; Curso de Pedagogia: Filosofia Curso de Letras: Filosofia
        Outras informações: professor substituo
    • Universidade Federal de Ouro Preto:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Centro Universitário do Triângulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 2001 ).
        Outras informações: professor
    • Faculdades Integradas do Alto Paranaíba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Coordenação do curso de História no mesmo período.
        Outras informações: professor e coordenador