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Ana Lucia de Paula Muller

    • Sou graduada em Física pela Universidade de São Paulo (1985), possuo mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1989) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Defendi minha livre-docência em 2015. Realizei estágios de pós-doutorado na Universidade de Massachusetts (2000) e na Universidade de Paris 8 (2018). Fui visitante na Universidade de British Columbia (2005), na Universidade de Paris 8 (2009), na Universidade de Paris 7 (2010 e 2012) e na Universidade Hebraica de Jerusalem (2013 e 2014).Desde 1998 sou docente do Depto. de Linguística da Universidade de São Paulo. Tornei-me Professora Titular em 2023. Atuo nas seguintes áreas: semântica formal, semântica de línguas indígenas brasileiras e semântica e ensino.

       

      Links:    

    • Descrição e análise das línguas não indo-européias
    • Descrição e análise das línguas indo-europeias
    • Estudos dos processos de aquisição e aprendizagem de línguas
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    • MULLER, Ana . Anaphora with Generic Antecedents in BP. : , 2000 (Working Paper)
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    • MULLER, Ana . Genericity and the Denotation of Common Nouns in BP. : , 2001 (Working Paper)
    • MULLER, Ana . (2 pareceres) WFL-Workshop on Formal Linguistics. 2024 (Parecer)
    • MULLER, Ana . (4 pareceres) WSCLA 2024: Workshop on Structure and Constituency in Languages of the Americas. 2024 (Parecer)
    • MULLER, Ana . GRAGOATÁ parecer revista. 2024 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP parecer. 2023 (Parecer)
    • ROSARIO, I. C. ; ALMEIDA, M. J. A. ; MARIANI, B. ; GALLI, J. A. ; MULLER, Ana . 5 pareceres Comissão de Credenciamento do PPG em Estudos Linguisticos, UFF. 2023 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer projeto pós-doc USP. 2023 (Parecer)
    • MULLER, Ana . WSCLA 2023: Workshop on Structure and Constituency in Languages of the Americas. 2023 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer Confluência. 2022 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer Romance Languages: Recent Contributions to Linguistic Theory. 2022 (Parecer)
    • Muller, Ana . parecer Languages (ISSN 2226-471X). 2022 (Parecer)
    • Muller, Ana . parecer Comissão de Bolsas do Depto. Linguística USP. 2021 (Parecer)
    • Muller, Ana . parecer SENSUS 2: Constructing Meaning in Romance. 2021 (Parecer)
    • Muller, Ana . parecer SENSUS 2: Constructing Meaning. 2021 (Parecer)
    • Muller, Ana . parecer Revista Letras UFPR. 2021 (Parecer)
    • MÜLLER, ANA . parecer Cadernos de Estudos Linguísticos UNICAMP. 2021 (Parecer)
    • MÜLLER, ANA . parecer livro Methods for studying modality. 2020 (Parecer)
    • MÜLLER, ANA . tenure track letter Pilar CHAMORRO. 2020 (Parecer)
    • MÜLLER, ANA . parecer Going Romance. 2020 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP parecer mestrado. 2020 (Parecer)
    • MÜLLER, ANA . CNPq parecer pos-doc. 2020 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer_Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi.. 2020 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer Caderno de Squibs. 2020 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Sinn & Bedeutung 26 section on Understudied Languages. 2020 (Parecer)
    • MÜLLER, ANA . DELTA_parecer. 2020 (Parecer)
    • MULLER, Ana . SULA 11_Semantics of Under-Represented Languages in the Americas (2 pareceres). 2020 (Parecer)
    • MULLER, Ana . SENSUS 2020: Formal Semantics and Pragmatics in Romance1_3 pareceres. 2020 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer Journal of Portuguese Linguistics. 2019 (Parecer)
    • MULLER, Ana . comissão de bolsas depto. Linguística USP. 2019 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Journal of Portuguese Linguistics parecer. 2019 (Parecer)
    • MÜLLER, ANA . SYNTAX_parecer. 2019 (Parecer)
    • MULLER, Ana . III Colóquio de Semântica Referencial. 2019 (Parecer)
    • MULLER, Ana . DIACRITICA_parecer. 2019 (Parecer)
    • MULLER, Ana . LETRAS UFPR parecer. 2019 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP: pos-doc. 2019 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Alfa_parecer. 2019 (Parecer)
    • MULLER, Ana . ABRALIN 50. 2018 (Parecer)
    • MULLER, Ana . ABRAILIN 50. 2018 (Parecer)
    • MULLER, Ana . PGLinguística: parecer Comissão Bolsas. 2018 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq_bolsa PQ. 2018 (Parecer)
    • MULLER, Ana . SYNTAX parecer. 2018 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CCP_Depto. Linguistica. 2018 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CCP_Depto. Linguistica. 2018 (Parecer)
    • MULLER, Ana . trabalho de campo. 2017 (Outra)
    • MULLER, Ana . Revista Forma y Función. 2018 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CAPES: participação em eventos parecer. 2018 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Workshop Formal Linguistics: 4 pareceres. 2018 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Karitiana - trabalho de campo. 2016 (Outra)
    • MULLER, Ana . FAPESP_mestrado. 2018 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Linguist Variation: parecer. 2018 (Parecer)
    • MULLER, Ana . REVEL_parecer. 2018 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq participação em evento. 2018 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP: pos-doc. 2018 (Parecer)
    • MULLER, Ana . GLOSSA_parecer. 2017 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP parecer pos-doc. 2017 (Parecer)
    • MULLER, Ana . ALFA_parecer. 2017 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq pos-doc. 2017 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq_FUNAI_parecer2. 2017 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNP_parecer bolsa PQ. 2017 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq_FUNAI_parecer. 2017 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Colóquio de Semantica Referencial 6 pareceres. 2017 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Comissão de Bolsas DL: parecer mestrado. 2017 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Comissão de Bolsas DL: parecer doutorado. 2017 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Comissão de Bolsas DL: parecer doutorado. 2017 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Comissão Bolsas DL-USP_parecer projeto mestrado. 2017 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Comissão Bolsas DL-USP _ parecer projeto doutorado. 2017 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq: parecer participação em evento. 2017 (Parecer)
    • MULLER, Ana . GLOSSA_parecer. 2017 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP mestrado. 2017 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP_IC. 2017 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Oxford Handbook of Grammatical Number. 2017 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP_IC. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Revista Linguística UFRJ. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer FUNAI. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . USP_Comissão Bolsas DL. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Journal of Portuguese Linguistics. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . XI Workshop on Formal Linguistics. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . ABRALIN - Simpósio. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . ABRALIN-simpósio. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . XI Workshop on Formal Linguistics. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq-parecer POS-DOC. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq-parecer participação evento. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq-parecer participação evento. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq-parecer participação evento. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq: participação em eventos. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CAPES: parecer pos-doc. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Cadernos Estudos Linguísticos - parecer. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CAPES parecer pos-doc. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . membro da Comissão Científica do Workshop in Formal Linguistics. 2016 (Assessoria)
    • MULLER, Ana . 10 pareceres Workshop Formal Linguistics. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FUNAI_CNPq_parecer. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP_parecer doutorado. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Baltic Yearbook parecer. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq parecer Edital Universal. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP parecer bolsa mestrado. 2016 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Revista Letras Hoje PUC RGS. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP_IC. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP Iniciação Científica. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Iniciação Científica - FFLCH/USP. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . BAAL: Brill's Annual of Afroasiatic Languages and Linguistics_review. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Comissão Científica do III Encontro Nacional de Morfologia. 2015 (Assessoria)
    • MULLER, Ana . CNPq-doutorado exterior. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer III Colóquio Brasileiro de Morfologia c. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer III Colóquio Brasileiro de Morfologia b. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer III Colóquio Brasileiro de Morfologia. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq - bolsa PQ. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq - parecer bolsa PQ. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq_parecer bolsa PQ. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . USP parecer credenciamento PG do DL. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq parecer participação eventos. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FUNAI/CNPq parecer. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Revista Letras parecer. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP parecer IC. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer Comissão Bolsa, DL-USP. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer Comissão Bolsas do DL-USP_ mestrado. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP parecer IC. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Letrônica parecer artigo. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq_parecer visitante. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP: parecer IC. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq; parecer pos-doc. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq parecer doutorado. 2015 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq parecer pos-doc. 2005 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP-parecer financiamento evento. 2014 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP - parecer bolsa IC. 2014 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP: parecer realização de evento. 2014 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP parecer relatório científico IC. 2014 (Parecer)
    • MULLER, Ana . trabalho de campo língua karitiana. 2014 (Outra)
    • MULLER, Ana . FAPESP - parecer bolsa IC. 2014 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Alfa-parecer artigo. 2014 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer Revista Linguística UFRJ. 2014 (Parecer)
    • MULLER, Ana . SULA2014-4 pareceres. 2014 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq parecer pos-doc. 2014 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer bolsa Aprender com Cultura e Extensão - USP. 2013 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP_parecer_IC. 2013 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP parecer bolsa IC. 2013 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq parecer bolsa PQ. 2013 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq parecer bolsa PQ. 2013 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer revista ALFA. 2013 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq - parecer bolsa PQ. 2013 (Parecer)
    • MULLER, Ana . SICUSP avaliação 10 abstracts. 2013 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer Revista Alfa. 2013 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq parecer ad hoc AVG participação em eventos. 2013 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq parecer ad hoc Edital Universal. 2013 (Parecer)
    • MULLER, Ana . LETRAS (UFPR) parecer artigo. 2013 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP - parecer bolsa IC. 2013 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer2 abstract Encontro GT Teoria Gramatical ANPOLL 2013. 2013 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer2 abstract Encontro GT Teoria Gramatical ANPOLL 2013. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer1 abstract Encontro GT Teoria Gramatical ANPOLL 2013. 2013 (Parecer)
    • MULLER, Ana . SBPC parecer ad hoc. 2013 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer Revista Delta. 2013 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer revista Cadernos do IL (UFRGS). 2013 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Encontro ABRALIN 2013 8 pareceres. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . encontro 'Langues avec et sans articles', parecer. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer abstract evento 'Langues avec et sans Articles '. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer credenciamento doutorado PG Linguística-USP. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer Comissão Bolsas DL/USP. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPEPS parecer ad hoc bolsa IC. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq parecer ad hoc bolsa PQ. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq parecer ad hoc bolsa PQ. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Comitê Científico do I Encontro Internacional de Sintaxe & Semântica e suas Interfaces. 2011 (Consultoria)
    • MULLER, Ana . DL: parecer credenciamento doutorado. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq parecer ad hoc Edital Universal. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer SICUSP (FFLCH-USP). 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq parecer ad hoc. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq parecer auxílio visitante. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer livro Benjamins. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Seminário de Avaliação USP de Pós-Graduação. 2012 (Assessoria)
    • MULLER, Ana . SBPC parecer. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . SBPC_parecer. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . DL, parecer financiamento participação em congresso. 2012 (Elaboracao_de_projeto)
    • MULLER, Ana . parecer artigo livro editado por Hofherr. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CAPES parecer pos-doc (1). 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ENAPOL Anais (2). 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ENAPOL Anais. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . RELIN_parecer para artigo. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CNPq parecer ad hoc Edital Universal. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer para 'Aprender com Cultura & Extensão' da PR Cultura e Extensão, USP. 2012 (Parecer)
    • MULLER, Ana . review for "Natural Language and Linguistic Theory". 2011 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc. 2011 (Parecer)
    • MULLER, Ana . CAPES-parecer estágio pós-doc. 2011 (Parecer)
    • MULLER, Ana . USP: parecer projeto mestrado. 2011 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPESP parecer ad hoc aux. pesq.. 2011 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc LINGUA. 2011 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc RELIN. 2011 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc RELIN. 2011 (Parecer)
    • MULLER, Ana . Comissão Científica: I Encontro Internacional de Sintaxe & Semântica e suas Interfaces. 2011 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc FAPESP auxílio pesquisa. 2011 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer Revista de Estudos da Linguagem. 2011 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc CAPES participação em evento no exterior. 2011 (Assessoria)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc doutorado sanduíche CNPq. 2011 (Assessoria)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc bolsa IC "Aprender com Cultura e Extensão". 2011 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc CNPa bolsa PQ. 2010 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc FAPESP bolsa doutorado. 2010 (Parecer)
    • Abdala, B. ; MULLER, Ana . comissão avaliação CAPES triênio 07-09 2a reunião. 2010 (Outra)
    • Ferreira, Marcelo ; MULLER, Ana ; NEGRÃO, E. V. ; Guimarães, Maximiliano ; LOPES, M. . Comissão Científica VIII Worskhop em Linguística Teórica. 2010 (Parecer)
    • Abdala, B. ; MULLER, Ana ; et al. . Comissão de Avaliação da Área de Letras e LInguística (triênio 07-09). 2010 (Assessoria)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc FAPESP participação evento exterior. 2010 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc CAPES doutorado internacional. 2010 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc Journal of Portuguese Linguistics. 2010 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc Revista do GEL. 2010 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer projeto mestrado USP. 2009 (Parecer)
    • MULLER, Ana . pareceres Workshop on Nominal and Verbal Plurality. 2009 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer entrada reserva indígena CAPES (FUNAI). 2009 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc mestrado FAPESP. 2009 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer participação em evento para CAPES. 2009 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer relatório RDIDP para USP. 2009 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer auxílio evento FAPESP 2. 2009 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc bolsa pós-doc CNPq. 2009 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc Revista Estudos da Linguagem junho. 2009 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc auxílio evento FAPESP. 2009 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc para revista DELTA. 2009 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc bolsa FAPESP doutorado nacional. 2009 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc para Revista Estudos da Linguagem janeiro. 2009 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc FAPESP bolsa doutorado no Brasil. 2008 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc FAPESP bolsas IC. 2008 (Parecer)
    • MULLER, Ana . pareceres ad hoc FAPESP projeto temático. 2008 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc CAPES bolsa pos-doc exterior. 2008 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc CNPq bolsa PQ. 2008 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc Revista ALFA. 2008 (Parecer)
    • MULLER, Ana . parecer ad hoc para Brenda Laca & Patricia Cabredo-Hofherr (eds.). 2008 (Parecer)
    • MULLER, Ana . FAPERJ: Comissão de Avaliação do Edital de apoio a programas de PG stricto sensu em universidades estaduais. 2008 (Consultoria)
    • MULLER, Ana ; et al. . revista Estudos Lingüísticos. 2006 (Parecer)
    • Abdala, B. ; MULLER, Ana ; BARROS, D. L. P. ; CYRINO, S. ; MOURA, H. M. M. ; et al. . Comissão da Avaliação Trienal dos cursos de pós-graduação Triênio 2004-2007. 2007 (Consultoria)
    • MULLER, Ana . ABRALIN. 2023 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . XV Semana Acadêmica de Letras, UFV: Semântica formal, trabalho de campo e variação translinguística. 2023 (Conferência)
    • MULLER, Ana ; HELENO, V. F. . GELI: A Expressão da Temporalidade nas Subordinadas do Karitiana. 2022 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . Grupo Semântica Formal: Sequence of Tense. 2022 (Comunicacao)
    • FERREIRA, L. F. ; MULLER, Ana . ELing/GEL 2022: Coleta de dados com Línguas Indígenas para análise semântica: Métodos, Controle e Uso de Tecnologia. 2022 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana ; HELENO, V. F. . SULA 12: Temporal Reference in Karitiana Subordinate Clauses. 2022 (Congresso)
    • MARTINS, N. R. P. ; SILVA, L. L. ; MEIRELLES, L. ; MULLER, Ana . ABRALIN: Semântica na Educação Básica. 2022 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . Schultink lecture - LOT Summer School: Tense, Aspect (and Mood) in a Future vs. Non-Future Language. 2022 (Conferência)
    • MULLER, Ana . Workshop 'Looking for Non-Future Tense': The Karitiana TAM System. 2022 (Conferência)
    • Muller, Ana ; PARAGUASSU-MARTINS, Nize . Semântia para o Ensino Fundamental: material digital. 2021 (Outra)
    • Muller, Ana . Workshop de Filosofia da Linguística e Historiografia Linguística: Borges e a Semântica. 2021 (Conferência)
    • Muller, Ana . LALESC, UFSC: Semântica na escola. 2021 (Conferência)
    • FERREIRA, L. F. ; MÜLLER, ANA . GTTG ANPOLL : Contrafactuais e Sistemas Temporais. 2021 (Outra)
    • FERREIRA, L. F. ; MULLER, Ana . FORMA : Coleta de dados de línguas indígenas para análise semântica: métodos, controle e uso de tecnologia. 2021 (Conferência)
    • Muller, Ana . WFL: The Semantics of the Simple and Progressive Presents in Brazilian Portugues. 2021 (Comunicacao)
    • FERREIRA, L. F. ; MÜLLER, ANA . CILH: Contrafactuais Em Uma Perspectiva Universal. 2021 (Comunicacao)
    • Muller, Ana . 68 GEL: Material cultural, didático e linguístico da língua karitiana. 2021 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . U. de la Republica: 'Tempo e aspecto na língua Karitiana'. 2020 (Conferência)
    • MULLER, Ana ; FERREIRA, L. F. . GELI/USP: O SISTEMA ASPECTO-TEMPORAL DA LÍNGUA KARITIANA. 2020 (Seminário)
    • MULLER, Ana ; FERREIRA, L. F. . SULA 11_Counterfactuals in a future vs. non-future language. 2020 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . III Colóquio de Semântica Referencial. 'Present Tense Interpretations', palestra. 2019 (Conferência)
    • MULLER, Ana ; FERREIRA, L. F. . ANPOLL_Reunião Intermediaria GTTG: Modo e modalidade em karitiana. 2019 (Conferência)
    • FERREIRA, L. F. ; MULLER, Ana . ABRALIN: Counterfactuality in a future vs. non-future language. 2019 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . WFL: Language types and simultaneous interpretations. 2018 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . Grupo de Línguas Indígenas da USP Aspect & Aktionsarten in Karitiana. 2018 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . CHRONOS: Simultaneous Present readings in distinctly tense-oriented languages. 2018 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . Co-Dist Seminars, Paris 7: Present interpretations in Brazilian Portuguese. 2018 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . LingLunch_Paris Diderot_Present Interpretations in Brazilian Portuguese. 2018 (Seminário)
    • MULLER, Ana . Paris-Diderot: The Semantic Ingredients of Imperfectivity. 2018 (Seminário)
    • MULLER, Ana . Université Nantes: Present interpretations in Brazilian Portuguese (Romance) and Karitiana (Tupi. 2017 (Seminário)
    • MULLER, Ana . UTFPR: Ciência, semântica e genericidade. 2017 (Conferência)
    • MULLER, Ana . Luiz Tatit: ciência e arte. 2017 (Conferência)
    • MULLER, Ana . Bare Nominals in Determinerless Languages: The Case of Karitiana. 2017 (Conferência)
    • MULLER, Ana ; Laca, Brenda . ABRALIN: Temporal interpretations in past-non.past vs. future non.future languages - simultaneous readings. 2017 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . UESPI: 'Ciência, semântica e genericidade'. 2017 (Conferência)
    • MULLER, Ana . XI Wshop Formal Linguistics: Aktionsarten and the Interpretation of Tense in Past-Non.Past vs. Future-Non.Future Languages. 2016 (Congresso)
    • MULLER, Ana . USP_Letras Semântica formal, trabalho de campo e variação translinguística. 2016 (Conferência)
    • MULLER, Ana . Escola de Verão UNICAMP - FORMAL SEMANTICS, FIELDWORK & CROSS-LINGUISTIC VARIATION. 2016 (Conferência)
    • MULLER, Ana . ENAPOL- Semântica formal, trabalho de campo e variação translinguística. 2016 (Conferência)
    • MULLER, Ana . IV CIEL: Aktionsarten and the interpretation of tense in FUTURE/NON-FUTURE languages. 2016 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . V Workshop Línguas Indígenas: A interpretação de simultaneidade ao momento da fala em diferentes sistemas temporais.. 2016 (Conferência)
    • MULLER, Ana . KNAW: Event Plurality, Formal Semantics, Fieldwork and Cross-Linguistic Variation. 2016 (Conferência)
    • MULLER, Ana ; MELLO, L. N. ; CHAVES-ALEXANDRE, T. . SULA 9: Evidentials in Karatiana: Modals or speech act operators?. 2016 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . LEIDEN: Non-Future Tense in Karitiana. 2016 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . IV Workshop Línguas Indígenas-USP O SISTEMA TEMPORAL DO KARITIANA E A EXPRESSÃO DO TEMPO NÃO.FUTURO. 2015 (Conferência)
    • MULLER, Ana ; DONAZZAN, M. . III CIEL: Numerais distributivos. 2015 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . UFRJ - Ciência, linguística e genericidade. 2015 (Conferência)
    • MULLER, Ana . Português: ensino e pesquisa. De professor e de pesquisador todo mundo tem um pouco.. 2002 (Conferência)
    • MULLER, Ana . ABRALIN: Universais semânticos e variação semântica: Quantificação & individuação de eventos em karitiana. 2015 (Outra)
    • DONAZZAN, M. ; MULLER, Ana . Worskshop on Formal Linguistics 'Reduplication and Distributivity in Two Numberless Languages'. 2014 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . LingLunch/Paris7: The Semantics of Bare Nouns in Karitiana. 2014 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . CGG:Event Plurality in Karitiana. 2014 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . Delimit Event, Paris: Event Plurality and Event Identification in Karitiana. 2014 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . IATL 29: Ways of expressing plurality: cumulativity, pluractionality and distributivity in Karitiana. 2013 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana ; SANCHEZ-MENDES, L. . GT Teoria da Gramática/ANPOLL: Plurality and its Kinds. 2013 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . UTel-Aviv: Universal Quantification in Brazilian Portuguese. 2013 (Conferência)
    • MULLER, Ana . GEL: Modos de ser plural. 2013 (Simposio)
    • MULLER, Ana . Individuation in a Bare-Nouns-Only Language'. 2012 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana ; SANCHEZ-MENDES, L. . HUJ: Pluractionality in Karitiana. 2013 (Conferência)
    • MULLER, Ana . Universal Quantification in Brazilian Portuguese. 2012 (Seminário)
    • MULLER, Ana . Workshop Formal Linguistics: Distributivity and Individuation in Karitiana: reduplicated numerals and the denotation of Bare Nouns. 2012 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . GEL: Individuação e Distributividade em Karitiana. 2012 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . Karitiana: a language with no DPs. 2012 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . Distributivity & Individuation. 2011 (Conferência)
    • MULLER, Ana . Bare Nouns in a 'Bare Nouns Only' Language. 2011 (Comunicacao)
    • Doron, Edit ; MULLER, Ana . Workshop Paris: The cognitive basis of the mass-count distinction: evidence from bare nouns. 2011 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . The semantics of bare nouns in a 'bare nouns only language'. 2011 (Outra)
    • MULLER, Ana . Definitude vs. Indefinitude na Língua Karitiana. 2010 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . Sintagmas Nominais em Karitiana. 2010 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . On the encoding of the definite/indefinite distinction in Karitiana NPs. 2010 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . A Semântica Formal de Itens Lexicais e Funcionais: Definitude vs. Indefinitude em Karitiana. 2010 (Simposio)
    • MULLER, Ana . The definite/indefinite distinction in Karitiana. 2010 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . The Expression of Genericity in Brazilian Portuguese. 2009 (Seminário)
    • MULLER, Ana ; NEGRÃO, E. V. . SULA V - On Distributivity in Karitiana. 2009 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . ENAPOL: Semântica Formal: história, desafios e tendências. 2009 (Conferência)
    • MULLER, Ana . Workshop on Bare Nominals - Karitiana: a language without definiteness. 2009 (Conferência)
    • MULLER, Ana . Debatendo com R. Ilari - Pluracionalidade e Distributividade em Karitiana. 2009 (Conferência)
    • MULLER, Ana . CNRS: Distributivity and Pluractionality in Karitiana. 2009 (Conferência)
    • MULLER, Ana ; NEGRÃO, E. V. . Workshop on Nominal & Verbal Plurality: On Distributivity in Karitiana. 2008 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . CELSUL: Abordagens Formais da Sintaxe e da Semântica - Individuação e Número nas Línguas Humanas. 2008 (Conferência)
    • PARAGUASSU-MARTINS, N. ; MULLER, Ana . Workshop on Formal Linguistics: Common Noun Denotations in Brazilian Portuguese. 2008 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . Homenagem a M H Moura Neves - Modalidade: categoria funcional ou categoria lógica?. 2008 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . GEL: A expressão das noções de singularidade e pluralidade nas línguas naturais. 2008 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana ; SANCHEZ-MENDES, L. . The Meaning of Pluractionality in Karitiana. 2007 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana ; SANCHEZ-MENDES, L. . The Meaning of Pluractionality in Karitiana. 2007 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana ; SANCHEZ-MENDES, L. . The Expression of Number in Karitiana. 2007 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. ; MULLER, Ana . A Iteratividade em Karitiana. 2007 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU, N. ; MULLER, Ana . Variação Lingüística na Denotação dos Nomes Comuns. 2007 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. ; MULLER, Ana . The Expression of quantification in Karitiana. 2007 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU, N. ; MULLER, Ana . A distinção massivo-contável nas línguas naturais. 2007 (Comunicacao)
    • PARAGUASSU, N. ; MULLER, Ana . The count-mass distinction in natural languages. 2006 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana ; STORTO, L. ; COUTINHO-SILVA, T. . Número e a distinção massivo-contável em Karitiana. 2006 (Outra)
    • MULLER, Ana ; STORTO, L. ; COUTINHO-SILVA, T. . Número e a distinção massivo-contável em Karitiana. 2006 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana ; NEGRÃO, E. V. ; GOMES, A. P. Q. . Todo in Brazilian Portuguese. 2005 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana ; STORTO, L. ; COUTINHO-SILVA, T. . Number and the count-mass distinction in Karitiana. 2006 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . Genericity and the denotation of common nouns in BP. 2002 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . Subject Generic Sentences in BP. 2003 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . Fenômenos de Quantificação no PB: sentenças com sujeitos genéricos. 2003 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . Fenômenos de Quantificação no PB: sentenças com sujeitos genéricos. 2003 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . Tópico, Foco e Nominais Nus no PB. 2004 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . Nominais nus em posição de objeto. 2004 (Outra)
    • MULLER, Ana ; NEGRÃO, E. V. ; GOMES, A. P. Q. . Quantificação Adverbial vs Quantificação Nominal: o quantificador 'todo' em português. 2005 (Seminário)
    • MULLER, Ana ; NEGRÃO, E. V. ; GOMES, A. P. Q. . 'Todo' in Brazilian Portuguese: 'all' or 'every'?. 2005 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . Semântica Formal: Língua e Linguagem. 2005 (Conferência)
    • MULLER, Ana ; NEGRÃO, E. V. ; GOMES, A. P. Q. . Quantificação adverbial vs. quantificação nominal: o quantificador todo no ortuguês brasileirol. 2005 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . Bare nominals, number and the count-mass distinction in Brazilian Portuguese. 2005 (Conferência)
    • MULLER, Ana . A expressão da genericidade no português brasileiro. 2004 (Conferência)
    • MULLER, Ana . Indefinite Singular and Bare Numberless Generic Subjects in Brazilian Portuguese (comunicação no SULA 2, Canadá). 2003 (Comunicacao)
    • VIOTTI, E. ; MULLER, Ana . The Syntactic and Semantic Behavior of Indefinites in BP (comunicação no III Workshop: Formal Linguistics at USP). 2002 (Seminário)
    • MULLER, Ana . Types of Genericity as Types of Modality (comunicação no III Worksop: Formal Linguistics at USP). 2002 (Comunicacao)
    • MULLER, Ana . A Recuperação do Antecedente do Pronome Possessivo de Terceira Pessoa (comunicação no GEL). 1997 (Seminário)
    • MULLER, Ana ; PEMBERTON, G. N. ; NEGRÃO, E. V. . Os Adjetivos no PB (comunicação no Encontro da Gramática do Português Falado). 1998 (Seminário)
    • MULLER, Ana ; PEMBERTON, G. N. ; NEGRÃO, E. V. . Adjetivos no Sintagma Nominal (comunicação no Workshop Sintaxe-Semântica, IEL-UNICAMP). 1998 (Seminário)
    • MULLER, Ana ; PEMBERTON, G. N. ; NEGRÃO, E. V. . Os Adjetivos no Português do Brasil: predicados, argumentos ou quantificadores? (comunicação na ANPOLL). 1998 (Congresso)
    • MULLER, Ana . A Expressão da Genericidade no PB (palestra no IEL-UNICAMP). 2000 (Conferência)
    • MULLER, Ana . Sintaxe, Semântica e Contexto: o caso das relações anafóricas (palestra na UNB). 2001 (Conferência)
    • MULLER, Ana . A Relação entre os Argumentos Genitivos e o Pronome Possessivo (comunicação no Colóquio 'A Investigação do Português', Berlim). 1998 (Congresso)
    • MULLER, Ana . Anaphora with Generic Antecedents in BP (comunicação no SECOL, Oxford, USA). 2000 (Congresso)
    • MULLER, Ana . Anáfora e Genericidade no PB (comunicação em mesa redonda ANPOLL). 2000 (Congresso)
    • MULLER, Ana . Anáfora Pronominal (comunicação em mesa redonda, CELSUL). 2000 (Congresso)
    • MULLER, Ana . A Genericidade e a Denotação do Nome Comum (comunicação no GT de Semântica, CELSUL). 2000 (Congresso)
    • MULLER, Ana . A Semântica da Genericidade no PB (comunicação no I Workshop: Formal Linguistics at USP). 2000 (Congresso)
    • MULLER, Ana . A Semântica da Genericidade no Português (comunicação no I Colóquio PE-PB, Coimbra, Portugal). 2000 (Simposio)
    • MULLER, Ana . Pronomes e Anáforas (participação em mesa da ABRALIN). 2001 (Congresso)
    • MULLER, Ana . On tha Misbehavior of Bare Singulars in Brazilian Portuguese (comunicação apresentada no Workshop on Genericity, Koeln, Alemanha). 2001 (Congresso)
    • MULLER, Ana ; OLIVEIRA, F. ; BARBOSA, P. . Nomes Simples em Posição de Sujeito: questões sintáticas e semânticas (comunicação no II Colóquio PE-PB). 2001 (Congresso)
    • MULLER, Ana . Genericity and the Denotation of Common Nouns in BP (comunicação apresentada no I SULA, Amherst, USA). 2001 (Congresso)
    • MULLER, Ana . Genericity and the denotation of common nouns in Brazilian Portuguese (comunicação apresentada no II Workshop: Formal Linguistics at USP). 2001 (Congresso)
    • MULLER, Ana . Entre a Sintaxe e a Semântica: quantificações e eventualidades (debatedora em GT da ANPOLL). 2002 (Congresso)
    • VIOTTI, E. ; MULLER, Ana . O Comportamento Sintático e Semântico dos Sujeitos Indefinidos no PB (comunicação coordenada no GEL). 2002 (Seminário)
    • OLIVEIRA, F. ; MULLER, Ana . Nomes Simples e o Parâmetro Nominal no Português Europeu e no PB (comunicação no III Colóquio PE-PB, Lisboa). 2002 (Seminário)
    • MULLER, Ana . Genericity and the Denotation of Common Nouns in BP (comunicação na Non-Lexical Semantics Conference, Paris). 2002 (Congresso)
    • MULLER, Ana ; POLLO, L. . Só se sente saudade em português? Como uma língua pode moldar as sensações. 2020 UOL/ TAB
    • MULLER, Ana . III Workshop: Formal Linguistics at USP - Syntax and Semantics (organizadora do evento). 2002 (Depto. Linguistica)
    • MULLER, Ana . 'The Semantics of Degree' (organização de curso ministrado por Irene Heim - MIT). 2002 (Depto. Linguistica)
    • MULLER, Ana . II Workshop in Formal Linguistics (organizadora do evento). 2001 (Depto. Linguistica)
    • MULLER, Ana . 'The Semantics of Genitives' (organização do curso ministrado por Barbara Partee-UMass). 2001 (USP (FAPESP))
    • MULLER, Ana . I Workshop: Formal Linguistics at USP (organizadora do evento). 2000 ()
    • MULLER, Ana ; SANTOS, R. S. . IV Workshop: Formal Linguistics at USP. 2003 (USP)
    • MULLER, Ana ; NEGRÃO, E. V. ; SCHER, A. P. . V Workshop em Lingüística Teórica. 2005 (USP)
    • MULLER, Ana . The Semantics of Questions. 2005 (USP)
    • OLIVEIRA, R. P. ; MULLER, Ana ; FOLTRAN, M. J. . VI Workshop on Formal Linguistics. 2006 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • MULLER, Ana ; STORTO, L. ; NEGRÃO, E. V. ; OLIVEIRA, R. P. . SULA4: The Semantics of Under-Represented Languages in the Americas. 2007 (Depto Lingüística, USP)
    • MULLER, Ana ; OLIVEIRA, R. P. . GT no IX Encontro do CELSUL: A semântica (formal) das línguas humanas e suas interfaces. 2010 (CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul)
    • MULLER, Ana . GTno 58GEL: A Semântica Formal de Itens Lexicais e Funcionais. 2010 (58 Seminário do GEL)
    • MULLER, Ana . Coordenação simpósio: Desafios na Análise dos Sintagmas Nominais em Línguas Indígenas Brasileiras. 2012 (GEL)
    • MULLER, Ana . organização visita acadêmica Jenny Doetjes. 2013 (USP)
    • MULLER, Ana . organização da visita de Henriette de Swarz. 2013 (PGLinguística, USP)
    • MULLER, Ana . organização visita acadêmica Nora Boneh (HUJ). 2013 (PGLinguística, USP)
    • MULLER, Ana . organização visita acadêmica Edit Doron. 2012 (PGLinguística, USP)
    • MULLER, Ana ; SCHER, A. P. ; BARBOSA, J. C. . Workshop on Morphology & Interpretation. 2014 (FAPESP, USP & Universidade Hebraica de Jerusalem)
    • MULLER, Ana . coordenação de mesa XVIII ENAPOL. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • MULLER, Ana ; NEGRÃO, E. V. . O percurso da Semiótica na USP: uma homenagem a uma homenagem a Diana Luz Pessoa de Barros, José Luiz Fiorin, Beth Brait, Luiz Tatit e Norma Discini. 2017 (Departamento de Linguística/ USP)
    • MULLER, Ana . organização visita Brenda Laca à USP. 2015 (USP)
    • MULLER, Ana ; CIOLA, L. B. ; FREITAS, M. M. . Semântica na Escola. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • MULLER, Ana ; GOMES, Ana Paula Quadros ; SANCHEZ-MENDES, L. ; PARAGUASSU-MARTINS, N. ; BERTUCCI, R. . Semântica e Ensino. 2020 (ABRALIN - II Escola de Verão)
    • MULLER, Ana ; GOMES, A. P. Q. ; SANCHEZ-MENDES, L. ; PARAGUASSU-MARTINS, N. . ABRALIN ONLINE_Semântica Gramatical:aplicações recentes. 2020 (ABRALIN)
    • MÜLLER, ANA ; PARTEE, B. . ABRALIN ONLINE_BARBARA PARTEE. 2020 (ABRALIN)
    • MÜLLER, ANA ; PARAGUASSU-MARTINS, N. . curso na II Escola de Verão da ABRALIN: Semântica & Ensino. 2020 (II Escola de Verão da ABRALIN)
    • MÜLLER, ANA ; PARAGUASSU-MARTINS, N. . Ensino de gramática: reflexões semânticas_1a edição. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • MÜLLER, ANA ; PARAGUASSU-MARTINS, N. . Ensino de gramática: reflexões semânticas_2a edição. 2019 (FFLCH-USP)
    • MÜLLER, ANA ; FERREIRA, L. F. . Ensino de gramática: reflexões semânticas_3a edição. 2020 (FFLCH-USP)
    • MULLER, Ana ; FERREIRA, L. F. ; CIOLA, L. B. ; HELENO, V. F. . Aprimoramento para os Professores Indígenas Karitiana. 2022 (FFLCH, USP)
    • MULLER, Ana ; DONAZZAN, M. . visita acadêmica de M. Donazzan da Université Nantes. 2023 (International Emerging Action - CNRS (França))
    • MULLER, Ana ; DERMIDACHE, H. . On the aquisition of scalar & additive inferences. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • MULLER, Ana ; DERMIDACHE, H. . visita aadêmida de Hamida Dermidahe à USP. 2023 (Projeto TAME-INTER - Emerging Ations CNRS)
    • MULLER, Ana . 'Verb Arguments' ( organizadora do curso ministrado por Angelika Kratzer - UMass). 2000 (DL-USP & FAPESP)
    • MULLER, Ana . Introdução à Semântica Formal. 2005 (Instituto de Verão da ABRALIN 2005)
    • MULLER, Ana ; PARAGUASSU-MARTINS, N. ; CIOLA, L. B. ; FERREIRA, L. F. ; GUEDES, M. M. F. ; BORGES, R. S. . Ensino de gramática: reflexões semânticas_1a edição. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • MULLER, Ana ; PARAGUASSU-MARTINS, N. ; CIOLA, L. B. ; GUEDES, M. M. F. ; BORGES, R. S. ; SANCHEZ-MENDES, L. ; GOMES, A. P. Q. ; TOMASI, C. ; SHIMODA, L. ; FERREIRA, L. F. . Ensino de gramática: reflexões semânticas_2a edição. 2019 (FFLCH-USP)
    • MULLER, Ana . Ensino de gramática: reflexões semânticas: 'A semântica aspecto-temporal das leituras de simultaneidade e de habitualidade e o ensino da flexão do presente do indicativo em português'. 2019 (FFLCH-USP)
    • MULLER, Ana . Tempos Verbais - o verbo no PB. 2020 (ABRALIN)
    • Muller, Ana ; GOMES, A. P. Q. ; TOMASI, C. ; Frutos, Lara ; SANCHEZ-MENDES, L. ; GUEDES, M. M. F. ; BORGES, R. S. ; BERTUCCI, R. ; SHIMODA, L. ; CIOLA, L. B. ; FERREIRA, L. F. ; PARAGUASSU-MARTINS, N. ; SILVA, F. B. ; SILVA, L. L. . Ensino de gramática: reflexões semânticas_3a edição. 2020 (FFLCH-USP)
    • Muller, Ana . Ensino de gramática: reflexões semânticas: 'A semântica aspecto-temporal das leituras de simultaneidade e de habitualidade e o ensino da flexão do presente do indicativo em português'. 2019 (FFLCH-USP)
    • Muller, Ana . Ensino de gramática: reflexões semânticas: 'A semântica aspecto-temporal das leituras de simultaneidade e de habitualidade e o ensino da flexão do presente do indicativo em português'. 2020 (FFLCH-USP)
    • MÜLLER, ANA ; GOMES, A. P. Q. ; SANCHEZ-MENDES, L. ; BERTUCCI, R. ; PARAGUASSU-MARTINS, N. . ?Semântica e Ensino?: II Escola de Verão da ABRALIN. 2020 (ABRALIN)
    • MÜLLER, ANA ; FERREIRA, L. F. ; SILVA, B. P. ; VIEIRA, C. L. ; BARBOSA, J. ; SOUZA, R. ; PEDROSO, J. W. ; ROGERI, R. ; DETREGIACCHI, S. M. ; DANNA, G. . A gramática e a linguística em sala de aula.. 2020 (Pós-Graduação em Linguística, USP)
    • Muller, Ana . A gramática e a Linguística em Sala de Aula. 2021 (FFLCH-USP)
    • MULLER, Ana . Cross-Linguistic Semantics. 2022 (LOT ? Netherlands Graduate School of Linguistics/ Landelijke Onderzoekschool Taalwetenschap)
    • MULLER, Ana . A Gramática e a Linguística em Sala de Aula. 2021 ()
    • MULLER, Ana . Aprimoramento para os professores Indígenas Karitiana. 2022 (FFLCH-USP)
    • MULLER, Ana . 'Semântica na Gramática Gerativa' (curso de pós ministrado na UNB). 2001 ()
    • MULLER, Ana . Coleção Karitiana. 2017 (Material didático)
    • Nome do projeto: Individuação e Quantificação no Domínio Verbal e Nominal (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana , GOMES, A. P. Q. , ZHANG, J. , PARAGUASSU-MARTINS, N. , BERTUCCI, R. , SILVA, L. L. .
      Descrição: Ao estudar o significado como uma relação entre uma língua e um mundo possível, a semântica formal traz à luz a ontologia implícita nas línguas naturais. Este projeto se debruça sobre o significado das operações de individuação e de quantificação nas línguas naturais. Investiga assim o significado dos classificadores e da morfologia de singular/plural tanto no domínio verbal e nominal. Investiga também a seleção de domínio feita pelos quantificadores das línguas naturais.
    • Nome do projeto: CNPq: Variação semântica nas línguas nativas do Brasil: a expressão verbal e nominal da noção de número (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana , SANCHEZ-MENDES, L. , NOBREGA, L. , SANTOS, K. V. , MELLO, L. N. , CARVALHO, A. M. , Frutos, Lara .
      Descrição: O projeto estuda a variação semântica dentro do paradigma da Lingüística Formal. Assume não só a existência de parâmetros sintáticos, mas também a possibilidade de existência de parâmetros semânticos. Enfoca a expressão da noção de número nas línguas nativas brasileiras e tenta focalizá-las numa tipologia semântica das línguas naturais.
    • Nome do projeto: FAPESP: Plural e distribuição nas línguas humanas: o caso do Karitiana (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana .
      Descrição: FAPESP, Auxílio Regular à pesquisa. Início: 01 de outubro de 2011 Término:30 de setembro de 2013 Este projeto enfoca a expressão da pluralidade e da distribuição nas línguas humanas sob a ótica da linguística teórica, e, em particular, dentro do paradigma da semântica formal. O problema teórico a ser enfrentado trata da relação entre pluralidade e distributividade nas línguas naturais. Mais especificamente, enfrenta-se a questão de se a distributividade é uma mera consequência da pluralidade ou se pluralidade e distributividade são fenômenos e operações semânticas distintas. Em particular, o projeto investigará essa questão na língua karitiana, língua nativa brasileira da família tupi. Seu objetivo empírico é a descrição do funcionamento da pluracionalidade e da distributividade em karitiana.
    • Nome do projeto: FAPESP-HUJ: Cross-linguistic reflections of cognitive distinctions (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana , SCHER, A. P. , STORTO, L. , Doron, Edit , Boneh, Nora .
      Descrição: The project seeks to study a number of particular cross-linguistic phenomena in languages which are widely distinct such as those found in Brazil vs. Israel, with the aim of delineating specific areas where linguistic characteristics reflect human cognition and general semantic considerations rather than being arbitrary. It will span several phenomena which we hypothesize are relevant to this task such as the distinction between mass and count nouns, the distinction between collectivity and distributivity, the nominal expression of genericity, the verbal expression of habituality, and others.
    • Nome do projeto: FAPESP: Variação Semântica: individuação e expressões nominais (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana .
      Descrição: O objetivo geral do projeto é investigar a relação entre a denotação dos nomes comuns e a expressão da individuação e do número nas línguas naturais. Seu objetivo específico é debruçar-se sobre o fenômeno no português brasileiro e no karitiana e comparar seus resultados com os relatados na literatura sobre outros tipos de línguas. As questões a serem enfrentadas tratam da existência ou não de uma semântica única para a denotação dos nomes comuns e de uma única operação de número nas línguas naturais. Trata-se de estudar a variação semântica dentro do paradigma da linguística formal. A metodologia a ser utilizada inclui pesquisa de campo, consulta a corpora, uso de dados de introspecção e estudo teórico.
    • Nome do projeto: CNPq/USP: Tempo e sua Interação com Aspecto e Modo na Língua Karitiana (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana , CHAVES-ALEXANDRE, T. , FERREIRA, L. F. , GUIMARAES, C. P. .
      Descrição: Este projeto enfoca a expressão do tempo e, sua interação com o aspecto e com o modo na língua Karitiana. Tem como pano de fundo a expressão do tempo e nas línguas humanas em geral. O projeto situa-se dentro da lingüística teórica, e, em particular, dentro do paradigma da semântica formal, um paradigma teórico que tem como vertentes formadoras a lógica e a gramática gerativa. Tem como objetivo empírico descrever a semântica do sistema temporal em sua interação como os sistemas de aspecto e de modo na língua karitiana. Seu objetivo teórico é contribuir com o avanço das teorias formais sobre o tempo frente aos fatos do Karitiana.
    • Nome do projeto: Doutorado Interinstitucional USP-UESPI (DINTER) (2019 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MULLER, Ana , PARAGUASSU-MARTINS, N. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo a formação de 15 novos doutores nas áreas de Semiótica e de Linguística. Os doutorandos pertencem aos quadros docentes da UESPI. Sua formação como doutores trará impactos importantes para a instituição tanto na graduação, como na pós-graduação.
    • Nome do projeto: Nominais Nus e o Parâmetro Nominal (2004 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana , GOMES, A. P. Q. , PARAGUASSU, N. , COUTINHO-SILVA, T. , RUSSO, A. M. , LIMA, L. , ZHANG, J. .
      Descrição: A Teoria dos Princípios e Parâmetros tem proposto um modelo no qual a variação entre as línguas naturais é limitada a diferentes fixações de parâmetros universais. Uma das questões atualmente colocadas para os semanticistas é se as propriedades semânticas das línguas naturais também estariam submetidas a princípios e parâmentros universais. Um enfoque possível é a hipótese de que existem certas estruturas semânticas universais que podem ser parametrizáveis. Este projeto investigará a existência de um Parâmentro Nominal que postula que os sintagmas nominais de uma língua podem ser predicativos [+pred] ou argumentais [+arg]. Evidências para a existência deste parâmetro serão buscadas na sintaxe e na semântica dos nominais nus sem número do Português Brasileiro (PB). A produtividade destes nominais no PB é inesperada em uma língua românica e põe em questão tanto a possibilidade de existência do parâmentro, quanto a classificação tipológica do PB enquanto língua românica. Além de contribuir para a descrição deste fenômeno no PB, o projeto contribuirá com a compreensão da variação tipológica nas línguas naturais em relação à possibilidade ou não de ocorrência de nominais nus.
    • Nome do projeto: CAPES-COFECUB: Nominais Nus no Português Brasileiro: a interface sintaxe-semântica (2009 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana , OLIVEIRA, R. P. , Ferreira, Marcelo , DOBROVIE-SORIN, C. , Laca, Brenda , BEYSSADE, C. .
      Descrição: Participação no Projeto CAPES/COFECUB (2009-2012), coordenado por Roberta OLIVEIRA (UFSC/CNPq) e Carmen SORIN (CNRS/Paris 7),OS NOMINAIS NUS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO, estágio de 1 mês em Paris em set 2009 e em dezembro de 2013
    • Nome do projeto: CAPES-NUFFIC: Os efeitos da modificação na referencialidade (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana , FIGUEIREDO, M. C. , OLIVEIRA, R. P. , FOLTRAN, M. J. , DOETJES, J. , SWARZ, H. .
      Descrição: Coordenação: Maria José FOLTRAN Universidade Federal do Paraná & Henriëtte DE SWART, UiL-OTS, Utrecht University Este projeto de cooperação internacional CAPES-NUFIC investiga uma hipótese de explicação para os efeitos da modificação no licenciamento e no bloqueio de certos sintagmas nominais. Trata-se da hipótese de que a ?modificação?, um conceito que iremos definir ao longo do projeto, introduz um traço de referencialidade responsável pelo uso feliz desses sintagmas. Estamos assim cruzando uma reflexão sobre modificação nominal e uma reflexão sobre a denotação do sintagma nominal: a modificação nos guia ontologicamente, indicando diferentes tipos de indivíduos. Nosso objetivo é entender como os processos de modificação nominal podem explicar contrastes de aceitabilidade que aparecem nas construções de livre escolha (free choice), com os nominais nus, na predicação nua, com os definidos fracos e com o definido genérico. Entendemos modificação nominal de maneira ampla incluindo tanto os processos de sufixação ? em particular o número, mas também o gênero ? quanto o uso de adjetivos, orações relativas e prosódia. Dado que (i) os fenômenos que investigaremos não têm, a princípio, uma unidade, e que (ii) os constrastes de licenciamento em questão não encontram explicação imediata nem na estrutura sintática nem na composição semântica dos elementos envolvidos, nossa hipótese é que esses fenômenos são sensíveis a um tipo particular de traço, que chamamos de traço de referencialidade, carregado pela modificação. Esse traço ? que pode ser um congregado de propriedades ? é uma indicação sobre o tipo de indivíduo denotado pelos sintagmas nominais; o tipo do indivíduo permite ou bloqueia o seu uso em determinados contextos ou situações. Esses traços são tanto linguísticos como ontológicos, pois relacionam o licenciamento de estruturas gramaticais com o tipo de indivíduo que faz parte do modelo semântico empregado. Neste projeto estaremos, então, olhando tanto para a modificação quanto para a ?denotação fina? do sintagma nominal. Finalmente, no mesmo viés metodológico da pesquisa já em andamento na Holanda, este projeto busca suporte psicolinguístico tanto através de análise de corpora quanto de experimentos off e on line. Ele se centra na análise do português brasileiro contemporâneo em relação a outras línguas, em especial as línguas românicas e o karitiana. Estamos inevitavelmente lidando com questões de outros domínios: a hipótese sintática de que há sempre um determinante na cabeça do sintagma nominal, seja ele aberto ou não (Abney (1997) entre outros), a definição de (in)definitude e sua relação com a modificação nominal (Diesing, XX, Abbott, no prelo, entre outros), as orações relativas (Bianchi 1999, Negrão 2000, Grossu XX, Kato XX entre outros), a semântica dos nominais nus (Müller (2002), Müller & Bertucci (2012), Pires de Oliveira & Rothstein (2011), entre outros) e a prosódia (Nespor e Vogel 1983, Figueiredo Silva e Seara 2006, entre outros), entre outros.
    • Nome do projeto: USP: Variação semântica: operações de individuação e quantificação sobre o domínio dos eventos (2013 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana , Frutos, Lara , CHAVES-ALEXANDRE, T. , FERREIRA, L. F. , NASCIMENTO, J. V. , ORTIZ, R. A. .
      Descrição: Este projeto insere-se em uma discussão sobre o que é geral e o que é particular na semântica das línguas humanas, trazendo para o debate fatos das línguas nativas brasileiras e do português brasileiro. O projeto poderá abarcar uma série de fenômenos que são relevantes para a expressão da individuação e da quantificação sobre eventos nas línguas humanas. Em particular, o projeto se debruçará sobre a expressão do tempo e do aspecto na língua Karitiana e sua relação sobre como as diferentes classes aspectuais estados, processos, accomplishments e achievements e com as diferentes marcas gramaticais de aspecto, como perfectivo e imperfectivo. O projeto investigará, em particular, como os diferentes modos de expressão do aspecto interagem com a marcação temporal e com os tipos de eventos expressos por essas línguas. Como pano de fundo teórico, adota-se a semântica formal, mais especificamente uma semântica de eventos (ver Davidson 1967 e Parsons 1990, entre outros).
    • Nome do projeto: USP: Documentação, preservação e ensino de línguas nativas (2016 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana , NASCIMENTO, J. V. , CIOLA, L. B. , FREITAS, M. M. , PIRES, G. H. .
      Descrição: Cerca de 150 línguas indígenas sobrevivem no Brasil atualmente. Essas línguas são minoritárias e encontram-se ameaçadas em razão de fatores como a destruição do habitat natural, as demandas de uma sociedade de mercado e o total domínio da língua portuguesa nas mídias e na escolarização. A extinção ou a assimilação de etnias e de línguas minoritárias à cultura e à língua dominantes trazem como consequência grandes perdas culturais, científicas e, em particular, linguísticas. Tomando essas preocupações como ponto de partida, este projeto enfoca a documentação, a descrição, preservação e o ensino de nossas línguas nativas. Em particular o projeto dedica-se à criação de um acervo de dados linguísticos que leve, ao mesmo tempo à análise de aspectos gramaticais de cada uma das línguas estudadas; e à elaboração de material de apoio às escolas indígenas correspondentes. Atualmente, o projeto se debruça sobre a língua Karitiana (família Arikém, tronco Tupi). Pretende, no entanto, incorporar outras línguas.
    • Nome do projeto: CNPq/USP: A semântica da habitualidade e simultaneidade (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana .
      Descrição: Este projeto dá continuidade ao projeto anterior ?Tempo e sua interação com aspecto e modo na língua Karitiana? na investigação do tempo e do aspecto sob uma perspectiva de convergência entre as áreas de semântica formal, tipologia e descrição das línguas indígenas brasileiras. O projeto enfoca a variação translinguistica em duas dimensões dos sistemas temporo-aspectuais ? a orientação temporal e a concordância entre tempos. Mais especificamente o projeto enfoca o tema através de sua investigação em profundidade em duas línguas ? o português brasileiro e o Karitiana.
    • Nome do projeto: Ensino de gramática: reflexões semânticas (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MULLER, Ana , FREITAS, M. M. , FRUTOS, L. , SHIMODA, L. , TOMASI, C. , AMARAL, L. P. , BORGES, R. S. , GUIMARAES, C. P. , SILVA, F. B. , GOMES, A. P. Q. , CIOLA, L. B. , FERREIRA, L. F. , SILVA, L. L. , BERTUCCI, R. , SANCHEZ-MENDES, L. , PARAGUASSU-MARTINS, N. , COSTA, I. C. .
      Descrição: O curso tem como objetivo proporcionar um olhar crítico sobre as práticas de ensino de gramática e base teórica para compreender a importância da semântica para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Tem um impacto social considerável, já que funcionará como um elo entre Educação Básica e Educação Superior de maneira que o conhecimento científico produzido nas universidades fique ao alcance dos professores de língua portuguesa.
    • Nome do projeto: FAPESP: A semântica do tempo e do aspecto em karitiana (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana .
      Descrição: Este projeto investiga a semântica do tempo e do aspecto na língua karitiana sob uma perspectiva de convergência entre as áreas de semântica formal, tipologia e descrição das línguas indígenas brasileiras. Enfoca a semântica do tempo e do aspecto na língua karitiana (língua amazônica, tronco Tupi). Tem como pano de fundo duas questões bastante atuais para a linguística formal e para a tipologia sobre as categorias TAME (tempo, aspecto, modo e evidentialidade): (i) a existência (ou não) de línguas com legítimos sistemas de orientação temporal de tipo FUTURO vs. NÃO-FUTURO; (ii) a existência (ou não) de simetria entre sistemas de tipo PASSADO vs. NÃO-PASSADO e sistemas de tipo FUTURO vs. NÃO-FUTURO. Seu objetivo geral é avançar na resolução dessas questões. O projeto enfrenta suas questões gerais através da investigação em profundidade de certas questões específicas na língua karitiana: (i) qual é a semântica da flexão de futuro em Karitiana?; (ii) qual é a semântica da interação entre o aspecto imperfectivo/progressivo e a flexão de NÃO-FUTURO?; (iii) como o Karitiana expressa as diversas combinações temporais possíveis entre orações matrizes e subordinadas?; (iv) qual é a semântica dos complementizadores de aparente valor aspectual nas orações subordinadas em karitiana?
    • Nome do projeto: Semântica na escola! (2019 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MULLER, Ana , CIOLA, L. B. , FREITAS, M. M. , GUIMARAES, C. P. , AMARAL, L. P. , TRIDA, K. N. T. .
      Descrição: Para auxiliar na resolução das dificuldades do ensino de gramática, nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica, em escolas públicas do Estado de São Paulo, propomos uma metodologia baseada em jogos, debates e na ?Máquina Semântica?. maio 2019 - maio 2020
    • Nome do projeto: Semântica para o Ensino Fundamental: material digital (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MULLER, Ana , GOMES, A. P. Q. , PARAGUASSU-MARTINS, N. , SANCHEZ-MENDES, L. , BERTUCCI, R. , SILVA, L. L. , Frutos, Lara , FERREIRA, L. F. , SILVA, F. B. , BORGES, R. S. , TOMASI, C. , SHIMODA, L. , GUEDES, M. M. F. .
      Descrição: PROJETO DE EXTENSÃO PARA O 5º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP DE FOMENTO A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece a análise linguística/semiótica como uma das áreas temáticas do ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental. No entanto, nem os professores de língua portuguesa, nem os livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático, seguem de forma adequada essa orientação. A razão disso está provavelmente no fato de que ela demanda uma formação qualificada e especializada, a qual os professores da Educação Básica e os autores de livros didáticos não possuem. As editoras, por outro lado, não estão interessadas em implementar mudanças significativas, porque isso oneraria mais seu custo. Na área de semântica, em particular, apenas a semântica lexical é abordada, negligenciando-se a existência de uma semântica que trata da combinação dos itens lexicais para formar constituintes e sentenças ? a semântica gramatical. Apesar de já existir um amplo conhecimento acerca da semântica gramatical da língua portuguesa nas universidades, pouco desse conhecimento tem sido incorporado ao Ensino Fundamental. Diante disso, a transposição didática e a aplicação desse conhecimento produzido na universidade têm uma relevância significativa para as práticas de análise linguística/semiótica no Ensino Fundamental. Desse modo, este projeto tem como objetivo a elaboração de material educativo digital contendo atividades de análise linguística/semiótica para o aluno do Ensino Fundamental Maior. O material terá como foco a semântica gramatical da língua portuguesa, com a finalidade de ampliar o desempenho linguístico dos alunos. Para alcançar esse objetivo, será realizada uma análise das três coleções de livros didáticos de língua portuguesa mais bem avaliadas na última avaliação do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Essa análise diagnosticará os conteúdos ausentes ou tratados de maneira incompleta ou desatualizada. A partir dela, serão selecionados os conteúdos a serem abordados pelo material educativo. Paralelamente, será realizado um levantamento bibliográfico dos trabalhos existentes sobre a semântica gramatical da língua portuguesa. Esses trabalhos serão utilizados para fundamentar a elaboração desse material. Além disso, contaremos com a participação de pesquisadores da área de diferentes IES e professores de língua portuguesa da Educação Básica que desenvolvem trabalho em semântica, a fim de colaborar na elaboração de um material que supra as lacunas acerca da semântica gramatical no ensino de língua portuguesa e que atenda as orientações da BNCC no que tange à análise linguística/semiótica. Espera-se com este projeto, incentivar a pesquisa aplicada na área de Linguística, em particular de Semântica; divulgar as pesquisas científicas em Semântica Gramatical e, sobretudo, contribuir para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa na escola.
    • Nome do projeto: COMPILAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E ANÁLISE DE TEXTOS KARITIANA (língua Tupi) (2017 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MULLER, Ana , PIRES, G. H. .
      Descrição: Este projeto tem como finalidade transcrever, organizar, editar e analisar textos já coletadas na língua karitiana, língua do tronco Tupi. Assim, fatos importantes sobre a história e sobre essa língua estarão documentados. Esses textos e descrições formarão um corpus que servirá de apoio à documentação, preservação e ensino da língua karitiana; e à descrição de sua gramática, contribuindo, assim, para uma maior compreensão das características universais e particulares das línguas humanas.
    • Nome do projeto: Variação translinguística na semântica: os sistemas TAME (tempo, aspecto, modo e evidencialidade) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana , FERREIRA, L. F. , HELENO, V. F. , AMARAL, L. A. P. .
      Descrição: Este projeto investiga a semântica do TAME (tempo, aspecto, modo e evidencialidade) nas línguas humanas. Nesta fase, volta-se principalmente ao estudo do tempo e do aspecto. Faz isso dentro de um enfoque emergente que surge da convergência entre sintaxe e semântica formais, de um lado, e do estudo da variação linguística (tipologia), de outro. É particularmente no domínio das categorias TAME que a convergência entre linguística formal e tipologia tem se consolidado nos últimos decênios (cf. Dahl ed. 2000, Smith 1991, Guéron & Lecarme eds. 2004, 2008, Hooge & et al. 2009, Matthewson 2010, Peterson & Sauerland eds. 2010). A pesquisa abarca uma língua românica - o português brasileiro - e uma língua não indoeuropéia - o Karitiana, família Arikén, tronco Tupi. Essas duas línguas diferem em duas dimensões que pretendemos investigar: em seus sistemas de orientação temporal e na existência vs. inexistência de concordância entre tempos. O estudo de sistemas divergentes pode levar à confirmação ou à correção de um certo número de generalizações que se pretendem universais. No caso particular de nosso projeto, existem três questões bastante atuais para a linguística formal sobre as categorias TAME que pretendemos enfrentar: (i) a existência ou não de línguas que não expressam o tempo em sua gramática; (ii) a existência ou não de línguas com legítimos sistemas de orientação temporal de tipo futuro vs. não-futuro; (iii) a distinção entre sistemas temporais passado vs. não-passado e futuro vs. não-futuro enquanto um parâmetro de variação translinguística. O exame dessas duas dimensões nas duas línguas investigadas durante a realização do projeto deverá colaborar com a resposta a essas questões.
    • Nome do projeto: SEMÂNTICA & ENSINO (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana , FERREIRA, L. F. , AMARAL, L. P. , VILANOVA, L. R. C. , SILVA, L. V. .
      Descrição: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece a análise linguística/semiótica como uma das áreas temáticas do ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental. No entanto, nem os professores de língua portuguesa, nem os livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático, seguem de forma adequada essa orientação. A razão disso está provavelmente no fato de que ela demanda uma formação qualificada e especializada, a qual os professores da Educação Básica e os autores de livros didáticos não possuem. As editoras, por outro lado, não estão interessadas em implementar mudanças significativas, porque isso oneraria mais seu custo. Na área de semântica, em particular, apenas a semântica lexical é abordada, negligenciando-se a existência de uma semântica que trata da combinação dos itens lexicais para formar constituintes e sentenças ? a semântica gramatical. Apesar de já existir um amplo conhecimento acerca da semântica gramatical da língua portuguesa nas universidades, pouco desse conhecimento tem sido incorporado ao Ensino Fundamental. Diante disso, a transposição didática e a aplicação desse conhecimento produzido na universidade têm uma relevância significativa para as práticas de análise linguística/semiótica no Ensino Fundamental. Desse modo, este projeto tem como objetivo a elaboração de material didático contendo atividades de análise linguística/semiótica para o aluno do Ensino Fundamental. O material terá como foco a semântica gramatical da língua portuguesa, com a finalidade de ampliar o desempenho linguístico dos alunos. um material que supra as lacunas acerca da semântica gramatical no ensino de língua portuguesa e que atenda as orientações da BNCC no que tange à análise linguística/semiótica.
    • Nome do projeto: CNPQ: Nominais Nus e o Parâmetro Nominal (2004 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana .
    • Nome do projeto: CNPQ: Variação Semântica: individuação e expressões nominais (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana .
    • Nome do projeto: FAPESP: Interpretações de tempo presente e sistemas de orientação temporal (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana , Laca, Brenda .
      Descrição: Este projeto enfoca a interpretação de presente simultâneo e de presente habitual/genérico em línguas de orientações temporais distintas: línguas com sistemas que opõem futuro a não-futuro e línguas com sistemas que opõem passado a não-passado. Investiga duas línguas em particular: o português brasileiro (românica) e o Karitiana (Tupi). Assume um enfoque de convergência entre sintaxe e semântica formais, por um lado e o estudo da variação translinguística (tipologia) por outro. O projeto tem como objetivo chegar a uma análise formal dos aspectos temporais e aspectuais envolvidos na determinação das leituras de presente. Pretende colaborar com a descoberta de traços comuns e de parâmetros de variação entre os sistemas aspecto-temporais das línguas humanas.
    • Nome do projeto: Semântica e Ensino na II Escola de Verão da ABRALIN (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MULLER, Ana , GOMES, A. P. Q. , PARAGUASSU-MARTINS, N. , SANCHEZ-MENDES, L. , BERTUCCI, R. .
      Descrição: O curso ?Semântica e ensino? tem como público alvo graduados e graduandos de cursos de Letras com habilitação em língua portuguesa interessados com o ensino de língua portuguesa na Educação Básica, editores e escritores de material didático de língua portuguesa para a Educação Básica e tradutores. O curso enfoca o papel da gramática e, em particular, da semântica gramatical para o ensino de língua portuguesa na Educação Básica. Seu objetivo é traduzir os conhecimentos mais atuais sobre a semântica da língua portuguesa para o ensino de gramática na escola. Mais especificamente, de um lado, pretende-se discutir o ensino das habilidades gramaticais elencadas pelos documentos normativos para o ensino da língua portuguesa ? e.g. classes de palavras (substantivos, verbos, adjetivos, ...) e morfemas/flexões (número, gênero, pessoa, tempo, ...) se concretiza nas gramáticas escolares e nos livros didáticos. De outro lado, pretende-se discutir os artigos, dissertações e teses recentes sobre a semântica dessas classes de palavras e flexões gramaticais. Finalmente, o curso pretende fazer uma síntese de que conteúdos podem e devem ser incorporados para que o conhecimento e o ensino dessas habilidades se tornem mais atuais, mais científicos e consequentemente mais interessantes. MINISTRADO EM MARÇO 2020 na UFS, Aracaju, Sergipe.
    • Nome do projeto: PRINT USP/CAPES Cross- and micro-linguistic variation in the TAME domain: the use and interpretation of simple and progressive tenses across some Romance varieties (2020 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana , Laca, Brenda .
      Descrição: Através do Edital CAPES/PRINT 02/2019, a profa. Ana Müller realizou uma missão de trabalho com a finalidade de manter e desenvolver a colaboração acadêmica com a Prof. Brenda Laca, atualmente na Universidad de la Republica - Uruguay, mas anteriormente na Université Paris-8/Saint Denis, França. Esta colaboração ocorre desde 2009 e já trouxe muitos benefícios acadêmicos às duas pesquisadoras e às suas instituições. O grupo de pesquisa Variación y semántica de los tiempos verbales, coordenado pela Prof. Brenda Laca, da Universidad de la República desde 2017, desenvolve atualmente um projeto de pesquisa sobre os tempos verbais do espanhol, financiado pelo CSIC (Comisión Setorial de Investigación), desde abril, 2019. Por outro lado, o grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Semântica Formal, coordenado pela Prof. Ana Muller junto à Universidade de São Paulo, desenvolve atualmente o projeto A semântica da habitualidade e da simultaneidade, parcialmente financiado pelo CNPq (BolsaPQ 312816/2017-0) e pela FAPESP (Auxílio Pesquisa 2018/17029-5). Assim, as duas pesquisadoras e seus projetos possuem objetivos teóricos e descritivos que se sobrepõem parcialmente. As pesquisadoras possuem também expecialidades complementares. Desta forma, uma colaboração continuada a longo prazo entre os dois grupos será extremamente profícua. O estágio de pesquisa da Prof. Müller em Montevideo tem como meta, além do desenvolvimento das investigações sobre a temporalidade nas línguas humanas, o planejamento desta cooperação. Pretende determinar de que modo os programas de mobilidade de pesquisadores e estudantes poderão ser explorados com esta finalidade. O projeto discutirá também se a organização de eventos conjuntos deverá ser planejada dentro dos próximos três anos. Resultados alcançados (vários dos resultados já foram anunciados na seção 7). 1. Consolidação da interação acadêmica entre as pesquisadoras de ambas as universidades e entre seus grupos de pesquisa. 2. Estágio de discente da URepublica na USP -a docente Cecília Bértola da Rosa, da URepublica junto ao Depto. De Linguística-USP neste semestre. 3. A provável participação de docentes e discentes de ambas as universidades em eventos da área, como no Workshop on Formal Linguistics, que este ano ocorrerá na UNB. 4. A produção de artigos relacionados ao tema do projeto pelas docentes e discentes envolvidos. Um deles, A expressão do modo em Karitiana, por Ana Müller & Luiz Fernando Ferreira, já se encontra em estágio avançado de redação. 5. Avanços teóricos sobre o tema do progressivo que certamente aumentarão a qualidade e a competitividade da produção futura das docentes.
    • Nome do projeto: A SEMÂNTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (2019 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MULLER, Ana , PARAGUASSU-MARTINS, N. .
      Descrição: Este projeto desenvolve-se na área de Letras e Linguística, mais especificamente está vinculado à área de Teoria e Análise Linguística com interface com o ensino de Língua Portuguesa. Ele investiga a importância da Semântica como fundamento teórico do Ensino Fundamental e Médio. Percebemos que o ensino de Semântica nesses níveis não acompanhou os avanços da área no âmbito dos estudos linguísticos mais modernos em virtude dos estudos na área terem avançado tanto que dificultou a assimilação do conteúdo produzido pelos professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é didatizar as descrições semânticas do Português Brasileiro (doravante PB), realizadas sob a perspectiva da semântica sentencial, capazes de auxiliar o ensino-aprendizagem de língua portuguesa. A semântica sentencial, também chamada de Semântica Formal, pode trazer contribuições importantes para o ensino de língua materna porque investiga a forma como as palavras e/ou morfemas se articulam para gerar significado nas línguas, podendo contribuir tanto para melhorar o desempenho do aluno acerca da articulação da linguagem em seus diversos usos como para a prática do professor, propiciando meios de desenvolverem-se metodologias inovadoras de ensino. No fim dos anos 1990, foram publicados pelo Governo Federal os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) visando orientar o ensino segundo os mais modernos parâmetros. Mais recentemente, defendendo a mesma perspectiva, foi publicada, em 2015, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses documentos orientam que o ensino de língua portuguesa deve ser pautado no ?uso? (prática de escuta e de leitura dos textos orais e escritos) e na ?reflexão?? sobre a língua e a linguagem (prática de análise linguística). Com o passar dos anos, a incorporação dos estudos acerca dos usos da linguagem avançou bastante. O ensino de gramática, por exemplo, passou a ser realizado a partir do texto, com o foco no ensino do seu funcionamento discursivo, atendendo perfeitamente à necessidade de se contemplar o uso. No entanto, não verificamos o atendimento dessa necessidade no que diz respeito à reflexão sobre a língua e a linguagem. Isso se deve ao fato de que, para se trabalhar com reflexão linguística no Ensino Fundamental, é necessário um estudo mais aprofundado acerca das teorias linguísticas e, equivocadamente, a maioria dos professores de língua portuguesa não se dá conta ou relega essa necessidade. Isso porque acredita-se, em geral, que a pertinência das teorias linguísticas é apenas para a compreensão das línguas e não para o ensino delas. Para alcançar o objetivo, desenvolveremos um estudo exploratório acerca das contribuições da semântica para o ensino de língua portuguesa, adotando como procedimento a pesquisa bibliográfica. O método de abordagem empregado será o hipotético-dedutivo. A pesquisa iniciará pela investigação da importância da Semântica Formal para o ensino de língua portuguesa e, partindo da hipótese proposta, didatizará as descrições do PB sob a perspectiva da Semântica Formal que auxiliarem o ensino aprendizagem de língua portuguesa. A pesquisa será desenvolvida em equipe, que contará com 1(um) coordenador, 1(um) pesquisador e 7(sete) colaboradores que serão responsáveis pela execução das seguintes etapas: (i) Levantamento bibliográfico; (ii) Localização e sumarização da bibliografia; (iii) Analise e interpretar as informações sumarizadas; (iv) Compilação das informações analisadas em uma material didático para professores de língua portuguesa; (v) Montagem de um curso de capacitação para professores de língua portuguesa e (vi) Elaboração o Relatório Final do Projeto. O potencial de impacto desse projeto poderá ser verificado sob o ponto de vista técnico-científico, de inovação e socioeconômico.
    • Nome do projeto: TAME-INTER Tense, Variation and Language Acquisition: new approaches to the study of TAME across languages (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MULLER, Ana , STORTO, L. , Ferreira, Marcelo , DONAZZAN, M. , DERMIDACHE, H. , LUNGU, O. , REVEAU-SUN, H. .
      Descrição: The project is part of the IEA-International Emerging Actions program of CNRS..Project description: There is a growing interest, within the field of cognitive science, for the investigation of the relations between logic and language. To date, however, few studies have addressed this issue focussing on the formal variation of languages. Pursuing this promising line of research, the goal of the project TAME-INTER is to describe the parameters that allow for variation in temporal interpretation across languages, with the aim of understanding the relative impact of grammatical constraints and cognitive principles in the resolution of temporal reference. Building on long-established collaborations on the topics of variation and theoretical formalization, we wish to open our collaborative work to the study of the acquisition of TAME categories and of the logical competence of children, through the development of an experimental approach.
    • MULLER, Ana . entrevista para Globo Ciência. 2011 - Entrevista para a televisão
    • MULLER, Ana . trabalho de campo com a etnia Karitiana. 2022 - Trabalho de campo presencial
    • MULLER, Ana . trabalho de campo com a etnia Karitiana. 2022 - Trabalho de campo presencial
    • MULLER, Ana . trabalho de campo com a etnia Karitiana. 2022 - Trabalho de campo virtual
    • MULLER, Ana ; FERREIRA, L. F. ; DONAZZAN, M. . Oficina de Trabalho 'Investigação da língua Karitiana - trabalho de campo e análise'. 2023 - Trabalho de campo com a etnia karitiana
    • MULLER, Ana . trabalho de campo com a etnia Karitiana. 2022 - Trabalho de campo virtual
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Leiliane de Vasconcelos Silva Semiótica e Lingüística Geral Doutorado
    Lisiane Ribeiro Caminha Vilanova Semiótica e Lingüística Geral Doutorado
    Luciana Aparecida Paraguassu Amaral Semiótica e Lingüística Geral Doutorado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Ana Carolina Ferreira Alves Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado Direto 02/05/2017
    Fernanda Rosa da Silva Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 26/04/2017
    Lara Frutos González Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 08/04/2016
    Roberlei Alves Bertucci Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 02/12/2011
    Michel Platiny Assis Navarro Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 21/07/2017
    Shenna Luissa Motta Rocha Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 07/02/2024
    Telma Aparecida Félix da Matta Ccori Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 07/08/2018
    João Vinicius de Almeida Braga Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 16/07/2015
    Nize da Rocha Santos Paraguassú Martins Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 27/08/2010
    Ana Paula Quadros Gomes Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 19/02/2009
    Lidia Lima da Silva Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 11/09/2012
    Luciana Sanchez Mendes Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 22/04/2014
    Luiz Fernando Ferreira Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 24/03/2022
    Thiago Chaves Alexandre Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 31/10/2016
    Lucas Blaud Ciola Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 22/11/2019
    Fernanda Rosa da Silva Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 29/06/2012
    Gustavo Micael Gomes Martins Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 10/06/2019
    Andréa Marques de Carvalho Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 20/07/2010
    Lara Frutos González Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 05/12/2011
    Marcela Martins de Freitas Guedes Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 29/11/2019
    Michel Platiny Assis Navarro Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 25/05/2012
    Telma Aparecida Félix da Matta Ccori Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 04/10/2012
    Nize da Rocha Santos Paraguassú Martins Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 09/06/2005
    Lucia Helena Rozario da Silva Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 03/08/2010
    Juliana Vignado Nascimento Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 04/06/2019
    Ana Paula Quadros Gomes Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 16/12/2004
    Carlos Eduardo de Oliveira Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 03/10/2008
    Lidia Lima da Silva Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 20/07/2007
    Luciana Sanchez Mendes Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 03/07/2009
    Divenia Maria Lopes Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 29/09/2008
    Luciana Aparecida Paraguassu Amaral Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 26/01/2023
    Luiz Fernando Ferreira Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 27/07/2017
    Zhang Jianbo Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 30/07/2008
    Thiago Coutinho da Silva Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 17/02/2009