Não autenticado |

Mariana Harumi Cruz Tsukamoto

    • Possui graduação em Bacharelado em Esporte pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo - Escola de Educação Física e Esporte (2012). Atualmente é professora do curso de graduação em Educação Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e do programa de pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (FFLCH-USP). Tem experiência na área de Educação Física e Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, formação e atuação profissional, ginástica e artes marciais.

       

      Links:    

    • Formação Profissional em Educação Física e Esporte
    • Pedagogia do Esporte
    • Culturas em Contato: Inserção e decodificação
    • NUNOMURA, M. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Fundamentos das Ginásticas. Jundiaí : Fontoura, 2009 . 240p. ISBN: 9788587114594.
    • TAKAHASHI, R. I. ; OLIVEIRA, L. L. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Kyudo e Kendo: uma breve apresentação Prajna: Revista de Culturas Orientais , v. 3 , p. 117 - 142 , 2023. ISSN: 26759969.
    • TSUKAMOTO, MARIANA HARUMI CRUZ ; COSTA, B. E. ; SANTOS, L. P. ; DOMINGUES, L. S. . AULAS DE GINÁSTICA PARA TODOS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DE IDOSOS PRATICANTES REVISTA DIDÁTICA SISTÊMICA , v. 24 , p. 48 - 56 , 2022. ISSN: 18093108.
    • LOPES, P. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . A GINÁSTICA PARA TODOS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: RELATOS DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EXPRESSA EXTENSÃO , v. 37 , p. 59 - 76 , 2022. ISSN: 23588195.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; DOMINGUES, L. S. ; SILVA, L. P. ; COSTA, B. E. ; OLIVEIRA, C. C. ; OLIVEIRA, L. F. ; CARVALHO, J. S. ; MORENO, N. L. . Aproximações entre a ginástica para todos e conceitos da gerontologia Revista Conexões , v. 20 , p. e022035 - , 2022. ISSN: 19839030.
    • KORSAKAS, P. ; RIZZI, E. G. ; TSUKAMOTO, M. H. C. ; GALLATI, L. R. . ENTRE MEIO E FIM, UM CAMINHO PARA O DIREITO AO ESPORTE Revista Licere , v. 24 , p. 664 - 694 , 2021. ISSN: 19813171.
    • DOMINGUES, L. S. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Ginástica para Todos e Lazer: onde seus caminhos se cruzam? REVISTA CORPOCONSCIÊNCIA (ELETRÔNICA) , v. 25 , p. 171 - 186 , 2021. ISSN: 21785945.
    • CAVALHIERI, A. C. M. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . A prática da Ginástica para Todos e o seu significado na vida de pessoas adultas COLEÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA , v. 20 , p. 25 - 35 - , 2021. ISSN: 19814313.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; TAKAHASHI, R. I. . A PRÁTICA DOKENDÔNA UNIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Cenas Educacionais , v. 4 , p. 1 - 18 , 2021. ISSN: 25954881.
    • JESUS, LETICIA DE ; FISCHER, FRIDA MARINA ; FIGUEIRA JUNIOR, AYLTON JOSÉ ; TSUKAMOTO, MARIANA HARUMI CRUZ ; ANDRADE, DOUGLAS ROQUE . Características sociodemográficas e de trabalho do profissional da educação física de academia / Sociodemographic and work characteristics of the physical education professional in fitness centers Brazilian Journal of Development , v. 7 , p. 110190 - 110202 , 2021. ISSN: 25258761.
    • ADNRE, M. H. ; ANDRADE, D. L. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . A APRENDIZAGEM DO MODELO DE CRIAÇÃO DE JOGOS NA FORMAÇÃO INICIAL EM UM CURSO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PENSAR A PRÁTICA (ONLINE) , v. 23 , p. e54676 - , 2020. ISSN: 19806183.
    • RIGON, T. A. ; NOVAES, R. B. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . A ELABORAÇÃO DE UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO DE JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS REVISTA CORPOCONSCIÊNCIA (ELETRÔNICA) , v. 24 , p. 172 - 186 , 2020. ISSN: 21785945.
    • SANTOS, I. O. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . A PRÁTICA DA GINÁSTICA PARA TODOS COMO UMA POSSIBILIDADE DE PROMOVER A AUTONOMIA DA PESSOA IDOSA REVISTA CORPOCONSCIÊNCIA (ELETRÔNICA) , v. 24 , p. 131 - 142 , 2020. ISSN: 21785945.
    • MORENO, N. L. ; WINIAWER, P. R. P. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . A PRÁTICA DO KENDŌ COMO UMA POSSIBILIDADE DE PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO ATIVO REVISTA CORPOCONSCIÊNCIA (ELETRÔNICA) , v. 24 , p. 143 - 155 , 2020. ISSN: 21785945.
    • RIGON, T. A. ; PACHECO, R. T. B. ; DANTAS, L. T. ; DREZNER, R. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Efeito de jogos reduzidos de futsal no comportamento tático de iniciantes Journal of Sport Pedagogy and Research , v. 6 , p. 33 - 41 , 2020. ISSN: 21837783.
    • RIGON, T. A. ; TSUKAMOTO, M. H. C. ; NOVAES, R. B. . As propostas alternativas de ensino das modalidades esportivas coletivas: considerações sobre a prática COLEÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA , v. 17 , p. 33 - 41 , 2018. ISSN: 19814313.
    • MORENO, N. L. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Influências da prática da Ginástica Para Todos para a saúde na velhice: percepções dos praticantes Revista Conexões , v. 16 , p. 468 - 487 , 2018. ISSN: 19839030.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; ANDRADE, D. L. . Formação inicial em Educação Física e Teaching Games for Understanding: percepção dos estudantes REVISTA PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DO DESPORTO , v. 17 , p. 99 - 106 , 2017. ISSN: 16450523.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; BARROS, J. P. ; LEE, C. L. . EACH em movimento: relato de projetos de extensão na área da ginástica Revista de Cultura e Extensão - USP , v. 17 , p. 111 - 125 , 2017. ISSN: 21756805.
    • NUNOMURA, M. ; CARRARA, P. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Ginástica Artística e Especialização Precoce: cedo demais para especializar, tarde demais para ser campeão! REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE , v. 24 , p. 305 - 314 , 2010. ISSN: 18075509.
    • TUPINIQUIM, C. ; TSUKAMOTO, M. H. C. ; XAVIER, C. ; GEBARA, F. ; CARBINATTO, M. ; DUARTE, L. H. ; LOPES, P. ; CARRARA, P. . A massificação no Troféu São Paulo de Ginástica Artística: teoria ou prática? ARQUIVOS EM MOVIMENTO (UFRJ. ONLINE) , v. 6 , p. 107 - 124 , 2010. ISSN: 18099556.
    • CARBINATTO, M. ; TSUKAMOTO, M. H. C. ; LOPES, P. ; NUNOMURA, M. . MOTIVAÇÃO E GINASTICA ARTISTICA NO CONTEXTO EXTRACURRICULAR Revista Conexões , v. 8 , p. 122 - 143 , 2010. ISSN: 19839030.
    • NUNOMURA, M. ; OKADE, Y. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Competition and Artistic Gymnastics: how to make the most of this experience?. International Journal of Sport and Health Science , v. 7 , p. 42 - 49 , 2009. ISSN: 13481509.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; KNIJINK, J. D. . Ginástica Artística e Representações de Masculinidade no Brasil Revista Mackenzie de Educacão Física e Esporte , v. 7 , p. 111 - 118 , 2008. ISSN: 16782577.
    • Filho, R. A. F. ; NUNOMURA, M. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Ginástica Olímpica e estatura: mitos e verdades na sociedade brasileira Revista Mackenzie de Educacão Física e Esporte , v. 5 , p. 21 - 31 , 2006. ISSN: 16782577.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; NUNOMURA, M. . Iniciação Esportiva e Infância: um olhar sobre a Ginástica Artística. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE , v. 26 , p. 159 - 176 , 2005. ISSN: 01013289.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; NUNOMURA, M. . Aspectos maturacionais em atletas de ginástica olímpica do sexo feminino. MOTRIZ (RIO CLARO) (CESSOU EM 2006) , v. 9 , p. 57 - 60 , 2003. ISSN: 14159805.
    • NUNOMURA, M. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . A Idade e as Competições de Ginástica Artística Feminina MOTRIZ (RIO CLARO) (CESSOU EM 2006) , v. 9 , p. 127 - 128 , 2003. ISSN: 14159805.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; KODATO, M. . A participação feminina no kendo brasileiro: um panorama atual. Estudo japoneses em foco: singularidades e trajetórias contemporâneas, v. , p. 497 - 510, 2020.
    • ANDRADE, D. R. ; TSUKAMOTO, M. H. C. ; SALDANHA, D. F. ; VELARDI, M. . ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DO ESPORTE E DA ATIVIDADE FÍSICA NO ENFRENTAMENTO À COVID-19. Estudos Transdisciplinares em tempos de Terra em Transe: ambiente, sociedade e pandemia, v. , p. 331 - 346, 2020.
    • TOLEDO, E. ; TSUKAMOTO, M. H. C. ; CARBINATTO, M. . Fundamentos da Ginástica para Todos. Fundamentos das Ginásticas, v. , p. 21 - 48, 2016.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; CARRARA, P. ; NUNOMURA, M. . Ginástica Artística. Esporte infantojuvenil, v. , p. 409 - 425, 2011.
    • LUGUETTI, C. N. ; TSUKAMOTO, M. H. C. ; DANTAS, L. T. . Aspectos didático-pedagógicos. Esporte infantojuvenil, v. , p. 135 - 150, 2011.
    • TOLEDO, E. ; TSUKAMOTO, M. H. C. ; GOUVEIA, C. R. . Fundamentos da Ginástica Geral. Fundamentos das Ginásticas, v. 1, p. 21 - 48, 2009.
    • NUNOMURA, M. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Análise e ensino da Ginástica Olímpica. Pedagogia do Desporto, v. , p. 335 - 371, 2006.
    • NUNOMURA, M. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Fundamentos da Ginástica Artística. Compreendendo a Ginástica Artística, v. , p. 37 - 58, 2005.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; NUNOMURA, M. . Crescimento e desenvolvimento na Ginástica Artística. Compreendendo a Ginástica Artística, v. , p. 119 - 128, 2005.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 1
    • KORSAKAS, P. ; RIZZI, E. G. ; TSUKAMOTO, M. H. C. ; GALLATI, L. R. . Falando em Jogos Olímpicos, onde fica o direito ao esporte? . Nexo , , 10 jul. 2021.
    • TSUKAMOTO, MARIANA HARUMI CRUZ . Active methodologies in initial training in physical education: a pilot study. In: AIESEP International Conference , 2023 , Santiago. Book os Abstracts AIESEP 2023. : , 2023. p. s - 82 - s - 82.
    • TSUKAMOTO, MARIANA HARUMI CRUZ ; UGAYA, A. S. ; LOPES, P. . A GINÁSTICA PARA TODOS COMO POSSÍVEL DISSEMINADORA DA CULTURA POPULAR. In: V Seminário Griô - Culturas Populares , 2023 , Salvador. ANAIS DO V SEMINÁRIO GRIÔ CULTURAS POPULARES: BRASIL, QUEM CONTA ESSA HISTÓRIA ?. : , 2023. p. 71 - 74.
    • SOUZA, L. A. ; TSUKAMOTO, MARIANA HARUMI CRUZ . Possibilidades de atuação do Bacharel em Gerontologia no âmbito da Ginástica para Todos: um relato de experiência. In: X Congresso Nacional de Ginástica para Todos , 2023 , Caldas Novas. Anais do X Congresso Nacional de Ginástica para Todos. : , 2023. p. 180 - 181.
    • BESERRA, G. A. ; OLIVEIRA, F. S. ; TSUKAMOTO, MARIANA HARUMI CRUZ . A atuação em um projeto de extensão de GPT e a formação inicial em Educação Física: relato e reflexões. In: X Congresso Nacional de Ginástica para Todos , 2023 , Caldas Novas. Anais do X Congresso Nacional de Ginástica para Todos. : , 2023. p. 96-97 - .
    • CARVALHO, J. S. ; TSUKAMOTO, MARIANA HARUMI CRUZ . A aplicação dos estilos de ensino da Educação Física com Ginástica para Todos em idosos. In: X Congresso Nacional de Ginástica para Todos , 2023 , Caldas Novas. Anais do Congresso de Ginástica para Todos. : , 2023. p. 94-95 - .
    • TSUKAMOTO, MARIANA HARUMI CRUZ . Atentas e fortes: reflexões sobre a participação das mulheres e o ensino do esporte na formação inicial em educação física. In: Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte , 2022 , Piracicaba. Corpoconsciência Supelmento I. : , 2022. p. 184 - 184.
    • KORSAKAS, P. ; TSUKAMOTO, MARIANA HARUMI CRUZ ; SILVA, A. ; GRACIANO, M. ; GALLATI, L. R. . Em busca de caminhos para ensinar luta olímpica e empoderar meninas. In: Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte , 2022 , Piracicaba. Corpoconsciência Supelmento I. : , 2022. p. 167 - 167.
    • LONGO, P. V. ; TSUKAMOTO, MARIANA HARUMI CRUZ . Antes e depois: influências do ingresso na graduação em educação física sobre a atuação de uma professora de karatê. In: Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte , 2022 , Piracicaba. Corpoconsciência Supelmento I. : , 2022. p. 160 - 160.
    • GONCALVES, M. A. C. ; TSUKAMOTO, MARIANA HARUMI CRUZ . O ensino do surf para crianças: um relato de experiência. In: Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte , 2022 , Piracicaba. Corpoconsciência Supelmento I. : , 2022. p. 154 - 154.
    • KORSAKAS, P. ; TSUKAMOTO, M. H. C. ; SILVA, A. ; GRACIANO, M. ; GALLATI, L. R. . Por uma pedagogia do esporte feminista: explorações iniciais com treinadoras esportivas. In: Congresso Intrnacional de Pedagogia do Esporte , 2022 , Piracicaba. Corpoconsciência Suplemento I. : , 2022. p. 90 - 90.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; SERRANO, L. M. ; ROMUALDO, I. M. . UMA ANÁLISE DO PROGRAMA CURUMIM À LUZ DOS ESTILOS DE ENSINO DE MUSKA MOSSTON. In: Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte , 2022 , Piracicaba. Corpoconsciência Supelmento I. : , 2022. p. 40 - 40.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; COSTA, B. E. ; SILVA, L. P. ; DOMINGUES, L. S. . Aulas de ginástica para todos no ambiente virtual de aprendizagem: percepções de idosos praticantes.. In: X Fórum Inernacional de Ginástica para Todos , 2022 , Campinas. Anais do X Fórum Internacional de Ginástica para Todos. : , 2022. p. 48 - 56.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; Silva, L. A. F ; MOURA, N. S. G. ; KONDO, T. M. ; MEDEIROS, J. B. . O ensino remoto emergencial em disciplinas de caráter teórico-prático na formação inicial em Educação Física. In: III Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária , 2022 , Rio Claro. Anais do III Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária. : , 2022. p. 1 - 11.
    • TSUKAMOTO, MARIANA HARUMI CRUZ ; COSTA, B. E. ; SANTOS, L. P. ; OLIVEIRA, C. C. ; DOMINGUES, L. S. . Aulas de Ginástica para Todos no ambiente virtual: percepções de idosos praticantes. In: Congresso Nacional de Ginástica para Todos , 2021 , Vitória. Anais do Congresso de Ginástica para Todos. : , 2021. p. 38 - 38.
    • LOPES, J. S. ; DOMINGUES, L. S. ; TSUKAMOTO, MARIANA HARUMI CRUZ . Análise do planejamento didático de um grupo universitário de Ginástica para Todos. In: Congresso Nacional de Ginástica para Todos , 2021 , Vitória. Anais do Congresso de Ginástica para Todos. : , 2021. p. 48 - 53.
    • TSUKAMOTO, MARIANA HARUMI CRUZ . O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIA E REFLEXÕES. In: Congresso de Pesquisa em Educação , 2021 , Rondonópolis. Anais do Congresso de Pesquisa em Educação. : , 2021.
    • OLIVEIRA, L. L. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . KYUDO MANUAL VOL. 1: REGARDING THE SHAHŌ-KUN AND THE RAIKI-SHAGI. In: 10th IMACSSS CONFERENCE 2021 SCIENTIFIC CONGRESS ON MARTIAL ARTS AND COMBAT SPORTS , 2021 , Chongqing. Martial Arts, Combat Sports, and Mutual Learning of Civilizations in the Post-epidemic Era 10th IMACSSS International Conference. : , 2021. p. 102 - 104.
    • TAKAHASHI, R. I. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . KATA AND THE SEARCH OF FORM IN KENDÔ PRACTICE. In: 10th IMACSSS CONFERENCE 2021 SCIENTIFIC CONGRESS ON MARTIAL ARTS AND COMBAT SPORTS , 2021 , Chonging. Martial Arts, Combat Sports, and Mutual Learning of Civilizations in the Post-epidemic Era 10th IMACSSS International Conference. : , 2021. p. 123 - 124.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Tornando-se um professor universitário: relatos docentes. In: II Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária: política, docência e universidade , 2020 , Rio Claro. Anais do II Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária: política, docência e diversidade. : , 2020.
    • LINKO, L. O. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Flexibilidade e Balé: uma revisão exploratória sobre os métodos para os praticantes na segunda infância. In: VII Congresso de Ginástica para Todos , 2019 , Caldas Novas. Anais do VIII Congresso de Ginástica para Todos. Goiânia : Universidade Fedral de Goiás, 2019. p. 211 - 213.
    • COSTA, L. R. ; SILVA, L. M. ; LOPES, J. S. ; MORA, J. M. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Ginástica para Todos na EACH: perfil dos praticantes ingressantes em 2019. In: VIII Congresso de Ginástica para Todos , 2019 , Caldas Novas. Anais do VIII Congresso de Ginástica para Todos. Goiânia : Universidade Federal de Goiás, 2019. p. 146 - 148.
    • SANTOS, I. O. ; LEAL, G. M. ; MORA, J. M. ; CAMPOS, A. C. M. L. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Perfil dos idosos praticantes de Ginástica para Todos no programa UNATI da EACH-USP. In: VIII Congresso de Ginástica para Todos , 2019 , Caldas Novas. Anais do VIII Congresso de Ginástica para Todos. Goiânia : Universidade Federal de Goiás, 2019. p. 117 - 119.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; RIGON, T. A. . O uso de metodologias ativas na formação para o ensino de modalidades coletivas: um relato de experiência. In: 4º Congresso de Graduação da USP , 2018 , São Paulo. Anais do 4º Congresso de Graduação da USP. : , 2018. p. 276 - 276.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . A Ginástica para Todos e os Idosos: uma relação possível na Extensão Universitária. In: 8º Congresso Brasileirio de Extensão Universitária , 2018 , Natal. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Natal : SEDIS, 2018. p. 2184 - 2184.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; MEDEIROS, M. S. ; MEDEIROS, I. S. S. . O Kendo na Universidade: um relato de experiência. In: 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária , 2018 , Natal. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Natal : SEDIS, 2018. p. 2039 - 2039.
    • LOPES, P. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Aquilo que nos toca: sobre os desafios na condução de um grupo de Ginástica para Todos. In: IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos , 2018 , Campinas. Anais do IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos. : , 2018. p. 245 - .
    • CAMPOS, A. C. M. L. ; LEAL, G. M. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . As possíveis formas da utilização do figurino na Ginástica para Todos: um exercício de análise. In: IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos , 2018 , Campinas. Anais do IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos. : , 2018. p. 155 - 157.
    • CAVALHIERI, A. C. M. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . A prática da Ginástica para Todos e o seu significado na vida de pessoas adultas. In: IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos , 2018 , Campinas. Anais do IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos. : , 2018. p. 140 - 143.
    • COSTA, L. R. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Relações entre o termo Saúde e a Ginástica para Todos: uma análise dos trabalhos apresentados nas edições do Fórum Internacional de Ginástica para Todos entre 2007 -2016. In: IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos , 2018 , Campinas. Anais do IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos. : , 2018. p. 220 - 223.
    • SILVA, L. M. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Physical Literacy e Ginástica para Todos: em busca de congruências. In: IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos , 2018 , Campinas. Anais do IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos. : , 2018. p. 215 - .
    • PRADO, M. B. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Olhares sobre a dança no contexto da Ginástica para Todos. In: IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos , 2018 , Campinas. Anais do IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos. : , 2018. p. 213 - 214.
    • MORENO, N. L. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Influências da Prática da Ginástica para Todos para a saúde na velhice: percepções dos praticantes. In: IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos , 2018 , Campinas. Anais do IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos. : , 2018. p. 101 - 103.
    • RIGON, T. A. ; TSUKAMOTO, M. H. C. ; NOVAES, R. B. ; PACHECO, R. T. B. . A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS REDUZIDOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO (E-A-T) DAS MODALIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS (MEC´S). In: II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte , 2018 , Campinas. Resumos do II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte SESC/FCA-UNICAMP. : , 2018. p. 32 - 33.
    • PIMENTA, E. A. ; FLORES, Q. R. ; MOURA, M. V. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM UM PROJETO DE PRÁTICA ESPORTIVA. In: II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte , 2018 , Campinas. Resumos do II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte SESC/FCA-UNICAMP. : , 2018. p. 31 - .
    • PIMENTA, E. A. ; BARROS, J. P. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . ESPORTE EDUCACIONAL: UM LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE OS ANOS DE 2007 E 2017. In: II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte , 2018 , Campinas. Resumos do II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte SESC/FCA-UNICAMP. : , 2018. p. 101 - .
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; MELLO, S. R. . O PERFIL DO PRATICANTE INICIANTE NO KENDO E SUAS RELAÇÕES COM QUESTÕES PEDAGÓGICAS. In: II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte , 2018 , Campinas. Resumos do II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte SESC/FCA-UNICAMP. : , 2018. p. 87 - .
    • RIGON, T. A. ; PACHECO, R. T. B. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . A CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO TÁTICO NO FUTSAL: UM PROJETO PILOTO. In: II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte , 2018 , Campinas. Resumos do II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte SESC/FCA-UNICAMP. : , 2018. p. 54 - .
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; COSTA, L. R. ; LOURENCO, I. C. . Motivos que aproximam ou afastam o adulto da prática esportiva: um estudo qualitativo. In: II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte , 2018 , Campinas. Resumos do II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte SESC/FCA-UNICAMP. : , 2018. p. 76 - 76.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Uma análise dos golpes do Kendo a partir dos fatores de movimento propostos por Laban. In: 4º Encontro Nacional de Artes Marciais e Esportes de Combate , 2017 , Florianópolis. Anais do 4º Encontro Nacional de Artes Marciais e Esportes de Combate. : , 2017. p. 30 - 31.
    • CAMPOS, A. C. M. L. ; CLABOXAR, G. L. ; LEAL, G. M. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Exercício de análise de uma composição coreográfica de ginástica para todos por meio de fichas analíticas. In: VII Congresso de Ginástica para Todos e Dança do Centro-Oeste , 2017 , Goânia. Anais do Congresso de Ginástica para Todos e Dança do Centro-Oeste. : , 2017.
    • MORENO, N. L. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Influências da prática da Ginástica para Todos para a saúde do idoso: um estudo piloto. In: VII Congresso de Ginástica para Todos e Dança no Centro-Oeste , 2017 , Goiânia. Anais do Congresso de Ginástica para Todos e Dança no Centro-Oeste. : , 2017.
    • CAVALHIERI, A. C. M. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . A prática da Ginástica para Todos e o seu significado na vida de pessoas adultas: um estudo piloto. In: VII Congresso de Ginástica para Todos e Dança no Centro-Oeste , 2017 , Goiânia. Anais do Congresso de Ginástica para Todos e Dança no Centro-Oeste. : , 2017.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; GUEDES, F. ; ADNRE, M. H. . Criação de Jogos: Relato de uma Experiência Com Alunos do Curso de Educação Física e Saúde Mariana Harumi Cruz. In: 2º Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo , 2016 , Piracicaba. Anais do 2º Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo. : , 2016. p. 263 - 264.
    • CAVALHIERI, A. C. M. ; CAMPOS, A. C. M. L. ; PAIVA, B. P. ; MORENO, N. L. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Vivências em Ginástica Artística e Rítmica para um grupo de idosos: um relato de experiência. In: V Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica , 2017 , Vitória. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - V Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica. : , 2017. p. 138 - 138.
    • PAIVA, B. P. ; LOURENCO, I. C. ; PAULA, R. G. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Jogos possíveis na Ginástica Artística. In: V Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica , 2017 , Vitória. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - Suplemento 10 - V Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica. : , 2017. p. 83 - .
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . CONSTITUINDO OS PROJETOS DE EXTENSÃO COMO UM ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 4º Colóquio Internacional de Pesquisas em Educação Superior , 2017 , João Pessoa. Colóquio internacional de pesquisas em educação superior: os desafios da graduação e da pós-graduação em tempos de crise. : , 2017. p. 119 - 119.
    • MEDEIROS, I. S. S. ; TSUKAMOTO, M. H. C. ; MEDEIROS, M. S. . A ESGRIMA JAPONESA COMO FORMA DE CULTURA E ESPORTE PARA EDUCAÇÃO NA UEPB. In: 4ºColóquio Internacional de Pesquisas em Educação Superior , 2017 , João Pessoa. Colóquio internacional de pesquisas em educação superior: os desafios da graduação e da pós-graduação em tempos de crise. : , 2017. p. 99 - 99.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . UMA ANÁLISE DOS GOLPES DO KENDO ATRAVÉS DOS FATORES DE MOVIMENTO PROPOSTOS POR LABAN. In: 4º Encontro Nacional de Artes Marciais e Esportes de Combate , 2017 , Florianópolis. ANAIS 4º Encontro Nacional de Artes Marciais e Esportes de Combate. : , 2017. p. 30 - 30.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; LIMA, A. A. ; SILVA, L. M. . O ESPORTE NA IDADE ADULTA: UM RELATO SOBRE O PROJETO ?INICIAÇÃO ESPORTIVA PARA ADULTOS?. In: I Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte , 2016 , Campinas. Revista Corpoconsciência - Suplemento 2, I Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte SESC/FCA-UNICAMP. : , 2016. p. 39 - 30.
    • UEZU, R. ; SANTOS, F. A. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . CINE DEBATE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ESPORTE EDUCACIONAL. In: I Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte , 2016 , Campinas. Revista Corpoconsciência - Suplemento 2, I Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte SESC/FCA-UNICAMP. : , 2016. p. 39 - 39.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; LOURENCO, I. C. ; PRADO, M. B. ; UEZU, R. ; MORENO, N. L. . PRÁTICAS ESPORTIVAS PARA ADULTOS EM CLUBES DA CIDADE DE SÃO PAULO. In: I Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte , 2016 , Campinas. Revista Corpoconsciência - Suplemento 1, I Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte SESC/FCA-UNICAMP. : , 2016. p. 51 - 52.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; CAVALHIERI, A. C. M. . PERFIL DOS PRATICANTES DE UM GRUPO UNIVERSITÁRIO DE GINÁSTICA PARA TODOS. In: VIII Festival Internacional de Ginástica para Todos , 2016 , Campinas. VIII Festival Internacional de Ginástica para Todos - Anais. Campinas : SESC, 2016. p. 177 - 178.
    • MORENO, N. L. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . GINÁSTICA PARA IDOSOS: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS EDIÇÕES DO FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL. In: VIII Fórum Internacional de Ginástica para Todos , 2016 , Campinas. VIII Fórum Internacional de Ginástica para Todos - Anais. Campinas : SESC, 2016. p. 132 - 133.
    • ADNRE, M. H. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Physical Education Majors First Experience in Teaching Games for Understanding. In: European Conference of Educational Research , 2017 , Copenhagen. European Educationa Research Association. : , 2017.
    • ADNRE, M. H. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Physical Education Majors Experience in a Student-designed Games Unit. In: 6th Teaching Games for Understanding Conference , 2016 , Colônia. Just Play It - Innovative, international approaches to games. Hamburgo : Feldhaus, 2016. p. 245 - .
    • MIRANDA, M. L. J. ; TSUKAMOTO, M. H. C. ; VELARDI, M. . Qualitative Inquiry in Physical Education and Health: what has been done?. In: Eleventh International Congress of Qualitative Inquiry , 2015 , Urbana-Champaign. Eleventh International Congress of Qualitative Inquiry. : , 2015.
    • CAVALHIERI, A. C. M. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . A Ginástica Artística como possibilidade de prática na vida adulta. In: IV Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição , 2015 , São Paulo. IV Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição. : , 2015.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . A Ginástica para Todos e a Promoção da Saúde. In: 1º Congresso Ibero-americano de Desporto, Actividade Física, Educação e Saúde , 2015 , Lisboa. : 1º Congresso Ibero-americano de Desporto, Actividade Física, Educação e Saúde. : , 2015.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . APROXIMAÇÕES ENTRE ESPORTE E SAÚDE NA IDADE ADULTA. In: Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte , 2015 , Maringá. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO ESPORTE / III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE OLÍMPICO. : , 2015.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; ANDRADE, D. R. ; VELARDI, M. . O MEMORIAL RECORDATÓRIO E A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. In: Congresso Internacional de Formação Profissional (CIFP) , 2015 , Ilhéus. III Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física VII Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física. : , 2015.
    • ARAUJO, N. A. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Elaborando uma composição de Ginástica para Todos: a primeira experiência. In: VII Fórum Internacional de Ginástica Geral , 2014 , Campinas. Anais VII Fórum Internacional de Ginástica Geral. Campinas : FEF/UNICAMP, 2014.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Desafios da utilização da grounded theory em pesquisas na área da educação física. In: I PSOT CONGRESO ICQI, I CONGRESO DE INVESTIGACIÓN CUALITATIVA EN CIENCIAS SOCIALES , 2014 , CÓRDOBA. ACTAS I Post Congreso ICQI I Post Congreso ICQI y I Congreso de Investigación Cualitativa en Ciencias Sociales. : , 2014.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; LUGUETTI, C. N. ; BÖHME, M. T. S . O planejamento do treinamento no esporte para crianças e jovens. In: I Congresso de Iniciação Científic EEFE-USP FEF- Unicamp , 2008 , São Paulo. Anais do I Congresso de Iniciação Científica EEFE-USP e FEF-Unicamp. : , 2008.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . A ginástica artística na educação física escolar: o olhar do professor. In: I CIFP e V SEPEF , 2010 , Rio Claro. Explorando os referenciais teóricos e metodológicos na formação e intervenção. : , 2010.
    • CARBINATTO, M. ; UEZU, R. ; DUARTE, L. H. ; TSUKAMOTO, M. H. C. ; NUNOMURA, M. . Perfil dos técnicos e motivos que os levaram a atuar na ginástica artística de alto rendimento. In: Simpósio internacional de ginástica artística e rítmica , 2010 , Campinas. Anais do II Seminário internacional de ginástica artística e rítmica de competição. Campinas : FEF/UNICAMP, 2010.
    • CARBINATTO, M. ; DUARTE, L. H. ; LOPES, P. ; TUPINIQUIM, C. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Análise da Ginástica Artística na Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo: o Caderno do Aluno. In: X Seminário de Educação Física Escolar , 2009 , São Paulo. X Seminário de Educação Física Escolar - Anais. : , 2009.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . O debate sobre a teoria e a prática nos cursos de Educação Física. In: XVI Conbrace e III Conice , 2009 , Salvador. XVI Conbrace e III Conice. : , 2009.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Formação e experiência de professores de ginástica artística em clubes e escolas.. In: XVI CONBRACE, IIICONICE , 2009 , Salvador. XVI CONBRACE, IIICONICE - Anais. : , 2009.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . A conceituação da Ginástica Geral sob a ótica de alunos ingressantes no curso de Educação Física.. In: II Congresso Nacional de Ginástica Geral da SBGG , 2008 , Barueri. II Congresso Nacional de Ginástica Geral da SBGG. : , 2008.
    • MARINHEIRO, C. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Motivação na Ginástica Aeróbica. In: Congresso de Iniciação Científica FEF/UNICAMP e EEFE/USP , 2008 , São Paulo. Congresso de Iniciação Científica FEF/UNICAMP e EEFE/USP. : , 2008.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Expectativas dos alunos do curso de graduação em Educação Física sobre as disciplinas teórico- práticas. In: XII Congreso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa , 2008 , Porto Alegre. XII Congreso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa - Caderno de Resumos. : , 2008.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; LOPES, P. ; TUPINIQUIM, C. ; XAVIER, C. ; GEBARA, F. ; CARRARA, P. . Análise pedagógica dos regulamentos de festivais de Ginástica Artística. In: XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa , 2008 , Porto Alegre. XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa - Caderno de resumos. : , 2008.
    • CLETO, A. S. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Stress pré-competitivo em ginastas Infanto-juvenis de Ginástica Aeróbica. In: II Congresso de Ciências do Desporto , 2007 , Llimeira. II Congresso de Ciências do Desporto - Anais. : , 2007.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; NUNOMURA, M. . Aspectos Maturacionais em Atletas do Sexo Feminino de Ginástica Olímpica. In: VII CICEFE , 2000 , São Paulo. VII Congresso de Iniciação Científica e V Simpósio de Pós-Graduação. : , 2000. p. 95 - 96.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; Filho, R. A. F. . A iniciação esportiva e especialização: opiniões e fatos. In: XIV Conresso Brasileiro de Ciências do Eporte; I Congresso Internacional de Ciências do esporte , 2005 , Porto Alegre. Anais do XIV Conresso Brasileiro de Ciências do Eporte; I Congresso Internacional de Ciências do esporte. : , 2005.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; MERIDA, F. . A organização do conteúdo em educação Física na Educação Infantil. In: VII Seminário de Educação Física Escolar , 2003 , São Paulo. Anais do VII Seminário de Educação Física Escolar - Escola de Educação Física e Esporte. : , 2003. p. 103 - 103.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Sport initiation for children in São Paulo sport clubs. In: 8th Annual Congress - European College of Sport Science , 2003 , Salzburg. Proceedings - 8th Annual Congress - European College of Sport Science. : , 2003. p. 284 - 285.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Objetivos de programas de iniciação esportiva em escolas de São Paulo. In: II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte , 2005 , Maringá. Anais do II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte,. : , 2005.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; NUNOMURA, M. . As contribuições da Ginástica Artística para o desenvolvimento das capacidades coordenativas.. In: 9º Congresso de Educação física e Ciência do Desporto dos países de língua portuguesa , 2002 , São Luís. 9º Congresso de Educação física e Ciência do Desporto dos países de língua portuguesa. : , 2002. p. 218 - 218.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . A Ginástica Olímpica no contexto da iniciação esportiva. São Paulo : Universidade de São Paulo , 2004 (Dissertação de Mestrado)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Elaboração de pareceres de trabalhos submetidos ao VIII Congresso Brasileiro de Ginástica para Todos. 2019 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Elaboração de pareceres de trabalhos submetidos ao VIX Fórum Internacional de Ginástica para Todos. 2018 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Elaboração de pareceres de trabalhos submetidos ao VIII Fórum Internacional de Ginástica para Todos. 2016 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Elaboração de pareceres de trabalhos submetidos ao V Simpósio Internacional de Ginástica Artística e Rítmica. 2017 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Elaboração de pareceres de trabalhos submetidos ao 8o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2018 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre relatório final do curso 'Jogo travessias: como lidar com a transição escola/mundo do trabalho?'. 2020 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre relatório final do curso 'Introdução ao desenho de estamparia'. 2020 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre relatório final do projeto 'Atividade física e esporte adaptado'. 2020 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre a proposta 'Each in the shell'. 2020 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre a proposta de curso 'Jogo Travessias: como lidar com a transição escola/mundo do trabalho?'. 2020 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre a proposta de criação da Trama Júnior. 2019 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre relatório final 'Marketing Week - 3a. edição da Semana Acadêmica do Curso de Marketing'. 2019 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre relatório final do curso 'Dança contemporânea e teatralidades radicalmente qualitativas'. 2019 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre a proposta de curso 'Introdução ao desenho de estamparia'. 2019 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre relatório final do curso 'Ritmos Biológicos: conceitos e aplicações'. 2018 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre relatório final 'Oficina do sono'. 2018 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre relatório final do curso 'I Oficina de sensibilização para cuidadores familiares de idosos'. 2018 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre relatório final do curso 'Uso de ferramentas de simulação computacional para estudar a biologia do câncer'. 2018 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre a proposta 'Teatro documentário na velhice'. 2018 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre a proposta de curso 'Iniciação em esportes coletivos'. 2018 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre relatório final do curso 'Iniciação em esportes coletivos'. 2018 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre a proposta de curso 'Dança contemporânea e teatralidades radicalmente qualitativa'. 2018 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre a proposta de curso 'III Congresso Internacional de Gerontologia da USP'. 2018 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre relatório final do curso 'Parceria com as ETECs para ensino de programação'. 2016 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre relatório final do curso 'Cronoeducação'. 2016 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre o relatório de curso 'Tópico de cálculo para programadores'. 2016 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre a proposta de curso 'Oficina de sensibilização para cuidadores familiares de idosos'. 2017 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre a proposta de curso 'Oficina do sono'. 2017 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre a renovação da certificação da proposta 'Programa Empreendedorismo - Escola'. 2017 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre a proposta de curso 'Qualidade do ar para professores de ensino fundamental e médio'. 2016 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre a proposta de curso 'Cronoeducação'. 2016 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre relatório final do curso 'Tópicos de cálculo para programadores'. 2016 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Parecer sobre a proposta de curso 'Ritmos Circadianos'. 2017 (Parecer)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . A prática esportiva e as pessoas adultas e idosas: uma possibilidade?. 2021 (Conferência)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Desafios para a implementação de um projeto de extensão de ginástica para todos. 2020 (Conferência)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Tornando-se um professor universitário: relatos docentes. 2020 (Comunicacao)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . ?O portfólio como ferramenta de registro de experiências e de avaliação no ensino de graduação. 2017 (Comunicacao)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; CHINEN, C. U. ; GOMEZ, T. . Woman in Kendo: perspective of Latin-American practitioners. 2019 (Comunicacao)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; VELARDI, M. . Not him: gymnastics for all and its practice as a place of speech. 2019 (Comunicacao)
    • VELARDI, M. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Qualitative Inquiry as a Spectrum. 2018 (Comunicacao)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; ADNRE, M. H. ; VELARDI, M. . Looking from the inside: qualitative research as a toll to asses the teaching and learning process in an undergraduate subject. 2017 (Comunicacao)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Educação Física. 2013 (Conferência)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . A ginástica na educação física escolar: o olhar do professor. 2010 (Outra)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Formação e experiência de professores de ginástica artística em clubes e escolas. 2009 (Congresso)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . O debate entre teoria e prática nos cursos de formação em educação física. 2009 (Congresso)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . A conceituação da Ginástica Geral sob a ótica de alunos ingressantes no curso de Educação Física.. 2008 (Congresso)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; NUNOMURA, M. . Objetivos de programas de iniciação esportiva em escolas de São Paulo. 2005 (Congresso)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; NUNOMURA, M. . As contribuições da Ginástica Artística para o desenvolvimento das capacidades coordenativas. 2002 (Congresso)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; NUNOMURA, M. . Aspectos Maturacionais em atletas de Ginástica Olímpica do sexo feminino. 2000 (Congresso)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; LOPES, P. ; TUPINIQUIM, C. ; XAVIER, C. ; GEBARA, F. ; CARRARA, P. . Análise pedagógica dos regulamentos de festivais de Ginástica Artística. 2008 (Congresso)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; Grupo de Coordenadores das Escolas de Esporte . XIII Workshop das Escolas de Esporte. 2008 (Universidade Presbiteriana Mackenzie/ Grpo de Coordenadores da Escola de Esportes)
    • NUNOMURA, M. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Oficina Fundamentos da Ginástica Artística. 2010 (Usp)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; PIRES, F. O. . Jornada de Educação Física e Saúde. 2015 (Curso de Educação Física e Saúde)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; PEREIRA, A. A. B. ; VIUDE, A. ; EVANGELISTA, F. S. ; NAKANO, F. . II Seminário de Cultura e Extensão da EACH. 2018 (Comissão de Cultura e Extensão Universitária da EACH-USP)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Feira USP Profissões. 2020 (Pró-reitoria de Cultura e Extensão)
    • ITO, M. ; GALLATI, L. R. ; SILVA, T. A. F. ; KORSAKAS, P. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Workshop NCDA Brazil. 2020 (Nippon Sports Science University/Sesi)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Semana de recepção de calouros EACH-USP 2021. 2021 (Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo)
    • NUNOMURA, M. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Curso de difusão cultural Fundamentos das Modalidades Esportivas. 2003 (EEFE USP)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . XIII Workshop das Escolas de Esporte. 2008 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; CARBINATTO, M. . Ginástica Artística. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; TACHIBANA, V. Z. M. . Kendô. 2007 (Universidade Paulista)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; XAVIER, C. . Processo de Formação Esportiva na GA. 2008 (Grêmio Recreativo Barueri)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Tópicos em Iniciação Esportiva. 2015 (Prefeitura de Santana de Parnaíba)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Introdução ao Kendo. 2016 (Comissão de Cultura e Extensão - EACH - USP)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; KIM, E. J. . II Cumbre Latinoamericano de Kendo para Mujeres. 2020 (Confederação Latinoamericana de Kendo)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; LOPES, P. . GPT e Educação Emancipadora. 2019 (VIII Congresso de Ginástica para Todos)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Fundamentos da Ginástica Artística. 2010 (Grupo de coordenadores das Escolas de Esporte)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; XAVIER, C. . A Ginástica Artística e o treinamento esportivo a longo prazo.. 2008 (Gremio Recreativo Barueri)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Pedagogia dos Esportes Coletivos. 2005 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; LUGUETTI, C. N. . Aspectos Pedagógicos do Esporte Infanto-Juvenil. 2008 (Grêmio Recreativo Barueri)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; TACHIBANA, V. Z. M. . Kendô - Arte Marcial Japonesa. 2010 (Universidade Paulista)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Ginástica Artística. 2010 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Introdução ao Kendô. 2011 (Universidade Paulista)
    • Nome do projeto: Formação e atuação do professor de educação física na área da ginástica (2013 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TSUKAMOTO, M. H. C. .
      Descrição: O presente projeto terá o objetivo de investigar como vem ocorrendo a formação dos professores de Educação Física para a atuação na área da ginástica, especificamente no que diz respeito à integração teórica e prática dos conteúdos. O estudo será realizado em etapas, a saber: 1. Investigar junto aos docentes formadores como ocorre a integração entre teoria e prática nas disciplinas ginásticas; 2. Investigar junto aos discentes, qual a sua percepção dos conteúdos teóricos e práticos nas disciplinas ginásticas; 3. Investigar jundo aos egressos dos cursos, a sua opinião sobre a relação entre sua formação na área da ginástica e sua atuação nesta mesma área.
    • Nome do projeto: GINÁSTICA PARA TODOS NA EACH (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TSUKAMOTO, M. H. C. .
      Descrição: O projeto visa a implantação de um programa de Ginástica para Todos (GPT) na EACH, voltado para alunos, docentes, funcionários e comunidade externa, com o objetivo de disseminar a prática da (GPT) e promover o acesso à uma prática corporal divertida, criativa e inclusiva. As aulas ocorrem duas vezes por semana, com duração de uma hora por dia. Além do processo vivido ao longo dos encontros, os alunos também são incentivados a trabalharem em conjunto, elaborando composições coreográficas, que são levadas a eventos internos e externos.
    • Nome do projeto: INICIAÇÃO ESPORTIVA PARA ADULTOS (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TSUKAMOTO, M. H. C. .
      Descrição: O Projeto Iniciação Esportiva para Adultos pretende ser um espaço de aprendizagem de diferentes modalidades esportivas, individuais e coletivas. Este projeto se direciona a pessoas com pouca ou nenhuma experiência em modalidades esportivas, ou que assim se percebam. Dessa forma, as atividades oferecidas tem um caráter multivariado, abordando diferentes grupos de modalidades, buscando a construção e ampliação do repertório motor dos envolvidos. As aulas ocorrem duas vezes por semana, uma hora por dia, e pretendem de uma forma divertida proporcionar vivências que contribuam para o desenvolvimento dos envolvidos.
    • Nome do projeto: Características de programas esportivos para adultos na cidade de São Paulo (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TSUKAMOTO, M. H. C. .
      Descrição: O objetivo do presente trabalho é o de identificar programas de atividades esportivas oferecidas para adultos na cidade de São Paulo, buscando identificar as suas principais características. O estudo está dividido em duas etapas: (1) identificação de instituições que assumem oferecer atividades esportivas sistematizadas para adultos e identificação das atividades oferecidas; (2) identificação das características dos programas.
    • Nome do projeto: A CRIAÇÃO DE JOGOS NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TSUKAMOTO, M. H. C. , ADNRE, M. H. .
      Descrição: O objetivo do projeto é avaliar a experiência da utilização do conteúdo ?Criação de Jogos? na formação inicial em educação física, sob o ponto de vista dos sujeitos envolvidos no processo. Neste sentido, dois elementos serão analisados serão: (a) avaliação dos alunos quanto a sua vivência de criação de jogos no processo de sua formação profissional; (b) como os alunos identificam o uso da criação de jogos (quais objetivos seriam alcançados) em sua atuação profissional futura.
    • Nome do projeto: Introdução ao Kendo - segunda edição (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TSUKAMOTO, M. H. C. .
      Descrição: O projeto, desenvolvido em caráter de curso de verão, buscou divulgar na comunidade interna e externa o conteúdo e as características desta arte marcial. Em sua segunda edição, a dinâmica do curso foi mantida: em um dia de curso, a idéia foi a de colocar os alunos em contato com os principais conceitos que permeiam esta prática, bem como proporcionar vivências elementares de movimentos.
    • Nome do projeto: O esporte na idade adulta: uma investigação sobre as atividades oferecidas nos clubes municipais da Zona Leste da cidade de São Paulo (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TSUKAMOTO, M. H. C. , MORENO, N. L. , PRADO, M. B. , RIBEIRO, T. S. , LOURENCO, I. C. .
      Descrição: Na sociedade contemporânea, é impossível negar o protagonismo das atividades físicas e suas relações com a promoção da saúde. Dentre as diversas opções de práticas possíveis para este fim, consideramos que a prática esportiva pode ter um papel importante. No entanto, em se tratando de população adulta, observamos pouco espaço para uma prática esportiva que vise à educação, ao lazer e à participação. Assim, o objetivo do presente trabalho é identificar a existência de programas de atividades esportivas sistematizadas para adultos nos clubes municipais da Zona Leste da cidade de São Paulo, buscando conhecer as suas principais características.
    • Nome do projeto: Características dos praticantes de Kendo da Cidade de São Paulo e suas percepções com relação a essa prática (2017 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TSUKAMOTO, M. H. C. .
      Descrição: As Artes Marciais, Lutas e Modalidades Esportivas de Combate vem ganhando espaço no cenário de opções de práticas em nossa sociedade. Dentre essas, aparece o Kendo, modalidade de origem japonesa que vem conquistando adeptos no mundo ocidental. No Brasil a maior concentração de praticantes desta arte marcial/modalidade esportiva de combate está no Estado de São Paulo e mais, na cidade de São Paulo. Assim, o presente estudo tem como objetivo identificar as características dos praticantes dessa arte marcial e suas percepções acerca da prática.
    • Nome do projeto: O papel da família no processo de envolvimento de crianças e adolescentes em um projeto de prática esportiva (2017 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TSUKAMOTO, M. H. C. , MOURA, M. V. , CARVALHO, M. A. .
      Descrição: O Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte, o PRODHE, tem como objetivo fomentar a adoção de práticas que favoreçam a vida ativa, tanto para aqueles que são diretamente atendidos pelo programa, as crianças e os adolescentes, quanto para as suas famílias. Ao mesmo tempo, compreende-se que o ambiente familiar tem uma participação fundamental para o ingresso desses praticantes no programa, bem como para a sua permanência no mesmo. Assim, o objetivo do presente projeto é o de investigar o papel das famílias para o envolvimento das crianças e adolescentes com as atividades desenvolvidas pelo PRODHE.
    • Nome do projeto: Metodologias Ativas na formação inicial em Educação Física (2018 - 2021
      Natureza: Ensino
      Integrantes: TSUKAMOTO, M. H. C. , SOUSA, R. J. N. , MELLO, S. R. , CEROLLI, N. F. .
      Descrição: A crescente preocupação em formar pessoas autônomas e reflexivas, vem motivando docentes a buscarem metodologias de ensino que ofereçam espaço a processos mais centrados no estudante. Ainda que de forma gradual e lenta, observamos este movimento em diferentes áreas de formação. O objetivo do presente projeto é o de acompanhar e registrar as experiências no uso de Metodologias Ativas de ensino em disciplinas do curso de Educação Física e Saúde. Paralelamente, pretende-se compreender a percepção dos estudantes participantes dessas disciplinas sobre as metodologias propostas e a sua interação com as mesmas.
    • Nome do projeto: Metodologias ativas na formação inicial em Educação Física (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TSUKAMOTO, M. H. C. , ADNRE, M. H. , SOUSA, R. J. N. , MELLO, S. R. , CEROLLI, N. F. .
      Descrição: A crescente preocupação em formar pessoas autônomas e reflexivas, vem motivando docentes em todos os níveis de ensino a buscarem metodologias de ensino que ofereçam espaço a processos mais centrados nos estudantes. Ainda que de forma gradual e lenta, observamos este movimento em diferentes áreas de formação. A área da Educação Física, possui uma tradição médico-higienista e militar em seu percurso histórico, a qual permeia seus métodos e baliza fortemente as intervenções dos profissionais até os dias de hoje. Por outro lado, a demanda social por um sujeito autônomo e crítico é crescente. Compreendemos que esse sujeito é formado nas diferentes atividades sociais as quais se dedica durante a vida, incluindo aí as atividades físicas e esportivas. Por outro lado, parece que só é possível formar pessoas com essas características se professores e técnicos também passarem por processos formativos que ocorram nessa perspectiva. Considerando o exposto, o presente projeto tem como objetivo central analisar as experiências e as possíveis repercussões que a adoção de metodologias ativas de aprendizagem possam ter sobre a formação inicial de estudantes de educação física, especialmente em disciplinas de caráter intervencionista.
    • Nome do projeto: Disciplina Esporte na Graduação - um estudo sobre o seu oferecimento e elaboração de uma proposta de intervenção para a comunidade EACH (2019 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: TSUKAMOTO, M. H. C. , MELLO, S. R. , CRUZ, C. F. , VEDROSSI, G. .
      Descrição: Projeto que tem como objetivo lançar luz à forma como os workshops da disciplina PRG 0001 são oferecidos na EACH, bem como propor oficinas voltadas especificamente para atividades esportivas.
    • Nome do projeto: Mulheres no esporte e a prática pedagógica na formação inicial em educação física (2022 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: TSUKAMOTO, M. H. C. .
      Descrição: O esporte, como um elemento de nossa sociedade, reproduz aquilo que observamos em outras esferas. Uma destas questões é relativa à participação da mulher nesse contexto. O esporte, como fenômeno estruturado a partir do patriarcado, constitui-se historicamente em um ambiente no qual as mulheres ainda buscam espaço em diferentes esferas. Nesse sentido, o presente projeto busca promover reflexões no momento da formação inicial de estudantes de educação física acerca de questões que envolvem tal temática, almejando que elas possam de alguma maneira ser incorporadas em sua prática pedagógica.
    • Nome do projeto: Introdução ao Kendo - primeira edição (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TSUKAMOTO, M. H. C. .
      Descrição: O projeto, desenvolvido em caráter de curso de verão, buscou divulgar na comunidade interna e externa o conteúdo e as características desta arte marcial. Em um dia de curso, a idéia foi a de colocar os alunos em contato com os principais conceitos que permeiam esta prática, bem como proporcionar vivências elementares de movimentos.
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Pedagogia dos esportes coletivos. 2005 - Palestra
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Movimentos especializados. 2004 - Palestra
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Aspectos pedagógicos da Iniciação Esportiva em modalidade Individual. 2003 - Palestra
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . A Ginástica na Educação Física Escolar. 2003 - Palestra
    • TSUKAMOTO, M. H. C. ; DUARTE, L. H. . A Ginástica Artística e o treinamento esportivo a longo prazo. 2007 - Palestra
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Processo de formação esportiva na GA. 2008 - Palestra
    • LUGUETTI, C. N. ; TSUKAMOTO, M. H. C. . Aspectos pedagógicos do Esporte Infanto-Juvenil. 2008 - Palestra
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Teoria e prática na Educação Física: implicações para a formação e atuação do professor. 2012 - Palestra
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . A prática esportiva e as pessoas adultas e idosas: uma possibilidade?. 2021 - Palestra
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Desafios para a implementação de um projeto de extensão de ginástica para todos. 2020 - Palestra
    • TSUKAMOTO, M. H. C. . Planejamento de programas esportivos. 2004 - Palestra
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Rafael Itsuo Takahashi Língua, Literatura e Cultura Japonesa Mestrado 07/11/2024
    Lucas Lins Oliveira Língua, Literatura e Cultura Japonesa Mestrado 25/10/2024
    Natália Lopes Moreno Língua, Literatura e Cultura Japonesa Mestrado 26/08/2022