Não autenticado |

Fernanda Landucci Ortale

    • É Professora Titular do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo. Ministra disciplinas da área de Linguística Aplicada, língua italiana e de formação de professores. Realizou o Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP e o Pós-Doutorado pela Universidade de Aveiro. Suas pesquisas estão concentradas nos seguintes temas: Italiano como Língua de Herança em comunidades e em núcleos familiares de imigrantes, direito linguístico, formação de professores na perspectiva Pós-Método. Atuou como coordenadora do Programa de Pós Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas de março/2020 a maio/2023. É vice-chefe do Departamento de Letras Modernas e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas. É membro fundador do Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança (www.nuclih.com.br) e líder do Grupo de Estudos sobre Línguas de Herança no Brasil/ GELHE (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/472337). É mãe do Gustavo desde 2002.

       

      Links:    

    • Novas Metodologias na Formação Inicial de Professores de LE
    • Discurso e interação em sala de aula de língua estrangeira
    • ORTALE, F. L. . Introdução ao pós-método no ensino de línguas. Campinas : Pontes Editora, 2023 . 95p. ISBN: 9786556377223.
    • FREITAS, M. S. ; ORTALE, F. L. . Estudos de abordagem o ensino de línguas e na formação docente. Campinas : Pontes Editora, 2020 . 258p. ISBN: 9788521702849.
    • ORTALE, F. L. ; FERRONI, R. . Luz, câmara e ação! O professor-autor da sala de línguas estrangeiras. São Paulo : EDUSP, 2017 . 234p. ISBN: 9788577323227.
    • SALVATTO, G. C. B. ; ORTALE, F. L. . Em torno da mesa: um espaço para a transmissão da Língua de Herança Revista Horizontes de Linguistica Aplicada , v. 22 , p. 76 - 92 , 2023. ISSN: 22370951.
    • ORTALE, F. L. ; MOREIRA, I. P. . A produção oral nas aulas de italiano como língua estrangeira ABPI em Revista , v. 1 , p. 417 - 424 , 2009. ISSN: 21753148.
    • ORTALE, F. L. ; SALVATTO, G. C. B. . Dai nonni ai nipoti: práticas em língua de herança REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. 44 , p. 162 - 176 , 2022. ISSN: 22388281.
    • FORNASIER, ROSÂNGELA MARIA LAURINDO ; ORTALE, F. L. ; CUNHA, K. M. R. . Do Ensino da Língua de Herança à formação de uma comunidade de prática: o caso do italiano em Pedrinhas Paulista Revista CBTecLE , v. 6 , p. 214 - 232 , 2022. ISSN: 25264478.
    • ORTALE, FERNANDA LANDUCCI ; FERRI, SOLANGE APARECIDA CAVALCANTE ; SILVA, MARCOS AIRAM RIBEIRO E . Pedagogia Pós-Método: o ensino de línguas como compromisso político para além da sala de aula REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. 1 , p. 176 - 189 , 2021. ISSN: 22388281.
    • AZEVEDO, S. ; ORTALE, F. L. . Cozinha de Herança: identidades e memórias de um tesouro compartilhado REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. 1 , p. 88 - , 2019. ISSN: 14132079.
    • MATTOS, T. I. ; ORTALE, F. L. ; FORNSASIER, R. M. ; CORRIAS, VINICIO . Insumo e autoria na produção de material didático de Italiano como Língua de Herança REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. 36 , p. 47 - 57 , 2018. ISSN: 22388281.
    • FORNASIER, ROSÂNGELA MARIA LAURINDO ; ORTALE, FERNANDA LANDUCCI ; CORRIAS, VINICIO . Os aspectos culturais na elaboração de material didático para o ensino de língua de herança: estudo de caso REVISTA ENTRELÍNGUAS , v. 4 , p. 81 - 96 , 2018. ISSN: 24473529.
    • ORTALE, F. L. ; CORRIAS, V. ; FORNSASIER, R. M. . Desafios no ensino da língua de herança: o italiano em Pedrinhas Paulista Revista Letras Raras , v. 6 , p. 72 - 86 , 2017. ISSN: 23172347.
    • HASS, J. ; BARALDI, L. D. ; ORTALE, F. L. . Do projeto ?Italianando a San Paolo? ao mapeamento dos cursos de italiano nos CEL do estado de São Paulo Revista de Italianística , v. 32 , p. 36 - , 2016. ISSN: 14132079.
    • ORTALE, F. L. ; MAGGIO, G. ; BACCIN, P. G. . Identidade e bilinguismo em contexto de núcleo familiar de imigrantes italianos Revista de Italianística , v. XXX , p. 146 - 163 , 2015. ISSN: 14132079.
    • FERRONI, R. ; ORTALE, F. L. . Perspectivas metodológicas para a análise da interação em sala de aula de LE Horizontes de Linguística Aplicada , v. 14 , p. 61 - 89 , 2015. ISSN: 16779770.
    • ORTALE, F. L. ; FERRONI, R. . O ensino da gramática: porto-seguro? Revista Entrelínguas , v. 1 , p. 69 - 84 , 2015. ISSN: 24473529.
    • ORTALE, F. L. ; ZORZAN, F. J. A. . Mapeamento dos municípios brasileiros com ensino de italiano em escolas públicas Revista de Italianística , v. XXV , p. 42 - , 2013. ISSN: 14132079.
    • ORTALE, F. L. ; FERNANDES, F. R. . Os recursos tecnológicos na formação e na prática do professor de língua estrangeira Revista de Italianística , v. XXIV , p. 18 - 41 , 2012. ISSN: 14132079.
    • ORTALE, F. L. . Os Problemas de Ensino como instrumento na formação de professores de italiano Revista de Italianística , v. 21/22 , p. 81 - 92 , 2011. ISSN: 14132079.
    • DURAN, M. ; ORTALE, F. L. . Contribuições do professor de italiano para a lexicografia pedagógica Revista de Italianística , v. XVIII , p. 55 - 72 , 2009. ISSN: 14132079.
    • ORTALE, F. L. ; DURAN, M. . A linguagem de sala de aula na formação do professor de língua estrangeira Trabalhos em Lingüística Aplicada , v. 48 , p. 87 - 98 , 2009. ISSN: 01031813.
    • ORTALE, F. L. ; MARTINS, R. A. . As miniaulas como instrumento na formação de professores de língua estrangeira Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. XXXVI , p. 77 - 84 , 2007. ISSN: 14130939.
    • ORTALE, F. L. ; MARTINS, R. A. . Estudo da Interação em Sala de Aula na Formação de Professores Todas as Letras (São Paulo) , v. I , p. 33 - 48 , 2006. ISSN: 15171000.
    • ORTALE, F. L. . O caráter perguntador do professor de língua estrangeira em contexto de aulas particulares Sínteses (UNICAMP) , v. 1 , p. 303 - 312 , 1996. ISSN: 16781295.
    • ORTALE, F. L. . O Talian em Colombo: um diálogo entre herança cultural e fraternidade. Imigração vêneta, cultura e língua de herança, v. 1, p. 9 - 15, 2023.
    • ORTALE, F. L. . Abordagem comunicativa: espectro de uma genealogia acadêmica produtiva. Abirdagens de Ensino de Línguas: ref;exões e experiências, v. 1, p. 7 - 12, 2023.
    • ORTALE, F. L. ; CORRIAS, VINICIO ; FORNASIER, ROSÂNGELA MARIA LAURINDO . Come insegnare italiano L2 agli apprendenti di origine italiana? L'italiano come Lingua Ereditaria in Brasile. La Nuova Ditals risponde 3, v. 3, p. 113 - 128, 2021.
    • CORRIAS, VINICIO ; ORTALE, F. L. ; MAGGIO, G. . A interação em sala de aula como sinalizadora da abordagem do professor de línguas. Estudos de abordagem no ensino de línguas e na formação docente, v. 1, p. 71 - 92, 2020.
    • BARALDI, L. D. ; HASS, J. ; ORTALE, F. L. . Italianando a San Paolo: Pedagogia Pós-Método e trabalho com projetos em uma sala multisseriada do Centro de Estudos de Línguas. Centros de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo: memórias, trajetórias e políticas., v. 1, p. 83 - 100, 2019.
    • SOUZA, R. F. ; ORTALE, F. L. ; LIMA, A. C. P. . Os cursos dos CEL do Estado de São Paulo: passado e futuro sob o olhar de uma ex-coordenadora. Centros de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo: memórias, trajetórias e políticas., v. 1, p. 75 - 82, 2019.
    • ORTALE, F. L. ; Fornasier, Rosangela Maria Laurindo ; MATTOS, T. I. ; CORRIAS, V. . Do trabalho voluntário às políticas públicas de revitalização do italiano como Língua de Herança. O Italiano na esfera pública, v. 1, p. 145 - 157, 2019.
    • Fornasier, Rosangela Maria Laurindo ; Mattos, Tatiana Iegoroff de ; ORTALE, FERNANDA LANDUCCI . ITALIANO COMO HERANÇA EM PEDRINHAS PAULISTA: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO. A Produção do Conhecimento nas Letras, Linguísticas e Artes 2, v. 2, p. 128 - 139, 2019.
    • PINHEIRO, A. V. R. ; ORTALE, F. L. . O jogo teatral no ensino de italiano como língua estrangeira.. Atividades Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, v. , p. 91 - 120, 2018.
    • BACCIN, P. G. ; MAGGIO, G. ; ORTALE, F. L. . Dire, Fare, Partire! Um material didático online específico para brasileiros. Luz, Câmara e Ação: o professor autor na sala de línguas estrangeiras, v. 1, p. 101 - 122, 2017.
    • ORTALE, F. L. . Interações em sala de aula: espaços de testagem ou de ensino-aprendizagem?. Licenciatura sem fronteiras: semiosferas em transformação., v. 1, p. 189 - 201, 2016.
    • ORTALE, F. L. . As perguntas em sala de aula: subsídios para refletir sobre as atividades de compreensão oral. Habilidade de leitura em italiano no contexto universitário, v. 1, p. 109 - 126, 2011.
    • ORTALE, F. L. ; DURAN, M. . Projetos comunicativos na aula de língua estrangeira. Projetos pedagógicos no contexto escolar: práticas de ensino e aprendizagem, v. II, p. 145 - 168, 2013.
    • ORTALE, F. L. ; MARTINS, R. A. . As perguntas do professor: uma perspectiva da sala de aula.. Na sala de aula: ensino e aprendizagem., v. , p. 103 - 122, 2008.
    • ORTALE, F. L. . Caminhos para a formação do professor reflexivo. Teorias e Práticas na Formação de Professores, v. , p. 41 - 66, 2007.
    • ORTALE, F. L. . Afinal, qual o papel da gramática no ensino atual de línguas? . SBS Editora , São Paulo , 01 fev. 2012.
    • ORTALE, F. L. . Os Problemas de Ensino como isntrumento na formação de professores de línguas. In: XV Intercâmbio de Pesquisas em Lingúística Aplicada , 2011 , São Paulo. Caderno de resumos do XV INPLA. : , 2011.
    • ORTALE, F. L. . Il discorso didattico dei futuri professori di italiano come lingua straniera. In: XIX Congresso dell'AIPI , 2012 , Cagliari. LONNERGAN, C. (org.) Insularità e cultura mediterranea nella lingua e nella cultura italiana. Atti del XIX Convegno dell'AIPI, collana "Civiltà Italiana".. Florença : Franco Cesati Editore, 2012.
    • ORTALE, F. L. . O ofício de formar professores de línguas: dilemas e propostas de atuação. In: I CIPLOM - Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul , 2010 , Foz do Iguaçu. I CIPLOM Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL e I Encontro Internacional de Associações de Professores de Línguas. : , 2010. p. 421 - 428.
    • ORTALE, F. L. . Considerações sobre a interlíngua de futuros professores de italiano com foco no discurso de sala de aula.. In: XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e II Simpósio internacional de Letras e Linguística , 2009 , uberlândia. Caderno de Resumos do XII SILEL. : , 2009.
    • ORTALE, F. L. . Diários dialogados na formação inicial de professores de línguas. In: 17º InPLA - Intercâmbio de Pesquisas m Lingüística Aplicada , 2009 , São Paulo. Caderno de resumos do 17º InPLA. : , 2009.
    • ORTALE, F. L. ; DURAN, M. . A língua estrangeira como desafio na sala de aula do futuro professor. In: X Seminário de Lingüística Aplicada , 2008 , Salvador. Caderno de Resumos do X Seminário de Lingüística Aplicada. : , 2008.
    • ORTALE, F. L. ; FERNANDES, Fábio Roberto ; MARTINS, R. A. . Os recursos tecnológicos e o ensino da oralidade. In: IV Seminário Nacional - O Professor e a Leitura do Jornal , 2008 , Campinas. Anais do IV Seminário Nacional - O Professor e a Leitura do Jornal. : , 2008.
    • ORTALE, F. L. ; VELOSO, F. S. ; MOREIRA, Ilse Paschoal ; MARTINS, R. A. ; TESCARI NETO, A. . A formação do professor de italiano em contexto universitário: deesafios e propostas (Mesa Temática - coordenadora). In: XII Congresso Nacional de Professores de Italiano/ VI Encontro Internacional de Estudos Italianos , 2007 , São Paulo. Caderno de Resumos - XII Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano. São Paulo : USP, 2007. p. 63 - 64.
    • ORTALE, F. L. . Análise da prática pedagógica de alunos de um curso de Letras com habilitação em Língua Italiana. In: XII Congresso Nacional de Professores de Italiano/ VI Encontro Internacional de Estudos Italianos , 2007 , São Paulo. Caderno de Resumos - XII Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano. São Paulo : USP, 2007. p. 66 - 66.
    • ORTALE, F. L. ; MARTINS, R. A. . O Formador e a arte de fazer perguntas. In: 55º Seminário do GEL , 2007 , Franca. Resumos do 55º Seminário do GEL. : , 2007.
    • ORTALE, F. L. . O discurso didático de futuros professores de língua estrangeira.. In: 16º InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2007 , São Paulo. Caderno de Resumos - 16º InPLA. : , 2007.
    • ORTALE, F. L. . Quello che i libri didattici d'italiano non dicono. In: XVIII Semana de Letras , 2006 , São José do Rio Preto. Caderno de Resumos da XVIII Semana de Letras. : , 2006.
    • ORTALE, F. L. ; FERNANDES, Fábio Roberto . Educação e contemporaneidade:propostas para a inclusão e o letramento digital. In: XVIII Semana de Letras , 2006 , São José do Rio Preto. Caderno de Resumos da XVIII Semana de letras. : , 2006.
    • ORTALE, F. L. ; MARTINS, R. A. . Miniaulas: um instrumento na formação de professores. In: XI SILEL & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística , 2006 , Uberlândia. Anais do XI SILEL & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística. : , 2006.
    • ORTALE, F. L. ; FERNANDES, Fábio Roberto . Caminhos para a Inclusão Digital: um relato de experiência. In: XXII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa , 2006 , Campinas. Caderno de Resumos do XXII JELI. : , 2006.
    • ORTALE, F. L. ; MARTINS, R. A. . Microaulas como instrumento na formação de professores. In: 54º Seminário do GEL , 2006 , Araraquara. Caderno de Resumos do 54º GEL. : , 2006.
    • ORTALE, F. L. ; ROCHA, Wellington Allan . O ensino do vocabulário em livros didáticos de espanhol publicados no Brasil entre 1940 e 2004.. In: XVII Semana de Letras - IBILCE/UNESP , 2005 , São José do Rio Preto. Anais da XVII Semana de Letras. : , 2005.
    • ORTALE, F. L. ; ROCHA, Wellington Allan . O conceito de leitura nos materiais destinados ao ensino de língua espanhola escritos por brasileiros.. In: Seminários do 53º GEL , 2005 , São Carlos. Anais do 53º GEL. : , 2005.
    • ORTALE, F. L. ; ROCHA, Wellington Allan . A competência comunicativa em livros didáticos de espanhol publicados no Brasil entre 1940 e 2004.. In: XIII Congresso de Iniciação Científica e VI Jornada Científica da UFSCar , 2005 , São Carlos. Anais do XIII Congresso de Iniciação Científica e da VI Jornada de Iniciação Científica da UFSCar. : , 2005.
    • ORTALE, F. L. . La Produzione Orale nelle Lezioni d'Italiano come Lingua Straniera. In: Congresso da ABPI , 2005 , Foz de Iguaçu. Anais do XI Congresso da ABPI. : , 2005.
    • ORTALE, F. L. . Reflexões sobre o Formador de Professores de Língua Estrangeira. In: GEL , 2005 , São Carlos. Caderno de Resumos - GEL. : , 2005.
    • ORTALE, F. L. . Produção de textos em italiano.. In: XVI Semana de Letras - Unesp/Ibilce , 2004 , São José do Rio Preto. . : , 2004.
    • ORTALE, F. L. . Considerações sobre o exame de leitura em língua italiana no CILS.. In: XI COLE , 1997 , Campinas. . : , 1997.
    • ORTALE, F. L. . As perguntas do professor no discurso de sala de aula.. In: IX Jornada de Ensino de Línguas , 1993 , Araraquara. . : , 1993.
    • ORTALE, F. L. . Considerações sobre o caráter perguntador do profesor de língua estrangeira.. In: X Jornada de Ensino de Línguas , 1994 , Campinas. . : , 1994.
    • ORTALE, F. L. . A interação entre formador e professor de línguas: relato de experiência.. In: XII Jornada de Ensino de Línguas , 1997 , São Paulo. Caderno de Resumos - XII JELI. : , 1997.
    • ORTALE, F. L. . Professores de língua estrangeira sem formação específica: como prepará-los?. In: I Congresso Internacional de estudos Italianos. , 1997 , São Paulo. Anais do I Congresso Internacional de Estudos Italianos. : , 1997.
    • ORTALE, F. L. ; LISBOA, Maria Fernanda Grosso . Ser professor sendo aluna de língua estrangeira.. In: XXXI CIP - Colóquio de Incentivo à Pesquisa , 2004 , São José do Rio Preto. . : , 2004.
    • ORTALE, F. L. ; ROCHA, Wellington Allan ; ARNONI, Maria Elisa Befrere . A presença da língua materna nos livros de língua espanhola escritos por brasileiros.. In: XXXI CIP - Colóquio de Incentivo à Pesquisa , 2004 , São José do Rio Preto. . : , 2004.
    • ORTALE, F. L. ; ROCHA, Wellington Allan ; ARNONI, Maria Elisa Befrere . O conceito de interdisciplinaridade em livros de língua espanhola escritos por brasileiros.. In: XXXI CIP - Colóquio de Incentivo à Pesquisa , 2004 , São José do Rio Preto. . : , 2004.
    • ORTALE, F. L. ; ROCHA, Wellington Allan . O conceito de cultura nos materiais didáticos de língua estraangeira. In: Simpósio de Iniciação Científica e IV Seminário de Ensino e Pesquisa , 2004 , Lins. . : , 2004.
    • ORTALE, F. L. ; ROCHA, Wellington Allan . O ensino do voseo nas aulas de espanhol.. In: 52º GEL , 2004 , Campinas. Anais do 52º GEL. : , 2004.
    • ORTALE, F. L. ; CORRIAS, V. . Dimensioni comunicative nell'insegnamento delle lingue. Campinas : Editora Pontes , 2013 (Tradução)
    • ORTALE, F. L. ; MOREIRA, Ilse Paschoal . Reggio Emília: uma experiência inspiradora. Brasília : Ministério da Educação/ Revista Criança do Professor de Educação Infantil nº 43 , 2007 (Tradução)
    • MOREIRA, Ilse Paschoal ; ORTALE, F. L. . Quem eu seria se pudesse ser: a condição adulta da pessoa com deficiência intelectual. Campinas - SP : Fundação Díndrome de Down , 2007 (Tradução)
    • ORTALE, F. L. ; MOREIRA, Ilse Paschoal . O ingresso nas culturas da escrita (Capítulo/livro). São Paulo : Cortez , 2007 (Tradução)
    • ORTALE, F. L. ; MOREIRA, Ilse Paschoal . Entre o encontro de objetos e a busca de sujeitos. Brasília : Ministério da Educação/ Revista Criança do Professor de Educação Infantil, nº 44 , 2007 (Tradução)
    • ORTALE, F. L. ; MOREIRA, Ilse Paschoal . Entre crianças pequenas: o significado da outra da mesma idade (Capítulo/livro). São Paulo : Cortez , 2007 (Tradução)
    • ORTALE, F. L. ; MOREIRA, Ilse Paschoal ; FARIA, A. L. G. . De como ser professor sem dar aulas na escola da infância (Artigo). São Carlos : Revista Bilíngüe do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos , 2008 (Tradução)
    • ORTALE, F. L. . As crianças e os direitos de cidadania: a cidade como comunidade educadora.. Campinas : Revista Educação & Sociedade , 2002 (Tradução)
    • ORTALE, F. L. . Emmanuel Levinas: por uma sociedade sem tiranias.. Campinas : Revista Educação & Sociedade , 2001 (Tradução)
    • ORTALE, F. L. . Ser menina ontem e hoje: notas para uma pré-história do feminino.. : Faculdade de Educação - UNICAMP/ Revista Pro-posições , 2003 (Tradução)
    • ORTALE, F. L. . Diferença sexual, dimensão interpesoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância.. Campinas : Faculdade de Educação - UNICAMP/ Revista Pro-posições , 2003 (Tradução)
    • ORTALE, F. L. . Avaliar e avaliar-se nas pré-escolas: um modelo para formação de professores.. Campinas : Editora Autores Associados , 2003 (Tradução)
    • ORTALE, F. L. . O projeto pedagógico da creche e a sua avaliação.. Campinas : Editora Autores Asociados , 2004 (Tradução)
    • ORTALE, F. L. . A Educadora de Creche. : Editora Cortez , 2003 (Tradução)
    • ORTALE, F. L. . O cotidiano infantil nas pré-escolas.. São Paulo : Editora Cortez , 2005 (Tradução)
    • ORTALE, F. L. ; ZUCCHI, A. M. T. . Relatório Quadrienal CAPES (2017-2020) do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas. 2021 (Relatorio_tecnico)
    • ORTALE, F. L. . Elaboração de Avaliação em Língua Italiana para a CCInt (USP). 2011 (Outra)
    • ORTALE, F. L. . Elaboração de Avaliação em Língua Italiana para a CCInt (USP). 2010 (Outra)
    • ORTALE, F. L. . Parecerista da Revista Ciência e Cognição vol. 14. 2009 (Parecer)
    • ORTALE, F. L. . Membro da Comissão Científica do 57º Seminário do GEL. 2009 (Parecer)
    • ORTALE, F. L. . Membro da Comissão responsável pela eleição de Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Letras Modernas do IBILCE-UNESP.. 2007 (Outra)
    • ORTALE, F. L. . Membro da Comissão Responsável por Assuntos Relativos às Salas-Ambiente. 2007 (Outra)
    • ORTALE, F. L. . Parecerista do Colóquio de Incentivo à Pesquisa (CIP). 2006 (Parecer)
    • ORTALE, F. L. . Parecerista da Revista Mosaico. 2006 (Parecer)
    • ORTALE, F. L. ; PASSIPIERI, M. . Membro da Comissão de Avaliação dos Colégios Técnicos da UNESP. 2006 (Outra)
    • ORTALE, F. L. . Parecerista da Revista do 53º GEL. 2006 (Parecer)
    • FORNASIER, ROSÂNGELA MARIA LAURINDO ; ORTALE, F. L. . O italiano como herança em Pedrinhas Paulista: do ensino às comunidades de prática. 2022 (Comunicacao)
    • ORTALE, F. L. ; SALVATTO, G. C. B. . A Língua de Herança como espaço de resistência. 2022 (Comunicacao)
    • ORTALE, F. L. ; SALVATTO, G. C. B. . O italiano como herança na família Conci-Maggio. 2022 (Comunicacao)
    • ORTALE, F. L. . Língua de Herança: confluências e circunstancialidades. 2021 (Conferência)
    • ORTALE, F. L. ; MAGGIO, G. ; CUNHA, K. M. R. . Línguas e Culturas de Herança em comunidades de origem italiana. 2021 (Simposio)
    • ORTALE, F. L. ; FORNASIER, ROSÂNGELA MARIA LAURINDO . A Língua de Herança como espaço de resitência. 2021 (Comunicacao)
    • ORTALE, F. L. ; CUNHA, K. M. R. . Língua de herança: uma ponte entre passado, presente e futuro. 2021 (Conferência)
    • ORTALE, F. L. ; SAVIETTO, M. E. . Língua e Cultura de Herança na Formação de Professores. 2018 (Comunicacao)
    • ORTALE, F. L. . Aspectos legais na formação do professor: tradição ou modernidade?. 2018 (Conferência)
    • ORTALE, F. L. . Revitalização da língua de herança e (reconstrução de identidades: o ensino de italiano em uma ex-colônia.. 2017 (Conferência)
    • ORTALE, F. L. ; CORRIAS, V. . Desafios no ensino da língua de herança em uma ex-colônia italiana. 2017 (Comunicacao)
    • ORTALE, F. L. . A Perspectiva Pós-Método no Ensino de Línguas. 2017 (Conferência)
    • ORTALE, F. L. . Conversa sobre a Era Pós-Método no Ensino de Línguas. 2015 (Conferência)
    • ORTALE, F. L. . Saberes, contextos e temporalidades na formação do professor de línguas. 2014 (Seminário)
    • ORTALE, F. L. . A escrita narrativa na formação de professores de línguas. 2013 (Conferência)
    • ORTALE, F. L. . Cosa dicono i futuri professori sulle loro esperienze come apprendenti di italiano?. 2013 (Congresso)
    • ORTALE, F. L. . L'interligua e la competenza strategica in classe. 2011 (Conferência)
    • ORTALE, F. L. . Apontamentos sobre a pesquisa na/sobre a sala de aula. 2012 (Conferência)
    • ORTALE, F. L. . Apontamentos sobre a pesquisa aplicada no âmbito do ensino de línguas. 2012 (Conferência)
    • ORTALE, F. L. . Le tecnologie nell'insegnamento dell'italiano. 2012 (Conferência)
    • ORTALE, F. L. ; TUNUSSI, J. . L'umorismo nell'insegnamento della cultura italiana. 2012 (Comunicacao)
    • ORTALE, F. L. . Os Problemas de Ensino como articuladores entre teoria e prática na formação de professores. 2011 (Comunicacao)
    • ORTALE, F. L. . A formação de professores de línguas: dilemas e propostas de atuação. 2010 (Comunicacao)
    • ORTALE, F. L. . Il discorso didattico dei futuri professori di italiano come lingua straniera. 2010 (Comunicacao)
    • ORTALE, F. L. . Il discorso didattico dei futuri professori di italiano come lingua straniera. 2010 (Congresso)
    • ORTALE, F. L. . Considerações sobre a interlíngua de futuros de professores de italiano com foco no discurso de sala de aula.. 2009 (Congresso)
    • ORTALE, F. L. . Diários dialogados na formação inicial de professores de línguas. 2009 (Comunicacao)
    • ORTALE, F. L. ; DURAN, M. . A língua estrangeira como desafio na sala de aula do futuro professor. 2008 (Seminário)
    • ORTALE, F. L. ; FERNANDES, Fábio Roberto ; MARTINS, R. A. . Os recursos tecnológicos e o ensino da oralidade. 2008 (Seminário)
    • ORTALE, F. L. . Análise da prática pedagógica de alunos de um curso de Letras com habilitação em Língua Italiana. 2007 (Congresso)
    • ORTALE, F. L. ; VELOSO, F. S. ; MOREIRA, Ilse Paschoal ; MARTINS, R. A. ; TESCARI NETO, A. . A formação do professor de italiano em contexto universitário: desafios e propostas (Mesa Temática - coordenadora). 2007 (Congresso)
    • ORTALE, F. L. ; CASTRO, S. D. E. ; MATARAGI, R. . Ma che lingua è questa? La questione dei dialetti in Italia.. 2007 (Outra)
    • ORTALE, F. L. ; VELOSO, F. S. . Attività di ascolto in italiano come lingua straniera.. 2007 (Outra)
    • ORTALE, F. L. ; MARTINS, R. A. . O formador e a arte de fazer perguntas. 2007 (Comunicacao)
    • ORTALE, F. L. . Tra due lingue, tra due culture. 2007 (Conferência)
    • ORTALE, F. L. . O discurso didático de futuros professores de língua estrangeira. 2007 (Comunicacao)
    • ORTALE, F. L. . As competências necessárias ao professor de língua estrangeira. 2005 (Conferência)
    • ORTALE, F. L. . Tra due lingue, tra due culture. 2006 (Conferência)
    • ORTALE, F. L. ; FERNANDES, Fábio Roberto . Caminhos para Inclusão Digital: um relato de experiência. 2006 (Comunicacao)
    • ORTALE, F. L. ; MARTINS, R. A. . Micraulas como instrumento na formação de professores. 2006 (Comunicacao)
    • ORTALE, F. L. ; MARTINS, R. A. . Miniaulas: um instrumento na formação de professores. 2006 (Comunicacao)
  • Programa de Rádio ou TV: 2
    • ORTALE, F. L. ; PIGNATARO, V. ; MONDIN, G. . O Projeto 'Italiano como Língua de Herança'. 2015 Rádio América de Pedrinhas Paulista
    • ORTALE, F. L. ; EMRANI, D. . Aprender italiano: os 4 mitos. 2018 Youtube e Canal Italica
    • ALMEIDA FILHO, J. C. P. ; ORTALE, F. L. . O que é ser atual no ensino de línguas? (Conferência do Prof. Almeida Filho). 2010 (Universidade de São Paulo)
    • TORRESAN, P. ; ORTALE, F. L. . Strategie didattiche nell'insegnamento dell'italiano. (workshop). 2012 (Universidade de São Paulo)
    • ALMEIDA FILHO, J. C. P. ; ORTALE, F. L. . Modelos distintos para representar as comeptências do professor de línguas. (palestra). 2012 (Universidade de São Paulo)
    • ORTALE, F. L. ; ALMEIDA FILHO, J. C. P. . I Encontro de Ensino/aquisição de Línguas: 50 anos de estudos de abordagem. 2013 (Universidade de São Paulo e UnB)
    • MAGGIO, G. ; ORTALE, F. L. . VII Encontro de Pós-Graduandos em Italianística. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • ORTALE, F. L. ; CUNHA, K. M. R. ; FORNSASIER, R. M. ; AZEVEDO, S. ; SARSUR, E. C. . I Encontro do NuCLiH. 2022 (USP)
    • ORTALE, F. L. ; ZUCCHI, A.T. . I SEGLLI - Encontro de Egressos do PPGLLI. 2020 (USP)
    • ORTALE, F. L. ; CUNHA, K. M. R. ; BARALDI, L. D. ; HAWI, M.M. . II Encontro do NuCLiH. 2023 (USP)
    • ORTALE, F. L. ; ZUCCHI, A. M. T. . II SEGLLI. 2022 (USP)
    • SCARAMUCCI, M. R. ; ORTALE, F. L. . Ensino e Avaliação em Língua Estrangeira (Conferência da Profª Matilde Scaramucci). 2009 (USP)
    • ORTALE, F. L. . Capacitação de professores da Educação de Jovens e Adultos. 2004 (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão e Secretaria Municipal de Educação/ S.J.Rio Preto)
    • ORTALE, F. L. . Letramento e Novas Tecnologias: tv e vídeo na sala de aula. 2004 (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo/UNESP (Programa Teia do Saber))
    • ORTALE, F. L. ; FERNANDES, Fábio Roberto . Informática na sala de aula: blogs educacionais. 2005 (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Programa Teia do Saber))
    • ORTALE, F. L. . Forum Escola Pública: questões atuais. A prática pedagógica como objeto de pesquisa acadêmica. 2005 (UNESP/IBILCE)
    • MARTINS, R. A. ; ORTALE, F. L. . Metodologias de ensino de leitura para todos os componentes do Ensino Fundamental. 2005 (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Programa Teia do Saber))
    • ORTALE, F. L. . Introdução ao Estudo da Presença Italiana no Brasil. 2003 (Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP)
    • ORTALE, F. L. . Curso de Italiano V. 1997 (UNICAMP)
    • ORTALE, F. L. ; FERNANDES, Fábio Roberto . A tecnologia e os novos instrumentos para a sala de aula. 2006 (Secretaria do Estado de São Paulo (Programa Teia do Saber))
    • ORTALE, F. L. ; FERNANDES, Fábio Roberto . Projetos de Inclusão Digital: elaboração e implementação. 2006 (Secretaria de Educação do estado de São Paulo (Programa Teia do Saber))
    • ORTALE, F. L. . Letramento e novas tecnologias: informática na sala de aula. 2004 (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo/UNESP (Teia do saber))
    • ORTALE, F. L. . Os gêneros televisuais na sala de aula. 2004 (Secretaria de Educação do Estado do São Paulo/UNESP (Teia do saber))
    • ORTALE, F. L. . Letramento e novas tecnologias: tv e vídeo na sala na sala de aula. 2004 (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo)
    • ORTALE, F. L. ; FERNANDES, Fábio Roberto . Informática na sala de aula: potencialidades da internet. 2005 (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo)
    • ORTALE, F. L. ; FERNANDES, Fábio Roberto . Informática na sala de aula: letramento digital e inclusão. 2005 (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo)
    • ORTALE, F. L. ; FERNANDES, Fábio Roberto . Elaboração de blogs para fins educacionais no laboratório de informática. 2005 (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo)
    • ORTALE, F. L. ; FERNANDES, Fábio Roberto . Educação e contemporaneidade: propostas para a inclusão e o letramento digital (minicurso). 2006 (UNESP/IBILCE - XVIII Semana de Letras)
    • ORTALE, F. L. ; MOREIRA, Ilse Paschoal . Quello che i libro didattici non dicono (minicurso). 2006 (UNESP/IBILCE - XVIII Semana de Letras)
    • ORTALE, F. L. ; MATARAGI, R. ; CASTRO, S. D. E. . Ma che lingua è questa? La questione dei dialetti in Italia (minicorso). 2007 (UNESP/IBILCE- XIX Semana de Letras)
    • ORTALE, F. L. ; VELOSO, F. S. . Attività di ascolto in italiano come lingua straniera (minicorso). 2007 (UNESP/IBILCE - XIX Semana de Letras)
    • ORTALE, F. L. . Produção de textos em italiano. 2004 (UNESP/IBILCE - XVI Semana de Letras)
    • ORTALE, F. L. ; FERNANDES, Fábio Roberto . Meios digitais e produção de materiais didáticos em contexto escolar (Teia do saber). 2007 (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e UNESP)
    • ORTALE, F. L. . Curso para professores de língua italiana dos Centros de Estudos de Línguas do Estado de SP. 2011 (Secretaria de Estado da Educação e Consulado Geral da Itália)
    • ORTALE, F. L. . Intelingua e competenza strategica nell'insegnamento dell'italiano come lingua straniera. 2011 (Universidade Federal do Espírito Santo e ACIB do Espírito Santo)
    • ORTALE, F. L. . A Era Pós-Método no Ensino de Línguas. 2015 (USP)
    • ORTALE, F. L. . Itálicos e itálicas: pertencimento, cultura e língua para além do documento legal. 2020 (USP)
    • ORTALE, F. L. ; EMRANI, D. . O italiano como Língua de Herança. 2020 (USP)
    • SANTORO, E. ; ORTALE, F. L. ; BARALDI, L. D. ; VIEIRA, D. A. ; CORRIAS, V. ; HASS, J. ; SOUZA, R. F. ; FRANGIOTTI, G. A. ; PORCELLATO, A. M. ; SPADOTTO, L. . Curso de Atualização para Professores dos CEL. 2019 ()
    • ORTALE, F. L. ; SANTORO, E. ; PORCELLATO, A. M. ; BARALDI, L. D. ; CORRIAS, V. ; VIEIRA, D. A. . Ensinar italiano a distância na pandemia: compartilhando experiências, ideias e atividades.. 2020 (USP)
    • SANTORO, E. ; ORTALE, FERNANDA LANDUCCI . Ensinar italiano nos Centro de Estudo de Línguas (CEL) em tempos de pandemia: desafios e novos caminhos.. 2020 ()
    • ORTALE, F. L. ; EMRANI, D. . CIAO: Italiano para Funcionários da USP. 2017 ()
    • ORTALE, F. L. ; EMRANI, D. . CIAO 2: Italiano para Funcionários da USP. 2018 ()
    • ORTALE, F. L. ; SILVA, M. A. R. E. . Ciao 3: Italiano para Funcionários da USP. 2019 ()
    • ORTALE, F. L. ; SILVA, M. A. R. E. . Ciao Intermedio: Italiano para funcionários da USP. 2020 ()
    • ORTALE, F. L. ; SILVA, M. A. R. E. . Ciao Intermedio: Italiano para Funcionários USP. 2021 ()
    • ORTALE, F. L. ; SOUZA, B. R. ; RAMOS, C. S. ; COSTA, F. S. ; ORTIZ, G. F. ; SANTOS, L. B. A. ; SILVA, R. M. ; SILVA, V. P. ; SILVA, V. H. T. M. E. . Curso de Conversação para Alunos de Língua Italiana II. 2020 ()
    • ORTALE, F. L. ; LIMA, A. S. ; SILVEIRA, A. D. ; AZEVEDO, A. C. V. ; GENEREZE, B. M. ; GREGORY, L. . Italiano para a área de Veterinária. 2020 ()
    • ORTALE, FERNANDA LANDUCCI ; AMADO, I. L. . Ritorniamo dal vivo: Italiano para funcionários da USP. 2022 (USP)
    • ORTALE, F. L. . O ensino de línguas para crianças.. 2012 (Secretaria Municpal de Educação - Prefeitura de São Paulo)
    • ORTALE, F. L. ; ZUCCHI, A. M. T. . Relatório Quadrienal CAPES do PPG - Língua, Literatura e Cultura Italianas. 2021
    • ORTALE, F. L. ; ZUCCHI, A. M. T. . Relatório CAPES do PPG - Língua, Literatura e Cultura Italianas. 2020
    • ORTALE, F. L. . PARLARE OGGI. 1996 (Material didático)
    • ORTALE, F. L. . PARLARE OGGI - INTERMEDIO. 2004 (Material didático)
    • ORTALE, F. L. . PARLARE OGGI - AVANZATO. 2004 (Material didático)
    • ORTALE, F. L. . PARLARE OGGI - CONVERSAZIONE. 2004 (Material didático)
    • ORTALE, F. L. . PARLARE OGGI (CD). 1996 (Material didático)
    • ORTALE, F. L. ; MOREIRA, Ilse Paschoal . PARLARE OGGI: LETTURA. 2002 (Material didático)
    • ORTALE, F. L. ; MOREIRA, Ilse Paschoal . PARLARE OGGI: VIAGGIO. 2003 (Material didático)
    • Fornasier, Rosangela Maria Laurindo ; ORTALE, F. L. ; CORRIAS, VINICIO ; Mattos, Tatiana Iegoroff de . ITALIANO COMO HERANÇA. 2016 (Material didático)
    • ORTALE, F. L. ; LEMOS, C. F. . Ler para conhecer a Itália através da Arte. 2023 (Material didático: curso de leitura em italiano)
    • ORTALE, F. L. ; MOREIRA, Ilse Paschoal . LA NOSTRA ITALIA. 2002 (Material didático)
    • Nome do projeto: Problemas de ensino e narrativas de sala de aula: contribuições para a formação de professores. (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ORTALE, F. L. .
    • Nome do projeto: Práticas educativas na sala de aula de italiano: mapeando as dificuldades de licenciandos e de professores em serviço. (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ORTALE, F. L. .
    • Nome do projeto: Mapeamento dos municípios brasileiros com ensino de italiano em escolas públicas (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ORTALE, F. L. , VELOSO, F. S. , ZORZAN, F. J. A. , MACHADO, E. .
      Descrição: O objetivo do projeto é realizar um mapeamento dos municípios do Brasil que possuem ensino de italiano em escolas públicas. A coleta de dados relativos às escolas públicas onde se ensina a língua italiana foi segmentada por estado da federação. Além da consulta ao Consulado Italiano de São Paulo, estamos contatando, em cada um dos estados: as universidades brasileiras que oferecem cursos de Graduação em língua italiana (LI doravante), o representante consular da região e as associações ítalo-brasileiras. Estamos pesquisando ainda, dados na internet e das secretarias municipais de educação, bem como profissionais indicados pelas universidades, pelas associações ítalo-brasileiras ou pelos consulados que podem fornecer dados mais precisos.
    • Nome do projeto: O ensino de italiano como língua de herança em uma ex-colônia italiana no Brasil (2015 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ORTALE, F. L. , MAGGIO, G. , CORRIAS, V. , ANCA, M. H. , MATTOS, T. I. .
      Descrição: O objetivo do projeto é investigar as especificidades da Formação de Professores de Língua de Herança. Para tanto, realizamos um estudo de caso com foco na formação de docentes de língua italiana no município de Pedrinhas Paulista, ex-colônia italiana, fundada em 1952. Do ponto de vista teórico apoiamo-nos na Pedagogia Pós-Método (KUMAVADIVELU, 2003, 2006) e nos pressupostos das abordagens reflexiva e autonarrativa para o estudo da construção identitária durante o proceso de formação de professores de línguas.
    • Nome do projeto: Narrativas de critical incidents: caminhos para a formação de professores na Era pós-método (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ORTALE, F. L. .
    • Nome do projeto: Formação de professores de italiano como língua de herança (2017 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ORTALE, F. L. .
      Descrição: Partindo do pressuposto de que não é possível transpor práticas de ensino de italiano para o contexto de língua de herança, objetivo do projeto é contribuir do ponto de vista teórico e metodológico para o ensino e formação de professores em contextos imigratórios. Em especial, o projeto focaliza os conceitos de língua e de cultura de herança, a produção de materiais didáticos e os contextos de produção da língua de herança.
    • Nome do projeto: Curso de Italiano para funcionários USP (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ORTALE, F. L. , EMRANI, D. .
    • Nome do projeto: Línguas e Culturas de Herança em núcleos familiares (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ORTALE, F. L. , CUNHA, K. M. R. , AZEVEDO, S. , HAWAI, M. M. .
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo mapear as estratégias de manutenção e de revitalização de línguas e culturas de herança em espaços familiares de descendentes de imigrantes no Brasil.
    • Nome do projeto: Curso de Italiano para funcionários USP (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ORTALE, F. L. , MAGGIO, G. , SILVA, M. A. R. E. .
    • Nome do projeto: CIAO 2: Italiano para Funcionários da USP (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ORTALE, F. L. , SILVA, M. A. R. E. , AMADO, I. L. , PINTO, V. S. .
    • Nome do projeto: Italiano no Campus (2014 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ORTALE, F. L. .
      Descrição: Coordenadora dos Cursos de Italiano no Campus
    • Nome do projeto: Parliamo? Ripasso passo a passo. (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ORTALE, F. L. .
      Descrição: Curso de conversação em Italiano para alunos de Letras/Italiano, ministrado por alunos da disciplina "Atividades de Estágio em Italiano".
    • Nome do projeto: Sextou com Italiano (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ORTALE, F. L. .
      Descrição: Coordenadora do Curso de Italiano para alunos da Rede Pública, ministrado por alunos da disciplina "Atividades de Estágio".
    • Nome do projeto: Italiano para pós-graduandos em Veterinaria (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ORTALE, F. L. .
      Descrição: Curso de Italiano oferecido pelos alunos da disciplina "Atividades de Estágio em Italiano", coordenado por mim.
    • Nome do projeto: Ler para compreender a Itália: o italiano das artes" (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ORTALE, F. L. , LEMOS, C. F. .
    • Nome do projeto: Ler para conhecer a Itália através da Arte (2022 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ORTALE, F. L. , LEMOS, C. F. .
      Descrição: Programa de Inciiação à Docência - PROIAD
    • Nome do projeto: Ritorniamo da vivo! Corso Ciao! Italiano para funcionários da USP. (2022 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ORTALE, F. L. , AMADO, I. L. , PINTO, V. S. .
    • Nome do projeto: Italiano piano piano: Curso para a Comunidade USP (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ORTALE, F. L. , AMADO, I. L. , PINTO, V. S. , LEMOS, C. F. , CICCOTELLI, G. H. .
    • Nome do projeto: Estudo da Interlíngua de alunos de Letras (italiano) durante a produção oral. (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ORTALE, F. L. .
    • SANTORO, E. ; ORTALE, F. L. . Seleção de monitores para os cursos de Italiano no Campus. 2009 - Banca examinadora
    • CAPRARA, L. S. ; ORTALE, F. L. . Seleção de monitores para os Cursos de Italiano no Campus. 2010 - Banca examinadora
    • CASINI, C. ; ORTALE, F. L. . Seleção de monitores para os cursos de Italiano no Campus. 2011 - Banca examinadora
    • MAGGIO, G. ; ORTALE, F. L. . Elaboração de Prova de Proficiência para ingresso na Pós-Graduação em Língua, Literatura Italianas. 2009 - Banca examinadora
    • MAGGIO, G. ; ORTALE, F. L. . Elaboração de Prova de Proficiência para ingresso na Pós-Graduação em Língua, Literatura Italianas. 2010 - Banca examinadora
    • MAGGIO, G. ; ORTALE, F. L. . Elaboração de Prova de Proficiência para ingresso na Pós-Graduação em Língua, Literatura Italianas. 2011 - Banca examinadora
    • CASINI, C. ; ORTALE, F. L. . Seleção de monitores para os cursos de Italiano no Campus. 2010 - Banca examinadora
    • ORTALE, F. L. ; ZUCCHI, A.T. ; MAGGIO, G. . Elaboração de provas para ingresso no PPG - Língua e Literatura Italiana/USP. 2012 - Elaboração de provas para ingresso no ppg - língua e literatura italiana/usp
    • ORTALE, F. L. ; ZUCCHI, A. M. T. . Elaboração de provas para ingresso no PPG - Língua e Literatura Italiana/USP. 2013 - Elaboração de provas para ingresso no ppg - língua e literatura italiana/usp
    • ORTALE, F. L. ; MAGGIO, G. . Elaboração de provas para ingresso no PPG - Língua e Literatura Italiana/USP. 2014 - Elaboração de provas para ingresso no ppg - língua e literatura italiana/usp
    • ORTALE, F. L. ; MAGGIO, G. . Elaboração de provas para ingresso no PPG - Língua e Literatura Italiana/USP. 2015 - Elaboração de provas para ingresso no ppg - língua e literatura italiana/usp
    • ORTALE, F. L. ; MAGGIO, G. . Elaboração de provas para ingresso no PPG - Língua e Literatura Italiana/USP. 2017 - Elaboração de provas para ingresso no ppg - língua e literatura italiana/usp
    • ORTALE, F. L. ; ZUCCHI, A. M. T. . Elaboração de provas para ingresso no PPG - Língua e Literatura Italiana/USP. 2016 - Elaboração de provas para ingresso no ppg - língua e literatura italiana/usp
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Arianna Peliciari Tinelli Busch Língua, Literatura e Cultura Italianas Mestrado
    Gabrielle Cristina Baumann Salvatto Língua, Literatura e Cultura Italianas Doutorado
    Isabella Lafratta Amado Língua, Literatura e Cultura Italianas Mestrado
    Luciana Duarte Baraldi Língua, Literatura e Cultura Italianas Doutorado
    Solange Cavalcante Ferri Língua, Literatura e Cultura Italianas Doutorado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Silvana Azevedo de Almeida Língua e Literatura Italiana Doutorado 12/12/2023
    Cristiane Moura Lima de Aragão Língua e Literatura Italiana Doutorado 24/02/2023
    Darius Leva Emrani Língua e Literatura Italiana Doutorado 18/03/2020
    Maria Eugenia Savietto Língua e Literatura Italiana Doutorado 26/01/2024
    Adalberto Vitor Raiol Pinheiro Língua e Literatura Italiana Doutorado 15/06/2020
    Rosangela Maria Laurindo Fornasier Língua e Literatura Italiana Doutorado 25/09/2023
    Janaina Tunussi de Oliveira Língua e Literatura Italiana Doutorado 13/03/2024
    Vinicio Corrias Língua e Literatura Italiana Doutorado 27/03/2019
    Silvana Azevedo de Almeida Língua e Literatura Italiana Mestrado 15/04/2016
    Elisa Isabel Machado Língua e Literatura Italiana Mestrado 19/02/2016
    Cristiane Moura Lima de Aragão Língua e Literatura Italiana Mestrado 07/10/2015
    Darius Leva Emrani Língua e Literatura Italiana Mestrado 02/04/2013
    Adalberto Vitor Raiol Pinheiro Língua e Literatura Italiana Mestrado 08/08/2014
    Rosangela Maria Laurindo Fornasier Língua e Literatura Italiana Mestrado 18/01/2018
    Solange Cavalcante Ferri Língua e Literatura Italiana Mestrado 13/02/2023
    Tatiana Iegoroff de Mattos Língua e Literatura Italiana Mestrado 29/11/2019
    Luciana Duarte Baraldi Língua e Literatura Italiana Mestrado 16/01/2018
    Janaina Tunussi de Oliveira Língua e Literatura Italiana Mestrado 23/01/2015
    Vinicio Corrias Língua e Literatura Italiana Mestrado 22/01/2015
    Salete Lorenzen Língua e Literatura Italiana Mestrado 14/09/2018
    Janaina Claro Língua e Literatura Italiana Mestrado 16/10/2015
    Fábio Jorge de Almeida Zorzan Língua e Literatura Italiana Mestrado 05/12/2014