Não autenticado |

Maria Silvia Cintra Martins

    • Maria Sílvia Cintra Martins é graduada em Letras - Português, Alemão e Sânscrito - pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado e doutorado em Letras pela UNESP de Araraquara, estágio de pós-doutoramento no IEL/UNICAMP e na FFLCH/USP, e Estágio de Pesquisa no Exterior no King's College (UK). Atualmente é professora Sênior do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, e atua nos Programas de Pós-Graduação PPGL/UFSCar e Programa de Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA/USP). É líder do Grupo de Pesquisa LEETRA e editora da revista LEETRA Indígena. Desenvolveu ações colaborativas com professores da UFOPA, da UFES, da University of Manitoba (CA) e da University of Maryland (EUA). Participou como pesquisadora do Projeto Internacional "Rhythmuskonzept in der Translation und Translationswissenschaft", sediado na Universidade de Hildesheim, na Alemanha, voltado ao aprofundamento e detalhamento na pesquisa em torno da obra do linguista, poeta e tradutor francês Henri Meschonnic. Participa das atividades da BAAL -"British Association for Applied Linguistics" (UK). Coordenou expedição científica ao Alto Rio Negro no ano de 2010 (FAPESP 2009/13871-4), quando ofereceu aos professores indígenas de São Gabriel da Cachoeira (AM) o Curso de Extensão (PROEX/UFSCar) "Formação em Educação Escolar Diferenciada e Inclusiva". Foi Coordenadora Geral do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFSCar no triênio 2013-2015. Desenvolve ações colaborativas junto à Secretaria de Educação de São Carlos (formação de professores de Educação Infantil). É parecerista FAPESP, CAPES e CNPq, também das revistas Linguasagem, REVEDUC, Scripta, Pró-Posições, Bakhtiniana, Revista Heterotópica, PERcursos Linguísticos e (Con)textos Linguísticos. É a idealizadora, roteirista e coodenadora de produção dos games/apps: "A caça ao tigre-de-Bengala e outros animais em extinção", "Jeriguigui e o jaguar na terra dos bororos" e "Kawã na terra dos indígenas maraguá" (FAPESP 2019/07879-4), apropriados para crianças de Educação Infantil e do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. É pesquisadora PQ-2.

       

      Links:    

    • Letramento e comunicação intercultural
    • Alfabetização e letramento nos anos iniciais
    • Letramento digital
    • Estudos de tradução
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; PAULA, S. R. B. G. ; Ranzani, Ariane ; SANTOS, H. T. . Literatura e outras linguagens na Educação Infantil: a literatura como eixo transversal em projetos de letramento. Campinas/SP : Mercado de Letras, 2022 . 249p. ISBN: 9788575916476.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; MESCHONNIC, H. ; KIM, J. Y. . Henri Meschonnic: Ritmo, historicidade e a proposta de uma teoria crítica da linguagem. Campinas : Mercado de Letras, 2022 . 249p. ISBN: 9788575916216.
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . O Poder das Palavras: em sua força poética, xamânica e tradutória. Campinas/SP : Mercado de Letras, 2020 . 150p. ISBN: 9786586089004.
    • Maria Sílvia Cintra de Paula ; MARTINS, M. S. C. . As aventuras de Adva em busca da quintessência. São Paulo : GIOSTRI, 2018 . 98p. ISBN: 9788551602706.
    • Maria Sílvia Cintra de Paula ; MARTINS, M. S. C. . A caça ao Tigre-de-Bengala e outros animais em extinção. São Paulo : GIOSTRI, 2019 . 28p. ISBN: 9788551603215.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Então Você já sabia?. São Paulo : Giostri, 2018 . 28p. ISBN: 9788551602386.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; CARVALHO, G. R. G. . Escrita acadêmica e identidade à luz da presença indígena na Universidade Federal de São Carlos. São Carlos : EDUFSCar, 2017 . 133p. ISBN: 9788576004868.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Linguagens em Diálogo: Vozes de Orientadores de Estudo. São Carlos : LEETRA, 2015 . 132p. ISBN: 9788591753260.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; PINTO, P. A. R. . Então você já sabia?. São Carlos : LEETRA, 2015 . 60p. ISBN: 9788591753239.
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Linguagens em Diálogo: reflexões sobre o trabalho interdisciplinar. São Carlos : LEETRA, 2015 . 132p. ISBN: 9788591753246.
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Linguagens em Diálogo: o fazer das crianças nos anos iniciais. São Carlos : LEETRA, 2015 . 132p. ISBN: 9788591753253.
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Saussure e o Curso de Linguística Geral: valores, confrontos, desconstrução. Campinas : Mercado de Letras, 2014 . 200p. ISBN: 9788575913246.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Linguagens em Diálogo: Letramentos e suas Articulações no trabalho interdisciplinar. São Carlos : LEETRA, 2014 . 130p. ISBN: 9788591753222.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Linguagens em Diálogo: Letramentos em Língua Materna, Matemática e outras linguagens. São Carlos : LEETRA, 2014 . 132p. ISBN: 9788591753215.
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Linguagens em Diálogo: Letramentos em Língua Materna e Matemática. São Carlos : LEETRA, 2014 . 128p. ISBN: 9788591753208.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Ensaios em interculturalidade: Literatura, cultura e direitos de indígenas em época de globalização. Campinas : Mercado de Letras, 2014 . 200p. ISBN: 9788575913123.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Letramento, interdisciplinaridade e multiculturalismo no Ensino Fundamental de nove anos. Campinas : Mercado de Letras, 2012 . 112p. ISBN: 9788575912157.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Oralidade, escrita e papéis sociais na infância. São Paulo : Mercado de Letras, 2008 . 80p. ISBN: 9788575910900.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Entre Palavras e Coisas. São Paulo : Editora da UNESP, 2002 . 120p. ISBN: 8571394148.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Reflexões sobre o ato tradutório em versos de literatura wanano REVISTA DE LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA , v. 1 , p. 1 - 20 , 2023. ISSN: 19831498.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . INSCRIÇÕES RUPESTRES, CANTOS SAGRADOS, NARRATIVAS E LITERATURA INDÍGENA Percursos Linguísticos (UFES) , v. 1 , p. 1 - 20 , 2023. ISSN: 22362592.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . UM POUCO DA POÉTICA DE GUILLAUME APOLLINAIRE: ?O CAVALO?, ?ZONA? E O CALIGRAMA DO CAVALO Revista de Letras da UFC , v. 1 , p. 1 - 16 , 2023. ISSN: 23584793.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A língua nheengatu e as táticas de construção da identidade indígena LEETRA Indígena , v. 20 , p. 31 - 47 , 2022. ISSN: 2764412X.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Contribuições da Linguística contemporânea para a reflexão em torno da alfabetização e do letramento Fórum Linguístico , v. 20 , p. 8774 - 8786 , 2023. ISSN: 19848412.
    • Cintra, Maria Sílvia ; MARTINS, M. S. C. . A Biblioteca de Babel em visitação LINGUASAGEM (SÃO PAULO) , v. 38 , p. 181 - 185 , 2021. ISSN: 19836988.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Tecendo diálogos: Han Kang, Van Gogh e Henri Meschonnic TRADTERM , v. 38 , p. 22 - 45 , 2021. ISSN: 23179511.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Vale ou não vale a pena? REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO , v. 10 , p. 108 - 113 , 2019. ISSN: 24468584.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Em defesa da literatura indígena: a atenção à literatura tradicional dos cantos xamânicos e das narrativas primordiais VERBO DE MINAS , v. 20 , p. 122 - 144 , 2019. ISSN: 19846959.
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Em torno de -Todesfuge- de Paul Celan PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 22 , p. 357 - 376 , 2019. ISSN: 19828837.
    • CINTRA, M.S. ; MARTINS, M. S. C. . O aplicativo ?A caça ao tigre-de-Bengala e a outros animais em extinção? e o trabalho com recursos digitais nos anos iniciais Letras em Revista , v. 9 , p. 231 - 245 , 2018. ISSN: 19807732.
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Inscrições, narrativas e literatura de produção indígena LEETRA Indígena , v. 1 , p. 95 - , 2012. ISSN: 2316445X.
    • CINTRA, M.S. ; MARTINS, M. S. C. . Nheengatu Language and Its Role in the Tactics of Construction of Indigenous Identity ADVANCES IN ANTHROPOLOGY , v. 08 , p. 289 - 301 , 2018. ISSN: 21639353.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A tradução como procedimento poético de repetição RÓNAI: REVISTA DE ESTUDOS CLÁSSICOS E TRADUTÓRIOS , v. 6 , p. 72 - 83 , 2018. ISSN: 23183446.
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. ; Ranzani, Ariane . Tradução Literária na Educação Infantil GLAUKS (UFV) , v. 1 , p. 58 - 77 , 2018. ISSN: 14159015.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Letramento acadêmico e oralidade: repensando termos à luz da presença indígena nas universidades brasileiras SCRIPTA (PUCMG) , v. 21 , p. 127 - 147 , 2017. ISSN: 15164039.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Ecos da Antígona na Lavoura de Nassar TRANSLATIO , v. 1 , p. 85 - 105 , 2017. ISSN: 22364013.
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. ; BELLINTANI, N. F. ; ZUIN, P. B. ; GOMES, G. R. . Práticas docentes na extensão universitária: três experiências interdisciplinares INTERLETRAS (DOURADOS) , v. 6 , p. 1 - 13 , 2017. ISSN: 18071597.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Aspectos tradutórios do letramento: ressonâncias rítmicas DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada , v. 34 , p. 1187 - 1211 , 2018. ISSN: 1678460X.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . O papel da língua nheengatu na construção da identidade indígena REVISTA DIGITAL DE POLITICAS LINGUISTICAS , v. 08 , p. 56 - 70 , 2016. ISSN: 18533256.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Letramento e identidade: as fronteiras da tradução DOI - 10.5752/P.2358-3428.2013v17n32p97 SCRIPTA , v. 17 , p. 1/10.5752/P.235 - 16 , 2015. ISSN: 23583428.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; CINTRA, M. S. . Literacy, ethnicity and style Advances in Anthropology , v. 3 , p. 07 - 12 , 2013. ISSN: 21639361.
    • LAWSON, R. ; MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . NATV 3130: Optimizing the use of traditional and constructivist Learning Approaches in an International Blended Learning Course International Journal of Information and Education Technology , v. 2 , p. 600 - 602 , 2012. ISSN: 20103689.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Reflexões sobre a educação escolar indígena sob a perspectiva sócio-histórica: uma entrevista com Wolfgang Jantzen Série-Estudos (UCDB) , v. 32 , p. 281 - 293 , 2011. ISSN: 14145138.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Letramento e educação escolar indígena na Aldeia Umutina Linguasagem (São Paulo) , v. 17 , p. 34 - 42 , 2011. ISSN: 19836988.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Aspectos tradutórios do letramento: a construção do estilo Linguasagem (São Paulo) , v. 17 , p. 12 - 20 , 2011. ISSN: 19836988.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Os temas geradores e a educação escolar indígena diferenciada LÍNGUA E LITERATURA (USP) , v. 3 , p. 33 - 48 , 2013. ISSN: 01014862.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Letramento, etnicidade e diálogo intercultural DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso) , v. 27 , p. 53 - 70 , 2011. ISSN: 01024450.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Role-playing, literacy and other infant languages: a dialectical socio-historical approach Critical Literacy , v. 4 , p. 44 - 53 , 2010. ISSN: 17530873.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A função recursiva e a Teoria da Atividade segundo Wolfgang Jantzen Linguasagem (São Paulo) , v. 11 , p. 1 - 5 , 2009. ISSN: 19836988.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Avanços e retrocessos nas propostas de ensino de Língua Portuguesa: questões de ideologia e de poder LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (IMPRESSO) , v. 8 , p. 23 - 35 , 2008. ISSN: 15187632.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Hibridismo e plasticidade na constituição dos gêneros do discurso Trabalhos em Lingüística Aplicada , v. 48 , p. 23 - 39 , 2009. ISSN: 01031813.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Os gêneros do discurso e o ensino de Língua Portuguesa Linguasagem (São Paulo) , v. 03 , p. 1 - , 2008. ISSN: 19836988.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Marxismo e gêneros do discurso em Mikhail Bakhtin Margem Esquerda , v. 10 , p. 150 - 157 , 2007. ISSN: 16787684.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Ethos, gêneros e questões identitárias DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso) , v. 23 , p. 27 - 43 , 2007. ISSN: 01024450.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Sentido, referência e significação Versão Beta , v. , p. - , 2005. ISSN: 16772016.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Aquisição de linguagem e processo de subjetivação Versão Beta , v. 32 , p. 01 - 06 , 2004. ISSN: 16772016.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; (Org.) . O haikai e a filosofia zen Versão Beta , v. 28 , p. 01 - 10 , 2003. ISSN: 16772016.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Especulando Lacan, ou Lacan através de espelhos Versão Beta , v. 26 , p. 01 - 08 , 2003. ISSN: 16772016.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Ardentias num mar de palavras Revista Logos (São Paulo) , v. 11 , p. 160 - 162 , 2003. ISSN: 15187942.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A escrita e as outras linguagens Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Online) , v. 47 , p. 41 - 58 , 2003. ISSN: 00025216.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Rememorando Memórias Revista Logos (São Paulo) , v. 9 , p. 19 - 23 , 2001. ISSN: 15187942.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Interpretação e intertextualidade: o diálogo "Os Lusíadas"/"Geórgicas" Revista Logos (São Paulo) , v. 08 , p. 34 - 53 , 2000. ISSN: 15187942.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Os temas geradores e a problematização na epistemologia freireana.. O humanismo ético de Paulo Freire: impactos na configuração de estudos sobre linguagem e ensino., v. 1, p. 179 - 198, 2021.
    • Cintra, Maria Sílvia ; MARTINS, M. S. C. . Lavoura Arcaica e Ancient Tillage. ANA MARIA MACHADO Y EL COMPROMISO LITERARIO, v. 1, p. 505 - 526, 2022.
    • Cintra, Maria Sílvia ; MARTINS, M. S. C. . Subjectivation, rythm and the translation of mythical narratives. Zum Rhythmuskonzept von Henri Meschonnic in Sprache und Translation, v. 1, p. 141 - 156, 2021.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; RIBEIRO, J. P. ; Quezo, Luciano A. . Línguas, literaturas e Ameríndia: caminhos e vida. (RE)VITALIZAR línguas minorizadas e/ou ameaçadas: teorias, metodologias, pesquisas e experiências, v. 1, p. 139 - 167, 2021.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Narrativas indígenas: histórias ou poemas?. Contextos de aprendizagem e de descrição de línguas autóctones e alóctones, v. 1, p. 160 - 177, 2021.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Indígenas brasileiros e a microfísica da resistência/resiliência territorial, cultural e linguística. Por uma microfísica das resistências: Michel Foucault e as lutas antiautoritárias da contemporaneidade, v. 1, p. 15 - 35, 2020.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Temas geradores e artefatos culturais: ensinando línguas na educação indígena diferenciada. Ensino de línguas e educação escolar indígena, v. 1, p. 65 - 81, 2019.
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. ; Ranzani, Ariane . Atividades de letramento com livros de literatura na Educação Infantil. Formação de Professores: práticas do ensinar e do aprender, v. 1, p. 34 - 41, 2018.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A construção de ?A caça ao tigre-de-Bengala e a outros animais em extinção? e o trabalho com aplicativos nos anos iniciais. Formação de professores: práticas do ensinar e do aprender, v. 1, p. 25 - 54, 2018.
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . A Construcao de ?A Caca ao Tigre-de-Bengala? e o trabalho com aplicativos nos anos iniciais. Novos olhares : leitura, ensino e mundo digital, v. 01, p. 189 - 207, 2017.
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Alfabetizar letrando em busca de uma identidade: o trabalho com o texto literário e com a tertúlia dialógica. Reflexões sobre fazeres em alfabetização, v. 03, p. 54 - 67, 2018.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Práticas orais e escritas antes e depois que as crianças entram na escola. A oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização, v. 5, p. 22 - 30, 2015.
    • BARBOSA, L. M. A. ; MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Construindo a tradução como diálogo intercultural em região de fronteira. (Inter)faces (inter)culturais no ensino-aprendizagem de línguas, v. , p. 53 - 65, 2014.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Letramento, interdisciplinaridade e multiculturalismo: contribuições para a Educação no Campo. Educação para o Campo em Discussão, v. 01, p. 149 - 170, 2011.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A construcao do ethos, da autoria e do estilo em diferentes esferas sociais. Linguagem, Historia e Memoria, v. , p. 197 - 221, 2011.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; Serrani, Silvana . Ethos e estilo em textos produzidos na esfera acadêmica. Letramento, Discurso e Trabalho Docente: uma homenagem a Angela Kleiman., v. , p. 47 - 63, 2010.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . O diálogo que se trava nos gêneros complexos do discurso. Imagem/ Memória, v. , p. - , 2008.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A biblioteca escolar à luz dos Estudos do Letramento. Discursos e sentidos sobre biblioteca escolar, v. , p. 111 - 126, 2008.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . The continuum illiterate-literate and the contrast between different ethnicities. Traditions of Writing Research, v. , p. 83 - 94, 2010.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A apropriação da linguagem escrita como parte de eventos sociais complexos. Década - Dez anos entre o aprender e o ensinar linguagens., v. , p. - , 2007.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A linguagem infantil: oralidade, escrita e gêneros do discurso. Quem tem medo de ensinar na Educação Infantil? Em defesa do ato de ensinar, v. , p. - , 2007.
    • KLEIMAN, A. R. B. ; MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Formação de professores: a contribuição das instâncias administrativas na conservação e na transformação de práticas docentes. 25 anos de Lingüística Aplicada no IEL: faces e interfaces, v. , p. - , 2007.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . O fetichismo do indivíduo e da linguagem no enfoque da psicolingüística. Crítica ao Fetichismo da Individualidade, v. , p. - , 2004.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 7
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . América del Sur . REVISTA ZUR , Temuco/Chile , 15 jul. 2021.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Aquisição de Linguagem - VI . Gazeta de Rio Pardo , São José do Rio Pardo , 06 mai. 2003.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Aquisição de Linguagem - V . Gazeta do Rio Pardo , São José do Rio Pardo , 31 mai. 2003.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Aquisição de LInguagem - I . Gazeta do Rio Pardo , São José do Rio Pardo , 03 mai. 2003.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Aquisição de Liguagem - II . Gazeta do Rio Pardo , São José do Rio Pardo , 10 mai. 2003.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Aquisição de Linguagem - III . Gazeta do Rio Pardo , São José do Rio Pardo , 17 mai. 2003.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Aquisição de Linguagem - IV . Gazeta do Rio Pardo , São José do Rio Pardo , 24 mai. 2003.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . The digital app ?Jeriguigui and the Jaguar? as a pedagogical subsidy in literacy practices at Elementary Schools. In: 5th ELLIC , 2022 , Seramang. 5th ELLiC Proceedings. Seramang : , 2022. p. 135 - 155.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A CAÇA AO TIGRE DE BENGALA: APLICATIVO COM FINALIDADE DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS. In: IX Siget , 2018 , Campo Grande. Anais do Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Campinas : Embra Embra Serviços em Tecnologia Ltda EPP, 2018. p. 1 - 18.
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Em Mekukradjá, outro mundo se torna possível. In: Mekukradjá ? Círculo de Saberes de Escritores e Realizadores Indígenas , 2017 , São Paulo. Mekukradjá ? Círculo de Saberes de Escritores e Realizadores Indígenas. : , 2017.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; ROZENFELD, C. C. F. . O USO DE TICS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDEFININDO PRÁTICAS DE LETRAMENTO À LUZ DE UMA ABORDAGEM CRÍTICA. In: SIED Simpósio Internacional de Educação a Distância e o Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância , 2012 , São Carlos. Anais do SIED:EnPED. : , 2012. p. 24 - 32.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Relato de experiência junto a graduandos indígenas da UFSCar. In: Encontro Nacional de Educação Superior Indígena , 2010 , Boa Vista. Anais do I Encontro Nacional de Educação Superior Indígena. : , 2010. p. 27 - 31.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Avanços e retrocessos nas propostas para o ensino da língua portuguesa: a didatização dos gêneros do discurso. In: V Simpósio Internacional de Estudo de Gêneros Textuais , 2009 , Caxias do Sul. Anais ... SIGET. : , 2009.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . As práticas letradas complexas à luz de um enfoque tridimensional. In: 57 Seminário do GEL , 2009 , . Anais do 57 GEL. : , 2009.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Rural to urban migration and the communication between two different ethnicities. In: AILA , 2008 , Essen. AILA Symposia Abstracts. : , 2008.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A sala de aula de alfabetização de adultos como espaço de tensões. In: Seminário Letramento do professor: resultados e perspectivas , 2007 , Campinas. Caderno de resumos do Projeto Temático. Campinas : , 2007.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Gêneros do discurso e processos de hibridização. In: Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem , 2007 , Natal. Anais do I Conel. Natal : , 2007.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Do ethos oral ao ethos escritural: reflexões sobre a apropriação da linguagem escrita. In: 16° INPLA , 2007 , São Paulo. Anais do 16° INPLA. : , 2007.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A análise de textos numa perspectiva tridimensional. In: I Colóquio Internacional de Análise do Discurso , 2006 , São Carlos. Anais do I Colóquio Internacional de Análise do Discurso. São Carlos : , 2006.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A constituição dos gêneros do discurso na linguagem infantil. In: 4° Colóquio Marx e Engels , 2005 , Campinas. Anais do 4° Colóquio Marx e Engels. Campinas : , 2005.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A linguagem infantil e a constituição dos gêneros do discurso. In: I EBEM , 2005 , Bauru. I EBEM - Anais. : , 2005.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Cinema e dialogismo. In: 4° Congresso Nacional de Pesquisadores do Unicep , 2005 , São Carlos. CD-rom do 4° CONAPE. : , 2005.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Letramento do Professor de Pré-Escola. In: 53º GEL , 2005 , São Carlos. Anais do 53° GEL. : , 2005.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Alfabetização e letramento na formação de professores alfabetizadores. In: II Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas , 2005 , São Carlos. Cd-rom II CREPA. : , 2005.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A adoção do método inverso na compreensão da linguagem escrita. In: 27 ° Reunião Anual da ANPED , 2004 , Caxambu-MG. Anais da 27° Reunião Anual da ANPED. Caxambu-MG : , 2004.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Novas tendências para o ensino da língua portuguesa. In: 5° Congresso Regional de Educação , 2004 , São José do Rio Pardo. Anais do 5° Congresso Regional de Educação. : , 2004.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Construindo a autonomia. In: 14° Congresso Brasileiro de Educação Infantil , 2002 , Campo Grande. Anais do 14° Congresso Brasileiro de Educação Infantil. : , 2002.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Lingüística: Entre Apolo e Dioniso. In: XLIX Seminário do GEL , 2001 , Marília. Anais do XLIX Seminário do GEL. : , 2001.
    • MESCHONNIC, H. ; MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Para sair do pós-moderno: questões de poética, de ética e de linguagem. Campinas : Mercado de Letras , 2023 (Tradução)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Voice, orality and academic literacy in the light of indigenous presence in Brazilian universities. Londres : Decolonial Subversions , 2023 (Plataforma digital Decolonial Subversions)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Jeriguigui e o Jaguar na terra dos bororos: aplicativo com finalidade de alfabetização e letramento na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.. São Carlos : LEETRA , 2022 (Ebook)
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . O aplicativo ?A caça ao tigre-de-Bengala e a outros animais em extinção? e o trabalho com recursos digitais nos anos iniciais. São Carlos : SeaD/UFSCar , 2018 (Ebook)
    • LEONTIEV, A. N. ; MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Atividade, Consciência e Personalidade. Araraquara : Kindle , 2017 (Tradução)
    • GIOVANI, F. ; CINTRA, M.S. ; MARTINS, M. S. C. . Uma proposta para a alfabetização. São Carlos : Pedro e João Editores , 2018 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; PELLEGRINI, T. ; MAAR, W. L. . Raduan Nassar: um intelectual combativo. : , 2017 (Moção em homenagem)
    • RIBEIRO, J. P. ; MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Maã usasá resewara don Quijote irumu Barcelona rukena upé amu maã irumu uriku waa supisawa piri ti akangaíma suí - capítulo LXI de 'Quijote Universal'. Madri : , 2016 (Tradução)
    • PINTO, A. L. G. ; MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Formação Continuada de Professores Alfabetizadores - PNAIC na UNICAMP. Jundiaí : Paco Editorial , 2016 (Orelha de livro)
    • CORDEIRO, A. ; CABRAL, M. D. ; CABRAL, M. W. ; CHERNELA, J. ; MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Wai'Duhi: de pássaro para peixe. Manaus : Reggo , 2014 (Tradução)
    • CHERNELA, J. ; MELO, C. ; CABRAL, M. D. ; CABRAL, M. W. ; Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Na'Pichoã: as estrelas de chuva. Manaus : Reggo , 2014 (Tradução)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; MANCHINERY, E. S. S. . Cartilha As Ações Afirmativas e a Educação Superior Indígena. São Carlos/SP : Tiragem limitada , 2010 (Cartilha)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Shantala, massagem para bebês: uma arte tradicional. São Paulo : Ground , 1986 (Tradução)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Education as mediation between the individual?s everyday life and the historical construction of society and culture by humankind. : , 2004 (Tradução)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Human anatomy contains a key to the anatomy of the ape ? The School Education and the Dialectics in Marxian and Vygotskian Theory. : , 2002 (Tradução)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Atividade, consciência e personalidade. : , 2003 (Tradução)
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Pareceres para avaliação CNPq como pesquisadora PQ2. 2020 (Parecer)
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Análise de projetos de Iniciação Científica, mestrado, doutorado e auxílo FAPESP. 2020 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Análise de projetos de Iniciação Científica, mestrado, doutorado e auxílo FAPESP. 2019 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Programa de Leitorado/CAPES-MEC. 2020 (Parecer)
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Parecer para a Revista Pró-Posições. 2019 (Parecer)
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Revista Pró-Posições. 2018 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Revista Eletrônica de Educação, Reveduc. 2018 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Pareceres para avaliação CNPq como pesquisadora PQ2. 2018 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Parecer para a Revista PERcursos Linguísticos. 2018 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; PELLEGRINI, T. ; MAAR, W. L. . Raduan Nassar: um intelectual combativo. 2017 (Outra)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Parecerista da REVEDUC/UFSCar. 2017 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Parecer da Revista PERcursos. 2017 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Pareceres para avaliação CNPq como pesquisadora PQ2. 2017 (Parecer)
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Pareceres para avaliação de Projetos FAPESP. 2017 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; PINTO, P. A. R. . Criação e desenvolvimento do Aplicativo 'A caça ao tigre-de-Bengala'. 2016 (Outra)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . MOU Memorandum of Understanding entre UFSCar e University of Manitoba. 2016 (Assessoria)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Revista Leitura: Teoria&Prática. 2015 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Parecer sobre acervo de literatura indígena (PNBE Indígena). 2014 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Pareceres para avaliação de Projetos FAPESP. 2015 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Pareceres para avaliação de Projetos FAPESP. 2014 (Parecer)
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Pareceres para avaliação de Projetos FAPESP. 2013 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Pareceres para o CNPQ como pesquisadora PQ. 2015 (Parecer)
    • CINTRA, M.S. ; MARTINS, M. S. C. . Pareceres para o CNPQ como pesquisadora PQ. 2014 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Pareceres para o CNPQ como pesquisadora PQ. 2013 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; Matheos, Kathleen . Assinatura de Memorandum of Understanding entre UFSCar e University of Manitoba. 2011 (Assessoria)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Pareceres para avaliação de projetos submetidos à FAPESP. 2012 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Parecerista da Revista Percursos Linguísticos. 2010 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; SILVA, P. B. G. . Comissão de acompanhamento de graduandos indígenas. 2010 (Outra)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Parecerista da Revista Contextos Linguísticos. 2010 (Parecer)
    • CARMO, H. R. ; MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Comissão para a escolha das dez redações finalistas do projeto EPTV na Escola. 2009 (Assessoria)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; Cohn, C. . Comissão de acompanhamento dos Estudantes Indígenas. 2009 (Assessoria)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; Cohn, C. . Comissão de Acompanhamento dos Estudantes Indígenas. 2008 (Assessoria)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Parecer sobre relatório de estágio probatório. 2009 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Processo de avaliação de projetos e estudantes de iniciação científica. 2007 (Parecer)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Narrativas indígenas: histórias ou poemas?. 2020 (Conferência)
    • CINTRA, M.S. ; MARTINS, M. S. C. . TRADUZINDO NARRATIVAS KOTIRIA. 2020 (Comunicacao)
    • Cintra, Maria Sílvia ; MARTINS, M. S. C. . A caça ao tigre-de-Bengala e a utilização de artefatos digitais na Educação. 2018 (Comunicacao)
    • CINTRA, M.S. ; MARTINS, M. S. C. . Letramento crítico e formação de professores na escola pública: um olhar para as diferentes idades. 2018 (Comunicacao)
    • Cintra, Maria Sílvia ; MARTINS, M. S. C. . Tradução, hospitalidade e recolhimento em Lavoura Arcaica. 2018 (Comunicacao)
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Emmanuel Levinas e Raduan Nassar: entre o rosto e a máscara. 2018 (Conferência)
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Apropriação de linguagem e processo de subjetivação: um enfoque contínuo transcategorial. 2018 (Conferência)
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. ; RIBEIRO, J. P. . A influência do mito de Makunáima em outras línguas e literaturas indígenas. 2018 (Conferência)
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Literatura e Matemática em projetos interdisciplinares. 2018 (Seminário)
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Escrita acadêmica e identidade: reflexões críticas. 2018 (Conferência)
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Ecos da Antígona na Lavoura de Nassar. 2018 (Conferência)
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . Interconnecting projects concerning emergent literacy and academic literacy by means of the Academic Literacy Model. 2017 (Comunicacao)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Listening to echoes of Antigone in Lavoura Arcaica by Brazilian writer Raduan Nassar. 2017 (Conferência)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Recursos digitais na formação para a alfabetização e letramento nos anos iniciais de escolaridade II. 2017 (Comunicacao)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Recursos digitais na formação para a alfabetização e letramento nos anos iniciais de escolaridade I. 2017 (Comunicacao)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Ecos da Antígona na Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar. 2017 (Conferência)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . O papel do texto literário e multimodal no trabalho com a interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. 2016 (Conferência)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; SIGNORI, M.B. . ?O Massacre das Lagartas: uma proposta de projeto interdisciplinar na formação de professores a distância?. 2014 (Conferência)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; CORREA, M. . Escrita e identidade: reflexões em torno da construção de livos bilíngues. 2013 (Comunicacao)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Letramento, etnicidade e diálogo intercultural. 2011 (Comunicacao)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Relato de experiência junto a graduandos indígenas da UFSCar. 2010 (Comunicacao)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Multilinguismo e questões de fronteira à luz do conceito de semioesfera. 2010 (Seminário)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A Biblioteca como Espaço de Leitura. 2008 (Conferência)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . O jogo de faz-de-conta e o processo inicial de alfabetização: uma abordagem sócio-histórica. 2008 (Conferência)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Hibridismo e plasticidade na constituição dos gêneros do discurso. 2008 (Conferência)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . O diálogo entre a universidade e a escola na construção de um projeto de letramento. 2008 (Comunicacao)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Rural to urban migration and the communication between two different ethnicities. 2008 (Comunicacao)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Alguns aspectos descritivos na transição dos gêneros primários para os gêneros secundários do discurso. 2007 (Conferência)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Preparação para o ENEM 2016 - Revista KAPPA. 2016 Revista Kappa
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; RIBEIRO, J. P. . Pesquisadores da UFSCar traduzem capítulo de Dom Quixote para língua indígena brasileira. 2016 INFOREDE - UFSCar
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A PNA contempla a realidade da alfabetização no Brasil?. 2020 Letra A
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . O letramento digital no ensino de língua portuguesa. 2012 TV e web
    • OLIVEIRA, M. S. ; MARTINS, M. S. C. . A teoria da atividade e o ensino-aprendizagem de línguas. 2007 (Universidade Federal de São Carlos - PPGL)
    • KLEIMAN, A. B. ; MARTINS, M. S. C. . Os novos estudos de letramento e a formação do professor. 2007 (Universidade Federal de São Carlos -PPGL)
    • MARTINS, M. S. C. ; ROSA, L. . Oficina de confecção de livros com o coletivo Dulcinéia Catadora. 2008 (Departamento de Letras da UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. . XI Jornada de Letras. 2007 (Coordenação do Curso de Letras da UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; ANDRADE, E. D. ; YANAGIWARA, P. S. ; PAJEU, H. M. . Práticas múltiplas de letramento. 2008 (DL/UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; BARBOSA, L. M. A. . I Jornada "Linguagem e Diversidade". 2009 (DL/PPGL/UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. . Letra&Arte I: "Flauta e Haikai no RU". 2009 (DL/UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; SILVA, J. G. M. S. ; MANCHINERY, E. S. S. . Oficina de Arte e Cultura Terena e Manchinery. 2009 (UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; MANCHINERY, E. S. S. ; RODRIGUES, E. S. . II Mostra de Cultura Indigena da UFSCar. 2010 (DL/UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; JANTZEN, W. ; LIBERALLI, F. ; MAGALHAES, M. C. . II Jornada Linguagem e Diversidade. 2010 (DL/PPGL/UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; PAULA, S. R. B. G. . III Jornada Linguagem e Diversidade. 2010 (DL/UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; WINDLE, J. . IV Jornada Linguagem e Diversidade. 2011 (Departamento de Letras/UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; Piassi, L.P. . V Jornada Linguagem e Diversidade. 2011 (DL/PPGL/UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; Matheos, Kathleen ; Munduruku, Daniel . VI Jornada Linguagem e Diversidade. 2012 (DL/PPGL/PPGLit/UFSCar)
    • Munduruku, Daniel ; MARTINS, M. S. C. . Projeto Literatices: "Literatura Indígena, o tênue fio entre escrita e oralidade".. 2011 (PPGLit/UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; Munduruku, Daniel . I Caxiri na Cuia: Colóquio coma Literatura e com a Cultura Indígena. 2012 (UFSCar)
    • Munduruku, Daniel ; MARTINS, M. S. C. ; Quezo, Luciano A. . Sarau Litero-Musical Indígena. 2013 (SESC)
    • MARTINS, M. S. C. ; Munduruku, Daniel . II Caxiri na Cuia: Colóquio com a Cultura e a Literatura Indígena. 2013 (PPGLit/UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; SIGNORI, M. B. D. . Eventos de Formação de Orientadores de Estudo (PNAIC). 2013 (UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; SIGNORI, M. B. D. ; PASSOS, C. B. . Eventos de Formação de Orientadores de Estudo (PNAIC). 2014 (UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; SIGNORI, M. B. D. ; PASSOS, C. B. . Eventos de Formação de Orientadores de Estudo (PNAIC). 2015 (UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; Ranzani, Ariane . I Colóquio Literatura e Outras Linguagens na Educação Básica. 2020 (UFSCar e Secretaria de Educação de São Carlos/SP)
    • MARTINS, M. S. C. ; MILTON, J. . III Caxiri na Cuia: Colóquio com a Literatura e a Cultura Afro-Indígena. 2014 (PPGL/UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . ACIEPE "Letramentos Múltiplos". 2009 (Universidade Federal de São Carlos)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Produção de textos acadêmicos junto a graduandos de etnia indígena. 2009 (Universidade Federal de São Carlos)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Formação de Professores no Ensino Fundamental de nove anos: atividades de oralidade e escrita. 2009 (UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . ACIEPE "Letramentos Múltiplos". 2009 (UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . ACIEPE "Letramentos Múltiplos". 2008 (UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . ACIEPE "Letramentos Múltiplos". 2007 (UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Linguagem, autoria e estilo. 2009 (Universidade Federal de São Carlos)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; MANCHINERY, E. S. S. ; RODRIGUES, E. S. ; SILVA, C. B. ; OLIVEIRA, H. U. . Estudos em Multiculturalismo. 2010 (DL/UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Concepções de desenvolvimento e aprendizagem. 2010 (DEME/UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; JANTZEN, W. . Formação em educação diferenciada e inclusiva. 2010 (UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; EIGENBROD, R. . NATV 3130. 2012 (University of Manitoba)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A escrita e as outras linguagens. 2004 (Centro Universitário Central Paulista)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A escuta visível. 2002 (SMEC/São Carlos)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Aquisição de linguagem oral. 2000 (APAE de São Carlos)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Apropriação da escrita e processo de subjetivação. 2004 (Universidade do Central Paulista - UNICEP)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Círculo de Leitura. 1978 (Associação dos Amigoss de Bairro de Novo Osasco)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A Caça ao Tigre-de-Bengala: fazendo uso da tecnologia para a alfabetização e letramento nos anos iniciais. 2017 (Universidade Federal de São Carlos)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Henri Meschonnic: linguista, poeta e tradutor. 2017 (Poiesis)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Círculo de Leitura II. 1988 (Assembléia de Deus de Porto Primavera)
    • CINTRA, M.S. ; MARTINS, M. S. C. . A Caça ao tigre-de-Bengala: uma proposta de base freireana para o ciclo de alfabetização. 2018 (Secretaria Municipal de Educação)
    • Maria Sílvia Cintra ; MARTINS, M. S. C. . A caça ao tigre-de-Bengala e o uso de artefatos digitais na alfabetização. 2020 (Universidade Federal de São Carlos)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A escrita, os gêneros do discurso e o trabalho com as linguagens. 2004 (UNICEP)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Processo Ensino-aprendizagem da leitura e escrita: Alfabetização. 2005 (UNICEP)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A comunicação, a escrita e as diferentes linguagens. 2005 (Secretaria Municipal da Educação e Cultura)
    • Cintra, Maria Sílvia ; MARTINS, M. S. C. . Literatura e Outras Linguagens na Educação Infantil. 2020 (UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; MIOTELLO, V. . ACIEPE "Dialogações para uma política de inclusão social". 2005 (UFSCAR)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Refletindo sobre o trabalho com a linguagem. 2005 (UFSCar)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Dos atos de fala às práticas de letramento I. 2006
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Dos atos de fala às práticas de letramento II. 2006
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Percursos da tradução. 2016
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Práticas de letramento e de identificação em três comunidades em processo de urbanização. 2009
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. ; PINTO, P. A. R. . A caça ao tigre-de-Bengala e a outros animais em extinção - versão preliminar. 2018 (Vídeo educacional)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Tópicos Especiais em Língua Portuguesa - TELP II. 2014 (Curso a distância)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Tópicos Especiais em Língua Portuguesa - TELP I. 2013 (Curso a distância via plataforma moodle)
    • Maria Sílvia Cintra de Paula ; MARTINS, M. S. C. . A caça ao tigre-de-Bengala e a outros animais em extinção - VERSÃO BETA. 2016 (Vídeo educacional)
    • Maria Sílvia Cintra de Paula ; MARTINS, M. S. C. . A caça ao Tigre-de-Bengala e o uso de artefatos digitais na alfabetização. 2018 (Cursoadistânciaviaplataformamoodle)
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . A caça ao tigre-de-Bengala e a outros animais em extinção. 2018 (Vídeo educacional)
    • Nome do projeto: Questões de linguagem e de identidade na transição para práticas letradas complexas (2006 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. , GOMES, G. R. , Pacheco, Paula Ferraz , Bonomi, Alexandre Montesso , Ranzani, Ariane .
      Descrição: O projeto de pesquisa "Questões de linguagem e de identidade na transição para práticas letradas complexas" vincula-se às linhas de pesquisa ?Ensino/aprendizagem de língua portuguesa?, "Letramento e comunicação iintercultural" e "Letramento Digital" do Grupo de Pesquisa ?LEETRA? (CNPq) o qual desenvolve pesquisa interdisciplinar voltada ao reconhecimento dos processos identitários presentes na linguagem. Entre outros enfoques, explora-se a concepção tridimensional da linguagem de acordo com a teorização do lingüista inglês Norman Fairclough (1990, 1995, 2001, 2003) e a teorização referente aos gêneros do discurso (Bakhtin, 1995,1997; Swales, 1990; Bhatia, 2004). No âmbito das práticas textuais, é dada ênfase particular ao ethos. Propomos a realização de pesquisa de campo, com vistas à formação de banco de dados, levando-se em conta a apropriação da linguagem escrita por crianças (sejam pré-escolares, crianças no momento do ingresso no Ensino Fundamental ou cursando o Ensino Fundamental), assim como por jovens e por adultos em fase de inserção em práticas letradas complexas. Em todos os âmbitos, buscamos enfocar a diferenciação entre o ethos oral e o ethos escritural e a relação entre linguagens e etnicidades. Temos dado destaque a levantamento de dados efetuado em bairro popular no município de São Carlos.
    • Nome do projeto: Práticas de letramento e de identificação em três comunidades em processo de urbanização (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. , MODRO, M. V. , ANDRADE, E. D. , YANAGIWARA, P. S. , MATTOS, D. F. , BALTIERI, L. A. , LAURENTINO, M. F. , BORTOLETTO, T. T. .
      Descrição: O projeto "Práticas de letramento e de identificação em três comunidades em processo de urbanização" tem como objetivo o reconhecimento do processo de identificação presente em usos diferenciados de linguagem por parte de três comunidades com diferentes especificidades, com ênfase para a comunidade dos bairros Jardim Gonzaga/Monte Carlo, na periferia do município de São Carlos. Trata-se de pesquisa etnográfica, de caráter interpretativo e participativo, inspirada em resultados advindos de outros pesquisadores da área (Scribner&Cole, 1981; Heath, 1983).
    • Nome do projeto: Letramento, ritmo e etnicidade: estudo do processo de transição vivenciado por graduandos de etnia indígena entre práticas letradas de suas comunidades de origem e práticas letradas acadêmicas (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. , GOMES, G. R. , Quezo, Luciano A. .
      Descrição: O Projeto filia-se à linhas de pesquisa ?Letramento e comunicação intercultural? do Grupo de Pesquisa ?Linguagens, etnicidades e estilos em transição? (CNPq), que lidero. Proponho pesquisa interdisciplinar voltada à compreensão dos processos sócio-cognitivos, discursivos e identitários inerentes às práticas linguageiras com ênfase para a apropriação, por parte de graduandos da UFSCar, da linguagem escrita nos gêneros do discurso acadêmico e para as questões de identidade e pessoalidade que lhe dizem respeito. Entre outros enfoques, exploro a concepção tridimensional da linguagem de acordo com a teorização do lingüista inglês Norman Fairclough (2001), a teorização referente aos gêneros do discurso (Bakhtin, 1995, 1997; Swales, 1990; Bhatia, 2004) e a Teoria da Atividade (Leontiev, 2000; Vigotski, 2001; Jantzen; 2008). É dada ênfase particular aos conceitos de ethos (Maingueneau, 2005), de habitus (Bourdieu, 1974) e de etnicidade (Cohen, 1974). No âmbito da análise textual propriamente dita, busco explicitação a respeito do ritmo e do tom como partes integrantes da configuração sintático-semântica. A coleta de dados nas comunidades vem sendo facilitada pela vigência, na Universidade Federal de São Carlos, da política de ?Ações Afirmativas? e pela participação de alunos bolsistas (Proex/UFSCar, CNPq).
    • Nome do projeto: A educação escolar indígena em duas realidades: uma comparação entre os Territórios Etnoeducacionais Amazônia Oriental e do Rio Negro (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. , SILVA, C. B. , Cohn, C. , Silva, V.C. .
      Descrição: Esse projeto propõe uma pesquisa comparativa entre duas regiões com histórico e experiências de educação escolar indígena diferenciados, de modo a refletir sobre as possibilidades e as dificuldades para a efetivação de uma educação escolar intercultural, bilíngüe (ou multilíngüe) e que respeite os processos próprios de ensino e aprendizagem, tal como assegurado pela Constituição e demais normatizações. O Território Etnoeducacional Amazônia Oriental (11) é composto por uma pluralidade de etnias, que atualmente convivem pela conjuntura do contato e das inserções no mercado e na política regional, em especial a indigenista. Ao contrário, o Território Etnoeducacional 1, do Rio Negro, é marcado por uma situação que combina a diversidade com uma experiência comum. Ele abrange uma área conhecida por ser composta pelo que se costuma caracterizar como um sistema interétnico, e que conjuga diferenças lingüísticas com uma impressionante homogeneidade cultural e uma experiência histórica e de escolarização comum. A professora doutora Clarice Cohn (UFSCar/Antropologia Social) é a coordenadora do projeto do qual participei como pesquisadora e professora orientadora no primeiro semestre de 2010.
    • Nome do projeto: A construção de material didático bilíngue de cultura e língua indígena em correspondência com a lei 11.645/08. (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. , Quezo, Luciano A. , Munduruku, Daniel .
      Descrição: O Projeto de Pesquisa filia-se à linha de pesquisa ?Educação escolar e educação superior indígena? do Grupo de Pesquisa LEETRA (CNPq) e dá continuidade a Projeto FAPESP (2009/13871-4). Assim como o anterior, este projeto é voltado, em princípio, à compreensão dos processos sócio-cognitivos, discursivos e identitários inerentes às práticas linguageiras, com ênfase, neste caso, para a construção de material didático, compreendido como artefato cultural (Bartlett, 2007), que possa suprir a demanda proveniente da Lei 11.465/08, na vertente da incorporação da temática indígena nos currículos escolares de primeiro e segundo graus. É dada ênfase particular, neste caso, aos conceitos de artefato cultural (Bartlet, 2007) e de ator-rede (Latour, 2005). O levantamento de dados será efetuado com base em pesquisa participativa, de perfil etnográfico, de viés qualitativo e interpretativo, visando-se à formação de banco de dados e, mais especificamente, à construção de material didático em diferentes formatos e ambientes de aprendizagem (livros, e-books, CDroms, plataformas virtuais etc.). Espera-se contribuir para a formação dos profissionais da educação básica intercultural indígena e para a implementação da lei 11.465/08 e das Ações Afirmativas em universidades públicas.
    • Nome do projeto: Programa de Extensão "Letramentos Múltiplos e Multiculturais" (2013 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. .
    • Nome do projeto: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFSCar (2013 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. , SIGNORI, M.B. , ONOFRE, M. B. .
      Descrição: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental (MEC). O Departamento de Letras da UFSCar por meio do Grupo de Pesquisa LEETRA trabalha junto ao PACTO a fim de garantir o compromisso do programa na região interiorana do estado de São Paulo.
    • Nome do projeto: A Tradução e os Novos Letramentos (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. , GOMES, G. R. , BELLINTANI, N. F. .
      Descrição: Este projeto dá continuidade ao Projeto ?Questões de linguagem e de identidade na transição para práticas letradas complexas? e envolve Convênio de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de São Carlos e a University of Manitoba (CA). O convênio implica ações em desenvolviimento junto ao PPGL e ao Departamento de Letras, e tem um de seus focos principais no letramento digital e nas novas tecnologias em educação. Envolve o uso de novas tecnologias em educação e informação, Configura-se como projeto voltado à inovação e às fronteiras do conhecimento em função da forma com que se dirige às tecnologias de vanguarda em trabalho cooperativo com instituição de destaque na pesquisa internacional. Envolve ainda: 1) Interface com o Projeto "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" e uma das pesquisadoras pós-doc desenvolve pesquisa nessa área; 2) Interface com o projeto FAPESP voltado à produção de livros bilingues. O segundo pesquisador pós-doc desenvolve pesquisa sobre produção de livros de literatura indígena, podendo ser ou não bilingues.
    • Nome do projeto: A língua nheengatu em diálogos interculturais (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. .
    • Nome do projeto: Poética e artefatos culturais em práticas de letramento dos anos iniciais de escolaridade (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , Maria Sílvia Cintra , Ranzani, Ariane , RIBEIRO, J. P. , RIBEIRO, J. C. , BREDA, L. , COELHO, C. , KRASNOSCHECOF, A. , VENERANDA, N. .
      Descrição: Este projeto filia-se às linhas de pesquisa "Estudos de Tradução e Poética" e "Letramento digital e artefatos culturais" do Grupo de Pesquisa LEETRA (CNPq). Entre outros enfoques, explora, de forma complementar aos Estudos do Letramento e com vistas à compreensão dos temas de poética, de tradução e de artefatos culturais, conceitos advindos da Semiótica da Cultura (Lotman, 2005) e questões pertinentes aos Estudos de Tradução (Jakobson, 1973; Derrida, 2002; Benjamin, 2010; Pym, 2011). Busca, em particular, a proposição de formas de trabalho com o texto literário em formato de aplicativo nos anos iniciais; também, o aprofundamento na compreensão e aplicação da teorização desenvolvida pelo poeta linguista e tradutor Henri Meschonnic (1973 a 2016), levando em consideração os três eixos de sua produção: poética, tradutória e ensaística.
    • Nome do projeto: Percursos da tradução entre textos verbais e não verbais - Bolsa de Pesquisa no Exterior (2016 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , Maria Sílvia Cintra , TREECE, D. .
      Descrição: Este Projeto de Pesquisa no Exterior filia-se às linhas de pesquisa ?Estudos de Tradução? e ?Letramento e comunicação intercultural? do Grupo de Pesquisa LEETRA (CNPq), que lidero. Viso, através dele, dar continuidade aos Projetos ?A construção de material didático bilíngue de cultura e língua indígena em correspondência com a lei 11.645/08? (FAPESP, 2012/15852-0 e CNPq, 306934/2012-4 ? bolsista PQ) e ?A Tradução e os Novos Letramentos? (CAPES/PNPD).
    • Nome do projeto: Programa Estudos de Tradução em diálogos interculturais (2008 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , CINTRA, M.S. , BRITO, L. A. N. .
      Descrição: Trata-se de coordenação de Programa da PROEX que vem abrigando várias atividades de extensão.
    • Nome do projeto: A Tradução e os Novos Letramentos II (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. , RIBEIRO, J. P. , RIBEIRO, J. C. , BREDA, L. , COELHO, C. , KRASNOSCHECOF, A. .
      Descrição: Este projeto dá continuidade ao Projeto ?A Tradução e os Novos Letramentos? e envolve Convênio de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de São Carlos e a University of Manitoba (CA). O convênio implica ações em desenvolvimento junto ao PPGL e ao Departamento de Letras, e tem um de seus focos principais no letramento digital e nas novas tecnologias em educação. Envolve o uso de novas tecnologias em educação e informação, Configura-se como projeto voltado à inovação e às fronteiras do conhecimento em função da forma com que se dirige às tecnologias de vanguarda em trabalho cooperativo com instituição de destaque na pesquisa internacional.
    • Nome do projeto: A caça ao tigre-de-Bengala e o uso de artefatos digitais na alfabetização (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. , Ranzani, Ariane .
      Descrição: Projeto de extensão na modalidade a distância oferecido em fluxo contínuo pelo sistema POCA/UFSCar. Com dez horas de duração, já conta com mais de mil participantes.
    • Nome do projeto: Projeto Raízes: construção de games com temática indígena (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. , ARAUJO, J. B. , TSEREBDZA, M. .
      Descrição: Projeto voltado à construção de games para a Educação Infantil com a temática indígena
    • Nome do projeto: Criatividade e gramática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. , SANTOS, H. T. .
      Descrição: Explora-se a conceituação do que seja Gramática.
    • Nome do projeto: Escrita Acadêmica: técnicas de produção de textos acadêmicos (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , CINTRA, M.S. , CARVALHO, G. R. G. .
      Descrição: Exploram-se as características da Escrita Acadêmica.
    • Nome do projeto: A Educação Básica pensando a temática indígena: uma contribuição para a implementação da Lei 11.645/08 (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. , BELLINTANI, N. F. .
      Descrição: Trata-se de atividade que busca contribuir para a implementação da Lei 11.645/08
    • Nome do projeto: Programa de Extensão "Estudos de Tradução em diálogos interculturais" (2017 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , CINTRA, M.S. , GOMES, G. R. , SANTOS, H. T. , Quezo, Luciano A. , Ranzani, Ariane , CHERNELA, J. , BELLINTANI, N. F. , RIBEIRO, J. P. , RIBEIRO, J. C. , BREDA, L. , COELHO, C. , KRASNOSCHECOF, A. , VENERANDA, N. .
      Descrição: O programa busca acolher os diversos projetos coordenados pela pesquisadora dentro da temática ampla dos Estudos de Tradução.
    • Nome do projeto: Percursos de Tradução e Poética (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , Maria Sílvia Cintra , Quezo, Luciano A. , RIBEIRO, J. P. , RIBEIRO, J. C. , KRASNOSCHECOF, A. , KIM, J. Y. , DONATTI, S. G. .
      Descrição: Este projeto CNPq-PQ filia-se às linhas de pesquisa Estudos de Tradução e Poética e Letramento e comunicação intercultural do Grupo de Pesquisa LEETRA (CNPq), que lidero. Visa dar continuidade ao Projeto de Pesquisa no Exterior Percursos da tradução entre textos verbais e não verbais (FAPESP 2015/24353-5); ao projeto A construção de material didático bilíngue de cultura e língua indígena (FAPESP, 2012/15852-0 e CNPq, 306934/2012-4 bolsista PQ), assim como ao projeto CAPES/PNPD A Tradução e os Novos Letramentos. Volta-se, em princípio, à compreensão dos processos sócio-cognitivos, discursivos e identitários inerentes às práticas linguageiras, com ênfase para os processos tradutórios entre textos verbais e não verbais (Jakobson, 1973). Entre outros enfoques, explora, à luz da Linguística Aplicada e com vistas à compreensão dos temas de poética e de tradução, conceitos advindos da Semiótica da Cultura (Lotman, 2005) e questões pertinentes aos Estudos de Tradução (Jakobson, 1973; Derrida, 2002; Benjamin, 2010; Pym, 2011).
    • Nome do projeto: Tradução, poética e artefatos culturais em práticas de letramento na Educação Infantil (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. , PIZZI, M. C. B. , KRASNOSCHECOFF, A. .
      Descrição: Trata-se do Projeto FAPESP 2019/07879-4. O projeto articula-se com o Curso de Especialização PROEX "Literatura e outras linguagens na Educação Infantil", que teve início em 06/2019, do qual a coordenadora deste projeto é a proponente e coordenadora. Seus objetivos envolvem o aprofundamento na pesquisa em torno da teoria do linguista, poeta e tradutor Henri Meschonnic e a construção de aplicativos com temática indígena voltados a crianças da Educação Infantil.
    • Nome do projeto: Literatura e outras linguagens na Educação Infantil (2019 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. , Ranzani, Ariane .
      Descrição: Trata-se de Curso de Especialização oferecido a professores de Educação Infantil na modalidade híbrida (blended).
    • Nome do projeto: Poética, Tradução e Estudos Ameríndios (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. , RIBEIRO, J. P. , KRASNOSCHECOF, A. .
      Descrição: Trata-se de oferta de atividade composta por oficinas, palestras, encontros, seminários, minicursos em que se trabalha, de forma articulada, teoria e prática, algo que se torna possível por via da tradução e de seu viés crítico. É dada prioridade aos textos poéticos, sem que se faça a distinção entre poesia e prosa, nesse caso. São trabalhados, também, de forma contrastiva e comparativa, alguns textos que não se alinham, em princípio, com o gênero literário. Atribui-se ênfase às línguas e culturas indígenas.
    • Nome do projeto: Alfabetização, letramento e literatura na Educação Básica - ALLEB (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , CINTRA, M.S. , SANTOS, H. T. , PAULA, S. R. B. G. , Ranzani, Ariane , GIOVANI, F. , BELLINTANI, N. F. , FORNACIARI, G. , MOREIRA, R. , MAGNUS, M. C. , CONTI, L. .
      Descrição: Este projeto possui caráter interinstitucional, envolve professores de diferentes vertentes da linha de pesquisa "Ensino e Aprendizagem de Línguas", assim como egressos do PPGL/UFSCar, professores da UFSC e da UFAM. Em sua versão 2013-2015 envolveu professores das linhas de pesquisa "Ensino e Aprendizagem de Línguas" e"Linguagem e Discurso" do PPGL/UFSCar, além de professoras do DTTP/UFSCar. Possui o perfil de ensino-pesquisa e extensão, alinhando-se com o Plano Estratégico Institucional da UFSCar. Vem abrangendo atividades PROEX/UFSCar e tem obtido o apoio da SeaD/UFScar - Secretaria de Educação a Distância. Vincula-se ao Projeto "Tradução, poética e artefatos culturais em práticas de letramento na Educação Infantil" (FAPESP, 2019-07879-4). Entre outros produtos, possui no prelo, a ser publicado em 2021, o volume "Literatura e outras linguagens na Educação Infantil", organizado por duas professoras do PPGL/UFSCar, por um professor da UFAM e por uma egressa do programa que é professora na Secretaria de Educação local. O volume comporta capítulos escritos por professores e supervisores da Secretaria de Educação local, capítulos de duas professoras da UFSC, de um professor da UFAM, capítulos de duas egressas do programa, além dos capítulos de duas professoras do PPGL/UFSCar.
    • Nome do projeto: Alfabetização, letramento e literatura na EDucação Básica - ALLEB (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , Maria Sílvia Cintra , SIGNORI, M.B. , SANTOS, H. T. , ANDRADE, E. D. , Ranzani, Ariane , PASSOS, C. B. , CARVALHO, G. R. G. , FORNACIARI, G. .
      Descrição: Este projeto possui caráter interinstitucional, envolve professores da linha de pesquisa "Ensino e Aprendizagem de Línguas" e "Linguagem e Discurso", assim como três pósdoutorandas PNPD. Possui caráter interinstitucional relacionando-se com várias universidade federais e estaduais, assim como com várias secretarias da educação locais. Possui o perfil de ensino-pesquisa e extensão, alinhando-se com o Plano Estratégico Institucional. Vem abrangendo atividades PROEX/UFSCar e tem obtido o apoio da SeaD/UFScar - Secretaria de Educação a Distância. Desfruta de financiamento MEC/FNDE.
    • Nome do projeto: I Colóquio Literatura e Outras Linguagens na Educação Básica (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , Cintra, Maria Sílvia , PAULA, S. R. B. G. , Ranzani, Ariane , FORNACIARI, G. .
    • Nome do projeto: Ensino de Língua Portuguesa e Gramática (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , Cintra, Maria Sílvia , SANTOS, H. T. .
    • Nome do projeto: Voz Indígena (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , Cintra, Maria Sílvia , Quezo, Luciano A. , RIBEIRO, J. P. .
      Descrição: Programa na Rádio UFSCar voltado à divulgação de línguas e culturas indígenas
    • Nome do projeto: Tradução, poética e artefatos culturais em projetos de letramento interdisciplinares na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. .
      Descrição: Este projeto filia-se às linhas de pesquisa Estudos de Tradução e Poética e Letramento digital e artefatos culturais do Grupo de Pesquisa LEETRA (CNPq). Viso propor desdobramento aos Projetos FAPESP 2016/17059-6 e 2019/07879-4, nos quais focalizei, respectivamente, a utilização de aplicativo em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Nesta fase de pesquisa, o objetivo principal abrange: por um lado, a proposta de construção de dois aplicativos em que se insere a temática indígena com base em volumes de Literatura Indígena; por outro, a pesquisa de perfil qualitativo e colaborativo com professores da última etapa da Educação Infantil (Grupo 5) e de primeiro a terceiro ano do Ensino Fundamental. O projeto justifica-se em termos de relevância acadêmica e social, em parte pela demanda da lei 11.645-08, em parte pela ênfase na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental com a proposição de formas lúdicas para a aprendizagem, também pela proposta da elaboração de artefatos de teor tecnológico de forma inovadora no âmbito de pesquisas em Linguística Aplicada. Volto-me, em princípio, à compreensão dos processos sócio-cognitivo-discursivos e identitários inerentes às práticas linguageiras, entendendo-se estas, no momento contemporâneo, em sua intermediação com a tecnologia (TICs). Atribui-se ênfase ao papel dos artefatos culturais (Bartlett, 2006) na intermediação entre práticas de linguagem orais e escritas, assim como do texto de teor poético nesse processo, fazendo-se uso do conceito de tradução (Franchi, 1992; Martins, 2018), e de tradução intersemiótica e intergenérica em particular (Jakobson, 1969; Torop, 2010). Alerto para a forma com que o trabalho com o texto poético e com seu potencial heurístico se torna de importância fundamental, seja para o processo de aquisição de linguagem, seja para aquele da apropriação da linguagem escrita, em função da flexibilidade e da maleabilidade que comporta, assim como do processo de subjetivação que implica (Meschonnic, 2008; 2010; Martins, 2018). Entre outros enfoques, exploro, de forma complementar aos Estudos do Letramento e com vistas à compreensão dos temas de poética, de tradução e de artefatos culturais, conceitos advindos da Semiótica da Cultura (Lotman, 2005; Torop, 2010) e questões pertinentes aos Estudos de Tradução (Jakobson, 1969; Benjamin, 2010; Pym, 2011; Martins, 2011a; 2013c). Baseio-me no paradigma interpretativo da pesquisa social sobre os usos da linguagem (Erickson, 1984; Moita Lopes, 1994) e busco associar pesquisa com formação de professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I dentro de uma frente dupla: 1) o incentivo à utilização de tecnologia em sala de aula com intenção didático-pedagógica; 2) o apoio ao aprofundamento, por parte de professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, em temáticas que dizem respeito aos povos indígenas brasileiros com base em material consistente, pedagogicamente direcionado e resultante de pesquisa acadêmica. Além disso, na linha de experiências anteriores, será feito uso da plataforma virtual (MOODLE) para a geração de dados junto aos professores. Destaca-se o fato do potencial de inovação desta proposta, em função da proposição de construção de artefatos culturais de caráter literário, lúdico, tecnológico e afirmativo, no sentido da inclusão da vertente étnica e da valorização da Literatura Indígena brasileira.
    • Nome do projeto: O trabalho com jogos em sala de aula do Ensino Fundamental I (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , Cintra, Maria Sílvia , RANZANI, A. .
      Descrição: Trata-se, de início, de treinamento em serviço para a utilização de jogos em sala de aula de Ensino Fundamental I voltados à alfabetização e letramento em projetos de letramento interdisciplinares. São em princípio três jogos construídos sob a supervisão da proponente. Pretende-se acompanhar o trabalho em sala de aula de uma professora, em treinamento em serviço, e, posteriormente, no segundo semestre, oferecer atividade de extensão de 30 horas de forma a estender a formação a outros professores.
    • Nome do projeto: Letramentos Múltiplos: a escrita, as linguagens não-verbais, a comunicação virtual (2007 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , MARTINS, M. S. C. .
      Descrição: Trata-se de ACIEPE - atividade de integração Ensino, Pesquisa e Extensão
    • Nome do projeto: A tradução e o procedimento poético de repetição (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, M. S. C. , Maria Sílvia Cintra , MILTON, J. .
      Descrição: Com base em aportes dos Estudos de Tradução, o estágio como pesquisadora colaboradora busca dar continuidade aos Projetos FAPESP 2015/24353-5 e 2016/17059-6 que, desenvolvidos na interface entre as áreas de pesquisa de Linguística Aplicada e Estudos de Tradução, se centraram, entre outros aspectos, na investigação das obras de Henri Meschonnic (1982; 2005; 2008; 2010) e de Raduan Nassar (1975; 2016); também ao Projeto FAPESP anterior (2009/13871-4), em que a pesquisadora coordenou expedição científica ao Alto Rio Negro e pôde obter dados iniciais a respeito da Literatura Indígena da região; ainda, a sua permanência junto a University of Manitoba (CA), como pesquisadora visitante no ano de 2011, quando aprofundou seus conhecimentos da Literatura Aborígene canadense. Parte-se do pressuposto de que, na área de Estudos de Tradução Literária, cabe espaço para a pesquisa em vertente aqui denominada ?tradução poética?, e procurar-se-ão, com base, em princípio, na obra de Roman Jakobson (1959), elementos para a ampliação de sua postulação das três vertentes inerentes aos aspectos linguísticos da tradução.
    • MARTINS, M. S. C. ; MARTINS, M. S. C. . Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSCar. 2008 - Coordenador de sessão oral
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Daniel Garcia Estudos da Tradução Doutorado
    Silas de Souza Leite Floresta Estudos da Tradução Mestrado