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Marina Vanzolini Figueiredo

    • Professora de Antropologia Social na Universidade de São Paulo. Pesquisa teoria antropológica e etnologia indígena, com enfoque em parentesco, feitiçaria, política e mitologia. Experiência de campo no Alto Xingu, onde trabalha com os Aweti (tupi) desde 2004. Pesquisadora do Laboratório de Antropologia Simétrica (CNPq) desde 2005, e do Centro de Estudos Ameríndios (USP) desde 2013.

       

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    • Etnologia indígena e teoria antropológica
  • Livros publicados: 1
    • VANZOLINI, Marina. . A flecha do ciúme. O parentesco e seu avesso segundo os Aweti do Alto Xingu. Sao Paulo : Terceiro Nome, 2015 . 373p. ISBN: 9788578161910.
    • VANZOLINI, MARINA ; SZTUTMAN, RENATO ; GIBRAM, P. A. . Diplomacias cosmopolíticas e os desafios da linguagem: perspectivas das terras baixas sul-americanas Campos - Revista de Antropologia , v. 21 , p. 09 - , 2020. ISSN: 23176830.
    • VANZOLINI, MARINA . The Name of the Relation Social Analysis , v. 63 , p. 102 - 121 , 2019. ISSN: 0155977X.
    • VANZOLINI, MARINA . No need of trust HAU: JOURNAL OF ETHNOGRAPHIC THEORY , v. 9 , p. 265 - 268 , 2019. ISSN: 25751433.
    • VANZOLINI, MARINA . O feitiço e a feitiçaria capitalista Revista IEB , v. 69 , p. 324 - 337 , 2018. ISSN: 00205874.
    • VANZOLINI, MARINA . As histórias dos outros Revista de Antropologia (São Paulo) , v. 61 , p. 162 - 184 , 2018. ISSN: 00347701.
    • VANZOLINI, Marina. . The Stories of Others Revista de Antropologia (São Paulo) , v. 61 , p. 162 - 184 , 2018. ISSN: 00347701.
    • VANZOLINI, MARINA ; SAUMA, JULIA . PEACE AND KNOWLEDGE POLITICS IN THE UPPER XINGU Common Knowledge (Oxford) , v. 22 , p. 25 - 42 , 2016. ISSN: 0961754X.
    • PINHEIRO DIAS, JAMILLE ; VANZOLINI, MARINA ; SZTUTMAN, RENATO ; MARRAS, STELIO ; BORBA, MARIA ; SCHAVELZON, SALVADOR . Uma ciência triste é aquela em que não se dança. Conversações com Isabelle Stengers Revista de Antropologia (USP. Impresso) , v. 59 , p. 155 - 186 , 2016. ISSN: 00347701.
    • VANZOLINI, Marina. . Daquilo que não se sabe bem o que é: a indeterminação como poder nos mundos afroindígenas CADERNOS DE CAMPO (USP) , v. 23 , p. 271 - 285 , 2014. ISSN: 23169133.
    • VANZOLINI, Marina. . A vida antes do tempo: mitos xinguanos sobre as origens de um mundo dividido Cosmos e Contexto. Revista Eletrônica de Cosmologia e Cultura , v. 25 , p. 000 - , 2014. ISSN: 23589809.
    • VANZOLINI, Marina. . Ser e não ser gente: dinâmicas da feitiçaria no Alto Xingu Mana (Rio de Janeiro. Online) , v. 19 , p. 341 - 370 , 2013. ISSN: 16784944.
    • VANZOLINI, Marina. . El hechicero no es gente: consideraciones para pensar el conjunto multietnico xinguano (MT) desde la hehicería y el parentesco Runa archivo para las ciencias del hombre , v. 34(2) , p. 215 - 232 , 2013. ISSN: 03251217.
    • VANZOLINI, Marina. . Eleições na aldeia ou, o Alto Xingu contra o Estado? ANUÁRIO ANTROPOLÓGICO , v. 2010/1 , p. 31 - 54 , 2011. ISSN: 01024302.
    • FIGUEIREDO, M. V. . Escrever, ouvir: perspectivas sobre o saber entre os Aweti do Alto Xingu Ide (São Paulo. Impresso) , v. 48 , p. 147 - 162 , 2009. ISSN: 01013106.
    • FIGUEIREDO, M. V. . Imagens do poder: a política xinguana na etnografia Cadernos de Campo (USP. 1991) , v. 17 , p. 89 - 110 , 2008. ISSN: 01045679.
    • VANZOLINI, Marina. . El nombre de la relación. Produzir diferencia en la onomástica Aweti. Mundos relacionales ameríndios. Modos del ser en la America del Sur indígena., v. 1, p. 29 - 40, 2023.
    • VANZOLINI, Marina. . Theorizing relations in indigenous South America. The Name of the Relation: Making a Difference in Aweti Onomastics, v. 1, p. 104 - 124, 2022.
    • VANZOLINI, Marina. ; Winkler, Yuri W.B . Sal vegetal no Alto Xingu. Verdejar ante a ruína, v. 1, p. 38 - 45, 2021.
    • FIGUEIREDO, M. V. . 'Os donos estão indo embora'. Povos Indígenas no Brasil 2006-2010, v. 1, p. 30 - 31, 2011.
    • VANZOLINI, Marina. . Sorcery comes from nearby: problems of the human condition according to some Amazonian indigenous peoples. Life Configurations, v. 1, p. 130 - 137, 2014.
    • VANZOLINI, Marina. . O parentesco pervertido: nota sobre a feitiçaria entre os Aweti do Alto Xingu. Os outros dos Outros: Relações Interétnicas na Etnologia Sul-Americana, v. , p. 211 - 223, 2011.
    • VANZOLINI, Marina. ; CESARINO, P. N. . ?Perspectivism?. Em: Oxford Bibliographies in Anthropology. Nova Iorque : Oxford University Press , 2014 (Verbete para .)
    • VANZOLINI, Marina. . Xingu. São Paulo : Instituto Moreira Salles (no prelo) , 2013 (Legendas)
    • VANZOLINI, Marina. . A História de Lince (orelha do livro). São Paulo : Cosac Naify , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • FIGUEIREDO, M. V. . Apapaatai: rituais de máscaras no Alto Xingu. Rio de Janeiro : Contra-Capa , 2010 (Resenha)
    • VANZOLINI, Marina. . Paracer de artigo científico para Mundo Amazónico. 2012 (Parecer)
    • VANZOLINI, Marina. . Parecer de artigo científico para Amazônica. 2012 (Parecer)
    • FIGUEIREDO, M. V. . Parecer de artigo científico para Cadernos de Campo. 2012 (Parecer)
    • FIGUEIREDO, M. V. . Parecer de artigo científico para Revista de Antropologia. 2011 (Parecer)
    • FIGUEIREDO, M. V. . Parecer de artigo científico para Revista de Antropologia. 2011 (Parecer)
    • FIGUEIREDO, M. V. . Parecer de artigo científico para Enfoques. 2012 (Parecer)
    • FIGUEIREDO, M. V. . Parecer de artigo científico para Três Pontos. 2009 (Parecer)
    • CASTRO, E. B. V. ; FIGUEIREDO, M. V. ; FRANCA, L. ; MARQUES, B. ; MATOS, B. ; ROCHA, P. . Ontografia comparativa e equivocação controlada: cinco estudos etnográficos e suas implicações reversas (projeto de pesquisa). 2008 (Elaboracao_de_projeto)
    • FIGUEIREDO, M. V. . Tukyt, o sal do índio (projeto). 2005 (Elaboracao_de_projeto)
    • VANZOLINI, Marina. ; Achatz, Rafaela . Equívocos produtivos: o lugar da antropologia na saúde mental indígena. 2023 (Congresso)
    • VANZOLINI, Marina. . Direito ao feitiço. Algumas ideias sobre colonização e contracolonização do pensamento no campo da ?saúde mental? indígena.. 2023 (Seminário)
    • VANZOLINI, Marina. ; PIRES, L. . A relação com a alteridade no livro Escute as Feras. 2022 (Congresso)
    • VANZOLINI, Marina. ; KOLTAI, C. . Diálogos entre antropologia e psicanálise: a atualidade de Totem e Tabu. 2022 (Congresso)
    • VANZOLINI, Marina. ; KELLY, J. A. ; TOLA, F. . La influencia de Roy Wagner en la antropologia brasileña contemporánea. 2021 (Outra)
    • VANZOLINI, Marina. . Las historias que nos cuentan: una reflexión sobre los mitos en la antropología indígena. 2021 (Conferência)
    • VANZOLINI, Marina. . A feitiçaria como perspectiva sobre o Alto-Xingu. 2021 (Congresso)
    • VANZOLINI, Marina. . Uma cosmologia que se arrisca. 2019 (Seminário)
    • VANZOLINI, Marina. ; SZTUTMAN, RENATO . Notas sobre A Queda do Céu. 2019 (Conferência)
    • VANZOLINI, Marina. ; Neves, E.G. . O que um nome pode fazer?. 2018 (Comunicacao)
    • VANZOLINI, Marina. . Notas sobre os nomes aweti: o que faz um nome herdado?. 2018 (Comunicacao)
    • VANZOLINI, MARINA . Ehezu. Notas sobre a onomástica aweti.. 2017 (Seminário)
    • VANZOLINI, MARINA . O feitiço e a feitiçaria capitalista. 2017 (Congresso)
    • VANZOLINI, MARINA . Feitiço de gente, feitiço de bicho, feitiço de santo ?a etnografia aweti (alto Xingu) em um exercício de comparação afroindígena. 2017 (Seminário)
    • VANZOLINI, Marina. . O mito é um termômetro, a fofoca uma bússola. A temporalidade mítica repensada através de uma etnografia Aweti. 2014 (Conferência)
    • VANZOLINI, Marina. . Isso que não se sabe o que é. Idéias sobre o axé do perspectivismo. 2013 (Conferência)
    • VANZOLINI, Marina. . As histórias dos outros: uma reflexão sobre o regime de verdade nas narrativas aweti (alto Xingu) e suas implicações cosmopolíticas. 2013 (Congresso)
    • VANZOLINI, Marina. . A vida antes do tempo: mitos xinguanos sobre as origens de um mundo dividido. 2013 (Seminário)
    • VANZOLINI, Marina. . Antes do tempo: mitos xinguanos sobre as origens de um mundo dividido. 2013 (Seminário)
    • VANZOLINI, Marina. . As histórias dos outros: variação mítica e mentira no mundo dos Aweti do alto Xingu. 2013 (Conferência)
    • VANZOLINI, Marina. . As histórias dos outros: notas para pensar como os Aweti do Alto Xingu pensam seus mitos. 2013 (Conferência)
    • VANZOLINI, Marina. . Das participações míticas: notas sobre o axé e o perspectivismo ameríndio. 2012 (Congresso)
    • VANZOLINI, Marina. . O contra-Estado no Alto Xingu. 2012 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, M. V. . O povo dele sabe que ele é ruim. 2012 (Congresso)
    • FIGUEIREDO, M. V. . Ontologias do feitiço: esboço comparativo a partir da etnografia dos Aweti do Alto Xingu. 2011 (Congresso)
    • FIGUEIREDO, M. V. . Política, Mito e Ciência: Locke no Xingu e as Antropolíticas do Estado. 2005 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, M. V. . Relatos e projetos de viagem etnográfica à Amazônia. 2004 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, M. V. . Aquela velha mentirosa, o maconheiro magricela, Chapolim e outras figuras da política Aweti. 2007 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, M. V. . O parentesco e seu avesso segundo os Aweti do Alto Xingu. 2010 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, M. V. . A maldição da imparcialidade (em A profissão d'in-diferença). 2007 (Comunicacao)
    • VANZOLINI, Marina. . La jefatura contra el poder. Observaciones sobre la dinámica política en un pueblo indígena de Brasil Centrall.. 2012 (Comunicacao)
    • VANZOLINI, Marina. . The Unstable Condition of Humanity According to some Amazonian Indigenous Peoples. 2012 (Seminário)
    • FIGUEIREDO, M. V. . ?Xinguano no es gente?. Brujería y parentesco según los Aweti de la Amazonía brasileña. 2011 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, M. V. . ?A flecha do ciúme. O parentesco e seu avesso segundo os Aweti do Alto Xingu? ? alguns comentários sobre a tese. 2010 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, M. V. . A Feitiçaria na Amazônia: reflexões a partir do caso aweti. 2011 (Congresso)
    • FIGUEIREDO, M. V. . A Feitiçaria na Amazônia: reflexões a partir do caso aweti. 2011 (Congresso)
    • FIGUEIREDO, M. V. . O Parentesco pervertido: notas sobre a feitiçaria entre os Aweti do Alto Xingu. 2009 (Congresso)
    • VANZOLINI, MARINA ; SCHAVELZON, SALVADOR . Cosmopolíticas, feitiços e contra-feitiços. 2018 Radio Saracura
    • VANZOLINI, Marina. ; GORODISCHER, V. . Uno y el Universo. 2012 Jornal Pagina 12
    • VANZOLINI, Marina. ; Bonilla, Oiara ; Cerqueira, Ana Carneiro . A academia e a floresta: visões xamânicas. 2011 (Nucleo de Antropologia Simétrica e Núcleo de Transformações Indígenas, PPGAS Museu Nacional/UFRJ)
    • VANZOLINI, Marina. . Conferências PPGAS. 2013 (PPGAS, FFLCH/USP)
    • VANZOLINI, Marina. ; BELAUNDE, L. E. ; LAGROU, E. . Foucault na Amazonia? Sexualidades Indígenas. 2015 (NAnSi/NAIPE/CEstA)
    • VANZOLINI, MARINA ; GUERREIRO JR, A. ; BARCELOS NETO, A. . Workshp Pesquisas Recentes em Etnologia Xinguana. 2016 (Unicamp)
    • VANZOLINI, MARINA ; SZTUTMAN, RENATO ; Girardi, L. ; Giram, P. ; Meneses, G. ; Bertolin, G. . Lições de Fala. 2018 (Centro de Estudos Ameríndios (CEstA-USP))
    • VANZOLINI, MARINA ; Borba, Maria ; Reys, João Paulo . Cosmologias. 2019 (Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP (SESC CPF))
    • VANZOLINI, Marina. ; BARCELOS NETO, A. ; VALENTINI, L. . Workshop antropologia, arqueologia e linguística do Alto-Xingu: pesquisas recentes. 2021 (Centro de Estudos Ameríndios (USP))
    • VANZOLINI, Marina. ; Bonilla, Oiara ; Cerqueira, Ana Carneiro . Organização do evento Sexta na Quinta (Março a Julho de 2011). 2011 (Núcleo de Antropologia Simétrica, PPGAS, Museu Nacional, UFRJ)
    • Nome do projeto: Imagens da política no Alto Xingu (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, M. V. .
      Descrição: A pesquisa consiste em uma análise dos discursos sobre a política xinguana pela articulação desses discursos a modelos descritivos usados na história da antropologia em diferentes épocas e sob diferentes orientações teóricas. Dois tipos de imagens polares são identificados, uma que descreve a política local como sendo centralizadora e hierarquizada, e outra que descreve esta política como sendo flexível e com tendências centrífugas. Estas duas imagens serão associadas, na presente análise, respectivamente, ao modelo evolucionista da chefatura e à teoria de Pierre Clastres sobre a política ameríndia.
    • Nome do projeto: Feitiçaria e parentesco - etnografia dos Aweti do Alto Xingu (2006 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, M. V. .
      Descrição: A pesquisa visa à produção de uma etnografia sobre a feitiçaria e suas imbricações com o parentesco no sistema multilíngüe do Alto Xingu (MT) segundo um dos povos que o integram, os Aweti (tupi). Notando que o feitiço ocorre geralmente entre pessoas muito próximas, o que contrasta com a imagem, nativa e antropológica, do pacifismo como marca da relação entre os povos xinguanos, busca-se descrever aqui como a feitiçaria pode ser uma antítese do parentesco e, ao mesmo tempo, dele derivada.
    • Nome do projeto: Ontografia comparativa e equivocação controlada: cinco estudos etnográficos e suas implicações reversas (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, M. V. , FRANCA, L. , CASTRO, E. B. V. , MATOS, B. , MARQUES, B. , CALHEIROS, O. .
      Descrição: Projeto de pesquisa coordenado por Eduardo Viveiros de Castro, visando à realização de cinco pesquisas de campo com povos indígenas na Amazônia.
    • Nome do projeto: A feitiçaria nas religiões de matriz africana e nas terras baixas sul-americasa: um estudo comparativo (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, M. V. , Marcio Goldman .
      Descrição: O objetivo deste projeto é produzir uma pesquisa que introduza na análise comparativa dos sistemas cosmológicos e ontológicos das religiões de matriz africana no Brasil uma dimensão apenas aparentemente ?externa? a elas, a saber, o material relativo às bem estudadas cosmologias dos povos ameríndios das terras baixas sul americanas. Trata-se, nesse sentido, de uma extensão do projeto individual Sistemas de Transformação e Ontologias de Geometria Variável nas Religiões de Matriz Africana no Brasil (que conta com uma Bolsa FAPERJ do ?Programa Cientistas do Nosso Estado?) e do projeto coletivo Religiões de Matriz Africana no Brasil: Uma Perspectiva Transformacional (que conta com o apoio do Programa da FAPERJ ?Apoio a Projetos de Pesquisa na Área de Humanidades?), que buscam analisar as variações entre as diversas manifestações das religiões de matriz africana no Brasil como versões situadas em uma cadeia transformacional (no sentido estabelecido por Lévi-Strauss ? 1964-1971 ? para a análise da mitologia ameríndia) em que nenhuma realização é considerada mais verdadeira ou original que as demais. Pretende-se, com esta proposta, incorporar esse material aparentemente exógeno, que, não obstante, possui claramente diversos pontos de contato com aquele oriundo das religiões de matriz africana. Esses pontos de contato podem, contudo, ser pensados ? e esta é uma das hipóteses deste projeto ? seja no plano das transformações lógicas entre sistemas, seja no eixo das coexistências e sucessões espaços-temporais. E ainda que a dupla natureza dessas relações não difira substancialmente na comparação entre religiões de matriz africana ou entre estas e o universo ameríndio, a verdade é que a primeira perspectiva corresponde mais ou menos diretamente àquela adotada nos projetos acima mencionadas, enquanto que a segunda merece considerações particulares.
    • Nome do projeto: FORMAS DO MALEFÍCIO, REGIMES DE INFLUÊNCIA Um estudo comparativo sobre feitiçaria e xamanismo na Amazônia a partir da etnografia dos Aweti (alto Xingu) (2010 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, M. V. .
      Descrição: O projeto propõe uma comparação entre a feitiçaria na região do alto Xingu (MT) e sistemas xamânicos na Amazônia. Sem deixar de considerar as particularidades do regime cosmopolítico xinguano ? no qual observa-se, por exemplo, e à diferença de outros regimes amazônicos, uma clara separação entre o xamanismo de cura e a agressão mágica que aqui demominamos feitiçaria - o que se pretende é apontar conexões entre os sistemas em questão, investigando a possibilidade de que sejam pensados em termos de um sistema de transformações. O que se propõe, assim, é avançar no esforço, que vem sendo empreendido por pesquisadores trabalhando recentemente na área do alto Xingu (cf. Barcelos Neto, 2005; Guerreiro Junior, 2011), de conectar a etnografia de região às análises e problemas teóricos que vem sendo desenvolvidos na etnologia dos povos das terras baixas sul-americanas nás últimas décadas. O objetivo do projeto é, portanto, duplo: espera-se por um lado, através da comparação em âmbito regional, lançar luz sobre aspectos até agora pouco explorados do regime cosmopolítico xinguano; por outro lado, visamos integrar a reflexão sobre este caso específico à etnologia americanista recente, buscando, antes que tomar por dada a existência de uma unidade ?amazônica?, refletir sobre os termos pelos quais tal unidade pode ser pensada.
    • Nome do projeto: Práticas de conhecimento e produção de mundos em comparação (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, M. V. , Brusco, Rodrigo R.M. , Romano, Rafaela A. , BUCKINGHAM, B. , Salustiano, Hugo , Achatz, Rafaela , Bohnenberger, Marina , Penteado, Otávio C. , Mayuruna, Jaime S. , Zangrossi, Isabela V. , Regitano, Aline P. , Justino, Lucas S. , Winkler, Yuri W.B .
      Descrição: Este projeto dá continuidade ao projeto "Regimes de verdade nos mundos indígenas", desenvolvido nos anos anteriores, ao mesmo tempo em que amplia seu escopo. A questão acerca dos modos indígenas de conceber e produzir conhecimento sofre aqui duas novas inflexões. Em primeiro lugar, a ideia de que todo regime de verdade está atrelado a uma concepção particular sobre a existência - isto é, de que uma epistemologia pressupõe ou implica uma ontologia - será explorada não apenas em relação aos mundos indígenas, mas também abarcando, com uma perspectiva comparativa, instâncias "modernas" de produção de conhecimento. Três pesquisas vinculadas a este projeto, voltadas para a articulação (ou desarticulação) entre certos conhecimentos científicos e conhecimentos outros (técnicas agrícolas tradicionais, espiritismo, feminismos), vêm buscando explorar diretamente esse ponto. Em segundo lugar, dando maior ênfase a uma ideia parcialmente desenvolvida no projeto anterior, busca-se aqui sublinhar a relação de mútua constituição entre modos de conhecer e imaginação ontológica. Desejamos explorar o fato de que os modos pelos quais os mundos são conhecidos não é apenas determinado por concepções particulares da existência, mas também produz os mundos conhecidos. Interessa-nos, portanto, descrever como o que existe está inextricavelmente ligado a certos modos de existência - que são também modos de conhecimento - reconhecidos em contextos particulares. Sob esta perspectiva, que toma as diferentes práticas de conhecimento como práticas de produção de mundos, não precisamos operar de antemão com o divisor moderno/não moderno, mas atentar às múltiplas possibilidades de combinação contextual entre elas. Esse é caso das pesquisas, vinculadas a este projeto, que tematizam a relação entre conhecimentos-mundos indígenas e políticas estatais, práticas evangélicas e, de modo geral, a relação entre povos indígenas e ?os brancos? (não-indígenas).
    • Nome do projeto: Encontros e desencontros de saberes na reflexão sobre os sofrimentos indígenas (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, M. V. .
      Descrição: Projeto em fase de elaboração, voltado a uma reflexão sobre as possibilidades e limitações do diálogo entre antropologia e psicanálise em torno de questões de saúde mental indígena
    • Nome do projeto: Regimes de verdade nos mundos indígenas (2013 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, M. V. .
      Descrição: Partindo da etnografia dos Aweti, povo tupi que integra o complexo multilíngue do Alto Xingu (MT), e abrindo perspectivas comparativas com a etnologia americanista, a pesquisa visa investigar concepções indígenas do conhecimento e e suas implicações ontológicas e políticas, ou político-ontológicas.
    • Nome do projeto: Psimaré (2020 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: FIGUEIREDO, M. V. , SINISCALCHI, B. , RIPOLL, L. .
      Descrição: Projeto de atendimento clínico psicanalítico, gratuito, para moradores do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.
    • MACEDO, V. ; CARLOS, P. P. T. ; TAKUA, C. M. L. ; Carneiro, Alan ; VOVIO, C. L. ; RIBEIRO, R. ; VANZOLINI, MARINA . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. 2020 - Projeto pedagógico de curso
    • VANZOLINI, Marina. ; OLIVEIRA, D. ; SALLES, C. . Relatório Circunstanciado de Identificação de Delimitação da TI Tekohá Guasu Guavirá. 2015 - Relatório circunstanciado de identificação de delimitação da ti tekohá guasu guavirá
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Aline de Paula Regitano Antropologia Social Doutorado
    Breno Duarte Castro Antropologia Social Doutorado
    Eric Timóteo Iwyrâkâ Kamikiawa Antropologia Social Doutorado
    Isadora Spadoni Sguarezi Antropologia Social Doutorado
    Jeferson Bastos de Souza Antropologia Social Doutorado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Rodrigo Rossi Mora Brusco Antropologia Social Doutorado 17/05/2024
    Emerson de Oliveira Souza Antropologia Social Mestrado 05/03/2021
    Otavio de Camargo Penteado Antropologia Social Mestrado 09/10/2023
    Hugo Salustiano Santos Antropologia Social Mestrado 30/09/2022
    Rafaela Aparecida Romano Antropologia Social Mestrado 07/02/2020
    Rodrigo Rossi Mora Brusco Antropologia Social Mestrado 30/08/2018
    Yuri Werner Biguetti Winkler Antropologia Social Mestrado 20/12/2023
    Brett Alan Buckingham Antropologia Social Mestrado 25/03/2022
    Lucas de Sousa Justino Antropologia Social Mestrado 07/03/2023
    Marina dos Santos Bohnenberger Antropologia Social Mestrado 21/11/2022
    Rafael Chaves Nakamura Antropologia Social Mestrado 09/10/2024
    Jaime da Silva Mayuruna Antropologia Social Mestrado 01/10/2021