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Jorge Viana de Moraes

    • Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. É Professor Doutor (Contratado III) na Universidade de São Paulo (USP), onde ministra as seguintes disciplinas na Área de Filologia e Língua Portuguesa no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FLP-DLCV-FFLCH: Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa I (IELP I), Introdução ao Estudo de Língua Portuguesa II (IELP II) e Teorias do Texto - Enunciação, Discurso e Texto. Foi professor de Linguística e Letras, subárea de conhecimento: Linguística e Língua Portuguesa, no conjunto de disciplinas Leitura e Produção de Textos e Linguística Textual Aplicada à Língua Portuguesa, junto ao Departamento de Estudos Linguísticos, Literários e da Educação, da Faculdade de Ciências e Letras do Câmpus de Assis - UNESP - Assis. Foi professor da disciplina (L1IDL) História das Ideias Linguísticas, no curso de Licenciatura em Letras e também das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São Paulo (IFSP-SPO). Foi professor de Língua Portuguesa e de Língua Latina na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS. Atualmente, com o projeto "Orações Correlativas na Grammatica Portugueza Philosophica de Ernesto Carneiro Ribeiro (1881)", desenvolve pesquisa junto ao Programa de Pós-Doutoramento da Universidade de São Paulo. É membro do Comitê Científico para a área de Historiografia Linguística da Associação Brasileira de Linguística ABRALIN; membro do comitê editorial dos Cadernos de Linguística (CadLin) da ABRALIN. É, também, conselheiro editorial da Web Revista Sociodialeto - UEMS - Dourados e parecerista da Revista Polifonia - UFMT - Cuiabá (Qualis B1), bem como parecerista da Revista da ANPOLL, especialmente, para textos direcionados à Historiografia Linguística e História das Ideias Linguísticas e também parecerista ad hoc para a Revista Estudos Linguísticos do GEL. Realizou estágio pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE (Bolsa CAPES) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, Vila Real, Portugal, sob coorientação do Prof. Dr. Carlos da Costa Assunção, de janeiro a abril de 2014. É membro do GT de Historiografia da Linguística Brasileira da ANPOLL; Vice-líder do GT Gramáticas: história, descrição e discurso (USP-CNPq). Endereço eletrônico: jorgevianademoraes@usp.br

       

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    • MORAES, J. V. ; NUNEZ, C. ; BARZOTTO, V. H. ; et all . Prácticas docentes y transformación de las aulas. Rutas de investigación educativa en Brasil, Colombia y México. Medelín : Universidad de Medellín, 2018 . 450p. ISBN: 9789585473188.
    • MORAES, JORGE VIANA DE . Quando Dizer é Morrer Letra Magna (Online) , v. 18 , p. 109 - 145 , 2022. ISSN: 18075193.
    • MORAES, JORGE VIANA DE . método de pesquisa e análise da variação e mudança linguísticas em Grammaticas da Lingua Portugueza DOMÍNIOS DE LINGU@GEM , v. 16 , p. 524 - 553 , 2022. ISSN: 19805799.
    • MORAES, J. V. . Aspectos da variação linguística na Arte da Lingva de Angola de Pedro Dias de 1697 e na Grammatica Elementar do Kimbundu ou Lingua de Angola de Héli Chatelain (1888/89) REVISTA METALINGUAGENS , v. Vol. 6 , p. 10 - 37 , 2020. ISSN: 23582790.
    • MORAES, J. V. . Hugo Schuchardt, os neogramáticos e as leis fonéticas: um debate de interesse historiográfico Revista Línguas e Instrumentos Linguísticos , v. I , p. 115 - 136 , 2019. ISSN: 26747375.
    • MORAES, J. V. . Hugo Schuchardt, Silva Neto, Weinreich e Labov: a relação entre alguns scholars e suas contribuições para os Estudos Crioulísticos PAPIA: Revista Brasileira de Estudos do Contato Linguístico , v. 27 , p. 167 - 228 , 2018. ISSN: 23162767.
    • MORAES, J. V. . Da necessidade de edições críticas de grammaticas portuguezas publicadas no Brasil Revista Linha D´Água , v. 31 , p. 81 - 101 , 2018. ISSN: 22364242.
    • MORAES, J. V. . AS GRAMÁTICAS LATINAS COMO CORPORA PARA OS ESTUDOS DA VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICA NA OBRA SERAFIM DA SILVA NETO REVISTA DA ABRALIN , v. 16 , p. 343 - 397 , 2017. ISSN: 01027158.
    • MORAES, J. V. . Arte de Grammatica Portugueza (1816) de Ignacio Felizardo Fortes: a construção teórica sobre as Figuras da Syntaxe e as Figuras da Dicção. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS (ONLINE) , v. 15 , p. 185 - , 2015. ISSN: 18094163.
    • MORAES, J. V. . Visão antropológica e etnográfica em Serafim da Silva Neto: relações entre ciências da linguagem e antropologia Revista Ciências na Serra , v. 1 , p. 59 - 66 , 2010. ISSN: 19826001.
    • MORAES, J. V. . Um Método de Pesquisa e Análise da Variação e Mudança Linguísticas em Grammaticas da Lingua Portugueza. Língua, Literatura e Cultura: sob a Perspectiva do Discurso, v. 01, p. 364 - 389, 2024.
    • MORAES, J. V. . Doctrinale, ou Doctrinale Puerorum (Ca. 1199), de Alexandre De Villedieu (1150-1170 D.C. ? 1240- 1250 D.C.): proposta de uma tradução. Ciência Brasileira: Múltiplos olhares sobre Estudos da Linguagem e Linguística, v. , p. 350 - , 2023.
    • MORAES, J. V. . O paradoxo historiográfico: estudos de casos a partir da gramaticografia e das ciências da linguagem portuguesa e brasileira. A história do livro na Amazônia: da escrita em pedra à tela do computador, v. , p. 149 - 178, 2021.
    • MORAES, J. V. . El Mismo y el Otro en la circulación de los discursos sobre el libro didáctico de portugués. Prácticas docentes y transformación de las aulas : rutas de investigación educativa en Brasil, Colombia y México, v. , p. 171 - 202, 2018.
    • MORAES, J. V. . O mesmo e o outro na circulação dos discursos sobre o livro didático de português. Ensaios sobre Letras, Linguística e Artes ? Vol. 3, v. 3, p. 143 - 178, 2024.
    • MORAES, J. V. . Alunos do curso de Letras da Faculdade de Itapecerica da Serra assistem ao espetáculo . FIT Notícias - Periódico da Faculdade de Itapecerica da Serra , Itapecerica da Serra - SP , 09 dez. 2008.
    • MORAES, J. V. . Faculdade de Itapecerica da Serra presente nas comemorações do centenário de morte de Machado de Assis . FIT Notícias - Periódico da Faculdade de Itapecerica da Serra , Itapecerica da Serra - SP , 09 dez. 2008.
    • MORAES, J. V. . O papel da Romanística nas Ciências da Linguagem: pontos para reflexão. In: II Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede , 2012 , São Paulo. Anais Letras em Rede. São Paulo : Universidade Mackenzie, 2012. p. 47 - 57.
    • MORAES, J. V. . Concepções de letramento, gêneros do discurso e o ambiente virtual: processos de (des)conhecimento da leitura e da escrita. In: XX Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa: 'O ensino da leitura e da escrita como processos de conhecimento' , 2021 , São Paulo. Resumos aprovados. : , 2021.
    • MORAES, J. V. . Hugo Schuchardt, Silva Neto, Weinreich e Labov: a relação entre alguns scholars e suas contribuições para a Crioulística. In: IX Encontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares - ABECS , 2016 , Brasilía. Caderno de Resumos do IX Encontro da ABECS. Brasília : Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares ? ABECS Fundação Universidade de Brasília ? Un, 2016. p. 85 - 86.
    • MORAES, J. V. . Fatos da variação em gramáticas luso-brasileiras: o horizonte de retrospecção de Serafim da Silva Neto. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN UFF , 2017 , Niterói. ANAIS DO X CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN UFF 2017. Niterói : Letras da UFF, 2017. p. 1895 - 1908.
    • MORAES, J. V. . As diferentes abordagens em historiografia linguística: os princípios koernenianos e o horizonte de retrospecção de Auroux. In: XVI Congreso Internacional de la ALFAL , 2012 , Alcalá de Henares - Espanha. Cestero Mancera, Ana M., Molina Martos, Isabel y Paredes García, Florentino (eds.) (2012), La lengua, lugar de encuentro. Actas del XVI Congreso Internacional de la Alfal (Alcalá de Henares, 6-9 de junio de 2011).. Alcalá de Henares : Servicio de Publicaciones de la Universidad de Alcalá., 2012. p. 3799 - 3808.
    • MORAES, J. V. ; LEITE, M. Q. ; LEON, J. . Notice sur la Arte de grammatica portugueza Fortes, Ignacio Felizardo. CID ENS de Lyon/CTLF : Analyse et Traitement Informatique de la Langue Française - ATILF/CTLF , 2016 (Notices (Grammaires portugaises et brésiliennes ? 19e s.)
    • MORAES, J. V. . Paracer ad hoc Cadernos de Linguística da ABRALIN. 2023 (Parecer)
    • MORAES, J. V. . Parecerista ad hoc para a Revista Estudos Linguísticos do GEL. 2023 (Parecer)
    • MORAES, J. V. . Parecer ad hoc para a Revista Domínios de Lingu@gem.. 2022 (Parecer)
    • MORAES, J. V. . Parecer ad hoc para a Revista da Abralin V. 20, N. 3 (2021), dossiê Historiografia da Linguística. 2021 (Parecer)
    • MORAES, J. V. . Parecer ad hoc para a Revista da Abralin V. 20, N. 3 (2021), dossiê Historiografia da Linguística. 2021 (Parecer)
    • MORAES, J. V. . Parecer ad hoc para a revista Cadernos de Estudos Linguísticos - Cad. Estud. Linguíst., UNICAMP. 2021 (Parecer)
    • MORAES, J. V. . Parecer ad hoc para a Revista da ANPOLL. 2021 (Parecer)
    • MORAES, J. V. . Parecer ad hoc para a revista Cadernos de Linguística da ABRALIN. 2020 (Parecer)
    • MORAES, J. V. . Parecer ad hoc para Revista Linha D'Água. 2019 (Parecer)
    • MORAES, J. V. ; VENTURI, M. A. ; RUBIRA, F. . Projeto do Curso de Letras da Faculdade de Letras - Habilitação: Português/ Espanhol. 2010 (Consultoria)
    • MORAES, J. V. ; VENTURI, M. A. ; CARNEIRO, M. . Projeto do Curso de Letras da Faculdade de Itapecerica da Serra - Habilitação: Português/ Inglês. 2009 (Consultoria)
    • MORAES, J. V. . A Gramática Universal (GU) de Chomsky e a Crítica da Razão Pura de Kant,. 2023 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . Ernesto Carneiro Ribeiro: o horizonte de retrospecção de sua These de Doutor em Medicina (1864).. 2021 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . Aspectos descritivos do Português Brasileiro em A Brief Grammar of the Portuguese Language with Exercises and Vocabularies (1910), de J[ohn] C[asper] Branner (1850-1922). 2022 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . Doctrinale, ou Doctrinale Puerorum (CA. 1199), de Alexandre de Villedieu (1150-1170 D.C. ? 1240-1250 D.C.): proposta de uma tradução. 2021 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . Uma História da (não) recepção da Filosofia Analítica no Brasi. 2021 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . História das ideias linguísticas e o paradoxo historiográfico: estudos de casos a partir da Gramaticografia e das Ciências da Linguagem Portuguesa e Brasileira. 2021 (Conferência)
    • MORAES, J. V. . ?Língua, cultura e civilização?: um estudo das ideias linguísticas de Serafim da Silva Neto. 2021 (Congresso)
    • MORAES, J. V. . As 'Lições practicas de grammatica portugueza' (1894) da Escola Americana (Mackenzie) e a representação diagramática como auxílio nos estudos da sintaxe. 2019 (Outra)
    • MORAES, J. V. . Hugo Schuchardt, a narrativa de precursor nos Estudos Românicos e seu impacto na Filologia Brasileira. 2020 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . O 'discurso científico' sobre os livros didáticos de língua portuguesa: um discurso por demais aderente aos documentos oficiais. 2019 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. ; LEITE, M. Q. . Pronomes e orações correlativas na Grammatica Portugueza Philosophica de Ernesto Carneiro Ribeiro (1881). 2018 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . Terminologia gramatical em abordagem historiográfica: um estudo de caso do ablativo absoluto latino e do particípio absoluto gerativo. 2018 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . Fatos da variação em gramáticas brasileiras do século XIX: o horizonte de retrospecção de Serafim da Silva Neto. 2017 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . Fatos da variação em gramáticas luso-brasileiras: o horizonte de retrospecção de Serafim da Silva Neto.. 2017 (Congresso)
    • MORAES, J. V. . 'A questão da origem das línguas: comentários e notas sobre o texto de Auroux (2008) ? a prática do historiador das ideias llinguísticas. 2016 (Conferência)
    • MORAES, J. V. . O 'latim dos cristãos', dos Pais da igreja e os textos medievais portugueses como corpora para os estudos da variação e mudança linguística na obra de Serafim da Silva Neto. 2016 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . Hugo Schuchardt, Silva Neto, Weinreich e Labov: a relação entre alguns scholars e suas contribuições para os estudos crioulísticos. 2016 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . As diferentes abordagens em historiografia linguística: os princípios koernenianos e o horizonte de retrospecção de Auroux. 2016 (Conferência)
    • MORAES, J. V. . Corpus de Textos Gramaticais da Língua Portuguesa (CTGLP): Arte da Grammatica Portugueza (1816) / Corpus of Text Grammatical of Portuguese Language (CTMLP): Arte de Grammatica Portugueza (1816). 2015 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . Horizonte de retrospecção e copresença: categorias de análise fenomenológica heideggeriana e a história das ideias linguísticas segundo Sylvain Auroux. 2015 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . Aspectos da Variação Linguística na 'Arte da Lingua de Angola' de Pedro Dias, de 1697. 2014 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . A Grammática Portuguêsa (1898) de António Garcia Ribeiro de Vanconcellóz. 2014 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . ?Serafim da Silva Neto: contribuições de seus levantamentos à sociolinguística moderna?.. 2013 (Simposio)
    • MORAES, J. V. . O conceito de Cinosura de Dell Hymes e de Paradigma de Thomas Kuhn: reflexões sobre métodos historiográficos. 2013 (Outra)
    • MORAES, J. V. . ?Unidade na Diversidade?: a presença das ideias linguísticas de Serafim da Silva Neto na Nova Gramática do Português Contemporâneo de Celso Cunha e Lindley Cintra.. 2011 (Simposio)
    • MORAES, J. V. . As fases da Língua Portuguesa no Brasil segundo Serafim da Silva Neto: uma leitura dialética-hegeliana. 2011 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . As diferentes abordagens em historiografia linguística: os princípios koernenianos e o horizonte de retrospecção de Auroux. 2011 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . Serafim da Silva Neto, Theodoro Henrique Maurer Jr: o conceito de latim vulgar em ensaio historiográfico. 2011 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . Serafim da Silva Neto e o conceito de norma: entre a tradição e a inovação. 2009 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . Serafim da Silva Neto e o conceito de norma: entre a tradição e a inovação. 2009 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. . Visão Antropológica e Etnográfica em Serafim da Silva Neto: algumas considerações entre ciências da linguagem e antropologia. 2007 (Comunicacao)
    • MORAES, J. V. ; BARZOTTO, V. H. ; FERREIRA, Rubens da Silva . Como pensar o Livro em geral e o LD na formação docente na 'Era da Reprodutibilidade' Editorial e do PNLD. 2021 Youbute
    • LEITE, M. Q. ; MORAES, J. V. . SIMPÓSIO? História e discurso: análise de instrumentos linguísticos. 2013 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Universidade Cruzeiro do Sul; CAPES e FAPESP)
    • LEITE, M. Q. ; MORAES, J. V. ; FERNANDES, G. ; FONTES, S. ; COELHO, S. . Minicurso: Características do Português Europeu. 2013 (Universidade de São Paulo; GT Gramáticas: história, descrição e discurso)
    • MORAES, J. V. ; LEITE, M. Q. ; MARQUES, R. N. . III Encontro Internacional do Grupo de Trabalho Gramáticas: história, descrição e discurso. 2016 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo)
    • LEITE, M. Q. ; MORAES, J. V. ; SANTOS, T. J. F. . 1ª Escola Doutoral de Epistemologia, História e Ciências da Linguagem: práticas e domínios. 2013 (USP-PARIS 7)
    • MORAES, J. V. . Minicurso: Gramática, discurso e sentido: a (medi)ação docente no trabalho discursivo da gramática na escola no XVI Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa: Brasilidades - FEUSP. 2017 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP)
    • MORAES, J. V. ; TOMAS, M. . Oficina: Elementos de gramática gerativa: breve introdução. 2019 (Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSP-SPO)
    • MORAES, J. V. ; CARNEIRO, M. . Panorama histórico da música popular e da música de raiz brasileira. 2010 (Faculdade de Itapecerica da Serra)
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 27
    • MORAES, J. V. . Análise morfossintática - adjetivo - Natureza morfológica e sintática. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Antítese - Figura que explora a idéia dos. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Narrativa em três vias. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Jogos teatrais com objetos. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Trabalhando a interdisciplinaridade. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Como evitar o preconceito lingüístico. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Noções sobre o conceito de texto. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Sinais de pontuação - definições e usos atuais. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Concordância nominal: conheça as regras. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Colocação pronominal: como usar os pronomes oblíquos átonos.. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Qual a diferença entre norma e uso. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Gravar e transcrever: trabalhando com o texto falado. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Editando textos. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Intertextualidade - Relações entre Fernando Pessoa e Luiz Gonzaga. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Crônica: limites entre jornalismo e literatura.. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Características dos verbos regulares e irregulares. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Elaboração de um diário de leitura. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Seminários: como elaborar e apresentar.. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Resumos - técnica de elaboração.. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Narrativa literária - Diferenças entre literatura e texto jornalístico.. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Estrutura da narrativa - O percurso gerativo do sentido.. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Narrativa a partir de palavras aleatórias. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Versificação - definições: Poesia ou poema?. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Metáfora e pontuação em textos literários. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Sinais de pontuação: origem histórica dos sinais. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Análise morfossintática - Como achar o substantivo?. 2008 (Didático-pedagógica)
    • MORAES, J. V. . Épica: Ilíada e Odisséia influenciam a prosa moderna. 2008 (Didático-pedagógica)
    • Nome do projeto: I Colóquio de Epistemologia, História e Ciências da Linguagem Universidade de São Paulo - Université Paris Diderot (Paris 7), (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. V. , LEITE, P. D. M. Q. , LEON, J. , BARROS, D. L. P. , ARCHAIMBAULT, S. , ANTEZANA, M. B. O. , PEREIRA, V. A. .
      Descrição: O I Colóquio de Epistemologia, História e Ciências da Linguagem: práticas e domínios terá por objetivo precípuo a abordagem de questões de ordem filosófica, teórica e metodológica que atualmente avalizam as diversas pesquisas historiográficas sobre a língua e a linguagem. Será realizado por videoconferência entre Paris e São Paulo, nos dias 27 e 28 de junho de 2013, das 09h00 às 14h00, nas dependências da FFLCH-USP (Brasil) e nas do Laboratoire dHistoire des Théories Linguistiques ? Paris 7 (França), com trabalho de tradução simultânea.
    • Nome do projeto: Histoire comparative des grammaires et des dictionnaires. Corpus et numérisation - Fase 2 (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. V. , LEITE, M. Q. , PEREIRA, V. A. , FONTES, S. , COLOMBAT, B. , ASSUNCAO, C. C. , LEON, J. , FERREIRA, L. H. , HACKEROTT, M. M. , MARQUES, R. , SIQUEIRA, C. , FERNANDES, M. G. , KEMMLER, R. , MOURA, T. , SANTOS, M. H. P. , CARVALHO, A. C. S. .
      Descrição: Le programme vise à un travail de grande ampleur, puisqu il s agit de développer des outils relatifs aux humanités numériques. Cet étape vise à faire connaître le groupe de recherche en humanités numériques de l Université de São Paulo de la structure du portail numérique que est développé à Paris Diderot (http://www.frantext.fr/ctlf/, projet développé en coopération avec l ENS de Lyon et l ATILF à Nancy), et commencer à s en approprier le maniement. Cela si fait par de plusieurs réunions de travail communes aux groupes français et brésiliens...
    • Nome do projeto: Língua, cultura e civilização: um estudo das idias linguísticas de Serafim da Silva Neto (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. V. .
      Descrição: Neste trabalho analisou-se o pensamento crítico do filólogo brasileiro Serafim da Silva Neto sobre o português do Brasil. Para ele a língua era uma manifestação espiritual do homem, que estava atrelada à cultura e à civilização. Nosso objetivo foi o de examinar, no discurso do filólogo, a relação entre estes conceitos e explicá-los à luz da história, do contexto em que ele estava inserido. Para tanto, o corpus compõe-se de duas obras do autor: Introdução aos Estudos da Língua Portuguesa no Brasil, de 1950 e Língua, Cultura e Civilização, de 1960. A análise é precedida da contextualização da época em que Silva Neto atuou, para que, assim, pudessem ser estabelecidas as bases teóricas sobre as quais está fundamentado seu pensamento crítico. Teoricamente, o trabalho está vinculado ao quadro da Historiografia Linguística, já que visa a descrever e analisar como o autor desenvolveu seu pensamento crítico acerca do português do Brasil. Nesse sentido, seguiu-se a proposta teórico-metodológica de Auroux (2006), para quem, ser um historiador da ciência é poder construir ligações causais.
    • Nome do projeto: Unidade na diversidade: as ideias de Serafim da Silva Neto como subsídios para a constituição de uma teoria da variação linguística (2011 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. V. .
      Descrição: O objetivo deste trabalho foi demonstrar que no conjunto de sua obra Serafim da Silva Neto (1917-1960) apresentou subsídios para a constituição de uma teoria sobre a variação e a mudança linguística, entre os anos 40 e 50 do século XX, portanto, 20 anos antes e independentemente dos estudos a que modernamente denominamos Sociolinguística, disciplina autônoma em que se investigam as relações da língua com a sociedade. Nossa tese é a de que Serafim da Silva Neto elaborou em sua obra conceitos relacionados à variação e à mudança linguística, tendo como referência as três áreas de investigação a que esteve ligado: a Filologia Românica; a Crítica Textual (edição de textos medievais portugueses) e o conhecimento de Gramáticas Antigas, tanto latinas como portuguesas. Neste sentido, o trabalho está dividido em cinco capítulos. No capítulo um tratamos de questões teórico-metodológicas adotadas. Do segundo ao quarto capítulos, organizamos o trabalho de forma a dar conhecimento a respeito dessas três áreas de atuação do filólogo carioca, apresentando os autores citados que mais contribuíram para a construção de conceitos variacionistas na sua obra. Com isso, procuramos explorar, na medida do possível, o horizonte de retrospecção de Silva Neto para, à luz da história, esclarecer como ele construiu seus conceitos a respeito da variação e mudança linguística. O quinto capítulo apresenta a aproximação entre Silva Neto, Hugo Schuchardt (1842-1927), linguista e romanista alemão, atuante no final do século XIX e início do XX, ostensivamente presente em seu horizonte de retrospecção, e William Labov (nascido em 1927), principal nome de articulação da Teoria da Variação Linguística, organizador da Sociolinguística, enquanto disciplina linguística e líder desse campo de pesquisa, para demonstrar que a proximidade de alguns conceitos teóricos presentes nas suas obras não é mero acaso. Embora temporal e espacialmente separados e filiados a correntes teóricas e metodológicas distintas, o trabalho desses autores contribui para a construção do conhecimento sobre a variação e mudança linguísticas, ainda que de forma não linear e assistemática, alcançando resultados significativos para o desenvolvimento das pesquisas nas ciências da linguagem, em diferentes campos de atuação. Buscamos, deste modo, estabelecer uma possível causalidade entre o pensamento crítico dos três autores, articulados por uma complexa rede de referências, incluindo aí Uriel Weinreich (1926-1967), em cuja obra poderíamos encontrar uma das possíveis explicações para a relação entre os autores apontados, embora ela não seja a única. Ao longo do trabalho, fazemos incursões pelos domínios da Gramaticografia portuguesa e latina, pela Crítica Textual, pela Filologia Românica, e pela Sociolinguística contemporânea, levantando subsídios que comprovem nossa tese. Discutem-se alguns conceitos linguísticos e gramaticais, analisados na perspectiva da dimensão temporal, isto é, na longa duração do tempo, o que o inscreve no contexto da História das Ideias Linguísticas, segundo o modelo de Sylvain Auroux (1992, 1998, 2006, 2008); Colombat (2007) e Colombat, Fournier e Puech (2010).
    • Nome do projeto: Orações correlativas na Grammatica Portugueza Philosophica de Ernesto Carneiro Ribeiro (1881), (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. V. .
      Descrição: O projeto tem por tema de investigação as orações correlativas tais como foram acolhidas na Grammatica Portugueza Philosophica, 1881, de Ernesto Carneiro Ribeiro (1839-1920). Nele nos debruçaremos sobre a descrição e interpretação de noções como o par correlação/correlativo, que levaram o gramático baiano à classificação das orações que originalmente denominou orações correlativas. Trabalharemos com a categoria denominada horizonte de retrospecção (Auroux 2008), adequada em História das Ideias Linguísticas para demonstrar e interpretar o percurso de conhecimentos do gramático, revelado em sua teorização e prática gramatical a respeito dos fatos objeto de análise da pesquisa em foco. A pesquisa buscará responder a seguinte questão: como Ernesto Carneiro Ribeiro construiu teoricamente sua teoria da correlação proposta na Grammatica Philosophica Portugueza (1881)? Nossa hipótese é de que a resposta ao problema mencionado encontra-se no conhecimento que é (re)construído pelo autor e acolhido na obra investigada, e leva em conta aquele começado pelos filósofos, por exemplo, por Aristóteles e pelos estoicos, também pelos gramáticos antigos, a exemplo de Prisciano, e também pelos enciclopedistas (como DuMarsais e Beauzée), ao quais Carneiro, por exemplo, recorre não só para discordar da autoridade de um Jerônimo Soares Barbosa quanto à definição e classificação dos pronomes, mas principalmente para reconstruir os conhecimentos encontrados nas descrições do par correlação/correlativo desenvolvido pelos gramáticos-enciclopedistas (DuMarsais e Beauzée). O gramático baiano também não deixou de fazer menção aos autores de gramáticas latinas do séc. XVII e XVIII, tais como Sanches, o Brocense, mencionando também os seus comentadores Vóssio, Lancelot e Scalígero, que são conhecidos por terem dado um tratamento racionalizado às gramáticas latinas, assim como teriam exercido forte influência sobre a gramática pombalina de José dos Reis Lobato (SCHÄFER-PRIEß, 2019). A Grammatica Philosophica Portugueza (1881) de Ernesto Carneiro Ribeiro, embora seja considerada por alguns historiógrafos da linguística como uma ?gramática extemporânea?, por ter aparecido quando o contexto da produção gramatical brasileira já era o do chamado ?período científico? (CAVALIERE, 2002), iniciado por Júlio Ribeiro, com a publicação de sua Grammatica Portugueza (1881), merece ser estudada para que se revele seu valor, devido à abordagem profunda dispensada às questões linguísticas de que trata. Verifica-se que Carneiro Ribeiro também contribuiu para o esclarecimento de questões a respeito do que investigou, pela atribuição de terminologia inovadora para a gramaticografia brasileira a fatos que desvelava, exemplo disso é a denominação dada às orações correlativas, o que para muitos, ainda hoje, é atribuída a José Oiticica (1962 [1952], Teoria da Correlação). O objetivo geral será 1. examinar o tratamento dispensado por Carneiro Ribeiro à interpretação e à descrição sobre as orações correlativas por meio do par correlação/ correlativo. Especificamente procuraremos 2.1. mostrar como o conhecimento a respeito das noções sobre o par correlação e correlativo, que o levaram a classificação das orações correlativas, levou em conta aquele começado pelos filósofos (por Aristóteles e pelos estoicos), pelos gramáticos antigos (Prisciano) e, principalmente, pelos gramáticos-enciclopedistas (DuMarsais e Beauzée); 2.2. apresentar evidências científicas e históricas de que a gramática aqui estudada não foi suficientemente explorada em seus aspectos teóricos, metalinguísticos e metateóricos, necessitando, por isso, de novas abordagens investigativas no campo da História das Ideias Linguísticas; 2.3. demonstrar que esta gramática é, em si mesma, representante em certa medida de características epistemológicas próprias aos instrumentos linguísticos, que são as gramáticas: a cumulatividade.
    • Nome do projeto: Orações correlativas na Grammatica Portugueza Philosophica de Ernesto Carneiro Ribeiro (1881), (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. V. .
      Descrição: O projeto tem por tema de investigação as orações correlativas tais como foram acolhidas na Grammatica Portugueza Philosophica, 1881, de Ernesto Carneiro Ribeiro (1839-1920). Nele nos debruçaremos sobre a descrição e interpretação de noções como o par correlação/correlativo, que levaram o gramático baiano à classificação das orações que originalmente denominou orações correlativas. Trabalharemos com a categoria denominada horizonte de retrospecção (Auroux 2008), adequada em História das Ideias Linguísticas para demonstrar e interpretar o percurso de conhecimentos do gramático, revelado em sua teorização e prática gramatical a respeito dos fatos objeto de análise da pesquisa em foco. A pesquisa buscará responder a seguinte questão: como Ernesto Carneiro Ribeiro construiu teoricamente sua teoria da correlação proposta na Grammatica Philosophica Portugueza (1881)? Nossa hipótese é de que a resposta ao problema mencionado encontra-se no conhecimento que é (re)construído pelo autor e acolhido na obra investigada, e leva em conta aquele começado pelos filósofos, por exemplo, por Aristóteles e pelos estoicos, também pelos gramáticos antigos, a exemplo de Prisciano, e também pelos enciclopedistas (como DuMarsais e Beauzée), ao quais Carneiro, por exemplo, recorre não só para discordar da autoridade de um Jerônimo Soares Barbosa quanto à definição e classificação dos pronomes, mas principalmente para reconstruir os conhecimentos encontrados nas descrições do par correlação/correlativo desenvolvido pelos gramáticos-enciclopedistas (DuMarsais e Beauzée). O gramático baiano também não deixou de fazer menção aos autores de gramáticas latinas do séc. XVII e XVIII, tais como Sanches, o Brocense, mencionando também os seus comentadores Vóssio, Lancelot e Scalígero, que são conhecidos por terem dado um tratamento racionalizado às gramáticas latinas, assim como teriam exercido forte influência sobre a gramática pombalina de José dos Reis Lobato (SCHÄFER-PRIEß, 2019). A Grammatica Philosophica Portugueza (1881) de Ernesto Carneiro Ribeiro, embora seja considerada por alguns historiógrafos da linguística como uma ?gramática extemporânea?, por ter aparecido quando o contexto da produção gramatical brasileira já era o do chamado ?período científico? (CAVALIERE, 2002), iniciado por Júlio Ribeiro, com a publicação de sua Grammatica Portugueza (1881), merece ser estudada para que se revele seu valor, devido à abordagem profunda dispensada às questões linguísticas de que trata. Verifica-se que Carneiro Ribeiro também contribuiu para o esclarecimento de questões a respeito do que investigou, pela atribuição de terminologia inovadora para a gramaticografia brasileira a fatos que desvelava, exemplo disso é a denominação dada às orações correlativas, o que para muitos, ainda hoje, é atribuída a José Oiticica (1962 [1952], Teoria da Correlação). O objetivo geral será 1. examinar o tratamento dispensado por Carneiro Ribeiro à interpretação e à descrição sobre as orações correlativas por meio do par correlação/ correlativo. Especificamente procuraremos 2.1. mostrar como o conhecimento a respeito das noções sobre o par correlação e correlativo, que o levaram a classificação das orações correlativas, levou em conta aquele começado pelos filósofos (por Aristóteles e pelos estoicos), pelos gramáticos antigos (Prisciano) e, principalmente, pelos gramáticos-enciclopedistas (DuMarsais e Beauzée); 2.2. apresentar evidências científicas e históricas de que a gramática aqui estudada não foi suficientemente explorada em seus aspectos teóricos, metalinguísticos e metateóricos, necessitando, por isso, de novas abordagens investigativas no campo da História das Ideias Linguísticas; 2.3. demonstrar que esta gramática é, em si mesma, representante em certa medida de características epistemológicas próprias aos instrumentos linguísticos, que são as gramáticas: a cumulatividade.
    • Nome do projeto: Grupo de Trabalho em Gramáticas: História, Descrição e Discurso (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. V. , VARGAS, M. V. , COSTA, S. B. , ANTEZANA, M. , ELIAS, V. , CABRAL, S. G. , BONVINI, E. , KUNDMAN, M. S. , BRITO, R. H. P. , SIQUEIRA, C. , MARQUES, R. , DAHLET, V. , TRAVAGLIA, L. C. , CONDE, V. G. , HACKEROTT, M. M. , LEITE, M. Q. , FERREIRA, L. H. , LEON, J. , ASSUNCAO, C. C. , NEGREIROS, G. R. C. , BENTES, A. C. , COLOMBAT, B. , SOUZA, M. C. P. , PEREIRA, V. A. , ANTEZANA, M. B. O. , ARCHAIMBAULT, S. , BARROS, D. L. P. , GOMES JÚNIOR, S. C. , WILLIAMS, A. C. T. .
      Descrição: O GT Gramáticas: história, descrição e discurso visa a reunir pesquisadores interessados na pesquisa da gramática como um instrumento lingüístico importante tanto à constituição quanto à divulgação (pela incorporação) de teorias lingüísticas vigentes ao longo do tempo, ou em época determinadas. O ponto de partida e agregação dos trabalhos, portanto, é o objeto de estudo: a gramática. Cada pesquisador tratará esse objeto a partir de seus interesses científicos, estudando, assim, ou o discurso que a constitui, ou as teorias que a conformam, do ponto de vista sincrônico ou diacrônico. A cada ano, um tema deverá ser escolhido pelo grupo para o desenvolvimento da pesquisa. O GT parte de perguntas, como as apresentadas a seguir, que conduzirão as pesquisas a serem realizadas: que teorias subjazem ao texto das gramáticas em cada período da história? quais as características das gramáticas em cada período histórico? qual a relação de diferentes teorias que regem as gramáticas, em cada período histórico, com a sua organização? qual a relação entre a elaboração das gramáticas e a construção de outros saberes em cada período histórico ? como a gramática se organiza discursivamente?  como se desenvolve o tratamento de cada nível de análise lingüística nas gramáticas? que relação há entre a teoria gramatical e os exemplos que integram as gramáticas? que importância pedagógica têm as gramáticas para o ensino de língua materna ou de línguas estrangeiras? como se organizam e que importância têm as gramáticas bilíngues para o ensino de línguas? que relação tem as gramáticas com o uso linguístico, a variação linguística e a normalização da língua?