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Waldemar Ferreira Netto

    • Professor Titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP, na área de Filologia e Língua Portuguesa; graduado em Letras-Português (1985), mestre em Linguística (1989), doutora em Lingüística (1994), e livre-docente (2006), pela Universidade de São Paulo. Professor universitário desde 1990, na USP, em disciplinas de graduação e de pós-graduação de fonética e fonologia e de narrativas e de Tradição Oral. Mantenho projeto de análise automária da entoação discursiva na língua portuguesa e de manutenção da Tradição Oral em sociedade letrada. Desenvolvo trabalhos de extensão relacionado às manifestação discursiva nas diferentes formas de preconceito.

       

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    • FERREIRA NETTO, W. . Decomposição da entoação frasal em componentes estruturadoras e em componentes semântico-funcionais.. 2008 (Comunicacao)
    • ROSA, R.C.M. ; CONSONI, F. ; FERREIRA NETTO, W. . A análise automática das finalizações prosódicas e a separação intuitiva de frases em textos longos. 2008 (Congresso)
    • VIEIRA, M. DE F. ; FERREIRA NETTO, W. . O saci da tradição local no contexto da mundialização e da diversidade cultural. 2008 (Congresso)
    • CUNHA, A. ; FERREIRA NETTO, W. . Hakitía: a língua dos judeus-marroquinos. 2008 (Comunicacao)
    • FERREIRA NETTO, W. ; PERES, D. O. . A variação tonal em português brasileiro a partir de frases espontâneas e de textos lidos. 2008 (Congresso)
    • CONSONI, F. ; FERREIRA NETTO, W. . A variação entre consoantes surdas e sonoras em textos de escrita espontânea. 2002 (Simposio)
    • FERREIRA NETTO, W. . Texto literário e ensino de língua materna. 2003 (Seminário)
    • CONSONI, F. ; FERREIRA NETTO, W. . Dificuldades fonológicas na escrita de alunos do Ensino Fundamental. 2003 (Simposio)
    • FERREIRA NETTO, W. . Populações indígenas remanescentes em São Paulo. 2004 (Simposio)
    • FERREIRA NETTO, W. . O trabalho clínico e educacional com a população indígena. 2005 (Conferência)
    • FERREIRA NETTO, W. . A (re)construção da noção de avaliação em textos de alunos universitários de Elaine Kendall Santana Silva. 2005 (Seminário)
    • FERREIRA NETTO, W. . Letramento e Memória. 2007 (Conferência)
    • FERREIRA NETTO, W. . Da necessidade da pesquisa em lingüística na Pós-Graduação. 2007 (Conferência)
    • FERREIRA NETTO, W. . Letramento. 2006 (Conferência)
    • FERREIRA NETTO, W. . Declinação frasal na língua portuguesa. 2007 (Comunicacao)
    • FERREIRA NETTO, W. . Ritmo e série temporal na língua portuguesa. 2006 (Seminário)
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    • FERREIRA NETTO, W. . Mesa redonda: O ensino de português como língua estrangeira. 1997 (Congresso)
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    • Antonio Carlos Quinto ; Ferreira Netto, Waldemar . Sistema desenvolvido na FFLCH analisa entoação da língua automaticamente. 2012 USP Online Destaque
    • Antonio Carlos Quinto ; Waldemar Ferreira Netto . Sistema analisa entoação da língua de forma automática. 2012 Revista Exame
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    • FERREIRA NETTO, W. ; GALLOIS, D. T. . IX Curso de Formação de Formação de Professores Waiãpi. 1997 (Centro de Trabalho Indigenista)
    • FERREIRA NETTO, W. ; GALLOIS, D. T. . X Curso de Formação de Professores Waiãpi. 1997 (Centro de Trabalho Indigenista)
    • FERREIRA NETTO, W. ; GALLOIS, D. T. . XI Curso de Formação de Professores Waiãpi. 1998 (Centro de Trabalho Indigenista)
    • FERREIRA NETTO, W. ; LADEIRA, M. E. M. . VIII Curso de Formação dos Professores Timbira. 1998 (Centro de Trabalho Indigenista/Fundação Nacional do Índio)
    • FERREIRA NETTO, W. ; GALLOIS, D. T. . XV Curso de Formação de Professores Waiãpi. 1999 (Centro de Trabalho Indigenista)
    • FERREIRA NETTO, W. ; LADEIRA, M. E. M. . IX Curso de Formação de Formação de Professores Timbira. 1999 (Centro de Trabalho Indigenista/Fundação Nacional do Índio)
    • FERREIRA NETTO, W. ; GALLOIS, D. T. . XVII Curso de Formação de Professores Waiãpi. 2000 (Centro de Trabalho Indigenista)
    • FERREIRA NETTO, W. . Escrita e letramento na língua portuguesa: aspectos básicos.. 2007 (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
    • FERREIRA NETTO, W. . Entoação frasal em narrativas orais. 2012 (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus de Três Lagoas)
    • FERREIRA NETTO, Waldemar . Técnicas descritivas de aspectos acústicos da entoação emotiva da fala em língua portuguesa. O modelo ExProsodia.. 2019 (Núcleo de Pesquisas e Estudos na Síndrome de Down (SaberDown)/Laboratório de Pesquisa e Estudos em Fonética e Fonologia (LAPEFF))
    • FERREIRA NETTO, Waldemar . Minicurso - Análise da entoação afetiva da língua portuguesa pelo programa ExProsodia. 2022 (Simposio Internacional de Estudos da Língua Portuguesa)
    • FERREIRA NETTO, Waldemar ; MARTINS, M.V.M. . O programa de pesquisa ExProsodia para a entoação discursiva. Aplicações.. 2022 (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo)
    • FERREIRA NETTO, W. . Pesquisa em Fonética e Fonologia. 2005 (Associação Nacional de Pesquisa da Graduação em Letras)
    • FERREIRA NETTO, W. . Lingüística Indígena. 2004 (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul)
    • FERREIRA NETTO, W. . O uso do ExProsodia na análise automática da entoação. 2012 (Faculdade do Sudoeste Paulista)
    • FERREIRA NETTO, W. . Relatório Técnico para o CNPq referente à Bolsa Pq 2011-2014. 2014
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 17
    • FERREIRA NETTO, W. . ExProsodia - Manual Inicial. 2008 (Material instrucional)
    • FERREIRA NETTO, W. ; ANDRADE, M. L. V. O. ; REZENDE, N. L. ; BARZOTO, V. H. . Língua Portuguesa. Módulo 2. 2005 (Material instrucional)
    • FERREIRA NETTO, W. ; ANDRADE, M. L. V. O. ; REZENDE, N. L. ; BARZOTO, V. H. . Língua Portuguesa. Módulo 3. 2005 (Material instrucional)
    • LADEIRA, M. E. M. ; FERREIRA NETTO, W. ; VIEIRA, N.M. . Os nossos bichos. Alfabetização em portutguês 1.. 1998 (Material instrucional)
    • LADEIRA, M. E. M. ; FERREIRA NETTO, W. ; VIEIRA, N.M. . Aprendendo Gramática - 1 Caderno de escercícios complementar ao livro Estudando os Cerrados. 1998 (Material instrucional)
    • LADEIRA, M. E. M. ; FERREIRA NETTO, W. ; VIEIRA, N.M. . Os nossos bichos. Alfabetização em portutguês 2.. 1998 (Material instrucional)
    • CARMONA, Josias. ; CABREIRA, Jair ; FERREIRA NETTO, W. . Nhemanduarã Kaiowá. 2005 (Material instrucional)
    • AIKYRY, ; MOROPI ; PARARA ; SENI ; JAPAROPI ; MAKARATO ; SEKI ; TAPENAIKY ; TARAKU'ASI ; FERREIRA NETTO, W. . Jane kwer kareta re tui upa okusiwa kupa. 1999 (Material instrucional)
    • LADEIRA, M. E. M. ; VIEIRA, N.M. ; SABINO ; SALU ; IRAMAR ; FERREIRA NETTO, W. . Cartilha Krahô. Alfabetização em português. A nossa caça. Parte 2.. 1993 (Material instrucional)
    • FERREIRA NETTO, W. . Apostila de Português. IX Seminário de professores waiãpi.. 1997 (Material instrucional)
    • FERREIRA NETTO, W. . Apostila. Frases e verbos. X Seminário de formação de professores waiãpi. 1997 (Material instrucional)
    • FERREIRA NETTO, W. . Apostila de Língua Portuguesa. XI Curso de formação de professores waiãpi.. 1998 (Material instrucional)
    • FERREIRA NETTO, W. ; SANTOS, L. A. DOS . Magistério II. 2ª Etapa de formação básica. XIII Curso de formação de professores waiãpi.. 1998 (Material instrucional)
    • FERREIRA NETTO, W. . Apostila para o estudo das línguas. Formação de professores waiãpi.. 1999 (Material instrucional)
    • FERREIRA NETTO, W. . Minidicionário 2º ano. 2011 (Material instrucional)
    • FERREIRA NETTO, W. . Minidicionário 3º ano. 2011 (Material instrucional)
    • LADEIRA, M. E. M. ; VIEIRA, N.M. ; FERREIRA NETTO, W. . Cartilha Krahô. Alfabetização em português. A nossa caça. Parte 1.. 1993 (Material instrucional)
    • Nome do projeto: ExProsodia - Análise automática da entoação na língua portuguesa (2007 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA NETTO, W. , VIEIRA, M. DE F. , PERES, D. O. , ROSA, R.C.M. , MARTINS, M.V.M. .
      Descrição: É objetivo deste projeto descrever a entoação da língua portuguesa por meio de instrumentos automáticos e com as hipóteses verificadas em testes de percepção. Para isso, entendemos a entoação a variação temporal de f0 como uma série temporal cujas 3 componentes ? finalização, sustentação e foco/ênfase ? são interpretadas isoladamente e de forma semelhante à organização melódica própria de uma sociedade. Também é objetivo aprimorar o aplicativo de análise automática da entoação da fala ExProsodia® para garantir que as análises automáticas deem respaldo correto às análises. este projeto ocorre em três grandes áreas de pesquisa: análise da produção da entoação na fala, análise da percepção da entoação na fala e o aprimoramento do instrumento de análise automáticada entoação na fala. A análise da produção da entoação na fala desenvolve-se considerando as formas de manifestação: fala espontânea, leitura, textos longos/narrativas, diálogos e canções. Os dados para as análises de fala espontânea, leitura e diálogos são coletados nos meios de comunicação e na internet, para a autenticidade dos mesmos, com algumas restrições de caráter acústico; os dados relativos às canções e às narrativas decorrerão de pesquisa de campo. A análise da percepção da entoação na fala desenvolve-se quanto a finalizações, JNDs (Just Noticiable Differences), Foco/Ênfase, pedal/escala/modo. Os dados para as análises são coletados em pesquisa de campo, em experimentos controlados. O aprimoramento do aplicativo ExProsodia desenvolve-se quanto ao estabelecimento da Frequência Média (ou Tom Médio) das falas analisadas, a escala de cinco tons, as unidades CPS (Candidatos a Pico Silábico), a duração das unidades extraídas da fala (pausas e alongamentos excessivos), a correlação da intensidade com a extração dessas unidades, a formação das pausas e os alongamentos excessivos das unidades CPS e a decomposição da série temporal em Finalização (F), Sustentação (S) e Foco/ênfase (E).
    • Nome do projeto: Aquisição da escrita em sociedades com predomínio da oralidade (2004 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA NETTO, W. , BAZ, Dami Gládis Maidana , VIEIRA, M. DE F. , MARTINES, G. V. , COSTA, N. S. A. , GUERRINI, N. , CUNHA, A. .
      Descrição: O projeto visa a verificação de mudanças nas manifestações lingüísticas que possam correlacionar-se à aquisição da escrita em comunidades com predomínio da oralidade nas diversas formas de manutenção do conhecimento.
    • Nome do projeto: Descrição das línguas indígenas atualmente faladas no Brasil (1994 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA NETTO, W. , MORAES, M. J. , LADEIRA, M. E. M. , SOUZA, D. A. B. E. , ANDRADE, J. R. DE , ANDRADE, K. DE , ALVES, F. DE C. , OLIVEIRA, L. I. F. DE , SANTOS, L. A. DOS , AMADO, R. DE S. .
      Descrição: Descrever as línguas indígenas atualmente faladas no Brasil.
    • Nome do projeto: Evasão e tempo de permanência no curso de Letras USP (2011 - 2012
      Natureza: Outra
      Integrantes: FERREIRA NETTO, W. , LEITE, Marli Q. , FERNANDES, Andressa C.S. , GOMES, Tamires C. , RIBEIRO, Camila T. , PARONI, Bruna C. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo verificar a Evasão e tempo de permanência nos cursos de graduação em Letras USP. Foi financiado pela Pró-Reitoria de Gradução em conjunto com a Comissão de Graduação da FFFLCH
    • Nome do projeto: Análise automática de manifestações emocionais em PB: aplicações do programa ExProsodia (2013 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA NETTO, W. , PERES, D. O. , ROSA, R.C.M. , MARTINS, M.V.M. , SOUZA, A. R. , TARTAGLIA, Glenda M. B. , VIEIRA, M. F. , GARCIA, R. R. , JORGE, A. C. .
      Descrição: O aprimoramento do aplicativo ExProsodia para a análise automática de manifestações emocionais exige a definição de parâmetros externos. Para isso pretende-se realizar a pesquisa a partir da análise da produção e da análise percepção da entoação na fala. A pesquisa conjugada entre a equipe que desenvolve o aplicativo nas Letras da FFLCH/USP e os professores e alunos dos cursos de Psicologia e de Veterinária da Faculdade Sudoeste Paulista (FSO), em Avaré. O interesse comum dessas instituições decorre especialmente da necessidade de se obter avaliações mais precisas relativas às manifestações emocionais tanto de indivíduos portadores de psicopatologias diversas, como esquizofrenia e psicopatia, em etapas anterior e posterior ao tratamento cinoterápico. Os dados serão coletados pelos alunos de ambas as instituições, analisados pelo ExProsodia® e interpretados pelos docentes e pesquisadores também da FSO e da USP. Dando continuidade às análises de narrativas, mantivemos contato com pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) desenvolvendo o projeto "Narrativas do Cotidiano e Variação Fonoestilística". O desenvolvimento do projeto envolverá a coleta de dados referentes a manifestações emocionais com variação de gênero e com variação de modalidade de textos, nesse caso, considerando-se as variáveis: textos lidos, textos improvisados de conversa, textos lidos, textos narrativos e textos memorizados (com forma fixa). Essa hipótese retoma as propostas originais do projeto ExProsodia, eliminando apenas as formas fixas como canções. Os resultados obtidos com essas análises serão posteriormente aplicados em testes de percepção promovidos pela equipe da FSO no sentido de se verificar as respostas de indivíduos portadores de psicopatologias que apresentam dificuldade de percepção das informações emocionais na entoação da fala. Como elementos de comparação, foram definidos 30 parâmetros, considerando-se TM, F/E, duração, intensidade e pausa. A seleção dos parâmetros significativos será feita mediante os indicativos apresentados pelos testes estatísticos da análise de clusters e das comparações múltiplas de Tukey ou Tukey-Kramer, ou ainda do teste de Dunnet. Outras análises poderão ser realizadas, se necessárias. A aplicação desses parâmetros em conjunto com a análise feita pelo ExProsodia© permitirão a síntese de curvas entoacionais. Com base nessa síntese, serão feitos testes de percepção com o propósito de se certificar de que os parâmetros definidos como significativos são efetivos. O desenvolvimento do projeto, além da coleta de dados, das análises e das sínteses, envolverá uma etapa de treinamento no uso dos aplicativos de uma maneira geral. Haverá a necessidade de se instalar computadores com recursos mais poderosos para as análises nos núcleos de desenvolvimento do projeto. Os trabalhos deverão realizar-se durante os anos de 2014, 2015 e 2016.
    • Nome do projeto: ExProsodia ? A prosódia no discurso narrativo (2017 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA NETTO, W. , MARTINS, M.V.M. , VIEIRA, M. F. , JORGE, A. C. , BAIA, M. F. A. , CARREIRO, J. C. , PADILHA, M. N. , NOVAIS, A. N. , ROSARIO, A. C. N. S. , SENA, H. A. .
      Descrição: Jean Vansina propôs que as formas orais da transmissão tradicional do conhecimento estabelecessem distinção entre forma e conteúdo de um lado, e liberdade e fixidez de outro: a narrativa compreendendo o improviso prosódico e lexical, e o poema, rejeitando o improviso. Poema e narrativa, segundo Roman Jakobson, diferem exclusivamente quanto à mensagem, deixando referências fregianas e interpretantes peircianos além de seu escopo. Na medida em que variações prosódicas e lexicais não atingem referências, a narrativa se caracteriza como uma sucessão de eventos representados simbolicamente. Na fala, a produção da voz e as representações lexicais estabelecem dois sistemas que se integram no ritmo tonal: a sustentação da voz condiciona-se com as condições do falante e a distribuição lexical decorre do acordo entre as necessidades expressivas do falante e as possibilidades de construção sintática que a língua apresenta. Em narrativas orais, a integração desses sistemas permite-nos associar a entoação na fala com a entoação musical: finalizações autênticas visam a um tom descendente finalizador, enquanto que finalizações plagais não buscam esse mesmo tom, reproduzindo na fala a mesma tendência que se verificou para a música ocidental.
    • Nome do projeto: Tradição Oral, Narrativas e Sociedade (2017 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA NETTO, W. , BRAGADIN, C. A. , MALAGOLI, M. M. , JARDIM, M. P. , LACHI, G. A. .
      Descrição: Este projeto objetiva descortinar a reflexão social relativa à mudança de sociedades tradicionais para sociedades modernas, tomando o quadro teórico de Durkheim e aplicando os modelos de análise de narrativas propostos por Labov e Waletzky (1967), Labov (1997) e Bruner (1991), especialmente voltados nos estudos da linguagem. Baseia-se na hipótese de Jerome Seymour Bruner (1915-2016), que deu argumentos convincentes para que a nossa própria identidade pudesse ser entendida como um fenômeno narrativo. Não há como decidir se essa hipótese tem corresponde à realidade, mas é viável aceitá-la como plausível, sobretudo porque permite explicar um conjunto muito significativo de fatos sociais como se verá. A discussão partirá da formação social, que é o conjunto maior, portador de todas as informações humanas, para o senso comum, entendido como o conjunto de informações que a sociedade procura manter; daí para a formação dos indivíduos, que seriam aqueles que, reunido sob o mesmo senso comums formam a sociedade e, então, para a maneira particular como os indivíduos adquirem e portam esse conjunto simbólico, com que constroem a si mesmos e a sociedade. Finalmente aparecerão as narrativas e as suas possibilidades de abordagens que serão a única base material para a compleição social. Para a formação social, a hipótese da diferenciação entre sociedades de Émile Durkheim ? aqui consideradas como sociedades tradicionais e sociedades modernas ? será a base de toda a discussão. A hipótese da diferenciação entre status adquirido e status atribuído de Ralph Linton complementará a discussão. Ambas vão perpassar a discussão do senso comum, da individuação e da formação simbólica. A discussão sobre o senso comum não terá um texto base, mas sim um conjunto de obras de cunho antropológico. Essa hipótese, entretanto, vai culminar nas imagens de Ernest Gellner e de Mário de Andrade que apresentarão suas hipóteses da imersão do homem comum num sistema de crenças que lhe obscurece sua própria percepção da realidade. A individuação, cujo o ponto de partida serão as ideias de Aristóteles, seguirá as hipóteses de David Hume que servirão de base para as discussões posteriores. George Mead servirá como ponto de passagem para a discussão de Gerard Genette, em relação à separação entre a narrativa de ficção e as demais. A formação simbólica, que é o capítulo em que finalmente a linguagem terá um papel predominante, terá como ponto de partida e base para todas as discussões, mesmo retroativamente, as ideias de Charles Sanders Peirce e Gottlob Frege, cujas concepções de símbolo farão o enlace final de tudo o que se discutiu para, somente a partir delas, ter início a análise das narrativas. Finalmente, além de apresentar alguns modelos de análise de narrativas, em geral, que estarão baseados nas propostas de Labov & Waletzky (1967), Labov (1997) e Bruner (1991), tentar estabelecer diferenças entre aspectos das narrativas que preconizem a descrição e a manutenção de comportamentos e os que preconizem a inovação pela reflexão crítica do comportamento tradicional.
    • Nome do projeto: Narrativas tradicionais no âmbito das sociedades letradas (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA NETTO, W. , BRAGADIN, C. A. , MALAGOLI, M. M. , JARDIM, M. P. , LACHI, G. A. , MEDRADO, V. S. T. , FERREIRA, Danielle. L. , CRUZ, H. A. , CASTRO, G. A. .
      Descrição: Ao trazer para a modernidade um conjunto de estratégias próprias da Tradição Oral de sociedades tradicionais, elimina-se o contexto de situação imprescindível para sua funcionalidade. Este projeto objetiva verificar se as narrativas tradicionais e suas estratégias de manutenção e adequação reproduzidas no âmbito das sociedades letradas podem recuperar sua funcionalidade tradicional. Para sua realização, propõe-se que, além de coletâneas de narrativas tradicionais, sejam coletadas em diferentes formas de divulgação que retratam personagens míticas transformadas em monstros, ou no discurso religioso que as toma como figuras demoníacas e maléficas, ou mesmo no discurso, escolar ou não, voltado ao público infantil que as recompõe de forma asséptica e desprovida de qualquer funcionalidade social. Tais narrativas serão analisadas e interpretadas segundo o modelo de Labov e Waletzky (1967) e Bruner (1990, 1991), especialmente voltados para a linguagem. As análises deverão seguir o protocolo de Labov (1997), tal como foi abordado em Ferreira Netto (2008; 2017) que servirá como orientação geral para as análises. Prevê-se como resultados finais a categorização e a interpretação desses processos adaptativos e o estabelecimento um protocolo de avaliação quanto à sua implementação como mecanismos funcionais de descortínio e preconização da diversidade e da tolerância. A aplicabilidade desses resultados volta-se principalmente para a educação básica, sobretudo a fundamental, e a possibilidade de crítica às narrativas que se interponham na direção oposta à tolerância e à diversidade social.
    • Nome do projeto: Narrativas orais tremembé: processos de reafirmação identitária e recorrência de figuras simbólicas (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA NETTO, W. , JARDIM, M. P. .
      Descrição: O trabalho visa identificar a função das narrativas orais no processo de afirmação da identidade indígena Tremembé através da análise da recorrência, e consequente adaptação, de figuras típicas das narrativas tradicionais na coletânea feita por Betty Mindlin. As narrativas funcionam como forma de organizar a experiência, cuja esquematização fornece meios para construção da realidade. Assim, a recorrência de figuras utilizadas por sociedades com as quais estabelecem processos de interação social permanente pode contribuir para a afirmação identitária da comunidadeemquestão.
    • Nome do projeto: Observatório da diversidade discursiva. Formas de se evitar o preconceito estrutural no discurso. (2024 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA NETTO, W. .
      Descrição: diversidade cultural brasileira tem origem tanto na história social, na confluência das populações, como nos processos culturais internos. Em que pese o resultado desses processos, a avaliação tradicional conservadora confronta a modernização progressista não raras vezes como intolerância social seja para um lado seja para o outro. Na medida em que tal intolerância possa ser facilmente reconhecida por suas manifestações materiais discursivas, é possível torná-la objeto de ações governamentais que a criminalizem legalmente. No entanto, é notável que a intolerância não permaneça com a mesma obviedade em todas as suas manifestações materiais. Pode-se perceber a intolerância pelo pagamento em que se trata a diferença como inexistente; pela camuflagem em um discurso humorístico, religioso ou científico; e ainda pelo discurso intercalado de expressões preconceituosas cristalizadas pela tradição. Qualquer que seja o mecanismo de manutenção da intolerância discursiva, pode-se tomá-la como uma produção consciente ou inconsciente, motivada ou imotivada. Caberá, especialmente à vítima da intolerância o reconhecimento de que foi alvo de um tratamento diferenciado e prejudicial. O fato de a vítima da intolerância poder estar nas etapas iniciais de formação individual e, por isso mesmo, estar aquém da possibilidade de manifestar-se criticamente a ela, torna-a dependente de que alguém o faça por ela. No processo de formação escolar, as possíveis vítimas da intolerância adentram na puberdade a partir do 6 ano e se tornam conscientes, mas impedidas de atuar de forma contundente contra isso. Correções, reprimendas e ofensas, quanto à variações de fala, de gênero, de preferência sexual, de raça, ou de aspectos corporais têm sido objeto de crítica em instâncias diversas, mas dificilmente alcançam a eficácia desejada no âmbito social. Abordagens discursivas relativas à escola atentam principalmente para variações de fala e, mais raramente, para racismo e sexismo. Embora aspectos sociais relacionados à preferência sexual tenham sido objetos enfatizados pela mídia, especialmente a de entretenimento; o capacitismo muito mais raramente recebe alguma atenção. Profissionais do ensino básico têm condições suficientes para fazer a exegese das mais diferentes formas discursivas em sua prática educativa, mas é pouco provável que disponham de tempo e de material bastantes para essa atividades. Soma-se a isso o fato de que, além do material didático disponibilizado, na forma de apostilas, de livros independentes, de vídeos ou de outras formas de expressão, seu público de sala de aula tem acesso a quantidade praticamente infinita de informações pela Internet, cuja qualidade pode oscilar da fake news mais preconceituosa até o conhecimento científico e crítico perfeitamente adequado às necessidades atuais. O efeito desastroso dessa variedade informacional decorre de tratamento similar para todos as produções disponíveis independentemente de sua qualidade. Em diferentes regiões do Brasil, algumas tentativas foram feitas para diferentes aspectos com o propósito de oferecer suporte a esses profissionais para evitar a divulgação e a perenização do preconceito. A Atividade Extensionista Curricular ora proposta tem como objetivo principal oferecer subsídio para professores do ensino básico, sobretudo a partir do 6 ano, selecionarem e produzirem material didático que não apresente formas de preconceito estrutural a seus alunos.
    • Nome do projeto: Diversidade Sociocultural e Contato Linguístico. A dinâmica da diversidade na materialidade linguística entre centros urbanos por zonas de influência urbana. (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA NETTO, W. , MARTINS, M.V.M. , SENA, H. A. , MADEIRO, I. S. , BORGES, C. G. J. , SILVA, Y. O. , JACYNTO, C. R. , GREGOLIN, R. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo compreender a dinâmica da diversidade linguística em diferentes situações sociais. No âmbito específico deste projeto, entende-se ?dinâmica da diversidade? como transformação sistematizada de estados linguísticos motivada socialmente. Este projeto tem por objetivo compreender a dinâmica da diversidade linguística em diferentes situações sociais. Para tanto, essa pesquisa propõe verificar se a língua portuguesa usada em pequenas cidades (com menos de 10.000 habitantes) apresenta características linguísticas próprias que se diferenciem da língua portuguesa usada em grandes centros urbanos (com mais de 100.000 habitantes). Para a etapa atual da análise estão sendo coletadas vozes de indivíduos com grande influência na população, definidos atualmente como influenciadores. O critério de seleção desses influenciadores foi definido por seu alcance na sociedade, nas redes digitais estabelecido por views ou número de seguidores, e nas TVs abertas pelo número de audiência. O cruzamento de dados sonoros com dados lexicais será feito a partir da localização de clichês, gerados pelos influenciadores, que possivelmente se encontrem distribuídos entre as populações dos demais centros urbanos. Para maior abrangência da coleta de dados, estes fazem parte de áreas diversas, como entretenimento, notícias, religião e educação. Todos os dados coletados estão sendo processados acusticamente e armazenados como áudios, para estarem disponíveis nas próximas etapas do projeto.
    • FERREIRA NETTO, W. . Coordenador do Laboratório de Apoio à Pesquisa e ao Ensino de Letras - LAPEL. 2009 - Coordenação
    • FERREIRA NETTO, W. . A universidade e as profissões. 2009 - Palestrista
    • FERREIRA NETTO, W. . Especificidades da Licenciatura e do Bacharelado em Português. 2009 - Palestra
    • FERREIRA NETTO, W. . Avaliação Trienal 2010 da área de Letras e Linguística,. 2010 - Assessoria
    • FERREIRA NETTO, W. . III Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala. 2011 - Comissão científica
    • FERREIRA NETTO, Waldemar . ExProsodia - Análise automática da entoação discursiva. 2021 - Encontro científico
    • FERREIRA NETTO, W. . Seminário de Teses em Andamento - SETA. 2011 - Encontro científico
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Cheila Aparecida Bragadin Filologia e Língua Portuguesa Doutorado
    Helen Adriele da Cruz Filologia e Língua Portuguesa Mestrado
    Marielly Marques Malagoli Filologia e Língua Portuguesa Doutorado
    Vitória Silveira Teixeira Medrado Filologia e Língua Portuguesa Mestrado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Álvaro Fernando Rodrigues da Cunha Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 16/05/2012
    Rosicleide Rodrigues Garcia Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 09/06/2015
    Leandro Tibiriça de Camargo Bastos Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 18/01/2018
    André Ricardo de Souza Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 02/10/2014
    Cássio Augusto Alves de Andrade Santos Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 17/04/2017
    Nazzareno Guerrini Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 03/05/2010
    Fernanda Consoni Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 14/04/2011
    Lúcia Inês Freire de Oliveira Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 09/02/2015
    Ana Cristina Aparecida Jorge Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 26/01/2024
    Telma Aparecida Félix da Matta Ccori Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 07/08/2018
    Dami Glades Maidana Baz Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 08/08/2011
    Karylleila dos Santos Andrade Klinger Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 31/07/2006
    Marcus Vinicius Moreira Martins Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 21/11/2017
    Daniel Oliveira Peres Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 24/10/2016
    Rosane de Sa Amado Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 26/10/2004
    Maressa de Freitas Vieira Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 07/10/2009
    Natalina Sierra Assêncio Costa Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 08/02/2011
    Álvaro Fernando Rodrigues da Cunha Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 24/03/2009
    Clara Beatriz Haag Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 08/11/2023
    Cosme Romero Martins Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 13/07/2009
    José Roberto de Andrade Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 28/03/2000
    Flávia de Castro Alves Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 18/05/1999
    Silvia Margarete Cunha Silva Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 26/04/2001
    Rosicleide Rodrigues Garcia Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 28/05/2009
    Leandro Tibiriça de Camargo Bastos Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 11/04/2006
    Cássio Augusto Alves de Andrade Santos Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 02/07/2012
    George Verges Martines Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 10/10/2007
    Nazzareno Guerrini Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 22/11/2000
    Lilian Abram dos Santos Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 08/11/2002
    Fernanda Consoni Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 06/06/2006
    Ivo Aloide Ié Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 03/03/2022
    Cristina de Matos Martins Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 19/10/2007
    Lúcia Inês Freire de Oliveira Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 22/05/2002
    Ana Cristina Aparecida Jorge Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 17/01/2019
    Telma Aparecida Félix da Matta Ccori Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 04/10/2012
    Winola Weiss Pires Cunha Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 15/12/2020
    Dami Glades Maidana Baz Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 06/06/2006
    Karylleila dos Santos Andrade Klinger Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 31/07/2000
    Marcus Vinicius Moreira Martins Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 18/02/2013
    Dionizio Augusto Bueno de Souza Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 26/09/2003
    Daniel Oliveira Peres Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 14/10/2011
    Ronaldo Aparecido Moura Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 03/07/2019
    Ivan Pereira de Souza Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 19/09/2007
    Renata Cezar de Moraes Rosa Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 21/08/2015
    Rosane de Sa Amado Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 15/02/2000
    Maressa de Freitas Vieira Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 21/12/2004
    Marielly Marques Malagoli Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 08/03/2024