Não autenticado |

Emily Caroline da Silva

    • Emily Caroline da Silva é docente da área de Francês do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP). É doutora e mestre em Letras pelo programa de pós-graduação Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA) da FFLCH-USP, sob orientação da profa. Eliane Lousada. Realizou entre 2018-2019 um semestre de doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra, sob a orientação da profa. Ecaterina Bulea-Bronckart, com bolsa CAPES/PDSE. Sua área de pesquisa compreende a linguística aplicada e formação docente para o trabalho de ensino com línguas estrangeiras. Possui especialização latu senso em "Processos didático-pedagógicos para cursos na modalidade a distância". É bacharel e licenciada em Letras, com habilitação em Português e Francês, na USP, e formou-se também em Pedagogia. É pesquisadora membro do grupos de pesquisa ALTER-AGE/CNPq e E-labore/CNPq. No plano profissional, ministrou cursos de aperfeiçoamento linguístico em francês para professores dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) da rede pública do estado de SP. Realizou oficinas de formação de professores a convite da UEL, UFV, UFPR, USP, University of Toronto, APFESP e École Québec. Foi tutora (facilitadora) nos cursos de Licenciatura da UNIVESP. Em 2012, foi professora-assistente na Universidade de Guelph, Canadá, ministrando disciplina de Português para Estrangeiros e de Francês Língua Estrangeira. No ano escolar de 2010-2011, trabalhou para o Ministério da Educação Nacional da França como assistente de língua portuguesa em Bourges, na França.

       

      Links:    

    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; FAZION, F. . Pratiques et réflexions sur L?enseignement du français: douze ans de la Journée de Formation. São Paulo : Pontes, 2023 . p. ISBN: 9786556377865.
    • LOUSADA, E. G. ; DOLZ, J ; SILVA, E. C. ; VILLAGRA, A. . Gêneros orais e ensino de línguas: propostas de pesquisas e dispositivos didáticos. São Paulo : Pontes, 2023 . 160p. ISBN: 9786556377346.
    • SILVA, E. C. ; NAZIMA, Mariana Muniz ; HAAS, Celia Maria ; BARBOSA, Aline Pereira Ramirez ; NUNES, G. F. S. . Professores Conteudistas na Educação Superior a Distância Revista @mbienteeducação , v. 1 , p. e023026 - , 2023. ISSN: 19828632.
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; SUMIYA, A. H. . A TELECOLABORAÇÃO ENTRE PROFESSORES BRASILEIROS E ESTUDANTES CANADENSES REVISTA DE LETRAS (FORTALEZA) , v. 2 , p. 1-20 - , 2022. ISSN: 23584793.
    • SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Ensino-aprendizagem de línguas, trabalho e formação docente: caminhos e pontes entre Linguística Aplicada e Didática das Línguas Leitura , v. 67 , p. 354 - 374 , 2020. ISSN: 23179945.
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; DIAS, A. P. S. . O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência Revista Linha D´Água , v. 33 , p. 161 - 188 , 2020. ISSN: 22364242.
    • SILVA, E. C. . Perspectivas da pesquisa em educação e em didática das línguas na Universidade de Genebra: entrevista com Ecaterina Bulea Bronckart EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 46 , p. 1 - 24 , 2020. ISSN: 16784634.
    • SILVA, E. C. ; LOUSADA, E. G. . Transformar a experiência vivida: uma análise sobre as verbalizações dos professores na entrevista de autoconfrontação NONADA , v. 1 , p. 135 - 155 , 2017. ISSN: 21769893.
    • SILVA, E. C. . L?analyse du travail enseignant pour la formation: enjeux et possibilités d?une expérience d?appropriation du cadre méthodologie de l?autoconfrontation NON PLUS - REVISTA DISCENTE DA ÁREA DO FRANCÊS - USP , v. 5 , p. 95 - 114 , 2014. ISSN: 23163976.
    • SILVA, E. C. ; LOUSADA, E. G. . O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio Horizontes , v. 32 , p. 73 - 87 , 2014. ISSN: 2317109X.
    • SILVA, E. C. ; FAZION, F. ; FONSECA, W . Um minuto no museu: um itinerário didático em francês língua estrangeira mobilizando linguagem, engajamento e arte. Gêneros orais e ensino de línguas: propostas de pesquisas e dispositivos didáticos, v. , p. 37 - 68, 2023.
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; FAZION, F. . Um dispositivo de formação de professores dos Centros de Estudos de Línguas: reflexões sobre meio, comanda e demanda. Formação de professores e profissionalização docente: práticas situadas, v. , p. 149 - 182, 2022.
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; FAZION, F. . Présentation : un bilan de douze ans de Journée de Formation. Pratiques et réflexions sur L?enseignement du français: douze ans de la Journée de Formation, v. , p. 7 - 10, 2023.
    • SILVA, E. C. . Nouvelles pratiques sociales : quelle place pour les applications en classe de langue ?. Pratiques et réflexions sur L?enseignement du français: douze ans de la Journée de Formation, v. , p. 197 - 214, 2023.
    • SILVA, E. C. . Analisar características do texto oral em entrevistas em aloconfrontação e autoconfrontação. Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas, v. , p. 302 - 338, 2022.
    • SILVA, E. C. . O trabalho de professores de francês em Centros de Estudos de Línguas (CEL): formação e pesquisa como formas de resistência. Práticas de ensino e de formação docente em línguas estrangeiras: projetos, programas, iniciativas de resistência e gestos glotopolíticos, v. , p. 79 - 96, 2022.
    • SILVA, E. C. . Trabalhar com cultura em aula de língua estrangeira: um estudo sobre os mecanismos de textualização na construção do objeto de discurso ?conteúdos culturais?. Trajetórias teórico-metodológicas nos estudos do discurso, v. , p. 175 - 191, 2019.
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . Análise do agir docente no ensino de gêneros textuais acadêmicos em francês como língua estrangeira. Gestos didáticos para ensinar a língua: agir docente e gêneros textuais, v. , p. 183 - 216, 2017.
    • SILVA, E. C. ; MENEZES, M. ; LOUSADA, E. G. . Um estudo sobre as políticas linguísticas que regem a pluralidade linguística e cultural em dois contextos de ensino de francês na Universidade de São Paulo. Pluralidade linguístico-cultural em universidades sul-americanas: práticas de ensino e políticas linguísticas, v. 1, p. 167 - 202, 2016.
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; MENEZES, M. . Méthodes d?intervention, co-analyse et formation au travail enseignant à l?Université de São Paulo . Le français à l'Université (Bulletin AUF - Sous la loupe), 19e année, numéro 02, 2014 , Montreal , 05 jun. 2014.
  • Trabalhos em Anais: 34
    • SILVA, E. C. ; DUARTE, N. ; LOUSADA, E. G. . Dos conhecimentos gramaticais à sua mobilização no discurso: representações de professores sobre práticas de ensino de francês como língua estrangeira (FLE). In: 13o Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA) , 2022 , Fortaleza. 13o CBLA - Simpósios Temáticos - Caderno de Resumos. Fortaleza : UFCE, ALAB, 2022.
    • SILVA, E. C. . O ensino de francês no Centro de Estudos de línguas Línguas (CEL-SP): do dispositivo de intervenção aos aportes da pesquisa. In: IV Encontro de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução , 2022 , São Paulo. Caderno de Resumos do IV En_Letra. São Paulo : DLM-FFLCH-USP, 2022.
    • LOUSADA, E. G. ; TIGCHELAAR, M. ; SILVA, E. C. . Former à l'évaluation: une expérience de télécollaboration entre des étudiants canadiens et des enseignantes brésiliennes. In: XXIIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français , 2022 , Cuiabá. Cahier de Résumés du XXIIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français. Cuiabá : CBPF, .
    • SILVA, E. C. . Le travail de l'enseignant de français représenté dans les documents prescriptifs sur le Centre d'Etudes de Langues de São Paulo. In: XXIIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français , 2022 , Cuiabá. Cahier de Résumés du XXIIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français. Cuiabá : CBPF, 2022.
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; DUARTE, N. ; FAZION, F. . D?une commande institutionnelle à la création d?un dispositif de formation : récit d?une expérience avec des enseignants de FLE. In: Didactifen 2022: Évaluation et didactiques, évaluation et formation des enseignants. Des couples maudits ? , 2022 , Liège. Livret de résumés. Liège : Didactifen, 2022.
    • SILVA, E. C. ; MARRA, Arthur . LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: APROPRIAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM. In: CIET-ENPED , 2020 , São Carlos. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). São Carlos : , 2020. p. 1 - 7.
    • SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . La présence de la langue maternelle en classe de langue étrangère selon les enseignants : entre obstacle, résistance et outil. In: Didactifen , 2020 , Liège. Livret de Résumés - 2e Colloque du DIDACTIfen - Identifier, modéliser et surmonter les obstacles liés à l?apprentissage. : , 2020. p. 131 - 132.
    • SILVA, E. C. . A SEMIOTIZAÇÃO DO CONFLITO PROFISSIONAL POR PROFESSORES EM SITUAÇÃO DE ANÁLISE DAS PRÁTICAS: DOS IMPEDIMENTOS AOS POSSÍVEIS DO AGIR. In: VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo , 2019 , Porto Alegre. Anais eletrônicos VI ENCONTRO INTERNACIONAL DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO. Campinas : Galoá, 2019.
    • FAZION, F. ; SILVA, E. C. . A configuração do agir no gênero entrevista em autoconfrontação: diferenças entre professores iniciantes e experientes. In: IX Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais , 2018 , Campo Grande. Anais do Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Anais Eletrônicos.. Campinas : Galoá, 2018.
    • FAZION, F. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . La formation sur le terrain du métier : l'appropriation du cadre de l'autoconfrontation pour la formation. In: Colloque ACEDLE: Interagir pour apprendre les langues aujourd'hui. , 2015 , Lyon, France. Résumé des Communications Acceptées: Colloque ACEDLE: Interagir pour apprendre les langues aujourd'hui.. : , 2015. p. 20 - 20.
    • SILVA, E. C. . Refletir sobre o trabalho de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: indícios de tomada de consciência. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação 3 , 2015 , São Leopoldo, RS. Caderno de Resumos do Congresso Internacional Linguagem e Interação 3. São Leopoldo, RS : Casa Leiria, 2015. p. 235 - 236.
    • SILVA, E. C. . Trabalho educacional com conteúdos culturais em perspectiva: uma discussão à luz dos escritos vygotskianos. In: VI Encontro de Pesquisas do Francês - FFLCH-USP , 2014 , São Paulo. Caderno de Resumos do VI Encontro de Pesquisas do Francês - FFLCH-USP. : , 2014. p. 21 - 21.
    • SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Développer la compétence interculturelle en classe de FLE : la télé-réalité pourquoi pas ?. In: Colloque Pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo , 2013 , São Paulo. RÉSUMÉ DES CONFÉRENCES ET DES ATELIERS | ACTES DU COLLOQUE: Colloque Pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo. : , 2013. p. 14 - 15.
    • SILVA, E. C. . L'approche des contenus culturels en question: l'agir et les représentations des représentations construites dans et par les textes des enseignants. In: XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês , 2013 , Niterói, RJ. Caderno de Resumos do XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. : AF Niterói, 2013. p. 84 - 84.
    • SILVA, E. C. . A abordagem dos conteúdos culturais em aula de língua estrangeira: o que dizem os professores sobre seu agir. In: V Encontro de Pesquisas do Francês - FFLCH-USP , 2013 , São Paulo. Caderno de Resumos do V Encontro de Pesquisas do Francês - FFLCH-USP. : , 2013. p. 19 - 19.
    • SILVA, E. C. ; ROCHA, S.M. . Métamorphose de l?agir : nouveaux sentiers pour l?enseignement- apprentissage du FLE. In: XV Coloquio da Aliança Francesa , 2014 , Sao Paulo. Programa - Resumos. : , 2014.
    • SILVA, E. C. . L'approche des contenus culturels en question: une analyse des représentations construites dans et par les textes des enseignants. In: XVIème SEDIFRALE - Congrès de l?Amérique latine et de la Caraïbe de la FIPF , 2014 , Heredia, Costa Rica. Caderno de Resumos. : , 2014. p. 37 - .
    • SILVA, E. C. ; LOUSADA, E. G. ; LONGHI, S. M. D. ; BULLA, T. C. . O programa de formação de professores dos Cursos Extracurriculares de Francês da FFLCH-USP. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (I CIFLE) , 2012 , . Caderno de Resumos do I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (I CIFLE). : , 2012. p. 93 - 94.
    • SILVA, E. C. ; LOUSADA, E. G. ; LONGHI, S. M. D. ; BULLA, T. C. . Transformar para compreender: uma nova perspectiva nas pesquisas sobre formação de professores. In: Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: Desafios da Aprendizagem e do Ensino (I CIFLE) , 2012 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: Desafios da Aprendizagem e do Ensino (I CIFLE). : , 2012. p. 40 - 40.
    • SILVA, E. C. . O Intercultural em aulas de LE: como os sujeitos percebem o trabalho de ensinar. In: Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: Desafios da Aprendizagem e do Ensino (I CIFLE) , 2012 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: Desafios da Aprendizagem e do Ensino (I CIFLE). : , 2012. p. 42 - 43.
    • SILVA, E. C. . O roteiro pedagógico de navegação: levando o aprendiz à autonomia na aprendizagem de línguas. In: I Simpósio sobre o Ensino de Línguas Estrangeiras , 2011 , Rio de Janeiro. Caderno de Programação e Resumos do I Simpósio sobre o Ensino de Línguas Estrangeiras. : , 2011. p. 45 - 46.
    • SILVA, E. C. . A prática do começo e o começo da prática: como se dá a formação dos professores nos Cursos Extracurriculares de Francês. In: I Simpósio sobre o Ensino de Línguas Estrangeiras , 2011 , Rio de Janeiro. Caderno de programação e resumos do I Simpósio sobre o Ensino de Línguas Estrangeiras. : , 2011. p. 45 - 45.
    • SILVA, E. C. . Compreender a formação de professores na perspectiva vigotskiana: a mediação e o desenvolvimento na aprendizagem do métier. In: I ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E A TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL E DA ATIVIDADE: O RESGATE DO DIÁLOGO , 2012 , São Paulo. Caderno de Resumos do I ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E A TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL E DA ATIVIDADE: O RESGATE DO DIÁLOGO. : , 2012.
    • SILVA, E. C. . O tutorado como prática de formação de professores de línguas estrangeiras: uma análise do contexto de produção. In: 60º Seminário do GEL , 2012 , São Paulo. Caderno de Resumos do 60º Seminário do GEL. : , 2012.
    • SILVA, E. C. . As representações sociossubjetivas no processo de formação inicial de professores: um estudo de caso. In: IV Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP ? EPED , 2012 , São Paulo. Caderno de Resumos do IV EPED - USP. : , 2012. p. 29 - 29.
    • SILVA, E. C. . Aprendizagem do métier: como os professores de língua estrangeira concebem o intercultural ?. In: Colóquio Linguagem e Trabalho Docente , 2012 , São Paulo. Caderno de Resumos do Colóquio Linguagem e Trabalho Docente. : , 2012.
    • SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Développer la compétence interculturelle en classe de FLE: la télé-réalité pourquoi pas?. In: XIVe Colloque Pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo , 2013 , São Paulo. Actes du XIVe Colloque Pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo. : , 2013. p. 14 - 19.
    • SILVA, E. C. . A formação nos Cursos Extracurriculares de Francês da FFLCH (USP): o ponto de vista do professor iniciante. In: CIFLE , 2012 , Rio de Janeiro, RJ.. Anais do CIFLE. : , 2012.
    • SILVA, E. C. . Le début du métier de professeur de FLE: une expérience de formation pour apprendre à enseigner. In: XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês , 2011 , Curitiba, PR. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. : , 2011.
    • SILVA, E. C. . Internet para aula de língua estrangeira: transformando a simulação em ação. In: II Jornada de ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais , 2011 , FFLCH - USP, São Paulo, SP. Caderno de Resumos: II Jornada de ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. : , 2011. p. 18 - 18.
    • SILVA, E. C. . L?assistanat de Langue Portugaise en France: Les enjeux d?enseigner sa langue maternelle en langue étrangère. In: XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês , 2011 , Curitiba, PR. Caderno de Resumos do XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. : , 2011. p. 102 - 102.
    • SILVA, E. C. . Le professeur-moniteur du Cours Extracurriculaire de Français à la FFLCH (USP): Formation, Apprentissage et Enseignement. In: XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês , 2011 , Curitiba, PR. Caderno de Resumos do XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. : , 2011. p. 67 - 68.
    • SILVA, E. C. . Une expérience d'enseignement-apprentissage hybride à l'USP: le point de vue de l'apprenant. In: XVII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês , 2009 , Brasília, DF. Caderno de Resumos XVII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. : , 2009.
    • SILVA, E. C. . Nomes Nus Singulares em Contextos Episódicos. In: Caderno de Resumos: 15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP , 2007 , São Paulo - SP. 15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP. : , 2007.
    • SILVA, E. C. . Tese: Compreender o trabalho de ensino de francês nos Centros de Estudos de Línguas (CEL): sistema educacional, dilemas do métier e desenvolvimento profissional. : FFLCH - USP , 2023 (Tese)
    • SILVA, E. C. ; LOUSADA, E. G. . Cap. 'Emile Benveniste: da enunciação ao discurso' de Jean-Paul Bronckart. In: J.-P. BRONCKART, Teorias da Linguagem. Campinas: Mercado de Letras, p.275-287. São Paulo : Mercado de Letras , 2022 (Tradução)
    • ROCHA, S.M. ; SILVA, E. C. . Cap 1. Ensinar a compreensão oral: um projeto de engenharia didática. Campinas : Mercado de Letras , 2020 (Tradução)
    • SILVA, E. C. . Dissertação: 'O vivido, o revivido e os possíveis do desenvolvimento em diálogo: um estudo sobre o trabalho do professor de FLE com os conteúdos culturais' (https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-29062015-125936). : , 2015 (Dissertação de Mestrado)
    • SILVA, E. C. ; ROCHA, S.M. . 'Clínica da Atividade' de Yves CLOT. In: Revista Horizontes (USF), vol.35, n.3. USF, SP : Revista Horizontes, USF , 2017 (Tradução)
    • SILVA, E. C. ; FAZION, F. . 'Pluralidade dos gêneros e singularidades do texto: tensões constitutivas da didática das línguas' de Joaquim DOLZ, Myriam ABOUZAID In: Revista Linha d'Agua v28, n2, 2015. São Paulo : Revista Linha d'Água, USP , 2015 (Tradução)
    • SILVA, E. C. . Cap.6 'Competência linguageira e competência profissional: elementos para uma abordagem integrada' de Ecaterina BULEA-BRONCKART In: BRONCKART, JP. As unidades semióticas da ação: estudos linguísticos e didáticos na perspectiva do Interacionaismo Sociodiscursivo. Campinas, SP : Mercado de Letras , 2017 (Tradução)
    • SILVA, E. C. . Parecer para Acta Scientiarum - Educação (UEM). 2022 (Parecer)
    • SILVA, E. C. . Parecer para Veredas - Revista de Estudos Linguísticos. 2021 (Parecer)
    • SILVA, E. C. . Tradução da Entrevista da ALAB - Eliane Lousada entrevista Jean-Paul Bronckart (https://youtu.be/TkEZqOIq0HM). 2021 (Outra)
    • SILVA, E. C. . Parecer para Revista Linguagem em Foco. 2021 (Parecer)
    • SILVA, E. C. . Tradução consecutiva e dos slides da conferência: 'As contribuições da linguística saussuriana à concepção interacionista de desenvolvimento humano', ministrada por Ecateria Bulea-Bronckart no II JELIN. 2020 (Outra)
    • SILVA, E. C. . Tradução simultânea no Colóquio Internacional de Clínica da Atividade. 2019 (Outra)
    • SILVA, E. C. . Avaliador de produção textual para concursos e exames (VUNESP). 2017 (Outra)
    • SILVA, E. C. . Avaliador de produção textual para concursos e exames (FGV). 2019 (Outra)
    • SILVA, E. C. . Avaliador de Produção Textual para concursos e exames (CEBRASPE). 2016 (Outra)
    • SILVA, E. C. . Formação de professores iniciantes - Cursos Extracurriculares de Francês (24h) - 1º sem 2015. 2015 (Outra)
    • SILVA, E. C. . Formação de professores iniciantes - Cursos Extracurriculares de Francês (22h) - 2º sem 2014. 2014 (Outra)
    • SILVA, E. C. . Formação de professores iniciantes - Cursos Extracurriculares de Francês (45h) - 1o sem 2013. 2013 (Outra)
    • SILVA, E. C. . Transcrição de entrevista em francês 'Uma trajetória em meio às transformações do mundo contemporâneo. Entrevista com Janette Friedrich', para a revista Pro-Posições, vol.24, no.1, Campinas Jan./Apr. 2013. 2013 (Outra)
    • SILVA, E. C. . Formação de professores iniciantes - Cursos Extracurriculares de Francês - janeiro. 2012 (Outra)
    • SILVA, E. C. . Formação de professores iniciantes - Cursos Extracurriculares de Francês (45h) 1º sem 2012. 2012 (Outra)
    • SILVA, E. C. . Tradução consecutiva de Palestra: Formação vs. Intervenção: um novo olhar. Ministrada por Yves Clot.. 2012 (Outra)
    • SILVA, E. C. . Tradução consecutiva de Mini-curso: Procedimentos de coleta e análise em situação de trabalho. Ministrado por Katia Kostulski. 2012 (Outra)
    • SILVA, E. C. . Tradução consecutiva de Mini-curso: Lev Vygotsky: Mediação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Uma leitura filosofica e epistemológica. Ministrado por Janette Friedrich. 2012 (Outra)
    • SILVA, E. C. . Comprendre le travail d'enseignement du français dans les Centres d'Étude de Langues (CEL) de l'Etat de São Paulo: du dispositif d'intervention aux apports de la recherche. 2022 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. ; LOUSADA, E. G. ; DUARTE, N. . Dos conhecimentos gramaticais à sua mobilização no discurso: representações de professores sobre práticas de ensino de francês como língua estrangeira (FLE). 2022 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . O ensino de francês no Centro de Estudos de línguas Línguas (CEL-SP): do dispositivo de intervenção aos aportes da pesquisa. 2022 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. ; SILVA, E. C. . Prendre en compte les facteurs affectifs dans l?apprentissage d?une langue étrangère: défis et pratiques. 2022 (Outra)
    • SILVA, E. C. . A questão do ?interesse dos alunos? de francês do CEL sob a perspectiva dos professores e sob a perspectiva do contexto educacional. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . 'Características das entrevistas em aloconfrontação e autoconfrontação enquanto textos falados: análises de uma pesquisa em andamento'. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . L'apprentissage de la langue étrangère à travers les interactions orales en classe: astuces et stratégies. 2021 (Outra)
    • SILVA, E. C. . Favoriser l'apprentissage de la langue étrangère à travers les interactions orales en classe. 2021 (Outra)
    • SILVA, E. C. . Observando a coconstrução do texto oral nas análise de entrevistas em aloconfrontação e autoconfrontação,. 2021 (Comunicacao)
    • DUARTE, N. ; SILVA, E. C. . Quand la formation rencontre et dialogue avec les pratiques d'enseignement: le récit d'une expérience. 2021 (Comunicacao)
    • STOUDMANN, S. ; MERHAN, M. ; SILVA, E. C. ; ROCHA, S.M. . À la découverte des classes et des fonctions grammaticales. 2021 (Outra)
    • SILVA, E. C. . Croisements entre les regards des enseignants sur le travail et le contexte éducationnel: le cas des Centres d'Étude de Langues de l'Etat de São Paulo. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . Development of meaning and professional learning through activity analysis: the discursive role of conflicts. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . O trabalho de ensino do francês no CEL: entre sistema educativo, sistema de ensino e sistema didático. 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. ; MARRA, Arthur . Atelier: Expérimenter la formation linguistique et didactique pour les enseignants du CEL à distance : du défi à la découverte. 2020 (Outra)
    • SILVA, E. C. . O trabalho de ensino do francês no CEL: entre sistema educativo, sistema de ensino e sistema didático. 2020 (Comunicacao)
    • MARRA, Arthur ; SILVA, E. C. ; LOUSADA, E. G. . ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE FRANCÊS: UM PANORAMA A PARTIR DA VOZ DOS PROFESSORES. 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . DIFICULDADES NO ENSINO DO FRANCÊS NO CEL: ENTRE SISTEMA EDUCATIVO, SISTEMA DE ENSINO E SISTEMA DIDÁTICO. 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. ; MARRA, Arthur . LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: APROPRIAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM. 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . « La présence de la langue maternelle en classe de langue étrangère selon les enseignants: entre obstacle, résistance et outil ». 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . L'agir des enseignants des Centres d'Étude de Langues (CEL): une étude à partir de la figure d'action expérience. 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . Atelier 'Biologiste' (ministrei oficina preparada pela APFESP e EAFEUSP). 2019 (Outra)
    • SILVA, E. C. ; ROCHA, S.M. . Apprendre le français au CEL : (re)penser la progression à travers la perspective actionnelle et les genres textuels. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . Comprendre le processus de développement de l'enseignant pendant sa participation à une formation-intervention basée sur l'analyse des pratiques. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . O trabalho dos professores de francês do CEL em perspectiva. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . A noção de conflito em Vygotski: reflexões teóricas e metodológicas para pensar o desenvolvimento. 2019 (Simposio)
    • SILVA, E. C. . Défis et questionnements sur l?analyse de l?activité de l?enseignant de FLE: du conflit au développement professionnel. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . A noção de conflito na análise do trabalho do professor de francês. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . A semiotização do conflito profissional por professores em situação de análise das práticas: dos impedimentos aos possíveis do agir. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . Formação-intervenção com professores de francês língua estrangeira: da análise dos conflitos ao posicionamento enunciativo. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . Conflits et positionnements d?un enseignant face à sa pratique professionnelle: une étude des mécanismes de prise en charge énonciative. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . O professor de francês diante dos conflitos do métier: uma análise das marcas enunciativas em seu posicionamento. 2018 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . Interventions dans la situation de travail des enseignants de français et formation enseignante : quels dialogues possibles ?. 2018 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . 'O trabalho com conteúdos culturais em aula de língua estrangeira pela voz dos professores'. 2018 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . Dificuldades e desenvolvimento no trabalho dos professores de francês no Centro de Línguas do Estado de SP: projeto e metodologia. 2017 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. ; FAZION, F. . A configuração do agir no gênero entrevista em autoconfrontação: diferenças entre professores iniciantes e experientes. 2017 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . ?O trabalho de ensino: elementos para compreender o desenvolvimento do professor iniciante de francês?. 2017 (Seminário)
    • SILVA, E. C. ; LOUSADA, E. G. . Da prática à formação docente: o desenvolvimento dos professores durante a análise do trabalho na autoconfrontação cruzada. 2016 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . Do coletivo ao individual: um estudo sobre como as vozes podem caracterizar a experiência dos professores de francês diante dos conflitos do métier. 2016 (Outra)
    • ROCHA, S.M. ; SILVA, E. C. . ?10 conseils pour réussir?: un atelier pour l?enseignement des langues étrangères dans la perspective des genres textuels (1h). 2016 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. ; MENEZES, M. ; CLARO, L. . Pluralité linguistique et culturelle à l'Université de São Paulo: une analyse des politiques et des orientations dans deux contextes de la Faculté de Philosophie, Lettres et Sciences Humaines. 2015 (Comunicacao)
    • FAZION, F. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . La formation sur le terrain du métier : l'appropriation du cadre de l'autoconfrontation pour la formation. 2015 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . Écarts et convergences entre les orientations sur le travail et l'agir effectif des enseignants de FLE. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . Refletir sobre o trabalho de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: indícios de tomada de consciência. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . Agir, discours et pensée en dialogue: une analyse du travail enseignant avec des contenus linguistiques et culturels. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . Trabalho educacional com conteúdos culturais em perspectiva: uma discussão à luz dos escritos vygotskianos. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . L?approche des contenus culturels en question: une analyse des représentations construites dans et par les textes des enseignants. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . Le travail enseignant par la voix de ses acteurs : le traitement des contenus culturels en FLE. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . L?approche des contenus culturels et interculturels en question: l'agir et les représentations des professeurs. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . Entre o vivido e o revivido: o que as autoconfrontações revelam sobre o trabalho educacional. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . O que as entrevistas em autoconfrontação podem revelar sobre a parte invisível do trabalho do professor de língua estrangeira: a questão do intercultural. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . A abordagem dos conteúdos culturais em aula de língua estrangeira: o dizem os professores sobre seu agir. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . A abordagem dos conteúdos culturais em aula de língua estrangeira: o que dizem os professores sobre seu agir. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . O tutorado como prática de formação de professores de línguas estrangeiras: uma análise do contexto de produção. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . Aprendizagem do métier: como os professores de língua estrangeira concebem o intercultural ?. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . As representações sociossubjetivas no processo de formação inicial de professores: um estudo de caso. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . O intercultural em aulas de LE - como os sujeitos percebem o trabalho de ensinar (comunicação em sessão coordenada). 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . A formação nos Cursos Extracurriculares de Francês da FFLCH (USP): o ponto de vista do professor iniciante (comunicação em sessão coordenada). 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . Os roteiros pedagógicos de navegação: levando o aprendiz à autonomia na aprendizagem de línguas. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . A prática do começo e o começo da prática: Como se dá a formação dos professores nos cursos extracurriculares de francês da FFLCH -USP. 2011 (Comunicacao)
    • LOUSADA, E. G. ; LONGHI, S. M. D. ; BULLA, T. C. ; SILVA, E. C. . Comunicação coordenada: Le dispositif de formation des cours extra-universitaires de l'USP vu par ses différents Acteurs. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . Le professeur-moniteur du Cours Extracurriculaire de Français à la FFLCH (USP): Formation, Apprentissage et Enseignement. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . L'assistanat de langue portugaise en France: les enjeux d'enseigner la langue maternelle en langue étrangère. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. ; COSTA, Heloísa B. A. . Une expérience d'enseignement-apprentissage hybride à l'USP: le point de vue de l'apprenant. 2009 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . Nomes Nus Singulares em Contextos Episódicos. 2007 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. . Vídeo: Atividade de ensino e desenvolvimento profissional: um estudo com professores de francês do Centro de Línguas do Estado de São Paulo. 2019 FFLCH-USP
    • SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S.M. ; TORELLI, L. . Entrevista com a professora Sabina Kundman (em edição). 2014
    • SILVA, E. C. ; LOUSADA, E. G. ; LONGHI, S. M. D. . IV Journée de Formation - Cursos Extracurriculares de Francês - La multimodalité. 2011 (FFLCH - USP)
    • SILVA, E. C. . I Encontro da Pesquisa de Pós-Graduação e Iniciação Científica em Francês (Comissão Organizadora). 2009 (FFLCH -USP)
    • SILVA, E. C. . Colóquio Internacional Ciências da Linguagem e Didática das Línguas - LINDIL (Comissão Organizadora - Monitoria). 2009 ()
    • SILVA, E. C. . Ciclo Presença do Livro Francês no Brasil: Traduções, Ensino e Biblioteca de Escritores (Comissão Organizadora - Monitoria). 2009 ()
    • SILVA, E. C. . XXVII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês (Comissão Organizadora - Consulado de São Paulo - Monitoria). 2009 (Federação Brasileira de Professores de Francês)
    • SILVA, E. C. . I Journée de Formation - Cursos Extracurriculares de Francês. 2009 ()
    • SILVA, E. C. ; LOUSADA, E. G. ; JANCZUR, C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; TORELLI, L. ; BRASIL, J. T. . VII Journée de Formation - Cursos Extracurriculares de Francês: Apprendre pour agir ou agir pour apprendre? (Comitê de Organização). 2013 (FFLCH - USP)
    • SILVA, E. C. ; LOUSADA, E. G. ; LONGHI, S. M. D. ; BRASIL, J. T. ; JANCZUR, C. ; ROCHA, S.M. . VIII Journée de Formation - Cursos Extracurriculares de Francês - De l'écrit à l'oral. 2013 (FFLCH USP)
    • CHARDENET, P. ; LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; ROCHA, S.M. ; FAZION, F. . Séminaire de Recherche en Didactique de Langues et Cultures. 2013 (AUF)
    • SILVA, E. C. ; LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. ; ROCHA, S.M. . Colóquio Internacional Analisar o Trabalho Educacional. 2013 (FFLSH USP et AUF)
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; BRASIL, J. T. ; MENEZES, M. . IV Rendez-Vous avec le Français (Jornada de Aprendizagem do francês). 2014 (Cursos Extracurriculares de Francês - DLM-FFLCH-USP)
    • SILVA, E. C. ; LOUSADA, E. G. ; JANCZUR, C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; ROCHA, S.M. . Xe Journée de Formation - Cursos Extracurriculares de Francês: Écrire, parler, produire: nouveaux supports, nouveaux défis.. 2014 (DLM - FFLCH - USP)
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; JANCZUR, C. ; BRASIL, J. T. . IXe Journée de Formation «Technologies et apprentissage des Langues: Pratiques et réflexions sur le web 2.0 en salle de classe». 2014 (DLM-FFLCH-USP)
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; BRASIL, J. T. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . XIe Journée de Formation - Cursos Extracurriculares de Francês:. 2015 (Cursos Extracurriculares de Francês, FFLCH, USP)
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; LONGHI, S. M. D. ; MENEZES, M. ; BRASIL, J. T. ; DIAS, A. P. S. . VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (mebro da Comissão Organizadora). 2015 (USP, UNICAMP, UNESP, USF)
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. . VII Encontro de Pesquisas do Francês - Debatedora da Mesa-redonda "Aspectos lúdicos e culturais no ensino do FLE". 2015 (DLM-FFLCH-USP)
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; ROCHA, S.M. ; LONGHI, S. M. D. . Colloque Pluralité linguistique et culturelle en Amérique Latine: politiques linguistiques, représentations et pratiques à l?université (Membro da Comissão Organizadora). 2015 (AUF, USP)
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. . 5th International Conference on Second Language Pedagogies: Interacting Language, Litterature and Culture. 2016 (Univeristy of Guelph, Wilfrid Laurier, University of Toronto and USP)
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. . III CICA: Colóquio Internacional de Clínica da Atividade.. 2016 (FFLCH-USP)
    • SILVA, E. C. ; LOUSADA, E. G. ; LONGHI, S. M. D. ; BULLA, T. C. ; ROCHA, S.M. ; JANCZUR, C. ; CRUZ, A. C. . V Journée de Formation Curso Extracurricular de Francês: l'interculturel en question. 2012 (FFLCH-USP)
    • SILVA, E. C. . Curso de Difusão: Francês - Nível 1 - A1.1 (45h). 2010 (DLM-FFLCH-USP)
    • SILVA, E. C. . Curso de Difusão: Francês - Nível 1 - A1.1 (45h). 2010 ()
    • SILVA, E. C. . Curso de Difusão: Francês - Nível 5 - A2.2 (45h). 2011 (DLM FFLCH USP)
    • SILVA, E. C. . Curso de Difusão: Francês - Nível 6 - A2>B1 (45h). 2011 (DLM FFLCH USP)
    • SILVA, E. C. . Curso de Difusão: Francês - Nível 1 - A1.1 (45h). 2011 (DLM FFLCH USP)
    • SILVA, E. C. . Curso de Difusão: Francês - Nível 5 - A2.2 (45h). 2012 (DLM FFLCH USP)
    • SILVA, E. C. . Curso de Difusão: Francês - Nível 5 - A2.2 (45h). 2012 (DLM FFLCH USP)
    • SILVA, E. C. . Curso de Difusão: Francês - Nível 2 - A1.2 (45h). 2012 (DLM FFLCH USP)
    • SILVA, E. C. . Curso de Difusão: Francês - Nível 10 - B2.1 (45h). 2013 (DLM FFLCH USP)
    • SILVA, E. C. . Curso de Difusão: Francês - Nível 9 - B1>B2 (45h). 2013 (DLM FFLCH USP)
    • SILVA, E. C. . Curso de Difusão: Francês - Nível 5 - A2.2 (45h). 2012 (DLM FFLCH USP)
    • SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Développer la compétence interculturelle en classe de FLE: la télé-réalité pourquoi pas?. 2013 (Aliança Francesa de SP)
    • SILVA, E. C. ; ROCHA, S.M. . Métamorphose de l?agir : nouveaux sentiers pour l?enseignement- apprentissage du FLE. 2014 (Aliança Francesa de SP)
    • SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Ensino de línguas estrangeiras para crianças - Semana de Pedagogia da FAMESP. 2013 (FAMESP)
    • SILVA, E. C. ; LOUSADA, E. G. . Coupe du Monde et Jeux Olympiques : le Brésil dans le collimateur des francophones!. 2013 (XXXIe Bain Linguistique de l'APFESP)
    • SILVA, E. C. ; TORELLI, L. . Du monologue au dialogue: comment élargir les possibilités de l?exposé oral. 2013 (Cursos Extracurriculares de Francês - DLM - FFLCH - USP)
    • SILVA, E. C. ; ROCHA, S.M. . Je découvre le Canada à travers ses contes. 2013 (Cursos Extracurriculares de Francês - DLM - FFLCH - USP)
    • SILVA, E. C. ; LONGHI, S. M. D. . Bienvenus dans nos tribus: la téléréalité pour enseigner une langue-culture. 2012 (Cursos Extracurriculares de Francês - DLM-FFLCH-USP)
    • SILVA, E. C. . La lecture en FLE: une entrée par la bande-annonce. 2012 (Université de Guelph - Canada)
    • SILVA, E. C. ; CRUZ, A. C. . La bande-annonce: une porte d'entrée pour la lecture. 2011 (Cursos Extracurriculares de Francês - DLM-FFLCH-USP)
    • SILVA, E. C. . Internet para aula de língua estrangeira: transformando a simulação em ação. 2011 (DLM-FFLCH-USP)
    • SILVA, E. C. . Allons ?zouker? ensemble ! (ministrei a oficina concebida pelas organizadoras). 2014 (3e Journée des Ados - Escola de Aplicação da USP (FEUSP) e APFESP)
    • SILVA, E. C. ; ROCHA, S.M. . Nouvelles pratiques sociales: quelle place pour les applications en classe ?. 2014 (DLM - FFLCH - USP)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . Mini-curso (8h): 'Cultura na didática de línguas estrangeiras: perspectiva, teoria e práticas'. 2014 (UFV)
    • SILVA, E. C. ; BRASIL, J. T. ; DIAS, A. P. S. . Curso de Difusão: Francês 'Gêneros textuais acadêmicos: produção de textos orais e escritos em francês para participação no contexto universitário' (45h). 2015 (DLM-FFLCH-USP)
    • SILVA, E. C. . Atelier: 'Photos et récits : une rencontre amoureuse sur #InstaContes'. 2015 (APFESP, Evento: XXXIIIe Bain Linguistique de l'APFESP;)
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. . Curso de Difusão: Francês 'Gêneros textuais acadêmicos: produção de textos orais e escritos em francês para participação no contexto universitário' (45h) 1ºsem/2016. 2016 (DLM - FFLCH - USP)
    • SILVA, E. C. ; DUARTE, N. . Atelier: Une image, un récit: l'art de Doisneau, Cartier-Bresson et Brassaï dans nos mains. 2016 (DLM-FFLCH-USP)
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; BRASIL, J. T. . Curso de Difusão: Francês 'Gêneros textuais acadêmicos: produção de textos orais e escritos em francês para participação no contexto universitário' (45h) 2ºsem/2016. 2016 (DLM, FFLCH-USP)
    • SILVA, E. C. . Greenwhasing ? apprendre en chantant (ministrei o ateliê concebido pelas organizadoras). 2016 (Ve Journée de Ados, EAUSP/ APFESP)
    • SILVA, E. C. ; SANTOS, Mariana Ribeiro . Curso 'Francês para os professores do Centro de Estudos de Línguas - Nível 3' oferecido conjuntamente pela Secretaria de Educação, APFESP, Consulado da França e DLM-FFLCH-USP. 2017 (APFESP, Consulado da França)
    • SILVA, E. C. . Atelier 'Les vêtements et moi' (somente ministrei o ateliê elaborado pela APFESP). 2017 (APFESP, EA-FEUSP, Lycée Pasteur)
    • SILVA, E. C. ; ROCHA, S.M. . Minicurso 'Pensar o agir por meio da linguagem: dos gêneros textuais à prática profissional'. 2017 (Universidade São Judas Tadeu, ABPSEC)
    • SILVA, E. C. ; SANTOS, Mariana Ribeiro . Curso 'Francês para os professores do Centro de Estudos de Línguas - Nível 4' oferecido conjuntamente pela Secretaria de Educação, APFESP, Consulado da França e DLM-FFLCH-USP. 2017 (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, APFESP, DLM-FFLCH-USP e Consulado da França)
    • SILVA, E. C. ; SANTOS, Mariana Ribeiro . Curso 'Francês para os professores do Centro de Estudos de Línguas - Nível 5' oferecido conjuntamente pela Secretaria de Educação, APFESP, Consulado da França e DLM-FFLCH-USP. 2018 (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, APFESP, DLM-FFLCH-USP e Consulado da França)
    • SILVA, E. C. ; SANTOS, Mariana Ribeiro . Curso 'Francês para os professores do Centro de Estudos de Línguas - Nível 6' oferecido conjuntamente pela Secretaria de Educação, APFESP, Consulado da França e DLM-FFLCH-USP. 2018 (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, APFESP, DLM-FFLCH-USP, Consulado da França)
    • SILVA, E. C. . Atelier: Entre l?autre et moi : activités pour découvrir et expérimenter l?altérité. 2018 (APFESP)
    • SILVA, E. C. . Ensinar francês a partir de gêneros textuais: módulo modelo didático de gênero. 2017 (DLM-FFLCH-USP)
    • SILVA, E. C. . Didactique du français: Enseigner et apprendre à partir de genres textuels. 2018 (DLM-FFLCH-USP)
    • SILVA, E. C. . Oficina: 'Comptines en français pour fêter la Journée de l'Enfance' - EMEI Prof. Antonio Branco Lefèvre. 2019 (EMEI Prof. Antonio Branco Lefèvre)
    • SILVA, E. C. . Curso 'Francês para os professores do Centro de Estudos de Línguas - Nível 7' oferecido conjuntamente pela Secretaria de Educação, APFESP, Consulado da França e DLM-FFLCH-USP. 2019 (APFESP e DLM-FFLCH)
    • SILVA, E. C. . Curso 'Francês para os professores do Centro de Estudos de Línguas - Nível 8' oferecido conjuntamente pela Secretaria de Educação, APFESP, Consulado da França e DLM-FFLCH-USP. 2019 (APFESP e DLM-FFLCH)
    • SILVA, E. C. ; MARRA, Arthur . Atelier: Expérimenter la formation linguistique et didactique pour les enseignants du CEL à distance : du défi à la découverte. 2020 (FFLCH-USP)
    • SILVA, E. C. ; NAGEM, Samanta Esteves . Atelier: Francês nas Antilhas - Un atelier pour découvrir et expérimenter la francophonie. 2020 (SP Francófona)
    • SILVA, E. C. . Aula 'Vygotski: aprendizagem e desenvolvimento' (3h) para o Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. 2020 (Universidade Federal do Paraná - UFPR)
    • SILVA, E. C. ; MARRA, Arthur . Curso 'Francês para os professores do Centro de Estudos de Línguas - Nível 9' oferecido conjuntamente pela Secretaria de Educação, APFESP, Consulado da França e DLM-FFLCH-USP. 2020 (FFLCH-USP)
    • SILVA, E. C. ; FAZION, F. . Curso 'Francês para os professores do Centro de Estudos de Línguas - Nível 10' oferecido conjuntamente pela Secretaria de Educação, APFESP, Consulado da França e DLM-FFLCH-USP. 2020 (FFLCH-USP)
    • SILVA, E. C. ; FAZION, F. . Curso 'Francês para os professores do Centro de Estudos de Línguas - Nível 11' oferecido conjuntamente pela Secretaria de Educação, APFESP, Consulado da França e DLM-FFLCH-USP. 2021 (FFLCH-USP)
    • SILVA, E. C. ; FAZION, F. . Curso 'Francês para os professores do Centro de Estudos de Línguas - Nível 12' oferecido conjuntamente pela Secretaria de Educação, APFESP, Consulado da França e DLM-FFLCH-USP. 2021 (FFLCH-USP)
    • SILVA, E. C. ; FAZION, F. . Curso 'Francês para os professores do Centro de Estudos de Línguas - Nível 13' oferecido conjuntamente pela Secretaria de Educação, APFESP, Consulado da França e DLM-FFLCH-USP. 2022 (APFESP, FFLCH-USP)
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; FAZION, F. ; DUARTE, N. . Formation Didactique aux enseignants de FLE de l'École Québec. 2022 (École Québec)
    • TIGCHELAAR, M. ; LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; SUMIYA, A. H. ; VIEIRA, V. ; MIOTTO, F. . Projet Global Classrooms: Course 'Second Language Assessment' avec une communauté de pratiques brésilienne. 2022 (University of Toronto - Mississauga)
    • SILVA, E. C. ; DUARTE, N. . Curso 'Francês para os professores do Centro de Estudos de Línguas - Nível 14' oferecido conjuntamente pela Secretaria de Educação, APFESP, Consulado da França e DLM-FFLCH-USP. 2022 (APFESP, FFLCH-USP, Consulado da França)
    • SILVA, E. C. ; FERREIRA, Marcelo Barra . Relatório Final: Nomes Nus Singulares em Contextos Episódicos no Português do Brasil e Incorporação Semântica. 2008
    • SILVA, E. C. . Relatório Parcial: Nomes Nus Singulares em Contextos Episódicos no Português do Brasil e Incorporação Semântica. 2008
    • SILVA, E. C. . Mini-relatório CAPES 02/2013. 2013
    • SILVA, E. C. . Relatório parcial de pesquisa CAPES - 1o sem 2013. 2012
    • SILVA, E. C. . Relatório de Qualificação do Mestrado. 2013
    • SILVA, E. C. . Mini-relatório CAPES 02/2014. 2014
    • SILVA, E. C. . Relatório parcial pesquisa CAPES - 2o sem 2013. 2014
    • SILVA, E. C. . Atividades Didáticas para os Cursos Extracurriculares de Francês. 2012 (Material didático)
    • SILVA, E. C. . Teste de nível para os Cursos Extracurriculares de Francês. 2012 (Material didático)
    • SILVA, E. C. . Elaboração de Avaliações para os Cursos Extracurriculares de Francês. 2012 (Materialdidático)
    • SILVA, E. C. . Atividades Didáticas para os Cursos Extracurriculres de Francês. 2013 (Materialdidático)
    • SILVA, E. C. . Reelaboração de Avaliações para os Cursos Extracurriculares de Francês. 2013 (Materialdidático)
    • SILVA, E. C. . Elaboração de material didático, avaliações e genrenciamento da plataforma Moodle - Cursos Extracurriculares de Francês. 2011 (Materialdidático)
    • MARRA, Arthur ; POTVIN, Catherine ; SILVA, E. C. ; BOIRE, Serge . Objectif Québec B2 (7 et 8) - Cours de français et d'intégration à la société québécoise - 1ère édition. 2021 (Materialdidático)
    • MARRA, Arthur ; POTVIN, Catherine ; SILVA, E. C. ; BOIRE, Serge . Objectif Québec B1 (5 et 6) - Cours de français et d'intégration à la société québécoise - 1ère édition. 2021 (Materialdidático)
    • SILVA, E. C. . Ebook 'Material Didático' para curso de Letras - EAD - USF (135 págs.). 2022 (Materialdidático)
    • Nome do projeto: Nomes Nus Singulares em Contextos Episódicos no Português do Brasil e Incorporação Semântica (2008 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, E. C. , Orientador: FERREIRA, M. B. .
      Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica orientada pelo Prof. Dr. Marcelo Barra Ferreira, desenvolvida na FFLCH - USP, financiada pela FAPESP. Resumo: O objetivo do projeto foi analisar o uso dos nomes nus singulares em contextos episódicos no Português do Brasil, levando-se em conta fatores sintáticos, semânticos e pragmáticos que afetam a distribuição desses nomes. E partindo dessa análise, investigar a possibilidade de se explicar as restrições como resultado de incorporação semântica conforme proposto por Van Geenhoven (1998) para a língua West Greenlandic e para certos nus plurais do inglês.