Não autenticado |

Dorthe Uphoff

    • é professora de língua/linguística alemã e metodologia de ensino no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (2009). Realizou pesquisas de pós-doutoramento na Universidade de Augsburg, Alemanha (2018), e na Universidade de Viena, Áustria (2020). De 2018 a 2024 atuou como editora-chefe da revista de estudos germanísticos Pandaemonium Germanicum (A1). Orienta trabalhos de pesquisa sobre o ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira/adicional em nível de graduação e pós-graduação. Suas áreas de interesse incluem questões de poder no ensino de línguas, princípios didático-metodológicos, análise e produção de material didático, formação de professores, políticas linguísticas e a história do ensino de alemão no Brasil. Participa do grupo de pesquisa Zeitgeist: Língua Alemã em Contextos Universitários, cadastrado no CNPq.

       

      Links:    

    • Ensino/Aprendizagem de Alemão como Língua Estrangeira
    • Zeitgeist: Língua Alemã em Contextos Universitários
    • ARANTES, P. C. ; UPHOFF, DÖRTHE . Ensinar Alemão em Tempos de (Pós-) Pandemia: Impactos e Construção de Novos Saberes. Campinas - SP : Mercado de Letras, 2022 . 536p. ISBN: 9786586089899.
    • VOERKEL, P. ; UPHOFF, DÖRTHE ; GRUHN, D. H. . Germanistik in Lateinamerika: Entwicklungen und Tendenzen. Göttingen : Universitätsverlag Göttingen, 2021 . 501p. ISBN: 9783863955175.
    • UPHOFF, Dorthe ; LEIPNITZ, L. ; ARANTES, P. C. ; PEREIRA, R. C. . Alemão em contexto universitário: ensino, pesquisa e extensão. São Paulo - AP : FFLCH/USP, 2019 . 288p. ISBN: 9788575063583.
    • UPHOFF, Dorthe ; LEIPNITZ, L. ; ARANTES, P. C. ; PEREIRA, R. C. . O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. São Paulo : Humanitas, 2017 . 240p. ISBN: 9788577323340.
    • UPHOFF, Dorthe ; FISCHER, E. G. ; AZENHA JR., J. ; PEREZ, J. P. . 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo : Humanitas, 2015 . 336p. ISBN: 9788577322923.
    • UPHOFF, DÖRTHE . Lindemann, Ulrike: . München: iudicium, 2021. -- ISBN-978-3-86205-542-5. 190-Seiten, --18,00. INFO DAF. INFORMATIONEN DEUTSCH ALS FREMDSPRACHE , v. 51 , p. 202 - 205 , 2024. ISSN: 25110853.
    • UPHOFF, DÖRTHE ; CADARCO, W. J. M. . Synergien schaffen: Bericht über ein Kooperationsprojekt in der Grundausbildung von Deutschlehrenden an der Universität São Paulo Kontexte Internationales Journal zur Professionalisierung in Deutsch als Fremdsprache , v. 2 , p. 123 - 133 , 2024. ISSN: 29411408.
    • SILVEIRA, A. C. N. ; UPHOFF, Dorthe . Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 26 , p. 196 - 220 , 2023. ISSN: 19828837.
    • UPHOFF, DÖRTHE ; ARANTES, P. C. . Mudando os termos da conversa: questões decoloniais na produção de materiais didáticos para o ensino de alemão Revista Interdisciplinar Sulear , v. 15 , p. 40 - 65 , 2023. ISSN: 25958569.
    • FURST, N. P. ; UPHOFF, DÖRTHE . 200 anos de imigração alemã no Brasil: uma história de materiais didáticos de alemão produzidos no país PROJEKT (CURITIBA) , v. 62 , p. 19 - 28 , 2023. ISSN: 15179281.
    • UPHOFF, DÖRTHE . DaF, DaZ, DaT, Língua Adicional: Wissensordnungen und Subjektpositionen in der Didaktik des Deutschen als Nicht-L1 PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 24 , p. 38 - 65 , 2021. ISSN: 19828837.
    • UPHOFF, DÖRTHE . AKTUELLE EINFÜHRUNGEN IN DAS FACH DEUTSCH ALS FREMDSPRACHE: didaktisch-metodische Wissensordnungen im Umbruch MATRAGA , v. 27 , p. 13 - 33 , 2020. ISSN: 24466905.
    • SILVEIRA, A. C. N. ; UPHOFF, DÖRTHE . Unterrichtsplanung als Ausbildungsgegenstand an der USP: Erfahrungen und Möglichkeiten PROJEKT (CURITIBA) , v. 2020 , p. 10 - 16 , 2020. ISSN: 15179281.
    • UPHOFF, DÖRTHE . O lugar da política linguística na formação inicial de professores de alemão Revista Letras Raras , v. 8 , p. 112 - , 2019. ISSN: 23172347.
    • TANAKA, VICTOR ALMEIDA ; UPHOFF, DÖRTHE . Influências interlinguais e estratégias de comunicação por aprendizes de alemão como terceira língua PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 22 , p. 128 - 152 , 2018. ISSN: 19828837.
    • UPHOFF, Dorthe ; LOBATO, E. R. R. ; SAFRA, M. F. . A história do ensino de alemão no curso de Letras da Universidade de São Paulo Revista Helb , v. 8 , p. 1 - , 2014. ISSN: 19816677.
    • UPHOFF, Dorthe . A área de Alemão como Língua Estrangeira: desenvolvimento histórico e perspectivas atuais PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 16 , p. 219 - 241 , 2013. ISSN: 19828837.
    • UPHOFF, Dorthe . O caráter institucional do uso do livro didático no ensino de língua estrangeira Intercâmbio (CD-ROM) , v. XVII , p. 131 - 141 , 2008. ISSN: 1806275X.
    • UPHOFF, Dorthe . As línguas do outro: reflexões sobre um caso de bilingüismo Fragmentos (Florianópolis) , v. 33 , p. 229 - 243 , 2007. ISSN: 01031783.
    • UPHOFF, Dorthe . Jahreszeiten in Österreich miteinander , v. 32 , p. 17 - 20 , 2006. ISSN: 18222145.
    • UPHOFF, Dorthe . Deutsch lehren oder lernen lassen? Dafbrucke (Curitiba) , v. 3 , p. 35 - 38 , 2001. ISSN: 15179273.
    • UPHOFF, DÖRTHE . Das Rote Wien in einem brasilianischen Lehrwerkprojekt für den Hochschulbereich: zu den Möglichkeiten einer diskursiven Landeskunde auf A1-Niveau. IDT 2022, Band 2, Kulturreflexiv, ästhetisch, diskursiv. Sprachenlernen und die Vielfalt von Teilhabe, v. 2, p. 57 - 63, 2023.
    • UPHOFF, Dorthe . Como me tornei professora?. O que vem te constituindo professor? Memoriais autobiográficos entre a vida e a formação na docência, v. 1, p. 26 - 42, 2023.
    • UPHOFF, DÖRTHE ; ARANTES, P. C. . Sobre a importância da interação no ensino de línguas adicionais: reflexões em tempos de pandemia. Ensinar Alemão em Tempos de (Pós-) Pandemia: Impactos e Construção de Novos Saberes, v. 1, p. 299 - 322, 2022.
    • UPHOFF, Dorthe . Schulischer Fremdsprachenunterricht in Brasilien im Blickfeld einer wissenssoziologischen Diskursanalyse. Diskurse, Dispositive und Subjektivitäten, Theorie und Praxis der Diskursforschung, v. 1, p. 55 - 72, 2022.
    • GRUHN, D. H. ; UPHOFF, DÖRTHE ; VOERKEL, P. . Betrachtungen zur Germanistik in Lateinamerika. Ein Nachwort. Germanistik in Lateinamerika: Entwicklungen und Tendenzen, v. 1, p. 485 - 496, 2021.
    • UPHOFF, DÖRTHE ; TANAKA, VICTOR ALMEIDA . Forschungsbeiträge zur Germanistik in der brasilianischen Fachzeitschrift Pandaemonium Germanicum. Germanistik in Lateinamerika: Entwicklungen und Tendenzen, v. 1, p. 219 - 242, 2021.
    • VOERKEL, P. ; UPHOFF, DÖRTHE ; GRUHN, D. H. . Germanistik in Lateinamerika: Konzeption und Ausgestaltung eines internationalen Publikationsprojekts. Germanistik in Lateinamerika: Entwicklungen und Tendenzen, v. 1, p. 5 - 11, 2021.
    • UPHOFF, Dorthe ; ARANTES, P. C. . O ponto cego da autonomia: reflexões sobre o ensino de alemão no curso de Letras. Travessias, encontros, diálogos nos estudos germanísticos no Brasil, v. , p. 95 - 110, 2021.
    • UPHOFF, Dorthe . Quem são os especialistas no ensino de línguas?. Pesquisar com gêneros discursivos: interrogando práticas de formação docente, v. 3, p. 143 - 153, 2020.
    • UPHOFF, DÖRTHE . Ensino orientado para a ação e o letramento crítico: interfaces possíveis. Ensinar alemão no Brasil: percursos e procedimentos, v. 1, p. 15 - 30, 2020.
    • UPHOFF, Dorthe ; ARAUJO, F. R. . Historiografia de estudos brasileiros sobre o ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira. Alemäao em contexto universitário: ensino, pesquisa e extensão, v. 1, p. 79 - 102, 2019.
    • UPHOFF, Dorthe . O lugar da criticidade na formação inicial de professores de alemão. Educação Linguística em línguas estrangeiras, v. , p. 231 - 247, 2018.
    • UPHOFF, Dorthe . Discursos sobre livro didático e planejamento de aula nas séries Fernstudienprojekt Deutsch als Fremdsprache e Deutsch lehren lernen. Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis, v. , p. 144 - 161, 2017.
    • UPHOFF, Dorthe ; DEBIA, D. T. . O papel do ensino de língua e a passagem para as disciplinas de literatura no curso de Letras-Alemão da USP: considerações a partir de uma análise de necessidades. O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas, v. 1, p. 169 - 190, 2017.
    • UPHOFF, Dorthe . A política linguística nos Congressos Brasileiros de Professores de Alemão (1989-2015). 75 anos de alemão na USP: Reflexões sobre uma germanística brasileira, v. 1, p. 275 - 295, 2015.
    • UPHOFF, Dorthe ; PEREZ, J. P. . Caminhos da graduação em Letras-Alemão na Universidade de São Paulo. 75 anos de alemão na USP: Reflexões sobre uma germanística brasileira, v. 1, p. 13 - 24, 2015.
    • UPHOFF, Dorthe . Uma pequena história do ensino de alemão no Brasil. Ensinar alemão no Brasil: Contextos e Conteúdos, v. , p. 13 - 30, 2011.
    • UPHOFF, Dorthe . A história dos métodos de ensino de inglês no Brasil. Discurso e ensino: A língua inglesa na escola, v. , p. 09 - 15, 2008.
    • Blume, R.F. ; UPHOFF, Dorthe . Semana de Literatura e Cultura Alemã na UFSC . Projekt (Curitiba) , , 01 jun. 1999.
    • UPHOFF, Dorthe ; ARANTES, P. C. . Materialien für den Deutschunterricht an brasilianischen Hochschulen: das Projekt Zeitgeist. In: Primer Congresso Internacional de Alemán. Transferencia de Conocimientos com un solo Propósito: el Alemán , 2021 , Sucre, Bolívia. Internationaler Deutschkongress - Programm. : , 2021. p. 53 - 53.
    • SILVEIRA, A. C. N. ; UPHOFF, Dorthe . Schulpraktika in der Deutschlehrerausbildung: bewusstseinsfördernde Aktivitäten bei der Planung und Überarbeitung von Unterrichtsstunden. In: Primer Congresso Internacional de Alemán. Transferencia de Conocimientos com un solo Propósito: el Alemán , 2021 , Sucre, Bolívia. Internationaler Deutschkongress - Programm. : , 2021. p. 45 - 45.
    • UPHOFF, Dorthe ; ARAUJO, F. R. . Três décadas de pesquisa sobre a formação de professores de alemão no Brasil. In: IIº Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG) , 2017 , Florianópolis. Anais do 2º Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos. Florianópolis : CCE/UFSC, 2017. p. 275 - 282.
    • UPHOFF, Dorthe ; ARAUJO, F. R. . Três décadas de pesquisa sobre a formação de professores de alemão no Brasil. In: II Congresso da ABEG (Associação Brasileira de Estudos Germanísticos) , 2017 , Florianópolis. II Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos - Caderno de Resumos. Florianópolis - SC : Imprensa Universitária, 2017. p. 95 - 95.
    • UPHOFF, Dorthe . Análise comparativa de obras introdutórias de ALE com foco na apresentação da história dos métodos. In: II Congresso da ABEG (Associação Brasileira de Estudos Germanísticos) , 2017 , Florianópolis. II Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos - Caderno de Resumos. Florianópolis - SC : Imprensa Universitária, 2017. p. 94 - 95.
    • UPHOFF, Dorthe . Prática como componente curricular nas disciplinas de língua na habilitação de Letras/Alemão: alguma novidade?. In: I Congresso da ABEG (Associação Brasileira de Estudos Germanísticos) , 2016 , São Paulo - SP. Anais do I Congresso da ABEG. : , 2015. p. 284 - 291.
    • UPHOFF, Dorthe . O lugar da empiria na formação do professor de língua estrangeira. In: International Congress of Critical Applied Linguistics , 2015 , Brasília - DF. ICCAL Language, Action, and Transformation - Caderno de Resumos. Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 2015. p. 41 - 41.
    • UPHOFF, Dorthe ; WUCHERPFENNIG, N. . Lehrwerke für DaF im universitären Kontext: 'Blaue Blume' und 'DaF kompakt' im Vergleich. In: 9º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão , 2015 , São Leopoldo (RS). Caderno de Resumos do 9º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. São Leopoldo (RS) : Casa Leiria, 2015. p. 82 - 83.
    • UPHOFF, Dorthe . Themen und Tendenzen sprachenpolitischer Beiträge auf den ABRAPA-Kongressen von 1989 bis 2011. In: 9º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão , 2015 , São Leopoldo (RS). Caderno de Resumos do 9º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. São Leopoldo (RS) : Casa Leiria, 2015. p. 60 - 60.
    • UPHOFF, Dorthe . DaF-Unterricht im Rahmen der brasilianischen Germanistik: Herausforderungen und Maßnahmen am Beispiel der USP. In: XV Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Germanísticos , 2014 , Curitiba (PR). 15. Kongress des lateinamerikanischen Germanistenverbandes: Kurzfassungen der Beiträge. Curitiba (PR) : Quadrioffice Editora, 2014. p. 339 - 340.
    • UPHOFF, Dorthe . Materiais históricos para o ensino de alemão como língua estrangeira. In: IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira / III Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos , 2013 , Rio de Janeiro. IV SILID / III SIMAR Programa e Caderno de Resumos. : , 2013. p. 59 - 59.
    • UPHOFF, Dorthe . A história do ensino de alemão através dos títulos de livros didáticos. In: I Encontro sobre Ensino-Aprendizagem do Centro de Línguas da FFLCH/USP , 2012 , São Paulo - SP. I Encontro sobre Ensino-Aprendizagem do Centro de Línguas da FFLCH/USP: Plurillinguismo em contexto universitário - Caderno de Resumos. : , 2012. p. 61 - 61.
    • UPHOFF, Dorthe . Reflexões sobre a especificidade do ensino de alemão em um curso de Letras. In: II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos , 2012 , São Paulo - SP. LinFE 2012 - Caderno de Resumos. São Paulo : FATEC Tatuapé, 2012. p. 152 - 152.
    • UPHOFF, Dorthe . Discursos sobre planejamento de ensino em duas obras de formação de professores de língua estrangeira. In: Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras (CIFLE 2012) , 2012 , Rio de Janeiro - RJ. Caderno de Resumos. : , 2012. p. 130 - 131.
    • UPHOFF, Dorthe . Leistungsmessung, Fehlerkorrektur und das Bild des Lehrers im Diskurs der Fernstudieneinheiten Deutsch als Fremdsprache. In: VIII Congresso Brasileiro de Professores de Alemão , 2011 , Belo Horizonte - MG. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. : , 2011. p. 1 - 11.
    • UPHOFF, Dorthe . Estabilidade e mudança nos discursos sobre o livro didático em uma obra de formação de professores de alemão. In: 2ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso , 2012 , Maringá - PR. Anais da 2ª JIED e do 1º EIID. : , 2012.
    • UPHOFF, Dorthe . Estabilidade e mudança nos discursos sobre o livro didático em uma obra de formação de professores de alemão. In: 2ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso , 2012 , Maringá - PR. Anais da 2ª JIED e do 1º EIID. : , 2012. p. 1 - 15.
    • UPHOFF, Dorthe . Leistungsmessung, Fehlerkorrektur und das Bild des Lehrers im Diskurs der Fernstudieneinheiten Deutsch als Fremdsprache. In: 8º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão , 2011 , Belo Horizonte. 8º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. : , 2011. p. 76 - 76.
    • UPHOFF, Dorthe . Retratos do fazer pedagógico em uma obra de formação de professores de alemão. In: 18º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada , 2011 , São Paulo - SP. 18º InPLA, Caderno de Resumos. : , 2011. p. 93 - 93.
    • UPHOFF, Dorthe . Imagens do professor na série "Fernstudienangebot Deutsch als Fremdsprache". In: III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2010 , Taubaté - SP. III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas - Caderno de Resumos. Taubaté : Editora Casa Cultura, 2010. p. 242 - 243.
    • UPHOFF, Dorthe . Professor e livro didático no ensino da língua alemã. In: VII Congresso Brasileiro de Professores de Alemão , 2009 , Rio de Janeiro. Kongressakten des VII. Brasilianischen Deutschlehrerkongresses / Ata do VII Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. : , 2008.
    • UPHOFF, Dorthe . Resistências ao livro didático internacional no ensino de alemão no Brasil. In: XIV Seminário de Teses em Andamento , 2009 , Campinas. Anais do SETA (UNICAMP). : , 2008. p. 272 - 281.
    • UPHOFF, Dorthe . A visão do bilinguismo em "O Monolinguismo do Outro" de Jacques Derrida. In: III Simpósio sobre Bilinguismo, Educação Bilíngue e Cidadania na América Latina , 2009 , São Paulo. III BilingLatAm Caderno de Resumos. : , 2009. p. 137 - 139.
    • UPHOFF, Dorthe . Reflexões sobre autoria no ensino de línguas estrangeiras. In: 17º Intercâmbio em Pesquisa de Lingüística Aplicada (InPLA) , 2009 , São Paulo - SP. Caderno de Resumos 17º InPLA Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada. : , 2009. p. 213 - 214.
    • UPHOFF, Dorthe . Deklination - Das Chamäleon der deutschen Sprache. In: XIII. Internationale Tagung der Deutschlehrerinnen und Deutschlehrer , 2005 , Graz, Áustria. Thesenband der XIII. IDT 2005. Graz, Áustria : IDT Tagungsbüro, 2005. p. 258 - 259.
    • UPHOFF, Dorthe . Lehrwerke und Lehrerautonomie. In: VI Congresso Brasileiro de Professores de Alemão - I Congresso Latino-americano de Professores de Alemão , 2008 , São Paulo. Tagungsakten des VI. Brasilianischen Deutschlehrerkongresses / I. Lateinamerikanischen Deutschlehrerkongresses. São Paulo : ABRAPA, 2008. p. 17 - 20.
    • UPHOFF, Dorthe . A ameaça da língua estrangeira. In: VI Congresso Brasileiro de Professores de Alemão - I Congresso Latino-Americano de Professores de Alemão , 2008 , São Paulo. Tagungsakten des VI. Brasilianischen Deutschlehrerkongresses / I. Lateinamerikanischen Deutschlehrerkongresses. São Paulo : ABRAPA, 2008.
    • UPHOFF, Dorthe . Lehrer und Lehrwerke im DaF-Unterricht. In: 7º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão , 2008 , Rio de Janeiro. Fertigkeiten und Kompetenzen - DaF in Brasilien. : , 2008. p. 34 - 34.
    • UPHOFF, Dorthe . O caráter institucional do ensino de língua estrangeira mediado por livro didático. In: 16º InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2007 , São Paulo. 16º InPLA Caderno de Resumos. : , 2007. p. 399 - 399.
    • Bolognini, C.Z. ; BOHUNOVSKY, R. ; UPHOFF, Dorthe ; Georg, D. . Lehrwerke im DaF-Unterricht in Brasilien (mesa redonda). In: I Congresso Latino-Americano de Professores de Alemão , 2006 , São Paulo. Caderno de Resumos do Congresso. : , 2006. p. 45 - 46.
    • UPHOFF, Dorthe . Sprachen als Bedrohung. In: I Congresso Latino-Americano de Professores de Alemão , 2006 , São Paulo. Caderno de Resumos do Congresso. : , 2006. p. 45 - 45.
    • UPHOFF, Dorthe . Stationenarbeit "Jahreszeiten in Österreich". In: I Congresso Latino-Americano de Professores de Alemão , 2006 , São Paulo. Caderno de Resumos do Congresso. : , 2006. p. 45 - 45.
    • UPHOFF, Dorthe . Deklination - Das Chamäleon der deutschen Sprache. In: XIII. Internationale Tagung der Deutschlehrerinnen und Deutschlehrer , 2005 , Graz/Austria. XIII. IDT Thesenband. : , 2005. p. 258 - 259.
    • UPHOFF, Dorthe . O lugar do 'entre' na aprendizagem de línguas estrangeiras. In: XI Seminário de Teses em Andamento , 2005 , Campinas. XI Seta Caderno de Resumos. : , 2005. p. 81 - 81.
    • UPHOFF, Dorthe . Ausspracheschulung mit 'Wer?Wie?Was?' und 'Ausspracheschulung einfach und spontan'. In: III Congresso Brasileiro de Professores de Alemão , 1996 , Campinas. Anais do III Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. Campinas : ABRAPA, 1996. p. 478 - 482.
    • UPHOFF, Dorthe . Der Fehler beim Sprachenlernen - ein notwendiges Übel?. In: III Congresso Brasileiro de Professores de Alemão , 1996 , Campinas. Anais do III Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. Campinas : ABRAPA, 1996. p. 342 - 348.
    • WELS, E. S. ; ESTEVES, C. R. ; SAMPAIO, I. H. ; NOWINSKA, M. ; UPHOFF, Dorthe ; BATTAGLIA, M. H. V. ; BONOMO, D. ; GALLE, H. ; PEREIRA, V. S. ; TEIXEIRA, G. S. . Pandaemonium Germanicum nº 53. São Paulo : DLM, FFLCH, USP , 2024 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, DÖRTHE ; NOWINSKA, M. ; TEIXEIRA, G. S. ; GALLE, H. ; BATTAGLIA, M. H. V. ; VILLAS BOAS, L. ; PEREIRA, V. S. ; BONOMO, D. . Pandaemonium Germanicum nº 52. São Paulo : DLM, FFLCH, USP , 2024 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, Dorthe ; NOWINSKA, M. ; BATTAGLIA, M. H. V. ; GALLE, H. ; PEREIRA, V. S. ; TEIXEIRA, G. S. ; VILLAS BOAS, L. . Pandaemonium Germanicum nº 51. São Paulo : DLM, FFLCH, USP , 2024 (Edição de periódico)
    • NOWINSKA, M. ; UPHOFF, DÖRTHE . Palavras iniciais. São Paulo : DLM, FFLCH, USP , 2023 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • UPHOFF, DÖRTHE ; GALLE, H. ; VILLAS BOAS, L. ; NOWINSKA, M. ; BONOMO, D. ; BATTAGLIA, M. H. V. ; TEIXEIRA, G. S. . Pandaemonium Germanicum nº 50. São Paulo : DLM, FFLCH, USP , 2023 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, Dorthe ; BONOMO, D. ; NOWINSKA, M. ; GALLE, H. ; BATTAGLIA, M. H. V. ; PEREIRA, V. S. ; LIMBERGER, B. K. ; RINKE, E. ; FLORES, C. M. M. . Pandaemonium Germanicum nº 49. São Paulo : DLM, FFLCH, USP , 2023 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, Dorthe ; NOWINSKA, M. ; BONOMO, D. ; GALLE, H. ; BATTAGLIA, M. H. V. ; PEREIRA, V. S. . Pandaemonium Germanicum nº 48. São Paulo : DLM, FFLCH, USP , 2023 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, Dorthe ; NOWINSKA, M. ; BONOMO, D. ; GALLE, H. ; BATTAGLIA, M. H. V. ; VILLAS BOAS, L. ; VAZ FERREIRA, M. A. ; STANKE, R. C. S. F. . Pandaemonium Germanicum nº 47. São Paulo - SP : DLM, FFLCH, USP , 2022 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, Dorthe ; BONOMO, D. ; GALLE, H. ; VILLAS BOAS, L. ; BATTAGLIA, M. H. V. ; PEREIRA, V. S. ; EVANGELISTA, M. C. R. G. ; BOLACIO, E. ; ROMAO, T. L. C. . Pandaemonium Germanicum nº 46. São Paulo : DLM, FFLCH, USP , 2022 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, Dorthe ; NOWINSKA, M. ; GALLE, H. ; VILLAS BOAS, L. ; BATTAGLIA, M. H. V. ; PEREIRA, V. S. . Pandaemonium Germanicum nº 45. São Paulo : DLM, FFLCH, USP , 2022 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, DÖRTHE ; GALLE, H. ; BATTAGLIA, M. H. V. ; PEREIRA, V. S. ; NOWINSKA, M. ; BONOMO, D. ; GUGGENBERGER, R. ; ROSENFIELD, K. . Pandaemonium Germanicum nº 44. São Paulo : DLM, FFLCH, USP , 2021 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, Dorthe ; GALLE, H. ; BATTAGLIA, M. H. V. ; VILLAS BOAS, L. ; PEREIRA, V. S. . Pandaemonium Germanicum nº 43. São Paulo : DLM, FFLCH, USP , 2021 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, DÖRTHE ; ROZENFELD, C. C. F. ; MARQUES-SCHAFER, G. ; GALLE, H. ; VILLAS BOAS, L. ; BATTAGLIA, M. H. V. ; PEREIRA, V. S. . Pandaemonium Germanicum nº 42. São Paulo : DLM, FFLCH, USP , 2021 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, DÖRTHE ; GALLE, H. ; VILLAS BOAS, L. ; BATTAGLIA, M. H. V. ; PEREIRA, V. S. . Pandaemonium Germanicum nº 41. São Paulo : DLM/FFLCH/USP , 2020 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, DÖRTHE ; BATTAGLIA, M. H. V. ; GALLE, H. ; PEREIRA, V. S. ; VILLAS BOAS, L. . Pandaemonium Germanicum nº 40. São Paulo : DLM/FFLCH/USP , 2020 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, Dorthe ; GALLE, H. ; BATTAGLIA, M. H. V. ; PEREIRA, V. S. . Pandaemonium Germanicum nº 39. São Paulo : DLM/FFLCH/USP , 2020 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, DÖRTHE ; GALLE, H. ; BATTAGLIA, M. H. V. ; PEREIRA, V. S. ; VILLAS BOAS, L. . Pandaemonium Germanicum nº 38. São Paulo - SP : Departamento de Letras Modernas, USP , 2019 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, Dorthe ; VILLAS BOAS, L. ; BATTAGLIA, M. H. V. ; GALLE, H. ; PEREIRA, V. S. . Pandaemonium Germanicum nº 37. São Paulo : DLM - FFLCH - USP , 2019 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, Dorthe ; GALLE, H. ; VILLAS BOAS, L. ; BATTAGLIA, M. H. V. . Pandaemonium Germanicum nº 36. São Paulo : DLM - FFLCH - USP , 2019 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, Dorthe ; GALLE, H. ; VILLAS BOAS, L. ; BATTAGLIA, M. H. V. . Pandaemonium Germanicum nº 35. São Paulo : DLM - FFLCH - USP , 2018 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, Dorthe ; PEREZ, J. P. ; BATTAGLIA, M. H. V. ; GALLE, H. ; VILLAS BOAS, L. . Pandaemonium Germanicum nº 34. São Paulo : DLM - FFLCH - USP , 2018 (Edição de periódico)
    • PEREZ, J. P. ; UPHOFF, Dorthe ; VILLAS BOAS, L. ; GALLE, H. ; BATTAGLIA, M. H. V. . Pandaemonium Germanicum nº 33. São Paulo : DLM - FFLCH - USP , 2018 (Edição de periódico)
    • PEREZ, J. P. ; UPHOFF, Dorthe ; TAVARES, Pedro Heliodoro ; VILLAS BOAS, L. . Pandaemonium Germanicum nº 32. São Paulo : Universidade de São Paulo , 2017 (Edição de periódico)
    • PEREZ, J. P. ; UPHOFF, Dorthe ; TAVARES, Pedro Heliodoro ; VILLAS BOAS, L. . Pandaemonium Germanicum nº 31. São Paulo : Universidade de São Paulo , 2017 (Edição de periódico)
    • PEREZ, J. P. ; UPHOFF, Dorthe ; HEISE, E. ; REDONDO, T. . Pandaemonium Germanicum nº 30. São Paulo - SP : Universidade de São Paulo , 2017 (Edição de periódico)
    • PEREZ, J. P. ; UPHOFF, Dorthe ; HEISE, E. ; REDONDO, T. . Pandaemonium Germanicum nº 29. : Universidade de São Paulo , 2016 (Edição de periódico)
    • PEREZ, J. P. ; HEISE, E. ; REDONDO, T. ; UPHOFF, Dorthe . Pandaemonium Germanicum nº 28. : , 2016 (Edição de periódico)
    • PEREZ, J. P. ; HEISE, E. ; REDONDO, T. ; UPHOFF, Dorthe . Pandaemonium Germanicum nº 27. : , 2016 (Edição de periódico)
    • PEREZ, J. P. ; HEISE, E. ; REDONDO, T. ; UPHOFF, Dorthe . Pandaemonium Germanicum nº 26. : , 2015 (Edição de periódico)
    • PEREZ, J. P. ; HEISE, E. ; REDONDO, T. ; UPHOFF, Dorthe . Pandaemonium Germanicum nº 25. : , 2015 (Edição de periódico)
    • PEREZ, J. P. ; HEISE, E. ; NOMURA, M. ; REDONDO, T. ; UPHOFF, Dorthe . Pandaemonium Germanicum nº 24. : , 2014 (Edição de periódico)
    • UPHOFF, Dorthe . Projeto de livro 'Deutsch für den Beruf aus internationaler Perspektive'. 2024 (Parecer)
    • UPHOFF, Dorthe . Parecerista ad hoc da revista Projekt. 2023 (Parecer)
    • UPHOFF, DÖRTHE . Membro da comissão científica do III Congreso Internacional de Lenguas-Migraciones-Culturas (CILMiC 2024). 2023 (Outra)
    • SCHRAMM, K. ; RAVELLING, A. ; UPHOFF, DÖRTHE ; WISNIEWSKI, K. ; RUCKL, M. ; REITBRECHT, S. ; MOLLER, A. ; LEE, M. ; BECKER-MROTZEK, M. . Level-Adequate Texts in Language Learning (LATILL). 2022 (Consultoria)
    • UPHOFF, Dorthe . Parecerista ad hoc de dois projetos de doutorado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR. 2022 (Parecer)
    • UPHOFF, Dorthe . Parecerista ad hoc de dois artigos submetidos à revista Projekt. 2022 (Parecer)
    • UPHOFF, Dorthe ; VAZ FERREIRA, M. A. ; ARANTES, P. C. . Coordenação da Seção 3 'Produção de materiais didáticos e formação de professores de alemão: práticas e perspectivas' no 4º ABEG. 2021 (Outra)
    • UPHOFF, DÖRTHE . Parecerista ad hoc da revista Trabalhos em Linguística Aplicada. 2021 (Parecer)
    • UPHOFF, DÖRTHE . Parecerista ad hoc da revista Projekt. 2021 (Parecer)
    • UPHOFF, DÖRTHE . Parecerista ad hoc da revista Cadernos de Tradução. 2021 (Parecer)
    • UPHOFF, DÖRTHE . Parecerista ad hoc da revista Projekt. 2020 (Parecer)
    • WILKE, V. ; UPHOFF, DÖRTHE ; WUCHERPFENNIG, N. . Membro da comissão científica do I Encuentro Internacional de Plurilingüismo y Educación. 2020 (Outra)
    • UPHOFF, Dorthe . Presidente da comissão científica do 11º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão (2020). 2019 (Outra)
    • UPHOFF, Dorthe . Parecerista ad hoc da revista Projekt. 2018 (Parecer)
    • UPHOFF, Dorthe . Avaliadora da primeira fase do 26º SIICUSP (Seminário Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo. 2018 (Outra)
    • UPHOFF, Dorthe ; PEREIRA, R. C. . Coordenadora da seção 12 'Deutsch im Hochschulkontext' no 10º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. 2018 (Outra)
    • UPHOFF, Dorthe . Coordenadora da mesa 'Ensino e Aprendizagem II' no 25º SIICUSP (Seminário Internacional de Iniciação Científica da USP). 2017 (Outra)
    • MARQUES-SCHAFER, G. ; UPHOFF, Dorthe . Coordenadora da seção 'Pesquisas sobre formação de professores de alemão no Brasil'. 2017 (Outra)
    • ELSTERMANN, A. ; Blume, R.F. ; GALLE, H. ; UPHOFF, Dorthe ; WEININGER, M.J. ; Maltzahn, P.C. ; Heidermann, W. ; BOHUNOVSKY, R. . Membro do comitê científico do II Congresso da ABEG (Associação Brasileira de Estudos Germanísticos). 2017 (Outra)
    • UPHOFF, Dorthe . Parecerista ad hoc da revista Interagir (UERJ). 2017 (Parecer)
    • UPHOFF, Dorthe . Elaboração de parecer sobre projeto de pesquisa de aluno no Master Bilateral Alemão como Língua Estrangeira UFPR - Universidade de Leipzig. 2016 (Parecer)
    • UPHOFF, Dorthe . Elaboração de parecer sobre projeto de pesquisa de aluno no Master Bilateral Alemão como Língua Estrangeira UFPR - Universidade de Leipzig. 2016 (Parecer)
    • UPHOFF, Dorthe . Avaliadora na Mostra de Destaques do 24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). 2016 (Outra)
    • UPHOFF, Dorthe . Parecerista ad hoc da revista Horizontes em Linguística Aplicada. 2015 (Parecer)
    • UPHOFF, Dorthe . Avaliadora na Mostra de Destaques do 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). 2015 (Outra)
    • UPHOFF, Dorthe ; WUCHERPFENNIG, N. ; ARANTES, P. C. . Coordenadora da Seção 'Ensino de Alemão em contexto universitário: modelos de curso e públicos-alvo' no I Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG). 2015 (Outra)
    • UPHOFF, Dorthe . Parecerista ad hoc da revista Linguagem & Ensino. 2015 (Parecer)
    • UPHOFF, Dorthe . Parecerista ad hoc da revista Calidoscópio. 2014 (Parecer)
    • UPHOFF, Dorthe . Parecerista ad hoc da revista Línguas & Ensino. 2014 (Parecer)
    • UPHOFF, Dorthe . Coordenação de Mesa no 21º SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP). 2013 (Outra)
    • UPHOFF, Dorthe . Parecerista ad hoc da revista Pandaemonium Germanicum. 2013 (Parecer)
    • UPHOFF, Dorthe . Coordenadora do Grupo de Trabalho 'Materiais históricos para o ensino de línguas estrangeiras' no IV SILID / III SIMAR. 2013 (Outra)
    • UPHOFF, Dorthe . Parecerista ad hoc da revista Pandaemonium Germanicum. 2013 (Parecer)
    • UPHOFF, Dorthe . Parecerista ad hoc da revista Pandaemonium Germanicum. 2012 (Parecer)
    • UPHOFF, Dorthe . Parecerista ad hoc da revista Pandaemonium Germanicum. 2012 (Parecer)
    • UPHOFF, Dorthe . Parecerista ad hoc da revista Pandaemonium Germanicum. 2011 (Parecer)
  • Apresentações de Trabalho: 97
    • UPHOFF, Dorthe . Postgraduierung als Beitrag zur Professionalisierung von DaFLehrenden in Brasilien: Einblicke in einen wenig untersuchten Bildungskontext. 2024 (Conferência)
    • CADARCO, W. J. M. ; UPHOFF, Dorthe . Spot German im Großraum São Paulo: Bericht über ein Kooperationsprojekt zwischen CEL und USP. 2024 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Uma história de livros didáticos de alemão produzidos no Brasil: relato sobre um projeto de pesquisa. 2024 (Comunicacao)
    • UPHOFF, DÖRTHE . Was kommt nach der Handlungsorientierung? Aktuelle Diskussionen in der Fremdsprachendidaktik. 2023 (Conferência)
    • FURST, N. P. ; UPHOFF, DÖRTHE . Breve história dos materiais didáticos de alemão produzidos no Brasil. 2023 (Comunicacao)
    • CADARCO, W. J. M. ; UPHOFF, DÖRTHE . Synergien schaffen: Bericht über eine Zusammenarbeit zwischen CEL und USP in der Grundausbildung von Deutschlehrenden. 2023 (Comunicacao)
    • IBRUGGER, L. J. ; UPHOFF, DÖRTHE . Autonomiediskurse in der brasilianischen DaF-Didaktik und der Einfluss der kritischen Pädagogik von Paulo Freire. 2023 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Minicurso: O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas: concepção, impacto e tensões. 2023 (Outra)
    • PRIKOSZOVITS, M. ; UPHOFF, DÖRTHE . Deutsch als Brückensprache im Globalen Süden: Brasilianische und jordanische Studierende im WhatsApp-Austausch. 2023 (Conferência)
    • UPHOFF, DÖRTHE . Textos literários e o QECR: reflexões sobre desafios atuais no ensino de alemão como língua adicional. 2022 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . Concepção de um material de curso para o contexto universitário brasileiro: a experiência do projeto Zeitgeist. 2022 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . Das Projekt Zeitgeist: eine Zwischenbilanz. 2022 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . Das Rote Wien in einem brasilianischen Lehrwerkprojekt für den Hochschulbereich: zu den Möglichkeiten einer diskursiven Landeskunde auf A1-Niveau. 2022 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Das Rote Wien in einem brasilianischen Lehrwerkprojekt für den Hochschulbereich: zu den Möglichkeiten einer diskursiven Landeskunde auf A1-Niveau. 2022 (Comunicacao)
    • UPHOFF, DÖRTHE . Zeitgeist: Ein Lehrwerkprojekt für den Deutschunterricht an brasilianischen Hochschulen. 2022 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . Materialien für den Deutschunterricht an brasilianischen Hochschulen: das Projekt Zeitgeist. 2021 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe ; NOWINSKA, M. . Momento institucional: revista Pandaemonium Germanicum. 2021 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . Produção de materiais enquanto conteúdo didático na formação inicial de professores de alemão. 2021 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Materiais didáticos sobre a Viena Vermelha para o ensino de alemão em contexto universitário: princípios e pressupostos no processo de sua elaboração. 2021 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe ; ARANTES, P. C. ; WUCHERPFENNIG, N. ; PEREIRA, R. C. . Zur Situation der Materialerstellung für den universitären Deutschunterricht in Brasilien: das Projekt 'Zeitgeist'. 2021 (Conferência)
    • SILVEIRA, A. C. N. ; UPHOFF, DÖRTHE . Schulpraktika in der Deutschlehrerausbildung: bewusstseinsfördernde Aktivitäten bei der Planung und Überarbeitung von Unterrichtsstunden. 2021 (Comunicacao)
    • UPHOFF, DÖRTHE ; ARANTES, P. C. . Materialien für den Deutschunterricht an brasilianischen Hochschulen: das Projekt Zeitgeist. 2021 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe ; COSTA, H. B. A. ; FONSECA, L. C. . Internacionalização e formação docente: presquisas, projetos e práticas nas áreas de alemão, francês e inglês. 2021 (Conferência)
    • UPHOFF, DÖRTHE . Como me tornei professora?. 2020 (Conferência)
    • UPHOFF, DÖRTHE . Deutschunterricht in Brasilien: Geschichte und aktuelle Perspektiven. 2020 (Conferência)
    • UPHOFF, DÖRTHE . Alemão em contextos universitários: participação e letramento crítico enquanto princípios metodológicos. 2019 (Conferência)
    • UPHOFF, DÖRTHE . Course materials vs. source materials. 2019 (Comunicacao)
    • UPHOFF, DÖRTHE . Revista Pandaemonium Germanicum. 2019 (Comunicacao)
    • PEDROSO, C. M. ; UPHOFF, DÖRTHE . Monitoria de apoio para apresentação de seminários em língua alemã: um relato de experiência. 2019 (Comunicacao)
    • UPHOFF, DÖRTHE . Zeitgeist: um projeto de livro didático para o ensino de alemão em contexto universitário. 2019 (Conferência)
    • UPHOFF, DÖRTHE ; ANDRADE e SILVA, M. K. . Teilhabe an zielsprachlichen Diskursen durch partizipationsorientierte Aufgaben (aula aberta). 2019 (Outra)
    • UPHOFF, DÖRTHE . O desenvolvimento da área de alemão como língua estrangeira enquanto campo de pesquisa no Brasil: um estudo discursivo. 2019 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Fremdsprachendidaktik in Brasilien im Blickfeld einer Wissenssoziologischen Diskursanalyse. 2019 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Desafios da/na formação de professores de alemão no Brasil à luz das mudanças da LDB. 2019 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . Autonomia, interlíngua e estratégias de comunicação. 2018 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . Novos desafios da formação de professores de alemão como língua estrangeira. 2018 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . DaF-Unterricht in Brasilien im Spannungsfeld zwischen Handlungsorientierung und letramento rítico. 2018 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . Germanistik an der Universität São Paulo. 2018 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . Machtbeziehungen zwischen Lehrwerk und Lehrer: Eine diskursanalytische Untersuchung. 2018 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe ; ARAUJO, F. R. . DaF in der brasilianischen Germanistik: Beiträge zur Curriculumforschung aus drei Jahrzehnten. 2017 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . DaF-Unterricht in einem brasilianischen Germanistikstudiengang: Reflexionen zu einer Sprachbedarfserhebung. 2017 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Zur Rolle von Lehrwerken in der Lehrerbildung. 2017 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . A história dos métodos e a pedagogia pós-método na formação inicial de professores de alemão. 2017 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . DaF-Unterricht in einem brasilianischen Germanistikstudiengang: Reflexionen zu einer Sprachbedarfserhebung. 2017 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe ; ARAUJO, F. R. . Três décadas de pesquisa sobre a formação de professores de alemão no Brasil. 2017 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Análise comparativa de obras introdutórias de alemão como língua estrangeira com foco na apresentação da história dos métodos. 2017 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . O lugar da criticidade na formação inicial de professores de alemão na USP. 2016 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . A descrição das competências linguísticas do âmbito acadêmico no Quadro Europeu Comum e nas ACTFL Proficiency Guidelines: uma análise comparativa. 2016 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . DaF und Literatur an der USP:Überlegungen aus der Sicht einer Dozentin für DaF. 2016 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . Relações de poder na formação do professor de alemão como língua estrangeira. 2015 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Prática como Componente Curricular nas disciplinas de língua alemã na graduação em Letras/Alemão: alguma novidade?. 2015 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . O lugar da empiria na formação do professor de língua estrangeira. 2015 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . DaF im universitären Bereich. 2015 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe ; WUCHERPFENNIG, N. . Lehrwerke für DaF im universitären Kontext: 'Blaue Blume' und 'DaF kompakt' im Vergleich. 2015 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Themen und Tendenzen sprachenpolitischer Beiträge auf den ABRAPA-Kongressen von 1989 bis 2011. 2015 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Entre o global e o local: formando professores de línguas no século XXI. 2014 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . DaF-Unterricht im Rahmen der brasilianischen Germanistik: Herausforderungen und Maßnahmen am Beispiel der USP. 2014 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Deutschunterricht in der Germanistik: Ziele, Herausforderungen und Möglichkeiten. 2014 (Comunicacao)
    • DEBIA, D. T. ; UPHOFF, Dorthe . As necessidades dos alunos na passagem para as disciplinas de literatura no curso de Letras/Alemão da USP. 2014 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . A passagem das disciplinas de língua para as disciplinas de literatura no curso de Letras/Alemão da USP: perspectivas históricas e atuais. 2013 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Por que olhar a história do ensino de línguas?. 2013 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Lernmaterialentwicklung als Bestandteil einer germanistischen Ausbildung: Herausforderungen und Möglichkeiten. 2013 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . Materiais históricos para o ensino de alemão como língua estrangeira. 2013 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . O livro didático de língua estrangeira: balanço e perspectivas para o ensino de alemão no Brasil. 2013 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . A história do ensino de alemão através dos títulos de livros didáticos. 2012 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Reflexões sobre a especificidade do ensino de alemão em um curso de Letras. 2012 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Fernstudienprojekt Deutsch als Fremdsprache: Aspectos discursivos em uma obra de formação de professores de alemão. 2012 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . Estabilidade e mudança nos discursos sobre o livro didático em uma obra de formação de professores de alemão. 2012 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Discursos sobre planejamento de ensino em duas obras de formação de professores de língua estrangeira. 2012 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Leistungsmessung, Fehlerkorrektur und das Bild des Lehrers im Diskurs der Fernstudieneinheiten Deutsch als Fremdsprache. 2011 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Leistungsmessung, Fehlerkorrektur und das Bild des Lehrers im Diskurs der Fernstudieneinheiten Deutsch als Fremdsprache. 2011 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Retratos do fazer pedagógico em uma obra de formação de professores de alemão. 2011 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . A história do ensino de alemão no Brasil. 2011 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . O poder do livro didático e a posição do professor no ensino de alemão como língua estrangeira. 2010 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . Imagens do professor na série "Fernstudienangebot Deutsch als Fremdsprache". 2010 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Midiatecas: Exemplos bem-sucedidos e perspectivas para o CEL. 2010 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . A visão do bilinguismo em "O Monolinguismo do Outro" de Jacques Derrida. 2009 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . O poder do livro didático e a posição do professor no ensino de alemão como língua estrangeira. 2009 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Reflexões sobre autoria no ensino de línguas estrangeiras. 2009 (Comunicacao)
    • Bolognini, C.Z. ; UPHOFF, Dorthe ; Biazotto, A. ; Santos, M.S. . A língua inglesa na escola. 2008 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . Der Fehler beim Sprachenlernen - ein notwendiges Übel. 1996 (Outra)
    • UPHOFF, Dorthe . Ausspracheschulung mit "Wer?Wie?Was? und "Aussprachehilfe - einfach und spontan". Ein Erfahrungsbericht. 1996 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Declinação - O Camaleão da Língua Alemã. 2004 (Outra)
    • UPHOFF, Dorthe . O lugar do "entre" na aprendizagem de línguas estrangeiras. 2005 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Deklination - Das Chamäleon der deutschen Sprache. 2005 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Deklination - Das Chamäleon der deutschen Sprache. 2005 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . "Eu sei que não vou ter sossego". Uma reflexão acerca dos conflitos de uma pessoa bilíngüe. 2006 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Bilingüismo: o problema da língua fraca. 2006 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Sprachen als Bedrohung. 2006 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Stationenarbeit "Jahreszeiten in Österreich". 2006 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . O caráter institucional do ensino de língua estrangeira mediado por livro didático. 2007 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Lehrer und Lehrwerke im DaF-Unterricht. 2008 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Lehrer und Lehrwerke im DaF-Unterricht. 2008 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Formas de resistência ao livro didático internacional no ensino da língua alemã. 2008 (Comunicacao)
    • UPHOFF, Dorthe . Grundlagen der Methodenkompetenz (Fundamentos da competência metodológica). 2008 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . Alemanha 98 - Novos rumos da política alemã. 1998 (Conferência)
    • UPHOFF, Dorthe . Como estudar línguas estrangeiras com sucesso. 2003 (Conferência)
    • RIOLFI, C. ; RIBEIRO, M. A. O. ; IGREJA, S. G. ; LOPES, J. D. A. ; UPHOFF, Dorthe . Algo de inconfundível: desafios para sustentar o dizer na produção alemã. 2015
    • UPHOFF, Dorthe ; NTONG-ESSAA, N. ; GONDJI, M. ; MENZO, D. . Deutschfreund 2: Interview mit Frau Prof. Dr. Dörthe Uphoff. 2023 Radio Soleil 104.0 FM
    • BREUNIG, D. ; FUNK, H. ; HELLER, I. ; PEUSCHEL, K. ; RICHTER, J. ; ROGALL, M. D. ; SCHRAMM, K. ; UPHOFF, Dorthe . Perspektiven und Herausforderungen der Entwicklung von DaF-Lehrkompetenzen im lateinamerikanischen Kontext. 2014 15º Congresso da ALEG
    • UPHOFF, Dorthe ; TAVARES, Pedro Heliodoro . IX Jornada de Língua Alemã. 2013 (Área de Alemão, Departamento de Letras Modernas, FFLCH, USP)
    • ELSTERMANN, A. ; REINECKE, K. ; UPHOFF, Dorthe . Workshop "Sprachlernberatung". 2013 (Departamento de Letras Modernas, Universidade de São Paulo)
    • UPHOFF, Dorthe ; GLENK, E. . Workshop "Reflexões sobre o curso de leitura de textos acadêmicos em alemão". 2015 (Departamento de Letras Modernas, FFLCH, USP)
    • UPHOFF, DÖRTHE ; AQUINO, M. . Conferência Materiais didáticos para o ensino de alemão: o projeto Zeitgeist. 2021 (Programa de pós-graduação em língua e literatura alemã, DLM, FFLCH, USP)
    • ERNST, C. ; SCHUMANN, C. ; STREB, R. ; UPHOFF, Dorthe . Workshop Dhoch3: Lernplattform für die akademische Deutschlehrerausbildung: Anwendungsmöglichkeiten in Brasilien. 2022 (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD))
    • DORNBUSCH, C. ; UPHOFF, Dorthe . II Workshop International DaF und Literatur. 2016 (Programa de Pós-graduação em Língua e Literatura Alemã da USP)
    • UPHOFF, Dorthe . Projeto Magister Letras - Alemão IV. 1998 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • UPHOFF, Dorthe . Estratégias de aprendizagem (gramática). 1998 (Secretaria de Estado da Educação e do Desporto de Santa Catarina)
    • UPHOFF, Dorthe . Handlungsorientierung e letramento crítico no ensino de alemão como língua estrangeira. 2018 (UNESP)
    • UPHOFF, Dorthe . Oficina: Elaboração de materiais didáticos para o ensino de alemão em contexto universitário brasileiro. 2022 (Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPR)
    • UPHOFF, Dorthe ; VETTER, A. K. ; NOGUEIRA, F. G. S. ; ANDRADE e SILVA, M. K. ; ARANTES, P. C. ; PEREIRA, R. C. . Produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de línguas adicionais: teoria e prática. 2022 (II Escola de Estudos Linguísticos do GEL)
    • IBRUGGER, L. J. ; OLIVEIRA, T. M. ; UPHOFF, DÖRTHE . Oficina: Kritischer DaF-Unterricht in Anlehnung an Paulo Freire: Grundlagen und Möglichkeiten. 2023 (Universidade de São Tomé e Príncipe)
    • WUCHERPFENNIG, N. ; UPHOFF, DÖRTHE . Materialentwicklung für den DaF-Unterricht an brasilianischen Hochschulen am Beispiel des Projekts ?ZEITGEIST?. 2023 (Associação Brasileira de Professores de Alemão (ABraPA))
    • UPHOFF, DÖRTHE . Kinder- und Jugendliteratur im DaF-Unterricht: didaktische Ziele und Einsatzmöglichkeiten. 2023 (Associação Brasileira de Professores de Alemão (ABraPA))
    • UPHOFF, DÖRTHE . A educação linguística no Brasil: desafios e perspectivas. 2023 (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC))
    • UPHOFF, Dorthe . Lehrwerke und Unterrichtsplanung (Livros didáticos e planejamento de aula). 2008 (Associação Catarinense de Professores de Alemão - ACPA)
    • UPHOFF, DÖRTHE . Workshop: Sprachwissenschaftliche Aspekte im Deutschunterricht - ein Überblick. 2024 (Organização de Escolas Brasileiras com Ensino de Alemão)
    • UPHOFF, Dorthe . A política na Alemanha (Politik in Deutschland). 1999 (Secretaria de Estado da Educação e do Desporto de Santa Catarina)
    • UPHOFF, Dorthe . Deutsche Popmusik. 1999 (Secretaria de Estado da Educação e do Desporto de Santa Catarina)
    • UPHOFF, Dorthe . Textos humorísticos alemães ( Worüber die Deutschen lachen). 2001 (Secretaria de Estado da Educação e do Desporto de Santa Catarina)
    • UPHOFF, Dorthe . Deklination - O Camaleão da Língua Alemã. 2003 (Cd-rom educativo)
    • Nome do projeto: Materiais históricos produzidos no Brasil para o ensino de alemão (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: UPHOFF, Dorthe .
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo identificar, localizar e analisar os principais livros didáticos de alemão produzidos no Brasil entre 1930 e 1980 e voltados para o ensino de iniciantes adultos.
    • Nome do projeto: A história do ensino de alemão no curso de Letras da USP (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: UPHOFF, Dorthe , FISCHER, E. G. .
      Descrição: O projeto visa traçar a história do ensino de alemão no curso de Letras da USP desde a década de 1940. Trata-se de um projeto "Ensinar com Pesquisa" supervisionado em conjunto com a Profa. Dra. Eliana Gabriela Fischer (USP).
    • Nome do projeto: O desenvolvimento da área de alemão como língua estrangeira (ALE) como campo de pesquisa no Brasil (2015 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: UPHOFF, Dorthe , GRUHN, D. H. , VOERKEL, P. .
      Descrição: Foram objetivos iniciais do projeto: retraçar a evolução histórica do ALE enquanto campo de pesquisa no Brasil; mapear os principais espaços acadêmicos em que a pesquisa foi realizada nos últimos trinta anos; identificar os principais temas ligados ao ensino/aprendizagem de alemão que foram investigados no Brasil desde a década de 1980. Na última fase do projeto, são ultrapassados os limites disciplinares e geográficos do recorte inicial da pesquisa. De 2018 a 2021, em colaboração com os Profs. Drs. Paul Voerkel, da UERJ/DAAD, e Heike Gruhn, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, México, foi organizada a coletânea de artigos Germanistik in Lateinamerika: Entwicklungen und Tendenzen (Germanística na América Latina: desenvolvimentos e tendências). Para esse projeto editorial reunimos 21 artigos de 11 países latino-americanos (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, México, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Venezuela). O livro está disponível em: https://univerlag.uni-goettingen.de/handle/3/isbn-978-3-86395-517-5 .
    • Nome do projeto: Materiais didáticos e planejamento de curso (2013 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: UPHOFF, Dorthe .
      Descrição: Análise de propostas curriculares para o ensino de alemão como língua estrangeira com foco especial para as necessidades dos alunos e professores no Brasil. Estudo das condições de produção, circulação e recepção de materiais didáticos de alemão no contexto brasileiro.
    • Nome do projeto: Metodologia de Ensino de Alemão: regimes de saber e narrativas históricas (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: UPHOFF, Dorthe .
      Descrição: O projeto tem por objetivo analisar e comparar os discursos relacionados à conjuntura didático-metodológica atual da área de Alemão como Lìngua Estrangeira na Alemanha, Áustria e no Brasil, com vistas à produção de um material de ensino para a formação inicial de professores de alemão. O projeto incluiu uma estadia de pós-doutoramento na Universidade de Viena, Áustria, de dezembro de 2019 a novembro de 2020, financiada através de uma bolsa CAPES-PrInt de Professor Visitante Júnior.
    • Nome do projeto: Tendências recentes no ensino-aprendizagem de alemão como língua adicional (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: UPHOFF, Dorthe .
      Descrição: O projeto visa investigar as diferentes tendências didático-metodológicas que surgiram nos últimos 20 anos no ensino de alemão como língua adicional no Brasil e no mundo. A virada do milênio foi marcada, inicialmente, pela publicação do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (2001), que consolidou a abordagem orientada para a ação (Handlungsorientierung) como principal referência para a produção de livros didáticos internacionais. Nos últimos anos, entretanto, observa-se no Brasil uma crescente influência da pedagogia pós-método (cf. Kumaravadivelu 2003, 2006, 2012) nos discursos que circulam sobre o ensino-aprendizagem da língua em pesquisas e eventos acadêmicos. Além disso, também outras propostas didático-metodológicas como o letramento crítico, as perspectivas decoloniais e as metodologias ativas, entre outras, passaram a ser discutidas na área. Levando em consideração esse cenário atual, propõe-se a examinar como as diferentes propostas em questão têm impactado os diversos campos de ação referentes ao ensino de alemão no Brasil, tais como a formação de professores, a produção de materiais e as políticas linguísticas, além do ensino-aprendizagem em contextos institucionais e particulares.
    • Nome do projeto: 200 anos de imigração alemã no Brasil: uma história de materiais didáticos de alemão produzidos no país (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: UPHOFF, Dorthe , FURST, N. P. , AVILA, F. W. , ROGANO, J. V. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo identificar e analisar materiais didáticos para o ensino de alemão produzidos no Brasil ao longo do século XX. Pretende-se publicar os resultados da pesquisa em forma de um manual que apresente a proposta didático-metodológica de 12 materiais selecionados.
    • Nome do projeto: O ensino de alemão no Brasil: passado, presente e futuro (2017 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: UPHOFF, Dorthe .
      Descrição: O projeto visa a investigar, em uma perspectiva diacrônica, abordagens e materiais de ensino de alemão no Brasil, bem como as diferentes concepções de professor e aluno a eles relacionadas. Atenção especial será dada à formação da área de alemão como língua estrangeira enquanto campo de pesquisa no país.
    • Nome do projeto: Zeitgeist: Língua Alemã em Contextos Universitários (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: UPHOFF, Dorthe , VAZ FERREIRA, M. A. , OLIVEIRA, P. , WUCHERPFENNIG, N. , ARANTES, P. C. , ARAUJO, F. R. , PEREIRA, R. C. , AQUINO, M. , ANDRADE e SILVA, M. K. , MARIANO, T. V. , SILVEIRA, A. C. N. , VETTER, A. K. , NOGUEIRA, F. G. S. , LEAL, L. C. , RIBEIRO, T. S. , RIBEIRO, L. S. , CASPARY, R. L. F. , MENDES, E. H. , NUNES, E. C. R. , ARAUJO FILHO, M. A. A. .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa Zeitgeist: Língua Alemã em Contextos Universitários reúne pesquisadoras e pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior, tais como UERJ, UNICAMP, USP, UFC, UFPR, UFRJ, interessada(o)s i) na investigação e elaboração de materiais didáticos de Alemão como Língua Estrangeira (ALE)/ Deutsch als Fremdsprache (DaF), abrangendo questões linguísticas em ambientes educacionais e tecnológicos de aprendizagem; ii) na reflexão a respeito sobre a formação de professores de ALE/DaF, interrogando saberes e suas aplicações sócio-institucionais, oferecendo contribuições para a área de Germanística ao propor diretrizes curriculares e propostas didático-pedagógicas e políticas linguísticas para o ensino-aprendizagem de ALE/DaF em contexto brasileiro.
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Alessandra de Freitas Língua e Literatura Alemã Doutorado
    Gabriella Fernandes Rampinelli Língua e Literatura Alemã Mestrado
    Jenny Fischer Língua e Literatura Alemã Doutorado
    Nadia Cristina Dini Língua e Literatura Alemã Doutorado
    Theo Moraes de Oliveira Língua e Literatura Alemã Mestrado
    Ítalo Guimarães dos Santos Língua e Literatura Alemã Mestrado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Marcos Antonio Alves de Araujo Filho Língua e Literatura Alemã Doutorado 08/08/2023
    Mariana Kuntz de Andrade e Silva Língua e Literatura Alemã Doutorado 01/12/2020
    Elaine Cristina Roschel Nunes Língua e Literatura Alemã Doutorado 20/12/2021
    Marina Grilli Lucas Silva Língua e Literatura Alemã Doutorado 07/03/2023
    Marcos Antonio Alves de Araujo Filho Língua e Literatura Alemã Mestrado 30/07/2013
    Camila Gardini Heylmann Língua e Literatura Alemã Mestrado 17/12/2018
    Elaine Rodrigues Reis Lobato Língua e Literatura Alemã Mestrado 02/10/2017
    Mariana Kuntz de Andrade e Silva Língua e Literatura Alemã Mestrado 25/11/2015
    Christina Winter da Silva Língua e Literatura Alemã Mestrado 08/06/2017
    Wadson José Mendes Cadarço Língua e Literatura Alemã Mestrado 17/10/2024
    Louise Jane Ibrugger Língua e Literatura Alemã Mestrado 10/09/2024
    Leide Freiberger Aranovich Língua e Literatura Alemã Mestrado 26/05/2023
    Raphael da Silveira Língua e Literatura Alemã Mestrado 11/10/2018
    Marina Grilli Lucas Silva Língua e Literatura Alemã Mestrado 20/04/2018