Não autenticado |

Carlos Junior Gontijo Rosa

    • Professor adjunto de Teoria da Literatura e Literaturas de Língua Portuguesa no Centro de Educação e Letras da Universidade Federal do Acre, campus Floresta. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Federal do Acre, campus Floresta e professor colaborador externo do Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (2008), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2011) e doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2017). Realizou pesquisa pós-doutoral em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2019) e em Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2023). Atuou como Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Tocantins e na Universidade Nacional Timor-Lorosa'e. Foi Investigador do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Portugal, com Bolsa de Investigação para Estrangeiros da Fundação Calouste Gulbenkian (ago/2012-jun/2013); Investigador do Instituto del Teatro de Madrid da Universidad Complutense de Madrid com Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE-FAPESP, dez/2014-mar/2015) e academic visitor na Faculty of Modern and Medieval Languages and Linguistics da University of Cambridge com Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE-FAPESP, jan/2022-dez/2022). Teve bolsas de investigação durante a graduação (IC, CNPq), mestrado (CNPq), doutorado (FAPESP e CAPES) e pós-doutorado (FAPESP).

       

      Links:    

    • Teoria e Crítica Literária
    • Cânones: tradições / reconfigurações
    • Teatro Português
    • Linguística e Educação
    • Ler Teatro e Reler o Teatro Brasileiro
    • Preceptivas seiscentistas e setecentistas em torno do gosto e do teatro
    • GONTIJO ROSA, C. ; CORRADIN, F. M. F. S. ; DRIVER, R. . Bernardo Santareno e as transformações da cena portuguesa no século XX. Jundiaí : Paco Editorial, 2022 . 384p. ISBN: 9786558409915.
    • GONTIJO ROSA, CARLOS ; RABELLO, R. B. . Aproximar-se das literaturas de Língua Portuguesa: trançando leituras. São Paulo : Na Raiz, 2020 . 201p. ISBN: ZENODO4390059.
    • CORRADIN, F. M. F. S. ; GONTIJO ROSA, C. ; DOMENE, M. G. ; DRIVER, R. . A pesquisa em Literatura Portuguesa - Homenagem ao Prof. Francisco Maciel Silveira. São Paulo : Na Raiz, 2020 . 653p. ISBN: 9786599147920.
    • LAMIM-GUEDES, V. ; GONTIJO ROSA, C. J. . Alin-mane: Lusofonia e cooperação na área educacional em Timor-Leste. São Paulo : Na Raiz, 2020 . 245p. ISBN: 9788553100088.
    • CORRADIN, F. M. F. S. ; GONTIJO ROSA, C. ; DOMENE, M. G. . Teatro Português: presente e passado. São Paulo : FFLCH/USP, 2018 . 194p. ISBN: 9788575063507.
    • SILVA, A. J. ; GONTIJO ROSA, C. ; CORRADIN, F. M. F. S. ; MATANGRANO, B. A. . O Labirinto de Creta. Rio de Janeiro/RJ : Vermelho Marinho, 2016 . 255p. ISBN: 9788582650820.
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . O criado e o semideus: o tragicômico em O Precipício de Faetonte, de Antônio José da Silva. Saarbrücken : Novas Edições Acadêmicas, 2014 . 141p. ISBN: 9783639697452.
    • GONTIJO ROSA, CARLOS . O mitógrafo Baltasar de Vitoria como possível fonte para as narrativas mitológicas de António José da Silva, o Judeu Hipogrifo-Revista De Literatura Y Cultura Del Siglo De Oro , v. 11 , p. 995 - 1010 , 2023. ISSN: 23281308.
    • QUEIJO, M. E. S. ; GONTIJO ROSA, C. . As fronteiras do enunciado concreto: Limite Desaparecendo/Limite Desaparecido? DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada , v. 39 , p. 1 - 26 , 2023. ISSN: 1678460X.
    • BRAIT, BETH ; PISTORI, MARIA HELENA CRUZ ; DUGNANI, BRUNA LOPES ; STELLA, PAULO ROGÉRIO ; ROSA, Carlos Gontijo ; STORTO, LETÍCIA JOVELINA . Bakhtiniana adere à Ciência Aberta BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO , v. 17 , p. 2 - 15 , 2022. ISSN: 21764573.
    • GONTIJO ROSA, C. . O mito desvirtuado e a liberdade da imaginação de Antônio José da Silva ALEA: ESTUDOS NEOLATINOS (IMPRESSO) , v. 24 , p. 280 - 294 , 2022. ISSN: 18070299.
    • GONTIJO ROSA, C. . O Lado B da História: o teatro popular da segunda metade do século XVIII nas Histórias do Teatro Português REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO] , v. 12 , p. 1 - 31 , 2022. ISSN: 22372660.
    • GONTIJO ROSA, C. . Bakhtin e corpo: seria inviável, se não fosse plenamente possível BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO , v. 17 , p. 193 - 199 , 2022. ISSN: 21764573.
    • ROSA, CARLOS . Figuras marinhas no teatro do Bairro Alto: um pouco de mitologia, outro tanto de invenção Revista Épicas , v. 11 , p. 33 - 51 , 2022. ISSN: 2527080X.
    • GONTIJO ROSA, CARLOS ; BRAIT, B. . Variações materiais, manutenções de forma e conteúdo: distopias infantojuvenis Revista Gragoatá (UFF) , v. 26 , p. 521 - 557 , 2021. ISSN: 23584114.
    • GONTIJO ROSA, C. . Textos-moldura como literatura: o meta-paratexto de um quebra-cabeça literário Boletín Galego de Literatura , v. 58 , p. 1 - 21 , 2021. ISSN: 02149117.
    • GONTIJO ROSA, C. . Contribuição para as relações entre literatura e teatro: a leitura do texto dramático barroco Valittera - Revista literária dos acadêmicos de Letras , v. 1 , p. 207 - 229 , 2021. ISSN: 2675164X.
    • ROSA, Carlos Gontijo . A Inquisição nas Histórias do Teatro Português: uma ausência MNEMOSINE REVISTA , v. 12 , p. 67 - 78 , 2021. ISSN: 22373217.
    • GONTIJO ROSA, CARLOS . Vicente, autoficção de Jorge Andrade Catedral Tomada. Revista de crítica literaria latinoamericana , v. 8 , p. 283 - 306 , 2020. ISSN: 21690847.
    • GONTIJO ROSA, C. . Carnavalização no teatro ibérico barroco BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO , v. 14 , p. 101 - 135 , 2019. ISSN: 21764573.
    • GONTIJO ROSA, C. . Esboços autoficcionais no teatro brasileiro: a escrita do eu andradino Urdimento (UDESC) , v. 2 , p. 326 - 343 , 2019. ISSN: 14145731.
    • GONTIJO ROSA, C. . Jorge Andrade: o autor-criador e seu espaço biográfico SALA PRETA (USP) , v. 19 , p. 64 - 83 , 2019. ISSN: 15195279.
    • LAMIM-GUEDES, V. ; GONTIJO ROSA, C. J. . Aspectos do processo de ensino-aprendizagem no curso Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-Vida EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. 68 , p. - - - , 2019. ISSN: 16780701.
    • GONTIJO ROSA, C. . Apropriação e invenção na dramaturgia de Antônio José da Silva: uma leitura de ?Anfitrião ou Júpiter e Alcmena? Revista do Centro de Estudos Portugueses (UFMG) , v. 39 , p. 177 - 200 , 2019. ISSN: 1676515X.
    • FOMIN, C. ; GONTIJO ROSA, C. . Impressões sobre a presença do intérprete de língua de sinais no teatro: estudo de caso Revista Espaço , v. 52 , p. 19 - 38 , 2019. ISSN: 25256203.
    • GONTIJO ROSA, C. . A tragicomédia na Europa e o que chegou a Portugal Dramaturgia em foco , v. 2 , p. 25 - 44 , 2018. ISSN: 25947796.
    • GONTIJO ROSA, C. . Escrito para a cena barroca: a contextualização histórica na leitura contemporânea de textos dramáticos antigos VEREDAS. REVISTA DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LUSITANISTAS , v. 30 , p. 43 - 55 , 2018. ISSN: 08745102.
    • ROSA, Carlos Gontijo . Descritivo de uma jornada REVISTA CRIOULA (USP) , v. 1 , p. 204 - 214 , 2017. ISSN: 19817169.
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . O Precipício de Chichisbéu: o ?gracioso? feito à sombra do ?galán? em O precipício de Faetonte, de Antônio José da Silva Acta Scientiarum. Language and Culture (Online) , v. 38 , p. 311 - 319 , 2016. ISSN: 19834683.
    • CORRADIN, F. M. F. S. ; SILVEIRA, F. M. ; GONTIJO ROSA, C. J. . Projeto Autor por Autor: a literatura e a história portuguesas à luz do teatro Art& (São Paulo. Online) , v. 13 , p. 1 - 8 , 2016. ISSN: 18062962.
    • GONTIJO ROSA, C. J. ; LAMIM-GUEDES, V. . Ensaio sobre a luta da Natureza contra o desaparecimento ClimaCom Cultura Científica ? pesquisa, jornalismo e arte , v. 2 , p. - - - , 2015. ISSN: 2359-4705.
    • LAMIM-GUEDES, V. ; GONTIJO ROSA, C. J. . A alfabetização científica em ações educativas sobre meio ambiente e química na Universidade Nacional de Timor-Leste Revista do Edicc , v. 2 , p. 210 - 218 , 2014. ISSN: 23173815.
    • LAMIM-GUEDES, V. ; GONTIJO ROSA, C. J. . Arquivo e museu da resistência timorense: memória coletiva ea construção da identidade nacional em Timor-Leste Museologia e Patrimônio , v. 7 , p. 139 - 153 , 2014. ISSN: 19843917.
    • GONTIJO ROSA, C. J. . Orestes entre o ontem e o hoje: propostas para a leitura do mito Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais , v. 4 , p. 54 - 68 , 2013. ISSN: 2237387X.
    • ROSA, C. J. G. . Ecos de Medeia no teatro português do século XVIII Calíope (UFRJ) , v. 23 , p. 9 - 28 , 2013. ISSN: 16763521.
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . A leitura do texto dramático ComCiência (UNICAMP) , v. 154 , p. 1 - , 2013. ISSN: 15197654.
    • GONTIJO ROSA, C. J. . Adaptações de tragédias: drama à vista Lumen et Virtus , v. 3 , p. 21 - 36 , 2012. ISSN: 21772789.
    • LAMIM-GUEDES, V. ; GONTIJO ROSA, C. J. . A Cooperação Internacional na Universidade Nacional de Timor-Leste: contribuições para a melhoria da educação e desenvolvimento timorense Global Education Magazine , v. 1 , p. 73 - 78 , 2012. ISSN: 2255033X.
    • GONTIJO ROSA, C. J. . Notas sobre os paradigmas para a composição das peças de Antônio José da Silva Webmosaica , v. 4 , p. 39 - 48 , 2012. ISSN: 21756163.
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior ; Carneiro, Alexandre Soares . Há sátira em Antônio José da Silva?
      DOI:10.5007/2175-7917.2011v16n2p101 Anuário de Literatura , v. 16 , p. 101 - 113 , 2011. ISSN: 21757917.
    • GONTIJO ROSA, C. J. . A tragicomédia espanhola como modelo: a ópera joco-séria de Antônio José da Silva como tentativa de superação Revista Desassossego , v. 6 , p. 4 - 15 , 2011. ISSN: 21753180.
    • GONTIJO ROSA, C. J. . Duas versões dramáticas do mito do filho do Sol Revista Crioula (USP) , v. 10 , p. 1 - 11 , 2011. ISSN: 19817169.
    • GONTIJO ROSA, C. J. ; SOARES, MV . A personagem secundária em Eurípides: um estudo sobre Taltíbio em As Troianas Revista de Estudos Universitárias (Sorocaba) , v. 35 , p. 51 - 71 , 2009. ISSN: 01026437.
    • GONTIJO ROSA, C. . Teatro popular português do século XVIII entre o gosto e o mau gosto. Novas histórias do teatro, v. , p. 188 - 205, 2024.
    • GONTIJO ROSA, C. . Metastásio desmetastasiado, ou a transformação de Artaserse em O mais heroico segredo. Mundos de língua portuguesa: olhares cruzados (III) - Da literatura em Portugal: ficção, poesia, teatro, crítica, v. 3, p. 333 - 349, 2024.
    • GONTIJO ROSA, CARLOS . Usos e desusos da mitologia grega na literatura contemporânea: o estatuto mítico do cérebro de Patrícia Portela. A literatura clássica ou os clássicos na literatura: presenças clássicas nas literaturas de língua portuguesa, vol. 6, v. 1, p. 337 - 357, 2023.
    • DRIVER, R. ; GONTIJO ROSA, CARLOS . A encenação da fogueira como revelação em O crime de Aldeia Velha. Bernardo Santareno | 100 anos. Percursos & documentos, v. , p. 129 - 141, 2022.
    • GONTIJO ROSA, C. . No século XVIII, o 'gosto português' é popular. Festividades, culturas e comunidades: património e sustentabilidade, v. , p. 243 - 250, 2022.
    • BALISTA, L. R. ; SANTOS, P. C. P. ; PINA, P. S. A. ; GONTIJO ROSA, C. . Gestos modernos no teatro da década de 1930: as peças Amor..., de Oduvaldo Vianna, e Deus lhe pague, de Joracy Camargo. Outros modernismos no Brasil: 1870-1930, v. , p. 419 - 438, 2022.
    • GONTIJO ROSA, C. . Quem é esse 'Português, escritor, quarenta e cinco anos de idade'?. Bernardo Santareno e as transformações da cena portuguesa no século XX, v. 1, p. 347 - 376, 2022.
    • GONTIJO ROSA, CARLOS . Proteu pode e judeu, não. Mitologia e Inquisição na literatura portuguesa. Aproximar-se das literaturas de Língua Portuguesa: trançando leituras, v. 1, p. 76 - 95, 2020.
    • GONTIJO ROSA, C. . Carne, papel, espuma ou madeira: representações contemporâneas para o teatro de Antônio José da Silva. A pesquisa em Literatura Portuguesa - Homenagem ao Prof. Francisco Maciel Silveira, v. 1, p. 34 - 52, 2020.
    • LAMIM-GUEDES, V. ; GONTIJO ROSA, C. . Arquivo e Museu da Resistência Timorense: memória coletiva e a construção da identidade nacional em Timor-Leste. Alin-mane: Lusofonia e cooperação na área educacional em Timor-Leste, v. , p. 212 - 240, 2020.
    • LAMIM-GUEDES, V. ; GONTIJO ROSA, C. . A alfabetização científica em ações educativas sobre meio ambiente e química na Universidade Nacional de Timor-Leste. Alin-mane: Lusofonia e cooperação na área educacional em Timor-Leste, v. , p. 190 - 200, 2020.
    • LAMIM-GUEDES, V. ; GONTIJO ROSA, C. . A Cooperação Internacional na Universidade Nacional de Ti- mor-Leste: contribuições para a melhoria da educação e desenvolvimento timorense. Alin-mane: Lusofonia e cooperação na área educacional em Timor-Leste, v. , p. 170 - 189, 2020.
    • LAMIM-GUEDES, V. ; GONTIJO ROSA, C. . Dez anos da restauração da independência de Timor-Leste. Alin-mane: Lusofonia e cooperação na área educacional em Timor-Leste, v. 1, p. 162 - 164, 2020.
    • LAMIM-GUEDES, V. ; GONTIJO ROSA, C. . Desafios da docência no ensino superior por professores brasileiros em Timor-Leste. Alin-mane: Lusofonia e cooperação na área educacional em Timor-Leste, v. , p. 156 - 158, 2020.
    • GONTIJO ROSA, C. . Descobrindo "O Encoberto", de Natália Correia. Censura e silenciamento: a literatura de autoria feminina em questão, v. 1, p. 167 - 192, 2019.
    • GONTIJO ROSA, C. . Júlio Dantas na estereotipia do feminino português. Teatro Português: presente e passado, v. 1, p. 31 - 40, 2018.
    • GONTIJO ROSA, C. . Recursos cênicos da personagem-tipo do gracioso em textos dramáticos. Estudos interdisciplinares em literatura, v. , p. 113 - 136, 2018.
    • GONTIJO ROSA, C. J. . O negro mais bem mandado. Teatro de Autores Portugueses do século XVII: lugares (in)comuns de um teatro restaurado, v. , p. 55 - 63, 2016.
    • GONTIJO ROSA, C. ; LAMIM-GUEDES, V. . (Vi)ver n_a cidade: há vida em todo canto. (Vi)ver n_a cidade: ocupações de espaços urbanos, v. , p. 63 - 72, 2016.
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior ; CORRADIN, F. M. F. S. . As questões tragicômicas no Conto de Inverno. Shakespeare 450 anos, v. , p. 383 - 406, 2015.
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . A metamorfose do ator Yevgeni Mironov em um horrível inseto. Avanca | Cinema 2014, v. , p. 66 - 70, 2014.
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . O revelar velado nas peças adultas de Walmir Ayala: obscenidades contemporâneas expostas sob a máscara cômica. Literatura e Cidadania: dilemas entre estética e política no Brasil contemporâneo, v. , p. 77 - 85, 2013.
    • LAMIM-GUEDES, V. ; GONTIJO ROSA, C. J. . Dez anos da restauração da independência de Timor-Leste . Jornal da Ciência , , 22 mai. 2012.
    • LAMIM-GUEDES, V. ; GONTIJO ROSA, C. J. . Desafios da docência no ensino superior por professores brasileiros em Timor-Leste . Jornal da Ciência , http://www.jornaldaciencia.org , 03 abr. 2012.
    • GONTIJO ROSA, C. . 'I shall venture, lastly, to say a word or two of stage-action': quando um pintor resolve comentar a ação cênica. In: 18o. Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada , 2022 , Salvador/BA. Programação e livro de resumos do 18o. Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada. : , 2022.
    • GONTIJO ROSA, C. . O criado carnavalizado: a personagem-tipo do gracioso. In: 15o. Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada , 2017 , Rio de Janeiro/RJ. Anais do 15o. Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. : , 2017.
    • GONTIJO ROSA, CARLOS . O criado carnavalizado: a personagem-tipo do gracioso. In: 15o. Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada , 2015 , Belém/PA. Anais do 15o. Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. : , 2015.
    • GONTIJO ROSA, C. . Qualities of a dramaturgy that dialogues with its audience : Antònio José da Silva and the theatre of his time. In: 1rst PuppetPlays international Conference : Literary writing for puppets and marionettes in Western Europe (17th?21st centuries) , 2021 , Montpellier. Collection 1rst PuppetPlays international Conference : Literary writing for puppets and marionettes in Western Europe (17th?21st centuries). : , 2021.
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . A adaptação dramatúrgica do mito de Faetonte por Antônio José da Silva. In: 25a. Semana de Estudos Clássicos , 2010 , Araraquara. Caderno de Resumos da 25a. Semana de Estudos Clássicos. : , 2010. p. 28 - 28.
    • LAMIM-GUEDES, V. ; GONTIJO ROSA, C. J. . Educational activities on the environment: Experience in Chemistry Course at the National University of Timor-Leste. In: 7º. World Environmental Education Congress , 2014 , Marrakech (Marrocos). Proceedings to 7º. World Environmental Education Congress. Torino (Itália) : Istituto per l?Ambiente e l?Educazione Scholé Futuro onlus, 2013. p. 239 - 245.
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . Tragicomedy in Portugal: stratification inside and outside the stage. In: FIRT/IFTR World Congress , 2014 , Coventry. Theatre & Stratification. : , 2014. p. 234 - 234.
    • GONTIJO ROSA, C. J. . A emulação em Antônio José da Silva. In: Teatro em Portugal no século XVIII: meandros, indústria, produtos​ , 2013 , Lisboa. Oradores. : , 2013.
    • GONTIJO ROSA, C. J. ; LAMIM-GUEDES, V. . Educational activities on the environment: experience in Chemistry course at the National University of Timor-Leste. In: WEEC2013 - 7th. World Environmental Education Congress , 2013 , Marrakech. Final Program. : , 2013.
    • GONTIJO ROSA, C. J. ; LAMIM-GUEDES, V. . The untiring Nature: irruption in the urban spaces. In: WEEC2013 - 7th. World Environmental Education Congress , 2013 , Marrakech. Final Program. : , 2013.
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . Ode aos Filipes em Lope de Vega. In: Colóquio Internacional Teatro: Estética e Poder , 2013 , Lisboa. Teatro: Estética e Poder - Resumos/Abstracts. : , 2013. p. 10 - 10.
    • SILVA, D. F. ; SA, F. C. ; REGIS, M. A. P. ; ROSA, C. J. G. . Training on How to break Bead News with Professional Actors. In: 8o. Congresso Internacional de Bioética Clínica , 2012 , São Paulo/SP. Anais do 8o. Congresso Internacional de Bioética Clínica. : , 2012. p. 134 - 134.
    • SA, F. C. ; REGIS, M. A. P. ; ROSA, C. J. G. . Training on how to break bad news with professional actors. In: First International Conference on Education in Ethics , 2012 , Pittsburgh/Pennsylvania. Ethics Education in a Global Perspective. Pittsburgh : Duquesne University, 2012. p. 127 - 128.
    • GONTIJO ROSA, C. J. . A tragicomédia em Antônio José da Silva: diálogos entre Portugal e Espanha. In: 20o. Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná , 2011 , Londrina/ PR. Caderno de Programação e Resumos - 20o. Seminário do CELLIP. Londrina/ PR : Universidade Estadual de Londrina, 2011. p. 205 - 206.
    • GONTIJO ROSA, C. J. ; CARNEIRO, A. S. . Há sátira em Antônio José da Silva?. In: 2o. Seminário Internacional de Estudos Literários , 2011 , Frederico Westphalen/RS. Anais do Seminário Nacional de Estudos Literários e Seminário de Estudos Literários da Região Sul. : , 2011. p. 1 - 12.
    • ROSA, C. J. G. . Adaptações de tragédias: drama à vista. In: 1o. Encontro do Grupo de Estudos Interdisciplinares de Literatura e Teoria Literária Möebius , 2010 , Dourados/MS. I Encontro do Grupo de Estudos Interdisciplinares de Literatura e Teoria Literária - MÖEBIUS. : , 2010.
    • ROSA, C. J. G. . Adaptações de tragédias: drama à vista. In: 1o. Encontro do Grupo de Estudos Interdisciplinares de Literatura e Teoria Literária Möebius , 2010 , Dourados/MS. Programação e Caderno de Resumos. : , 2010. p. 92 - 93.
    • GONTIJO ROSA, C. J. . A personagem secundária em Eurípides: um estudo sobre Taltíbio, em As Troianas. In: 8o. Congresso Nacional de Iniciação Científica e 6o. Congresso Internacional de Iniciação Científica , 2008 , Botucatu/ SP. CD-ROM do 8o. Congresso Nacional de Iniciação Científica e 6o. Congresso Internacional de Iniciação Científica. : , 2008.
    • GONTIJO ROSA, C. J. . A personagem secundária em Eurípides: um estudo sobre Taltíbio, em. In: 20o. Seminário de Estudos Clássicos , 2008 , Niterói/ RJ. Caderno de Resumos. : , 2008. p. 4 - 4.
    • GONTIJO ROSA, C. J. ; SOARES, MV . A personagem secundária em Eurípides: um estudo sobre Taltíbio, em. In: 16o. Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP , 2008 , Campinas/ SP. Caderno de Resumos do 16o. Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. Campinas/ SP : UNICAMP/ Pró-Reitoria de Pesquisa, 2008. p. 15 - 15.
    • BRAIT, B. ; PISTORI, M. H. C. ; LOPES-DUGNANI, B. ; STELLA, P. R. ; GONTIJO ROSA, C. . Bakhtiniana. Uma revista de estudos do discurso. São Paulo : Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL/PUCSP , 2021 (Editorial de Periódico Científico)
    • BRAIT, B. ; PISTORI, M. H. C. ; LOPES-DUGNANI, B. ; STELLA, P. R. ; GONTIJO ROSA, C. . Pandemia, ética e discursos. São Paulo : Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL/PUCSP , 2021 (Editorial de Periódico Científico)
    • GONTIJO ROSA, C. ; RABELLO, R. B. . Apresentação. São Paulo : Na Raiz , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • GONTIJO ROSA, C. ; SILVA, R. F. ; SIMAS, M. M. S. ; POMA, P. . Figurinha repetida não enche álbum, dizem. São Paulo/SP : Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa (DLCV/FFLCH/USP) , 2021 (Editorial de Periódico Científico)
    • SILVA, R. F. ; GONTIJO ROSA, C. . A Literatura Portuguesa e a História. São Paulo/SP : Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa (DLCV/FFLCH/USP) , 2019 (Editorial de Periódico Científico)
    • SIMAS, M. M. S. ; POMA, P. ; GONTIJO ROSA, CARLOS ; SILVA, R. F. . Desassossego: recomeços. São Paulo/SP : Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa (DLCV/FFLCH/USP) , 2020 (Editorial de Periódico Científico)
    • GONTIJO ROSA, CARLOS ; SILVA, R. F. ; SIMAS, M. M. S. ; POMA, P. . Apresentação do número. São Paulo/SP : Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa (DLCV/FFLCH/USP) , 2020 (Editorial de Periódico Científico)
    • SANTOS, G. ; SILVA, R. F. ; GONTIJO ROSA, C. ; CARDOSO, M. V. S. . Sophia e Jorge, correspondências. São Paulo/SP : Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa (DLCV/FFLCH/USP) , 2019 (Editorial de Periódico Científico)
    • GONTIJO ROSA, C. . O Labirinto de Creta. Rio de Janeiro/RJ : Vermelho Marinho , 2016 (Notas)
    • GONTIJO ROSA, C. . Mitos e lugares da Antiguidade Clássica. Rio de Janeiro/RJ : Vermelho Marinho , 2016 (Glossário)
    • GONTIJO ROSA, C. . O labirinto ibérico do amor. Rio de Janeiro/RJ : Vermelho Marinho , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • GONTIJO ROSA, C. . Uma leitura possível de O Labirinto de Creta. Rio de Janeiro/RJ : Vermelho Marinho , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • GONTIJO ROSA, CARLOS . Revista Sala Preta. 2024 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, CARLOS . Dramaturgia em Foco. 2022 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . 15o. Seminário de Estudos Literários 'O lugar das fontes primárias nos estudos literários: o arquivar, o lembrar, o resistir'. 2022 (Assessoria)
    • GONTIJO ROSA, C. . Revista Bakhtiniana. 2021 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Miscelânea: revista de literatura e vida social. 2022 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Revista Bakhtiniana. 2021 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Revista Literatura e Sociedade. 2021 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Revista Literatura e Sociedade. 2021 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Catedral Tomada. 2021 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Revista Bakhtiniana. 2021 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Revista Olho D'Água. 2021 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Revista Desassossego. 2019 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Revista Desassossego. 2019 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Revista Desassossego. 2019 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Revista Desassossego. 2019 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Coletânea. 2018 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Revista Bakhtiniana. 2019 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP. 2019 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Revista Bakhtiniana. 2019 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Opiniães: Revista dos alunos de Literatura Brasileira. 2019 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ.. 2019 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2018 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Revista Bakhtiniana. 2018 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Revista Desassossego. 2017 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Revista Diálogo das Letras. 2017 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Revista Crioula. 2017 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Revista Crioula. 2018 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. . Veredas - Associação Internacional dos Lusitanistas. 2017 (Parecer)
    • GONTIJO ROSA, C. ; CADAXO, K. O. ; ARAMBULO, H. C. F. ; SANTOS, J. W. S. . Prismas de um beijo no asfalto: quando o cinema vai ao teatro. 2023 (Conferência)
    • GONTIJO ROSA, C. . Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett. 2017 (Conferência)
    • GONTIJO ROSA, C. . Anfitrião, ou Júpiter e Alcmena, de Antônio José da Silva. 2017 (Conferência)
    • GONTIJO ROSA, C. . Metodologia de pesquisa. 2017 (Conferência)
    • GONTIJO ROSA, C. . Dramaturgia na sala de aula. 2019 (Conferência)
    • GONTIJO ROSA, C. . O teatro na sala de aula. 2019 (Conferência)
    • GONTIJO ROSA, C. . Narrativas, Literatura e História. 2019 (Conferência)
    • GONTIJO ROSA, C. . Distopias na Literatura: tradição, ruptura e cultura pop. 2019 (Conferência)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . A dramaturgia de Jorge Andrade. 2016 (Conferência)
    • GONTIJO ROSA, C. . Almeida Garrett: 'Um auto de Gil Vicente' e o seu Prefácio. 2016 (Conferência)
    • GONTIJO ROSA, C. . Antônio José da Silva: 'Anfitrião, ou Júpiter e Alcmena' e o teatro português setecentista. 2016 (Conferência)
    • GONTIJO ROSA, C. . Análise e Interpretação de 'A Moratória', de Jorge Andrade. 2016 (Conferência)
    • GONTIJO ROSA, C. . Conformação e configuração da intriga secundária nas peças mitológicas de Antônio José da Silva. 2016 (Comunicacao)
    • YAGYU, A. K. ; Gontijo Rosa, Carlos Junior . Qioguem?!. 2006 (Outra)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . A personagem secundária em Eurípides: um estudo sobre Taltíbio, em As Troianas. 2008 (Comunicacao)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . A personagem secundária em Eurípides: um estudo sobre Taltíbio, em As Troianas. 2009 (Comunicacao)
    • SA, F. C. ; REGIS, M. A. P. ; Gontijo Rosa, Carlos Junior . Training on how to break bad news with professional actors. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, D. F. ; SA, F. C. ; REGIS, M. A. P. ; Gontijo Rosa, Carlos Junior . Training on how to break bad news with professional actors. 2012 (Comunicacao)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior ; CORRADIN, F. M. F. S. . Quão judeu foi Antônio José da Silva em sua escrita?. 2012 (Comunicacao)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . Emulação em Antônio José da Silva, o Judeu. 2013 (Comunicacao)
    • LAMIM-GUEDES, V. ; Gontijo Rosa, Carlos Junior . Educational activities on the environment: experience in Chemistry course at the National University of Timor-Leste. 2013 (Congresso)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . O negro mais bem mandado. 2015 (Comunicacao)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . O valeroso Jasão de Antônio José da Silva. 2015 (Comunicacao)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . A leitura do texto dramático em sala de aula. 2014 (Conferência)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . Antônio José, ou O poeta e a Inquisição, de Gonçalves de Magalhães. 2015 (Conferência)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . Anfitrião ou Júpiter e Alcmena, de Antônio José da Silva. 2014 (Conferência)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . O ensinar e o aprender no contexto dos portugueses: observações em Timor-Leste e Portugal. 2014 (Conferência)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . Barroco. Antônio José da Silva. Anfitrião ou Júpiter e Alcmena.. 2012 (Conferência)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . Teatro português na 1a. metade do século XVIII. 2013 (Conferência)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . Anfitrião revisitado. 2014 (Comunicacao)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . A metamorfose do ator Yevgeni Mironov em um horrível inseto. 2014 (Comunicacao)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . Tragicomedy in Portugal: stratification inside and outside the stage. 2014 (Comunicacao)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . Ode aos Filipes em Lope de Vega. 2013 (Comunicacao)
    • GONTIJO ROSA, C. J. ; LAMIM-GUEDES, V. . As universidades no Brasil e a cooperação com o Timor Leste. 2012 (Conferência)
    • GONTIJO ROSA, C. J. . Princípios da redação científica. 2012 (Conferência)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior ; LAMIM-GUEDES, V. . The untiring Nature: irruption in the urban spaces. 2013 (Comunicacao)
    • Gontijo Rosa, Carlos Junior . Teatro e Literatura: em busca de uma análise híbrida para as peças do Judeu. 2012 (Conferência)
    • GONTIJO ROSA, C. J. . A tragicomédia em Antônio José da Silva: diálogos entre Portugal e Espanha. 2011 (Comunicacao)
    • GONTIJO ROSA, C. J. ; CARNEIRO, A. S. . Há sátira em Antônio José da Silva?. 2011 (Comunicacao)
    • ROSA, C. J. G. . A adaptação dramatúrgica do mito de Faetonte por Antônio José da Silva. 2010 (Comunicacao)
    • GONTIJO ROSA, C. J. ; CARNEIRO, A. S. . O criado nas obras mitológicas de Antônio José da Silva. 2009 (Comunicacao)
    • ROSA, C. J. G. . Adaptações de tragédias: drama à vista. 2010 (Comunicacao)
    • GONTIJO ROSA, C. . A palavra para além da cena. 2011
    • GONTIJO ROSA, C. ; NASCIMENTO ROSA, A. ; HUE, S. M. ; PEREIRA, S. ; MUNIZ, M. R. C. . Tertúlia - Festival de Teatro Clássico Português. 2021
    • GONTIJO ROSA, C. . Da pesquisa para a publicação de um artigo. 2024 Presencial
    • MARQUES, F. ; SERRA, J. P. ; GONTIJO ROSA, C. J. . Apresentação sobre Nelson Rodrigues. 2012
    • CORRADIN, F. M. F. S. ; SILVEIRA, F. M. ; GONTIJO ROSA, C. ; MACHADO, A. R. . Diálogos entre literatura, história e diáspora. 2017
    • CORRADIN, F. M. F. S. ; GONTIJO ROSA, C. J. ; POMA, P. . Jornadas de Literatura Portuguesa II. 2014 (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - FFLCH - USP)
    • GARMES, H. ; GONTIJO ROSA, C. ; OLIVEIRA, N. G. . IV Jornadas de Literatura Portuguesa: a pesquisa em Literatura Portuguesa. 2016 (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - FFLCH - USP)
    • GONTIJO ROSA, C. ; CORRADIN, F. M. F. S. ; DOMENE, M. G. . Colóquio Internacional de Teatro Português: presente e passado. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • TAHAN, R. ; DOMENE, M. G. ; GONTIJO ROSA, C. . 5o. Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira. 2019 (DLCV/FFLCH/USP)
    • CORRADIN, F. M. F. S. ; DOMENE, M. G. ; GONTIJO ROSA, C. ; BRIDI, M. V. ; OLIVEIRA, N. G. . Jornadas de Literatura Portuguesa VII: a pesquisa em Literatura Portuguesa - Homenagem ao Prof. Francisco Maciel Silveira. 2019 (DLCV-FFLCH-USP)
    • CORRADIN, F. M. F. S. ; GONTIJO ROSA, CARLOS ; DRIVER, R. . Congresso Internacional Bernardo Santareno, 100 anos depois: ambivalências. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • CORRADIN, F. M. F. S. ; MUNIZ, M. R. C. ; GONTIJO ROSA, C. ; DOMENE, M. G. ; DRIVER, R. . 2o. Colóquio Internacional do Teatro Português: estéticas e preceptivas. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • GARMES, H. ; DOMENE, M. G. ; FONTELLAS, V. C. C. ; GONTIJO ROSA, C. . XI Jornadas de Literatura Portuguesa: tempos em convergência. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • GONTIJO ROSA, C. ; CORRADIN, F. M. F. S. ; MACHADO, A. R. ; DRIVER, R. . Simpósio Internacional Charlas no Botequim de Natália Correia: literatura, feminino e resistência. 2023 (Universidade de São Paulo/Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • GONTIJO ROSA, C. J. . Encontros Antônio José da Silva: texto e cena. 2013 (Centro de Estudos de Teatro - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
    • GONTIJO ROSA, C. ; STELLA, P. R. . Da responsividade e da escuta ativa na distopia Fahrenheit 451. 2021 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • GONTIJO ROSA, C. . Preparação e organização do currículo Lattes. 2023 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • BRAGA, P. L. S. ; GONTIJO ROSA, C. J. . O ator intercultural. 2011 (13o. Festival de Artes Cênicas - Caxias em Cena)
    • CORRADIN, F. M. F. S. ; GONTIJO ROSA, C. . Literatura Portuguesa: mitos fundadores. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • GONTIJO ROSA, C. J. ; SOARES, MV . Relatório Final. 2008
    • Nome do projeto: Projeto de Iniciação Científica (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. , SOARES, MV .
      Descrição: A personagem secundária em Eurípides: um estudo sobre Taltíbio em "As Troianas"
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa Ar Cênico (2003 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. , SOARES, MV , ALVES, F. S. , SOARES, C. O. , NAGIB, K. , GIOVELLI, N. , BUIATI, M. .
      Descrição: Trabalho com os fundamentos da Técnica Energética de Interpretação, baseado no Método Energético de Direção Teatral desenvolvido por Miroel Silveira.
    • Nome do projeto: O criado e o semideus: o tragicômico em O Precipício de Faetonte, de Antônio José da Silva (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. , CARNEIRO, A. S. .
      Descrição: Projeto de Mestrado.
    • Nome do projeto: Encontros de Intercâmbio Cultural em Língua Portuguesa (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. , LAMIM-GUEDES, V. , QUINTANA, L. R. .
      Descrição: Projeto desenvolvido na Faculdade de Educação, Artes e Humanidades da Universidade Nacional de Timor-Leste no período letivo 1/2012. Os encontros tratavam de reuniões com alunos e outros convidados para intercâmbio cultural entre professores brasileiros e a comunidade timorense utilizando a língua portuguesa.
    • Nome do projeto: Autor por autor: A literatura e história portuguesas à luz do teatro (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. , CORRADIN, F. M. F. S. .
      Descrição: Exame da literatura e/ou história portuguesas à luz de textos dramáticos ou de forte cunho dramático.
    • Nome do projeto: AUTOFICÇÃO: Jorge Andrade e o nascimento de uma nova poética (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. .
      Descrição: O presente projeto busca analisar a presença da escrita autoficcional na obra do dramaturgo brasileiro Jorge Andrade (1922-1984). Embora a dramaturgia do autor, apresentada no ciclo Marta, a árvore e o relógio, date da década de 1970, portanto anterior à teorização da estética autoficcional por Doubrovski, acreditamos que a sua dramaturgia pertença a um tipo de escrita próprio do seu momento histórico e que desemboca no gênero da autoficção. Para tanto, encaramos a autoficção como um recurso estilístico e estético, no qual o dramaturgo lança mão intencionalmente de recortes de sua vida particular para compor um objeto artístico autônomo da memória autobiográfica. Se este recurso não visa gerar o frisson de bastidores que a autobiografia suscita, ele tampouco tem a intenção de ser anunciado ao leitor/espectador, sendo um ponto de diálogo exclusivo entre obra artística e crítica especializada. Tal perspectiva não exclui o leitor desavisado deste diálogo com a obra, mas tão somente não o obriga a conhecer a vida do autor para apreciar o texto ou espetáculo. Assim, pretendemos reconhecer a autoficção enquanto recurso de composição estético-dramatúrgico que já opera na obra de Jorge Andrade. Para tanto, o estudo se dividirá em duas frentes: enquanto se estuda, por um lado, a fortuna crítica do dramaturgo brasileiro, por outro se buscam teorias de autoficção e sua viabilidade sobre a dramaturgia brasileira contemporânea a modos de laboratório para o cotejo posterior entre teoria e objeto artístico. Como ideia difundida no meio artístico brasileiro, a autoficção nos textos contemporâneos não é uma quimera a ser desvendada e pode servir de norte para afirmar ou alterar nossa percepção inicial da teoria.
    • Nome do projeto: Estudos do Teatro Ex-cêntrico - ETEx (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. , DOMENE, M. G. , AZEVEDO, E. F. C. R. , GONCALVES, M. C. , SANTANA, E. M. , BALISTA, L. R. , FONTANA, F. S. , SANTOS, P. C. P. , VERTCHENKO, H. B. .
      Descrição: O ETEx - Estudos do Teatro Ex-cêntrico foi idealizado por um grupo de pesquisadores com o objetivo de discutir peças, autores, gêneros, repertórios e/ou círculos teatrais de pouca visibilidade na historiografia teatral hegemônica. Os textos dramáticos são uma parte importante do teatro, apresentando-se como expressão estética que, assim como na literatura, utilizam-se das palavras para contribuir à concepção da experiência humana, mas não constituem condição indispensável ao teatro. Devido à sua natureza multifacetada, o teatro tornou-se um objeto de análise complexo, sendo necessário levar em consideração outros fatores que não somente o texto. Deve-se ressaltar que as obras teatrais receberam (e ainda recebem) leituras ligadas a critérios estéticos pautados em interesses históricos do momento de articulação da crítica ou da historiografia. Por isso, é necessário questionar a cristalização de determinadas apreciações nos estudos historiográficos que contribuem para visões críticas que depreciam determinada parcela do universo teatral, resultando em uma linha temporal histórica fragmentada e construída a partir de critérios que nos dias atuais podem e devem ser revisitados. Há de se repensar, ainda, sobre o juízo de 'valor' estético, já que determinadas peças, autores, gêneros, repertórios e/ou círculos teatrais tiveram maior relevância junto à crítica justamente por conta desse fator. Isso implicou na intercorrência de julgamentos que diferenciam o que deve ocupar um lugar expressivo e o que será colocado à margem nos estudos críticos - e que devem ser rediscutidos a partir dos interesses críticos que mobilizam os pesquisadores de hoje. Ou seja, outros interesses mobilizarão outras avaliações que contribuirão para novas informações, perspectivas e revisão dos panoramas teatrais brasileiro e estrangeiro. Contudo, não se trata de desconsiderar a relevância estética das produções, autores ou movimentos teatrais já consagrados pelos estudiosos, mas sim de fazer um exercício reflexivo que permita questionar determinados lugares-comuns da crítica, estabelecidos em outros tempos e em outras circunstâncias. Tal movimento permite que sejam incorporados aos estudos outros textos, autores e iniciativas teatrais que possuem relevância estética, histórica, social ou cultural, mas que, por diversos fatores, foram negligenciados pela historiografia. Para que sejam construídas análises que ampliem o entendimento sobre o teatro nos estudos críticos, urge avaliar as concepções estéticas norteadoras das apreciações estilísticas das dramaturgias; a hierarquização dos gêneros; o engajamento do público na legitimação ou no veto a determinadas experiências teatrais; a importância de determinados autores para o entendimento da cena teatral na qual se inserem; os artistas de grande expressão; bem como o repertório de companhias/teatros e sua função formativa para o gosto de uma época. Ademais, exploraremos círculos teatrais de menor prestígio com o intuito de ampliar as informações sobre certos períodos e gêneros
    • Nome do projeto: O herói e o criado nas peças mitológicas de Antônio José da Silva: modelo para um guia de análise de peças teatrais (2012 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. , CORRADIN, F. M. F. S. .
    • Nome do projeto: Autor por autor: A literatura e a história portuguesas à luz do teatro II (2013 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. , CORRADIN, F. M. F. S. .
      Descrição: Trata-se de um projeto de longa duração. Subordinado à linha de pesquisa Texto. Contexto. Intertexto do Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo sob a orientação do Prof. Dr. Francisco Maciel Silveira e coordenação da Profa. Dra. Flávia Maria Corradin, o Projeto Autor por Autor: A Literatura e História portuguesas à luz do teatro objetiva a) o exame de textos teatrais (ou de forte cunho dramático) cujo tema e/ou motivo seja(m) a vida e/ou a obra de autores portugueses; b) o exame de textos teatrais (ou de forte cunho dramático) cujo tema e/ou motivo seja(m) aspectos, fatos ou personagens da História portuguesa; c) a utilização de técnicas e recursos teatrais no ensino da Literatura e História portuguesas. Portanto, o Projeto desenvolve-se em duas vertentes: a) a releitura da vida e obra de autores da Literatura Portuguesa e/ou episódios e personagens da História feita por outros criadores, especialmente dramaturgos. O intuito é o de rever conceitos críticos vigentes na bibliografia crítica, em torno de autores, obras, temas, além de divulgar a dramaturgia contemporânea portuguesa; b) contribuir didática e metodologicamente para o ensino da Literatura e História portuguesas, apresentando de forma criativa a vida e obra de autores ou personagens históricos. Para esta vertente, o Projeto criou o Grupo de Estudos Teatrais Gambiarra, sob a direção do Prof. Dr. Francisco Maciel Silveira e coordenação da Profa. Dra. Flavia Maria Corradin. Conforme está concebido, e graças à sua raiz intertextual, o projeto abriga quíntupla finalidade: a) historiar a Literatura e História portuguesas a partir de peças teatrais (ou textos ficcionais) que privilegiem autores, obras, temas, episódios; b) examinar a vida e/ou a obra de um dado autor com base em diferentes textos dramáticos; c) estudar um tema literário ou histórico que, recorrente no imaginário português, foi enfocado, em diferentes épocas, por textos teatrais ou de forte cunho dramático; d) mostrar, através de work shops e apresentações em Instituições de Ensino, como o magistério da Literatura e subsidiariamente da História pode ser feito por meio de recursos e técnicas teatrais; e) a recolha de entrevistas e/ou depoimentos dos autores contemporâneos cujos títulos estão elencados no Projeto e a respeito dos quais é paupérrima ou nenhuma a bibliografia. Abrangendo o período que vai da Idade Média ao século XXI, o projeto objetiva levar o aluno a refletir criticamente em torno da Literatura e História portuguesas, oferecendo-lhe a oportunidade de percorrê-la diacronicamente à medida que lhe estuda autores, movimentos, temas, episódios, fatos. O corpus, portanto, cresce constantemente o que justifica sua reedição.
    • Nome do projeto: O galán setecentista como reflexo do herói grego clássico: as preceptivas espanholas como modelo para a escrita de peças dramáticas em Portugal (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. , ALMEIDA, M. J. O. C. .
      Descrição: O referido projeto é parte do Doutoramento de Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo. Refere-se à análise das peças mitológicas de Antônio José da Silva, a partir do cotejamento da composição características de suas personagens com aquelas já consagradas pela tradição clássica desde a Grécia Antiga até o Século de Ouro espanhol.
    • Nome do projeto: O gracioso em Portugal: reflexos espanhóis na dramaturgia lusa (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. , CORRADIN, F. M. F. S. , HUERTA-CALVO, J. .
      Descrição: Este projeto insere-se no Projeto de Doutorado "O herói e o criado nas peças mitológicas de Antônio José da Silva: modelo para um guia de análise de peças teatrais", que toma por paradigma as peças com temática mitológica escritas pelo dramaturgo português Antônio José da Silva, a fim de contribuir para a leitura e análise de peças teatrais elaboradas sob a égide da emulação dos modelos clássicos. Busca-se um processo híbrido de estudo do gênero dramático, que englobe e permita o diálogo entre duas das diferentes áreas de conhecimento envolvidas no processo teatral, a saber, a Literatura e o Teatro, pois a separação de saberes em voga nos dias de hoje, entre Literatura e Teatro, não é suficiente para desenvolver uma análise de peças elaboradas a partir da emulação. Neste sentido, Antônio José encontra-se em um momento de ruptura do pensamento sobre a elaboração textual, mas ainda segue padrões anteriormente vigentes, prévios à Revolução Iluminista do pensamento. Nossa busca, portanto, é pela melhor leitura, compreensão e análise dos textos teatrais. No contexto de Portugal do século XVIII, o gracioso proveniente do teatro espanhol coetâneo é peça fundamental para o entendimento dos processos de escrita e de interação entre o teatro e seu público. Para melhor apreensão das formas de composição do gracioso, a pesquisa in loco da personagem-tipo apresenta-se necessária.
    • Nome do projeto: AO GOSTO PORTUGUÊS: a cultura popular em diálogo em releituras cômicas do teatro europeu na segunda metade do século XVIII (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. , BRAIT, B. .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é investigar como a presença dos criados, e mais especificamente daqueles cujo desdobramento e função na intriga narrativa alça-os à personagem-tipo do gracioso, modifica os textos sérios europeus, visando a acessibilidade de um público popular português. Para tanto, examinamos a produção literário-teatral portuguesa da segunda metade do século XVIII, mais especificamente a obras que, ao se proporem traduções de originais de clássicos teatrais europeus, foram adaptadas ?ao gosto português?. Refere-se, com o sintagma, a textos que foram alterados em sua essência, enquanto gênero, para contemplar um público cuja cultura geral não corresponderia aos critérios estéticos eruditos da época. Assim, como delimitação do corpus desta pesquisa, propõe-se a aproximação a peças que foram interditas pela Inquisição portuguesa, tendo entre os pretextos a inserção, em peças sérias, de personagens cômicas. Nossa hipótese é de que o mecanismo utilizado pelos adaptadores gera um efeito de carnavalização operante sobre a cultura oficial. Assim, pretende-se voltar o olhar para um período menosprezado pela crítica estabelecida e, através de uma leitura sob o prisma da perspectiva dialógica de Mikhail Bakhtin e o Círculo, especialmente tomando por fundamentais os conceitos de carnavalização e cronotopo, legitimar sua produção como reflexo e refração do contexto histórico-artístico. A importância desta pesquisa, além de oferecer subsídios para a leitura de um período histórico-literário relegado da literatura dramática portuguesa, recai sobre a observação dos próprios mecanismos de afirmação (e repressão) da cultura popular no âmbito ibérico. Não se pode almejar, para os textos aventados nesta pesquisa, uma inserção no cânone a partir de uma apreciação estético-valorativa, que tome em conta padrões eruditos de gosto e refinamento formal. Ao contrário, este trabalho busca justamente entender outros lugares e caminhos enunciativos-discursivos-estéticos da cultura não-oficial.
    • Nome do projeto: Possible Dialogues: Other Looks at Early Modern Portuguese Theatre (2022 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. .
      Descrição: Estágio de Pesquisa no Exterior
    • Nome do projeto: II CineLetras: linguagens e identidades em disputa (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. , GONZAGA, A. L. .
      Descrição: Evento realizado no campus Floresta no mês de agosto de 2023.
    • Nome do projeto: Ler teatro e reler o teatro brasileiro (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. , CORRADIN, F. M. F. S. , DOMENE, M. G. , MACHADO, A. R. , GONCALVES, M. C. , SANTANA, E. M. , BALISTA, L. R. , SANTOS, P. C. P. , VERTCHENKO, H. B. , ARAMBULO, H. C. F. , QUEIJO, M. E. S. , PIRES, H. M. , LIMA, E. S. .
      Descrição: Dentre os três grandes gêneros literários - narrativa, lírica e dramaturgia - a última sempre se mostrou negligenciada por parte significativa da crítica literária brasileira. Por conta disso, o projeto se estabelece em duas frentes: em uma primeira, aposta na divulgação do gênero dramático, com seus modos específicos de leitura e compreensão, entre acadêmicos e estudiosos de literatura brasileira; em uma segunda, questiona uma certa tendência crítica à recorrência das mesmas interpretações e lugares-comuns em análises de obras teatrais brasileiras, defendendo, por conseguinte, uma revisão da historiografia e da fortuna crítica das artes do espetáculo nacionais. Assim, ao propor novos olhares e recortes para a construção de uma historiografia outra, este projeto investe no aprofundamento dos estudos da cena brasileira, respeitando e fomentando tanto as atividades de pesquisa individuais já em andamento dos membros dos grupos envolvidos, bastante abrangentes nessa área, quanto o início de novas investigações.Ademais, ao facilitar o acesso a textos teatrais e aos seus respectivos estudos, o projeto pretende possibilitar aos discentes do curso de Letras do campus Floresta da UFAC não apenas o nítido benefício do contato com um gênero que é ainda escasso, quando não inexistente, nas grades curriculares, como também a oportunidade de observação e experimentação para posterior difusão dos estudos de literatura dramática em outros contextos similares.Este projeto, portanto, reúne expertos que se encontravam mais ou menos isolados em suas pesquisas, com o objetivo de enriquecer e amplificar a repercussão das análises sobre o gênero dramático nos estudos literários e linguísticos brasileiros.Chamada CNPq/MCTI No 10/2023 - Faixa B - Grupos Consolidados (Chamada Universal 2023).
    • Nome do projeto: Leitura em voz alta como incentivo à prática leitora (2024 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. .
      Descrição: Este projeto consiste na realização da prática de leitura em voz alta com alunos de Educação Básica/Ensino Médio, como forma de socialização e de incentivo à leitura e interpretação de textos. Em ambiente estrategicamente construído para promover a segurança dos participantes, esta atividade visa o contato com textos dramáticos, como braço do Projeto CNPq "Ler teatro e reler o teatro brasileiro". Constituindo-se como atividade lúdica que mobiliza afetos como caminho de aprendizagem, busca-se a valorização não apenas de conteúdos e técnicas, mas do sentido de aprender também através do contato interpessoal e intersubjetivo.
    • Nome do projeto: Sarau e leitura em voz alta como incentivo à prática leitora (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. .
      Descrição: Realizar a prática da leitura em voz alta de textos literários com estudantes do Ensino Médio e Fundamental II em duas escolas no município de Cruzeiro do Sul/AC, de forma a aprimorar sua leitura e interpretação de textos. Objetivos Específicos: - Realizar de rodas de leitura e encontros em que os estudantes se sintam confiantes para praticar a leitura em voz alta; - Apresentar textos literários que contemplem e aprimorem o gosto pela leitura dos estudantes; - Fomentar a construção de um espaço seguro para que estudantes e extensionistas possam desenvolver suas habilidades de leitura e condução de classes; - Participar no sarau da Semana Acadêmica do curso de Letras/Português do campus Floresta; - Produção de um sarau literário na escola.
    • Nome do projeto: Alunos contadores de mitologias (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. , BATISTA, A. C. .
      Descrição: Projeto desenvolvido na disciplina "Meio Ambiente e Culturas Clássicas", no curso de Letras/Espanhol, turma 2023.
    • Nome do projeto: Preceptivas seiscentistas e setecentistas em torno do gosto e do teatro (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONTIJO ROSA, C. J. .
      Descrição: A partir de material coletado em estágio de pesquisa no exterior realizado no ano de 2022 na Universidade de Cambridge (Reino Unido), este projeto pretende refinar uma pré-seleção de textos de diversas origens, que convirjam sobre as discussões acerca do gosto. Como recorte, tomamos por guia a discussão acerca do gosto português no final do século XVIII em Portugal, selecionando textos que lancem luz sobre esta querela e de seus antecedentes, mesmo que deles não participem diretamente. Como resultado, será organizada uma publicação em que conste a tradução de excertos em língua estrangeira (inglês, francês, espanhol e italiano) e a atualização de textos portugueses, com a elaboração de uma breve introdução e de notas para a leitura de tais excertos.
    • POMA, P. ; GONTIJO ROSA, C. . Relatório CAPES. 2016 - Coleta de dados
    • FERNANDES, A. G. ; GONTIJO ROSA, C. . Relatório CAPES. 2017 - Coleta de dados
    • FERNANDES, A. G. ; GONTIJO ROSA, C. . Relatório Qualis Livros. 2016 - Coleta de dados e preparação
    • GONTIJO ROSA, C. . Relatório Qualis Livros. 2015 - Coleta de dados e preparação
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Marina Gialluca Domene Literatura Portuguesa Doutorado