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Elaine Bicudo Grolla

    • Elaine Grolla é professora associada do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Desde janeiro de 2024, é editora associada do periódico "Language Acquisition". Obteve o título de doutora em Linguística pela Universidade de Connecticut (EUA) em 2005. Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2006) e na Universidade de Maryland, EUA (2014-2015). É fundadora e coordenadora do LEAL/USP - Laboratório de Estudos em Aquisição de Linguagem, onde desenvolve e orienta pesquisas sobre o desenvolvimento de aspectos sintáticos e semânticos do Português Brasileiro como primeira língua.

       

      Links:    

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    • GROLLA, Elaine . Seleção de resumos para a 'Workshop on Portuguese Linguistics' - Universidade de Viena. 2023 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para John Benjamins. 2023 (Parecer)
    • GROLLA, ELAINE . Parecer ad hoc para revista Journal of Child Language. 2023 (Parecer)
    • GROLLA, ELAINE . Parecer ad hoc para Revista Probus. 2023 (Parecer)
    • GROLLA, ELAINE . Seleção de resumos para a '48th Boston University Conference on Language Development'. 2023 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Seleção de resumos para a '46th Boston University Conference on Language Development'. 2021 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para revista 'Journal of Psycholinguistic Research'. 2022 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para revista 'Cadernos de Estudos Linguísticos'. 2022 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para revista 'Journal of Psycholinguistic Research'. 2022 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Seleção de resumos para '15th Generative Approaches to Language Acquisition'. GALA. 2022 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Seleção de resumos para a '47th Boston University Conference on Language Development'. 2022 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para capítulo de livro, ed. Pontes. 2022 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para revista Glossa Psycholinguistics. 2022 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Paracer de livro Ad-hoc para Editora da Unicamp. 2021 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para Revista Cadernos de Estudos Linguísticos (Unicamp). 2021 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Seleção de resumos para V Congresso Internacional de Linguística Histórica. 2021 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para Revista Probus. 2021 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para Revista Ilha do Desterro. 2020 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Seleção de resumos para a 'Boston University Conference on Language Development'. 2020 (Parecer)
    • GROLLA, ELAINE . Parecer ad hoc para FAPESP. 2020 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para Revista Veredas - Revista de Estudos Linguísticos,. 2020 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad-hoc para revista Journal of Child Language. 2020 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para revista 'Language Acquisition'. 2020 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Seleção de resumos para 'Romance Turn'. 2020 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Membro do comitê científico do 'The Romance Turn'. 2019 (Outra)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para CNPq. 2019 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para CNPq. 2019 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Seleção de resumos para a 'Boston University Conference on Language Development'. 2019 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc Editora Copiart (Florianópolis). 2018 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para Fapesp. 2017 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Seleção de resumos para 'I Congresso Internacional de Tempo, Aspecto e Modo' CITAM. 2018 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Seleção de resumos para 'Boston University Conference on Language Development'. 2018 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Seleção de resumos para 'Generative Approaches to Language Acquisition - GALANA'. 2018 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc 'Revista LinguiStica' - UFRJ. 2018 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Seleção de resumos para 'Generative Approaches to Language Acquisition - GALANA'. 2015 (Outra)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para FAPESP. 2017 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Seleção de resumos - 3rd ANPOLL International Psycholinguistics Congress. 2015 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc proposta de livro - John Benjamins. 2014 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc 'Revista Veredas'. 2014 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para FAPESP. 2013 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer Seleção de resumos - ABRALIN. 2013 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer para SIICUSP 16 (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP). 2008 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer para SIICUSP 17 (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP). 2009 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer para SIICUSP 18 (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP). 2010 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer para SIICUSP 19 (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP). 2011 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer para ENAPOL – Encontro Nacional dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística. 2012 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para FAPESP. 2012 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para FAPESP. 2011 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para Proceedings of GALANA IV. 2011 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para Associação Brasileira de Lingüística. 2008 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para Revista do GEL. 2008 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para ENAPOL. 2008 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para Associação Portuguesa de Lingüística. 2008 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para "UConn Working Papers in Linguistics". 2005 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para "UConn Working Papers in Linguistics". 2005 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para Universidade Estadual do Sudeste da Bahia. 2006 (Parecer)
    • GROLLA, Elaine . Parecer ad hoc para revista Language Acquisition. 2005 (Parecer)
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    • VIEIRA, Clariana L. ; GROLLA, Elaine . Wh-in-situ in Brazilian Portuguese and the Influence of Common Ground. 2019 (Comunicacao)
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    • AUGUSTO, M. R. A. ; GROLLA, Elaine ; RODRIGUES, E. S. . Relativas de PP e efeitos de intervenção: comparando verbos inergativos e meteorológicos. 2018 (Comunicacao)
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    • GROLLA, Elaine . Aquisição da Co-referência Intra-Sentencial em Português Brasileiro. 2011 (Conferência)
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    • GROLLA, Elaine . Aspectos da Aquisição de Co-referência Intra-Sentencial em Português Brasileiro. 2011 (Conferência)
    • GROLLA, Elaine ; ALVAREZ, B. . The Optionality of WH in situ in Brazilian Portuguese: Child and Adult Data. 2010 (Congresso)
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    • GROLLA, Elaine . The Acquisition of Contrastive and Non-Contrastive Anaphoric Forms in Brazilian Portuguese. 2010 (Congresso)
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    • GROLLA, Elaine . Reference-Set Computation and the Acquisition of Resumptive Pronouns. 2003 (Comunicacao)
    • GROLLA, Elaine . Prepositional Phrases and Scales: a Case Study. 2003 (Comunicacao)
    • GROLLA, Elaine . A Distribuição e Aquisição de Pronomes Resumptivos. 2003 (Conferência)
    • GROLLA, Elaine . The Acquisition of Resumptive Pronouns in Brazilian Portuguese. 2004 (Congresso)
    • GROLLA, Elaine . The Acquisition of (Resumptive) Pronouns: a Processing Account. 2004 (Congresso)
    • GROLLA, Elaine . Prepositions, Scales and Telicity: a Case Study. 2004 (Conferência)
    • GROLLA, Elaine . Resumptive Pronouns as Last Resort: Implications for Language Acquisition. 2004 (Comunicacao)
    • GROLLA, Elaine . Clausal Equations in American Sign Language: A Semantic Analysis. 2004 (Congresso)
    • GROLLA, Elaine . The Acquisition of Bound Pronouns in Brazilian Portuguese and English. 2005 (Comunicacao)
    • OBRIEN, K. ; GROLLA, Elaine ; LILLO-MARTIN, D. . Long Passives are Understood by Young Children. 2005 (Congresso)
    • GROLLA, Elaine . Bound Pronouns and Their Acquisition. 2005 (Comunicacao)
    • GROLLA, Elaine . A Unified Account for Two Porblems in the Acquisition of Pronouns. 2005 (Congresso)
    • GROLLA, Elaine . Estudo sobre a Aquisição de Pronomes Ligados em Português Brasileiro. 2006 (Congresso)
    • GROLLA, Elaine . The Acquisition of Principle C in Brazilian Portuguese: Methodological Issues. 2007 (Congresso)
    • GROLLA, Elaine . The Saliency Factor in Studies on the Acquisition of Principle B. 2007 (Congresso)
    • GROLLA, Elaine . Apresentação da Tese: Pronouns as Elsewhere Elements: Implications for Language Acquisition. 2007 (Outra)
    • GROLLA, Elaine . Entrevista 'Com a boca no mundo' para a Revista 'Projetos Escolares'. 2011 Revista Impressa
    • GROLLA, ELAINE ; KENEDY, E. ; ABREU, K. . Entrevista para Revista Soletras. 2017 Revista Soletras (UERJ) - Revista Online
    • GROLLA, Elaine . Entrevista para a Rádio USP. 2021 Rádio e Jornal da USP
    • GROLLA, Elaine . Bate papo com linguistas - Entrevista para o GEL. 2021 YouTube
    • GROLLA, Elaine . Entrevista para Revista 'Nossa Língua'. 2023 Vídeo
    • GROLLA, ELAINE ; CONDE, C. ; NICOLAI, Y. M. . Entrevista para o programa 'Mexendo com a língua' da rádio UFSCar. 2022 Rádio
    • GROLLA, Elaine . Visita acadêmica da Prof. Diane Lillo-Martin. 2008 (USP)
    • GROLLA, Elaine . Visita acadêmica da Prof. Deborah Chen Pichler. 2008 (USP)
    • GROLLA, Elaine . Coordenadora de mesa no 16o SIICUSP. 2008 (Faculdade de Economia e Administração, FEA, USP)
    • GROLLA, Elaine . Coordenadora de mesa no VI Congresso Internacional de Lingüística Africana. 2008 (FFLCH - DL)
    • GROLLA, Elaine . Coordenadora de mesa no 17o SIICUSP. 2009 (Universidade de São Paulo)
    • GROLLA, Elaine . Coordenadora de mesa no 18o. SIICUSP. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • GROLLA, Elaine . Visita acadêmica da Prof. Diane Lillo-Martin. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • GROLLA, Elaine . I MiniEnapol de Aquisição de Linguagem. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • GROLLA, ELAINE . II MiniEnapol de Aquisição de Linguagem. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • GROLLA, Elaine . Visita acadêmica da Prof. Silvina Montrul. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • GROLLA, Elaine . Coordenadora de mesa no 16o SIICUSP. 2008 (Faculdade de Economia e Administração, FEA, USP)
  • Curso de curta duração ministrado: 2
    • GROLLA, Elaine . Características da Aquisição de Linguagem. 2023 (Universidade de Viena)
    • GROLLA, Elaine . Aquisição de Linguagem: Questões Centrais. 2010 (Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB (PROLING))
    • GROLLA, Elaine . 01: O que é linguística?. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 02: Linguagem, língua, linguística - Descritivo vs. Prescritivo. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 03: A fala do bicho homem e a fala dos outros bichos. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 04: Teoria dos signos. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 05: Dicotomias de Saussure. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 06: Dicotomias de Saussure (Paradigma x sintagma). 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 07: Competência x Performance (Propriedades da Aq da Lgg). 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 08: Competência - Aquisição da Linguagem. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 09: Aquisição de Linguagem (cont.). 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 10: Racionalismo x Empirismo (teorias empiristas). 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 11: Teoria Racionalista. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 12: Teoria Racionalista (exemplos). 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 13: Fonética - Introdução - Consoantes. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 14: Vogais - Exemplos. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 15: Fonologia. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 16: Fonologia II. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 17: Morfologia. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 18: Morfologia II. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 19: Elementos de Linguística II - Introdução. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 20: Sintaxe - explorando a estrutura da sentença. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 21: Sintaxe - ambiguidade estrutural. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 22: Sintaxe - recursividade e regras de reescrita. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 23: Sintaxe - estrutura de constituintes e aquisição da linguagem. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 24: Semântica formal - introdução. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 25: Semântica formal - denotações, sentido e referência. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 26: Semântica formal - relações semânticas no nível da sentença. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 27: Semântica formal - ambiguidade semântica. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 28: Semântica formal - quantificadores universais e Aq de Linguagem - parte I. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 29: Semântica formal - quantificadores universais e Aq de Linguagem - parte II. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 30: Pragmática - implicaturas conversacionais 1. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 31: Pragmática - implicaturas conversacionais 2. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 32: Pragmática - implicaturas escalares e Aq de linguagem. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 33: Pragmática - teoria dos atos de fala. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . 34: Aquisição de linguagem - amarrando as pontas. 2020 (Vídeo aula)
    • GROLLA, Elaine . Aquisição da Linguagem. 2006 (Curso de letras - libras à distância. desenvolvimento de material didático.)
    • Nome do projeto: Fomação de banco de dados em formato CHILDES com sessões de gravação de uma criança adquirindo PB (2004 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GROLLA, Elaine .
      Descrição: Implementação de um banco de dados em formato CHILDES contendo sessões de gravação de uma criança adquirindo o português brasileiro como língua materna. Os dados, longitudinais e espontâneos, são provenientes do projeto sobre Aquisição da Linguagem do Departamento de Lingüística, IEL, UNICAMP.
    • Nome do projeto: A aquisição das regras de otimização rítmica em português brasileiro e sua relação com a aquisição de outros componentes da gramática (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GROLLA, Elaine , SANTOS, R. S. , ZANI, J. C. , LEAL, E. G. , NOGUEIRA, M. V. , SILVA, C. C. .
      Descrição: Edital de humanas. Alunos de mestrado e pós-doutorado.
    • Nome do projeto: A Aquisição das Relações de Co-Referência em Português Brasileiro (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GROLLA, Elaine , BERTOLINO, K. G. , Castro, Maria Gabriela , Balduíno, Amanda , VIEIRA, R. C. , WUERGES, T. E. .
      Descrição: Este projeto investiga a aquisição dos princípios A, B e C da teoria de ligação em português brasileiro.
    • Nome do projeto: Aquisição de Nomes Genéricos em Espanhol e Português Brasileiro (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GROLLA, Elaine , IONIN, T. , MONTRUL, S. , Santos, H. , SANTANA, R. S. .
      Descrição: O objetivo da pesquisa é investigar o desenvolvimento gramatical do Português Brasileiro em adultos que estão adquirindo esta língua numa sala de aula como segunda ou terceira língua, e também o desenvolvimento gramatical de Inglês e Espanhol em falantes nativos de Português que estão aprendendo uma dessas línguas na sala de aula.
    • Nome do projeto: Aquisição de Dependências Sintáticas em Português Brasileiro - fase II (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GROLLA, Elaine , VIEIRA, Clariana L. , TORRES, J. , CODINA, A. .
      Descrição: Esse projeto tem por objetivo investigar a aquisição de diversas construções sintáticas em português brasileiro que envolvem dependências A'. Construções como perguntas-QU com QU movido ou com QU in-situ, orações relativas com e sem pronomes resumptivos e a construção absoluta são investigadas, utlizando-se o arcabouço teórico da Teoria Gerativa (Chomsky 1981). O comportamento de crianças adquirindo português brasileiro como língua materna entre 3 e 6 anos de idade é observado por meio de diferentes técnicas experimentais, como a tarefa de produção eliciada, a tarefa de julgamento de gramaticalidade e a tarefa de julgamento de valor de verdade.
    • Nome do projeto: Dependências A-Barra e Controle Executivo na Aquisição de Linguagem (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GROLLA, Elaine , REZENDE, C. , MEIRA, M. F. , NETTO, F. O. S. .
      Descrição: Crianças em idade pré-escolar apresentam um comportamento peculiar no que diz respeito à produção de estruturas com dependências A-barra, como as perguntas-QU de longa distância e as orações relativas. Em estudos de produção eliciada, estruturas com um elemento reduplicado são produzidas. No caso das perguntas, o elemento duplicado é a palavra-QU, que aparece no specCP matriz e no specCP encaixado. No caso das relativas, é o DP relativizado que é repetido como DP resumptivo em posição temática dentro da relativa. Tais estruturas são impossíveis nas línguas adultas sendo adquiridas. A presente pesquisa se propõe a investigar a produção de tais estruturas em crianças monolíngues adquirindo o português brasileiro como língua materna. É levantada a hipótese de que tais produções refletem dificuldades nos processos de produção de fala. Elas são comparadas a lapsos da língua, em que itens com alto nível de ativação na estrutura são pronunciados em locais errados (e.g., ‘fé em Deus e fé na tábua’ para ‘fé em Deus e pé na tábua’). A previsão é que crianças com menor capacidade de controle executivo produzirão estas estruturas mais frequentemente que crianças com maior capacidade de controle executivo. Para testar nossa hipótese, propomos uma bateria de testes, a fim de comparar o comportamento das crianças que produzirem essas estruturas não adultas e daquelas que não produzirem em dois testes de controle de inibição, a fim de detectar uma correlação entre os dois grupos. Esta pesquisa segue uma tendência atual nos estudos em aquisição de linguagem, que entende que comportamentos não adultos por parte das crianças podem ser devidos não apenas ao desenvolvimento da gramática sendo adquirida, mas também a outros fatores extralinguísticos, como o desenvolvimento das funções executivas ou da memória.
    • Nome do projeto: Dependências A-Barra em Português Brasileiro Adulto e Infantil: Dados de Produção Espontânea (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GROLLA, Elaine .
      Descrição: Crianças em idade pré-escolar apresentam um comportamento peculiar no que diz respeito à produção de estruturas com dependências A-barra, como perguntas-QU de longa distância e orações relativas. Em experimentos de produção eliciada, estruturas com um elemento reduplicado são produzidas. No caso das perguntas, o elemento duplicado é a palavra-QU, que aparece no specCP matriz e no specCP encaixado. No caso das relativas, é o DP relativizado que é repetido como DP resumptivo em posição temática dentro da relativa. Tais estruturas são impossíveis em PB adulto. A presente pesquisa se propõe a investigar a produção de tais estruturas por 5 crianças monolíngues adquirindo o português brasileiro como língua materna em dados naturalísticos de fala espontânea. Nosso objetivo é observar a taxa de produção de perguntas-QU (tanto simples quanto de longa distância) e orações relativas (com e sem resumptivos) tanto por parte das crianças quanto dos seus interlocutores adultos. Observaremos se as estruturas com reduplicação, foco de nossa pesquisa, estão presentes na fala da criança quando não há a pressão do contexto experimental. Também objetivamos observar a frequência de perguntas-QU de longa distância e de orações relativas no input das crianças a fim de melhor compreender a relação entre a frequência de estruturas complexas no input e sua emergência nos dados infantis.
    • Nome do projeto: Realizando o Sonho de Leibniz: Linguagens Infantis como um Espelho da Mente (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GROLLA, Elaine , GUASTI, M. T. , SAUERLAND, U. , ALEXIADOU, A. .
      Descrição: Crianças em todo o mundo adquirem a linguagem e com ela a habilidade humana de comunicar pensamentos complexos. Este projeto é desenvolvido em parceria com pesquisadores Prof. Dr. Artemis Alexiadou (Humboldt-Universität zu Berlin e Leibniz-Centre General Linguistics, Berlin), Prof. Dr. Maria Teresa Guasti (University of Milan-Bicocca) e Prof. Dr. Uli Sauerland (Leibniz-Centre General Linguistics, Berlin e University of Potsdam). O objetivo principal é desenvolver uma nova teoria linguística para explicar a linguagem e sua aquisição. A hipótese central é que a linguagem comprime radicalmente as estruturas de pensamento em som ou sinal. Enquanto as teorias atuais assumem um paralelo entre pensamento e linguagem ou transformações que preservam o significado, aqui é assumido que o pensamento é mapeado para a linguagem apenas realizando algumas peças de representações conceituais. A linguagem adulta é hipereficiente em compactar informações. Por essa razão, Leibniz e muitos outros nos últimos 300 anos não conseguiram concordar sobre os primitivos do pensamento humano. Para testar a hipótese central e especificar como a estrutura conceitual é compactada na linguagem, será realizada uma série de estudos de aquisição de linguagem direcionados em uma escala global. Foram recrutados colaboradores para mais de 50 línguas de 21 famílias de línguas diferentes, duas línguas de sinais e dois crioulos para realizar os estudos. Com esses dados, podemos formular um modelo formal completo das primitivas semânticas, sua combinação em estruturas conceituais, o mecanismo de compressão morfológica e o processo de aquisição no modelo. Para atingir esses objetivos, insights da semântica formal, sintaxe gerativa, morfologia distribuída e várias outras estruturas linguísticas serão utilizados. Como parte do trabalho, também foi criada a primeira colaboração de pesquisa global aberta para conduzir estudos de aquisição de linguagem.
    • Nome do projeto: O impacto da escolarização na aquisição de palavras gramaticais em Português Brasileiro (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GROLLA, Elaine , IONIN, TANIA , MONTRUL, SILVINA A. .
      Descrição: O português brasileiro vem passando por mudanças linguísticas e apresenta variação na morfossintaxe dos registros falados e escritos. Nosso estudo se propõe a examinar o conhecimento linguístico de falantes nativos brasileiros adultos e o impacto da alfabetização no desenvolvimento da linguagem.Através de uma série de testes de linguagem curtos com falantes de diferentes idades (com variáveis níveis de alfabetização), nosso estudo investigará a aquisição de palavras gramaticais - objetos clíticos (eu, te, o, a), artigos (o, a) e pronomes (ele, ela). Estas palavras, que são críticas para a compreensão e o processamento de sentenças e discursos, são adquiridas cedo (na pré-escola), mas não são totalmente dominadas no discurso até depois da adolescência. Vamos investigar o impacto da alfabetização sobre o conhecimento sintático e sobre as propriedades referenciais de pronomes, clíticos e artigos na compreensão oral e na produção oral e escrita. Os participantes serão 82 crianças brasileiras em idade escolar (entre 5 e 17 anos) e 72 adultos brasileiros (entre 30 e 60 anos) com diferentes níveis de escolarização (de baixo a alto grau de escolaridade). Nossos resultados trarão contribuições teóricas sobre o papel da alfabetização na aquisição da língua nativa e poderá trazer sugestões de intervenções para diminuir a taxa de analfabetismo, reduzir a desigualdade e melhorar o desempenho acadêmico, bem-estar econômico e geral da população brasileira.
    • Nome do projeto: Aquisição de Dependências Sintáticas em Português Brasileiro (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GROLLA, Elaine , VIEIRA, R. C. , SANTANA, R. S. , GOES, I. D. , RANGEL, M. , VIEIRA, Clariana L. , OLIVEIRA, V. A. M. , SILVA, A. V. .
      Descrição: Nesse estudo, investiga-se a aquisição de relações de dependência sintática em diversas construções (como perguntas-QU, antecedente-pronome, orações relativas e sujeitos e objetos nulos). Crianças adquirindo português brasileiro como língua materna entre 3 e 6 anos de idade são entrevistadas por meio de técnicas experimentais.
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Antonio José Maria Codina Bobia Semiótica e Lingüística Geral Doutorado
    Gabrielli de Lima Gomes Semiótica e Lingüística Geral Mestrado
    Miguel Fontes Meira Semiótica e Lingüística Geral Mestrado
    Nathalie Torres Vila Nova Semiótica e Lingüística Geral Doutorado
    Rosiani Bueno de Oliveira Dias Semiótica e Lingüística Geral Doutorado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Jonathan Silva Torres Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 16/08/2023
    Camilla de Rezende Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 09/08/2023
    Renato Caruso Vieira Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 22/03/2019
    Andressa Toni Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 11/03/2022
    Clariana Lara Vieira Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 16/06/2023
    Marcelo Marques Rangel Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 30/11/2016
    Camilla de Rezende Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 31/08/2016
    Raíssa Silva Santana Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 28/06/2019
    Karina Gomes Bertolino Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 29/07/2013
    Maria de Lourdes Servilheira Valezi Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 11/05/2016
    Kalyne Alves de Melo Silva Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 27/11/2019
    Renato Caruso Vieira Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 19/03/2014
    Iolanda Dias Goes Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 26/06/2019
    Talita Ewald Wuerges Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 19/03/2014
    Andressa Toni Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 18/07/2016
    Melanie Campilongo Angelo Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 29/07/2016
    Clariana Lara Vieira Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 28/06/2018