Não autenticado |

André Vereta Nahoum

    • Professor Doutor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, pesquisador associado ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e ao Núcleo de Estudos em Cultura e Economia (NUCEC-UFRJ). É doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo e pela International Max Planck Research School on the Social and Political Constitution of the Economy do Max Planck Institute for the Study of Societies. Detém mestrados em sociologia pela London School of Economics and Political Science e em sociologia jurídica pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Universidade de São Paulo. Tem experiência em etnografia das práticas econômicas, sociologia e antropologia econômicas, sociologia do conhecimento, economia política, cultura material e teorias das trocas.

       

      Links:    

    • Crises as modes of constitution and government of markets: what do crises produce?
    • Sociology of Markets - valuation as a problem of market orders
    • Commodification of cultures: the traffic of cultural representations of the Yawanawa
    • Identidades em fluxo nos circuitos de comércio popular da metrópole: comerciantes na Feira da Madrugada
    • VERETA-NAHOUM, A. . Selling ?cultures?: the Traffic of Cultural Representations from the Yawanawa. Colônia, Alemanha : IMPRS-SPCE, 2016 . p. ISBN: 9783946416074.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 8
    • POLILLO, SIMONE ; Vereta-Nahoum, André . Crisis: Sovereign or Distributed? American Behavioral Scientist , v. 67 , p. 000276422211448 - , 2022. ISSN: 15523381.
    • VERETA-NAHOUM, A. . TECENDO UM CIRCUITO COMERCIAL A PARTIR DA FEIRA DA MADRUGADA As agenciadoras da moda popular brasileira REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ONLINE) , v. 36 , p. 1 - 25 , 2021. ISSN: 18069053.
    • Vereta-Nahoum, André . Prescribing and avoiding remedies: how industrial associations advanced futures out of the Brazilian recession (2014-2016) Review of Social Economy , v. 79 , p. 1 - 30 , 2021. ISSN: 00346764.
    • Vereta-Nahoum, André . Cultures in the market: cultures for sale? ECONOMIC SOCIOLOGY , v. 20 , p. 15 - 23 , 2019. ISSN: 18713351.
    • VERETA-NAHOUM, A. . CONVERSÕES DA DÍVIDA ENTRE OS YAWANAWÁ: Um modelo de análise dos fundamentos culturais, sociais e políticos da troca Tempo Social , v. 29 , p. 45 - 68 , 2017. ISSN: 01032070.
    • VERETA-NAHOUM, A. ; GUIMARAES, N. A. . Explorando os Sentidos Sociais da Economia: Apresentação Tempo Social , v. 29 , p. 1 - 22 , 2017. ISSN: 01032070.
    • BENEDETTI, Juliana Cardoso ; NAHOUM, A. . JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL: O DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE NO MERCOSUL Revista Anistia Política e Justiça de Transição , v. 1 , p. 296 - 318 , 2009. ISSN: 21755329.
    • CUNHA, A. S. ; NAHOUM, A. ; MENDES, C. H. ; COUTINHO, D. R. ; MEIRELLES, F. ; TUROLLA, F. . Poder concedente e marco regulatório no saneamento básico Cadernos Direito GV , v. 10 , p. 1 - 69 , 2006. ISSN: 18086780.
    • GUIMARAES, N. A. ; Vereta-Nahoum, André ; ANDRADA, A. C. . Circuler entre les mondes et tisser des liens. La présence féconde de Philippe Steiner dans la sociologie économique brésilienne. L'Économie au pari de la Sociologie, v. , p. 59 - 74, 2023.
    • VERETA-NAHOUM, A. . The Making of a Proper Marketplace: the Politics of Infrastructure in the Night Market, São Paulo. The Popular Economy in Urban Latin America: Informality, materiality, and gender in commerce, v. , p. 87 - 108, 2019.
    • VERETA-NAHOUM, A. . Sociologia Econômica do Brasil: Balanço de um campo jovem. Sociologia brasileira hoje, v. 1, p. 1 - 2, 2017.
    • NAHOUM, A. ; FERREIRA, C. D. ; et alli . O Judiciário e as Políticas Públicas de Saúde no Brasil: o caso AIDS. Prêmio IPEA 40 ANOS, v. , p. 387 - 431, 2005.
    • NAHOUM, A. ; FERREIRA, C. D. ; RUGITSKY, Fernando ; GONÇALVES, Guilherme Leite ; MESTRINER, Melissa . Globalização, advocacia e cursos de especialização . Getulio , São Paulo , 01 jan. 2007.
    • VERETA-NAHOUM, A. . Construindo um mercado: infraestrutura, representações e suas controvérsias como agenciamentos na configuração Feira da Madrugada (SP). In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) , 2016 , Caxambu, MG. Anais do 40º Encontro Anual da Anpocs. : , 2016.
    • VERETA-NAHOUM, A. . CULTURAS À VENDA: A CIRCULAÇÃO MERCANTIL DE REPRESENTAÇÕES CULTURAIS E A POLÍTICA DE IDENTIDADE COLETIVA ENTRE OS YAWANAWA. In: 38o Encontro Nacional da Anpocs , 2014 , Caxambú, Minas Gerais. Anais do 38º Encontro Anual da Anpocs. : , 2014.
    • NAHOUM, A. . Produzindo o trabalhador flexível: Estado e regulação social do trabalho na Grã-Bretanha (1979-2007). In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia , 2009 , Rio de Janeiro. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. : , 2009.
    • Vereta-Nahoum, André ; GUIMARAES, N. A. ; FREIRE-MEDEIROS, B. ; NEIBURG, F. ; ZELIZER, V. . A negociação da intimidade, dez anos depois: entrevista com Viviana Zelizer. : , 2017 (Entrevista publicada em periódico)
    • COUTINHO, D. R. ; PINAZZA, L. A. ; DANTAS, A. ; BARROS, A. M. ; DIAS, G. ; NAHOUM, A. Vereta . Soluções institucionais para agronegócio brasileiro. 2005 (Consultoria)
    • COUTINHO, D. R. ; TUROLLA, F. ; CUNHA, A. S. ; MENDES, C. H. ; MEIRELLES, F. ; NAHOUM, A. Vereta . Cenários regulatórios para o setor de saneamento básico. 2004 (Consultoria)
    • Vereta-Nahoum, André . What can the study of crisis do for economic sociology? Towards an eventful and phenomenological sociology of economic enactments. 2023 (Seminário)
    • Vereta-Nahoum, André . Theorizing Crisis Beyond Moral Indictments. 2021 (Congresso)
    • Vereta-Nahoum, André . Tecendo um Circuito Comercial a partir da Feira da Madrugada: as agenciadoras da moda popular brasileira. 2021 (Conferência)
    • VERETA-NAHOUM, A. . The market kaleidoscope: the multiple perspectives and effectuations of a ?market?. 2019 (Comunicacao)
    • VERETA-NAHOUM, A. . Interested futures out of crises: the materials business associations deploy to define a problematic present and propose a remedied future. 2019 (Outra)
    • VERETA-NAHOUM, A. . ALÉM DO FIO DE ARIADNE: RETRAÇANDO, TRADUZINDO E ARTICULANDO MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS DE MERCADOS. 2019 (Conferência)
    • VERETA-NAHOUM, A. . WHEN MARKET INSTITUTIONAL DESIGN AND IMPLEMENTATION MEAN EXCLUSION: THE PREDICAMENT OF MULTIPLE MARKETS FOR LAW AND DEVELOPMENT. 2019 (Seminário)
    • VERETA-NAHOUM, A. . Quais os quadros e materiais de que futuros econômicos são feitos? Evidências da crise brasileira. 2019 (Congresso)
    • Vereta-Nahoum, André . Interested futures out of crises: the frames, publics and materials business associations deploy to define a problematic present and propose a remedied future. 2019 (Congresso)
    • VERETA-NAHOUM, A. . Sociologia econômica como diplomacia e política. 2019 (Seminário)
    • VERETA-NAHOUM, A. . Beyond Ariadne?s thread: tracing, translating and entangling multiple perspectives of markets. 2019 (Seminário)
    • Vereta-Nahoum, André . A place for the market: crises as tools for redefining market situations in Brás. 2018 (Simposio)
    • Vereta-Nahoum, André . Tecendo um circuito de comércio popular a partir da Feira da Madrugada: as agenciadoras da moda popular brasileira. 2019 (Simposio)
    • Vereta-Nahoum, André . Gifts from commodities, solidarity from market performances: framing the economic in the Brazilian Amazon. 2018 (Outra)
    • Vereta-Nahoum, André . Sociologia econômica como diplomacia e política. 2018 (Congresso)
    • VERETA-NAHOUM, A. . MULTIPLE MARKETS: OR HOW TO TRACE MULTIPLE PERSPECTIVES AND EFFECTUATIONS OF THE MARKET. 2018 (Seminário)
    • VERETA-NAHOUM, A. . Mercados múltiplos. 2017 (Congresso)
    • VERETA-NAHOUM, A. . New Markets, new subjects in motion: negotiating identities and the worth of goods in the Night Market. 2017 (Conferência)
    • VERETA-NAHOUM, A. . Identities in flux: the making of a market-place and its agents in Central São Paulo. 2016 (Outra)
    • VERETA-NAHOUM, A. . The making of a (proper) marketplace: infrastructure, representations and their controversies in the mahing of the Night Fair in São Paulo. 2016 (Conferência)
    • VERETA-NAHOUM, A. . Identities in flux: negotiating representations of informal traders and goods in central São Paulo. 2016 (Conferência)
    • VERETA-NAHOUM, A. . Morality in the Materiality of an Informal Fair: Negotiating the Legitimacy of Space, Economic Activities and Agentes amid the Construction of the Night Fair in Sao Paulo. 2016 (Conferência)
    • VERETA-NAHOUM, A. . Permutações da dívida: a economia cultural, política, social e afetiva dos Yawanawá. 2015 (Congresso)
    • VERETA-NAHOUM, A. . Vendendo culturas nativas na Amazônia: promessas e tensões. 2015 (Conferência)
    • VERETA-NAHOUM, A. . De mercadorias a dádivas, ou como fazer amigos vendendo cultura. 2015 (Conferência)
    • VERETA-NAHOUM, A. . Culturas à Venda: A Circulação Mercantil de Representações Culturais e a Política de Identidade Coletiva Entre os Yawanawa. 2014 (Congresso)
    • VERETA-NAHOUM, A. . Gifts from commodities, or how to make new friends selling culture. 2014 (Congresso)
    • VERETA-NAHOUM, A. . Exploração de práticas culturais indígenas é tema de debate em São Paulo. 2015 Rádio e internet
    • NAHOUM, A. ; CUNHA, A. S. ; MENDES, C. H. ; VASQUES, D. ; COUTINHO, D. R. ; MEIRELLES, F. ; TUROLLA, F. . I Colóquio Jurídico-Econômico de Saneamento Básico: definindo o marco regulatório.. 2004 (Fundação Getúlio Vargas - Escola de Direito de São Paulo)
    • NAHOUM, A. . I Curso de Formação do Jurista Popular. 2003 (Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares)
    • VERETA-NAHOUM, A. ; GUIMARAES, N. A. ; WHERRY, Frederick ; GOLDSTEIN, Adam . Circuits of economic life in times of crisis - First Workshop. 2019 (Universidade de São Paulo - Princeton University)
    • Carvalho, Marcella Araújo ; VERETA-NAHOUM, A. . Economia e Trabalho: interseções antropológicas. 2019 (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ))
    • Vereta-Nahoum, André ; POLILLO, S. . Crisis, Temporality, and Governance (Mini-Conference no bojo do Annual Meeting da Society for the Advancement of Socio-Economics). 2020 (Society for the Advancement of Socio-Economics)
    • Vereta-Nahoum, André ; Cousin, Bruno ; Ellesgard, Christoph Houman ; KLUGER, E. ; Reis, Elisa ; Rossier, Thierry ; Young, Kevin . Elites and Power Structures. 2023 (Society for the Advancement of Socio-Economics)
    • Vereta-Nahoum, André . New Directions in Economic Sociology. 2023 (Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Departamento de Sociologia, Universidade de São Paulo)
    • VERETA-NAHOUM, A. ; ONTO, G. G. ; FERNANDES, Viviane ; MOTTA, E. . Grupo de Estudos de Antropologia das Finanças. 2018 (Comissão de Valores Mobiliários)
    • VERETA-NAHOUM, A. ; MOTTA, E. ; ONTO, G. G. ; FERNANDES, Viviane . Grupo de Estudos de Antropologia das Finanças. 2019 (Comissão de Valores Mobiliários)
    • Nome do projeto: Soluções institucionais para agronegócio brasileiro (CNA) (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAHOUM, A. , COUTINHO, D. R. , PINAZZA, L. A. , DANTAS, A. , BARROS, A. M. , DIAS, G. .
      Descrição: investigação a respeito de cenários regulatórios para o setor de saneamento básico
    • Nome do projeto: Cenários regulatórios para o setor de saneamento básico (SABESP/GV-Consult) (2004 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAHOUM, A. , CUNHA, A. S. , COUTINHO, D. R. , VASQUES, D. , MEIRELLES, F. , TUROLLA, F. , MENDES, C. H. .
      Descrição: Investigação a respeito de cenários regulatórios para o setor de saneamento básico
    • Nome do projeto: Crises as modes of constitution and government of markets: what do crises produce? (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAHOUM, A. , FERNANDES, A. , OLIVEIRA, M. H. G. , SANTOS, E. M. , SILVA, M. V. C. , ROCHA, R. S. , BADU, T. R. .
      Descrição: Crises have been conceptually defined as a narrative device that organize, interpret and judge phenomena as to justify imperatives to act upon a social context, changing practices, objects and subjectivities. Accepting this working definition, crises may be hypothesized as ways of justifying and framing as necessity interventions to create or reform market institutions and materials, defining the intended actors, practices and expectations. This project ethnographically investigates what crises produce in relation to markets - both understood as a place of social relations and technical devices of exchange, and as a categorical representation of a socio- technical assemblage that encompass multiple transactions across a nation and amongst nations. It interrogates the work on reality that narratives of crises intend to perform and the work done on crises. A response in itself to the ethnographic emergency posed by the crisis in Brazil, this project aims at exploring the entanglements between experts, documents, knowledge practices and policies that assemble experiences into a crisis as modes of creating and governing markets, on the one side, and the everyday experience, strategies, forms of knowledge, expectations and horizons of future of millions of ordinary citizens whose practices, forms of transaction and even subjectivities in the markets crises attempt to define and govern. Empirically, the research is divided in two axes: (1) crises and market-making in a marketplace; (2) crises in national markets encompassing (a) an ethnography of documents, state institutions, experts and business representatives producing the narrative of the Brazilian crisis since 2014, but also (b) an ethnography of a socially vulnerable neighborhood of the Greater Sao Paulo to gather the experiential aspects of such crisis, the representations, strategies and work upon markets.
    • Nome do projeto: Sociologia da economia: práticas, representações e conhecimentos (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAHOUM, A. , FERNANDES, A. , FERNANDES, T. A. M. , MONTANS, D. C. , HAUY, R. , SILVA, D. A. S. .
      Descrição: Este projeto visa à formação de novos quadros de pesquisadoras e pesquisadores no campo da sociologia da economia, entendida como conjunto de práticas de conhecimento - erudito e ordinário - e intervenção sobre um domínio da vida social que as sociedades modernas passaram a denominar, no último século, como "econômicos". O projeto procura compreender como diferentes agentes discutem e articulam-se para produzir, cotidianamente, por meio de suas práticas, narrativas e representações a economia.Ganha especial atenção, neste objetivo, a investigação sobre a construção, funcionamento, formas e sentidos das atividades e espaços mercantis, assim como as lógicas institucionais variadas (legais, informais e ilegais) em que elas se desenvolvem. Isso em razão da centralidade da intermediação mercantil para a vida coletiva contemporânea. Por meio deste projeto, coordeno uma série de pesquisas de iniciação científica e pós-graduação que versam sobre o papel de preferências relacionais na formação de comportamentos de escolha econômica, a moral na concessão de crédito por instituições financeiras, a produção de política monetária em situações de crise, pelo Banco Central, atitudes empresariais, as lógicas e sentidos de práticas mercantis ilegais e a circulação do crédito entre as classes populares.
    • Nome do projeto: Circuits of economic life in times of crisis (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAHOUM, A. , GUIMARAES, N. A. , WHERRY, Frederick , GOLDSTEIN, Adam , COHEN, Jeremy , Guran, Gözde , FERNANDES, Viviane , ALMEIDA, Táli de , MENEZES, Vitor .
      Descrição: The project compares situations of economic crises in the United States and Brazil in order to trace how actors negotiate and devise new strategies to understand and intervene in their situations, producing new state-market arrangements that redefine solidarity, respect, and the terms of assistance. People undergoing economic crises do not face them alone; those they care most about and others to whom they are tied are enrolled in material and symbolic defense and repair. Economic crises are destabilizing situations challenging habitual understandings of how and what things work in the economy. They question taken-for-granted forms of action and destabilize established knowledge about how economic processes operate. Economic agents - experts and those who engage in daily transactions - must equally make sense of, find ways to cope with crisis. This often leads them to develop new instruments to understand and intervene in transactions and to manipulate economic incentives. Thus, crises generate new claims about the operation of the economy, patterns of action, and state-markets relations. They also lead to moral claims about forms of solidarity, care and carework, charitable assistance to the most vulnerable affected by the crisis, and the sense of who deserves protection, retribution, praise, or blame. In order to redefine economic processes and better govern market transactions, policy makers invoke principles of justice and efficiency. Political and business leaders along with citizen-consumers in the public sphere, in turn, debate (and sometimes transform) moral notions of dignity and respect associated with these evolving economic situations and the market engagements they make salient. These are the processes that the research partnership will retrace as each side shares their experiences and findings developed in different social and historical settings. The project assumes that historical contexts and social position condition the capacities to act upon crises. They matter for understanding personal experiences and the entanglements of persons, objects, and forms of knowledge in economic circuits . Thus, bringing together scholars from PU and USP studying different circuits, their moral negotiations, and entanglements will shed light on the diversity of sociological studies of economic lives under crises.
    • Nome do projeto: ?Culturas? à venda: o tráfico de representações culturais da Amazônia Brasileira (2009 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAHOUM, A. .
      Descrição: Esta pesquisa procura analisar a produção, troca e consumo de uma classe específica de produtos e práticas indígenas no mercado. Trata-se de elementos que no imaginário ocidental são associados ao conhecimento tradicional de povos autóctones e a estilos de vida harmoniosos, protegidos dos problemas e desvantagens da modernidade e do mercado. O consumo desses elementos no Oeste desenvolvido é carregado do potencial mágico de transportar consumidores a localidades distantes e fazê-los experimentar estilos de vidas distantes. Essas operações têm lugar no mercado, colocando questões fundamentais: como elementos culturais e, especificamente, representações, são transformadas em mercadorias, como determinar valor de mercado a valores culturais, mantendo a diferença e a fluidez que caracterizam a cultura, e finalmente, como as partes negociam, quais as tensões intra e inter-partes e as respostas encontradas em meio à troca de valores em torno de objetos possivelmente compreendidos de modo distinto? Empregando técnicas etnográficas, esta pesquisa rastreia a cadeia de sentido dos produtos e práticas de uma comunidade indígena especifica - os Yawanawá do Acre - construída à medida que eles se movem da comunidade produtora aos centros consumidores.
    • Nome do projeto: Projeto LANDS (Law and the New Developmental State) (2008 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAHOUM, A. , COUTINHO, D. R. , SCHAPIRO, M. , MATTOS, P. T. .
      Descrição: O Projeto LANDS pretende delinear as feições de um novo Estado Desenvolvimentista e o papel que nele assume o direito, a partir da análise de diversas experiências de países emergentes para apontar os caminhos por eles traçados para a promoção do desenvolvimento econômico e social por meio de ferramentas jurídicas, rejeitando receituários e recomendações universalizantes. Reconhecendo o fracasso de agendas de reformas universais estruturais de mercado propostas, bem como as variedades de capitalismo e de estratégias de fomento econômico pelo Estado, o projeto busca também desenvolver uma matriz teórica adequada para organizar esses fenômenos e definir características mínimas que caracterizariam essa nova figura estatal.
    • Nome do projeto: Sociology of Markets (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAHOUM, A. , BECKERT, Jens , DRESSLER, A , TIMUR, E. , KOHL, Sebastian , DEWEY, M. , SCHILLER-MERTENS, S. , GONZALEZ, F. , SERAFIN, M. .
      Descrição: Markets as the core institution of capitalist economies are the focus of the project area "Sociology of Markets." The overarching aim is to understand the functioning of markets from a distinctively sociological perspective. Markets are analyzed from a Weberian viewpoint as arenas of social struggle in which actors confront each other under conditions of competition. What are the social, cultural, and political underpinnings for the development of the order of markets? One crucial vantage point of the research projects is the problem of uncertainty market actors face when making decisions. This, in turn, sheds light on the coordination problems market participants must cope with, which can very abstractly be summarized as the problem of value, the problem of competition, and the problem of cooperation. Uncertainty also provides a theoretical opening to explain the embeddedness of economic action. Current empirical projects examine such phenomena as the lottery, financial markets, collective institutional entrepreneurship, industrial relocation, and fashion markets. Special attention is given to comparative and historical research designs.
    • Nome do projeto: Identidades em fluxo nos circuitos de comércio popular da metrópole: os comerciantes da Feira da Madrugada e suas representações (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAHOUM, A. .
      Descrição: Dando prosseguimento a questões colocadas durante minha pesquisa doutoral, o objetivo é analisar de que modo representações simbólicas a respeito das práticas econômicas, envolvendo os bens, agentes e espaços de trocas, interferem nas transações mercantis e o como o êxito da atividade comercial, por sua vez, permite ao atores trabalharem sobre essas representações e negociarem as associações com que se procura definir sua identidade. A ideia é verificar como as transações oferecem a possibilidade para os agentes trabalharem essas representações, na tentativa de modificar o valor e as qualidades atribuídas aos bens e atividades econômicas que realizam, permitindo assim requalificá-los a si próprios.
    • Nome do projeto: Estudo sobre Execuções Fiscais no Brasil (2002 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAHOUM, A. , BENEDETTI, Juliana Cardoso , WATANABE, K. , SADEK, M. T. .
      Descrição: O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário, em parceria com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e, com o apoio do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais ? CEBEPEJ, desenvolveu o presente estudo com o objetivo de traçar um quadro sobre a cobrança do crédito tributário adotado pelo ordenamento pátrio, bem como a estrutu- ração dos órgãos visitados, que concluem pela inoperância do atual sistema. O ?Estudo de Execução Fiscal no Brasil? integra-se aos demais diagnósticos de- senvolvidos pela Secretaria de Reforma do Judiciário com o objetivo de subsidiar a discussão e a construção de propostas para a modernização da Justiça brasileira. Minha participação foi na forma de assistente de pesquisa, no ano de 2002.
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Anaïs Paoletti Fernandes Sociologia Mestrado
    Douglas Alexandre Santos Silva Sociologia Mestrado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Daniel Cobucci Faria Montans Sociologia Mestrado 06/09/2023
    Roberto Villela Hauy Sociologia Mestrado 28/02/2024