Não autenticado |

Paulo Roberto Massaro

    • Atualmente desenvolvendo atividades de Pós-Doutoramento (2023-2024) junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília, o docente-pesquisador é Licenciado em Letras (Francês/Português), Mestre e Doutor em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), instituição na qual atua, desde julho de 2006, como docente de Língua Francesa na Habilitação Francês do Curso de Letras. Na Extensão, dirigiu de agosto de 2011 a julho de 2015 o Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH-USP. Co-organizador da obra Plurilinguismo em contexto universitário (Humanitas, 2016) e autor do livro Teatro e Língua Estrangeira, entre teoria(s) e prática(s) (Paulistana, 2008), oferece oficinas e cursos de formação continuada de professores da Educação Básica com foco no plurilinguismo, bem como em práticas artísticas na aprendizagem de línguas, tanto em instituições públicas como privadas. Tem experiência de docência e pesquisa no âmbito dos estudos linguísticos com foco em análise do discurso, bem como no campo dos estudos didáticos, com foco nos multiletramentos. Membro desde 2014 do Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq "Língua e Literatura: interdisciplinaridade e docência" e sediado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); desde 2019, membro igualmente do "GECAL - Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens" da Universidade de Brasília (UnB-CNPq), visto que vem desenvolvendo projetos em Linguística Aplicada Crítica, em suas relações com outras linguagens, notadamente a teatral. Seus interesses de pesquisa envolvem: interfaces entre Língua e Literatura; Intermidialidade; Educação linguística crítica; Multiletramentos e Formação crítica de professores de línguas; Práticas decoloniais na produção de conhecimentos. Em 24 de setembro de 2021, foi APROVADO em SEGUNDO lugar no concurso público de provas e títulos para provimento de cargo do Magistério Superior, professor adjunto em Linguística Aplicada - Prática de Ensino de Francês, Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

       

      Links:    

    • Estudos linguísticos e didáticos
    • MASSARO, P. R. ; MORALES, L. M. . Plurilinguismo em contexto universitário. São Paulo : Humanitas, 2016 . 221p. ISBN: 14153653.
    • MASSARO, P. R. . Teatro e Língua Estrangeira: entre teoria(s) e prática(s). São Paulo : Editora Paulistana, 2008 . 168p. ISBN: 9788599829301.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 7
    • FRANCA, C. V. ; MASSARO, P. R. . Um projeto de escrita autoral intermidiática: o vídeo-ensaio Dies irae, homines irae SCRIPTA ALUMNI , v. 22 , p. 1060 - , 2019. ISSN: 19846614.
    • MASSARO, P. R. . Compte-rendu du Colloque Hybridité et multimodalité dans les pratiques de création/réception des jeunes: impacts sur l?enseignement des arts et des langues SYNERGIES BRÉSIL , v. 12 , p. 139 - 140 , 2017. ISSN: 15188779.
    • PINTO, L. C. E. ; MASSARO, P. R. . O fantoche que falava francês: um estudo sobre a mediação no ensino/aprendizagem de língua estrangeira para crianças Revista Letras Raras , v. 8 , p. 195 - 211 , 2015. ISSN: 23172347.
    • GOMES, R. C. ; MASSARO, P. R. . Interactions verbales: analyse d'échanges entre débutants en FLE Revista Letras Raras , v. 6 , p. 59 - 81 , 2015. ISSN: 23172347.
    • MASSARO, P. R. . No labirinto das reformulações consecutivas: questões relativas à produção oral do sentido em Francês, Língua Estrangeira Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. XXXI , p. 1 - 9 , 2002. ISSN: 14130939.
    • MASSARO, P. R. . On joue en français: les pratiques théâtrales et le processus d?acquisition / apprentissage du FLE Synergies Brésil , v. 03 , p. 112 - 120 , 2002. ISSN: 15188779.
    • MASSARO, P. R. . Acquisition de l'expression orale à partir de jeux théâtraux Synergies Brésil , v. 01 , p. 48 - 52 , 2000. ISSN: 15188779.
    • FRANCA, C. V. ; MASSARO, P. R. ; SILVA, K. A. . Fronteiras língua-literatura em um módulo de Português do Brasil como língua adicional na Guiana Francesa. Contatos franco-brasileiros: retrospectivas e perspectivas, v. 1, p. 205 - 237, 2022.
    • MASSARO, P. R. . Sabina Kundman: paixão e tenacidade . Jornal da USP , , 31 jul. 2017.
    • MASSARO, P. R. . A máscara teatral: um instrumento de aprendizagem na Aliança Francesa . Faça do francês a sua diferença , São Paulo , 01 nov. 1997.
    • GOMES, R. C. ; KUNDMAN, M. S. ; MASSARO, P. R. . La production orale au niveau A1: propositions didactiques et analyse des tours de parole des apprenants. In: XVIII Congrès Brésilien des Professeurs de Français , 2011 , Curitiba. Cahier de Résumés du XVIII CBPF: (In)former pour transformer. : , 2011. p. 121 - 122.
    • FERNANDES, M. L. ; MASSARO, P. R. . Le profil-lecteur de l'étudiant de l'École Polytechnique de l'USP: apports théoriques et propositions méthodologiques. In: XVIII Congrès Brésilien des Professeurs de Français , 2011 , Curitiba. Cahier des Résumés du XVIII CBPF: (In)former pour transformer. : , 2011. p. 112 - 112.
    • MASSARO, P. R. . Langage théâtral et FLE: acquisition simultannée? ? Une expérience menée en milieu scolaire brésilien. In: X Congrès Mondial des Professeurs de Français , 2001 , Paris. Dialogues et cultures: modernité, diversité, solidarité. Bruxelles : Revue de la Fédération Internationale des Professeurs de Français, 2001. p. 294 - 297.
    • ALMEIDA, M. A. T. ; MASSARO, P. R. . Vers la transformation en sujet-enseignant: des parcours dans la solitude des champs de coton. In: XXIIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français , 2022 , Cuiabá. Cahier de Résumés du XXIIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français. : , 2022. p. 71 - 71.
    • MASSARO, P. R. ; PINTO, L. C. E. . La (trans)formation glocale des sujets-enseignants: la langue, la littérature et les arts. In: XXIIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français , 2022 , Cuiabá. Cahier de Résumés du XXIIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français. : , 2022. p. 64 - 64.
    • MASSARO, P. R. ; ECCARD, Livia . Dépasser les frontières épistemologiques pour l'agir professionnel aux communautés glocales. In: XXIIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français , 2022 , Cuiabá. Cahier de Résumés du XXIIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français. : , 2022. p. 63 - 63.
    • MASSARO, P. R. . Do nariz de palhaço à tatuagem no tendão de Aquiles: intermidialidade em Incêndios. In: V Congresso Internacional da ABES (Associação Brasileira de Estudos Semióticos) , 2017 , Niterói. Caderno de Resumos:Travessias (V Congresso Internacional da ABES). Niterói : Universidade Federal Fluminense, 2017. p. 81 - 83.
    • MASSARO, P. R. . Théâtre et langue: entre théorie(s) et pratique(s). In: XII Congrès régional des professeurs de français pour l´Amérique Latine et la Caraïbe (SEDIFRALE) , 2001 , Rio de Janeiro. Cahier de Résumés Mondialisation et Humanisme: les enjeux du français. Rio de Janeiro : UFRJ, 2001. p. 153 - 153.
    • MASSARO, P. R. . Le jeu dramatique en Français Langue Étrangère. In: XIV Congresso Brasileiro de Professores de Francês , 2003 , Belém. Cahier de Résumés Le français en Amazonie, le français au Brésil. Belém : UFPA, 2003. p. 57 - .
    • MASSARO, P. R. . Leitura e Comunicação Vocal de Textos Estéticos. In: III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem - ENELIN , 2011 , Pouso Alegre. Caderno de Resumos - ENELIN 2011. Pouso Alegre : UNIVAS, 2011. p. 31 - 31.
    • MASSARO, P. R. ; HIRAKAWA, D. A. . L?insertion de la langue/culture française à l?École Polytechnique de l?Université de São Paulo: évolution d?un projet de formation universitaire inter-unités. In: XVIII Congrès Brésilien des Professeurs de Français , 2011 , Curitiba. Cahier de Résumés du XVIII CBPF: (In)former pour transformer. Curitiba : UFPR, 2011. p. 86 - 86.
    • MASSARO, P. R. . Le théâtre québécois: texte, mise-en-voix, mise-en-scène. In: XVIII Congrès Brésilien des Professeurs de Français , 2011 , Curitiba. Cahier de Résumés du XVIII CBPF: (In)former pour transformer. Curitiba : UFPR, 2011. p. 120 - 120.
    • MASSARO, P. R. . Vers la formation de professeurs-concepteurs de programmes de F.O.U : le cas du Centre de Langues de l?Université de São Paulo. In: XVIII Congrès Brésilien des Professeurs de Français , 2011 , Curitiba. Cahier de Résumés (In)former pour transformer. : , 2011. p. 85 - 85.
    • MASSARO, P. R. . Línguas com objetivos universitários: outras demandas, novas estratégias. In: I Encontro sobre ensino-aprendizagem do Centro de Línguas da FFLCH-USP: Plurilinguismo em contexto universitário , 2012 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : Centro Interdepartamental de Línguas FFLCH-USP, 2012. p. 28 - 30.
    • MASSARO, P. R. . Les enjeux des pratiques performatives en français, langue étrangère. In: XVI Congrès régional des professeurs de français pour l´Amérique Latine et la Caraïbe (SEDIFRALE) , 2014 , Heredia. XVI SEDRIFALE: le français naturellement. Heredia : Fédération Internationale des Professeurs de Français (FIPF), 2014. p. 65 - 65.
    • MASSARO, P. R. . La performance en français, langue étrangère: démarches, enjeux et perspectives. In: XIX Congresso Brasileiro de Professores de Francês , 2013 , Niterói, RJ. XIX Congresso Brasileiro de Professores de Francês: Réflechir, Séduire, Construire: le français pour l'avenir: cahier de résumés. Niterói, Rio de Janeiro : Aliança Francesa de Niterói, 2013. p. 96 - 96.
    • MASSARO, P. R. . Teatro e francês, língua estrangeira: duas linguagens em aquisição simultânea. In: 1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas , 2000 , São Paulo. Mémoria ABRACE I - Anais do 1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Salvador : ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós - Graduação em Artes Cênicas, 2000. p. 531 - 535.
    • MASSARO, P. R. . Ciências com fronteiras: o francês para fins de mobilidade acadêmica internacional no Instituto Federal do Maranhão. Campinas : Pontes , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • MASSARO, P. R. . Geopolítica das línguas românicas (no prelo). Campinas : Mercado de Letras , 2021 (Tradução)
    • MASSARO, P. R. . Línguas no coração da Universidade: demandas, necessidades e objetivos. São Paulo : Humanitas , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • KUNDMAN, M. S. ; MASSARO, P. R. . Línguas Distintas e Linguagem Mútua. Belo Horizonte : Autêntica Editora , 2003 (Tradução)
    • SILVA, K. A. ; COBUCCI, P. ; PEREIRA, L. S. M. ; GUIMARAES, R. M. ; MASSARO, P. R. . Membro da Comissão Científica do 1º Colóquio de Educação Internacional para o Sul Global (CEISG). 2021 (Assessoria)
    • SILVA, K. A. ; COBUCCI, P. ; MASSARO, P. R. ; MARTINS, C. R. B. ; MATIAS, D. S. ; NUNES, R. H. . Membro da Comissão Científica da III Conferência Internacional de Estudos da Linguagem (CIELIN). 2022 (Assessoria)
    • SILVA, K. A. ; COBUCCI, P. ; MASSARO, P. R. ; MARTINS, C. R. B. ; NUNES, R. H. ; MATIAS, D. S. . Membro da Comissão Científica da III Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica (JILAC). 2022 (Assessoria)
    • SILVA, K. A. ; COBUCCI, P. ; COSTA, R. ; MASSARO, P. R. . Membro do Comité Gestor do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL-CNPq-UNB). 2020 (Assessoria)
    • MASSARO, P. R. ; MARTINS, S. A. ; SILVA, K. A. ; SILVA, R. C. ; MACHADO, M. G. S. . Teatro das Línguas: tecendo outros rumos, em malhas minhas. 2019 (Elaboracao_de_projeto)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc - Revista Odisseia. 2019 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc 2 - Revista AntipodeS: Etudes de langue française en terres non francophones. 2019 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc 1 - Revista AntipodeS: Etudes de langue française en terres non francophones. 2019 (Parecer)
    • GALVEZ, F. F. ; BORG, S. ; PAGEL, D. ; CAMARGO, K. A. F. ; MASSARO, P. R. . Membro da Comissão Científica do II Congresso Internacional 'Journées de la langue française': se reconnaître - se réapproprier - s?ouvrir. 2019 (Assessoria)
    • GALVEZ, F. F. ; CAMARGO, K. A. F. ; MASSARO, P. R. . Membro da Comissão Organizadora do I Congresso Internacional 'Journées de la langue française': se réunir - se définir - se suivre. 2018 (Assessoria)
    • MASSARO, P. R. . Membro da Comissão de Avaliadores do 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP. 2019 (Assessoria)
    • MASSARO, P. R. . Membro da Comissão de Avaliadores do 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP. 2018 (Assessoria)
    • MASSARO, P. R. ; ECCARD-PINTO, L. C. ; MURTA, A. ; FRIEDRICH, D. L. B. ; BRANCO, R. S. S. C. . Membro do Comitê Científico do I SELEIA - Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras na Infância e Adolescência. 2018 (Assessoria)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc - Revista TradTerm. 2017 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc 2 - Revista AntipodeS: Etudes de langue française en terres non francophones. 2017 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc 1 - Revista AntipodeS: Etudes de langue française en terres non francophones. 2017 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Membro da Comissão de Avaliadores da Etapa Internacional do 24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP. 2016 (Assessoria)
    • CLARO, L. ; COSTA, H. B. A. ; FERREIRA, L. ; LOUSADA, E. G. ; MARINELLI, V. L. ; MASSARO, P. R. ; MINE, A. . Membro da Comissão Científica do XVIIème Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo: Professeur de FLE, un métier pluriel. 2015 (Assessoria)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc - Revista Letras Raras. 2015 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Perícia técnica dos números já publicados da revista CARNETS, revue électronique d?Etudes françaises. 2014 (Relatorio_tecnico)
    • DEBRAY, O. ; BOISSON, M. ; CLARO, L. ; PUYAU, J. ; MASSARO, P. R. ; LOUSADA, E. G. ; COSTA, H. B. A. ; FERREIRA, L. ; MARINELLI, V. L. . Membro da Comissão Científica do XVIème Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo: Le français avec plaisir. 2014 (Assessoria)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc 9: Anais do 18º Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2012 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc 8: Anais do 18º Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2012 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc 7: Anais do 18º Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2012 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc 6: Anais do 18º Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2012 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc 5: Anais do 18º Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2012 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc 4: Anais do 18º Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2012 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc 3: Anais do 18º Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2012 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc 2: Anais do 18º Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2012 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc 1: Anais do 18º Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2012 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc 2: Revista Synergies Brésil. 2009 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc 1: Revista Synergies Brésil. 2009 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc - Revista Ao pé da letra. 2014 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer ad hoc - Revista Ao pé da letra. 2013 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer final de Trabalho de Graduação Individual (TGI). 2013 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer de mérito - DLM-FFLCH-USP. 2013 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer de mérito - DLM-FFLCH-USP. 2010 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer de mérito - DLM-FFLCH-USP. 2013 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer de mérito - DLM-FFLCH-USP. 2007 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer de mérito - DLM-FFLCH-USP. 2011 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer de mérito - DLM-FFLCH-USP. 2012 (Parecer)
    • MASSARO, P. R. . Parecer de mérito - DLM-FFLCH-USP. 2009 (Parecer)
    • GALLI, J. A. ; MASSARO, P. R. . Membro do Comitê Científico Especial da Revista Ao Pé da Letra (UFPE). 2013 (Assessoria)
    • LOUSADA, E. G. ; COSTA, H. B. A. ; PUYAU, J. ; CLARO, L. ; BOISSON, M. ; DEBRAY, O. ; MASSARO, P. R. ; TEIXEIRA, V. ; MARINELLI, V. L. . Membro da Comissão Científica do XVème Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo: Nouveaux usages de la langue: Nouvelles formules d'enseignement. 2013 (Assessoria)
    • MASSARO, P. R. ; MORALES, L. M. ; AMADO, R. ; GIL, B. D. ; HAWI, M. M. ; CORTE, A. C. O. ; SALUM, M. E. L. ; CASTRO, R. A. L. . Membro da Comissão Científica do I Encontro sobre Ensino-Aprendizagem do Centro de Línguas da FFLCH/USP: Plurilinguismo em contexto universitário. 2012 (Assessoria)
    • NAHORY, M. ; BOISSON, M. ; NEGRINI, M. H. ; CLARO, L. ; COSTA, H. B. A. ; LOUSADA, E. G. ; MARINELLI, V. L. ; MASSARO, P. R. . Membro da Comissão Científica do XIVème Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo: L?interculturel en cours de langue: enjeux, approches, pratiques. 2012 (Consultoria)
    • NAHORY, M. ; OLIVEIRA, A. ; CLARO, L. ; NEGRINI, M. H. ; HIRATA, T. R. ; COSTA, H. B. A. ; MARINELLI, V. L. ; MASSARO, P. R. ; SEABRA, C. . Membro da Comissão Científica do XIIIème Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo: Apprendre et enseigner au XXIè. siècle. 2011 (Consultoria)
    • MASSARO, P. R. . Apresentação Institucional do Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH - USP. 2011 (Consultoria)
    • NAHORY, M. ; ASSELAIN, Y. ; NEGRINI, M. H. ; HIRATA, T. R. ; MASSARO, P. R. ; MARINELLI, V. L. ; COSTA, H. B. A. ; OLIVEIRA, A. . Membro da Comissão Científica do XIIème Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo: Intégration du CECR : théorie et pratiqueS. 2010 (Assessoria)
    • FRANCHON-CABRERA, C. ; COSTA, H. B. A. ; MASSARO, P. R. ; NEGRINI, M. H. ; NAHORY, M. ; HIRATA, T. R. ; ASSELAIN, Y. . Membro da Comissão Científica do XIème Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo. 2009 (Assessoria)
    • DAHLET, V. M. B. ; MOUZAT, A. M. ; MASSARO, P. R. . Parecer sobre tese de doutorado em Sciences du Langage, defendida na França. 2010 (Parecer)
    • CORREA, A. M. ; MOCCHIUTI, R. ; AMADO, R. ; MONTEIRO, S. L. ; MATHIELO, P. P. ; MASSARO, P. R. ; OZON, C. . Estatutos da RECLES.BR - Rede Brasileira de Centros de Línguas de Ensino Superior. 2009 (Elaboracao_de_projeto)
    • MASSARO, P. R. ; SILVA, G. P. B. ; ALMEIDA, M. A. T. ; FRANCA, C. V. ; GOUVEA, V. G. M. ; MANSO, J. B. . Atelier La (corp)oralité en jeu. 2022 (Outra)
    • MASSARO, P. R. ; SILVA, G. P. B. ; ALMEIDA, M. A. T. ; AVELINO, D. A. ; FRANCA, C. V. ; MANSO, J. B. ; TAVARES, I. S. . Atelier La (corp)oralité en jeu: nous les étudiants. 2022 (Outra)
    • ALMEIDA, M. A. T. ; MASSARO, P. R. . Vers la (trans)formation en sujet-enseignant: des parcours dans la solitude des champs de coton. 2022 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. ; ECCARD, Livia . La (trans)formation glocale des sujets-enseignants: la langue, la littérature et les arts. 2022 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. ; ECCARD, Livia . Dépasser les frontières épistemologiques pour l'agir professionnel aux communautés glocales. 2022 (Simposio)
    • MASSARO, P. R. . Dizer-se em língua Outra: caminhos de língua(gem) constituídos na interface das Artes e das Mídias. 2022 (Conferência)
    • MASSARO, P. R. . Leituras em debate: As concepções teórico-metodológicas de Joaquim Dolz. 2022 (Outra)
    • DOLZ, J. ; MASSARO, P. R. . O agir docente e gêneros de texto: gestos didáticos, obstáculos de aprendizagem e modalidades de intervenção do professor. 2022 (Seminário)
    • MASSARO, P. R. . Cenas entre quatro paredes: revelando processos autorais de professores em formação inicial, em tempos de pandemia. 2021 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. ; SILVA, K. A. . Educação Linguística Crítica No Brasil: Implicações Educacionais, Emancipatórias, Rizomáticas E Decoloniais. 2021 (Simposio)
    • MASSARO, P. R. . Les processus d?internationalisation des Universités Brésiliennes: vers une approche plurilingue, translangagière et décoloniale. 2021 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. ; PEREIRA, L. S. M. . Bi-Multi-pluri-lingualism in Brazil: emancipatory, rhizomatic and decolonial educational implications. 2021 (Simposio)
    • MASSARO, P. R. . Savourer, mâcher, respirer la langue: le partage social de textes littéraires. 2021 (Conferência)
    • MASSARO, P. R. . Intermidialidade e autoria em língua francesa no Bacharelado em Letras Português-Francês na Universidade de São Paulo. 2020 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. ; SILVA, K. A. . Práticas performáticas na educação linguística: do sujeito-aprendiz ao sujeito-autor. 2020 (Conferência)
    • FRANCA, C. V. ; MASSARO, P. R. . Interfaces língua/literatura em um curso de Português do Brasil, língua adicional na Guiana Francesa: recepção e produção. 2019 (Comunicacao)
    • FRANCA, C. V. ; MASSARO, P. R. . Raconter des histoires, raconter l'histoire en langue étrangère. 2019 (Comunicacao)
    • PERRELLA, C. L. ; MASSARO, P. R. . Monsieur Ibrahim, les fleurs du Coran et la parole partagée. 2019 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . La transposition médiatique en FLE: contraintes et potentialités. 2019 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. ; MACHADO, M. G. S. . Les enjeux des chevauchements de genres et de médias pour la discursivisation en français, langue étrangère. 2019 (Simposio)
    • PERRELLA, C. L. ; MASSARO, P. R. . Poster A formação do professor de língua estrangeira: escutando sujeitos que escutam discursos em francês. 2019 (Outra)
    • MASSARO, P. R. . A leitura-escrita intermidiática em língua estrangeira. 2019 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Por uma formação de professores de línguas através da intermidialidade: um laboratório de língua(gem). 2019 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Carnages: intermédialité et production multimodale en Français, Langue Étrangère. 2018 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Autoria intermidiática em Francês, Língua Estrangeira. 2018 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Atelier: Carmen, vers la transfréquentation de systèmes sémiotiques multiples. 2018 (Outra)
    • MASSARO, P. R. . Percursos do Secretariado Executivo na Pós-Graduação em Letras. 2017 (Conferência)
    • MASSARO, P. R. . L'intermédialité chez Yasmina Reza et la transmodalisation en français, langue étrangère. 2017 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Atelier: Appropriation et socialisation de textes artistiques en français, langue étrangère. 2017 (Outra)
    • MASSARO, P. R. . Curta-metragem: transmodalização em língua estrangeira. 2017 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Do teatro ao cinema: continuum e discontinuum no epicentro da intermidialidade. 2017 (Conferência)
    • MASSARO, P. R. . Do nariz de palhaço à tatuagem no tendão de Aquiles: intermidialidade em Incêndios. 2017 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . De l'intermédialité transformationnelle à la production multimodale en FLE. 2016 (Comunicacao)
    • GHIRARDI, A. L. R. ; MASSARO, P. R. . Língua / Literatura em diálogo: intermidialidade e translação entre mídias. 2016 (Simposio)
    • MASSARO, P. R. . Translações teatro/cinema em Yasmina Reza: questões para a discursivização em língua estrangeira. 2016 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. ; SILVA, B. T. F. ; BELROSE, A. . (Dé)construire pour s'engager dans des discours en langue étrangère. 2016 (Simposio)
    • MASSARO, P. R. ; ECCARD-PINTO, L. C. ; REIS, J. N. S. . Des enfants et des adolescents face à la pratique artistique en langue étrangère. 2016 (Simposio)
    • MASSARO, P. R. . Multimodalité et expérience esthétique intermédiale en contexte d'acquisition d'une langue étrangère. 2016 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Des pratiques performatives en FLE: du sujet-aprennant au sujet-auteur. 2016 (Conferência)
    • MASSARO, P. R. . Radio-feuilleton et court-métrage: la constitution du sujet-auteur en FLE. 2016 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Les enjeux de la multimodalité et de l'intermédialité dans un programme de formation initiale. 2015 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Incendies: re-représentations multimodales en Français Langue Étrangère. 2015 (Conferência)
    • MASSARO, P. R. . Espaços discursivos ficcionais em língua estrangeira: a questão da intermidialidade. 2015 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Les potentialités de l'intermédialité théâtre/cinéma: kaléidoscope de productions multimodales. 2015 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Interdisciplinarité en FLE: vers la formation de sujets-auteurs. 2015 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. ; VIEIRA, D. R. . Créer en langue étrangère: les enjeux de la multimodalité et de l'intermédialité. 2015 (Simposio)
    • MASSARO, P. R. . Atelier Théâtre/Cinéma: vers une production intermédiale en FLE. 2015 (Outra)
    • MASSARO, P. R. . Os Centros de Línguas no contexto de universidades públicas. 2014 (Simposio)
    • MASSARO, P. R. . Intermidialidade e performance na formação de professores. 2014 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. ; VIEIRA, D. R. . A formação do professor de língua estrangeira face à intermidialidade e à multimodalidade. 2014 (Simposio)
    • MASSARO, P. R. . Literatura: estranhezas de uma língua estrangeira em apropriação. 2014 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Relações intermidiais em Incendies: prisma para a abordagem de matizes da língua estrangeira. 2014 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Práticas artísticas no processo de aquisição-aprendizagem do Francês, Língua Estrangeira. 2014 (Conferência)
    • MASSARO, P. R. ; GASTELOIS, M. M. L. ; POINTECOUTEAU, M. . Mesa Redonda: Le français à travers le théâtre. 2001 (Outra)
    • MASSARO, P. R. . Théâtre et langue: entre théorie(s) et pratique(s). 2001 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. ; CALDAS, R. R. ; TELLES, J. A. ; MONTEIRO, S. L. . Centros de Línguas em Contexto Universitário. 2012 (Simposio)
    • MASSARO, P. R. . Projeto Línguas e Linguagens nos centros universitários de línguas. 2009 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. ; REIS, M. G. M. ; SOARES, I. ; CHAVES, L. S. . Mesa Redonda: Alternatives pédagogiques: du texte à la voix et à la vue. 2009 (Outra)
    • MASSARO, P. R. ; HIRAKAWA, D. A. . L?insertion de la langue/culture française à l?École Polytechnique de l?Université de São Paulo: évolution d?un projet de formation universitaire inter-unités. 2011 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . O drama no livro pedagógico, o drama de uma negligência. 2013 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Les enjeux des pratiques performatives en français, langue étrangère. 2014 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. ; SANTOS, E. B. M. . O profissional de secretariado, suas línguas e suas linguagens: complexidade e hibridismo de tarefas. 2013 (Conferência)
    • MASSARO, P. R. . Potencialidades dos textos teatrais na apropriação de uma língua estrangeira. 2013 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. ; PINTO, L. C. E. . Atividades ludo-artísticas no ensino de francês para crianças não alfabetizadas. 2013 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . La performance en français, langue étrangère: démarches, enjeux et perspectives. 2013 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . O dizer teatral na apropriação da língua do Outro. 2012 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Línguas com objetivos universitários: outras demandas, novas estratégias. 2012 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Homo Artisticus: pour la mise-en-voix de textes esthétiques en français, langue étrangère. 2012 (Conferência)
    • MASSARO, P. R. . Teatro e Línguas Estrangeiras. 2011 (Conferência)
    • MASSARO, P. R. . Le théâtre québécois: texte, mise-en-voix et mise-en-scène. 2011 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Vers la formation de professeurs-concepteurs de programmes de F.O.U.: le cas du Centre de Langues de l'Université de São Paulo. 2011 (Simposio)
    • MASSARO, P. R. . Leitura e Comunicação Vocal de Textos Estéticos. 2011 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Lecture et Communication Vocale. 2011 (Conferência)
    • LOUSADA, E. G. ; PIETRAROIA, C. M. C. ; MASSARO, P. R. . Mesa Redonda: Les arts dans l'enseignement du FLE. 2011 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Mise en voix de textes esthétiques. 2011 (Conferência)
    • MASSARO, P. R. . Francês na formação do estudante de engenharia: por uma engenharia da formação do professor de língua estrangeira. 2010 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Teatro e francês língua estrangeira: duas linguagens em aquisição simultânea. 1999 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Atelier Acquisition de l'expression orale en FLE à partir de jeux théâtraux. 1999 (Outra)
    • MASSARO, P. R. . Oficina Jogos Teatrais e línguas estrangeiras. 1999 (Outra)
    • MASSARO, P. R. . Linguagem teatral e francês, língua estrangeira: aquisição simultânea?. 2000 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Langage théâtral et FLE: acquisition simultanée? - Compte-rendu d'une expérience menée en milieu scolaire brésilien. 2000 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Práticas substantivamente teatrais e aquisição de língua estrangeira: um estudo de caso. 2001 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . No labirinto das reformulações consecutivas: questões relativas à produção oral do sentido em francês língua estrangeira. 2001 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Atelier Le français par le théâtre / On joue en français. 2001 (Outra)
    • MASSARO, P. R. . Le théâtre dans l'enseignement du français. 2002 (Conferência)
    • MASSARO, P. R. . Práticas teatrais e engajamento discursivo no ensino de línguas. 2003 (Conferência)
    • MASSARO, P. R. . Olhares diversos para a formação de professores de língua estrangeira. 2003 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Atelier "Théâtre: jeux dramatiques en français". 2003 (Outra)
    • MASSARO, P. R. . Atelier Pour une approche du texte de théâtre en Français, Langue étrangère. 2003 (Outra)
    • MASSARO, P. R. . Atelier Le Jeu Dramatique en Français, Langue Etrangère. 2003 (Outra)
    • CORACINI, M. J. ; CALDAS, R. R. ; FRAGA, M. C. S. ; MASSARO, P. R. ; MOCCHIUTI, R. ; OLIVEIRA, P. S. X. ; TAKASU, F. . Perspectivas para o ensino de línguas estrangeiras em contexto universitário. 2004 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. ; FELIX, B. ; MACHADO, I. L. . Ciências e Linguagens: transdisciplinariedade nos cursos de línguas estrangeiras em contexto acadêmico. 2004 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Reformulação das disciplinas de francês do CEL-Unicamp: relato de um processo em discussão. 2006 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Práticas Teatrais no Ensino de Línguas. 2006 (Conferência)
    • FRANCHON-CABRERA, C. ; COSTA, H. B. A. ; MASSARO, P. R. . Situação e Perspectivas do Ensino de Francês em São Paulo. 2007 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. ; CHEREM, L. P. ; NERY, R. M. . O ensino do francês no meio universitário. 2007 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Pratiques Théâtrales en FLE. 2008 (Seminário)
    • MASSARO, P. R. ; MARINELLI, V. L. . Théâtre, traduction, médias: différents chemins pour motiver l'étudiant en FLE. 2008 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . Jeux dramatiques pour l'acquisition du lexique. 2008 (Conferência)
    • MASSARO, P. R. ; FRAGA, K. F. ; SA, M. H. A. A. E. ; MARTINS, C. F. . Outras ofertas, novas estratégias, intercompreensão, línguas para fins específicos. 2009 (Comunicacao)
    • CORREA, A. M. ; NAGLE, C. ; MASSARO, P. R. ; MATHIELO, P. P. ; MONTEIRO, S. L. . Mesa Redonda: Le réseau brésilien des centres universitaires de langues: projets en gestation. 2009 (Outra)
    • MASSARO, P. R. . Jeux dramatiques. 2009 (Conferência)
    • MASSARO, P. R. . Voix du texte théâtral, voies vers la scène: pour une construction de la voix du sujet apprenant en FLE. 2009 (Comunicacao)
    • MASSARO, P. R. . L'année de la France au Brésil vue depuis l'Université de São Paulo. 2009 Programa de televisão
    • FERREIRA, N. S. A. ; MOLLO, G. M. ; PRADO, G. V. T. ; BRITTO, L. P. L. ; MASSARO, P. R. ; NERY, R. M. . 15º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. 2005 (ALB - Associação de Leitura do Brasil)
    • OLIVEIRA, P. S. X. ; GALVES, C. M. C. ; TAKASU, F. ; FRAGA, M. C. S. ; COSTA, L. A. ; MASSARO, P. R. ; SILVA, R. C. ; MOCCHIUTI, R. ; DEUBER, A. . Iº Colóquio de Ensino de Línguas Estrangeiras em Contexto Universitário. 2004 (Centro de Ensino de Línguas e Instituto de Estudos da Linguagem (Unicamp))
    • NERY, R. M. ; CHEREM, L. P. ; MASSARO, P. R. . IV Seminário sobre Leitura e Ensino de Língua Estrangeira no 14º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. 2003 (ALB - Associação de Leitura do Brasil)
    • FLUCKIGER, J. ; ROY, S. ; MASSARO, P. R. . Nicolas Bouvier: ver e escrever o mundo. 2008 (Consulado Geral da Suíça)
    • TOLAS, J. ; MASSARO, P. R. . Jornada de Formação Le Français pour les Sciences. 2008 (Consulado Geral da França em São Paulo e Centro de Línguas da FFLCH-USP)
    • DAHLET, V. M. B. ; ZAVAGLIA, A. ; LOUSADA, E. G. ; COSTA, H. B. A. ; MASSARO, P. R. ; ISHIHARA, T. . Colóquio Internacional Ciências da Linguagem e Didática das Línguas: 30 anos de cooperação franco-brasileira. 2009 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • MASSARO, P. R. ; MORALES, L. M. ; AMADO, R. ; GIL, B. D. ; HAWI, M. M. ; FERREIRA, A. S. ; CORTE, A. C. O. ; SALUM, M. E. L. ; MARCELLO, N. M. F. ; MANDALA, P. S. ; CASTRO, R. A. L. . I Encontro sobre Ensino-Aprendizagem do Centro de Línguas da FFLCH/USP: Plurilinguismo em contexto universitário. 2012 (Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH-USP)
    • SILVA, K. A. ; COBUCCI, P. ; MATIAS, D. S. ; MASSARO, P. R. ; NUNES, R. H. . III Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica (JILAC 2022). 2022 (GECAL/Unb/CNPq)
    • SILVA, K. A. ; COBUCCI, P. ; MASSARO, P. R. ; NUNES, R. H. ; MATIAS, D. S. . III Conferência Internacional de Estudos da Linguagem (CIELIN 2022). 2022 (GECAL/Unb/CNPq)
    • SILVA, K. A. ; COBUCCI, P. ; LOUSADA, E. G. ; MASSARO, P. R. . Simpósio A Sala de Aula como Espaço de Investigação: Homenagem a Joaquim Dolz. 2023 (CAPES)
    • MOURLHON-DALLIES, F. ; MASSARO, P. R. . Jornada de Formação Le Français Langue Professionnelle. 2009 (Consulado Geral da França em São Paulo e Centro de Línguas - FFLCH - USP)
    • HOCHGREB, N. ; MASSARO, P. R. . Curso de Aprofundamento em Francês Instrumental do Projeto ?Mão na Massa?. 2004 (Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo / Consulado Geral da França em São Paulo)
    • HOCHGREB, N. ; MASSARO, P. R. . Curso de Francês Instrumental do Projeto ?Mão na Massa?. 2004 (Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo / Consulado Geral da França em São Paulo)
    • HOCHGREB, N. ; MASSARO, P. R. . Curso de Aperfeiçoamento Lingüístico. 2003 (Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo / Consulado Geral da França em São Paulo)
    • HOCHGREB, N. ; MASSARO, P. R. . Curso de Francês com Objetivos Específicos: Projeto ?Mão na Massa?. 2003 (Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo / Consulado Geral da França em São Paulo)
    • MASSARO, P. R. . A prática teatral e o ensino do FLE. 2015 (Governo do Estado do Amapá e Instituto Apoena de Desenvolvimento Educacional)
    • HOCHGREB, N. ; MASSARO, P. R. . Curso de Francês com Objetivos Específicos: Projeto ?ABC na Educação Científica?. 2003 (Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo / Consulado Geral da França em São Paulo)
    • MASSARO, P. R. . Módulo de Reflexão e Prática Metodológica I. 2005 (Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo / Consulado Geral da França em São Paulo)
    • MASSARO, P. R. . Módulo de Reflexão e Prática Metodológica II. 2006 (Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo / Consulado Geral da França em São Paulo)
    • MASSARO, P. R. . Módulo de Reflexão e Prática Metodológica III. 2006 (Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo / Consulado Geral da França em São Paulo)
    • MASSARO, P. R. ; CLEMENS, P. . Molière:400 ans sous les feux de la rampe. 2022 (Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo)
    • HOCHGREB, N. ; MASSARO, P. R. . Curso de Francês com Objetivos Específicos: Projeto ?Mão na Massa?. 2004 (Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo / Consulado Geral da França em São Paulo)
    • MASSARO, P. R. . Relatório circunstanciado das Atividades de Pesquisa desenvolvidas no R.D.I.D.P. 2008
    • MASSARO, P. R. . Relatório circunstanciado das Atividades de Pesquisa desenvolvidas no R.D.I.D.P.. 2010
    • MASSARO, P. R. . Relatório circunstanciado das Atividades de Pesquisa desenvolvidas no R.D.I.D.P.. 2012
    • MASSARO, P. R. . Relatório de Atividades de Pesquisa desenvolvidas em projeto. 2012
    • MASSARO, P. R. . Relatório de Atividades de Pesquisa desenvolvidas em projeto. 2012
    • MASSARO, P. R. . Relatório de Atividades de Pesquisa desenvolvidas em estágio de pesquisa na França. 2012
    • MASSARO, P. R. . Relatório de Atividades de Pesquisa desenvolvidas em estágio de pesquisa na Université Laval (Québec). 2011
    • MASSARO, P. R. . Relatório de Atividades de Pesquisa desenvolvidas em estágio de pesquisa no Centre de Linguistique Appliquée de l'Université de Franche-Conté (França). 2007
    • MASSARO, P. R. . Relatório de Atividades de Pesquisa realizadas durante Estágio de Pesquisa no Groupe de Recherche en Littératie Médiatique Multimodale. 2016
    • MASSARO, P. R. . Relatório de atividades de pesquisa realizadas durante Estágio de Pesquisa junto ao Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. 2021
    • MASSARO, P. R. . Relatório de Atividades de Pesquisa desenvolvidas em estágio de pesquisa no Centre de Linguistique Appliquée de l'Université de Franche-Conté (França). 2009
    • MASSARO, P. R. . Pour raconter en français, langue étrangère. 2020 (Design instrucional para desenvolvimento à distância da disciplina de graduação francês 3)
    • MASSARO, P. R. . Apprécier des objets culturels francophones en exprimant son opinion en français, langue étrangère. 2020 (Design instrucional para desenvolvimento à distância da disciplina de graduaçãção francês 4)
    • MASSARO, P. R. ; FRANCA, C. V. . Produire un essai argumentatif au langage vidéographique en français langue étrangère. 2020 (Design instrucional para desenvolvimento à distância da disciplina de graduação francês 5)
    • MASSARO, P. R. ; FRANCA, C. V. . Écrire le scénario d'un documentaire vidéographique au sujet des langues en contact dans un pays francophone. 2020 (Design instrucional para desenvolvimento à distância da disciplina de graduação francês 6)
    • MASSARO, P. R. . Soutenir sa position argumentative au sujet de thématiques contemporaines. 2021 (Design instrucional para desenvolvimento à distância da disciplina de graduação francês 5)
    • MASSARO, P. R. . Scènes Insolites: exercices de conversation et de diction françaises pour et par des étudiants latino-américains. 2021 (Design instrucional para desenvolvimento à distância da disciplina de graduação francês 2)
    • MASSARO, P. R. . Celui qui raconte. 2021 (Design instrucional para desenvolvimento à distância da disciplina de graduação francês 3)
    • Nome do projeto: O texto teatral, o jogo dramático e a voz do aprendiz de língua estrangeira (2006 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MASSARO, P. R. , GOMES, R. C. , KLEIN, O. B. , REIS, J. N. S. .
      Descrição: Fundamentado em abordagens semiológicas do texto teatral (UBERSFELD, 1996a; 1996b; 1996c ; RYNGAERT,1995; 1998) que levam em conta suas intrínsecas relações com a encenação (PAVIS, 1996), este projeto tem por objeto a comunicação vocal de textos teatrais, realizadas por sujeitos-aprendizes de francês, língua estrangeira. Objetiva-se: 1) analisar a configuração enunciativa de textos teatrais em relação com a encenação; 2) conceber uma abordagem pedagógica para o tratamento do texto teatral em aulas de francês, língua estrangeira; 3) analisar e discutir o papel que cumprem as atividades de comunicação vocal de textos teatrais, no processo de apropriação (ANDERSON, 1999 ; VÉRONIQUE, 1997 ; CICUREL & VÉRONIQUE, 2002 ) de discursos orais em francês, língua estrangeira.
    • Nome do projeto: Inserção do sujeito-aprendiz de língua estrangeira em contexto acadêmico-científico (2010 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MASSARO, P. R. , FERNANDES, M. L. , SANTOS, E. B. M. .
      Descrição: Este estudo encontra sua fundamentação teórica na perspectiva desenvolvida por Florence Mourlhon-Dallies (2008) e visa analisar módulos de ensino/aprendizagem com objetivos específicos, profissionais ou acadêmicos. Para tanto pretende: a) identificar as competências discursivas prioritárias para a inserção do sujeito-aprendiz de francês língua entrangeira em determinado contexto acadêmico-científico; b) experimentar abordagens pedagógicas para o tratamento didático de competências discursivas consideradas prioritárias em função da inserção do sujeito-aprendiz de francês língua estrangeira em determinado contexto acadêmico-científico; c) investigar as decorrências de procedimentos didáticos autonomizantes na inserção do sujeito-aprendiz de francês língua estrangeira em determinado contexto acadêmico-científico.
    • Nome do projeto: Anteprojeto de Ampliação do Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH-USP no processo de internacionalização da USP (2012 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MASSARO, P. R. , AMADO, R. , COSTA, H. B. A. , MORALES, L. M. , CELADA, M. T. , REICHMAN, T. , FERREIRA, M. M. , O?KUINGHTTONS, M. F. M. , IZARRA, L. P. Z. .
      Descrição: O Centro Interdepartamental de Línguas - além de dar continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo desde 1991 - implementará ações conjuntas visando o atendimento do aumento de demandas no tocante ao ensino de línguas e à prestação de serviços de natureza linguística vinculados, principalmente, ao processo de internacionalização - já em andamento - da Universidade de São Paulo. Para tanto, articulará ao seu próprio funcionamento as atividades e a pesquisa que vêm sendo realizadas por Centros, Laboratórios e Projetos existentes em diversos departamentos da FFLCH.
    • Nome do projeto: Práticas estéticas e apropriação de línguas estrangeiras (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MASSARO, P. R. , BASSAGLIA, A. , FRANCA, C. V. , ALMEIDA, M. A. T. .
      Descrição: O estudo encontra sua fundamentação teórica no diálogo entre os Performance Studies de Richard Schechner, a obra de Paul Zumthor e a de Gisèle Pierra e procura analisar performances (acontecimentos de natureza estética multimodais) realizadas em francês língua estrangeira por sujeitos-aprendizes a partir da materialidade linguística de textos literários. O projeto tem por objetivos: 1) descrever e analisar reformulações interdiscursivas nucleares para a configuração enunciativa de performances ; 2) analisar e discutir as implicações das reformulações interdiscursivas no processo de discursivização em francês, língua estrangeira.
    • Nome do projeto: Discursos em língua francesa: os contextos profissionais (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MASSARO, P. R. , SANTOS, E. B. M. .
      Descrição: Filiado à Análise do Discurso de linha francesa, este estudo encontra sua fundamentação teórica nas perspectivas desenvolvidas por Patrick Charaudeau e Dominique Maingueneau. Visa analisar as configurações enunciativas específicas aos discursos em língua francesa efetivados em contextos profissionais variados, seja em países de expressão francesa, seja no Brasil.
    • Nome do projeto: LaPETF - Laboratório de Práticas e Estudos Teatrais em Francês (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MASSARO, P. R. , LIMA, A. O. , SANTOS, L. M. , SILVA, H. , OLIVEIRA, B. S. , OUGATA, A. , BORGES, A. M. S. , PERES, I. L. P. , PANIGHEL, G. P. , SA, L. C. , GOUVEA, V. G. M. , BASSAGLIA, A. , WILLIAMS, M. C. , MANSO, J. B. , SILVA, G. P. B. , FRANCA, C. V. , TAVARES, I. S. , AVELINO, D. A. , REIS, J. N. S. , ECCARD-PINTO, L. C. , ALMEIDA, M. A. T. .
      Descrição: Grupo de estudos teóricos e de experimentações que se dedica às potencialidades do teatro em língua francesa, suas relações com outras práticas artísticas e culturais, bem como sobre suas decorrências para o campo da aquisição-aprendizagem de línguas.
    • Nome do projeto: Aquisição-aprendizagem precoce do francês, língua estrangeira (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MASSARO, P. R. , ECCARD-PINTO, L. C. , SILVA, G. P. B. .
      Descrição: Este estudo encontra sua fundamentação teórica na perspectiva psicolinguística desenvolvida por Daniel Gaonac'h (1987; 1990; 1995; 2006), bem como nas teorias educacionais do lúdico (BROUGÈRE, 1995) e tem por objetivos: a) discutir o processo de aquisição-aprendizagem do francês, língua estrangeira (bem como segunda língua) por crianças na pré-escola; b) analisar módulos didáticos concebidos para esse público.
    • Nome do projeto: Intermidialidade e autoria em língua francesa (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MASSARO, P. R. , AVELINO, D. A. , FRANCA, C. V. , PANIGHEL, G. P. .
      Descrição: Fundamentado nos conceitos de multimodalidade (KRESS, 2010) e de intermidialidade (MÜLLER, 2000; CLÜVER, 2008; ELLESTRÖM, 2010), este projeto analisa produções multimodais realizadas em francês língua estrangeira por sujeitos-aprendizes, geradas por processos de translação intermidiática entre textos literários e obras artísticas em outras linguagens. O projeto tem por objetivos 1) descrever e analisar processos de autoria intermidiática; 2) analisar e discutir as implicações de translações intermidiáticas no processo de discursivização em francês, língua estrangeira.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos En développement... En scène (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MASSARO, P. R. , LIMA, A. O. , SANTOS, L. M. , SILVA, H. , OLIVEIRA, B. S. , OUGATA, A. , BORGES, A. M. S. , PERES, I. L. P. , PANIGHEL, G. P. , GOUVEA, V. G. M. , PINTO, L. C. E. , WILLIAMS, M. C. , MANSO, J. B. , SILVA, G. P. B. , FRANCA, C. V. , PERRELLA, C. L. , TAVARES, I. S. , AVELINO, D. A. , ALMEIDA, M. A. T. .
      Descrição: Vinculado ao Laboratório de Práticas e Estudos Teatrais em Francês (LaPETF), o Grupo de Estudos En développement... En scène foi criado em abril de 2020, em resposta à deflagração da crise sanitária e social decorrente da pandemia de COVID-19. Tem por objetivo geral fornecer subsídios metodológicos para comunidades escolares públicas atingidas pela pandemia. Produzir vídeos instrucionais que, veiculados remotamente, estimulem jovens estudantes em situação de vulnerabilidade social a se expressar artisticamente pela linguagem videográfica, transformando-os assim em agentes de (trans)formação social.
    • Nome do projeto: Programa de validação de Maîtrise d'Enseignement du Français Langue Etrangère oferecido para estudantes de universidades francesas conveniadas com a Unicamp através de Acordo de Cooperação Internacional (2004 - 2006
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: MASSARO, P. R. , NERY, R. M. , SETTE, N. M. D. , NAREZZI, E. C. , ROY, S. , BOISSON, M. , DUARTE, C. V. .
      Descrição: Objetivos: 1) Promover sessões de formação teórica e prática para os estudantes estrangeiros participantes do programa; 2) Promover sessões de debate, bem como de orientação entre os estudantes estrangeiros participantes do programa com os docentes do Centro de Ensino de Línguas e do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp; 3) Orientar os estudantes estrangeiros participantes do programa na formulação e condução de cursos de língua/cultura francesa oferecidos através da Escola de Extensão da Unicamp; 4) Orientar os estudantes estrangeiros participantes do programa na elaboração de seus relatórios finais para obtenção do diploma de Maîtrise d'Enseignement du Français Langue Etrangère a ser expedido pela universidade francesa conveniada.
    • Nome do projeto: Ressignificando a autoria em língua estrangeira: potencialidades da transposição midiática para um projeto de Educação Emancipatória (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MASSARO, P. R. , SILVA, K. A. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa de Pós-doutorado tem por objeto obras colaborativas produzidas por estudantes voluntários do Bacharelado em Letras, com dupla habilitação Português ? Francês. Ao longo de uma oficina experimental concebida pelo pesquisador enquanto uma comunidade de prática (LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998; 2005), esses sujeitos da pesquisa produzirão colaborativamente obras autorais multimodais resultantes da atividade de criação ficcional em múltiplas linguagens (música, artes visuais, fotografia, vídeo, jogos online etc.), por meio de estratégias de transposição midiática (RAJEWSKY, 2012), as quais articulam a leitura de textos teatrais francófonos à recepção de obras cinematográficas em língua francesa igualmente geradas por procedimentos intermidiáticos da literatura dramática em direção às telas de cinema. Aplicando parâmetros metodológicos oriundos da Pesquisa Crítica Colaborativa (SCHAPPER; LIBERALI; LEMOS, 2012), procuraremos evidenciar as marcas do engajamento discursivo (PRICE, 1999) dos autores (bem como os vestígios de seus traços identitários) na materialidade discursiva de suas produções, para que se possam discutir os impactos desses índices sobre o processo de discursivização em francês, língua estrangeira, em vias de apropriação (ANDERSON, 1999; ANDERSON, 2012; CICUREL, F.; VÉRONIQUE, D. 2002). Os dados serão discutidos sob a ótica da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 1998; PENNYCOOK, 2001; MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2003; PENNYCOOK; MAKONI, 2019), valendo-nos igualmente de construtos educacionais oriundos tanto da Pedagogia Crítica (FREIRE, 2006) quanto dos Estudos Decoloniais (MIGNOLO, 2003; GROSFOGUEL; CASTRO-GÓMEZ, 2007; MIGNOLO, 2012; MALDONADO TORRES, 2012) para que seus resultados possam contribuir para a formação inicial de futuros professores de línguas que, em sua prática profissional futura, se engajarão em projetos de Educação Linguística crítica e emancipatória na rede escolar, levando em conta as especificidades e diversidades brasileiras no cenário do Sul Global (SOUSA SANTOS, 2016).
    • FOUCAMBERT, D. ; MASSARO, P. R. ; CHEREM, L. P. ; NERY, R. M. . Intérprete da conferência A tecnologia a serviço do ensino da leitura: apresentação de dois programas de computador para o ensino da leitura. 2005 - Interpretariado de conferência
    • ZABARDI, A. ; MASSARO, P. R. . Intérprete da conferência Ensino de línguas estrangeiras com Objetivos Específicos. 2004 - Interpretariado de conferência
    • QUERNEC, A. L. ; MASSARO, P. R. . Intérprete de debate com artista gráfico Alain Le Quernec. 2003 - Interpretariado de projeção comentada pelo autor + debate
    • FOUCAMBERT, J. ; NERY, R. M. ; CHEREM, L. P. ; MASSARO, P. R. . Intérprete da conferência As condições de uma aprendizagem lingüística: o exemplo da escrita. 2003 - Interpretariado de conferência
    • FOUCAMBERT, J. ; MARINELLI, V. L. ; MASSARO, P. R. . Intéprete da conferência Avaliação em leitura: língua estrangeira e língua materna. 2008 - Interpretariado de conferência
    • RYNGAERT, J. ; PUPO, M. L. S. B. ; MASSARO, P. R. . Interpretariado na Disciplina de Pós-Graduação "Novas formas do diálogo teatral". 2008 - Interpretariado em disciplina de pós-graduação ministrada por professor visitante estrangeiro
    • MASSARO, P. R. . Mesa Redonda Compreensão oral, literatura e interculturalidade no ensino do FLE. 2018 - Debatedor
    • FOUCAMBERT, J. ; MASSARO, P. R. ; MARINELLI, V. L. . Intérprete da conferência A Leitura na França e no Brasil. 2008 - Interpretariado de conferência
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Rita de Cássia Gomes Língua e Literatura Francesa Doutorado 12/08/2021
    Rita de Cássia Gomes Língua e Literatura Francesa Mestrado 29/10/2012
    Livia Cristina Eccard Pinto Língua e Literatura Francesa Mestrado 17/04/2015
    Alexandre Bassaglia Língua e Literatura Francesa Mestrado 27/10/2015