Não autenticado |

Marceli Cherchiglia Aquino

    • Licenciada em Letras Alemão - Português pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Assis (2009). Mestre em Linguística Aplicada, subárea de Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com bolsa CAPES (2012). Atuou como professora de Língua Alemã no Centro de Extensão (CENEX) da UFMG (2010 - 2012). Doutora em Linguística Aplicada, subárea de Estudos da Tradução pela UFMG (2016) com bolsa CAPES - REUNI. Trabalhou como pesquisadora bolsista no LETRA (Laboratório Experimental de Tradução) (2012 - 2016). Lecionou em disciplinas da graduação do programa Português Língua Adicional, oferecida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG (2012 - 2014). Realizou o Estágio Sanduíche de doutorado com bolsa da Capes (PDSE) na Ludwig Maximilians Universität München (LMU), Alemanha (2014 - 2015). Atualmente é Docente de Língua e Linguística Alemã no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP), atuando na graduação e na pós-graduação. Em 2021 recebeu o Prêmio Internacional Jacob- und Wilhelm Grimm Förderpreis do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst). Foi membro da diretoria do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo até 2023. Autora do Livro Didático de ensino de Alemão para o Contexto Acadêmico - Zeitgeist, para o qual obteve financiamento Chamada CNPq/MCTI N 10/2023 - UNIVERSAL. Faz parte das Comissões Científicas do: Congresso Brasileiro de Professores de Alemão da Associação Brasileira de Professores de Alemão (ABraPA); Seminário e Revista do GEL. Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, com foco em pragmática, ensino e perspectivas contrastivas; Estudos (inter)/(cross)-Culturais; Ensino e Aprendizagem de Alemão e Português como Língua Adicional em contexto universitário; Análise e Elaboração de Materiais Didáticos para o ensino de Línguas Adicionais.

       

      Links:    

    • Alemão como Língua Adicional
    • Partículas Modais Alemãs
    • Estudos contrastivos Alemão / Português
    • Modalidade em língua alemã e portuguesa
    • Linguística Aplicada
    • Pragmática
    • Cooperação com a FU Berlin no programa de Teletandem
    • Centro interdepartamental de Línguas: Interações Teletandem para o desenvolvimento linguístico e cultural dos estudantes
    • Grup de Recerca en Entonació i Parla Laboratori de Fonètica Aplicada
    • Linguistica Aplicada
    • Fonética
    • Posibilidades de investigación en nivel de grado y posgrado en Brasil: colaboraciones en estudios lingüísticos en américa latina
    • The elaboration of a teaching material of German Modal Particles: a didactic proposal for Latin America
    • AQUINO, M. . Was du schon immer über Linguistik, DaF und Interkulturalität wissen wolltest, aber nicht zu fragen wagtest: Reflexões sobre Linguística, Ensino-Aprendizagem e Interculturalidade em língua alemã. São Paulo : Editora FFLCH, 2020 . 158p. ISBN: 9786587621005.
    • Aquino, M. . Abordagens socioculturais para o ensino de vocabulário em turmas heterogêneas de PLA REVISTA ENTRELÍNGUAS , v. , p. e023018 - , 2023. ISSN: 24473529.
    • AQUINO, M. C. ; OLIVEIRA, Paulo . Aprendizagem de línguas em contexto acadêmico mediado por tecnologias digitais: limites e possibilidades da ferramenta Quizlet para a sala de aula invertida Revista do GEL , v. 20 , p. 33 - 54 , 2023. ISSN: 1984591X.
    • AQUINO, M. ; BADAIN, G. . Reflexões sobre o ensino das partículas modais alemãs em um curso de extensão: levantamento de necessidades e experiências de estudantes e professoras DOMÍNIOS DE LINGU@GEM , v. 18 , p. 1 - 31 , 2024. ISSN: 19805799.
    • AQUINO, M. . The nuclear communicative function as a teaching strategy for German Modal Particles: the relevance of the minimalist approach as a teaching tool EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 40 , p. e26145 - , 2023. ISSN: 19826621.
    • AQUINO, M. . Text production as a form of expression and collaboration: refletions on a writing project in initial classes of German as an additional language. SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM , v. 2 , p. 54 - 64 , 2023. ISSN: 22374876.
    • AQUINO, M. C. . A description of the pragmatic function of mas and aí in Brazilian Portuguese: analysis on the functional equivalents of German Modal Particles Diálogo das Letras , v. , p. e02304 - 17 , 2023. ISSN: 23161795.
    • BADAIN, G. ; AQUINO, Marceli Cherchiglia . Interferências no uso da vírgula no par linguístico alemão - português: uma análise de produções textuais no contexto local CLARABOIA , v. 19 , p. 171 - 198 , 2023. ISSN: 23579234.
    • AQUINO, M. ; FERREIRA, M. A. V. . German as an Additional Language with a decolonial focus: a discussion on didactic proposals for the Zeitgeist project DOMÍNIOS DE LINGU@GEM , v. 17 , p. 1266 - 1303 , 2023. ISSN: 19805799.
    • AQUINO, M. . Das sieht ja ganz anders aus, wie fühlst du dich denn? Teaching modal particles ja and denn with the Queer Eye Germany series: a didactic model based on a Descriptive Format PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 49 , p. 170 - 195 , 2023. ISSN: 19828837.
    • AQUINO, M. ; MECHTENBERG, F. ; TASSINARI, M. G. . Fremdsprachenlernen im Teletandem: Ein deutsch-brasilianisches Kollaborationsprojekt aus der Sicht teilnehmender Studierender PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 26 , p. 66 - 87 , 2022. ISSN: 19828837.
    • AQUINO, M. . Die Modalpartikel und ihre funktionalen Äquivalente im Portugiesischen. Kontrastive Pragmatik. Wege der Germanistik in transkultureller Perspektive Jahrbuchs für internationale Germanistik , v. 6 , p. 183 - 194 , 2023. ISSN: 22357076.
    • AQUINO, M. ; SCHMIDT, C. M. ; FEITOSA, L.M. . Estratégias de aprendizagem individual no ensino de Alemão como Língua Adicional: um projeto de consultoria acadêmica Revista do GEL , v. 19 , p. 11 - 34 , 2022. ISSN: 1984591X.
    • AQUINO, M. ; KAHIL, T. A. . As Partículas Modais mas e ai pela perspectiva de falantes do Português Brasileiro: uma investigação da linguagem em uso CONFLUÊNCIA , v. 63 , p. 171 - 198 , 2022. ISSN: 23174153.
    • AQUINO, M. ; CINTO, A. L. M. ; KAHIL, T. A. . Mas quem ia carregar uma nota fiscal?: uma investigação da função modal de mas em língua portuguesa CONFLUÊNCIA , v. 60 , p. 373 - 399 , 2021. ISSN: 23174153.
    • AQUINO, M. ; CHERCHIGLIA, A. . Didactic and non-didactic texts in the context of German as an additional language: a linguistic-quantitative analysis for the Zeitgeist project PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 24 , p. 421 - 451 , 2021. ISSN: 19828837.
    • AQUINO, M. . A monitoria acadêmica no ensino de alemão como língua estrangeira em contexto universitário: reflexões sobre um projeto de formação crítica ENSINO & PESQUISA , v. 18 , p. 23 - 35 , 2020. ISSN: 23594381.
    • ALVES, F. ; SZPAK, K. S. ; AQUINO, M. ; GONCALVES, J. ; SEKINO, K. ; KOGLIN, A. . Investigating cognitive effort in post-editing: A relevance-theoretical approach Translation and Multilingual Natural Language Processing , v. 2 , p. 109 - 142 , 2016. ISSN: 23648899.
    • AQUINO, M. . The Teaching of German Modal Particles: Didactic Strategies in GFL Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 20 , p. 131 - 161 , 2020. ISSN: 19846398.
    • AQUINO, M. . Mudando o ritmo das aulas de alemão como língua adicional por meio de músicas e mídias digitais PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 23 , p. 22 - 47 , 2021. ISSN: 19828837.
    • AQUINO, M. ; ARANTES, P. C. C. . Partículas Modais em alemão e seus equivalentes funcionais em português brasileiro: proposta de análise e classificação para o uso Pandaemonium Germanicum (Online) , v. 40 , p. 166 - 190 , 2020. ISSN: 14141906 .
    • Aquino, M. . A contribuição da ferramenta de corpus para o ensino das PMs denn, doch, halt e wohl Diálogo das Letras , v. 8 , p. 144 - 158 , 2019. ISSN: 23161795.
    • Aquino, M. . Projeto Novela: uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como língua estrangeira PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 22 , p. 31 - 47 , 2019. ISSN: 19828837.
    • AQUINO, M. . O uso de corpus para o ensino das partículas modais alemãs doch e wohl BABEL , v. 8 , p. 1 - 13 - , 2018. ISSN: 22385754.
    • AQUINO, M. . Guia de sobrevivência: desenvolvendo estratégias comunicativas e socioculturais em aulas de PLA Linguagem & Ensino (UCPel) , v. 21 , p. 273 - 293 , 2018. ISSN: 19832400.
    • AQUINO, M. . A tradução da partícula modal wohl para o português: uma investigação do esforço de processamento de participantes brasileiros e alemães CADERNOS DE TRADUÇÃO (UFSC) , v. 38 , p. 352 - 374 , 2018. ISSN: 1414526X.
    • Aquino, M. . Português como língua adicional em turmas multilíngues: um relato de experiência didática DOMÍNIOS DE LINGU@GEM , v. 12 , p. 857 - 870 , 2018. ISSN: 19805799.
    • Aquino, M. . O questionário como ferramenta de ensino de partículas modais alemãs PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 20 , p. 156 - , 2017. ISSN: 19828837.
    • Aquino, M. . The processing of German modal particles in post-editing tasks PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 20 , p. 65 - 85 , 2017. ISSN: 19828837.
    • AQUINO, M. . Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula. REVISTA LÍNGUA & LITERATURA (ONLINE) , v. 14 , p. 171 - , 2013. ISSN: 1984381X.
    • AQUINO, M. . A força comunicativa das partículas modais alemãs no ensino de línguas Diálogo das Letras , v. 01 , p. 103 - 115 , 2012. ISSN: 23161795.
    • AQUINO, M. . Die kommunikative Kraft der deutschen Modalpartikel: Eine Untersuchung des Auftretens und der Verwendung im Diskurs. DAFBRUCKE (CURITIBA) , v. 12 , p. 51 - 54 , 2012. ISSN: 15179273.
    • AQUINO, Marceli Cherchiglia ; FERREIRA, M. A. V. . Entre dilemas e decisões na crise pandêmica: a análise crítica de comunicados oficiais em contexto universitário. Diálogos sobre ensino e aprendizagem em tempos de resistência, v. 1, p. 132 - 150, 2022.
    • Aquino, M. ; OLIVEIRA, Paulo . A sala de aula invertida no ensino de alemão como língua adicional em contexto acadêmico. Ensinar alemão em tempos de (pós-) pandemia: impactos e construção de novos saberes, v. 1, p. 119 - 138, 2022.
    • AQUINO, M. . A música como ferramenta para o ensino de partículas modais alemãs. Was du schon immer über Linguistik, DaF und Interkulturalität wissen wolltest, aber nicht zu fragen wagtest: Reflexões sobre Linguística, Ensino-Aprendizagem e Interculturalidade em língua alemã, v. , p. 39 - 54, 2020.
    • SILVA JUNIOR, F. A. ; KOGLIN, A. ; MESA-LAO, B. ; AQUINO, M. ; MARTINEZ, M. G. ; FONSECA, N. B. L. ; SA, A. M. ; GONCALVES, J. L. ; SZPAK, K. S. ; SEKINO, K. . Analysing the Impact of Interactive Machine Translation on Post-editing Effort.. New Frontiers in Translation Studies, v. , p. 77 - 94, 2016.
    • AQUINO, M. . Interculturalidade e Conhecimentos Linguísticos em Sala de Aula de Português Língua Adicional. Português Língua Adicional, v. 1, p. 147 - , 2012.
    • AQUINO, M. . Cronica . Vale Paraibano , , 12 jun. 2010.
    • AQUINO, M. . MAS BEM QUE VOCÊ SABIA NÉ?: A MODALIDADE EM LÍNGUA PORTUGUESA. In: SIMELP: Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2020 , Porto de Galinhas. PRAGMÁTICA E ENSINO DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRA. Porto de Galinhas : Estudos da Linguagem em Perspectiva, 2019. p. 2305 - 2312.
    • AQUINO, M. . Debatendo temas polêmicos: uma manera dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula. In: Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR y II Encuentro Internacional de Asociaciones de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR , 2018 , Buenos Aires. Debatendo temas polêmicos: uma manera dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula. : , 2018.
    • AQUINO, M. . Hortência. : , 2013 (Tradução)
    • AQUINO, Marceli Cherchiglia ; LIMA, J. ; DANTAS, L. ; TEJO, A. ; MAIHO, I. ; BRICK, A. . Como estudar/pesquisar na Alemanha: Studienreise, Winterkurs, Intercâmbio CCINT, Programas de pós-graduação no exterior. 2023 (Seminário)
    • AQUINO, M. ; FUKUSHIMA, L. Y. S. ; PRIMO, D. . Projeto de Incentivo a Pesquisa em Letras (PIPL). 2023 (Seminário)
    • AQUINO, Marceli Cherchiglia . Projeto de pesquisa: reflexões iniciais - Marceli Aquino. 2023 (Seminário)
    • FERREIRA, M. A. V. ; AQUINO, M. . Produção local de atividades didáticas para o ensino de alemão como língua adicional em contexto acadêmico. 2023 (Congresso)
    • FERREIRA, M. A. V. ; AQUINO, M. C. . Ensino de alemão com foco na decolonialidade: proposta de atividades para o livro didático Zeitgeist. 2022 (Comunicacao)
    • AQUINO, M. C. ; FERREIRA, M. A. V. . Ensino-aprendizagem de línguas adicionais nas escolas públicas: discutindo currículos e materiais didáticos. 2022 (Simposio)
    • SCHMIDT, C. M. ; Aquino, M. . A produção de materiais voltada para o ensino de Estratégias de aprendizagem no ensino de Alemão como língua adicional: um projeto de consultoria acadêmica. 2021 (Congresso)
    • AQUINO, M. ; FERREIRA, M. A. V. . Mündliche und schriftliche Produktion im Rahmen des Zeitgeist-Projekts zur Entwicklung von Lehrmaterial für den akademischen Kontext. 2021 (Comunicacao)
    • AQUINO, M. ; MCLELLAND, N. ; OZ-SALZBERGER, F. ; STEPANOV, E. . Verleihung des Jacob- und Wilhelm-Grimm-Preises und -Förderpreises des DAAD. 2021 (Conferência)
    • AQUINO, M. . Die Modalpartikel und ihre funktionalen Äquivalente im Portugiesischen. 2021 (Seminário)
    • AQUINO, M. . Tradução literária e aspectos culturais. 2020 (Simposio)
    • AQUINO, M. . Frequência de ocorrência e a progressão lexical no livro didático de alemão como língua estrangeira. 2019 (Comunicacao)
    • AQUINO, M. . Abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como língua estrangeira: projeto novela. 2019 (Congresso)
    • AQUINO, M. . MAS BEM QUE VOCÊ SABIA NÉ? O ENSINO DA MODALIDADE EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2019 (Simposio)
    • AQUINO, M. . Analyzing the role of position in the decision-making process of German and Brazilians in post-editing MP wohl.. 2014 (Conferência)
    • AQUINO, M. . Partikelgebrauch mit deutschen Filmen lernen.. 2011 (Congresso)
    • AQUINO, M. . O ensino das partículas modais alemãs: estratégias didáticas em ALE. 2019 (Comunicacao)
    • AQUINO, M. . The cognitive effort in post-editing the German Modal Particles doch and wohl to Brazilian Portuguese. 2019 (Simposio)
    • AQUINO, M. . Guia de sobrevivencia. 2018 (Comunicacao)
    • AQUINO, M. . Discussões multiculturais no ensino de PLA. 2018 (Comunicacao)
    • AQUINO, M. . Debatendo temas polêmicos: Uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula.. 2013 (Congresso)
    • AQUINO, M. . Estratégias didáticas no ensino de português como língua adicional em turmas multilíngues.. 2017 (Simposio)
    • AQUINO, M. . O esforço cognitivo no processamento de partículas modais alemãs.. 2017 (Simposio)
    • AQUINO, M. . As partículas modais alemães e o esforço cognitivo em pós-edição. 2017 (Seminário)
    • AQUINO, M. . Analyzing the role of position in the decision-making process of German and Brazilians in post-editing MP wohl. 2015 (Congresso)
    • AQUINO, M. . An analysis of wohl in post-editing tasks in the language pair German-Portuguese. 2015 (Congresso)
    • AQUINO, M. . Eine relevanztheoretische Analyse deustcher Modalpartikel: eine Studie zum Bearbeitungsaufwand von Post-Editing Tasks. 2014 (Outra)
    • AQUINO, M. . A relevance-theoretic study of processing effort in post-editing tasks: an analysis of German modal particles. 2013 (Outra)
    • AQUINO, M. . A relevance-theoretic study of processing effort in post-editing tasks: an analysis of German modal particles.. 2013 (Seminário)
    • AQUINO, M. . Uma análise relevantista das partículas modais alemãs: o estudo do esforço de processamento em tarefas de pós-edição. 2013 (Congresso)
    • AQUINO, M. . O esforço de processamento das Partículas Modais Alemãs em tarefas de pós-edição. 2013 (Seminário)
    • AQUINO, M. . A força comunicativa das partículas modais alemãs doch e ja. 2012 (Congresso)
    • AQUINO, M. . Partikelgebrauch mit deutschen Filmen lernen. 2011 (Comunicacao)
    • AQUINO, M. . Partikelgebrauch mit deutschen Filmen lernen. 2010 (Conferência)
    • AQUINO, M. . A Função Dinâmica das Partículas Modais Alemãs doch e ja no ensino de línguas. 2010 (Seminário)
    • AQUINO, M. . A Função Dinâmica das Partículas Modais Alemãs doch e ja no Ensino de Línguas. 2010 (Comunicacao)
    • AQUINO, M. . O uso das partículas doch e ja em filmes alemães.. 2008 (Congresso)
    • AQUINO, Marceli Cherchiglia ; KUINGHTTONS, M. F. M. O. ; COSTA, H. B. A. ; ROZENFELD, C. C. F. ; OLIVEIRA, R. D. . Tendências no uso das tecnologias em contexto de ensino e aprendizagem de línguas. 2023 https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5776988/mod_folder/content/0/Linguagem%2C%20educa%C3%A7%C3%A3o%20e%20virtualidade.pdf
    • AQUINO, Marceli Cherchiglia ; MCLELLAND, P. D. N. ; OZ-SALZBERGER, P. D. F. ; STEPANOV, D. E. . Perspektiven der internationalen Germanistik. 2021
    • AQUINO, M. . Simpósio Internacional de Linguística, Cognição e Cultura (LCC). 2019 (Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG))
    • AQUINO, M. ; SIMOES, J. . Jornada de Língua Alemã. 2019 (Universidade de São Paulo (USP))
    • AQUINO, M. ; SANTOS, S. M. . ENCONTRA 2020 ? 2º Encontro de Tradução da FURG. 2020 (Universidade Federal do Rio Grande (FURG))
    • UPHOFF, Dörthe ; AQUINO, M. . Materiais didáticos para o ensino de alemão: o projeto Zeitgeist. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • MODULO, M. ; COBBINAH, A. Y. ; OLIVEIRA, M. S. D. ; AQUINO, M. . Escola de Estudos Linguísticos do GEL. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • CELADA, M. T. ; COSTA, H. B. A. ; FANJUL, A. P. ; KUINGHTTONS, M. F. M. O. ; LOUSADA, E. G. ; MORALES, L. M. ; BARZOTTO, V. H. ; AQUINO, Marceli Cherchiglia . Seminário sobre Políticas Linguísticas na USP. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • SPINDLER, G. H. ; VETROMILLA, R. F. D. ; SILVA, R. F. ; AQUINO, M. . 12º Congresso de Professores de Alemão. 2023 (Associação Brasileira de Professores de Alemão (ABRAPA))
    • AQUINO, M. ; DANTAS, L. ; LIMA, J. ; MAIHO, I. ; TEJO, A. ; BRICK, A. . Jornada de Língua Alemã. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • MODULO, M. ; COBBINAH, A. Y. ; OLIVEIRA, M. S. D. ; AQUINO, M. . 69° Seminário do GEL. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • AQUINO, M. . Mini curso de alemão. 2009 (Unesp)
    • AQUINO, Marceli Cherchiglia ; TANAKA, V. A. ; FEITOSA, L.M. ; SILVA, T. N. . O uso de mídias digitais para o desenvolvimento da autonomia: compartilhando experiências para o ensino de línguas adicionais. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • AQUINO, M. . Oficina de Produção de Artigos Científicos. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • AQUINO, M. . Curso de Alemão CENEX. 2011 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • AQUINO, M. C. ; PRIETO, V. G. G. B. . Ensino e Aprendizagem das Partículas Modais alemãs com a série Queer Eye Germany. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • AQUINO, M. . Curso Intensivo de Português para Estrangeiros - DRI. 2012 (Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade de Purdue)
    • AQUINO, M. . Língua Portuguesa e Cultura Brasileira no Programa Intensivo de Português-Língua Estrangeira. 2012 (Universidade Federal de Minas Gerais e Purdue University)
    • AQUINO, M. . Curso Intensivo de Português Língua Adicional. 2014 (Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG))
    • AQUINO, M. . Workshop em pós-edição. 2014 (Laboratório Experimental de Tradução - LETRA)
    • AQUINO, M. . Metodologia de pesquisa. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • AQUINO, M. C. ; FAVARO, G. S. ; BADAIN, G. ; KAHIL, T. A. ; HELUANY, A. C. J. B. . Como ensinar as Partículas Modais Alemãs?: a sequência didática como ferramenta de ensino. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • AQUINO, M. . PROJETO NOVELA. 2019 (Material didático)
    • AQUINO, M. C. ; UPHOFF, Dörthe ; FERREIRA, M. A. V. ; FONSECA, N. B. L. ; ARANTES, P. C. C. ; PEREIRA , R. C. ; ANDRADE E SILVA, M. K. ; VETTER, A. K. . Zeitgeist: Língua Alemã em Contextos Universitários. 2022 (Material didático)
    • AQUINO, M. . A FERRAMENTA KAHOOT PARA AULAS COM MÚSICA EM LÍNGUA ALEMÃ. 2020 (Material didático)
  • Projetos de Pesquisa: 27
    • Nome do projeto: A relevance-theoretic analysis of German modal particles: an study of processing effort in post-editing tasks (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Aquino, M. .
    • Nome do projeto: Expertise em pós-edição: uma análise processual da relação esforço/efeito na interação de tradutores humanos com sistemas de tradução automática (Processo Fapemig/SHA/PPM 495-12) (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Aquino, M. , SILVA JUNIOR, F. A. , KOGLIN, A. , SZPAK, K. S. , SEKINO, K. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver, no escopo do estudo de processos de pós-edição, uma análise da interação de tradutores profissionais com sistemas de tradução automática, com enfoque nas características cognitivas envolvidas neste tipo de interação. Busca-se comparar o esforço de processamento em casos de pós-edição com o esforço observado em processos de tradução sem auxílio de tradução automática. Os resultados previstos são inovadores em um contexto onde a prática da tradução ocorre, cada vez mais, em ambiente informatizado.
    • Nome do projeto: Linguística (Inter-)Cultural (2016 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Aquino, M. , ARANTES, P. C. C. , LADILOVA , WOLF, H. , JOHNEN, T. , GEDIEL, A. L. B. , MENDES, M. C. , LADEIRA, W. T. , SCHRODER, U. .
      Descrição: Descrição: O projeto, atualmente registrado como grupo de pesquisa no CNPq, busca aprofundar os estudos da área por meio de diversas atividades como encontros de pesquisa dos seus membros, minicursos, organizações de eventos e publicações que se justificam especialmente como resultado do trabalho denso interinstitucional no Brasil e no exterior. Em face à discussão teórica atual observa-se um diálogo crescente entre a Linguística Cognitiva (LC) e a Análise da Conversação (AC) a partir da constatação de que linhas de pesquisas de ambas as áreas vêm excluído questões altamente relevantes da outra. No caso da LC, as críticas eram voltadas pela exclusão de dados reais provindo de conversas reais. Já no caso da AC, as críticas eram voltadas pelo interesse exclusivo em questões funcionalistas, sem a preocupação com processos cognitivos que fossem de cunho semântico, o que também teve como resultado uma negligência de questões voltadas para a variedade cultural, aspecto retomado pela Linguística Cultural que atualmente busca dinamizar os conceitos da LC e transferi-los para o campo das comparações culturais e da comunicação intercultural. Nosso objetivo com a fundação do grupo de pesquisa proposto é desenvolver esta tendência no Brasil, uma vez que, observando-se os dados que constam no portal do CNPq, nota-se um número crescente de núcleos e grupos de pesquisa que estudam diferentes aspectos relacionados à linguística cognitiva no seu contexto discursivo, bem como aspectos de discurso e cultura. Porém, por um lado, no Brasil, o termo ?cultura? ainda é predominantemente aplicado a aspectos da diversidade da cultura brasileira e, por outro lado, frequentemente analisada na sua dimensão macro analítica (p. ex., cultura em termos de arte, mídia etc). Nota-se, portanto, que a área de linguística ainda carece não apenas do desenvolvimento de pesquisas e da criação de núcleos de estudos na interface entre Linguística Interacional e Multimodal com uma base empírica e metodológica sólida na interface com teorias do campo da Linguística Cognitiva e da Linguística Cultural. Além disso, observa-se uma necessidade de buscar por pontos de referência no cenário internacional atual e integrar pesquisadores de outros países também.Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    • Nome do projeto: Guia de sobrevivência: desenvolvendo estratégias comunicativas e socioculturais em aulas de PLA. (2014 - 2016
      Natureza: Ensino
      Integrantes: Aquino, M. .
      Descrição: O presente projeto visa discutir a relevância do desenvolvimento de estratégias comunicativas e socioculturais no ensino e aprendizagem de Português Língua Adicional (doravante PLA) em contexto de imersão. As atividades sugeridas procuram trabalhar língua e cultura de forma integrada, focando especialmente nas necessidades comunicativas de aprendizes multilíngues. Metodologicamente este trabalho baseia-se nos estudos relacionados às estratégias comunicativas, o conceito de autonomia na aprendizagem, além da abordagem intercultural no ensino de línguas. Neste sentido, busca-se descrever as experiências e práticas didáticas no intuito de auxiliar professores no desenvolvimento de atividades e tarefas dinâmicas, onde seja possível ter em conta a necessidade de alunos de diferentes línguas e contextos sociais. Os resultados sugerem que atividades que incentivam o uso de habilidades e estratégias comunicativas requerem dos aprendizes autonomia e responsabilidade em seu processo de aprendizagem, auxiliando, portanto, a superação de desafios na aprendizagem de PLA, além da adaptação cultural.
    • Nome do projeto: Formação Inicial de Professores de Língua Estrangeira: A Pesquisa em Aprendizagem e Ensino de Língua Alemã (2012 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Aquino, M. , SIMOES, J. .
      Descrição: Aprimoramento da formação inicial dos alunos da Licenciatura em Letras (Alemão), de forma a oferecer-lhes uma visão mais ampla da atuação do profissional de Letras, tanto na esfera pública como no ensino em instituições particulares.
    • Nome do projeto: A influência do inglês no processo de aprendizagem de alemão como segunda língua estrangeira (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Aquino, M. , FEITOSA, L.M. .
      Descrição: Neste projeto de pesquisa temos a intenção de investigar a influência de um segundo idioma, como o inglês, no processo de ensino e aprendizagem de alemão como (terceira) língua estrangeira. Partimos do pressuposto que o conhecimento de inglês possa influenciar positivamente a mediação de alemão. Os trabalhos serão focados essencialmente no levantamento de bibliografia relevante na área, além de coletas de dados por meio de questionários online aplicadas e analisadas por um grupo de alunos de iniciação científica da universidade. Os resultados desta pesquisa apresentam consequências diretas para o ensino e aprendizado de alemão como língua estrangeira.
    • Nome do projeto: Projeto Novela: uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como língua estrangeira (2018 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: Aquino, M. , FEITOSA, L.M. , SCHMIDT, C. M. .
      Descrição: O presente projeto visa refletir sobre práticas didáticas comunicativas e interculturais no ensino de alemão como língua estrangeira. No sentido de trabalhar língua e cultura de maneira integrada, atentando especialmente nas necessidades comunicativas e interesse dos aprendizes, desenvolveu-se o projeto Novela, na disciplina Língua Alemã II, do curso de graduação de Letras da Universidade de São Paulo. Este projeto propôs uma releitura atual das telenovelas brasileiras, onde os aprendizes foram incentivados a produzir os episódios, narrativas sequenciais, aplicando o conhecimento de alemão adquirido e fazendo uso de materiais autênticos, tais como quadrinhos, música, conversas por SMS e WhatsApp, vídeos, entre outros. Ao abarcar todos os três aspectos delimitados por Weissenberg (2012) para um ensino focado no desenvolvimento de competências e necessidades de aprendizagem, o projeto possibilitou que os estudantes se sentissem (co)responsáveis pelo processo de aquisição e transmissão do conhecimento, tendo impactos positivos em sua motivação e senso de responsabilidade. Por fim, os resultados obtidos sugerem que tarefas que incentivam o uso de habilidades e estratégias comunicativas, além do seu potencial como ferramenta para uma aprendizagem integrativa, podem promover discussões interculturais relevantes.
    • Nome do projeto: Zeitgeist: Língua Alemã em Contextos Universitários (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Aquino, M. , ARANTES, P. C. C. , UPHOFF, Dörthe , OLIVEIRA, Paulo , WUCHERPFENNIG, N. , PEREIRA , R. C. , FERREIRA, M. A. V. , VETTER, A. K. , SILVA, M. .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa Zeitgeist: Língua Alemã em Contextos Universitários reúne pesquisadoras e pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior, tais como UERJ, UNICAMP, USP, UFC, UFPR, UFRJ, interessada(o)s i) na investigação e elaboração de materiais didáticos de Alemão como Língua Estrangeira (ALE)/ Deutsch als Fremdsprache (DaF), abrangendo questões linguísticas em ambientes educacionais e tecnológicos de aprendizagem; ii) na reflexão a respeito sobre a formação de professores de ALE/DaF, interrogando saberes e suas aplicações sócio-institucionais, oferecendo contribuições para a área de Germanística ao propor diretrizes curriculares e propostas didático-pedagógicas e políticas linguísticas para o ensino- aprendizagem de ALE/DaF em contexto brasileiro.
    • Nome do projeto: Estratégias de aprendizagem individual no ensino de ALE: um projeto de consultoria acadêmica (2019 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: Aquino, M. , FEITOSA, L.M. , MEDEIROS, S. , SCHMIDT, C. M. , GONCALVES, M. S. , CAVALCANTE, B. G. V. .
      Descrição: O presente projeto visa refletir sobre a relevância de atividades didáticas voltadas ao ensino de estratégias de aprendizagem individual em turmas de alemão como língua estrangeira (ALE), em contexto universitário, na qual a(o)s estudantes são incentivados a desenvolver uma participação mais ativa e autônoma no seu processo de aprendizagem. No sentido de trabalhar com diferentes estratégias e ferramentas de aprendizagem de ALE, atentando especialmente para as necessidades e interesses da(o)s estudantes, desenvolveu-se o projeto de consultoria acadêmica na disciplina de Língua Alemã II, do curso de graduação de Letras da Universidade de São Paulo (USP). O projeto foi realizado junto ao programa de monitoria acadêmica, que envolveu ativamente duas monitoras no planejamento e nas decisões pedagógicas, incentivando assim, o seu posicionamento crítico-reflexivo com relação às práticas didáticas. Ao final das atividades de consultoria realizamos um questionário para acessar o impacto do projeto, tanto para a(o)s estudantes como para as monitoras. Os resultados obtidos sugerem que o projeto de consultoria acadêmica possibilitou que a(o)s aluna(o)s se sentissem (co)responsáveis pelo seu processo de aprendizagem, tendo impactos positivos na autonomia e na motivação nas aulas de ALE.
    • Nome do projeto: A monitoria acadêmica no ensino de alemão como língua adicional em contexto universitário: reflexões sobre um projeto de formação crítica (2018 - 2023
      Natureza: Ensino
      Integrantes: Aquino, M. , FEITOSA, L.M. , MEDEIROS, S. , SCHMIDT, C. M. , GONCALVES, M. S. , CAVALCANTE, B. G. V. , DECCA, M. G. , SILVA, R. M. .
      Descrição: Este projeto apresenta algumas reflexões sobre o papel do programa de monitoria em contexto universitário para a formação docente, assim como para o ensino-aprendizagem de alemão como língua adicional. Não obstante, para proporcionar uma formação relevante, a monitoria acadêmica deve envolver ativamente os monitores em diferentes projetos pedagógicos co-construídos com o professor-orientador, por meio dos quais os alunos podem se posicionar reflexiva e criticamente. Para tal discussão, esse artigo se fundamenta teoricamente nos pressupostos da Linguística Aplicada Crítica e do construto da pedagogia como transgressão (PENNYCOOK, 2006) para o ensino de línguas adicionais. Concluímos que o projeto desenvolvido nas disciplinas de Língua Alemã I e II indicou que o programa de monitoria pode ser uma importante ferramenta para o processo de formação crítica, mas depende de um planejamento colaborativo entre monitores, docente e alunos, buscando englobar necessidades e interesses de todos os envolvidos no programa.
    • Nome do projeto: Estudos contrastivos português/alemão: classes de palavras; textos e história (2020 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Aquino, M. , SIMOES, J. , BATTAGLIA, M. H. V. .
      Descrição: O projeto dedica-se a estudos contrastivos, no nível do léxico - estudo da formação do léxico do alemão e do português a partir das classes de palavras variáveis e invariáveis - do texto, e da história das línguas portuguesa e alemã.
    • Nome do projeto: Laboratórios didáticos multimídia para o ensino e a aprendizagem de línguas e literaturas: formação inicial e continuada de professores face aos desafios do século XXI (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Aquino, M. , SANTORO, E , O?KUINGHTTONS, M. F. M. , MONTE, P. D. V. M. , OTA, J. , ARAUJO JUNIOR, B. J. , COSTA, H. B. A. , HAWI, M. M. , BOSI, V. , GONCALVES-SEGUNDO, P. R. .
      Descrição: Objetivos gerias do projeto: Formar estudantes com competências e habilidades em Tecnologias de Informação e Comunicação e colaborar no seu desenvolvimento linguístico, cultural, didático e nas literaturas de estudo. Visa a atender, prioritariamente, aos alunos de Graduação em Letras, mediante sua participação em atividades individuais e em grupo com apoio da tecnologia, as quais serão desenvolvidas de forma articulada com as disciplinas da Licenciatura e com o projeto Teletandem do CIL, que prevê processos colaborativos entre alunos da USP e de universidades estrangeiras.
    • Nome do projeto: O uso de mídias digitais para o desenvolvimento da autonomia: compartilhando experiências para o ensino de línguas adicionais (2021 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Aquino, M. , FEITOSA, L.M. , TANAKA, V. A. , SILVA, T. N. .
      Descrição: Apresentar e discutir conceitos e ferramentas tecnológicas no ensino de língua adicional; introduzir formas e técnicas para moldar o uso das ferramentas de acordo com princípios contemporâneos de ensino de línguas; traçar reflexões sobre a potencialização da autonomia em diversos níveis da aprendizagem por meio de tal implementação; trocar relatos e sugestões sobre o uso concreto das ferramentas em sala, suas implicações didáticas e particularidades. Oferecer um olhar relevante e atual do ensino de idiomas, levando em consideração o contexto de virtualização de materiais e gamificação que a área tem presenciado. A implementação de certas ferramentas, articuladas a concepções e princípios atualizados de ensino e aprendizagem, pode abrir espaço para um leque de modelos e sequências didáticas que autonomizam o aluno e modificam sua relação com o próprio processo de aprendizagem. Portanto, esse curso oferecerá aos interessados um escopo teórico e demonstrações práticas de como esses temas, quando relacionados, podem suprir necessidades tanto de professores quanto dos alunos em contextos virtuais. Os temas abordados serão as metodologias ativas, implementação da sala de aula invertida no ensino de idiomas, estratégias de aprendizagem, o princípio da reflexão sobre o aprendizado e a aquisição e treino de vocabulário em ambientes online. Assim, partindo de uma visão macro (a implementação de uma nova dinâmica estrutural na condução das aulas) até um ponto em específico (o desenvolvimento de uma competência linguística específica, que é o trabalho com vocabulário), será demonstrado como o desenvolvimento da autonomia em ambiente online perpassa diversos níveis do ensino e da aprendizagem.
    • Nome do projeto: Estudos pragmáticos em língua alemã: perspectivas da linguagem em uso (2021 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Aquino, M. .
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de investigar acerca das interações em língua alemã ? e a sua eventual contrastividade em português ? de um ponto de vista linguístico, especialmente na metodologia dos atos de fala, modalidade e variação linguística. No que diz respeito à linguagem em uso e seu aspecto sociocultural, inclui-se neste projeto pesquisas em Análise do Discurso.
    • Nome do projeto: Teletandem-Projekt der Universität Münster und der Universität São Paulo (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Aquino, M. .
      Descrição: Tandemprogramm (Deutsch - Portugiesisch) in Zusammenarbeit mit der Universität Münster.
    • Nome do projeto: Teletandem (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Aquino, M. , MECHTENBERG, F. , TASSINARI, M. G. .
      Descrição: Seit seiner Entwicklung durch das Deutsch-Französischen Jugendwerk (DFJW) im Rahmen binationaler Sprachkurse in den 1960er Jahren ist das Sprachenlernen im Tandem ein fester Bestandteil der theoretischen Diskussion über die Lehre und das Lernen von Fremdsprachen (Macaire 2004). Da es sich folglich um eine langjährige Praxis handelt, deren Nützlichkeit von vielen Generationen von Sprachlernenden erkannt und bewiesen wurde, werden Tandemsituationen seit jeher in unterschiedlichen Kontexten gezielt herbeigeführt und didaktisch genutzt. Tandem kann auf viele verschiedene Arten ? z.B. als Teletandem ? durchgeführt werden, je nachdem, wie es konzipiert ist und wo und von wem es durchgeführt wird. Seine Flexibilität ist einer der großen Vorteile dieser Form des Fremdsprachenlernens. Demzufolge zeichnet sich Fremdsprachenlernen im Tandem in erster Linie durch das Autonomie- und Gegenseitigkeitsprinzip aus. Das bedeutet, dass die Tandempartner:innen als autonome Lernende in der Lage sind, alle Entscheidungen, die mit ihrem Lernen zusammenhängen, selbstverantwortlich zu treffen, indem sie ihre Lernziele definieren, die Themen und Lerninhalte festlegen, Lernmethoden und -techniken auswählen sowie ihren Lernprozess überwachen und die Lernergebnisse evaluieren.
    • Nome do projeto: Partículas Modais: linguagem em uso e análise contrastiva (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Aquino, M. , KAHIL, T. A. , GONCALVES, M. S. , BADAIN, G. , FAVARO, G. S. , HELUANY, A. C. J. B. , KINA, C. , ALCOFORADO, S. L. , EFFGEN, P. D. B. , SA, M. L. S. M. , OLIVEIRA, P. M. .
      Descrição: O projeto das Partículas Modais na USP começou em 2018 e desde então abarcou diferentes perspectivas e objetivos de pesquisa e ensino, entre eles: A análise linguística da função pragmática das Partículas Modais alemãs; O Ensino e Aprendizagem das Partículas Modais alemãs; A análise contrastiva das Partículas Modais no par linguístico Alemão/Português; A tradução das Partículas Modais Alemãs; A investigação das Partículas Modais em língua Portugues. Com este grupo temos o intuito de pesquisar, divulgar e desenvolver materiais didáticos para o ensino e aprendizagem das Partículas Modais através de um viés teórico baseado nos estudos mais atuais de linguística e ensino de línguas. Também temos o objetivo de desenvolver propostas didáticas práticas para o ensino destes elementos modais, por meio de diversos gêneros autênticos voltados para o público local (filmes, séries, Instagram, Quadrinhos, Tiktok, Twitter, Podcasts, entre outros). As pesquisas são realizadas no contexto da graduação e pós-graduação, mas também como projetos de extensão, envolvendo estudantes e professoras de alemão de fora da universidade. Mantemos colaboração com universidades brasileiras, alemãs e argentinas: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Ludwig-Maximilians-Universität München, Leibniz University Hannover, Universität Leipzig e Universidad Nacional de Córdoba.
    • Nome do projeto: Tendências recentes no ensino-aprendizagem de alemão como língua adicional (2022 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Aquino, M. , SIMOES, J. , UPHOFF, Dörthe .
      Descrição: O projeto visa investigar as diferentes tendências didático-metodológicas que surgiram nos últimos 20 anos no ensino de alemão como língua adicional no Brasil e no mundo. A virada do milênio foi marcada, inicialmente, pela publicação do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (2001), que consolidou a abordagem orientada para a ação (Handlungsorientierung) como principal referência para a produção de livros didáticos internacionais. Nos últimos anos, entretanto, observa-se no Brasil uma crescente influência da pedagogia pós-método (cf. Kumaravadivelu 2003, 2006, 2012) nos discursos que circulam sobre o ensino-aprendizagem da língua em pesquisas e eventos acadêmicos. Além disso, também outras propostas didático-metodológicas como o letramento crítico, as perspectivas decoloniais e as metodologias ativas, entre outras, passaram a ser discutidas na área. Levando em consideração esse cenário atual, propõe-se a examinar como as diferentes propostas em questão têm impactado os diversos campos de ação referentes ao ensino de alemão no Brasil, tais como a formação de professores, a produção de materiais e as políticas linguísticas, além do ensino-aprendizagem em contextos institucionais e particulares.
    • Nome do projeto: Grupo de Trabalho Interunidades em Políticas Linguísticas para a USP (PoLinguas-USP) (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Aquino, M. , FERRAZ, Daniel , SANTORO, E , KUINGHTTONS, M. F. M. O. , COSTA, H. B. A. , LOUSADA, E. G. , CELADA, M. , TAILLE, E. H. L. , FANJUL, A. P. , MORALES, L. M. , MOR, W. M. , PUH, M. , FARAH, P. D. E. , BARZOTTO, V. H. .
      Descrição: Formado por docentes da FE e da FFLCH, tem como um de seus objetivos identificar os conhecimentos e demandas linguísticas da nossa universidade e sua comunidade procurando, assim, propor ações de ensino, pesquisa e extensão que atendam tais necessidades linguísticas, culturais, profissionais e sociais. GT Interunidades em Políticas Linguísticas para a USP / PoLinguas-USP Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - PRCEU Pró-Reitoria de Graduação - PRG Pró-Reitoria de Pós-Graduação - PRPG
    • Nome do projeto: Projeto Telecolaboração interinstitucional (TELIii) (2023 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: Aquino, M. , ROZENFELD, C. C. F. , FERREIRA, M. A. V. .
      Descrição: O Projeto Telecolaboração interinstitucional (TELIii) tem o objetivo oferecer espaço colaborativo de interação, reflexão e aprendizagem de alemão como língua adicional entre estudantes de Letras- Alemão de três instituições distintas: USP-UNESP-UFRJ.
    • Nome do projeto: Projeto de Incentivo à Pesquisa em Letras (PIPL) (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Aquino, M. , PRIMO, D. , OLIVEIRA, A. , FUKUSHIMA, L. Y. S. .
      Descrição: O Projeto de Incentivo à Pesquisa em Letras (PIPL) tem o objetivo de contribuir de maneira eficaz na divulgação e discussão de conhecimentos teóricos e práticos do processo de pesquisa em Letras desde a Graduação. Neste site pretendemos abordar uma variedade de questões de cunho científico e metodológico e as suas ligações com os interesses e necessidades das estudantes de Letras da USP. Para tanto vamos abordar os seguintes tópicos: (i) introdução à pesquisa em Letras (ii) estrutura de projeto de pesquisa (iii) metodologias e procedimentos de coleta e análise de dados; (iv) elaboração e publicação de artigos científicos (v) sites e referências relevantes.
    • Nome do projeto: Pragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Aquino, M. , SCHRÖDER, Ulrike , SANTORO, E , SILVA, L. A. , KULIKOWSKI, M. Z. M. , ANDRADE, A. M. de , SILVA, C. C. , SANTANA, Katiuscia C. , OLIVEIRA, R. A. D. , MODESTO, Artarxerxes T. T. .
      Descrição: O grupo reúne pesquisadores da USP, da UFMG e da PUC-PR e vem realizando pesquisas em perspectiva cross-cultural e também estabelecendo relações com pesquisadores de outros países. São membros do grupo os seguintes pesquisadores estrangeiros: Elena Nuzzo (Itália), Isabel Seara (Portugal) e Diego Cortés Velásquez (Colômbia/Itália). Área predominante: Lingüística, Letras e Artes; Lingüística Instituição do grupo: Universidade de São Paulo - USP Unidade: Departamento de Letras Modernas ​Endereço do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8375977618083848
    • Nome do projeto: As mídias digitais no ensino de alemão como língua adicional (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Aquino, M. , FEITOSA, L.M. , MEDEIROS, S. , CABRAL, P. , KINA, C. .
      Descrição: O presente projeto tem o objetivo de discutir estratégias didáticas para o ensino e aprendizagem de alemão como língua adicional (LA), em contexto universitário, por meio de mídias digitais. Tendo em vista a importância da inclusão de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de LAs, bem como da promoção do pensamento crítico-reflexivo, focado nos interesses e necessidades da(o)s aluna(o)s de Letras, este projeto pretende desenvolver e aplicar práticas didáticas com diferentes mídias digitais, como as plataformas Kahoot, Padlet, entre outros. Finalmente, espera-se que essas atividades contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem em língua alemã, assim como para uma participação mais ativa e crítica por parte da(o)s estudantes matriculados nas disciplinas, assim como para a(o) bolsista PUB.
    • Nome do projeto: A autenticidade de textos para o ensino de alemão língua estrangeira: uma análise linguístico-quantitativa (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Aquino, M. , CHERCHIGLIA, A. , CAVLAC, L. A. , TOMITA, M. Y. S. , MOLINA, G. A. .
      Descrição: O presente projeto tem o objetivo de analisar a frequência de ocorrência em textos didatizados e não didatizados, de quatro livros didáticos de alemão como língua estrangeira (ALE). O corpus de investigação será constituído por textos contendo aspectos lexicais e/ou gramaticais, retirados de livros didáticos de ALE, como por exemplo, Blaue Blume (2011), Daf Kompakt (2016), Menschen (2013) e Studio d (2006), entre outros. Para o tratamento dos textos e, análise quantitativa e qualitativa das amostras, utilizaremos os programas WordSmith Tools (2016) e QuAX-DaF (2019). Os resultados parecem indicar que a frequência de ocorrência dos aspectos lexicais e/ou gramaticais investigados, e a sua relação com a linguagem em uso, está diretamente relacionada com a autenticidade textual. Por fim, argumentamos que os dados de frequência podem auxiliar na escolha textual de acordo com a progressão lexical e gramatical desejada, podendo ser um critério para a inclusão ou de exclusão de textos para o ensino de línguas estrangeiras.
    • Nome do projeto: Aspectos da dicção em perspectiva comparada: Alemão/Português (Brasil) (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Aquino, M. , GALLE, H. , REICHMANN, T. , FANDRYCH, C. , BOLACIO, E. S. , BURDORF, D. , PEREZ, J. , WELGE, J. A. .
      Descrição: O objetivo do projeto é comparar aspectos do português e do alemão que não pertencem à dimensão do conteúdo, mas à dimensão formal de enunciados e que aqui serão sintetizados no conceito de dicção. Partindo do âmbito da oralidade, o termo engloba fenômenos fonéticos e prosódicos que possuem relevância tanto para a mais simples comunicação cotidiana, como para a comunicação técnica e para a constituição métrica e rítmica de um poema. Entre outros aspectos, dicção também diz respeito a aspectos da organização estilístico-discursiva da escrita que, por sua vez, podem ser identificados em textos utilitários, bem como na configuração de um romance. A principal referência para o conceito escolhido é Gérard Genette (1991), que compreende a dicção ? de forma complementar a ficção ? como um dos constituintes fundamentais da literariedade. Seja quando se refere à comunicação cotidiana, seja quando é usado em relação a textos literários, o conceito de dicção coloca em evidência a especificidade das línguas, nesse caso, o português do Brasil e o alemão: por exemplo, a prosódia de uma frase afirmativa ou o estilo de uma narrativa literária em português ou alemão diferem fundamentalmente. Compreender tais diferenças de dicção e prosódia de forma comparativa ? um tema ainda não estudado a fundo nem no Brasil, nem na Alemanha ? trará grandes contribuições à área de ensino e aprendizado de língua estrangeira, estudos da tradução (tradução e interpretação oral) e didática de literatura. No âmbito do projeto deverão ser estudados aspectos específicos desses três campos dos Estudos germanísticos e dos Estudos brasileiros.
    • Nome do projeto: Studienreisen für Gruppen von ausländischen Studierenden in Deutschland (2022 - 2023
      Natureza: Outra
      Integrantes: Aquino, M. , REICHMANN, T. , FERREIRA, M. A. V. , TASSINARI, M. G. , THYROLF, A. K. .
      Descrição: In Kooperation mit vier verschiedenen deutschen Hochschulen planen wir eine Studienreise nach Deutschland, die den Studierenden die einmalige Gelegenheit ermöglichen wird, erste Erfahrungen und Erlebnisse mit der Sprache und Kultur, die sie für ihren Lebensberuf ausgewählt haben, zu sammeln. Mit der geplanten Reise werden die Studierenden die Möglichkeit erhalten, deutsche Hochschulen, ihre Strukturen und Angebote aus der Nähe kennenzulernen. Darüber hinaus erhoffen wir uns, dass unsere Studierenden mit einer solchen Reise motivierter werden, um nicht nur ihr eigenes Studium in Brasilien abzuschlieen, sondern auch um sich in einer späteren Phase ihrer akademischen Laufbahn für ein Master- oder Promotionsstudium sowie für Forschungsaufenthalte in Deutschland zu entscheiden. Auerdem sind wir auch davon überzeugt, dass die geplante Reise, die wir mit diesem Antrag präsentieren, einen positiven Beitrag zur Verbesserung der sprachlichen, landeskundlichen und fachlichen Kompetenzen der Studierenden leisten wird, da das ganze Programm auf Deutsch und in Zusammenarbeit mit deutschen Spezialisten aus den Bereichen der Fremdsprachendidaktik und der DaF-Lehrerausbildung organisiert und angeboten wird. Schlielich glauben wir, dass der Austausch zwischen Studenten der USP und den besuchten Universitäten für alle am Programm Beteiligten sehr relevant sein kann.
    • Nome do projeto: Selbstlernzentrum: Tandem (2020 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Aquino, M. , MECHTENBERG, F. , TASSINARI, M. G. .
      Descrição: Tandemprogramm (Deutsch - Portugiesisch) in Zusammenarbeit mit der Freien Universität Berlin (FU) Was ist ein Sprachtandem? Ein Sprachtandem bietet zwei Menschen mit unterschiedlichen Erstsprachen die Möglichkeit, auf lebendige und authentische Art und Weise eine Sprache zu erlernen und zu erweitern. Die Tandempartner*innen treffen sich regelmäßig zum Sprachaustausch und gestalten die Tandemstunden völlig frei. Das Tandem-Team des Selbstlernzentrums hilft Ihnen dabei, miteinander in Kontakt zu treten und steht Ihnen gerne bei Fragen zur Seite.
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Anna Carolina de Jesus Barbosa Heluany Língua e Literatura Alemã Doutorado
    Camila Marcucci Schmidt Língua e Literatura Alemã Mestrado
    Priscilla Danielle Barbosa Effgen Língua e Literatura Alemã Mestrado
    Tamires Arnal Kahil Língua e Literatura Alemã Mestrado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Victor Almeida Tanaka Língua e Literatura Alemã Mestrado 25/11/2022
    Mariana de Lima Feitosa Juliano Língua e Literatura Alemã Mestrado 06/12/2023