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Vagner Camilo

    • Professor Associado III (Livre Docente) de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, com pesquisas voltadas para os seguintes temas relacionados à historiografia e à crítica literárias: poesia brasileira do século XIX (românticos e "primeiros baudelairianos"), poesia brasileira do século XX (Carlos Drummond de Andrade, Jorge de Lima, Augusto Meyer, Murilo Mendes e a "Geração de 45"), crítica de poesia (Sérgio Buarque de Holanda), recepção de idéias críticas no Brasil e relações entre lírica, história e sociedade. É mestre em Teoria e História Literárias pela Universidade Estadual de Campinas (1993), doutor em Teoria e História Literárias pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e livre-docente em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2013), tendo progredido para o nível III em 2021. Em 2005, realizou estágio pós-doutoral na Université Sorbonne-Nouvelle (Sorbonne-Paris-III),no âmbito do Programa USP/COFECUB. De 2016 a 2018, coordenou a comissão de seleção do leitorado de Literatura Brasileira da Universidad de Santiago de Compostela (Espanha). Integra o comitê científico da COLLANA CILBRA - Centro di Studi Comparati Italo-Luso-Brasiliani, do Departamento di Lettere Lingue, Letterature e Civiltà antiche e moderne, Università degli Studi di Peruga (Itália), dedicada à divulgação e publicação do estudos comparados ítalo-luso-brasileiros. Entre 2019 e 2021, participou do projeto multidisciplinar "Reescrever o século XVI" (Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, História da Literatura, História Cultural), contemplado pelo Edital Conjunto de Apoio à Pesquisa AUCANI-USP para Iniciativas de Parceria Estratégica USP-Universidade do Minho (Portugal). Como bolsista de produtividade em pesquisa, desenvolve uma investigação dedicada às afinidades entre a inflexão neoclássica na lírica brasileira dos anos 1940-1950 e na da Geração de 40 argentina. Integra, atualmente, o grupo interdisciplinar e internacional de pesquisa, intitulado "Geografias Culturais Ibero-Americanas: Paisagens, Contato, Linguagens", inscrito na CHAMADA CNPq/MCTI/FNDCT No 18/2021 - UNIVERSAL e contemplado com financiamento pelo CNPq. É líder do grupo de pesquisa homônimo do projeto contemplado, certificado pelo DGP/CNPq. Em 2023, foi contemplado com bolsa de estudos concedida pela CAPES no âmbito do Programa Capes PRINT - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO, na modalidade de PROFESSOR VISITANTE SÊNIOR, para estada semestral na Universidade de Coimbra, que lhe permitiu levantar corpus expressivo da recepção de Jorge de Lima em Portugal.

       

      Links:    

    • Recepção das Idéias Criticas no Brasil
    • Vertentes da lírica moderna no Brasil
    • Vertentes da lírica romântica no Brasil
    • RIBEIRO, M. A. ; CAMILO, VAGNER ; CHAVES, V. P. . Brasil/Portugal: diálogos sobre literatura. Lisboa : CLEPUL (ULisboa)/FCT (Fund. para Ciência e Tecnologia)/CLP (Univ.Coimbra), 2022 . 1p. ISBN: 9789898577535.
    • RIBEIRO, M. A. ; CAMILO, VAGNER ; CHAVES, V. P. . Brasil/Portugal: diálogos sobre literatura. Lisboa : CLEPUL (ULisboa), 2022 . 220p. ISBN: 9789898577535.
    • CAMILO, VAGNER ; RIBEIRO, M. A. ; TELES, G. M. ; VASCONCELLOS, E. . Drummond em Coimbra. Coimbra : FLUC, 2004 . 100p. ISBN: 9729038643.
    • CAMILO, VAGNER ; OLIVEIRA, V. L. ; PILATI, A. ; ALVES, F. C. ; CORTEZ-MINCHILLO, C. ; MOREIRA, L. F. ; RUFINONI, S. R. ; BRANTES, S. ; LAGE, R. . Monólogo dramático e outras formas de ficcionalização da voz poética. Brasília : Editora UnB, 2020 . p. ISBN: 9788521702917.
    • PILATI, A. ; ALVES, F. C. ; MELLO, J. A. ; BRANTES, S. ; CAMILO, VAGNER . Monólogo Dramático e outras Formas de Ficcionalização da Voz Poética. Brasília : Editora da UnB/Pontes, 2020 . p. ISBN: 9788521702917.
    • CAMILO, VAGNER . A Modernidade entre Tapumes: da Poesia Social à Inflexão Neoclássica na Lírica Brasileira Moderna. Cotia : Ateliê Ed./Fapesp, 2020 . 592p. ISBN: 9786555800081.
    • CAMILO, V. ; GUIMARAÃES, Hélio . O sino e o relógio: uma antologia do conto romântico. São Paulo : Carambaia, 2020 . 416p. ISBN: 9788569002680.
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    • CAMILO, V. ; RIAUDEL, M. ; CARVALHO, M. . La poésie du Brésil: anthologie du XVIe. au XXe. siècle. Paris (França) : Éditions Chandeigne, 2012 . 1512p. ISBN: 9782915540918.
    • LIMA, J. ; CAMILO, V. . Poemas negros. São Paulo : CosacNaify, 2014 . 192p. ISBN: 9788540507937.
    • CAMILO, V. ; KIRKPATRICK, G. ; CORTEZ, E. . Estar en el presente. Literatura y nacion desde el Bicentenario. Berkeley : Latinoamericana Editores, 2012 . 514p. ISBN: 0964079585.
    • CAMILO, V. ; SCRAMIM, S. ; ANTELO, R. ; LEONE, L. . Ler Drummond hoje. São Paulo : Rafael Copetti Editor, 2014 . 274p. ISBN: 9788567569116.
    • CAMILO, V. ; AMOROSO, M. B. ; CANDIDO, A. ; CARONE, M. ; ALVIM, F. ; AREAS, V. S. ; CABRAL, A. ; CHAVES, R. ; DANTAS, G. ; DANTAS, L. C. S. ; FINAZZI-AGRO, E. ; Furuzato, Fábio ; MOURA JR., J. ; NAVES, R. ; PRADO, A. A. . Remate de Males. Campinas : PUBLIEL, 2008 . 358p. ISBN: 0103.
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    • CAMILO, V. . "Em Tom Menor" - Introdução ao volume de poesias de Casimiro de Abreu, As Primaveras. São Paulo : Martins Fontes, 2002 . p. ISBN: .
    • CAMILO, V. . Drummond: da Rosa do Povo à Rosa das Trevas. São Paulo : Ateliê Editorial /Anpoll, 2001 . 322p. ISBN: 8574800503.
    • CAMILO, V. . Risos entre pares: poesia e humor românticos. São Paulo : Edusp/Fapesp, 1997 . 240p. ISBN: 8531403952.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 39
    • CAMILO, VAGNER . Jorge de Lima, de Cusco ao mapa de -A Minha América- TEXTO POÉTICO , v. 19 , p. 9 - 40 , 2023. ISSN: 18085385.
    • CAMILO, V. . A infância das vanguardas e 'O mundo do menino impossível', do folheto ao livro Travessias Interativas , v. 27 , p. 37 - 56 , 2022. ISSN: 22367403.
    • CAMILO, V. . Jorge de Lima no circuito da poesia afro-hispânica Diablotexto Digital , v. 12 , p. 61 - 84 , 2022. ISSN: 25302337.
    • CAMILO, VAGNER . Luís Gama e a Pretidão de Amor: Erotismo e -Pervivência- Camoniana O EIXO E A RODA: REVISTA DE LITERATURA BRASILEIRA , v. 31 , p. 220 - 245 , 2022. ISSN: 23589787.
    • SANTANA SIQUEIRA, JOELMA ; CAMILO, VAGNER . Editorial TEXTO POÉTICO , v. 17 , p. 1 - 7 , 2021. ISSN: 18085385.
    • LUIS-DIAZ, J. ; CAMILO, VAGNER ; FRATTINI, P. C. ; SCHOEPS, L. A. . O autor em cena Letras de Hoje , v. 57 , p. e40394 - , 2022. ISSN: 19847726.
    • CAMILO, VAGNER . 'A dança de centauras- e o legado romântico nas mãos de Francisca Júlia REVISTA USP , v. , p. 119 - 136 , 2021. ISSN: 23169036.
    • CAMILO, V. ; ALVES, F. C. . Drummond, Carpeaux e o Poema Longo TERESA (USP) , v. 20 , p. 155 - 164 , 2020. ISSN: 15179737.
    • CAMILO, VAGNER . Da sátira obscena ao axioma do frei: poesia romântica e homoerotismo no Brasil (1850-1864) Journal of Lusophone Studies , v. 4 , p. 10 - 39 , 2019. ISSN: 24694800.
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    • CAMILO, V. ; BRENKMAN, J. ; Vasconcellos, Sandra ; Cunha, Cilaine A. . A utopia concreta da poesia: 'Uma árvore do veneno', de Blake. São Paulo : Editora 34 , 2013 (Tradução)
    • CAMILO, V. ; MESQUITA, Iside . Dominique Combe. : , 2009 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CAMILO, V. ; Combe, D. ; MESQUITA, Iside . A REFERÊNCIA DESDOBRADA: O SUJEITO LÍRICO ENTRE A FICÇÃO E A AUTOBIOGRAFIA. PARIS : PRESSES UNIVERSITAIRES DE FRANCE - PUF , 2009 (Tradução)
    • Armando Freitas Filho ; CAMILO, V. . Lar, a autobiografia de uma poética. São Paulo : Companhia das Letras , 2009 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • CAMILO, V. . Redações do Vestibular da Unicamp 2006. Campinas : Ed. Unicamp , 2006 (seleção, apresentação e comentários de redações do vestibular 2006 UNICAMP)
    • CAMILO, V. . Exilados, aliados, rebeldes: o movimento indianista brasileiro, a política indigenista e o Estado-Nação imperial. São Paulo : EDUSP/Nankin Editorial , 2008 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CAMILO, V. . Influências e Impasses: Drummond e Alguns Contemporâneos. São Paulo : Companhia das Letras , 2003 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CAMILO, V. . A Formação do Balé Brasileiro: Nacionalismo e Estilização. Rio de Janeiro : Fundação Getúlio Vargas , 2003 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CAMILO, VAGNER . parecer de mérito sobre artigo submetido à apreciação do Conselho editorial da Revista. 2023 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Parecer para edição de livro CLEPUL/FUNESP (Coleção Brasil). 2023 (Parecer)
    • CAMILO, VAGNER . Linha d'Água. 2022 (Parecer)
    • CAMILO, VAGNER . Parecer sobre artigo submetido em fev 22 à revista Alea: Estudos Neolatinos. 2022 (Parecer)
    • CAMILO, VAGNER . Revista do IEB. 2021 (Parecer)
    • CAMILO, VAGNER . Aletria. 2022 (Parecer)
    • CAMILO, VAGNER . Revista brasileira de História. 2022 (Parecer)
    • CAMILO, VAGNER . Revista Opiniões. 2020 (Parecer)
    • CAMILO, VAGNER . Brésil(s). Sciences humaines et sociales. 2019 (Parecer)
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    • CAMILO, VAGNER . Luso-Brazilian Review. 2019 (Parecer)
    • CAMILO, VAGNER . O eixo e a roda. 2018 (Parecer)
    • CAMILO, VAGNER . Diacrítica (BRAGA). 2019 (Parecer)
    • CAMILO, VAGNER ; MORAES, E. R. ; KLEIMAN, O. . 2o Colóquio internacional Escritas do sexo: o dito e o não dito. Evento ligado ao Programa de pesquisa internacional Sexo e Sexualidade Da prática social à representação literária. 2018 (Assessoria)
    • CAMILO, V. . Revista Teresa. 2017 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Revista Gragoatá. 2017 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Parecer sobre artigo submetido à apreciação do conselho editorial da Revista da ANPOLL. 2016 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Anuário de Literatura. 2016 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Fapesp Parecer ad hoc para solicitação de bolsa de mestrado. 2016 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Editora da Unicamp. 2015 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Fapesp. 2015 (Parecer)
    • CAMILO, V. . GEL - Grupo de Estudos Linguísticos. 2015 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Revista da Associação Brasileira de Literatura Comparada. 2008 (Consultoria)
    • CAMILO, V. . CNPq. 2009 (Parecer)
    • CAMILO, V. . CNPq. 2008 (Parecer)
    • CAMILO, V. . CNPq. 2007 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Fapesp. 2007 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Fapesp. 2008 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Fapesp. 2009 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Edusp. 2009 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Luso-Brazilian Review. 2009 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Luso-Brazilian Review. 2008 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Luso-Brazilian Review. 2006 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Unesp. 2006 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Cesgranrio/Inep (Enem). 2005 (Outra)
    • CAMILO, V. . Fapesp. 2005 (Assessoria)
    • CAMILO, V. . Comvest. 2004 (Assessoria)
    • CAMILO, V. . Fapesp Assessor "ad hoc". 2006 (Assessoria)
    • CAMILO, V. . Luso-Brazilian Review. 2002 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Edusp. 2005 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Edunicamp. 2004 (Parecer)
    • CAMILO, V. . Revista da USP. 2004 (Parecer)
    • CAMILO, V. . FAPESP. 2004 (Assessoria)
    • CAMILO, VAGNER ; CLARKE, M. A. ; ARAUJO, G. ; CAMARGOS, M. ; MELO, C. A. ; SAMYN, H. M. . Sobre o legado romântico nas mãos de Francisca Júlia. 2020 (Simposio)
    • CAMILO, V. . Claro enigma. 2017 (Conferência)
    • CAMILO, V. . Tensões espaciais e o poeta em marcha. 2015 (Conferência)
    • CAMILO, V. . A geopolítica de A Rosa do Povo. 2015 (Conferência)
    • GUIMARAÃES, Hélio ; BRAGA-PINTO, C. ; SALOMONE, A. ; ARCOS, C. ; CAMILO, V. . Cenografias autorais na Literatura Latino-Americana do Século XIX. 2014 (Seminário)
    • CAMILO, V. ; BRAGA-PINTO, C. ; GUIMARAÃES, Hélio ; SALOMONE, A. ; ARCOS, C. . 'Lembranças de morrer: notas sobre a posteridade e a consagração póstuma do poeta na lírica romântica brasileira'. 2013 (Comunicacao)
    • LESTRINGANT, Frank ; Descola, Anne-Christine T. ; ALENCASTRO, L. F. ; PIERSENTI, R. ; RIAUDEL, M. ; MENGET, P. ; PAJARD, A. ; COMPTE, J. ; PIFAULT, O. ; LABORIE, J. ; SANTOS, I. M. ; JUSTI, J. ; PEIXOTO, F. A. ; DUVIOLS, J. ; CAMILO, V. . L'indianisme romantique de Gonçalves Dias. 2011 (Conferência)
    • CAMILO, V. . História e Anacronismo na Lírica Brasileira do Pós-Guerra. 2012 (Congresso)
    • CAMILO, V. . ANTES E DEPOIS DE ?O GRANDE JANTAR MINEIRO?: EM TORNO DE ?A MESA? E DE ALGUMAS IMAGENS ALIMENTARES NA POESIA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. 2012 (Congresso)
    • CAMILO, V. . BONAPARTE DOS POETAS: NOTAS SOBRE AS FIGURAÇÕES NAPOLEONICAS NO ROMANTISMO BRASILEIRO. 2012 (Conferência)
    • CAMILO, V. . Figurações do poeta na lírica brasileira do pós-guerra. 2010 (Congresso)
    • CAMILO, V. . Presença valeryana na lírica brasileira do pós-guerra. 2009 (Congresso)
    • CAMILO, V. . SÉRGIO BUARQUE E CRÍTICA DE POESIA NOS ANOS DE 1940 E 1950. 2008 (Congresso)
    • CAMILO, V. . Sobre a definição do poético na lírica brasileira do pós-guerra. 2009 (Comunicacao)
    • CAMILO, V. ; AMOROSO, M. B. ; LEVIN, O. M. ; Santos, Vivaldo A. . LIMITES, DESTINAÇÃO E CONCEPÇÃO DOS GÊNEROS NO CONTEXTO LITERÁRIO BRASILEIRO. 2009 (Congresso)
    • CAMILO, V. . A Cena Urbana na Poesia Humorística de Pietro de Castellamare, digo, de Joaquim Serra (1838 ? 1888). 2009 (Conferência)
    • CAMILO, V. . "Do poeta-funcionário ao poeta-engenheiro". 2007 (Congresso)
    • CAMILO, V. . Tristão e Isolda, a Demanda do Santo Graal e as versões do cavaleiro medieval. 1998 (Comunicacao)
    • CAMILO, V. . Co-determinância entre arte, sociedade e história. 2000 (Seminário)
    • CAMILO, VAGNER . TV Cultura. Simpósio A Rosa do Povo: Tensões espaciais e o poeta em marcha. 2021 TV
    • CAMILO, VAGNER ; GUIMARAÃES, Hélio . Programa Via Sampa. 2020 radio
    • AREAS, V. S. ; Azevedo, Silvia M. ; CAMILO, V. ; Cairo, L.R.V. ; Cunha, Cilaine A. ; HANSEN, J. A. ; LEVIN, O. M. ; Guimarães, Manoel L. Sangado ; BOSI, A ; MOREIRA, M.E. ; ACÍZELO, R. ; BOECHAT, M.C. ; OLIVEIRA, SOLANGE R. ; TREECE, D. ; MORAES, MARCELO J. ; RICUPERO, BERNARDO ; LUSTOSA, I. ; ANGOTTI SALGUEIRO,H. ; MOREIRA DE MELLO,C.M. ; KAWANO,M. ; ALMEIDA,A. ; VOLOBUEF,K. ; MAZZARI,M. ; WISNIK,J.M. ; WERLE,M.A. ; SUSSEKIND,P. ; FONSECA, THELMA L. ; GALVÃO, WALNICE ; MARTINS, E.V. ; SQUEFF, L. . RUPTURA E PERMANÊNCIA: ESTÉTICA, HISTÓRIA E POÉTICAS DO ROMANTISMO - II COLÓQUIO DE LITERATURA BRASILEIRA. 2009 (Área de Literatura Brasileira USP/FFLCH/DLCV com apoio CAPES)
    • WISNIK,J.M. ; RUFINONI, S. R. ; CAMILO, V. ; Santos, Vivaldo A. ; MONTEIRO, P. M. ; PEIXOTO, M. C. ; ALAMBERT, F. ; ALVEZ, F. C. ; BISCHOF, B. ; CARVALHO, B. ; DIEGO, M. ; DIAZ-QUINONES, A. ; MOREIRA, L. F. ; MOURA, M. M. ; OTSUKA, E. T. ; SIMON, I. M. ; WEINTRAUB, F. . Poetry, War, and Citizenship: The 70th Anniversary of Carlos Drummond de Andrade?s A Rosa do Povo.. 2015 (Princeton University)
    • BOSI, A ; WISNIK,J.M. ; VILACA, A. ; CAMILO, V. ; SIMON, I. M. ; PEIXOTO, M. C. ; MOREIRA, L. F. ; MOURA, M. M. ; WEINTRAUB, F. ; DIEGO, M. ; RUFINONI, S. R. ; MONTEIRO, P. M. ; ALVEZ, F. C. . Simpósio Internacional: 70 Anos de A Rosa do Povo. 2015 (USP/Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin/CAPES)
    • CAMILO, V. ; SIMON, I. M. ; WEINTRAUB, F. ; Sterzi, E. ; Stigger, V. ; Martins, A. ; Sarmatz, L. . Dia D / Dia Drummond. 2015 (Editora Companhia das Letras e Instituto Moreira Sales)
    • HANSEN, J. A. ; FRANCO, M. A. ; LIMA, L. C. ; AREAS, V. S. ; RIBEIRO, M. A. ; MARTELO, R. M. ; TEIXEIRA, S. ; FERNANDES, A. G. ; ANDRADE, F. S. ; FRIAS, J. M. ; BOSI, V. ; SUSSEKIND, F. ; PEDROSA, C. ; SOUSA, C. M. ; CAMILO, V. . I Colóquio Internacional de Interlocuções Poéticas Brasil-Portugal. 2016 (Pró-Reitoria de Pesquisa USP (apoio Banco Santander) e DLCV/USP/ Universidade de Coimbra)
    • PEDROSA, C. ; SUSSEKIND, F. ; SANTOS, I. M. ; FRANCO, M. A. ; SERRA, P. E. R. G. ; CAMILO, VAGNER ; RIBEIRO, M. A. ; SILVESTRE, O. M. ; FERRO, M. ; POMA, P. ; SILVEIRA, J. F. ; MARTINEZ, A. ; CARDOSO, J. N. C. ; ABREU, J. A. D. ; SOUSA, C. M. ; GANDOLFI, L. ; CATROGA, F. . 2o. Simpósio de Interlocuções Poéticas Brasil-Portugal. 2017 (Universidade de Coimbra/USP)
    • PILATI, A. ; CAMILO, VAGNER ; OLIVEIRA, V. L. ; MELLO, J. A. ; ALVEZ, F. C. ; FLORES, W. ; BRANTES, S. ; CORTEZ-MINCHILLO, C. ; MOREIRA, L. F. . MONOLOGO DRAMMATICO E ALTRE FORME DI RAPPRESENTAZIONE FINZIONALE DELLA VOCE POETICA. 2018 (CILBRA - UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI PERUGIA)
    • PILATI, A. ; OLIVEIRA, V. L. ; CAMILO, V. . MONÓLOGO DRAMÁTICO E OUTRAS FORMAS DE FICCIONALIZAÇÃO DA VOZ POÉTICA. 2018 (UnB/Universidade de Perugia/CILBRA/UFG)
    • PILATI, A. ; WEINTRAUB, F. ; OLIVEIRA, V. L. ; CAMILO, VAGNER ; FERNANDES, P. ; PROENCA, R. ; CASTELLI, C. ; FERRAZ, P. ; JUNKES, D. ; MALUFE, A. C. . IV Encontro com a Poesia do Mundo. 2018 (Centro Cultural São Paulo/ USP/Universidade de Perugia)
    • CAMILO, V. ; RIBEIRO, M. A. ; PEDROSA, C. ; MASSI, A. ; SILVEIRA, J. F. ; SISCAR, M. ; BOSI, V. ; SALGUEIRO, W. ; YOKOZAWA, S. F. C. ; ALVES, I. ; COELHO, E. ; LEAL, I. ; FERRO, M. . III Colóquio Interlocuções Poéticas: Brasil - Portugal. 2018 (Instituto de Letras da UFF (em parceria com USP e Universidade de Coimbra))
    • PEDROSA, C. ; ALVES, I. ; FRANCO, M. A. ; RIBEIRO, M. A. ; CAMILO, V. ; CORTEZ-MINCHILLO, C. ; SARAIVA, A. . IV Colóquio Internacional Interlocuções Poéticas Brasil-Portugal. 2019 (UFG/CAPES/CNPq)
    • GIL-CONDE, V. ; CAMILO, V. . Afonso X e Galicia. 2023 (Consello da Cultura Galega; Xunta da Galicia; USP; GeoCIB)
    • CAMILO, VAGNER ; REIS, C. ; MARTINHO, F. J. B. ; ROWLAND, C. ; ARNAUT, A. P. ; HUE, S. ; FARIA, A. B. C. ; CHAVES, V. P. ; RUFINONI, S. R. ; RIBEIRO, M. A. ; TOPA, F. ; FERRO, M. . V Colóquio Internacional: Interlocuções Literárias Brasil/Portugal. 2022 (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL))
    • CAMILO, VAGNER ; SANTOS, Margareth ; GIL-CONDE, V. ; Vieira, Yara F. ; WISNIK,J.M. ; MOREYRA, Mayra ; CARVALHO, R. S. ; MONGELLI, L. M. M. ; GONZALEZ , J. M. C. ; DIEGUEZ, J. I. V. ; CARETTA, E. A. C. ; ROSSELL, A. ; ALVAREZ, R. . Colóquio Internacional Afonso X: permanência e itinerância. 2023 (Consello da Cultura Galega; Xunta da Galicia; USP; GeoCIB)
    • CAMILO, V. . Portugal e Brasil: nas confluências do Romantismo. 1999 (Serviço de Cultura e Extensão Universitária (FFLCH/USP))
    • CAMILO, V. . I CICLO DE ESTUDOS ?LITERATURA EM PERSPECTIVA?. 2007 (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
    • CAMILO, V. ; MORAES, A. D. ; MORAES, M. A. ; PINCHERLE, M. C. ; SEVCENKO, N. ; PAULA, R. A. ; LOPEZ, T. P. A. ; ROSENBAUM, Y. . "A um hotel em demolição": a modernidade entre tapumes. 2005 (Instituto de Estudos Brasileiros)
    • CAMILO, V. . ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL DE LITERATURA BRASILEIRA. 2010 (Verbetes de enciclopÉdia)
    • CAMILO, V. ; RONCARI, L. . Literatura Brasileira: Dos primeiros Cronistas aos Últimos Românticos. 2001 (Parecer técnico)
    • Nome do projeto: FORMAÇÕES ESTÉTICAS E FORMAÇÕES SOCIAIS: MEDIAÇÕES E IMPASSES (SÉCULOS XIX E XX) (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMILO, V. , Pasta Jr., J. A. .
      Descrição: Identificação e análise de textos cuja constituição formal dá testemunho das peculiaridades da matéria histórica brasileira, seja configurando-se como tentativa de mediação, seja precipitando-se em cristalização de impasses.
    • Nome do projeto: A RECEPÇÃO DO NEW CRITICISM NO BRASIL E AS TENDÊNCIAS FORMALISTAS NA LÍRICA E NA CRÍTICA DE POESIA DO PÓS-GUERRA (2006 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMILO, V. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa ocupa-se de certas tendências formalistas e reclassicizantes que marcaram a lírica brasileira nos anos de 1940 e 1950, tendo em vista a recepção das concepções do poético postas em circulação pelo new criticism. Em termos mais específicos, o projeto concentra-se no levantamento, sistematização, contextualização e análise das repercussões dos ideais dos new critics entre nós, hauridas em ensaios, polêmicas, revistas e suplementos literários da época, bem como nas correspondências, programas ou plataformas de grupos de poetas e, mesmo, nas produções poéticas do período. Não só as produções dos nomes consagrados do alto modernismo, mas também as dos integrantes da então nascente geração de 45, em seu movimento de ?retorno à ordem?, não raro tomada em sentido bastante estreito, o que vale dizer, em termos puramente restauradores. Quanto às resenhas, ensaios, polêmicas e críticas publicadas em periódicos da época, elas são de autoria tanto de críticos reconhecidos, como Antonio Candido, Afrânio Coutinho e, principalmente, Sérgio Buarque de Holanda, quanto por nomes hoje esquecidos, como Euríolo Canabrava e Osmar Pimentel, entre outros.
    • Nome do projeto: T. S. ELIOT E PAUL VALÉRY: INTERLOCUÇÕES NA LÍRICA E NA CRÍTICA BRASILEIRAS DO PÓS-GUERRA (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMILO, V. .
      Descrição: Como desdobramento de pesquisa anterior, dedicada à recepção do new criticism na poesia e na crítica de poesia brasileiras dos anos 1940 e 1950, o presente projeto tem por escopo o inventário e a análise da recepção poética e crítica de T. S. Eliot e de Paul Valéry. Ambos são reconhecidos como principais mentores da geração nascida no contexto do imediato pós-guerra (que a historiografia convencionou chamar de geração de 45) e, sobretudo no caso do segundo, como principal referência européia na guinada neoclássica promovida nesse mesmo período por alguns dos principais nomes da lírica do alto modernismo, como o Carlos Drummond de Andrade de Claro Enigma (1951). Mas além da poesia, essa recepção se faz sentir também na crítica e na historiografia do período (Sérgio Buarque, Antonio Candido e Afrânio Coutinho, entre outros), sobretudo no que diz respeito à reflexão sobre o conceito de tradição, a definição de clássico e a teorização da poesia pura, que constituem, em síntese, os temas de investigação da presente pesquisa.
    • Nome do projeto: MODERNIDADE, TRADIÇÃO E ANACRONISMO NA LÍRICA BRASILEIRA DOS ANOS 1940 E 1950 (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMILO, V. .
      Descrição: Levando adiante pesquisas anteriores sobre a crítica de poesia dos anos 1940 e 1950, o presente projeto propõe-se a investigar um momento de crise da modernidade em contexto brasileiro, flagrada a partir de um gênero que é considerado o próprio paradigma do moderno (Wolfgang Iser): a lírica. Trata-se do exame de certa tendência formalista, de feição neoclássica, da poesia brasileira do imediato pós-guerra, verificada tanto na lírica dos grandes nomes do alto modernismo (Carlos Drummond de Andrade, Jorge de Lima, Murilo Mendes...), quanto na dos novos poetas de então, agrupados sob a denominação comum de geração de 45 (Péricles Eugênio da Silva Ramos, José Paulo Moreira da Fonseca, Bueno de Rivera, Ledo Ivo, Geir Campos....), dada por um de seus líderes (o poeta Domingos Carvalho da Silva).
    • Nome do projeto: A ELEGIA NA LÍRICA BRASILEIRA DOS ANOS 1940-1950 (2016 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMILO, V. .
      Descrição: O presente projeto tem por escopo a análise da retomada da elegia nos anos de 1940 e 1950, dentro do processo de "reclassicização" (Merquior) da moderna lírica brasileira. Tomo por corpus de análise a obra elegíaca de dois poetas hoje relegados a segundo plano pelo cânone literário, que surgiram no bojo da geração de 45. O primeiro deles é José Paulo Moreira da Fonseca (1922-2004), ligado diretamente ao núcleo mais representativo da referida geração. Embora a elegia esteja presente em diferentes momentos de sua obra, que poderão servir de apoio ao exame da realização dessa modalidade poética em sua obra, toma-se mais estritamente como objeto de análise detida o volume intitulado Elegia diurna (1947), bem como as elegias de Petrópolis disseminadas por vários livros. O segundo poeta é Dantas Mota (1913-1974), autor das Elegias do país das gerais (1946) . A escolha desses dois poetas em particular se deve a diferentes razões. Sem dúvida, a elegia ? como uma das duas disposições básicas do impulso lírico: o lamento e o louvor ligado à ode (Johnson) ? foi praticada pelos principais nomes da geração de 45. Outros tantos poderiam ser lembrados, inclusive de seus líderes, como o Ledo Ivo de "Odes e elegias", explorando as duas modalidades arquetípicas ou fundadoras. Além dele, a modalidade chegou a certa banalização, segundo os críticos mais acerbos da produção poética do período, como José Guilherme Merquior. Exemplos disso podem ser encontrados, já nos títulos, em livros e poemas de Domingos Carvalho da Silva (?Elegia marítima? e ?Elegia para os suicidas?), Geir Campos (?Elegia quase ode?), Mauro Mota (Elegias), Renata Palotini (?Elegia?) e Santo Sousa (Caderno de elegias). A desvitalização da elegia promovida por alguns desses nomes pode ser mais bem aquilatada quando confrontada ao cultivo desse subgênero poético praticado pelos modernistas (também) classicizados no período em questão, como o Drummond da grande ?Elegia? de Fazendeiro do ar, o Augusto Meyer da ?Elegia do Arpoador? em Últimos poemas ou mesmo o Joaquim Cardozo da excepcional ?Canção elegíaca?, que repõe nos moldes clássicos do período o gênero lírico-pastoral com que ele já se destacara nos anos 1920 e 1930, quando atualizou a modalidade em questão ao abordar o processo de remodelação urbanística do Recife em poemas brilhantes como ?Recife morto?, inscrito na vertente da ?lírica da cidade?, concebida sob a égide de Baudelaire e Verhaeren. O grau de realização alcançado pelas elegias desses nomes exemplares não encontra, de fato, correspondência equiparável entre os poetas de 45. Creio, todavia, que os dois poetas eleitos como objeto de investigação da presente pesquisa se sobressaem da mediania de sua geração, por alcançarem um nível mais elevado de realização dessa modalidade poética, em termos seja de atualização da matéria histórico-social; seja de alcance (ou fôlego) reflexivo, no sentido da filosofia da história; seja, ainda, de experimentação estilístico-formal. Ambos produziram, assim, como se postula aqui, uma poesia que explora de maneira mais consequente a modalidade elegíaca, e não apenas pela qualidade estética destacada. Postos em correlação, Moreira da Fonseca e Dantas Mota ajudam também a pensar as duas vertentes, até certo ponto opostas, por onde a elegia foi menos praticada no período.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa - Poesia, história e sociedade: revisão teórico-crítica (2014 - 2019
      Natureza: Outra
      Integrantes: CAMILO, V. , BOSI, V. , SIMON, I. M. , Serra, P. , RIAUDEL, M. , RUFINONI, S. R. , ALVEZ, F. C. , BISCHOF, B. , WEINTRAUB, F. , MARINHO, Eduardo , FERNANDES, R. C. G. T. , AZEVEDO, G. L. , NUERNBERGER, R. .
      Descrição: O grupo visa trazer subsídios teórico-metodológicos a pesquisas na área de literatura brasileira que contemplem as relações entre poesia, história e sociedade. Trata-se de investigar e discutir uma bibliografia teórico-crítica atualizada que possibilite pensar tais relações e suas mediações formais, desdobrando o legado clássico representado por estudos com os de Adorno e Benjamin, entre outros. A atuação do grupo se dá por meio de encontros periódicos, dedicados a conferências, leituras, discussões e registro sistemático dos debates sobre temas e questões candentes na produção e na crítica de poesia, contemplando sempre as relações propostas como parâmetro de reflexão. Em termos de REPERCUSSÕES, propõe-se que os resultados sejam disseminados pelas próprias pesquisas acadêmicas e publicações dos integrantes do grupo (na forma impressa ou eletrônica), além de cursos universitários, seminários abertos, simpósios organizados pelo grupo e participação em grandes fóruns da área. Link para Diretório de Grupos de Pesquisa: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8541039862155892
    • Nome do projeto: Declínio do moderno e conversão neoclássica na lírica brasileira e na argentina nos anos 1940 (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMILO, V. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por escopo o estudo comparado do processo de conversão neoclássica, como resposta à crise ou rotinização das conquistas modernistas ou vanguardistas, que marcou a poesia brasileira e a hispano-americana nos anos 1940 e 1950. O projeto retoma e articula, em síntese, os resultados alcançados por pesquisas anteriores para investir, agora, em uma visada mais abrangente que permita considerar, de forma mais adensada, a referida crise no domínio estrito da poesia em contexto de modernidade periférica (SARLO). Isto é, busca-se compreender como essa assunção neoclássica que marcou o refluxo das vanguardas ainda nas duas primeiras décadas do século XX em contexto europeu, veio a se verificar no segundo pós-guerra não só no Brasil, mas em diferentes países da América hispânica, com destaque para Argentina, Peru, Venezuela, Colombia e México. Na impossibilidade de lidar com essas diferentes tradições poéticas, o projeto apresenta, por ora, um recorte drástico do corpus de análise. Mais especificamente, para esta primeira investida histórico-crítica, elegeu-se alguns dos nomes mais representativos da generación del ?40 argentina como termo de comparação para o caso brasileiro. A escolha se justifica, sem dúvida, pelo caráter paradigmático da geração argentina, cuja produção poética, afora o grau de realização estética, foi objeto de maior sistematização crítica e historiográfica, inclusive no sentido da análise transversal, já que é sempre evocada como termo relacional nos estudos de gerações correspondentes nas demais literaturas hispano-americanas.
    • Nome do projeto: Declínio do moderno e conversão neoclássica na lírica brasileira e na argentina nos anos 1940 (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMILO, V. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por escopo o estudo comparado do processo de conversão neoclássica, como resposta à crise ou rotinização das conquistas modernistas ou vanguardistas, que marcou a poesia brasileira e a hispano-americana nos anos 1940 e 1950. O projeto retoma e articula, em síntese, os resultados alcançados por pesquisas anteriores para investir, agora, em uma visada mais abrangente que permita considerar, de forma mais adensada, a referida crise no domínio estrito da poesia em contexto de modernidade periférica (SARLO). Isto é, busca-se compreender como essa assunção neoclássica que marcou o refluxo das vanguardas ainda nas duas primeiras décadas do século XX em contexto europeu, veio a se verificar no segundo pós-guerra não só no Brasil, mas em diferentes países da América hispânica, com destaque para Argentina, Peru, Venezuela, Colombia e México. Na impossibilidade de lidar com essas diferentes tradições poéticas, o projeto apresenta, por ora, um recorte drástico do corpus de análise. Mais especificamente, para esta primeira investida histórico-crítica, elegeu-se alguns dos nomes mais representativos da generación del ?40 argentina como termo de comparação para o caso brasileiro. A escolha se justifica, sem dúvida, pelo caráter paradigmático da geração argentina, cuja produção poética, afora o grau de realização estética, foi objeto de maior sistematização crítica e historiográfica, inclusive no sentido da análise transversal, já que é sempre evocada como termo relacional nos estudos de gerações correspondentes nas demais literaturas hispano-americanas.
    • Nome do projeto: O Fazendeiro do Ar e o legado da Culpa (Leitura de Drummond) (1999 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMILO, V. .
    • Nome do projeto: Reescrever o Século XVI (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMILO, V. , FRANCO, M. A. , RAMON, M. , SOUSA, S. P. G. .
      Descrição: Dos historiadores das literaturas portuguesa e brasileira aos poetas dos modernismos e da poesia contemporânea, não se deixou de ler, citar e interpretar os quinhentistas, mais do ponto de vista de uma erudição sempre homologável, e menos revisitando os arquivos, as poéticas, os comentários e edições antigas, atrás de outras visões do passado. Este projeto atravessa, deste modo, não apenas uma série de temporalidades, em que se confrontam o passado remoto quinhentista, o passado próximo da história literária oitocentista, o tempo recente dos modernismos do português e a atualidade da poesia contemporânea portuguesa, mas também vários espaços, estendendo-se geograficamente pelos textos em que os quinhentistas portugueses são identificados como navegadores do mundo moderno. Os núcleos investigativos da cooperação, são 1- o século XVI tout court, 2- a sua produção pelo discurso historiográfico oitocentista, 3- a sua recepção novecentista no Brasil e em Portugal. Os três serão compartilhados pelas equipes de ambas as Universidades, incluindo os estudos da recepção do século XVI na literatura brasileira, uma vez que a UMINHO é referência nos estudos brasileiros em Portugal há muitas décadas. Nada obsta que outros núcleos surjam por sugestão da UMINHO, agora e no decorrer da parceria, não só em direção ao espaço indoafricano de recepção do quinhentismo mas no europeu.
    • CAMILO, V. . Enciclopédia de Literatura Brasileira Itaú Cultural. 2009 - Verbetes enciclopédia online
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Eduardo Marinho da Silva Literatura Brasileira Doutorado
    Gabriela Lopes de Azevedo Literatura Brasileira Doutorado Direto
    Marília Renildes Duka de Souza Literatura Brasileira Mestrado
    Pedro de Almendra Freitas Costa da Rocha Literatura Brasileira Mestrado
    Weider Alan Lacerda D'Angelo Literatura Brasileira Mestrado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Alessandra da Silva Carneiro Literatura Brasileira Doutorado 09/03/2016
    Marcílio Ribeiro de Godoi Literatura Brasileira Doutorado 27/09/2022
    Emmanuel Santiago Literatura Brasileira Doutorado 10/08/2016
    Marcelo Castro da Silva Maraninchi Literatura Brasileira Doutorado 05/05/2023
    Luisa de Aguiar Destri Literatura Brasileira Doutorado 05/12/2016
    Tony Monti Literatura Brasileira Doutorado 05/07/2011
    Marcia Azevedo Coelho Literatura Brasileira Doutorado 15/03/2010
    Sandra Ramos Casemiro Literatura Brasileira Doutorado 14/03/2017
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