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Felipe Venâncio Barbosa

    • Possui graduação em Fonoaudiologia (2001) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, especialização em Ativação de Processos de Mudança no Ensino Superior de Profissionais da Saúde (2006) pela Fundação Oswaldo Cruz e doutorado direto em Ciências da Reabilitação - Comunicação Humana (2007) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Realizou pós doutorado no Deafness, Cognition and Language Centre (DCAL) da University College London (2012-2013, 2019-2020). Atualmente é professor doutor do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, atuando como professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Linguística. É responsável pelo Grupo de Pesquisa em Língua de Sinais e Cognição (Lisco) do Laboratório Theorodo Henrique Maurer do Departamento de Linguística. Possui atuação voltada à surdez e à Língua de Sinais Brasileira (Libras) com ênfase nos estudos em Linguística Clínica, com foco na descrição e análise da compreensão e produção atípica das línguas de sinais. Atua também com o ensino de língua de sinais como segunda língua e com estudos da cognição. Possui experiência na elaboração de currículos de Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. Tem interesse principalmente pelos seguintes temas: surdez, língua de sinais, linguagem, cognição, distúrbios de linguagem em língua de sinais, linguística clínica, ensino de língua de sinais.

       

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    • Pizio, A.L. ; Carneiro, B.G. ; Dall'Alba, C. ; Cruz, C.R. ; Soares, C.P. ; Fernandes, C.L.T. ; Wanderley, D.C. ; Cunha Junior, E.P. ; BARBOSA, F. V. ; Martins, F.C. ; Nichols, G. ; Silva, J.B. ; Lohn, J. ; Pinheiro, K.L. ; Luchi, M. ; Mertzani, M ; Stumpf, M.R. ; Klamt, M,M. ; Lima, M.D. ; Sutton-Spence, R. . Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior - Ensino de Libras como L1 na Educação Infantil - Vol.2. Petrópolis : Arara Azul, 2021 . 137p. ISBN: 9788584120369.
    • Pizio, A.L. ; Carneiro, B.G. ; Dall'Alba, C. ; Cruz, C.R. ; Soares, C.P. ; Fernandes, C.L.T. ; Wanderley, D.C. ; Cunha Junior, E.P. ; BARBOSA, F. V. ; Martins, F.C. ; Nichols, G. ; Silva, J.B. ; Lohn, J. ; Pinheiro, K.L. ; Luchi, M. ; Mertzani, M ; Stumpf, M.R. ; Klamt, M,M. ; Lima, M.D. ; Sutton-Spence, R. . Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua na Educação Bilíngue de Surdos - Ensino de Libras como L1 no Ensino Fundamental - Vol.3.. Petrópolis : Arara Azul, 2021 . 235p. ISBN: 9788584120.
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    • BARBOSA, F. V. . Curso de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva e Deficiência Mental. 2003 (Instituto da APAE)
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    • BARBOSA, F. V. . Curso de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva e Deficiência Mental. 2004 (Instituto da APAE)
    • BARBOSA, F. V. . Curso de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva e Deficiência Mental. 2004 (Instituto da APAE)
    • BARBOSA, F. V. ; LICHTIG, Ida . Introdução à Clínica fonoaudiológica em Audiologia Educacional. 2004 (Curso de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo)
    • BARBOSA, F. V. . Curso de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva e Deficiência Mental. 2005 (Instituto da APAE)
    • BARBOSA, F. V. . Processamento de Linguagem. 2009 (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
    • BARBOSA, F. V. ; MANSUR, Letícia Lessa . A Manifestação das Alterações no processamento da Linguagem Na Avaliação do Perfil das Habilidades Lingüístico Pragmáticas na Afasia de Broca Leve - Estudo de Caso. 2001
    • BARBOSA, F. V. ; BARBOSA, Andréa Ferreira ; SILVA, Luciene . Atuação Interdisciplinar na Reelaboração de Propostas Pedagógicas em Escola Especial com Surdos Adultos: primeiros dados. 2004
    • BARBOSA, F. V. ; BARBOSA, Andréa Ferreira ; FEDERZONI, Keila M ; PASCHOA, Liege G P ; SABINO, Mabel B M . Proposta de planejamento pedagógico para classe de surdos adultos com atraso na aquisição de língua de Sinais e em escola especial. 2004
    • BARBOSA, F. V. ; LICHTIG, Ida . Análise Comparativa das Habilidades de Comunicação e de Linguagem de Crianças Surdas de 7 a 10 anos em Português Brasileiro e em Libras. 2005
    • BARBOSA, F. V. ; LICHTIG, Ida . A Interferência do examinador Bilíngüe nas Habilidades de Comunicação e Linguagem de Crianças Surdas. 2006
    • BARBOSA, F. V. . A Inclusão de um Professor Surdo em uma Escola Médica - Proposta para a Ativação de Processos de Mudança no Ensino Superior em Saúde. 2006
    • BARBOSA, F. V. ; LICHTIG, Ida . A Organização das Associações de Surdos da Região da Grande São Paulo enquanto entidades. 2001
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 50
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 1. 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 2. 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 3. 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 4. 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 5. 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 6. 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 7. 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 8. 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 9. 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 10. 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 1 (em Libras). 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 2 (em Libras). 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 3 (em Libras). 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 4 (em Libras). 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 5 (em Libras). 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 6 (em Libras). 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 7 (em Libras). 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 8 (em Libras). 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 9 (em Libras). 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. . Aula Teórica 10 (em Libras). 2015 (Videoaula)
    • BARBOSA, F. V. ; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 1. 2015 (Episódio de websérie)
    • BARBOSA, F. V. ; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 2. 2015 (Episódio de websérie)
    • BARBOSA, F. V. ; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 3. 2015 (Episódio de websérie)
    • BARBOSA, F. V. ; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 4. 2015 (Episódio de websérie)
    • BARBOSA, F. V. ; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 5. 2015 (Episódio de websérie)
    • BARBOSA, F. V. ; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 6. 2015 (Episódio de websérie)
    • BARBOSA, F. V. ; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 7. 2015 (Episódio de websérie)
    • BARBOSA, F. V. ; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 8. 2015 (Episódio de websérie)
    • BARBOSA, F. V. ; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 9. 2015 (Episódio de websérie)
    • BARBOSA, F. V. ; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 10. 2015 (Episódio de websérie)
    • BARBOSA, F. V. ; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Alfabeto. 2015 (Glossário em vídeo)
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    • BARBOSA, F. V. ; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Dias da Semana. 2015 (Glossário em vídeo)
    • BARBOSA, F. V. ; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Definições de Tempo. 2015 (Glossário em vídeo)
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    • BARBOSA, F. V. ; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Universo Escolar. 2015 (Glossário em vídeo)
    • BARBOSA, F. V. ; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Diálogos Cotidianos. 2015 (Glossário em vídeo)
    • BARBOSA, F. V. ; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Meses do Ano. 2015 (Glossário em vídeo)
    • BARBOSA, F. V. ; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Cores. 2015 (Glossário em vídeo)
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    • BARBOSA, F. V. ; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Emoções/Comportamento. 2015 (Glossário em vídeo)
    • BARBOSA, F. V. ; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Esportes. 2015 (Glossário em vídeo)
    • BARBOSA, F. V. ; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Locais. 2015 (Glossário em vídeo)
    • BARBOSA, F. V. ; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Classificação (Familiares). 2015 (Glossário em vídeo)
    • BARBOSA, F. V. ; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Classificação (Sociais). 2015 (Glossário em vídeo)
    • BARBOSA, F. V. ; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Tecnologia. 2015 (Glossário em vídeo)
    • BARBOSA, F. V. ; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Profissões. 2015 (Glossário em vídeo)
    • BARBOSA, F. V. ; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Intensidade/Quantidade. 2015 (Glossário em vídeo)
    • BARBOSA, F. V. ; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Casa e Cotidiano. 2015 (Glossário em vídeo)
    • Nome do projeto: Avaliação de Linguagem em Ambiente Educacional e Clínico: Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Italiana de Sinais (LIS) (2016 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: BARBOSA, F. V. , MONTE, M. T. .
      Descrição: Trata-se de convênio estabelecido com o Stituto Statale per Sordi Roma desde 2016, coordenado no Brasil pelo Prof. Dr. Felipe Barbosa e na Itália pela Profa. Dra. Maria Tagarelli de Monte. O objetivo é estudar a avaliação baseada na Libras e na LIS em ambientes educacionais e clínicos.
    • Nome do projeto: INTERFERÊNCIAS DAS HABILIDADES COGNITIVAS NO PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO SIMULTÂNEA EM LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, F. V. , NAVAS, Ana Luiza G P , Freitas, FA .
    • Nome do projeto: Análise da produção e percepção da sinalização em língua de sinais brasileira por usuários fluentes (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, F. V. .
      Descrição: O objetivo principal deste projeto foi investigar os parâmetros de fluência de sinalização da Língua de Sinais Brasileira com a análise do processamento natural (1) da produção da língua (sinalização) e (2) da percepção em indivíduos fluentes na Libras. As análises foram realizadas com objetivos descritivos e, com relação às comparações entre amostras que serão realizadas as seguintes hipóteses serão testadas: hipótese 1: a faixa etária interfere na fluência da sinalização de pessoas surdas; hipótese 2: o gênero não interfere na fluência de sinalização de pessoas surdas; hipótese 3: a fluência de sinalização de surdos e ouvintes é diferente; hipótese 4: as características da fluência são percebidas por interlocutores que dominam a língua. Foram realizados dois estudos, o primeiro, para testar as hipóteses 1, 2 e 3, e o segundo estudo, para testar a hipótese 4. Para o primeiro estudo a amostra foi de 129, sendo 98 surdos e 31 ouvintes, todos usuários fluentes da Libras, com idade média de 21 anos e 11 mêses de idade. No segundo estudo participaram dois colaboradores fluentes em Libras, um do gênero feminino, com 39 anos de idade e um do gêrero masculine, com 37 anos de idade. Os colaboradores tiveram contato de no mínimo 25 anos com a língua de sinais e com a comunidade surda. Ambos possuem formação superior e pós-graduação na área. Para a coleta de dados do do primeiro estudo foi usada a prancha ?O Roubo do Banco? para elicitação de narrativa. As amostras foram analisadas com relação aos parâmetros de fluência, inicialmente estudados por Andrade et al. (2017). Os vídeos com as sinalizações registradas na primeira etapa foram usados para a análise da identificação das rupturas por usuários da Libras no segundo estudo. Dez vídeos foram editados para análise da percepção da sinalização para que os usuários expressem suas percepções sobre amostras específicas coletadas dos outros sujeitos. Foram escolhidas cinco amostras sem ocorrências de rupturas e as cinco amostras com maior numero de rupturas. Dois colaboradores realizaram julgamento do grau de fluência da amostra de sinalização observada com base em um questionário elaborado para este estudo com cinco questões simples elaboradas para direcionar a observação dos juízes. A elaboração do questionário foi baseada nas proposições de Cupello (2007) e Merlo (2006). Cada uma das questões foi explicada previamente aos colaboradores e então, após a observação dos vídeos, foi realizado a anotação das percepções com a atribuição de notas, em escala de 0 a 10, para cinco características da sinalização: a fluência, as rupturas, a velocidade de sinalização, a leveza da sinalização e a tensão na sinalização. Os dados foram analisados quantitativamente. Com relação às hipóteses testadas, na forma como o presente estudo foi conduzido, temos: hipótese 1 não confirmada: a faixa etária não interfere na fluência da sinalização de pessoas surdas; hipótese 2 confirmada: o gênero não interfere na fluência de sinalização de pessoas surdas; hipótese 3 confirmada: a fluência de sinalização de surdos e ouvintes é diferente; hipótese 4 confirmada: as características da fluência são percebidas por interlocutores que dominam a língua.
    • Nome do projeto: LANGUAGE PROCESSING IMPAIRMENT EXPRESSED IN BRAZILIAN SIGN LANGUAGE BY DEAF PEOPLE WITH BRAIN INJURY (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, F. V. , WOLL, B. , Atkinson, J .
    • BARBOSA, F. V. ; NEVES, S. L. G. ; Saruta, MV . Pesquisa, Produção Bibliográfica e Fomento. 2010 - Palestra
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Juliane Farah Arnone Semiótica e Lingüística Geral Doutorado
    Renato Bernardo da Costa Semiótica e Lingüística Geral Mestrado
    Stela Terribile Garbugio Semiótica e Lingüística Geral Mestrado
    Suelismar Mariano Florêncio Barbosa Semiótica e Lingüística Geral Doutorado
    Valéria Aparecida Nalin Semiótica e Lingüística Geral Doutorado
    William Jônatas Vidal Coutinho Semiótica e Lingüística Geral Doutorado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Sylvia Lia Grespan Neves Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 08/08/2022
    Delmir Rildo Alves Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 12/09/2024
    Juliane Farah Arnone Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 30/11/2018
    Ana Carolina Gomes da Silva Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 19/02/2018
    Rogério Gonçalves de Oliveira Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 15/09/2017
    Andréa Farias Higa Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 09/11/2022