Não autenticado |

Eduardo Donizeti Girotto

    • Professor Livre-Docente do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia (2005), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Foi professor de ensino fundamental II e médio da Prefeitura Municipal de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e Professor do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Francisco Beltrão. Na USP, coordena o Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI, onde desenvolve pesquisas sobre Geografia da Educação. É coordenador do projeto Atlas da Rede Estadual de Educação de São Paulo e do Subprojeto Residência Pedagógica do Departamento de Geografia da USP. É editor-gerente do Boletim Paulista de Geografia e faz parte da Rede Escola Pública e Universidade (REPU)

       

      Links:    

    • Ensino de Geografia e Formação Docente
    • A relação entre a Geografia escolar e acadêmica em três períodos da história da geografia no Brasil
    • Editor-gerente do Boletim Paulista de Geografia (BPG) -Qualis A1
    • Atlas da Educação Pública do Estado de São Paulo
    • GIROTTO, E. D. ; GIORDANI, A. C. C. ; KATUTA, A. M. ; ALBUQUERQUE, M. A. M. ; SOUZA, J. G. ; ZUCHERATTO, B. ; MARQUES, A. C. O. ; OLIVEIRA NETO, A. C. ; CARVALHO, L. E. ; SIMOES, W. ; AZEVENDO, S. C. ; NOGUEIRA, A. R. B. ; MARTINS, M. F. A. . Manifesto: crítica as reformas neoliberais na educação. Marília, SP : Lutas Anticapital, 2021 . 169p. ISBN: 9786586620610.
    • GIROTTO, E. D. . Atlas da Rede Estadual de Educação de São Paulo. Curitiba : CRV, 2018 . 126p. ISBN: 9788544428870.
    • GIROTTO, E. D. ; MORMUL, Najla Mehanna . Formação Docente e Educação Geográfica: entre a escola e a universidade. Curitiba : CRV, 2016 . 118p. ISBN: 9788544408353.
    • GIROTTO, E. D. ; MORMUL, Najla Mehanna ; FRANCISCHETT, M. N. ; LEME, R. B . A Geografia e o PIBID: relatos de experiências e atividades. Curitiba : CRV, 2015 . 163p. ISBN: 9788544405901.
    • GIROTTO, E. D. ; FRANCISCHETT, M. N. ; MORMUL, Najla Mehanna . Caderno de atividades de geografia para o ensino fundamental. Curitiba : CRV, 2013 . 76p. ISBN: 9788580427905.
    • GIROTTO, E. D. . Educação à distância e formação docente em geografia: um olhar a partir da geografia da educação REVISTA DA ANPEGE , v. 20 , p. 1 36 - , 2024. ISSN: 1679768X.
    • GIROTTO, E. D. ; BAGOLY-SIMO, P. . O conceito de desenvolvimento nos currículos de geografia: uma análise a partir do contexto brasileiro e do alemão GEOUSP: espaço e tempo , v. 27 , p. 1 - 23 , 2023. ISSN: 21790892.
    • GIROTTO, EDUARDO DONIZETI ; GARCIA, SYLVIA GEMIGNANI ; SILVA, PATRÍCIA PAULA DA ; CARMO, WALDIRENE RIBEIRO DO ; SANTOS, ANNA CLARA PEREIRA DO ; LIMA, JACQUELLINE EVARISTO GUEDES DE ; LANZARINI, JOÃO PAULO ; FERREIRA, JULIA GIMENES CANDIDO ; NOGUEIRA, WILLER . Impactos das Cotas Sociais e Raciais no Perfil Socioeconômico dos Estudantes da FFLCH, USP REVISTA DE GRADUAÇÃO DA USP , v. 7 , p. 15 - 32 , 2023. ISSN: 2525376X.
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Política educacional e gentrificação escolar: estudo de caso sobre o Programa Ensino Integral na cidade de São Paulo ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 25 , p. 1 - 20 , 2023. ISSN: 16762592.
    • GIROTTO, E. D. ; JACOMINI, M. A. ; STOCO, S. ; BARBOSA, A. . Política educacional na rede estadual paulista e qualidade do ensino sob a Nova Gestão Pública, 1998 a 2018 ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 30 , p. 1 - 34 , 2022. ISSN: 10682341.
    • NEVES, DARLAN DA CONCEIÇÃO ; GRECO, ROBERTO ; GIROTTO, EDUARDO DONIZETI . Ensino de Geografia e o raciocínio geográfico: entre confrontos e ressignificações GEOGRAFIA ENSINO & PESQUISA , v. 26 , p. e14 - 20 , 2022. ISSN: 22364994.
    • ARAÚJO, LETÍCIATSUKADA DE ; GIROTTO, EDUARDO DONIZETI . O papel da mulher na educação Revista Sem Aspas , v. 11 , p. e022003 - 13 , 2022. ISSN: 23584238.
    • GIROTTO, E. D. ; GIORDANI, A. C. C. ; SOARES, M. O. . Produzir a política a partir da escola: Geografia da Educação, docências e espacialidades escolares REVISTA DA ANPEGE , v. 18 , p. 316 - 333 , 2022. ISSN: 1679768X.
    • GIROTTO, EDUARDO ; PASSOS, FELIPE ; JORGE, ISABEL ; CARDOSO, VICTOR . Análise da Dinâmica das Matrículas no Ensino Médio na Rede Estadual de Educação de São Paulo (2007-2018) CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS , v. 22 , p. 1 - 31 , 2022. ISSN: 16451384.
    • GIROTTO, E. D. ; JORGE, I. F. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Ensino em tempo integral e segmentação da oferta: análise dos programas ETI e PEI na rede pública estadual de São Paulo REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO , v. 27 , p. 1 - 29 , 2022. ISSN: 1809449X.
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa REVISTA DA ANPEGE , v. 17 , p. 49 - 64 , 2021. ISSN: 1679768X.
    • GIROTTO, E. D. . Qual Raciocínio? Qual Geografia? Considerações sobre o Raciocínio Geográfico na Base Nacional Comum Curricular GEOGRAPHIA (UFF) , v. 23 , p. 1 - 12 , 2021. ISSN: 15177793.
    • GIROTTO, EDUARDO DONIZETI ; CAMPOS, LARISSA DE . Mudanças do uso do território e reorganização da rede estadual de educação na cidade de São Paulo: estudo de caso na área da operação urbana Vila Sônia GEOGRAFIA ENSINO & PESQUISA , v. 24 , p. 2 - 26 , 2020. ISSN: 22364994.
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. ; GRATON, B. B. . GEOGRAFIA, POLÍTICA EDUCACIONAL E DESIGUALDADE: o caso do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo (2012- 2018) GIRAMUNDO - REVISTA DE GEOGRAFIA DO COLÉGIO PEDRO II , v. 6 , p. 23 - 38 , 2020. ISSN: 23584467.
    • GIROTTO, EDUARDO DONIZETI ; DE OLIVEIRA, JOÃO VICTOR PAVESI ; JORGE, ISABEL FURLAN . Gestão e transparência de dados educacionais na rede estadual paulista (1995-2018): a hegemonia gerencial REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO , v. 36 , p. 1248 - 1272 , 2020. ISSN: 24474193.
    • GIROTTO, E. D. ; MORMUL, Najla Mehanna . O PERFIL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO BRASIL: ENTRE O PROFISSIONALISMO E A PRECARIZAÇÃO Caminhos de Geografia) , v. 20 , p. 420 - 438 , 2019. ISSN: 16786343.
    • CATELLI JR., ROBERTO ; DI PIERRO, MARIA CLARA ; GIROTTO, EDUARDO DONIZETI . A política paulistana de EJA: territórios e desigualdades ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (IMPRESSO) , v. 30 , p. 454 - 484 , 2019. ISSN: 01036831.
    • GIROTTO, EDUARDO DONIZETI . PODE A POLÍTICA PÚBLICA MENTIR? A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A DISPUTA DA QUALIDADE EDUCACIONAL Educação & Sociedade (Impresso) , v. 40 , p. 1 - 21 , 2019. ISSN: 01017330.
    • GIROTTO, E. D. ; GIORDANI, A. C. C. . PRINCÍPIOS DO ENSINAR-APRENDER GEOGRAFIA: APONTAMENTOS PARA A RACIONALIDADE DO COMUM. GEOGRAFIA (RIO CLARO. IMPRESSO) , v. 44 , p. 113 - 134 , 2019. ISSN: 01007912.
    • GIROTTO, E. D. ; SACRAMENTO, A. C. R. . Ensino de Geografia e Políticas Curriculares no Brasil REVISTA DA ANPEGE , v. 15 , p. 84 - 85 , 2019. ISSN: 1679768X.
    • GIROTTO, E. D. ; JACOMINI, M. A. . Entre o discurso da excelência e a lógica do controle: os riscos do Programa Ensino Integral na rede estadual de São Paulo REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO , v. , p. 87 - 113 , 2019. ISSN: 23176091.
    • GIROTTO, EDUARDO DONIZETI . Entre o abstracionismo pedagógico e os territórios de luta: a base nacional comum curricular e a defesa da escola pública HORIZONTES (EDUSF) , v. 36 , p. 16 - 30 , 2018. ISSN: 01037706.
    • GIROTTO, EDUARDO DONIZETI ; CÁSSIO, FERNANDO L. . A desigualdade é a meta: Implicações socioespaciais do Programa Ensino Integral na cidade de São Paulo ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 26 , p. 109 - 137 , 2018. ISSN: 10682341.
    • GIROTTO, E. D. . Entre o cinismo e a hipocrisia: o novo ciclo de reformas educacionais no Brasil EDUCAR EM REVISTA , v. 34 , p. 159 - 174 , 2018. ISSN: 19840411.
    • GIROTTO, E. D. . A GEOGRAFIA DA E NA ESCOLA: CONSTRUINDO NOVAS AGENDAS DE PESQUISAS E DE LUTAS Estudos Geográficos (UNESP) , v. 16 , p. 156 - 175 , 2018. ISSN: 1678698X.
    • GIROTTO, E. D. ; MORMUL, Najla Mehanna ; SOARES, M. O. . CORTINA DE FUMAÇA: SUJEITOS OCULTOS E O DESMONTE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO PARANÁ E EM SÃO PAULO Revista Terra Livre , v. 2 , p. 65 - 96 , 2018. ISSN: 01028030.
    • GIROTTO, E. D. ; BENEDETTI, A. C. . -PORQUE ISSO ERA MOSTRAR O QUANTO EU ERA FORTE- A LEI 10639 E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE SÃO PAULO / 'BECAUSE THAT WAS TO SHOW HOW STRONG I WAS' LAW 10639 AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY: A CASE STUDY IN THE CITY OF SÃO PAULO GEO UERJ (2007) , v. , p. e32396 - , 2018. ISSN: 19819021.
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. ; CAMPOS, L. ; SOUZA, J. M. O. . A geografia importa: análise da dimensão espacial de duas políticas educacionais no estado de São Paulo REVISTA DA ANPEGE , v. 14 , p. 158 - 190 , 2018. ISSN: 1679768X.
    • GIROTTO, EDUARDO DONIZETI ; PASSOS, F. G. ; CAMPOS, L. ; OLIVEIRA, J. V. P. . A geografia da reorganização escolar: uma análise espacial a partir da cidade de São Paulo ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 19 , p. 134 - , 2017. ISSN: 16762592.
    • GIROTTO, E. D. . Reconhecer os professores e seus saberes: ação política na formação docente em Geografia Revista de Geografia (RECIFE) , v. 34 , p. 91 - 109 , 2017. ISSN: 01055490.
    • GIROTTO, E. D. . DO EXPERIMENTO À EXPERIÊNCIA: CONSTRUINDO SABERES E IDENTIDADES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE GEOGRAFIA GEOSABERES REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS , v. 8 , p. 51 - 66 , 2017. ISSN: 21780463.
    • GIROTTO, E. D. . A CLASSE TRABALHADORA VAI A UNIVERSIDADE: ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES POLÍTICOPEDAGÓGICAS A PARTIR DOS DADOS DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - USP REVISTA DA ANPEGE , v. 13 , p. 209 - 235 , 2017. ISSN: 1679768X.
    • GIROTTO, E. D. ; SANTOS, D. A. . O USO DE JOGOS E FILMES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA ENSINO & PESQUISA , v. 21 , p. 98 - , 2017. ISSN: 22364994.
    • GIROTTO, E. D. ; MORETTO, B. . Entre a escola e a universidade: os múltiplos sentidos do trabalho de campo como mediação didática GEOTEXTOS (ONLINE) , v. 13 , p. 91 - 114 , 2017. ISSN: 19845537.
    • GIROTTO, E. D. . O NOVO CICLO DE REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: CONCEPÇÕES, AGENTES E PROCESSOS Paulo Freire. Revista de Pedagogia Crítica , v. 15 , p. 177 - 201 , 2017. ISSN: 07198019.
    • GIROTTO, E. D. . CONCEPÇÕES DE ENSINO DE GEOGRAFIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX NO BRASIL E NA ARGENTINA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA , v. 7 , p. 44 - 66 , 2017. ISSN: 22363904.
    • MORMUL, Najla Mehanna ; GIROTTO, EDUARDO DONIZETI ; FRANCISCHETT, MAFALDA NESI ; LEME, ROSANA CRISTINA BIRAL . O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DE GEOGRAFIA NO PARANÁ Geografia. Ensino & Pesquisa (UFSM) , v. 20 , p. 103 - 113 , 2016. ISSN: 01031538.
    • GIROTTO, E. D. . A relação entre a Geografia Escolar e Acadêmica na obra de Delgado de Carvalho: uma análise a partir do Boletim Geográfico (1943-1947) Boletim Paulista de Geografia , v. 1 , p. 12 - 31 , 2016. ISSN: 24470945.
    • GIROTTO, EDUARDO DONIZETI . A DIMENSÃO ESPACIAL DA ESCOLA PÚBLICA: LEITURAS SOBRE A REORGANIZAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO Educação e sociedade , v. 37 , p. 1121 - 1141 , 2016. ISSN: 16784626.
    • GIROTTO, E. D. . DOS PCNS A BNCC: O ENSINO DE GEOGRAFIA SOB O DOMÍNIO NEOLIBERAL / FROM PCNS TO BNCC: THE GEOGRAPHY TEACHING UNDER THE NEOLIBERAL DOMAIN GEO UERJ (2007) , v. 0 , p. 419 - 439 , 2016. ISSN: 19819021.
    • GIROTTO, EDUARDO DONIZETI ; RECH, ROBERTO CARLOS . Educação e Geografia em Élisée Reclus Terra Brasilis (Nova Série). Revista da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica , v. 1 , p. 1 - 13 , 2016. ISSN: 23167793.
    • GIROTTO, E. D. . Os impactos do Programa de Formação de Professores nas práticas de formação docente no Departamento de Geografia da USP Revista do Departamento de Geografia , v. 29 , p. 342 - 366 , 2015. ISSN: 22362878.
    • GIROTTO, E. D. . ENSINO DE GEOGRAFIA E RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: as contribuições de Pistrak para a superação da dicotomia curricular Revista Brasileira de Educação em Geografia , v. 5 , p. 71 - 86 , 2015. ISSN: 22363904.
    • GIROTTO, E. D. ; MORMUL, Najla Mehanna . Geografia da população e seus desdobramentos enquanto conteúdo escolar no 7º ano das Escolas Estaduais de Francisco Beltrão - Paraná Geografia Ensino & Pesquisa , v. 19 , p. 51 - 64 , 2015. ISSN: 22364994.
    • GIROTTO, E. D. . O PIBID e o saber da experiência: uma análise a partir do subprojeto Geografia da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, PR Geografia Ensino & Pesquisa , v. 19 , p. 43 - 46 , 2015. ISSN: 22364994.
    • GIROTTO, E. D. . Formando leitores de mundo: algumas considerações sobre o ensino de Geografia no mundo contemporâneo Boletim Campineiro de Geografia , v. 5 , p. 231 - 247 , 2015. ISSN: 22363637.
    • GIROTTO, E. D. ; MORMUL, Najla Mehanna . A formação do professor de Geografia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus Francisco Beltrão: algumas reflexões Pesquisar - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia , v. 1 , p. 153 - 171 , 2014. ISSN: 23591870.
    • GIROTTO, E. D. ; MORMUL, Najla Mehanna . Ensino de Geografia e Projeto de Sociedade no início do Século XX no Brasil: reconstruindo leituras acerca da relação entre ensino e pesquisa Revista Contexto & Educação , v. 29 , p. 214 - 242 , 2014. ISSN: 21791309.
    • GIROTTO, E. D. ; PELEGRINA, M. A. . Da lei ao direito: processos, políticas e instrumentos na construção do direito à cidade Terr@ Plural (UEPG. Online) , v. 7 , p. 125 - 142 , 2013. ISSN: 1982095X.
    • GIROTTO, E. D. . Escola Pública e Democracia no Brasil: alguns apontamentos Publicatio UEPG: Ciencias Humanas, Linguistica, Letras e Artes , v. 21 , p. 19 - 31 , 2013. ISSN: 23163763.
    • GIROTTO, E. D. . Quando os alunos descobrem a escola:diálogos e conflitos a partir do lugar Educação & Linguagem (Online) , v. 16 , p. 197 - 216 , 2013. ISSN: 21761043.
    • GIROTTO, E. D. ; SANTOS, D. A. . A GEOPOLÍTICA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: PROPOSTAS PARA A RETOMADA DO DIÁLOGO. Geografia. Ensino & Pesquisa (UFSM) , v. 15 , p. 139 - 153 , 2012. ISSN: 01031538.
    • GIROTTO, E. D. . Qual Geografia? Qual Projeto? Repensando a formação inicial do professor de Geografia da Educação Básica Caminhos de Geografia) , v. 12 , p. 210 - 220 , 2011. ISSN: 16786343.
    • GIROTTO, E. D. . Escola e Democracia: diálogo e conflito Filosofia e Educação , v. 3 , p. 156 - 178 , 2011. ISSN: 19849605.
    • GIROTTO, E. D. . ESCOLA, LUGAR E PODER: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA A PARTIR DE SÃO CAETANO DO SUL, SP, BRASIL GEOUSP , v. 30 , p. 77 - 89 , 2011. ISSN: 21790892.
    • MORMUL, Najla Mehanna ; MACHADO. M. C. G. ; GIROTTO, E. D. . O Projeto Educacional de Rui Barbosa: a questão do Ensino de Geografia e o Método Intuitivo Geografia. Ensino & Pesquisa (UFSM) , v. 15 , p. 154 - 166 , 2011. ISSN: 01031538.
    • GIROTTO, E. D. ; SANTOS, D. A. . DAQUILO QUE NÃO FALAMOS NA GEOGRAFIA: REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Revista de Geografia (Recife) , v. 27 , p. 82 - 93 , 2010. ISSN: 01045490.
    • GIROTTO, E. D. ; PELEGRINA, M. A. . Utilização da infraestrutura de dados espaciais em sala de aula: o caso do i3geo Geografia (Londrina) , v. 19 , p. 37 - 50 , 2010. ISSN: 01023888.
    • GIROTTO, E. D. . O lugar do ensino na formação da geografia brasileira GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais , v. 1 , p. 145 - 159 , 2010. ISSN: 21780463.
    • GIROTTO, E. D. ; MORMUL, Najla Mehanna . A crise do trabalho docente na sociedade do trabalho Revista Labor , v. 1 , p. 1 - 14 , 2010. ISSN: 19835000.
    • GIROTTO, E. D. . O LUGAR DO ENSINO NO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA NO BRASIL Perspectiva Geográfica , v. 6 , p. 166 - 185 , 2010. ISSN: 19814801.
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Impacto da expansão do tempo integral sobre as matrículas de Ensino Médio nas redes estaduais no Brasil (2008-2020). Política de Ampliação do Ensino Médio de Tempo Integral, v. 1, p. 132 - 150, 2024.
    • GIROTTO, E. D. . A geografia entre a escola e a universidade: diálogos e tensões. Currículo e ensino de geografia: métodos, conceitos emetodologias na prática de ensino, v. 1, p. 19 - 36, 2024.
    • GIROTTO, E. D. ; VENCO, S. B. . Diretor de escola na rede estadual paulista: um coordenador de todas as peças da máquina que dirige?. Relações e condições de trabalho dos profissionais da educação na rede estadual paulista (1955-2018), v. 1, p. 121 - 146, 2022.
    • GIROTTO, E. D. . A Base Nacional Comum Curricular e o desafio da qualidade educacional: Algumas problematizações. Seminários : trabalho e saúde dos professores : precarização adoecimento e caminhos a mudança, v. 1, p. 193 - 212, 2023.
    • GIROTTO, E. D. . Por uma crítica da Geografia que nega a escola e a docência. Geografias e Educação: singulares mãos docentes, v. 1, p. 27 - 48, 2023.
    • GIROTTO, E. D. ; JULIAZ, P. C. S. . Os territórios escolares na formação inicial de professores: análise a partir dos subprojetos PIBID e Residência Pedagógica de Geografia da USP. Os desafios para a formação inicial na pandemia de Covid-19: PIBID e PRP USP: caminhos e conquistas, v. 1, p. 38 - 51, 2023.
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Educação Integral: definições, políticas, projetos. Escola Pública: práticas e pesquisas em educação, v. 1, p. 149 - 162, 2023.
    • GIROTTO, E. D. ; GIORDANI, A. C. C. . O currículo como ideologia geográfica. Experiências inovadoras em Geografia: ensino e formação docente, v. 1, p. 129 - 142, 2022.
    • GIROTTO, E. D. . Escola, território e profissão: construindo saberes na iniciação à docência em Geografia. A tessitura formativa e reflexiva: o PIBID na Universidade de São Paulo (2018-2020), v. 1, p. 102 - 120, 2021.
    • GIROTTO, E. D. ; GIORDANI, A. C. C. . A educação pública como um direito territorial: notas para o debate. Ordenamento territorial urbano-regional: territórios e políticas, v. 1, p. 252 - 272, 2021.
    • GIROTTO, E. D. . Por uma política de formação docente contra hegemônica: o diálogo em defesa da escola pública. 10 anos do encontro Universidade-Escola: falando de educação, v. 1, p. 33 - 44, 2021.
    • GIROTTO, E. D. . Por uma crítica da Geografia Escolar Oficial: notas ao debate. História da Geografia Escolar: fontes, professores, práticas e instituições, v. 2, p. 187 - 207, 2021.
    • GIROTTO, E. D. . Educação, Território e violência no Brasil: o caso do Programa Ensino Integral na cidade de São Paulo. Sociedade, Natureza e Trabalho em tempos de crise, v. 1, p. 195 - 213, 2020.
    • GIROTTO, E. D. . SOBRE TEMPOS, GERAÇÕES E PRINCÍPIOS: POR QUE É PRECISO MANTER O FUTURO ABERTO?. INTERNACIONALIZAÇÃO, FINANCIAMENTO E SOCIALIZAÇÃO DA CIÊNCIA, v. 1, p. 135 - 150, 2019.
    • GIROTTO, E. D. . Escola é coisa de polícia. Crônicas do Ensino Básico, v. 1, p. 152 - 153, 2019.
    • GIROTTO, E. D. . B.. Crônicas do Ensino Básico, v. 1, p. 89 - 92, 2019.
    • GIROTTO, E. D. . Um professor sincero demais. Crônicas do Ensino Básico, v. 1, p. 75 - 75, 2019.
    • GIROTTO, E. D. . "Deixa eu", Professor. Crônicas do Ensino Básico, v. 1, p. 51 - 52, 2019.
    • GIROTTO, E. D. . Reunião de Pais. Crônicas do Ensino Básico, v. 1, p. 39 - 42, 2019.
    • GIROTTO, E. D. . Da Geografia da BNCC às Geografias das escolas: tensões e resistências. Educação é a Base? 23 educadores discutem a BNCC, v. 1, p. 195 - 204, 2019.
    • GIROTTO, E. D. ; CASO, M. V. F. ; GUREVICH, R. . La ensenãnza de la Geografía en Argentina y Brasil: propósitos formativos compartidos. Processos territoriais contemporâneos. Argentina e Brasil: ideias em circulação, v. 1, p. 183 - 207, 2018.
    • GIROTTO, E. D. . Um ponto na rede: o escola sem partido no contexto da escola do pensamento único. A ideologia do movimento escola sem partido, v. 1, p. 69 - 76, 2016.
    • GIROTTO, E. D. ; FRANCISCHETT, M. N. ; MORMUL, Najla Mehanna . O PIBID como possibilidade de formação de docentes e de aproximação entre os lugares. Vivências e Experiências nas Escolas: construindo a profissão docente, v. 1, p. 21 - 32, 2013.
    • GIROTTO, E. D. ; SANTOS, D. A. . O mundo visto sob diversos ângulos: a utilização da videoconferência no ensino de geografia. Videoconferência: um recurso para os professores das escolas públicas, v. 1, p. 77 - 92, 2011.
    • GIROTTO, E. D. . Escola, Lugar e Democracia: a construção da esfera pública e o direito à cidade na periferia paulista. Debates e contribuições sobre a escola pública: de professor para professor, v. , p. 29 - 44, 2009.
    • GIROTTO, E. D. . Escola, lugar e democracia: a construção da esfera pública e o direito à cidade na escola pública paulista. Políticas Públicas. Construção, Fortalecimento e Integração, v. 1, p. 93 - 107, 2009.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 7
    • GIROTTO, E. D. . Das caronas que dei e recebi . Revista Crônicas do Ensino Básico , São Paulo , 30 jun. 2016.
    • GIROTTO, E. D. . Reunião de Pais . Revista Crônicas do Ensino Básico , São Paulo , 01 dez. 2015.
    • GIROTTO, E. D. . O dia em que passe 'O Exorcista' para a quinta série . Revista Crônicas do Ensino Básico , São Paulo , 01 jun. 2015.
    • GIROTTO, E. D. . Escola é coisa de polícia . Revista Crônicas do Ensino Básico , São Paulo , 01 jun. 2015.
    • GIROTTO, E. D. . 'Deixa eu', professor . Revista Crônicas do Ensino Básico , São Paulo , 01 dez. 2015.
    • GIROTTO, E. D. . Um professor sincero demais . Revista Crônicas do Ensino Básico , São Paulo , 01 jun. 2014.
    • GIROTTO, E. D. . B. . Revista Crônicas do Ensino Basico , São Paulo , 15 abr. 2015.
    • NEVES, D. C. ; GIROTTO, E. D. . A GEOGRAFIA ESCOLAR SOB A ÓTICA DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DO CÍRCULO DE BAKHTIN. In: Anais do XIV ENANPEGE , 2021 , São Paulo. Anais do XIV ENANPEGE. São Paulo : USP, 2021. p. 1 - 18.
    • GIROTTO, E. D. ; JULIAZ, P. C. S. . OS TERRITÓRIOS ESCOLARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE A PARTIR DOS SUBPROJETOS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA DA USP. In: VIII ENALIC , 2021 , São Paulo. Anais do VIII ENALIC. São Paulo : USP, 2021. p. 1 - 20.
    • GIROTTO, E. D. ; SILVA, P. P. . O NOVO PERFIL DE ESTUDANTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA USP - POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA E CURRÍCULO. In: XIV ENANPEGE , 2021 , São Paulo. Anais do XIV ENANPEGE. São Paulo : ANPEGE, 2021. p. 1 - 20.
    • GIROTTO, E. D. ; PASSOS, F. G. . A política educacional como espaço de disputas: o caso do Programa Ensino Integral na rede estadual de São Paulo. In: III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais , 2019 , Belém, PA. Anais do III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais. Belém, PA : UFPA, 2019. p. 1 - 7.
    • GIROTTO, E. D. ; SILVA, P. P. . OS DESAFIOS PARA ESTUDANTES E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DO SÉCULO XXI E A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA DE PAULO FREIRE. In: XIV Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia , 2019 , Campinas. Anais do XIV Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. Campinas : UNICAMP, 2019. p. 3328 - 3343.
    • GIROTTO, E. D. ; MIYAKE, R. L. ; CAMPOS, L. . DISPUTAR O TERRITÓRIO NA E DA ESCOLA: UMA AGENDA DE PESQUISAS E LUTAS. In: XIX Encontro Nacional de Geógrafos , 2018 , João Pessoa, PB. Anais do XIX Encontro Nacional de Geógrafos. São Paulo : AGB, 2018. p. 1 - 11.
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. ; PASSOS, F. G. ; CAMPOS, L. ; SOUZA, J. M. O. . Escola, Geografia e desigualdade: o caso do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo. In: XV Colóquio Internacional de Geocrítica , 2018 , Barcelona. Anais do XV Colóquio Internacional de Geocrítica. Barcelona : Universitat de Barcelona, 2018. p. 1 - 23.
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. . REGULAMENTANDO A PRECARIZAÇÃO: NOTAS SOBRE O NOTÓRIO SABER, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE. In: I Encontro Internacional da Rede Escola Pública Universidade , 2017 , Santo André. Anais do I Encontro Internacional da Rede Escola Pública Universidade. Santo André : UFABC, 2017. p. 87 - 89.
    • GIROTTO, E. D. ; CAMPOS, L. ; OLIVEIRA, J. V. P. ; PASSOS, F. G. . A GEOGRAFIA DA REORGANIZAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE ESPACIAL A PARTIR DA CIDADE DE SÃO PAULO. In: I Encontro Internacional da Rede Escola Pública Universidade , 2017 , Santo André. Anais do I Encontro Internacional da Rede Escola Pública Universidade. Santo André : UFABC, 2017. p. 244 - 246.
    • GIROTTO, E. D. ; CAMPOS, L. ; OLIVEIRA, J. V. P. ; PASSOS, F. G. . A GEOGRAFIA DA REORGANIZAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE ESPACIAL A PARTIR DA CIDADE DE SÃO PAULO. In: XVI Encuentro de Geógrafos de América Latina , 2017 , La Paz, Bolívia. Anais do XVI Encuentro de Geógrafos de América Latina. La Paz, Bolívia : Universidad Mayor de San Andres, 2017. p. 1 - 14.
    • GIROTTO, E. D. ; SANTOS, D. A. . A SIMULAÇÃO DA ONU COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO CAETANO DO SUL, SP. In: XVI Encuentro de Geógrafos de América Latina , 2017 , La Paz, Bolívia. Anais do XVI Encuentro de Geógrafos da América Latina. La Paz, Bolívia : Universidad Mayor de San Andrés, 2017. p. 1 - 14.
    • GIROTTO, E. D. . Concepciones de la enseñanza de la geografía en las primeras décadas del siglo XX en Brasil e Argentina. In: XVI Encuentro de Geógrafos de América Latina , 2017 , La Paz. Anais do XVI Encuentro de Geógrafos de América Latina. La Paz, Bolívia : Universidad Mayor de San Andrés, 2017. p. 1 - 14.
    • GIROTTO, E. D. ; SANTOS, D. A. . O USO DE GAMES E FILMES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO.. In: 5º Encontro Regional de Ensino de Geografia , 2016 , Campinas. Anais do 5º Encontro Regional de Ensino de Geografia. Campinas : APEGEO, 2016. p. 1 - 13.
    • GIROTTO, E. D. . O estágio suppervisionado na formação docente em Geografia: do experimento à experiência. In: XVIII Encontro Nacional de Geógrafos , 2016 , São Luís, MA. Anais do XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. São Paulo : AGB, 2016. p. 1 - 11.
    • GIROTTO, E. D. ; LEME, R. B ; MORMUL, Najla Mehanna ; FRANCISCHETT, M. N. . Algumas considerações sobre o PIBID e as mudanças no processo de formação docente em Geografia. In: II Seminário Estadual do PIBID do Paraná , 2014 , Foz do Iguaçu, PR. Anais do II Seminário Estadual do PIBID Paraná: tecendo saberes. : , 2014. p. 462 - 466.
    • LEME, R. B ; LEME, R. C. ; MORMUL, Najla Mehanna ; GIROTTO, E. D. . DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS COLÉGIOS ESTADUAIS VICENTE DE CARLI, TANCREDO NEVES E MÁRIO DE ANDRADE ? FRANCISCO BELTRÃO, PR.. In: VII Congresso Brasileiro de Geografia , 2014 , Vitória, ES. Anais do VII Congresso Brasileiro de Geografia. : , 2014.
    • GIROTTO, E. D. ; RECH, R. C. . A experiência e a formação de professores de Geografia no Brasil: considerações a partir de um subprojeto PIBID. In: XV Encontro de Geógrafos da América Latina , 2015 , Havana. Anais do XV Encuentro de Geógrafos de América Latina. Havana : , 2015.
    • GIROTTO, E. D. ; MORMUL, Najla Mehanna ; LEME, R. B ; FRANCISCHETT, M. N. . Análise do processo de construção e implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais de Geografia do PR.. In: II Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul , 2014 , Florianópolis. Anais Eletrônicos do 2º Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul ? 2014. Florianópolis : UFSC, 2014.
    • GIROTTO, E. D. ; MORMUL, Najla Mehanna . A formação do professor de Geografia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus Francisco Beltrão: algumas reflexões. In: II Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul , 2014 , Florianópolis. Anais Eletrônicos do Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul. Florionópolis : UFSC, 2014.
    • GIROTTO, E. D. ; MORMUL, Najla Mehanna . BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS ENQUANTO CONTEÚDO ESCOLAR. In: IV Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas , 2012 , Francisco Beltrão. Anais do IV Semináro Naconal Interdisciplinar em Experiências Educativas. Francisco Beltrão : Unioeste, 2012. p. 901 - 913.
    • GIROTTO, E. D. ; SANTOS, D. A. . A formação de professores e as políticas educacionais: para além do paradigma produtivista. In: 5º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais , 2011 , Cascavel, PR. Anais do 5º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais. Cascavel, PR : UNIOESTE, 2011. p. 1 - 16.
    • GIROTTO, E. D. . Por uma geografia política da Imagem e do Discurso: Poder simbólico e espaço urbano nas comemorações dos 450 anos de São Paulo. In: 58º Reunião Anual da SBPC , 2006 , Florianópolis. Anais do 58º Reunião Anual da SBPC. Florianópolis : SPBC, 2006.
    • GIROTTO, E. D. . DO DIREITO À EDUCAÇÃO AO DIREITO À CIDADE: LIMITES E POSSIBILIDADES NO INTERIOR DA ESCOLA PÚBLICA.. In: VI Seminário Direitos Humanos no Século XXI , 2010 , Marília. Seminário Direitos Humanos no século XXI (UNESP). : , 2010.
    • GIROTTO, E. D. . Por uma geografia política da Imagem e do Discurso: Poder simbólico e espaço urbano nas comemorações dos 450 anos de São Paulo. In: 13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2005 , São Paulo. Anais do 13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 2005.
    • GIROTTO, E. D. . Do direito à educação ao direito à cidade: limites e possibilidades no interior da escola pública.. In: II Simpósio Nacional de Educação , 2010 , Cascavel. Simpósio Nacional de Eduação. : , 2010.
    • GIROTTO, E. D. . O processo de modernização / conservação do discurso regionalista, a transformação espacial e a destruição do patrimônio histórico espacial na cidade de Barra, Bahia. In: 12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2004 , São Paulo. Anais do 12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 2004.
    • GIROTTO, E. D. ; MORMUL, Najla Mehanna . DA CRISE DO TRABALHO DOCENTE A CRISE DA SOCIEDADE DO TRABALHO. In: III Seminário Nacional de Educação , 2010 , Francisco Beltrão. Anais do III Seminário Nacional de Educação. Francisco Beltrão : Unioeste, 2010.
    • GIROTTO, E. D. . Escola, lugar e democracia: a construção da esfera pública e o direito à cida na escola pública paulista. In: IX Seminário de Pós-Graduação em Geografia da Unesp Rio Claro , 2009 , Rio Claro, SP. anais do IX Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Rio Claro (2009). Rioa Claro, SP : AGETEO, 2009. p. 19 - 32.
    • GIROTTO, E. D. . Escola e Democracia: Diálogo e Conflito. In: I Simposio Nacional sobre Política, Ética e Educacao , 2008 , Campinas. Anais do I POIETHOS. CAMPINAS : PAIDEIA, 2008.
    • GIROTTO, E. D. . Esola, lugar e democracia: a construção da esfera pública e a realização do direito à cidade. In: Seminário Internacional de Políticas Públicas Integradas , 2008 , São Bernardo do Campo. Seminário Internacional de Políticas Públicas - SIPPI. : , 2008.
    • GIROTTO, E. D. . O ensino e a pesquisa da educação básica: a escola e a produção do conhecimento. In: II Encontro Iberoamericano de Educação , 2007 , Araraquara. ANAIS II ENCONTRO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÂO. Araraquara : Unesp, 2007.
    • GIROTTO, E. D. ; MORMUL, Najla Mehanna . Anais do I Seminário Nacional de Pesquisas em Ensino de Geografia. Francisco Belttrão : Unioeste , 2013 (Anais)
    • GIROTTO, E. D. ; ALMEIDA, B. . Anais da II Semana das Licenciaturas e XVI Semana de Pedagogia. Francisco Beltrão : UNIOESTE , 2012 (ANAIS)
    • GIROTTO, E. D. . Anais do XX Encontro Nacional de Geografia Agrária. : , 2010 (ANAIS)
    • GIROTTO, E. D. ; JULIAZ, P. C. S. . OS TERRITÓRIOS ESCOLARES NA FORMAÇÃO INCIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE A PARTIR DOS SUBPROJETOS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA DA USP. 2021 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; TESHIMA, L. M. ; GODOI, L. N. . Análise das políticas públicas de combate às enchentes em São Caetano do Sul. 2021 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. . Classe, gênero e raça. 2021 (Conferência)
    • GIROTTO, E. D. ; NEVES, D. C. ; GRECCO, R. . A GEOGRAFIA ESCOLAR SOB A ÓTICA DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DO CÍRCULO DE BAKHTIN. 2021 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; SILVA, P. P. . O NOVO PERFIL DE ESTUDANTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA USP POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA E CURRÍCULO. 2021 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; PASSOS, F. G. . A política educacional como espaço de disputas: o caso do Programa Ensino Integral na rede estadual de São Paulo. 2019 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. . Geografia, Escola e Educação: passado, presente e futuro. 2018 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. . Gerindo a desigualdade: o lugar da base nacional comum curricular no projeto neoliberal de educação no Brasil. 2018 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. . Política Educacional, Território e Violência no Brasil: um estudo de caso a partir do Programa Ensino Integral na cidade de São Paulo. 2018 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. . Disputar o território na e da escola: uma agenda de pesquisas e lutas. 2018 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; CAMPOS, L. ; PASSOS, F. G. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Escola, geografia e desigualdade: o caso do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo. 2018 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; MORETTO, B. . ESTUDO DO MEIO E RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: O CADERNO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO. 2017 (Outra)
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. ; PASSOS, F. G. . A geografia da educação pública e suas implicações para as políticas e pesquisas educacionais.. 2017 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; PUGLIESE, R. M. . O novo ciclo de reformas educacionais no Brasil e suas implicações sobre o trabalho docente. 2017 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; PASSOS, F. G. ; OLIVEIRA, J. V. P. ; CAMPOS, L. . A geografia da reorganização escolar: uma análise espacial a partir da cidade de São Paulo. 2017 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Regulamentando a precarização: notas sobre o notório saber, formação e trabalho docente. 2017 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; CAMPOS, L. ; OLIVEIRA, J. V. P. ; PASSOS, F. G. . A GEOGRAFIA DA REORGANIZAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE ESPACIAL A PARTIR DA CIDADE DE SÃO PAULO. 2017 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; SANTOS, D. A. . A SIMULAÇÃO DA ONU COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO CAETANO DO SUL, SP. 2017 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. . Concepciones de la enseñanza de la geografía en las primeras décadas del siglo XX en Brasil e Argentina. 2017 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: DO EXPERIMENTO À EXPERIÊNCIA. 2016 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; LEME, R. B ; MORMUL, Najla Mehanna ; FRANCISCHETT, M. N. . Algumas considerações sobre o PIBID e as mudanças no processo de formação docente em Geografia. 2014 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; RECH, R. C. . EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA NO BRASIL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM SUBPROJETO PIBID. 2015 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; MORMUL, Najla Mehanna . A formação do professor de Geografia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus Francisco Beltrão: algumas reflexões. 2014 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; MORMUL, Najla Mehanna ; LEME, R. B ; FRANCISCHETT, M. N. . Análise do processo de construção e implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais de Geografia do PR.. 2014 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. . Repensando a relação entre escola e universidade na formação docente: algumas reflexões propositivas. 2012 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; MORMUL, Najla Mehanna . BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS ENQUANTO CONTEÚDO ESCOLAR. 2012 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. . Educação e Geografia em Élisée Reclus: presença e ausência nas Diretrizes Curriculares do Paraná. 2011 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; SANTOS, D. A. . A formação de professores e as políticas educacionais: para além do paradigma produtivista. 2011 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. . O cinema como um percurso formativo: o projeto de extensão Cinegeoped. 2011 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. . DA CRISE DO TRABALHO DOCENTE A CRISE DA SOCIEDADE DO TRABALHO. 2010 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. . Do direito à educação ao direito à cidade: limites e possibilidades no interior da escola pública.. 2010 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. . O Ensino e a Pesquisa da Educacao Básica: a escola e a produção do conhecimento. 2007 (Outra)
    • GIROTTO, E. D. . Escola, lugar e democracia: a cosntrução da esfera pública e a realização do direito à cidade. 2008 (Seminário)
    • GIROTTO, E. D. . Por uma Geografia Política da imagem e do discurso: Poder Simbólico e espaço urbano nas comemorações dos 450 anos de São Paulo. 2005 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. . O processo de modernização/conservação do discurso regionalista, a transformação espacial e a destruição do patrimônio histórico espacial na cidade de Barra, Bahia. 2004 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. . XX Encontro Nacional de Geografia Agrária. 2010 (Unioeste)
    • GIROTTO, E. D. . XVI Encontro de Geografia da Unioeste Francisco Beltrão e X Encontro de Geografia do Sudoeste do Paraná. 2011 (Unioeste)
    • GIROTTO, E. D. . III Fórum das Licenciaturas. 2011 (UNIOESTE)
    • GIROTTO, E. D. . III Ciclo de Debates. 2011 (UNIOESTE)
    • GIROTTO, E. D. . IV Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiência Educativa. 2012 (UNIOESTE)
    • GIROTTO, E. D. . I Semana das Licenciaturas. 2011 (UNIOESTE)
    • GIROTTO, E. D. . II Semana de Licenciaturas e XVI Semana de Pedagogia. 2012 (Unioeste)
    • GIROTTO, E. D. ; MORMUL, Najla Mehanna ; FRANCISCHETT, M. N. ; LEME, R. B . I Seminário Nacional de Pesquisas em Ensino de Geografia. 2013 (UNIOESTE)
    • GIROTTO, E. D. ; PEREIRA, S. R. ; RIBAS, A. D. ; MORMUL, Najla Mehanna . XVII Encontro de Geografia da Unioeste e XI Encontro de Geografia do Sudoeste do Paraná. 2013 (Unioeste)
    • GIROTTO, E. D. . VI Fórum das Licenciaturas. 2014 (Unioeste)
    • GIROTTO, E. D. . XVIII Encontro de Geografia e XII Encontro de Geografia do Sudoeste do Paraná. 2014 (Unioeste)
    • GIROTTO, E. D. ; RIBEIRO, D. M. . II Seminário Estadual do PIBID do Paraná. 2014 (Unioeste)
    • GIROTTO, E. D. . Compartilhando experiências formativas do Pibid USP 2019. 2019 (USP)
    • GIROTTO, E. D. . 23º Encontro USP Escola. 2023 (USP)
    • GIROTTO, E. D. ; GIORDANI, A. C. C. ; SOARES, M. O. ; TONETTO, E. P. ; TEIXEIRA, S. H. O. . XV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. 2023 (ANPEGE)
    • GIROTTO, E. D. . 22º Encontro USP Escola. 2023 (USP)
    • GIROTTO, E. D. ; SOARES, M. O. . Reflexões sobre o ingresso na carreira docente em geografia: diálogos entre formação inicial, continuada e prática profissional. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. ; PASSOS, F. G. ; RIBEIRO, J. ; SANTOS, D. A. . Encontro USP Escola: Atualizações em Humanidades. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. ; RIBEIRO, J. ; SANTOS, D. A. ; RIBEIRO, W. C. . DO CONTEUDISMO AO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • GIROTTO, E. D. ; RIBEIRO, J. ; SANTOS, D. A. ; RIBEIRO, W. C. . Cursos de Inverno da FFLCH - Do Conteudismo ao Raciocínio Geográfico: procedimentos teórico-metodológicos. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • GIROTTO, E. D. ; PASSOS, F. G. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Cursos de Inverno da FFLCH - Revelando a Geografia da Educação: princípios, conceitos e técnicas. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos em Ensino de Geografia e Formação de Professores (2010 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIROTTO, E. D. .
    • Nome do projeto: Coordenador do Projeto Ensino de Geografia e Educação Especial (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIROTTO, E. D. .
    • Nome do projeto: CInegeoped (2010 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GIROTTO, E. D. , MORMUL, Najla Mehanna .
      Descrição: O projeto envolve a apresentação e discussão de filmes com temáticas vinculadas a educação e a geografia para a comunidade acadêmica e externa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão.
    • Nome do projeto: Cineclube Unioeste (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GIROTTO, E. D. .
      Descrição: O projeto consiste na apresentação e debates de filmes dos mais variados gêneros e temáticas, com o intuito de possibilitar a comunidade acadêmica da UNIOESTE momentos de reflexão e apreciação do cinema.
    • Nome do projeto: Temas de Gepgrafia e Atualidade para o Enem e o Vestibular (2010 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: GIROTTO, E. D. , LEME, R. B .
      Descrição: O projeto consiste na realização de oficinas, desenvolvidas pelos licenciandos (as) do curso de Geografia da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, oferecidas para os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública de Francisco Beltrão e Região. As oficinas tratam de temáticas vinculadas a questões atuais e com o foco para o ENEM e o Vestibular.
    • Nome do projeto: Análise do processo de construção e implementação das Diretrizes Curricular Estadual de Geografia (DCEs-PR) nas Escolas Estaduais do município de Francisco Beltrão, PR. (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIROTTO, E. D. , MORMUL, Najla Mehanna , LEME, R. B , FRANCISCHETT, M. N. .
      Descrição: As Diretrizes Curriculares Estaduais (DCE) de Geografia resultou de um processo de discussão coletiva, ocorrido entre 2004 e 2008 e envolveu os professores da Rede Estadual de Ensino, com o objetivo de fundamentar o trabalho pedagógico na esco-la. Durante os anos de 2004, 2005 e 2006 a Secretaria de Estado da Educação pro-moveu vários encontros, simpósios e semanas de estudos pedagógicos para a elaboração do texto que subsidia teoricamente as Diretrizes Curriculares Estaduais. A Diretriz de Geografia representa importante documento de investigação, uma vez que se propõe a discutir as principais problemáticas e desafios para efetivar educação de qualidade. Entre os principais desafios apresentados nas Diretrizes, destacamos seu processo de construção e implementação, e com isso buscar-se-á verificar como ocorre a flexibilização curricular. Para tanto, as Universidades Públicas do Paraná, por meio de projetos de pesquisa e extensão, têm um importante papel a desempenhar no desenvolvimento de instrumentos e ações fundamentais para que entender os desdobramentos desse documento. Nessa perspectiva elaboramos esta proposta de estudo e análise de como se apresenta, na realidade, desde a origem, elaboração e implementação deste, que é o principal documento balizador da educação paranaense e assim trazer em discussão a ideia e perspectiva do professor que dela se apropria para desenvolver sua prática pedagógica. O resultado almejado por esta pesquisa é contribuir para a reflexão sobre os processos de construção da geografia enquanto disciplina escolar e os seus desdobramentos na realidade e perspectivas de ensino desta ciência no estado do Paraná.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - Subprojeto Geografia (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIROTTO, E. D. , MORMUL, Najla Mehanna , LEME, R. B , FRANCISCHETT, M. N. .
      Descrição: O programa tem como principal objetivo a formação inicial docente e ocorre em parceria com três escolas públicas de Francisco Beltrão, PR. Os bolsistas são orientados por docentes da Universidade e das Escolas parcerias e desenvolve atividades de iniciação a docência tendo como foco a produção de metodologias materiais didáticos a partir da categoria lugar.
    • Nome do projeto: A relação entre a Geografia Escolar e a Geografia Acadêmica no desenvolvimento da ciência geografia brasileira (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIROTTO, E. D. .
      Descrição: O presente projeto busca compreender a relação entre a Geografia Escolar e a Geografia Acadêmica em diferentes momentos do desenvolvimento da ciência geográfica no Brasil, analisando as implicações da mesma nos processos e práticas de formação docente (inicial e continuada) em Geografia. Optamos pelo recorte espacial da ciência geográfica brasileira, com maior ênfase para aquela desenvolvida no Departamento de Geografia da USP, e definimos três períodos sobre os quais debruçaremos a nossa investigação. Na análise de cada um destes períodos, buscaremos um amplo levantamento documental com o intuito de reunir atas de congressos, artigos em periódicos, conferências proferidas, propostas curriculares, projetos pedagógicos de cursos, ementas de disciplinas, programas, textos em jornais e revistas, enfim, todos os materiais que nos possibilitem construir uma análise das principais concepções norteadoras da relação entre a Geografia Acadêmica e a Geografia Escolar em cada um dos períodos de investigação.
    • Nome do projeto: A Educação Geográfica e o Lugar: a pesquisa como processo de construção do raciocínio geográfico (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIROTTO, E. D. , SANTOS, D. A. .
      Descrição: O projeto é resultado da articulação do Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI) do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo com a Escola Municipal de Educação Profa. Alcina Dantas Feijão, de São Caetano do Sul, que faz parte do Programa de Escolas Associadas da Unesco (PEA-UNESCO) e tem como principal objetivo construir ações de pesquisas a partir do contexto local da unidade escolar, com o intuito de ressignificar os currículos de ensino de geografia, possibilitando aos docentes e discentes da educação básica a construção de conhecimentos articulando, desde a escala local, as diferentes escalas espaço-temporais de apreensão e interpretação da realidade atual.
    • Nome do projeto: Atlas da Educação Pública do Estado de São Paulo (2017 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIROTTO, E. D. , PASSOS, F. G. , CAMPOS, L. , OLIVEIRA, J. V. P. , MIYAKE, R. L. , NONATO, L. M. , SOUZA, J. M. O. , INACIO, F. B. .
      Descrição: Nesta nova etapa da pesquisa, nosso intuito é construir um Atlas da Rede Estadual de Educação de São Paulo, espacializando as principais políticas executadas pela Secretaria Estadual de São Paulo nos últimos 20 anos e seus principais resultados. Nosso intuito é compreender como se espacializaram / espacializam tais políticas, bem como se os seus resultados têm sido capazes de reduzir as desigualdades socioespaciais da escola pública no Estado de São Paulo. Neste processo, faremos o cruzamento de diferentes varáveis que dizem respeito ao processo educativo (avaliação, currículo, condições de trabalho, infraestrutura, acesso e permanência) com as mudanças socioespaciais verificadas no Estado de São Paulo nos últimos 20 anos, inclusive com o intuito de problematizar se as políticas executadas pela Secretaria Estadual de Educação dialogaram com tais mudanças. Em nossa perspectiva, a elaboração do Atlas da Educação do Estado de São Paulo é um importante instrumento de acompanhamento e análise das políticas públicas e seus diversos impactos, bem como elemento essencial para subsidiar o debate democrático na elaboração de outras políticas educacionais que tenham como objetivo a construção de uma escola pública de qualidade e acessível para todos.
    • Nome do projeto: ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE: CONSTRUINDO SABERES E PRÁTICAS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA (2017 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: GIROTTO, E. D. , CACETE, N. H. .
      Descrição: A formação docente em Geografia tem sido marcada por um distanciamento em relação às condições concretas de prática profissional dos futuros professores. Neste processo, os conhecimentos, saberes e práticas produzidas cotidianamente pelos docentes da educação básica acabam sendo pouco discutidos e problematizados, dificultando o entendimento do saber docente como plural, conforme apontam as pesquisas de Maurice Tardif (2008), elemento que consideramos importante para a proposição de mudanças na estrutura curricular atual dos cursos de formação docente emGeografia. Diante disso, é fundamental construir outras possibilidades formativas que coloquem em contato cotidiano os futuros professores e professoras com as condições de realização da prática profissional,possibilitando a construção de outros conhecimentos, saberes e práticas decorrentes da ação-reflexão. É com este intuito que se propõe o presente projeto, que articula ensino, pesquisa e extensão na busca de ampliar a qualidade inicial na formação docente em Geografia em diálogo com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
    • Nome do projeto: Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018) (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIROTTO, E. D. , CÁSSIO, FERNANDO L. , JACOMINI, M. A. , STOCO, S. , ARELARO, L. , CORTI, A. P. O. , MORAES, C. S. V. , PIOLLI, E. , GOULART, D. C. , SILVA, J. A. , XIMENES, S. B. , CARNEIRO, S. R. G. , ADRIAO, T. M. F. , VENCO, S. B. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.
    • Nome do projeto: A Geografia da e na Educação: perspectivas teóricas, metodológicas e políticas (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIROTTO, E. D. , PASSOS, F. G. , CAMPOS, L. , OLIVEIRA, J. V. P. , MIYAKE, R. L. , RIBEIRO, J. , SILVA, P. P. , SILVA, E. F. M. , CABRAL, J. C. , OLIVEIRA, R. C. .
      Descrição: O avanço de políticas educacionais na perspectiva neoliberal tem contribuído para o esvaziamento da dimensão geográfica do fenômeno educativo. Nesta lógica, escolas, currículos, docentes e discentes são compreendidos de forma descontextualizada, sem diálogo com os processos de formação socioespacial que transcendem os muros da escola e que são fundamentais para o entendimentos das correlações complexas que envolvem a relação entre educação, sociedade e geografia, Neste sentido, o presente projeto busca discutir os fundamentos teórico, metodológicos e políticas das pesquisa em Geografia da Educação e seus tensionamentos com o campo do ensino de geografia. As pesquisas versam sobre temas vinculados a mudança de currículo, abordagens metodológicas, decolonalidade, políticas educacionais, entre outros, articulando as compreensões sobre a dimensão geográfica da escola e da educação e seus desdobramento frente à lógica neoliberal contemporânea.
    • Nome do projeto: The Scalarity of Development Geographic Dialogues between São Paulo and Berlin (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIROTTO, E. D. , ARROYO, M. , BAGOLY-SIMO, P. .
      Descrição: This proposal explores the scale dimension (or scalarity) of development. Both scale and development belong to Geography?s key concepts (Clifford et al. 2008). However, their link remains somewhat undertheorized. Two main perspectives on development are dominant in contemporary Geography. Development, on the one hand, is understood as an economic process. On the other hand, with increasing awareness concerning the future of our planet, sustainability has been reshaping the concept of development. Traditionally, these two perspective share little common ground except for their spatial dimension, i.e. development always happens in space. The authors of this proposal aim to expand the theoretical discourse on the spatiality and scalarity of development by focusing on the regional scale?the scene where globalization clashes with local and regional structures. They intend to do so both in academic and school Geography, given the central role the school subject plays in both Development Education and Education for Sustainable Development within geographical space. The theoretical background joins discourses from a range of fields, such as Economic Geography, Sustainability Studies, and Education. Seven researchers aim to explore the scalarity of development within two workshops. Along with the common disciplinary background in Geography, they bring in different theoretical, methodological, and regional expertise. Two workshops are expected to offer the required time and space to reflect on the scalarity of development in two very different regional and educational settings under common global influences. Field-trips and school visits could complement the theoretical sessions. This proposals rests on existing collaboration between the lead researchers who agreed to supplement the budget offered by this call. In addition to the standard deliverables, the researchers aim to submit two manuscripts to leading journals to produce proof of their consolidated collaboration required for third-party funding
    • Nome do projeto: Construindo uma política interdisciplinar de acolhimento dos estudantes cotistas na FFLCH/USP (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GIROTTO, E. D. , RIBEIRO, W. C. , SILVA, P. P. , GARCIA, S. G. , GALVANI, E. , SILVA, L. F. B. , GARIAN, L. P. .
      Descrição: A presente proposta tem como principal objetivo elaborar uma política interdisciplinar de acolhimento aos estudantes cotistas da FFLCH/USP. Para tanto, busca articular diferentes pesquisas já realizadas na unidade sobre o perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes pelo sistema de cotas na USP, criando um banco de dados que possibilite analisar as mudanças ocorridas no perfil dos estudantes da unidade desde a adoção das cotas sociais e raciais. Além disso, serão desenvolvidas entrevistas com estudantes cotistas com o intuito de compreender a visão dos mesmos sobre o ingresso e a permanência na universidade, buscando identificar desafios e dificuldades enfrentadas pelos mesmos no processo de escolarização no ensino superior. Ao mesmo tempo, serão entrevistados docentes e funcionários da unidade com o objetivo de compreender a percepção destes sujeitos sobre as cotas. Durante o projeto, serão desenvolvidos seminários temáticos, de caráter interdisciplinar, para debater dados e resultados produzidos nas pesquisas. Todos estes elementos servirão de subsídio para a elaboração da Política Interdisciplinar de acolhimento aos estudantes cotistas, a ser implementada na FFLCH nos próximos anos. O projeto contará com 5 bolsistas de graduação, um de cada curso da FFLCH, bem como um bolsista de pós-graduação, que auxiliará na coordenação do projeto. É importante ressaltar que esta proposta dá continuidade à política de atenção aos estudantes cotistas que tem sido desenvolvida na FFLCH desde o momento da adoção das cotas sociais e raciais e se articula, por exemplo, com a criação do Laboratório de Estudos Interdisciplinares recentemente finalizado com recursos da Pró-reitoria de Graduação e da Unidade. Os recursos de capital solicitados nesta proposta serão aplicados para a aquisição de equipamentos para o Laboratório, fundamental para melhorar as condições de estudo dos estudantes cotistas.
    • Nome do projeto: Ensino integral, gentrificação escolar e desigualdades: estudo longitudinal na rede estadual de educação de São Paulo (2012-2021) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIROTTO, E. D. , SOARES, M. O. , PASSOS, F. G. , CAMPOS, L. , OLIVEIRA, J. V. P. , MIYAKE, R. L. , CÁSSIO, FERNANDO L. , JACOMINI, M. A. , PENZ, C. , BRANCO, G. R. C. , SILVA, K. M. , TRINDADE, A. J. F. , SANTO, L. S. E. , CAMARGO, L. A. S. .
      Descrição: O termo gentrificação escolar vem sendo utilizado por pesquisas no contexto internacional, sendo escassos, no entanto, as investigações no contexto brasileiro. De modo geral, o termo gentrificação caracteriza-se normalmente pela ocupação dos centros das cidades por uma parte da classe média, de elevada remuneração, que desloca os habitantes da classe baixa, de menor remuneração, que viviam no centro urbano? (BATALLER, 2012, p.10). No caso da gentrificação escolar, esta mudança se refere ao perfil dos estudantes matriculados em determinada unidade educacional. Em diferentes estudos, a mudança do perfil socioeconômico está também relacionada a mudança do perfil étnico-racial, diminuindo a população autodeclarada negra. Desde 2016, temos estudado o processo de implementação do Programa Ensino Integral (PEI) na rede estadual de educação de São Paulo. Criado em 2012, atualmente o Programa está presente em mais de 1000 escolas por todo estado de São Paulo, oferecendo jornadas ampliadas para milhares de estudantes. Nas pesquisas até aqui realizadas, é possível verificar que esta política educacional tem produzido mudanças significativas na rede estadual de educação de São Paulo, sendo uma delas a alteração no perfil socioeconômico dos estudantes nas escolas participantes do Programa. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar os efeitos do Programa Ensino Integral (PEI) na dinâmica da rede estadual de educação em São Paulo, com o intuito de verificar se a implementação do Programa tem produzido processos de gentrificação escolar nas unidades participantes e ampliando desigualdades escolares e socioespaciais. Para isso, realizaremos estudo longitudinal quali-quanti com unidades participantes do programa entre 2012 e 2021 em diferentes regiões do estado de São Paulo. Entre os resultados esperado, buscaremos produzir evidências que permitam aperfeiçoar a oferta de ensino integral em São Paulo considerando a busca pela equidade do direito à educação.
    • Nome do projeto: Residência Pedagógica - Núcleo de Geografia (2021 - 2024
      Natureza: Ensino
      Integrantes: GIROTTO, E. D. , NUNES, V. A. , FEITOSA, S. R. , COSTA, T. S. , SILVA, J. M. , ROCHA, K. W. C. S. S. , RIBEIRO, J. A. , SILVA, L. B. F. , AZARIAS, V. , BIAZIN, R. S. , BESSON, H. R. S. , LIMA, F. D. A. , SANTOS, A. C. M. , BOTTINI, G. , GUALBERTO, J. P. S. , ANDRADE, M. L. , ALVIM, M. , POZO, R. .
      Descrição: Núcleo do Programa de Residência Pedagógica de Geografia da Universidade de São Paulo
    • Nome do projeto: Afrodiásporas e mobilidades africanas contemporâneas. Perspectivas atuais das ciências humanas em África (2024 - 2024
      Natureza: Ensino
      Integrantes: GIROTTO, E. D. , FONSECA, F. P. , MARCOS, V. , EVORA, I. M. A. .
      Descrição: O projeto Afrodiásporas e mobilidades africanas contemporâneas. Perspectivas atuais das ciências humanas em África foi proposto pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana PPGH FFLCH USP em conjunto com a professora doutora Iolanda Maria Alves Évora, psicóloga social e pesquisadora associada do CEsA/CSG - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Iseg - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. A proposta foi deferida dentro do convênio PrInt USP/CAPES, Edital no 25/2023, para o Programa Professor(a) Visitante do Exterior (PVE) CAPES-PRINT. A justificativa da estadia junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana está na necessidade da discussão sobre a África contemporânea nas pesquisas que são realizadas junto ao PPGH, e trazer os debates atuais da academia em África sobre mobilidades e as afrodiásporas, considerando as relações destas com África em especial.
    • Nome do projeto: Programa Centros Associados da Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAPG-BA) (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIROTTO, E. D. , LENCIONI, S. , ARROYO, M. , ZUSMAN, P. .
      Descrição: Através das atividades conjuntas levadas adiante no âmbito deste projeto, propõe-se como objetivo geral realizar um estudo comparado das estruturas curriculares e das condições de funcionamento dos cursos de pós-graduação a fim de criar mecanismos que facilitem a complementariedade e cooperação em atividades de docência e investigação entre ambas as instituições associadas. Propõe-se como objetivos específicos:  Identificar as fortalezas e debilidades nos termos da formação e investigação de cada um dos programas de doutorado.  Identificar a correspondência entre as fortalezas e debilidades temáticas dos respectivos doutorados e compará-las com as demandas de formação e investigação dos doutorandos.  Realizar as adequações nos termos dos créditos.  Identificar estratégias de cooperação entre ambos programas associados
    • Nome do projeto: MUDANÇAS CURRICULARES E MELHORIA DO ENSINO PÚBLICO (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIROTTO, E. D. , OLIVEIRA, J. V. P. , CÁSSIO, FERNANDO L. , JACOMINI, M. A. , CORTI, A. P. O. , GOULART, D. C. , JORGE, I. F. .
      Descrição: ste projeto foi elaborado por pesquisadores do Grupo Escola Pública e Democracia (Gepud), que vem estudando e acompanhando a implementação de políticas educacionais em escolas de rede estadual paulista desde 2018. A finalidade da pesquisa é contribuir para a melhoria do ensino público por meio de uma ação conjunta entre pesquisadores de universidades e gestores de sete escolas da rede estadual para a implementação reflexiva, crítica e criativa da Base Nacional Comum Curricular, do Programa Inova Educação e do Novo Ensino Médio, em diálogo com as realidades e necessidades das escolas. Em que medida e como as escolas podem se apropriar criticamente das diretrizes das políticas curriculares oficiais, articulando-as a seus projetos político-pedagógicos locais? Para lidar com esta problemática, propõe-se a realização de uma pesquisa-ação com o objetivo de construir e implementar propostas curriculares respaldadas na autonomia das escolas e na participação democrática das comunidades, considerando suas especificidades, demandas e conhecimentos. Espera-se que o projeto contribua de forma concreta para a melhoria do ensino público do estado de São Paulo, materializada, por exemplo, na melhoria do desempenho dos/as estudantes nas avaliações externas e na diminuição das taxas de reprovação e evasão escolares. Além disso, o projeto pretende fortalecer e consolidar espaços de formação continuada nas unidades escolares e, de forma mais geral, produzir conhecimento teórico-prático sistematizado sobre processos de implementação de políticas curriculares complexas desde as escolas.
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Adams Henrique Soares Molon Geografia Humana Mestrado
    Amanda Cristina Benedetti Geografia Humana Mestrado
    Ana Carolina Paula Basílio Geografia Humana Doutorado
    Claudio Roberto Ribeiro Martins Geografia Humana Doutorado
    David Augusto Santos Geografia Humana Doutorado
    Felipe Garcia Passos Geografia Humana Doutorado
    João Victor Pavesi de Oliveira Geografia Humana Doutorado
    Juliane da Silva Ribeiro Geografia Humana Doutorado
    Larissa de Campos Geografia Humana Mestrado
    Rafaela Lucia Miyake Geografia Humana Mestrado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Patrícia Paula da Silva Geografia Humana Doutorado 27/04/2023
    Juliane da Silva Ribeiro Geografia Humana Mestrado 11/03/2022
    Rafael Cicero de Oliveira Geografia Humana Mestrado 23/02/2024
    Patrícia Paula da Silva Geografia Humana Mestrado 01/10/2012
    Alan Campos Silva de Lemos Geografia Humana Mestrado 12/06/2019
    Guilherme Sandler Geografia Humana Mestrado 09/03/2022
    Pablo Kehoma Costa Santos Geografia Humana Mestrado 12/08/2020
    Juberlândia Custódio Cabral Geografia Humana Mestrado 25/10/2021
    Gabriela Naiara de Souza Candeu Geografia Humana Mestrado 09/12/2020
    João Victor Pavesi de Oliveira Geografia Humana Mestrado 10/11/2020
    Brunna D'Luise Turato Lotti Alves Geografia Humana Mestrado 22/04/2020