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Ana Paula Belém Hey

    • Tem pós-doutorado em Sociologia pelo King´s College London (2015-16). É doutora em Educação ( Sociologia da Educação) pela Universidade Federal de São Carlos (2004), com estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris/França (2001-04). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das Elites, do Poder e da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: elites acadêmicas/científicas, elites e Estado, espaço acadêmico brasileiro, campo do poder brasileiro, pensamento social, produção acadêmica, educação superior.

       

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    • ESTADO, POLÍTICA E AÇÕES COLETIVAS
    • CULTURA E PODER SIMBÓLICO
  • Livros publicados: 3
    • CATANI, A. M. ; NOGUEIRA, M. A. ; HEY, ANA PAULA ; MEDEIROS, C. C. C. . Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte : Autêntica, 2017 . 399p. ISBN: 9788551302293.
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    • HEY, A. P. ; MEDEIROS, R. ; LUIZ, M. C. . Tres miradas sobre la formácion continua de profesores de enseñanza técnica. 1997 (Congresso)
    • HEY, A. P. . A USP. 2005 (Seminário)
    • HEY, A. P. . Trabalhando com a teoria social de Pierre Bourdieu. 2005 (Conferência)
    • HEY, A. P. ; MEDEIROS, R. ; LUIZ, M. C. . Oficina de formação de professores para o ensino técnico. 1996 (Congresso)
    • HEY, A. P. . Batalhas classificatórias e produção em ensino superior. 2004 (Seminário)
    • HEY, A. P. . Luchas clasificatorias y producción académica. Un estudio sobre el espacio de producción académica en la educación superior brasileña en los últimos 20 años. 2005 (Congresso)
    • HEY, A. P. . Esboço de uma sociologia do espaço universitário. 2005 (Simposio)
    • HEY, A. P. ; CATANI, A. M. . A USP e a formação de quadros dirigentes. 2005 (Seminário)
    • HEY, A. P. . Produção acadêmica em educação superior no Brasil: as relações do espaço acadêmico com o campo do poder. 2005 (Congresso)
    • HEY, A. P. . Educação superior no Brasil nos governos FHC e Lula. 2005 (Seminário)
    • HEY, A. P. . A sociologia de Pierre Bourdieu: arcabouço teórico e ferramentas práticas. 2004 (Conferência)
    • HEY, A. P. . L'espace universitaire en question: la concurrence entre les experts au Brésil. 2005 (Congresso)
    • HEY, A. P. . L'enseignement supérieur au Brésil comme objet scientifique: les agents et leurs productions (II). 2004 (Seminário)
    • HEY, A. P. . L'enseignement supérieur au Brésil comme objet scientifique: les agents et leurs productions (I). 2004 (Seminário)
    • HEY, A. P. . O ENEM e o ingresso nas universidades federais. 2009 Jornal
    • HEY, A. P. . Alunos de Sociologia da FFLCH preparam conteúdo para o ensino médio. 2012 USP online Destaque
    • HEY, A. P. . Mais contribuições para a escola pública. 2012 Jornal da USP
    • GRUN, R. ; HEY, ANA PAULA ; GRYNZSPAN, M. ; GRILL, I. G. . Elites na sociedade brasileira contemporânea. 2017 18o Congresso Brasileiro de Sociologia
    • HEY, ANA PAULA . Sociologia da Educação em tempos de ruptura. 2018 Revista
    • HEY, ANA PAULA ; MARTINS, C. B. ; PAIXAO, A. ; OLIVEIRA, A. . Sociologia da Educação no Brasil: entre permanências e novos objetos. 2018 42o Encontro Anual da Anpocs
    • HEY, ANA PAULA ; BERTONCELO, E. ; CHIARAMONTE, ALINE ; CARAVACA, J. . Cultura e Poder. 2018
    • HEY, ANA PAULA ; FREIRE-MEDEIROS, B. ; TELLES, Vera . Circulação Internacional e Experiência Estrangeira. 2018 IV Seminário Discente do PPGS/USP
    • HEY, ANA PAULA ; ALMEIDA, Ana Maria . Rumos Contemporâneos da Sociologia no Brasil II. 2018 Seminário rumos da sociologia no Brasil II
    • HEY, A. P. . USP ensina Sociologia?. 2012 Programa Educação Brasileira da Rede Univesp
    • HEY, A. P. . VII Mostra de Produção Acadêmica e III Colóquio Regional de Pesquisa em Educação. 2007 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • HEY, A. P. ; MEDEIROS, R. ; LUIZ, M. C. . Curso de Formação Continuada de Professores. 1996 (Centro de Educação Tecnológica Paula Souza)
    • RIVETTI, J. M. M. C. ; HEY, A. P. . ELITES POLÍTICAS LATINO-AMERICANAS. 2021 (Laboratório de Eleições, Partidos e Política comparada (LAPPCOM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ))
    • Nome do projeto: Projeto de Pesquisa Um estudo de elites acadêmicas: aparato institucional, política acadêmica e padrões de produção (2005 - 2006
      Natureza: Outra
      Integrantes: HEY, A. P. .
      Descrição: O projeto investiga a formação de elites acadêmicas constituídas por intermédio da institucionalização da pesquisa acadêmica/científica no Brasil a partir dos anos 1970. Centra-se nos agentes que integram as assessorias e as consultorias das agências de fomento à pesquisa ? Capes e CNPq ? no período de 1975 a 2005, analisando suas trajetórias social e de formação acadêmica e profissional, bem como as suas produções acadêmicas. Enfoca a educação e a sociologia, duas áreas do conhecimento pertencentes a pólos extremos no conjunto da hierarquia das disciplinas da área de ciências humanas. Intenciona analisar as relações entre o aparato institucional, a política nacional de formação de acadêmicos e o estabelecimento de padrões da produção acadêmica, por intermédio das lutas geradas entre as diferentes posições dos agentes no campo universitário brasileiro.
    • Nome do projeto: Projeto temático Circulação Internacional e Formação dos Quadros Dirigentes Brasileiros, desenvolvido no Focus/FE Unicamp e os pesquisadores:Afranio Raul Garcia Jr - CRBC/EHESS, França; Gustavo Sora - Univ. Nacional de Córdoba, Argentina; Yves Dezala (2007 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: HEY, A. P. , CANEDO, Letícia B. , BITTENCOURT, Agueda , ALMEIDA, A. M. , GRYNZSPAN, M. , DURAND, J. C. , GARCIA JR, A. R. , SORA, G. , DEZALAY, Y. , OFFERLE, M. .
      Descrição: Este estudo situa-se entre aqueles voltados para a compreensão do significado das batalhas contemporâneas sobre o sentido da ?globalização?, ou do ?projeto universalista?, que propõe, com base em negociações dadas por científicas, estabelecer formas de organização, princípios de ação e modos de governo que se pretende estender ao conjunto do planeta. O alvo é investigar os indivíduos e as redes que operam para a elaboração desse projeto nos organismos inter-governamentais, associações internacionais, ONGs, universidades e sociedades profissionais. Acredita-se que o conhecimento dos agentes envolvidos na aceleração desse projeto trará mais luz para a compreensão desse poderoso dispositivo hegemônico, que tende a se tornar o lugar central da reprodução das elites nacionais dos países periféricos em relação aos centros produtores de modelos institucionais universalistas. A proposta prolonga uma série de pesquisas conduzidas por uma equipe de pesquisadores que, apoiados pelos acordos CAPES/COFECUB, investigam os itinerários intelectuais e profissionais de universitários brasileiros que se dirigiram ao estrangeiro na busca de uma formação doutoral.
    • Nome do projeto: Um estudo de elites acadêmicas: aparato institucional, política acadêmica e padrões de produção (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HEY, A. P. .
    • Nome do projeto: Células de Transformação. Formação de jovens protagonistas em núcleos de ação comunitária em localidades periféricas nas Zonas Oeste e Norte da Cidade de São Paulo/SP (2011 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: HEY, A. P. , ROLDAN, A. M. .
      Descrição: Objetiva contribuir no processo de empoderamento e protagonismo individual e social em uma perspectiva intergeracional. Por meio de metodologias e instrumentos para o desenvolvimento humano e a participação cidadã, visa oferecer oportunidades concretas para resolver a problemática da desagregação e da exclusão social, bem como das carências de formação profissional e pessoal. O projeto é de autoria de Aline Mazeto Roldan, estudante de Ciências Sociais, tendo sido premiado em 2007 pelo Global Millennium Prize das Nações Unidas.
    • Nome do projeto: Da distinção na ciência: um estudo da Academia Brasileira de Ciências (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HEY, A. P. .
      Descrição: O projeto visa analisar o percurso acadêmico-profissional dos cientistas agrupados em torno da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Tal associação, criada em 1916, no Rio de Janeiro, caracteriza-se como uma instância de consagração de cientistas de diferentes campos de conhecimento: Ciências Matemáticas, Físicas, Químicas, da Terra, Biológicas, Biomédicas, da Saúde, Agrárias, da Engenharia e Sociais. Pretende demonstrar como a ABC pode refletir os embates da ciência em relação a outros espaços sociais e, ao mesmo tempo, os conflitos típicos das ciências entre si, ou seja, os enjeux contemporâneos em torno da hierarquização e consagração de diferentes campos disciplinares. Enfatiza o levantamento de dados empíricos acerca do capital científico e simbólico de aproximadamente 700 acadêmicos atuantes, utilizando-se da análise de correspondências múltiplas para o tratamento estatístico dos indicadores. O objetivo é esquadrinhar o sentido desta associação e seu papel no campo científico brasileiro a partir do entendimento da trajetória de formação acadêmica e profissional de seus membros. Visa perscrutar em que medida os cientistas que compõem a ABC podem servir de recurso analítico ao constructo de elites científicas e, com isso, contribuir para o entendimento do espaço social da ciência no país.
    • Nome do projeto: Expansão da Educação Superior e Produção do Conhecimento: Financiamento, Gestão e Avaliação (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HEY, A. P. , CATANI, A. M. , OLIVEIRA, J. F. , SANTOS, C. A. , MORAES, K. N. , AMARAL, N. C. , CARVALHO, C. H. A. , BARREYRO, G. B. , OLIVEIRA, R. L. P. , MACHADO, J. P. .
      Descrição: O presente projeto pretende analisar o processo de expansão da educação superior e da produção do conhecimento no Brasil, tendo em vista compreender possíveis mudanças no habitus e no modus operandi do campo científico-universitário. Trata-se de pesquisa teórico-documental, com exploração de diversos bancos de dados e com possíveis estudos de caso. Serão examinadas as orientações político-econômicas, os indicadores acadêmico-científicos e as tendências em curso no âmbito do financiamento, da gestão e da avaliação da pesquisa e da pós-graduação no Brasil, em suas interfaces com a expansão da educação superior e com a produção do conhecimento. Buscar-se-á analisar e refletir ainda sobre: a) a expansão da educação superior e o crescimento da produção científica, destacando indicadores e debates na área; b) as áreas temáticas estratégicas e priorizadas na produção do conhecimento; c) o financiamento de P&D e CT&I; d) os critérios e procedimentos de avaliação utilizados para financiamento de projetos e concessão de bolsas; e) as mudanças e as inovações na gestão acadêmico-universitária, tendo em vista as atuais demandas em termos de formação, conhecimento e inovação. A pesquisa situa-se no campo das políticas de educação superior, considerando suas interconexões com o campo científico, em geral, uma vez que a pós-graduação e a pesquisa no Brasil se estruturam por áreas específicas e/ou grandes áreas de conhecimento. Destacam-se, sobretudo, a partir de 1995, as políticas de expansão da educação superior e de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que vem impactando fortemente a vida acadêmica das instituições universitárias, sobretudo aquelas pautadas pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa/pós-graduação e extensão.
    • Nome do projeto: Vocabulário Pierre Bourdieu (2009 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HEY, A. P. , CATANI, A. M. , MEDEIROS, C. C. C. , NOGUEIRA, M. A. .
      Descrição: Projeto desenvolvido com Afrãnio Mendes Catani (USP), Maria Alice Nogueira (UFMG) e Cristina Cardoso Medeiros (UFPR), com o objetivo de coordenar e organizar um VOCABULÁRIO, à semelhança de trabalhos dedicados a outros autores e sociólogos, acerca de Pierre Bourdieu. A obra é inédita no terreno nacional e conta com ampla equipe de colaboradores, nacionais e estrangeiros.
    • Nome do projeto: Gênese e significado da tecnociência.Das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (2011 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HEY, A. P. , GARCIA, S. G. , MARICONDA, P. R. , LACEY, H. , BEZERRA, V. A. , RAMOS, M. C. , KYNOUCHI, R. , LECHOPIER, N. , OLIVEIRA, M. B. , GARCIA, J. L. , FERRAZ, A. S. A. , BARAVALLE, L. .
      Descrição: O objetivo central do projeto, a ser desenvolvido no período 2012-2016 com base nas realizações do período 2007-2011, é investigar os papéis desempenhados pelos valores éticos e sociais, sustentados por indivíduos e incorporados em instituições, nas práticas científicas e tecnológicas da atualidade. Esse objetivo desdobra-se em três conjuntos de pesquisas. O primeiro concerne à importância contemporânea da tecnociência, incluindo o impacto de sua pesquisa e desenvolvimento nos processos e na institucionalização da ciência; o segundo trata do desenvolvimento histórico da tecnociência; o terceiro desenvolve uma estratégia sociológica de abordagem transversal das relações entre ciência, tecnologia e sociedade no Brasil. Dentre as questões do primeiro conjunto encontram-se: (a) as mudanças ocorridas em décadas recentes nos modos de produção social da tecnociência com o aumento do financiamento privado da pesquisa científica; (b) o modo como as mudanças afetam o status dos valores tradicionais da comunidade científica: objetividade, neutralidade e autonomia; (c) a função dos direitos de propriedade intelectual nesse processo; (d) problemas teóricos e práticos da biotecnologia; (e) avaliação do significado dessas mudanças a partir de alternativas às práticas tecnocientíficas e o papel da bioética e do ?princípio de precaução?. As investigações do segundo conjunto incluem: (a) a ideia do ?controle da natureza? e os valores do progresso tecnológico e seu impacto na formação da pesquisa científica moderna; (b) as relações entre a ciência e a tecnologia na modernidade, especialmente o papel representado pelas máquinas e pelas ideias mecanicistas, e pelo avanço da experimentação na ciência, e (c) o impacto de ideias da tradição do ceticismo no desenvolvimento da ciência moderna. O terceiro conjunto concentra-se no estudo da sociedade brasileira, contemplando: (a) o debate público sobre educação: a produção contemporânea da doxa na sociedade brasileira; (b) cultura digital e desigualdade: os usos sociais das novas tecnologias de informaçao e comunicação, e (c) instituições de produção, difusão e legitimação do conhecimento. Os três grupos de investigações serão reforçados pelo uso de um modelo de atividade científica, amplamente discutido e aceito pelos membros da equipe de pesquisa, que identifica as interelações entre a adoção, na pesquisa, de estratégias metodológicas particulares e a sustentação de valores éticos e sociais particulares. Além disso, o modelo será testado e complementado pela contraposição com as ideias de Otto Neurath e de outras abordagens da filosofia da ciência contemporânea. O segundo objetivo do projeto, não menos importante, é prático: continuar e expandir as atividades de organização de seminários, de publicação dos trabalhos relevantes e de participação regular em eventos, que reúnem, para uma discussão construtiva e racional, cientistas, filósofos e cientistas sociais brasileiros (e de outros países), de abordagens metodológicas e perspectivas éticas divergentes, de modo a assegurar que um amplo leque de pontos de vista sejam considerados nas investigações, e explorar como os resultados obtidos podem ter um impacto positivo na pesquisa científica, no ensino de ciências e na educação superior..
    • Nome do projeto: A Academia Brasileira de Ciências na gênese do campo científico (2016 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HEY, A. P. .
      Descrição: A pesquisa analisa a Academia Brasileira de Ciências (ABC) como componente imprescindível da gênese do campo científico no Brasil. Criada no Rio de Janeiro em 1916, configura-se como uma instância de consagração dos cientistas no país. Envolvendo vários aspectos de sua formação e consolidação, inicialmente dedica-se ao escrutínio dos seus membros fundadores. Em seguida, volta-se à trajetória científica dos seus presidentes ao longo dos seus 100 anos de criação. Posteriormente, o enfoque recai sobre a trajetória de formação científica e profissional dos membros atuais, distribuídos nas 10 áreas que constituem a ABC.
    • Nome do projeto: Bourdieu nos trópicos: a recepção do autor no campo da educação e a sociologia dos anos 1970, em andamento (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HEY, A. P. .
      Descrição: Visa situar os escritos de Pierre Bourdieu sobre educação e sua recepção no campo da educação e da sociologia no Brasil.
    • Nome do projeto: O campo dos Think Tanks no Brasil (2017 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HEY, A. P. , OLIVEIRA, S. , DIAS, L. P. , ANTUNES, C. , TOMEI, F. .
      Descrição: A pesquisa intenciona analisar a configuração dos institutos Think Tanks no Brasil e a relação com a participação de acadêmicos na feitura dessas instituições. Pelo enfoque marcadamente sociólogico - normalmente os TT são vistos pelo caráter normativo da Ciência Política-, entende que tais institutos materializam uma forma específica de relação entre acadêmicos-atuação política e social-Estado. A pesquisa desenvolve-se em duas frentes: a primeira constitui-se no mapeamento dos institutos Think Tanks no Brasil, identificando sua distribuição geral e as áreas recorrentes. A segunda engloba o estudo de casos isolados, como o Instituto Fundação Fernando Henrique Cardoso e outros institutos mais voltados à definição política do mundo social.
    • Nome do projeto: Educação e cultura como disputa social (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HEY, A. P. , NIEMIETZ, C. L. , JORGE, I. F. .
      Descrição: O projeto envolve múltiplos aspectos relacionados ao papel da educação e da cultura no Brasil contemporâneo, entre eles as disputas entre diferentes grupos e atores sociais em torno de suas definições, hierarquias e distribuição. Tendo como abordagem disputas simbólicas que visam legitimar divisões culturais e educacionais, abrange desde a configuração do sistema educacional, a formulação de políticas educacionais e culturais, passando por comissões governamentais até chegar nas feições expressas nas instituições. Clivagens sociais no interior do sistema de ensino, diferenças de acesso à cultura e desigualdades culturais são algumas temáticas enfatizadas. Especial atenção é dada, ainda, às questões relativas à educação superior no país.
    • Nome do projeto: A Sociologia da Educação no Brasil no período 2002-2017 (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HEY, A. P. , ALMEIDA, A. M. .
      Descrição: Análise da produção bibliográfica da Sociologia da Educação no país no período 2002-2017. O ensaio analítico compreende as produções mais relevantes nessa área, indicando temas gerais, espaços de produção e pesquisadores aí envolvidos. O trabalho irá compor a coletânea Sociologia Brasileira Hoje, organizada por Sergio Miceli e Carlos Benedito Martins.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação, Cultura e Conhecimento (2010 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: HEY, A. P. , GARCIA, S. G. , RODRIGUES, LIDIANE SOARES .
      Descrição: Grupo de pesquisa que envolve pesquisadoras de 2 instituições diferentes, além de agrupar alunos de graduação, mestrado, doutorado e pósdoutorado.
    • Nome do projeto: USP ensina Sociologia (2009 - 2015
      Natureza: Ensino
      Integrantes: HEY, A. P. .
      Descrição: O projeto consistiu na elaboração de um site que disponibiliza as produções dos alunos realizadas no Laboratório de Ensino de Sociologia. São de livre acesso os materiais de apoio ao professor da rede pública que trabalha com ensino de Sociologia.
    • Nome do projeto: Campos de produção cultural e bens simbólicos (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HEY, A. P. , MARCELINO, G. H. , GUERRINI, D. .
      Descrição: Trata-se de amplo projeto longitudinal que objetiva investigar uma economia de bens simbólicos relativa a campos de produção cultural, tais como o acadêmico, o científico, o jornalístico e o burocrático. Objetiva demonstrar a estrutura e a dimensão simbólica das trocas existentes em tais espaços, bem como as relações de força com espaços detentores de poder (econômico, estatal).
    • Nome do projeto: Campo do poder brasileiro: elites, reprodução e dominação (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HEY, A. P. , ANTUNES, C. , TOMEI, FRANCESCO , LOURO, PEDRO GRUNEWALD , RIVETTI, J. M. M. C. , CHAVES, V. , GIANNECCHINI, L. .
      Descrição: O projeto agrupa uma série de pesquisas, de longo prazo, voltadas à estruturação e à composição do campo do poder no Brasil contemporâneo. Estudos de diferentes grupos de elite (cultural, política, econômica, estatal) visam construir um corpus de conhecimento sobre a concentração e a reprodução do poder no país, sobretudo a partir do processo de redemocratização. As relações travadas no interior e entre diferentes espaços sociais conferem análises particulares de modos de dominação. A atenção à configuração recente de criação ou renovação de instituições que dão vida ao campo do poder assume relevância, tais como as fundações privadas e familiares, a nova filantropia e os institutos Think Tanks. Aborda também pesquisas relativas à especificidade de gênero em posições dominantes do campo político e cultural.
    • Nome do projeto: World Elite Database - WED Project (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HEY, A. P. , LEITE, E. , CANTU, R. , ASSIS, K. , LOPEZ JUNIOR, F. G. , VIANNA, S. T. W. .
      Descrição: The World Elite Database (WED) project is an international consortium of scholars working together to develop a new standardized data regime to study, and share data about, elites across the world.In Brazil, the project is developed between University de Sao Paulo, University of Sao Carlos, University of Pelotas and IPEA.WED focuses on economic power, conceived as a system of asymmetrical interdependent relationships between organisational positions from which individuals can affect the rules that organise production, trade, consumption and the conditions for financing these activities. Consequently, in each country, we are interested in the individual characteristics and organisational attributes that are regularly associated with these positions. The objects of comparison for WED are neither individuals nor organisations per se, but the social structures in which they interact. What will be compared through WED are the forms of differentiation, the principles of hierarchisation and the modes of coordination produced by national histories that are necessarily singular.
    • Nome do projeto: Da distinção na ciência: um estudo da Academia Brasileira de Ciências (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HEY, A. P. .
      Descrição: O projeto visa analisar o percurso acadêmico-profissional dos cientistas agrupados em torno da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Tal associação, criada em 1916, no Rio de Janeiro, caracteriza-se como uma instância de consagração de cientistas de diferentes campos de conhecimento: Ciências Matemáticas, Físicas, Químicas, da Terra, Biológicas, Biomédicas, da Saúde, Agrárias, da Engenharia e Sociais. Pretende demonstrar como a ABC pode refletir os embates da ciência em relação a outros espaços sociais e, ao mesmo tempo, os conflitos típicos das ciências entre si, ou seja, os enjeux contemporâneos em torno da hierarquização e consagração de diferentes campos disciplinares. Enfatiza o levantamento de dados empíricos acerca do capital científico e simbólico de aproximadamente 700 acadêmicos atuantes, utilizando-se da análise de correspondências múltiplas para o tratamento estatístico dos indicadores. O objetivo é esquadrinhar o sentido desta associação e seu papel no campo científico brasileiro a partir do entendimento da trajetória de formação acadêmica e profissional de seus membros. Visa perscrutar em que medida os cientistas que compõem a ABC podem servir de recurso analítico ao constructo de elites científicas e, com isso, contribuir para o entendimento do espaço social da ciência no país. (2a fase)
    • Nome do projeto: A Academia Brasileira de Ciências como recurso para a construção do campo científico brasileiro (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HEY, A. P. .
      Descrição: The project seeks to analyse the academic and professional trajectory of the scientists gathered around the Brazilian Academy of Sciences (BAS). This association, created in 1916 in Rio de Janeiro, is characterized as an instance of consecration of scientists from different fields of knowledge, corresponding to the logic of peer recognition in the grouping of scientific profiles and in the reproduction of its (lifelong) titular members. It aims also to analytically explore the scientific and symbolic capital of approximately 500 of its current academics. They represent the following areas: mathematics, physics, chemistry, earth sciences, biology, biomedicine, health sciences, agriculture, engineering and social sciences. From previously collected systematized empirical data, the central focus lies in studying the Brazilian scientific field in its current structure, basing it on the scrutiny of academic and professional education indicators of those who make up the scientific elite of the country. It seeks to scrutinize the extent to which scientists that comprise the BAS can serve as an analytical resource for the construction of the scientific field in the country. It demonstrates the contemporary disputes around the hierarchy and establishment of different scientific disciplines and the struggles of science in relation to other social spaces. At the same time, it seeks to provide elements for the construct of scientific elites, contributing in this perspective to analyses of power, prestige and distinction correlated to the social space of science.
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Camila Almeida Vaz Antunes Sociologia Doutorado
    Camila Assunção Crumo Sociologia Doutorado
    Carla Maria Campardo Paiva Sociologia Doutorado Direto
    César de Lima Niemietz Sociologia Doutorado
    Francesco Andrade Tomei Sociologia Doutorado
    Giovanna Henrique Marcelino Sociologia Doutorado
    Jéssica Mayara de Melo Rivetti Sociologia Doutorado
    Laura Mariana Giannecchini Sociologia Doutorado Direto
    Lucca Ignácio Morais Luiz Sociologia Doutorado
    Pedro Grunewald Louro Sociologia Doutorado Direto
    Vanilda Souza Chaves Sociologia Doutorado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Mayara Oliveira Fernandes Sociologia Mestrado 10/04/2024
    Isabel Furlan Jorge Sociologia Mestrado 10/03/2023
    Francesco Andrade Tomei Sociologia Mestrado 19/03/2018
    César de Lima Niemietz Sociologia Mestrado 02/10/2017
    Nathalia Mansour de Oliveira Sociologia Mestrado 19/02/2024