Não autenticado |

Rosangela Sarteschi

    • Possui graduação em Letras - Inglês e Português pela Universidade de São Paulo (1984). Doutora em Letras (Estudos Comprados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora doutora junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP. Atua na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, na linha de pesquisa "Literatura e experiência histórica nos países de língua portuguesa", abordando especificamente temas como literatura e sociedade, ensino de literatura (a lei 11.645/08 em perspectiva), literatura negra brasileira e portuguesa, literatura e política. Cumpriu estágio de pós-doutoramento junto à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desenvolvendo a pesquisa: ?Literatura de autoria negra em Portugal: presença silenciosa??. É pesquisadora junto ao Núcleo de Apoio à Pesquisa "Brasil-África?, tendo sido vice-coordenadora no período de 2010-2016. É coordenadora do grupo de estudos "Literatura e vida social nos países de língua portuguesa: temas e tempos" e vice-diretora do Centro de Estudos Africanos da USP ? CEA/USP.

       

      Links:    

    • A África no Brasil e o Brasil na África: novos horizontes
    • Literatura e experiência histórica nos países de língua portuguesa
    • Literatura e ensino: a Lei 11.645/08 em perspectiva
    • Literatura e vida social nos países de língua portuguesa
    • SARTESCHI, Rosangela ; ALVES, Fabio Cesar . DOSSIÊ 31: LITERATURA E POLÍTICA NOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - Via Atlântica. São Paulo : PPG Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, 2017 . 353p. ISBN: 1516-5159.
    • SARTESCHI, Rosangela ; SILVA, P. C. A. . Literatura Negra Brasileira - Revista Itinerários 46. Araraquara : Fac. de Ciências e Letras/Unesp Araraquara, 2018 . 240p. ISBN: 0103815X.
    • SARTESCHI, Rosangela ; PUGLIA, Daniel ; SILVA, R. V. R. E. . Antonio Candido - Literatura e Transformação Social - Via Atlântica 35. São Paulo : PPG Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, 2019 . 361p. ISBN: 23178086.
    • SARTESCHI, Rosangela ; MARTIN, V. L. R. ; SILVA, R. V. R. E. . Maria Aparecida Santilli - textos e contextos em língua portuguesa. São Paulo : NAP Brasil- África e Bibliaspa, 2020 . 213p. ISBN: 9788562729157.
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura Negra Brasileira e os diálogos com o cânone: outros olhares, outras histórias Portuguese Literary & Cultural Studies (PLCS) , v. 34-35 , p. 373 - 391 , 2021. ISSN: 25731432.
    • SARTESCHI, Rosangela . Memórias em conflito em Essa Dama Bate Bué! ITINERARIOS (UNESP. ARARAQUARA) , v. 1 , p. 127 - 138 , 2021. ISSN: 0103815X.
    • SARTESCHI, Rosangela . Uma voz negra desponta no cenário de Portugal ITINERARIOS (UNESP. ARARAQUARA) , v. 1 , p. 295 - 299 , 2021. ISSN: 0103815X.
    • PUGLIA, Daniel ; SILVA, R. V. R. E. ; SARTESCHI, Rosangela . Editorial do dossiê Antonio Candido: literatura e transformação social VIA ATLÂNTICA , v. 35 , p. 04 - , 2019. ISSN: 23178086.
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura Contemporânea de Autoria Negra em Portugal: impasses e tensões VIA ATLÂNTICA , v. 36 , p. 283 - 304 , 2019. ISSN: 23178086.
    • SILVA, P. C. A. ; SARTESCHI, Rosangela . apresentação do dossiê 'Literatura Negra Brasileira' ITINERARIOS (UNESP. ARARAQUARA) , v. 46 , p. 09 - 11 , 2018. ISSN: 0103815X.
    • ALVES, Fabio Cesar ; SARTESCHI, Rosangela . Editorial do dossiê 'Literatura e política nos países de língua portuguesa' VIA ATLÂNTICA (USP) , v. 31 , p. 9 - 11 , 2017. ISSN: 15165159.
    • SARTESCHI, Rosangela . O ensino de literatura: perspectivas comparatistas e a formação de professores à luz da Lei 11.645/08 REVISTA CRIOULA (USP) , v. 18 , p. 13 - 30 , 2016. ISSN: 19817169.
    • SARTESCHI, Rosangela . Caminhos da resistência literária em seis poetas negros contemporâneos brasileiros Via Atlântica (USP) , v. 27 , p. 383 - 397 , 2015. ISSN: 15165159.
    • SARTESCHI, Rosangela . História e ficção: caminhos que se cruam em "A costa dos murmúrios", de Lídia Jorge Teia literária , v. 4 , p. 73 - 84 , 2010. ISSN: 19813767.
    • SARTESCHI, Rosangela . As literaturas de língua portuguesa no ensino básico: breve reflexão Via Atlântica (USP) , v. 18 , p. 133 - 146 , 2010. ISSN: 15165159.
    • SARTESCHI, Rosangela . Diálogos literários ? Literatura, comparativismo e ensino (resenha) Via Atlântica (USP) , v. 15 , p. 301 - 305 , 2009. ISSN: 15165159.
    • SARTESCHI, Rosangela . Cabo Verde - Literatura em Chão de Cultura, de Simone Caputo Gomes (resenha) Via Atlântica (USP) , v. 14 , p. 185 - 191 , 2008. ISSN: 15165159.
    • SARTESCHI, Rosangela ; CHAVES, Rita . Os trabalhos e os dias, de Baltasar Lopes: a visão mítico-cosmogônica de um povo Via Atlântica (USP) , v. 10 , p. 90 - 100 , 2006. ISSN: 15165159.
    • SARTESCHI, Rosangela . A literatura negra brasileira na escola: algumas perspectivas. Diálogos & Resistências: a África no Brasil e o Brasil na África, v. 1, p. 179 - 235, 2021.
    • SARTESCHI, Rosangela . A experiência feminina diante da violência: a via crucis perpetuada. História, cultura e política no mundo lusófono, v. 2, p. 391 - 401, 2022.
    • SARTESCHI, Rosangela . Prefácio para o livro Estética e Raça - ensaios sobre a literatura negra. Estética e Raça - ensaios sobre a literatura negra, v. 1, p. 01 - , 2021.
    • SARTESCHI, Rosangela ; SILVA, R. V. R. E. ; MARTIN, V. L. R. . Entre o Tejo e o Kwanza: uma trajetória exemplar. Maria Aparecida Santilli - textos e contextos em língua portuguesa, v. 1, p. 30 - 36, 2020.
    • SARTESCHI, Rosangela ; SILVA, R. V. R. E. ; MARTIN, V. L. R. . Apresentação - Sobre este livro. Maria Aparecida Santilli - textos e contextos em língua portuguesa, v. 1, p. 8 - 11, 2020.
    • SARTESCHI, Rosangela . Notas sobre O Livros do Guerrilheiros: narrativas, de Luandino Vieira. África e Brasil - culturas híbridas, identidades pluarais, v. 1, p. 191 - 205, 2019.
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura e resistência na poesia negra brasileira contemporânea: percursos. Nas fronteiras da linguagem - língua, literatura e cultura, v. 1, p. 215 - 231, 2017.
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura na escola: de que autores falamos?. Literatura e ensino - reflexões, diálogos e interdisciplinaridade, v. 1, p. 39 - 58, 2016.
    • SARTESCHI, Rosangela . Violência e Marginalidade em dois contos brasileiros. ESTUDOS DA AIL EM LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURAS BRASILEIRAS, v. 1, p. 165 - 171, 2015.
    • SARTESCHI, Rosangela ; MARTIN, V. L. R. . Estudos comparados de literaturas e língua portuguesa e ensino. Estudos comparados: teoria, crítica e metodologia, v. 1, p. 405 - 430, 2014.
    • SARTESCHI, Rosangela . Pepetela e O quase fim do mundo. Literatura e memória política, v. 1, p. 49 - 61, 2014.
    • SARTESCHI, Rosangela . Entre o Tejo e o Kwanza: uma trajetória exemplar. Travessias - D. João VI e o mundo lusófono, v. 1, p. 313 - 318, 2013.
    • SARTESCHI, Rosangela . O DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E HISTÓRIA NA CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES NACIONAIS NOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA. A língua portuguesa no mundo, v. 1, p. 15 - , 2008.
    • SARTESCHI, Rosangela . Resgatar a inteireza dos corpos negros . Jornal Público , Lisboa , 15 mai. 2020.
    • SARTESCHI, Rosangela . Comentário sobre a prova de Redação FUVEST 2000 . Questões resolvidas e avaliadas do Vestibular da FUVEST/99 - 2a. fase , São Paulo , . .
    • SARTESCHI, Rosangela . Os caminhos da memória em O livro dos guerrilheiros. In: XV Congresso Internacional da Abralic , 2017 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do XV Congresso Internacional da Abralic. : , 2017.
    • SARTESCHI, Rosangela . A representação da violência contra a mulher na literatura: alguns apontamentos. In: XIII Congresso luso-afro-brasileiro de Ciências Sociais , 2018 , Guarulhos. Caderno de Resumos do XIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. : , 2018.
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura Negra Brasileira e os diálogos com o cânone: alguns apontamentos. In: II Congresso Internacional Língua, culturas e literaturas em diálogo: identidades silenciadadass , 2018 , Brasilia. Cadernos de Resumos do II Congresso Internacional Língua, culturas e literaturas em diálogo: identidades silenciadadass. : , 2018.
    • SARTESCHI, Rosangela . O ensino de literatura: perspectivas comparatistas e a formação de professores à luz da Lei 11.645/08. In: VI Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2017 , Santarém. Resumos do VI SIMELP. : , 2017.
    • SARTESCHI, Rosangela . Notas sobre 'O livro dos guerrilheiros - narrativas', de José Luandino Vieira. In: Congresso Internacional; de Estudos sobre África e Brasil , 2017 , Garanhuns. Caderno de Resumos CONEAB. Garanhuns : NEAB/UPE, 2017. p. 156 - 156.
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura e resistência: vozes negras na literatura brasileira. In: III Enilli , 2015 , Garanhuns. Caderno de Resumos do III Enilli. Garanhuns : Ed. Jairo Nogueira Luna, 2015. p. 81 - 81.
    • SARTESCHI, Rosangela . A Lei 10.639/03 e suas implicações no ensino de literatura: novas vozes no sistema literário brasieiro. In: I Colóquio Interestadual os fios que nos unem: tecendo conhecimentos sobre a Lei 10.639/03 , 2011 , São Paulo. Anais do I Colóquio Interestadual os fios que nos unem: tecendo conhecimentos sobre a Lei 10.639/03. São Paulo : Centro Paula Souza, 2011. p. 28 - 33.
    • SARTESCHI, Rosangela . A Lei 11.645/08 e o ensino de literatura afro-brasileira em perspectiva. In: XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais , 2011 , Salvador. Anais do XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Salvador : , 2011.
    • SARTESCHI, Rosangela . Diversidade cultural e educação: o ensino das literaturas de língua portuguesa em perspectiva. In: XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP , 2009 , Salvador. Caderno de Resumos do XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP. Salvador : EDUFBA e EDUEFES, 2009. p. 263 - 263.
    • SARTESCHI, Rosangela . A personagem feminina em Mayombe, de Pepetela: os limites da transformação. In: III Encontro de Professores de Literaturas Africanas , 2008 , Rio de Janeiro. Anais do III Encontro de Professores de Literaturas Africanas. Rio de Janeiro : , 2008.
    • SARTESCHI, Rosangela . A personagem feminina em Mayombe. In: III Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa - Pensando África: crítica, pesquisa e ensino , 2007 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos III Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa - Pensando África: crítica, pesquisa e ensino. Rio de Janeiro : , 2007. p. 91 - 91.
    • SARTESCHI, Rosangela . O romance realista e a questão das simbologias. In: XXI Encontro de Professores de Lit. Portuguesa - Revoluções, Diásporas e Identidades , 2007 , São Paulo. Caderno de Resumos do XXI Encontro de Professores de Lit. Portuguesa - Revoluções, Diásporas e Identidades. São Paulo : , 2007. p. 151 - 151.
    • SARTESCHI, Rosangela . A constituição do herói em Balada da praia dos cães e Mayombe. In: Colóquio Caminhos da Língua Portuguesa África - Brasil , 2006 , Campinas. Caderno de Resumos do Colóquio Caminhos da Língua Portuguesa África - Brasil. Campinas : Unicamp, 2006. p. 70 - 70.
    • SARTESCHI, Rosangela . A personagem feminina, em Balada da praia dos cães. In: XX Encontro Brasileiro de Professores de Literatura Portuguesa , 2005 , Niterói. Anais do XX Encontro Brasileiro de Professores de Literatura Portuguesa. Niterói : Leo Christiano Editorial Ltda, 2005.
    • SARTESCHI, Rosangela . As muitas vozes de Angola e Portugal. In: II Encontro Internacional de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa , 2003 , São Paulo. Caderno de Resumos do II Encontro Internacional de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. São Paulo : Centro de Estudos POrtugueses/FFLCH/USP, 2003. p. 107 - 107.
    • SARTESCHI, Rosangela . As muitas vozes de Angola e Portugal. In: Congresso Internacional de Literaturas Africanas (Cinco Povos Cinco Nações) , 2003 , Coimbra. Actas do Congresso Internacional de Literaturas Africanas (Cinco Povos Cinco Nações). Coimbra : Novo Imbondeiro, 2003. p. 698 - 703.
    • SARTESCHI, Rosangela . Apresentação de África heroica: tempos e mitos universais. São Paulo : Editora Kazuá , 2023 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer para Adelaide Vieira Machado. 2021 (Parecer)
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer Mario Lugarinho. 2020 (Parecer)
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer para Emerson Inácio. 2020 (Parecer)
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer Helder Thiago Maia. 2020 (Parecer)
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer para a revista Scripta. 2020 (Parecer)
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer para a revista Texto Poético. 2020 (Parecer)
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer para revista Mulemba. 2020 (Parecer)
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer para a revista Literatura e Sociedade. 2020 (Parecer)
    • SARTESCHI, Rosangela . Comissão Científica do Colóquio Internacional de Estudos Literários Homoerotismo e Resistência na Literatura Portuguesa ? Reverberações da Poética de António Botto,. 2018 (Assessoria)
    • SARTESCHI, Rosangela . Comissão Científica - DISCURSOS MEMORIALISTAS E A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA. 2019 (Assessoria)
    • SARTESCHI, Rosangela . Pareceres de avaliação pedido de reingresso no curso de Letras. 2018 (Parecer)
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer para Revista Opiniães. 2017 (Parecer)
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer para Revista Itinerários. 2018 (Parecer)
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer para Revista Crioula. 2018 (Parecer)
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer para Revista Via Atlântica. 2018 (Parecer)
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer para Revista Tereza do Programa de Literatura Brasileira - USP. 2018 (Parecer)
    • SARTESCHI, Rosangela ; Fruguli, Heitor ; Zingano, Marco Antonio ; MELO, I. M. . Comissão de sindicância - membro. 2017 (Outra)
    • SARTESCHI, Rosangela ; ORTALE, F. ; CENCI, D. ; SILVA, D. S. . Guia do aluno de licenciatura. 2016 (Outra)
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer para revista Crioula. 2016 (Parecer)
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer para revista Literatura e Sociedade. 2016 (Parecer)
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer para revista Via Atlântica. 2016 (Parecer)
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer para revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2016 (Parecer)
    • SARTESCHI, Rosangela ; CAMARGO, E. P. . Normas e diretrizes para a apresentação de projetos. 1988 (Outra)
    • SARTESCHI, Rosangela . Guia de entidades nacionais de fomento à pesquisa e programas especiais de incentivo à pesquisa. 1996 (Outra)
    • SARTESCHI, Rosangela . A experiência feminina diante da violência: a via crucis perpetuada. 2019 (Simposio)
    • SARTESCHI, Rosangela . Pepetela e O quase fim do mundo: a história a ocntrapelo. 2021 (Seminário)
    • SARTESCHI, Rosangela . Ensino de literatura à luz da 10.639/03: contribuição para uma educação antirracista. 2022 (Congresso)
    • SARTESCHI, Rosangela . Memórias em conflito em Essa Dama Bate Bué!. 2021 (Congresso)
    • SARTESCHI, Rosangela . Memórias em conflito em Essa Dama Bate Bué!. 2021 (Congresso)
    • SARTESCHI, Rosangela . Uma flor nasceu na rua: laços e afetos em espaços de exclusão. 2021 (Congresso)
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura e afro-descendência do Brasil a Portugal: uma trajetória de pesquisa. 2022 (Seminário)
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura negra em Portugal. 2020 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . O ensino e a literatura negra. Perspectivas multiculturais: O caso brasileiro. 2019 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . A escrita negra em Portugal: presença silenciosa?. 2019 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . É possível falar em literatura negra portuguesa?. 2019 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela . A representação da violência contra a mulher na literatura: alguns apontamentos. 2018 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura Negra Brasileira e os diálogos com o cânone: alguns apontamentos. 2018 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela . Uma flor nasceu na rua: laços e afetos em espaços de exclusão. 2019 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura negra brasileira: antecedentes e panorama. 2018 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . Apresentando Pepetela e o romance Mayombe. 2018 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . Notas sobre a literatura no ensino médio: problematizando o cânone. 2017 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . Mayombe, um romance angolano. 2017 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . Uma leitura do romance Mayombe, de Pepetela. 2017 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . Uma leitura do romance Mayombe, de Pepetela. 2017 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . Os caminhos da memória em 'O livro dos guerrilheiros'. 2017 (Congresso)
    • SARTESCHI, Rosangela . O ensino de literatura : perspectivas comparatistas e a formação de professores à luz da Lei 11.645/08. 2017 (Congresso)
    • SARTESCHI, Rosangela . Notas sobre 'O livro dos guerrilheiros - narrativas', de José Luandino Vieira. 2017 (Congresso)
    • SARTESCHI, Rosangela . Escritas da revolução em Angola: Luandino Vieira e Pepetela. 2017 (Congresso)
    • SARTESCHI, Rosangela . A Lei 11645/08 e a literatura negra na escola. 2016 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . Violência e marginalidade: corpos femininos em evidências. 2016 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura na escola: de que autores falamos?. 2015 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura e resistência: vozes negras na literatura brasileira. 2015 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . O mundo à revelia: uma leitura de Ferréz e Cuti. 2013 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura afro-brasileira: perspectivas e aplicações. 2013 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . A poesia negra brasileira contemporânea. 2013 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . A poesia negra brasileira contemporânea - alguns aspectos. 2014 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . Violência e marginalidade em dois contos brasileiros. 2014 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela . A Lei 11.645/08 e o ensino de literatura afro-brasileira em perspectiva. 2011 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela . A Lei 10.639/03 e as suas implicações no ensino de literatura: novas vozes no sistema literário brasileiro. 2011 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura e história: constituição das identidades nos países de língua oficial portuguesa. 2012 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela . A poesia negra brasileira contemporânea. 2010 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . A poesia negra brasileira contemporânea - um breve panorama. 2012 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . A poesia negra brasileira contemporânea - um breve panorama. 2011 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . A poesia negra brasileira contemporânea - um breve panorama. 2011 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura africana e afro-brasileira: principais autores e tendências. 2011 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . História e ficção: caminhos que se cruzam em A costa dos murmúrios, de Lídia Jorge. 2010 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela ; SILVA, R. V. R. E. . Literatura e história nos países de língua portuguesa - século XX. 2008 (Simposio)
    • SARTESCHI, Rosangela . O diálogo entre a literatura e história na constituição das identidades nacionais nos países de língua oficial portuguesa. 2008 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela . Diversidade cultural e educação: o ensino das literaturas de língua portuguesa. 2009 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . Entre o Tejo e o Kwanza: uma trajetória exemplar. 2008 (Conferência)
    • SARTESCHI, Rosangela . A personagem feminina em Mayombe, de Pepetela: os limites da transformação. 2007 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela . O romance realista e a questão das simbologias. 2007 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela . A constituição do herói nos romances Balada da praia dos cães, de José Cardoso Pires e Mayombe, de Pepetela. 2006 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela . A personagem feminina em Balada da praia dos cães, de José Cardoso Pires e em Mayombe, de Pepetela. 2006 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela . A personagem feminina, em Balada da praia dos cães. 2005 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela . As muitas vozes de Angola e Portugal. 2003 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela . As muitas vozes de Angola e Portugal. 2003 (Comunicacao)
    • SARTESCHI, Rosangela ; NEGRÃO, E. V. ; JANCSÓ, I. . 5o. Simpósio de Iniciação Científica da USP - Área de Humanidades. 1997 (Pró-Reitoria de Pesquisa/USP e Comissão de Pesquisa/FFLCH)
    • SARTESCHI, Rosangela ; JANCSÓ, I. ; NOVAES FILHO, M. A. ; NEGRÃO, E. V. . 8o. Simpósio de Iniciação Científica da USP - Área de Humanidades. 2000 (Pró-Reitoria de Pesquisa/USP e Comissão de Pesquisa/FFLCH)
    • SARTESCHI, Rosangela ; NEGRÃO, E. V. ; NOVAES FILHO, M. A. ; JANCSÓ, I. . 9o. Simpósio de Iniciação Científica da USP - Área de Humanidades. 2001 (Pró-Reitoria de Pesquisa/USP e Comissão de Pesquisa/FFLCH)
    • SARTESCHI, Rosangela ; NOVAES FILHO, M. A. ; FLEMING, Maria Isabel ; SALLES, Cecilia Helena L de . 11o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2003 (USP/CNPq)
    • SARTESCHI, Rosangela ; NOVAES, Moacyr ; FLEMING, Maria Isabel ; SALLES, Cecília Helena L de . 12o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica. 2004 (USP/CNPq)
    • SARTESCHI, Rosangela ; NOVAES, Moacyr ; FLEMING, Maria Isabel ; SALLES, Cecília Helena L de . 13o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica. 2005 (USP/CNPq)
    • NOVAES, Moacyr ; SALLES, Cecilia Helena L de ; SARTESCHI, Rosangela ; FLEMING, Maria Isabel ; ZANI NETO, A. . Seminários de Pesquisa: Impactos de novas tecnologias na pesquisa em Ciências Humanas e Humanidades. 2002 (Comissões de Pesquisa da FFLCH, MAE, MP, ECA e FAU)
    • FLEMING, Maria Isabel ; NOVAES, Moacyr ; SALLES, Cecilia Helena L de ; ZANI NETO, A. ; SARTESCHI, Rosangela . Seminários de Pesquisa "Pesquisa, Educação e Cidadania". 2003 (Comissões de Pesquisa da FFLCH, FAU, IEB, MAE, MP, ECA)
    • ABDALA JUNIOR, Benjamin ; CHAVES, Rita ; MACEDO, Tania ; SARTESCHI, Rosangela ; MARTIN, V. L. R. ; SANTILLI, M. A. ; GARMES, Helder . II Encontro Internacional de Professores de Literaturas de Língua Portuguesa. 2003 (Universidade de São Paulo/ Centro de Estudos Portugueses)
    • FLEMING, Maria Isabel ; ZANI NETO, A. ; VENTURA, A. ; ZYLBERSZTAJN, D. ; TORRES, E. A. S. ; SOUZA, M. A. ; MARCO, V. ; SARTESCHI, Rosangela . 14o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2006 (USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; CHAVES, Rita ; MACEDO, Tania . I Seminário Intrernacional Literatura, Guerra e Paz: discursos da memória. 2007 (Área de Estudos Comparados de Lit. de Língua Portuguesa da FFLCH/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; INACIO, Emerson da Cruz ; GREGORIN FILHO, José Nicolau . VII Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. 2007 (Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH)
    • SARTESCHI, Rosangela ; ZANI NETO, A. ; MARCO, V. ; TORRES, E. A. S. ; SOUZA, M. A. . 15o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2007 (USP)
    • GOMES, Simone Caputo ; INACIO, Emerson da Cruz ; SARTESCHI, Rosangela ; MARTIN, Vima ; LUGARINHO, Mário César ; SILVA, R. V. R. E. . Contravento, pedra-a-pedra: I Seminário Internacional de estudos cabo-verdianos. 2008 (Área de Pós-Graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; SILVA, R. V. R. E. ; CUNHA, Maria Zilda . VIII Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. 2008 (Área de Pós-Grqaduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; SILVA, R. V. R. E. ; LIMA-HERNANDEZ, Maria Célia ; MARÇALO, Maria João ; MARTIN, Vima ; MICHELETTI, Guaraciaba . I Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. 2008 (Universidade de São Paulo e Universidade de Évora)
    • SARTESCHI, Rosangela ; GARMES, Helder ; GORDON, Richard ; SARAIVA, Sueli . II Simpósio USP/Ohio State University. 2009 (USP/OSU)
    • SARTESCHI, Rosangela ; PASTORE, A. L. . 16o. SIICUSP. 2008 (USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; PASTORE, A. L. ; BUENO, B. O. . 17o. SIICUSP. 2009 (USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; PASTORE, A. L. . 18o. SIICUSP. 2010 (USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; MARTIN, Vima ; Oliveira, Paulo Fernando Motta . Da república ao 25 de abril: A miragem do Império. 2010 (USP/UNIFESP/Universidade do MInho e Ohio State University)
    • SARTESCHI, Rosangela ; MARTIN, V. L. R. ; SILVA, R. V. R. E. ; SALUM, Lisy . 1o. Seminário Interno - NAP Brasil - África. 2012 (NAP Brasil - África)
    • SARTESCHI, Rosangela ; PUGLIA, Daniel ; PASTORE, A. L. . 19o. SIICUSP. 2011 (USP)
    • GARMES, Helder ; SARTESCHI, Rosangela . Seminário Nacional Ações afirmativas e transversalidade de gênero, etnia e classe. 2012 (ANDES-SN)
    • SARTESCHI, Rosangela ; ABDALA JUNIOR, Benjamin ; BAXTER, A. N. . III SIMELP (Conselho científico). 2011 (Universidade de Macau)
    • SOUZA, M. M. E. ; SARTESCHI, Rosangela . Seminário Nacional Interlocuções Brasil - África. 2013 (Nap Brasil - África)
    • SARTESCHI, Rosangela . IV Simelp? ultrapassando fronteiras, unindo culturas (Conselho Científico). 2013 (Universidade Federal de Goiás)
    • SARTESCHI, Rosangela . V Simelp ? de volta ao futuro (Conselho Científico). 2015 (Universidade de Salento)
    • SARTESCHI, Rosangela ; PUGLIA, Daniel ; TSUKA, E. . 20º. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP)-Área de Ciências Humanas e Humanidades,. 2012 (USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; PUGLIA, Daniel ; TSUKA, E. . 21º. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP), Área de Ciências Humanas e Humanidades. 2013 (ECA/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; PUGLIA, Daniel ; TSUKA, E. . 22º. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP), Área de Ciências Humanas e Humanidades. 2014 (FFLCH/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; FRANCO, E. ; GARMES, Helder . Debate: Violências de gênero e raça no âmbito das Universidades. 2015 (ADUSP/Andes- Regional São Paulo)
    • SARTESCHI, Rosangela ; SALUM, Lisy . Encontros mensais: palestras e debates de pesquisas em andamento no NAP Brasil-África. 2014 (NAP Brasil - África)
    • SARTESCHI, Rosangela ; SILVA, P. C. A. . Seminário Literatura Negra Brasileira: diálogos possíveis. 2017 (USP e Unesp/Araraquara)
    • SARTESCHI, Rosangela . Seminários de Pesquisa: Literatura, educação e questão étnico-racial. 2017 (PPG Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa)
    • SARTESCHI, Rosangela ; SILVA, P. C. A. . Seminários de Literatura Negra: diálogos e enfrentamentos. 2019 (Unesp / USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; PEREIRA, P. S. . Seminários de Pesquisa - Grupo de estudos Literatura e vida social nos países de língua portuguesa: temas e tempos. 2019 (USP/PPG ECLLP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; CORREA, M. P. J. ; SILVA, L. M. A. ; JARDIM, F. A. A. . Gênero, raça e ensino na vida literária contemporânea. 2020 (NAP Brasil África)
    • SOUZA, M. M. E. ; SARTESCHI, Rosangela . III Seminário África na FFLCH. 2021 (Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • AMIN, E. ; SARTESCHI, Rosangela ; MACEDO, Tania . Vozes negras: entre canto e escrita. 2021 (Coral USP e Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; MONTEIRO, Y. . Essa Dama Bate Bué! - Memórias e fronteiras na escrita de Yara Monteiro. 2022 (Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; FAUSTINO, D. . Frantz Fanon e as encruzas éticas, políticas e teóricas. 2022 (Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • RIBEIRO, M. ; SARTESCHI, Rosangela . Mulher Negra: trajetória de luta no Brasil contemporâneo. 2022 (Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; SOUZA, M. M. E. . IV Seminário CEA: estudos africanos e afro-diaspóricos de egressos da FFLCH. 2022 (Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; FAZZINI, L. ; MATA, I. ; BREDA, L. ; INACIO, Emerson da Cruz . I Seminário do Grupo de Pesquisa Afropeans-Port: escrita afropeas em Portugal. 2022 (USP)
    • GARMES, Helder ; IANNACE, R. ; PIETROFORTE, A. V. ; SALLA, T. M. ; SARTESCHI, Rosangela ; CARA, S. A. ; CHAVES, Rita ; MAGALHAES, L. B. . XXII Encontro do PPG em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa - 30 anos do Programa. 2023 (FFLCH / PPG ECLLP)
    • MATA, I. ; FAZZINI, L. ; MAGALHAES, L. B. ; SARTESCHI, Rosangela . II Seminário Internacional sobre escritas afropeias em diálogos literários. 2023 (FFLCH / PPG ECLLP; CEA/USP e CECOMP/Universidade de Lisboa)
    • CHAVES, Rita ; SARTESCHI, Rosangela . Angola, cinema, música e literatura hoje: impasses e perspectivas. 2023 (CEA/USP e PPG Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa)
    • SOUZA, M. M. E. ; SARTESCHI, Rosangela . Repensar a África: Agenda 2063 da União Africana. 2023 (CEA/USP)
    • AMICIO, B. ; SARTESCHI, Rosangela . Vozes poéticas negras contemporâneas. 2023 (FFLCH / PPG ECLLP)
    • SOUZA, M. M. E. ; SARTESCHI, Rosangela . O significado do dia 20 de novembro, com Kabengele Munanga. 2023 (CEA/USP)
    • MORENO, H. W. ; SOUZA, M. M. E. ; SARTESCHI, Rosangela . Encontro com Ondjaki: uma conversa com Angola + autógrafos. 2023 (CEA/USP)
    • INACIO, Emerson da Cruz ; COSTA, Horácio ; LUGARINHO, Mário César ; SARTESCHI, Rosangela . IV Congresso da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura. 2008 (Abeh/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela . A Lei 11.645/08 e o ensino das literaturas africanas e afro-brasileira no contexto escolar. 2010 (Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa - FFLCH/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; MARTIN, V. L. R. . Curso de atualização em estudos comparados de literaturas de língua portuguesa. 2011 (Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa - FFLCH/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela . O ensino de literatura: a consolidação da lei 11.645/08. 2011 (Area de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa)
    • SARTESCHI, Rosangela . Ensino de literatura no ensino básico: novas vozes. 2012 (Celp/USP e Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa)
    • SARTESCHI, Rosangela ; SOUZA, M. M. E. . Diálogos e resistências: A África no Brasil e o Brasil na África. 2013 (NAP Brasil - África)
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura afro-brasileira - perspectivas e aplicações. 2013 (Centro Paula Souza - CETEC Capacitações)
    • SOUZA, M. M. E. ; SARTESCHI, Rosangela . Diálogos e resistências: A África no Brasil e o Brasil na África. 2015 (NAP Brasil - África)
    • SARTESCHI, Rosangela . A literatura negra brasileira: breve panorama. 2015 (NAP Brasil - África)
    • SARTESCHI, Rosangela ; XANTHOPULO, I. ; CORREA, M. P. J. ; IVO, T. P. ; LOPES, L. C. . Narrativas africanas de língua portuguesa: leituras e reflexões. 2015 (NAP Brasil - África e CELP)
    • SARTESCHI, Rosangela . Panorama das literaturas africanas de língua portuguesa. 2015 (NAP Brasil - África e CELP)
    • SARTESCHI, Rosangela . Uma leitura do romance Maypmbe, de Pepetela. 2015 (nAP Brasil - África e CELP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; CORREA, M. P. J. . Narrativas Africanas de língua portuguesa: leituras e reflexões. 2016 (CELP e NAP Brasil - África)
    • SARTESCHI, Rosangela . Uma leitura do romance Mayombe, de Pepetela. 2016 (CELP e NAP Brasil - África)
    • SARTESCHI, Rosangela . Breve panorama das literaturas africanas de língua portuguesa. 2016 (CELP e NAP Brasil - África)
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura negra brasileira: perspectivas e percursos. 2017 (NAP Brasil-África)
    • MUNANGA, K. ; SARTESCHI, Rosangela . Aspectos da cultura e da história no negro no Brasil - Módulo I. 2017 (Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; SILVA, R. V. R. E. ; CORREA, M. P. J. ; BAU, Rosana . Era uma vez três: Diversidade, leituras e práticas pedagógicas na perspectiva da lei 11.645/08. 2017 (PPG Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, CELP e NAP Brasil - África)
    • SARTESCHI, Rosangela ; MUNANGA, K. . Aspectos da cultura e da história do negro no Brasil - Módulo II. 2018 (Centro de Estudos Africanos CEA/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; MUNANGA, K. . Aspectos da cultura e da história no negro no Brasil - Módulo I. 2018 (Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; MUNANGA, K. . Aspectos da cultura e da história no negro no Brasil - Módulo II. 2017 (Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; CARREIRA, N. L. . Narrativas da literatura negra brasileira. 2018 (CEA, NAP Brasil - África e PPG Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa)
    • SARTESCHI, Rosangela . Panorama da Literatura Negra Brasileira. 2018 (CEA, NAP Brasil - África e PPG Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa)
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura negra brasileira: perspectivas e percursos. 2018 (NAP Brasil-África)
    • CORREA, M. P. J. ; BAU, Rosana ; SILVA, R. V. R. E. ; SARTESCHI, Rosangela . Era uma vez três: Diversidade, leituras e práticas pedagógicas na perspectiva da lei 11.645/08. 2019 (CEA e Nap Brasil - África)
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura brasileira de autoria negra: panorama e problemas. 2019 (Nap Brasil - África)
    • SARTESCHI, Rosangela ; CORREA, M. P. J. ; CARREIRA, N. L. ; LOPES, L. C. . Outras vozes literárias na escola: a presença africanas de língua portuguesa e afro-brasileira. 2020 (USP Escola)
    • SARTESCHI, Rosangela . As literaturas africanas e afro-brasileira na sala de aula. 2020 (USP Escola)
    • SARTESCHI, Rosangela ; SILVA, L. M. A. . Literatura afrobrasileira e pensamento marxista: fluxos e refluxos de uma dialética materialista. 2020 (PPG Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa)
    • SARTESCHI, Rosangela ; SILVA, L. M. A. . Agora você me vê: Ralph Ellison e a construção do cânone literário afroamericano. 2020 (PPG Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa)
    • SARTESCHI, Rosangela . Literatura e história, séc XX: Angola. 2021 (Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; CORREA, M. P. J. ; OUROS, E. C. ; CARREIRA, N. L. ; SILVA, J. K. . Leituras africanas e afro-brasileiras: conversas literárias. 2021 (Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela . Mayombe: as muitas vozes de Angola (Leituras africanas e afro-brasileiras: conversas literárias). 2021 (Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; SOUZA, M. M. E. . Aspectos da Cultura e da História do Negro no Brasil - Modulo II. 2021 (Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; SOUZA, M. M. E. . Aspectos da Cultura e da História do Negro no Brasil - Módulo I. 2022 (Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • SOUZA, M. M. E. ; SARTESCHI, Rosangela . Introdução aos Estudos de África (Módulo I). 2021 (Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • SOUZA, M. M. E. ; SARTESCHI, Rosangela . Introdução aos Estudos de África (Módulo II). 2021 (Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • SOUZA, M. M. E. ; SARTESCHI, Rosangela . Introdução aos Estudos de África - módulo 1. 2022 (Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; CORREA, M. P. J. . O racismo estrutural brasileiro. A lei 10639/03. O letramento literário nesse contexto. 2021 (FFLCH)
    • MARCOS, V. ; FONSECA, F. P. ; CORREA, M. P. J. ; SARTESCHI, Rosangela ; WISSENBACH, M. C. C. ; REGO, Y. M. B. ; VALLE, J. C. A. ; DRUCK, I. F. ; ROBILOTTA, C. C. ; MURAMATSU, M. . Saberes em diálogo: comunidade, escola e universidade na construção da educação escolar quilombola no município de Barra do Turvo-SP. 2021 (FFLCH)
    • SARTESCHI, Rosangela ; CORREA, M. P. J. ; OUROS, E. C. ; CARREIRA, N. L. ; SILVA, J. K. ; BAU, Rosana . Leituras africanas, afro-brasileiras e afro-portuguesas: conversas literárias por uma educação antirracista. 2022 (Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela . Memórias em conflito em Essa Dama Bate Bué!. 2022 (Centro de Estudos Africanos - CEA/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela . Diversidade cultural: literaturas de língua portuguesa e educação. 2008 (Área de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa)
    • ABDALA JUNIOR, Benjamin ; MARTIN, Vima ; SARTESCHI, Rosangela ; INACIO, Emerson da Cruz . Curso de Atualização em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. 2008 (Área de Pós-Graduação em Estudos comparados de literaturas de língua portuguesa da FFLCH/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; GREGORIN FILHO, José Nicolau ; CUNHA, Maria Zilda ; SILVA, R. V. R. E. . Curso de Atualização em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. 2009 (Área de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH/USP)
    • MOREIRA, C. A. F. ; OUROS, E. C. ; CORREA, M. P. J. ; SILVA, J. K. ; CARREIRA, N. L. ; SARTESCHI, Rosangela . Leituras africanas, afro-brasileiras e afro-portuguesas: conversas literárias por uma educação antirracista. 2023 (CEA/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela . Uma leitura do romance Essa dama bate bue!, de Yara Monteiro. 2023 (CEA/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; CUNHA, Maria Zilda . Curso de atualização em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portugesa. 2010 (Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa -FFLCH/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela . A inclusão das literaturas africanas de língua portuguesa e a literatura afro-brasileira no contexto da Lei 11645/08 (10.639/03). 2009 (Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa - FFLCH/USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; SILVA, R. V. R. E. . As literaturas africanas de língua portuguesa. 2009 (Associação Cultural Cachuera)
    • SARTESCHI, Rosangela . A literatura negra na escola: algumas perspectivas. 2013 (NAP Brasil - África)
    • SARTESCHI, Rosangela . A escrita negra em Portugal: presença silenciosa?. 2019
    • SARTESCHI, Rosangela . Roteiro de Leitura para a obra: A conspiração. 2004 (Roteiro de leitura)
    • SARTESCHI, Rosangela . Roteiro de Leitura para a obra: O jardim secreto. 2004 (Roteiro de leitura)
    • SARTESCHI, Rosangela . Roteiro de Leitura para a obra: Drácula. 2004 (Roteiro de leitura)
    • GARMES, Helder ; SARTESCHI, Rosangela ; AMADO, R. S. . EJA/EM - Linguagens e Códigos - Língua Portuguesa. 2013 (Livro didático para educação de jovens e adultos - coleção tempo de aprender)
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa Plataforma CNPq: Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (1996 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , MACEDO, Tania , ABDALA JUNIOR, Benjamin , SANTILLI, M. A. , SILVA, R. V. R. E. , MINE, E. .
      Descrição: Projetos articulados das produções literárias dos países de língua portuguesa de forma a problematizar questões históricas, políticas e sociais que envolvem esses países, evidenciando suas imbricações políticas e poético-culturais. Esse projetos desenvolvem-se segundo metodologia comparatística e não descarta as ligações entre os países de língua portuguesa com outros sistemas literários e culturais confluentes, em especial na América Latina. Na atual etapa de investigações, iniciada em 2002, o grupo tem relevado perspectivas ibero-afro-americanas
    • Nome do projeto: Literatura e história no domínio da narrativa: constituição das identidades nos países de língua oficial portuguesa - Fase 1 (2008 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , MOREIRA, C. A. F. , RORATO, S. , BREDA, F. , DOURADO, J. C. C. .
      Descrição: Leitura de textos literários produzidos ao longo do século XX e o início do XXI, que encenam formas de construção ou reconstrução identitária nos países de língua oficial portuguesa. As narrativas focadas estabelecem um processo de conhecimento/reconhecimento e de valorização das diferentes perspectivas e compreensões concernentes à formação e às configurações dessas sociedades, desconstruindo, assim, as significações e representações do cânone estabelecido
    • Nome do projeto: A África no Brasil e o Brasil na África: novos horizontes (2010 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , MARTIN, V. L. R. , SILVA, R. V. R. E. , SALUM, Lisy , WISSEMBACH, Cristina , SOUZA, M. M. E. , BARBOSA, A. F. , MOTTA, J. F. , HERNANDEZ, L. L. .
      Descrição: O projeto tem caráter interdisciplinar e estrutura-se em torno de 3 eixos básicos: i)História, Cultura e poder, ii) Solidariedades e articulação de interesses geopolíticos e econômicos e iii) Documentos e metodologias. A pesquisa aborda questões relativas ao continente africano e às suas relações com o Brasil. Pretende-se fornecer instrumentos de investigação como bancos de dados, indicação de coleções e acervos bibliográficos, documentais e iconográficos. O grupo é composto por 9 pesquisadores doutores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Instituto de Estudos Brasileiros, Faculdade de Economia e Administração, Museu de Arqueologia e Etnologia.
    • Nome do projeto: Diálogos e resistências: a África no Brasil e o Brasil na África (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , MARTIN, V. L. R. , SILVA, R. V. R. E. , WISSEMBACH, Cristina , SOUZA, M. M. E. , BARBOSA, A. F. , MOTTA, J. F. , HERNANDEZ, L. L. .
      Descrição: Oferecido pela equipe do Núcleo de apoio à pesquisa Brasil - África, o curso visa familiarizar professores do ensino básico com temas ligados às realidades africanas e afro-brasileiras de forma a estimulá-los a profundar seus conhecimentos com vistas especialmente a poderem abordar com mais consistência assuntos estabelecidos pelo Parecer do Conselho nacional de Educação à Lei 10.639/03.
    • Nome do projeto: Curso de atualização em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (2008 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , GARMES, Helder , CHAVES, Rita , MACEDO, Tania , ABDALA JUNIOR, Benjamin , MARTIN, V. L. R. , SANTILLI, M. A. , MINE, E. , INACIO, Emerson da Cruz , CUNHA, Maria Zilda , LUGARINHO, Mário César , GOMES, Simone Caputo , SARAIVA, Sueli , Oliveira, Paulo Fernando Motta , FERREIRA, Lígia Fonseca , CARELLI, F. , GREGORIN FILHO, J. N. .
      Descrição: Com duração de 96 horas, o curso era dirigido a professores de Português atuantes na rede oficial pública de ensino básico [pré-escola, fundamental e médio, educação de jovens e adultos (EJA) e licenciaturas] com vistas à aplicação da Lei 11.645/08. O curso era composto por módulos: ? Introdução aos estudos comparados de literaturas de língua portuguesa, ? Literaturas africanas de língua portuguesa, ? Relações literárias entre Brasil, Portugal e África, ? Literatura e cultura afro-brasileira, ? Diversidade cultural: literaturas de língua portuguesa e educação, ? Literatura infantil e juvenil de língua portuguesa, ? Literaturas de língua portuguesa, cinema e outras mídias
    • Nome do projeto: Educação de Jovens e Adultos como estratégia de superação das desigualdades sociais no Brasil (2012 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , TOMIZAKI, K. A. .
      Descrição: Trata-se de um projeto de alfabetização de jovens e adultos, com vistas também à formação de agentes-multiplicadores comunitários, que surgiu em função de uma demanda do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) apresentada a alguns docentes da Universidade de São Paulo, diante da constatação que grande parte das pessoas que lutam pelo direito à moradia na cidade de São Paulo é analfabeta. Tal constatação faz muito sentido, visto que existe uma forte correlação no Brasil entre baixa escolaridade (ou ausência da escolarização) e uma situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho, dito de outra forma, as oportunidades de um analfabeto conquistar uma posição ocupacional com salário que possa lhe garantir condições dignas de moradia são infinitamente menores se comparadas com as oportunidades de um trabalhador alfabetizado ou com ensino fundamental completo, por exemplo. Vale destacar ainda que as pesquisas sobre desigualdade social no Brasil demonstram que os filhos dessas mesmas pessoas, em função do baixo capital escolar e cultural dos pais, terão maior probabilidade de fracassarem na escola e permanecerem na mesma condição escolar e ocupacional que seus pais. Sendo assim, projetos de alfabetização de jovens e adultos, em um país marcado por profundas desigualdades sociais como o Brasil, além de promoverem maiores e melhores oportunidades de acesso à cultura, ao emprego, à renda, aos direitos civis e sociais dos adultos, também podem beneficiar novas gerações. O projeto visa a criar 3 salas de alfabetização que atenderão a 20 alunos no máximo, em cada uma delas. Cada sala deve contar com 2 bolsistas da USP e 2 agentes-multiplicadores comunitários para a organização das atividades pedagógicas. As salas funcionarão com duas horas de aula, 3 vezes por semana em bairros do Zona Sul de São Paulo. O método a ser utilizado para alfabetização é o Método Paulo Freire, bem como será concepção de educação desse autor que orientará o projeto como um todo.
    • Nome do projeto: Narrativas africanas de língua portuguesa: leituras e reflexões (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , XANTHOPULO, I. , LOPES, L. C. , IVO, T. P. , CORREA, M. P. J. .
      Descrição: Este curso de atualização propõe a leitura e a reflexão de narrativas africanas de língua portuguesa que, em certa medida, se apresenta como fundamentais para a consolidação do campo literário de Angola e Moçambique. Os romances e contos contemplados refletem, em sua tessitura, as transformações sociais na história de ambos os países ao longo do século XX. Entre as leituras propostas, serão discutidas as produções de Luandino Vieira, Pepetela, Paulina Chiziane, Mia Couto e Ungulani Ba Ka Khosa, que, para além do panorama literário de língua portuguesa na África, são intelectuais que dão sua contribuição ao refletir sobre a conjuntura política e social de suas nações. Ademais, o presente curso pretende fornecer aos professores da educação básica pública e particular uma formação introdutória nas literaturas africanas de língua oficial portuguesa a fim de atuarem com maior propriedade no cumprimento da lei 11.645/08 (modificando texto da Lei 10.639/03), que determina a inclusão de temas referentes à história e às culturas da África e dos africanos. Objetivos: Apresentar aos professores do ensino básico um panorama dos sistemas literários moçambicano e angolano por meio da leitura e problematização de narrativas literárias seminais em suas relações com a história e sociedade. Nesse sentido, o curso visa a proporcionar contato com um repertório literário que auxilie o educador no cumprimento da Lei 11.645/08, que determina a inclusão de temas referentes à história e culturas da África e dos africanos, história e culturas afro-brasileiras nos currículos escolares.
    • Nome do projeto: África e afro-Brasil em uma abordagem interdisciplinar: diálogos e resistências (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , SILVA, R. V. R. E. , SALUM, Lisy , WISSEMBACH, Cristina , SOUZA, M. M. E. , BARBOSA, A. F. , MOTTA, J. F. , HERNANDEZ, L. L. , FARAH, P. D. .
      Descrição: Ementa geral: Oferecido pela equipe do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil África, o curso visa familiarizar professores do ensino básico com temas ligados às realidades africanas e afro-brasileiras de forma a estimulá-los a aprofundar seus conhecimentos com vistas especialmente a poderem abordar com mais consistência assuntos estabelecidos pelo Parecer do Conselho Nacional de Educação à lei 10.639/03. Com uma proposta de abordagem interdisciplinar, de acordo com o perfil da equipe e com as diretrizes da lei, tratará de questões ligadas à história da África; das relações entre sociedades africanas e agentes de sociedades de fora do continente; da produção literária e artística de africanos, assim como daquela realizada por brasileiros ligados às matrizes culturais africanas; de aspectos do tráfico de escravos que está na base da formação da sociedade brasileira; de propostas de relação com regiões do continente africano elaboradas no presente. As formas de diálogo e de resistência construídas nas relações entre grupos sociais diferentes serão abordadas tanto em regiões do continente africano como no Brasil. Os períodos considerados abarcam diferentes temporalidades, compreendendo momentos que vão do século XVI ao XXI.
    • Nome do projeto: A dimensão educativa da luta pela moradia: desigualdade e direitos sociais em questão (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , TOMIZAKI, K. A. , ANDRADE, E. O. .
      Descrição: Trata-se de um projeto de intervenção junto a jovens e crianças de famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) de São Paulo, tendo em vista realizar um processo de formação sobre direitos sociais, com ênfase sobre o direito à moradia. O MTST é um movimento formado por trabalhadores de baixa renda, com uma parcela significativa de trabalhadores do setor informal e desempregados que, desde o final da década de 1990, vem protagonizando a luta pelo direito à moradia em diferentes estados brasileiros, em especial em São Paulo. O objetivo central desse projeto de extensão é criar as condições para apresentar e colocar em debate (i) o conhecimento produzido na universidade a respeito das desigualdades de oportunidade, acesso e resultados que perpassam a sociedade brasileira em diferentes dimensões (sistema escolar, mercado de trabalho, direito à moradia, à cultura e às manifestações artísticas, por exemplo), (ii) as reflexões sobre direitos sociais, com ênfase sobre o direito à moradia, bem como (iii) a história dos movimentos sociais da cidade de São Paulo, suas conquistas e desafios. O projeto pretende elaborar e implementar atividades de formação e debate para crianças e jovens que frequentam o espaço que se convencionou denominar de "Casarão", trata-se da "sede" do MTST, prédio que foi conquistado pelo movimento junto com terreno no qual foi construído o condomínio "João Cândido", em Taboão da Serra, que a partir desse mês abrigará 192 famílias em apartamentos construídos com recursos do programa "Minha Casa, Minha Vida" do governo federal e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O "Casarão" se tornou um importante espaço de convivência e organização do MTST, no qual são realizadas assembleias, cursos e debates com os moradores de diferentes ocupações ou núcleos do movimento em São Paulo. O projeto contará com infra-estrutura já existente no próprio ?Casarão?, ou seja, com salas para trabalho com as crianças e jovens..
    • Nome do projeto: Literatura e história (fase 2): constituição das identidades nos países de língua oficial portuguesa (2014 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , XANTHOPULO, I. , LOPES, L. C. , IVO, T. P. , CORREA, M. P. J. , BORGES, T. C. , RORATO, S. , OUROS, E. C. , OLIVEIRA, J. F. F. , LEMOS, N. A. , MERCES, F. , COSTA, L. M. , SILVA, J. K. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo fazer leitura e problematização de textos literários produzidos ao longo do século XX e o início do XXI, que encenam formas de construção ou reconstrução identitária nos países de língua oficial portuguesa. Desta forma, a reflexão que se pretende é a de analisar o texto literário em suas relações com a vida social e a história. O corpus inicial do projeto (fase 1) ? que focalizava apenas a narrativa em língua portuguesa ? foi ampliado, passando a abranger também a produção poética produzida nos diferentes países de língua oficial portuguesa, dando destaque para a afro-brasileira.
    • Nome do projeto: Literatura e educação na perspectiva da Lei 11.645/08 (2013 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , CORREA, M. P. J. , CENCI, D. , CARREIRA, N. L. , SANTOS, J. A. , BARBOSA, D. O. , RIBEIRO, M. A. , CAVERSAN, G. G. .
      Descrição: Essa pesquisa tem por objetivo produzir uma reflexão, para além da análise do texto literário em suas relações com a vida social e a história, sobre o ensino de literatura na educação básica brasileira, tendo em perspectiva a Lei 11.645/08. Como se sabe, esta lei torna obrigatório o estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas redes oficiais ? particulares e públicas ? de ensino do país, incorporando-se nos currículos escolares diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir desses grupos étnicos. Nesse sentido, é preciso que o ensino da Literatura na educação básica nacional seja repensado e reformatado, tendo em vista a inclusão de autores, obras, temas e formulações que contemple novas formas de elaboração simbólica do mundo e possibilite, nesse processo, que o sistema literário brasileiro seja enfocado como um sistema plural e heterogêneo, engendrado dialeticamente a partir dos fragmentos que o compõem.
    • Nome do projeto: Saberes em diálogo: comunidade, escola e universidade na construção da educação quilombola em Barra do Turvo-SP (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , MARCOS, V. , FONSECA, F. P. , ALVES, G. A. , FERNANDES, A. T. C. , WISSENBACH, M. C. C. , GIROTTO, E. , FURLAN, S. A. , DRUCK, I. F. .
      Descrição: O estabelecimento de uma modalidade de ensino diferenciada faz parte das ações afirmativas previstas pelo Programa Brasil Quilombola, pela Agenda Social Quilombola e pelas demandas levantadas pelo movimento negro durante os Governos PT. Como resultado dessas ações foram homologadas as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de 2010, que indica os aspectos que as políticas públicas educacionais devem cumprir para que o racismo, o preconceito e a desigualdade étnico-racial sejam combatidos e para que sejam garantidos os direitos educacionais aos povos tradicionais quilombolas na forma de uma modalidade de ensino própria, esta última definida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, de 2013. No Vale do Ribeira a discussão foi se ampliando, culminando na realização de 4 audiências públicas promovidas pela Defensoria Pública de Registro-SP durante o ano de 2015, uma delas em Barra do Turvo, mas pouco foi avançado desde então. As pesquisas realizadas sobre a implantação da educação quilombola (EQ) em Barra do Turvo, município de atuação do projeto, identificaram, de um lado, o desconhecimento por parte de alguns docentes entrevistados sobre a existência das comunidades quilombolas no município, mesmo nos locais onde a escola encontra-se situada em Território Quilombola e, de outro, o tratamento da temática delegado em geral a professores de história e, com frequência, tratado como algo do passado, sem articulação com a realidade atual vivenciada pelas comunidades locais. Tal realidade impulsionou a construção, com as comunidades e as escolas do município, de estratégias de articulação entre as escolas e a comunidade, resultando no projeto Mostra Modo de Vida e Cultura dos Quilombos do Rio Turvo: caminhos pedagógicos, atualmente em andamento. A atuação nas comunidades tem revelado inúmeras possibilidades de articulação de saberes. A abertura da atual Gestão Municipal para a implantação da EQ no município e o lançamento do presente Edital nos possibilitou uma articulação com outras áreas do conhecimento, ainda não finalizada, visando a construção de uma EQ localmente referenciada. Assim, o projeto anterior se reconfigura e passa a ter por objetivo construir e implantar a educação quilombola junto às escolas da rede pública (estadual e municipal) do Município de Barra do Turvo-SP, a partir da articulação dos saberes e práticas das comunidades quilombolas do município, das práticas docentes dos professores da rede pública e dos conhecimentos produzidos em diferentes áreas científicas da universidade. A possibilidade de construção conjunta e com os diferentes saberes que se articulam e dialogam sem hierarquização, o que nenhum curso na Universidade teria possibilidade de proporcionar individualmente, permitirá um aprendizado coletivo com ganhos para todos os envolvidos: as comunidades quilombolas, os professores da rede pública do município, os estudantes quilombolas e não quilombolas, os pós-graduandos e os estudantes de graduação das diferentes áreas de conhecimento. Ao final do processo será realizada uma avaliação dos resultados alcançados com vistas a sistematizar o material produzido, identificar as conquistas e eventuais obstáculos ainda a serem superados e um Seminário para divulgação dos resultados alcançados a ser realizado na Universidade de São Paulo.
    • Nome do projeto: Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Refugiados (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , FARAH, P. D. , WISSENBACH, M. C. C. , TELES, R. M. S. , BOGGIANI, P. C. , VENTURI, L. A. B. , BARZOTTO, V. H. .
      Descrição: Oferecimento gratuito de aulas de português e cultura brasileira para refugiados e imigrantes em condição de vulnerabilidade, levando em conta a integração dos alunos na sociedade brasileira. Incluindo aulas de geografia, literatura, história e arte integradas às aulas de português, objetiva-se levar o aluno da USP a aprender em comunidades cada vez mais frequentes no Brasil, aquela formada pela imigração recente. O curso, reconhecido pela ONU, é dividido em três módulos, sendo um módulo por semestre; assim, o curso pode ser terminado em um ano e meio. Três monitores serão necessários para a organização e manutenção das atividades, um em cada horário de aula. Outros estudantes participarão por meio de seus estágios curriculares, elaborando novos materiais e fazendo intervenções, ou projeto de pesquisa visando a compreender as culturas trazidas pelos alunos do curso e o modo como a relacionam com a brasileira gerando transformação em ambas.
    • Nome do projeto: Diálogos e resistências: a África no Brasil e o Brasil na África (2017 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , MARTIN, V. L. R. , SILVA, R. V. R. E. , SOUZA, M. M. E. , BARBOSA, A. F. , HERNANDEZ, L. L. , FARAH, P. D. , WISSENBACH, M. C. C. .
      Descrição: Ementa geral: Oferecido pela equipe do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil África, o curso visa familiarizar professores do ensino básico com temas ligados às realidades africanas e afro-brasileiras de forma a estimulá-los a aprofundar seus conhecimentos com vistas especialmente a poderem abordar com mais consistência assuntos estabelecidos pelo Parecer do Conselho Nacional de Educação à lei 10.639/03. Com uma proposta de abordagem interdisciplinar, de acordo com o perfil da equipe e com as diretrizes da lei, tratará de questões ligadas à história da África; das relações entre sociedades africanas e agentes de sociedades de fora do continente; da produção literária e artística de africanos, assim como daquela realizada por brasileiros ligados às matrizes culturais africanas; de aspectos do tráfico de escravos que está na base da formação da sociedade brasileira; de propostas de relação com regiões do continente africano elaboradas no presente. As formas de diálogo e de resistência construídas nas relações entre grupos sociais diferentes serão abordadas tanto em regiões do continente africano como no Brasil. Os períodos considerados abarcam diferentes temporalidades, compreendendo momentos que vão do século XVI ao XXI.
    • Nome do projeto: Escritas afropeas em Portugal (Universal CNPq) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , INACIO, Emerson da Cruz , MATA, I. , FAZZINI, L. , EVORA, I. M. A. .
      Descrição: No princípio do século XXI começaram a ser elaboradas, em diversos contextos linguísticos, conceptualizações teóricas cujo intuito é o de pensar a inserção, na Europa, de corpos e culturas provenientes de diversos países. Desses esforços surgiram conceitos quais o de Afropea, de Léonora Miano, e de Afropeus, discutido por Alice Gbelia e Johny Pitts. Através de uma perspectiva pós-colonial, Léonora Miano propõe uma leitura da experiência negra na Europa, a partir de construções identitárias (Afropeidade) que assentam em múltiplas formas de pertencimento. Por sua vez, a partir do termo ?Afropeus?, Alice Gbelia e Johny Pitts propõem pensar a vivência e a produção cultural dos negros nos diferentes países da Europa, através de uma dupla matriz: a experiência europeia dum cotidiano marcado pela exclusão, e a africana das realidades de proveniência dos sujeitos em trânsito, das respetivas famílias ou grupos. À luz dessas reflexões, lidas em conjunto com a tradição dos estudos da diáspora, e com as visões inovadoras em torno do conceito de afropolitanismo, o projeto propõe investigar a produção literária de autoria afro-portuguesa. Trata-se de um amplo conjunto de textos pouco explorados pela crítica, produzidos durante o século XXI por autorxs quais Djaimilia Pereira de Almeida, Gisela Casimiro, Kalaf Epalanga e Ricardo Adolfo, entre outros, capazes de abalarem as construções monolíticas da identidade nacional, ao mesmo tempo em que propõem outras visões da memória e da história do país. Tais escritas conjugam inovações estético-formais a demandas e urgências políticas que passam pela esfera dos direitos, da cidadania e da inclusão social. Nesse sentido, perante uma produção literária tão ampla e contundente, através da colaboração de um grupo internacional de pesquisadores, o projeto pretende desenvolver leituras críticas e chaves conceptuais adequadas para pensar o debate contemporâneo sobre a experiência afropea, à luz das caraterísticas próprias do contexto português.
    • Nome do projeto: O texto literário e a história reverberada: tensões e enfrentamentos ? fase 2 (PUB) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , AMARAL, O. J. , SANTOS, M. F. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo examinar textos literários (séc. XX e XXI) nos países de língua portuguesa de modo a problematizar aspectos do engajamento político e social de autores e autoras frente a problemas que dizem respeito à dominação colonial e seus desdobramentos contemporâneos. Pretende-se assim focalizar sujeitos historicamente silenciados ou marginalizados e temas como racismo, invisibilização de negros e pobres, hierarquização social, resistência aos processos de opressão e as implicações, efeitos e repercussões dessa condição na expressão literária.
O recorte para esse projeto será problematizar obras de Djaimilia Pereira de Almeida e Yara Monteiro (Portugal); Dina Salustio (Cabo Verde); Conceição Evaristo e Jônatas Conceição, Cuti e Miriam Alves (Brasil)
    • Nome do projeto: Textos africanos, afro-brasileiros e afro-portugueses na escola: por uma educação antirracista (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , CORREA, M. P. J. , BAU, Rosana , CARREIRA, N. L. , OUROS, E. C. , SILVA, J. K. .
      Descrição: O projeto de extensão tem por objetivo compartilhar com professores, diretores, coordenadores pedagógicos, responsáveis por salas de leitura e demais agentes escolares o significado da inclusão de textos africanos, afro-brasileiros e afro-portugueses no ensino básico à luz da Lei 10.639/03, contribuindo para ampliação de repertório literário e de questões teóricas atinentes ao corpus escolhido. Objetiva ainda refletir acerca das escolhas literárias no espaço escolar e praticar a leitura colaborativa e coletiva.
    • Nome do projeto: Literatura no ensino básico: rumo a uma educação antirracista (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , CORREA, M. P. J. , CARREIRA, N. L. , MOREIRA, C. A. F. , OUROS, E. C. , SILVA, J. K. , BARRETO, R. S. .
      Descrição: A pesquisa, desdobramento da pesquisa, Literatura e educação na perspectiva da Lei 11.645/08, tem por objetivo produzir uma reflexão sobre o ensino de literatura e formação de jovens leitores à luz da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas redes oficiais ? particulares e públicas ? de ensino do país, incorporando-se nos currículos escolares diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir desses grupos étnicos. Com a inclusão de autores africanos, afro-brasileiros e afro-portugueses, obras, temas e formulações de maneira a abordar a experiência negra e novas formas de elaboração simbólica do mundo, é possível projetar uma educação verdadeiramente antirracista. Com a necessária inclusão de autores, obras, temas e formulações de maneira a contemplar novas formas de elaboração simbólica do mundo e possibilite, nesse processo,
    • Nome do projeto: O texto literário e a história reverberada: tensões e enfrentamentos (PUB) (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , PONTES, F. E. C. , AMARAL, O. J. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo examinar textos literários (séc. XX e XXI) nos países de língua portuguesa de modo a problematizar aspectos do engajamento político e social de autores e autoras frente a problemas que dizem respeito à dominação colonial e seus desdobramentos contemporâneos. Pretende-se assim focalizar sujeitos historicamente silenciados ou marginalizados e temas como racismo, invisibilização de negros e pobres, hierarquização social, resistência aos processos de opressão e as implicações, efeitos e repercussões dessa condição na expressão literária. O recorte para esse projeto será́ problematizar obras de Luandino Vieira e Joao Melo (Angola); Djaimilia Pereira de Almeida e Yara Monteiro (Portugal); Conceição Evaristo e Jefferson Tenório (Brasil)
    • Nome do projeto: Literatura e História: aspectos da constituição das identidades nos países de língua oficial portuguesa (PUB) (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , OLIVEIRA, J. F. F. , LEMOS, N. A. .
      Descrição: Leitura de textos literários produzidos ao longo do século XX e o início do XXI, que encenam formas de construção ou reconstrução identitária nos países de língua oficial portuguesa. As obras focalizadas estabelecem um processo de conhecimento/reconhecimento e de valorização das diferentes perspectivas e compreensões concernentes à formação e às configurações dessas sociedades, desconstruindo, assim, as significações e representações do cânone estabelecido.
    • Nome do projeto: Repertórios africanos e afro-brasileiros: formação inicial de professores (PFP) (2021 - 2021
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , CORREA, M. P. J. .
      Descrição: O presente projeto visa a caracterizar a especificidade da formação didático- pedagógica na habilitação de Português da Licenciatura na FFLCH/USP, além de justificar a necessidade de um bolsista para atuar na monitoria de apoio às duas disciplinas de licenciatura ? ?Diversidade cultural e educação: as literaturas de língua portuguesa em perspectiva? e ?Atividades de Estágio: Estudos comparados de literaturas de língua portuguesa? ? oferecidas pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas para essa habilitação. Indica-se também as atividades que deverão ser desempenhadas por um monitor- bolsista solicitado.
    • Nome do projeto: Literatura, política e transformação social (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , CORREA, M. P. J. , MOREIRA, C. A. F. , DAVILA, J. T. , OUROS, E. C. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo examinar textos literários produzidos no século XX e XXI nos países de língua oficial portuguesa de modo a compreender aspectos do engajamento político e social de autores e autoras frente a problemas e questões de classe e de raça. Pretende-se assim focalizar sujeitos historicamente silenciados ou marginalizados e temas como racismo, inviabilização de negros e pobres, hierarquização na produção de conhecimento, resistência aos processos de opressão e as implicações, efeitos e repercussões dessa condição na expressão literária nesses espaços.
    • Nome do projeto: (PUB) Ampliando repertórios literários que colaborem com a construção de uma educação quilombola em Barra do Turvo ? SP. (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , CORREA, M. P. J. , MARCOS, V. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo propor uma ampliação do repertório das leituras literárias (poéticas e ficcionais), especialmente obras das literaturas africanas de língua oficial portuguesa e da literatura negra brasileira. Criar-se-ia, assim, um fértil diálogo com os textos literários presentes nos materiais didáticos do ensino fundamental do município de Barra do Turvo ? SP. É uma discussão que se insere no projeto mais amplo Saberes em diálogo: comunidade, escola e universidade na construção da educação quilombola em Barra do Turvo-SP, que se encontra em desenvolvimento no âmbito do Edital Aprender com a Comunidade, sob coordenação da professora Valéria de Marcos, do Departamento de Geografia ? FFLCH. A proposição desse repertório literário parte, por um lado, do pressuposto do necessário estabelecimento de uma modalidade de ensino diferenciada prevista nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de 2010, que indicam os aspectos que as políticas públicas educacionais devem cumprir para que o racismo, o preconceito e a desigualdade étnico-racial sejam combatidos e para que sejam garantidos os direitos educacionais aos povos tradicionais quilombolas na forma de uma modalidade de ensino própria, esta última definida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, de 2013. Por outro lado, contribui para a efetiva aplicação da lei 11.645/08 e do Parecer CNE/CP 003/2004 e da Resolução CNE/CP 01/2004 que tornaram obrigatório o ensino de História da África e das Culturas Afro- Brasileiras nas escolas da Educação Básica públicas e privadas. Assim, o projeto pretende sistematizar as metodologias existentes que permitem a formação de elencos dessas obras literárias, bem como sistematizar as metodologias acerca das práticas de leitura individual e coletiva do texto literário. A partir da participação nas atividades mais amplas do projeto Saberes em Diálogo, os estudantes poderão ser ativos na construção e desenvolvimento desses repertórios com vistas nas oficinas realizadas junto às Comunidades Quilombolas daquele Município já envolvidas naquele projeto
    • Nome do projeto: Narrativas da Literatura Negra Brasileira (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , XANTHOPULO, I. , CORREA, M. P. J. , CARREIRA, N. L. , OUROS, E. C. , BORGES, T. C. , SOUSA, F. S. E. .
      Descrição: Este curso de atualização propõe a leitura de narrativas da literatura negra brasileira que permitem delinear um panorama desse campo em disputa. Os romances e contos contemplados refletem questões atinentes à experiência negra no Brasil e formas de elaboração literária que busquem dar conta de seus temas. Entre as leituras propostas, serão discutidas as produções de Machado de Assis, Maria Firmina dos Reis, Lima Barreto, Carolina Maria de Jesus, Joel Rufino dos Santos, Cuti, Jônatas Conceição, Cidinha da Silva, Nei Lopes e Conceição Evaristo.
    • Nome do projeto: Minha Pátria, Minha Língua? (2020 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SARTESCHI, Rosangela , MACEDO, Tania , AMIN, E. .
      Descrição: O projeto teve por objetivo explorar aspectos da música e da literatura de língua portuguesa nas vozes femininas, neste momento, de Moçambique e Brasil focalizando as diferentes formas de expressão e vivências. O projeto transdisciplinar intitulado ?Minha Pátria, Minha Língua?, idealizado e produzido pelo Coral da Universidade de São Paulo (CORALUSP) e o Centro de Estudos Africanos da USP (CEA/USP), sob a coordenação de Elisabeth Amin, do Coralusp
    • SARTESCHI, Rosangela . PARECER SOBRE O ARTIGO ELES ERAM MUITOS CAVALOS: LEITURAS. BREVES CONSIDERAÇÕES ESTÉTICAS E POLÍTICAS.. 2009 - Parecer
    • SARTESCHI, Rosangela . PARECER SOBRE O ARTIGO ?A RUPTURA DO MITO EM A CASA DA CABEÇA DE CAVALO, DE TEOLINDA GERSÃO?,. 2009 - Parecer
    • SARTESCHI, Rosangela . PARECER SOBRE O ARTIGO FRAGMENTOS DO CONTEMPORÂNEO: AS NARRATIVAS DE BERNARDO CARVALHO E FRANCISCO JOSÉ VIEGAS. 2010 - Parecer
    • SARTESCHI, Rosangela . PARECER SOBRE O ARTIGO ?POEMAS, DE ALDA LARA: PARA UMA LEITURA DA INFÂNCIA?,. 2008 - Parecer
    • SARTESCHI, Rosangela . PARECER SOBRE O ARTIGO ?ALGUNS BESTIÁRIOS NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA?. 2009 - Parecer
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer sobre Projeto de IC: Guerra do Paraguai, literatura do Brasil. 2010 - Parecer
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer sobre PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - Literatura e Cultura Popular: a representação da África nas letras de sambas-enredo. 2008 - Parecer
    • SARTESCHI, Rosangela . PARECER SOBRE O ARTIGO A MEMÓRIA DE UM UNIVERSO HISTÓRICO NA ESCRITA DE AGUALUSA. O VENDEDOR DE PASSADOS: UMA METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA?. 2011 - Parecer
    • SARTESCHI, Rosangela . Parecer sobre o livro: Centro, Centros ? Literatura e Literatura Comparada em discussão. 2011 - Parecer
    • SARTESCHI, Rosangela . PARECER SOBRE O ARTIGO ?ANGOLA: DA TEMÁTICA ENGAJADA AOS TEMAS FEMININOS DE ANA PAULA TAVARES?. 2011 - Parecer
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Cristiane Aparecida Francisca Moreira Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Mestrado
    Lucas Breda Magalhães Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Mestrado
    Maria Paula de Jesus Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Doutorado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Tânia Cristina Souza Borges Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Doutorado 26/05/2023
    Emily Cristina dos Ouros Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Doutorado 28/06/2024
    Igor Fernando Xanthopulo Carmo Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Doutorado 29/05/2023
    Claudia Rocha da Silva Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Doutorado 07/03/2022
    Tânia Cristina Souza Borges Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Mestrado 01/08/2014
    Emily Cristina dos Ouros Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Mestrado 30/03/2017
    Filipe Martins Santos Merces Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Mestrado 21/06/2023
    Tatiane Pereira de Santana Ivo Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Mestrado 27/03/2017
    Sérgio Ricardo Rorato Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Mestrado 18/10/2016
    Nara Lasevicius Carreira Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Mestrado 21/03/2019
    Juliana Kohari da Silva Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Mestrado 23/09/2022
    Maria Paula de Jesus Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Mestrado 18/08/2017
    Denise Cenci Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Mestrado 14/06/2018
    Igor Fernando Xanthopulo Carmo Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Mestrado 06/03/2015
    Lucas Meirinhos da Costa Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Mestrado 23/06/2023
    Laíz Colosovski Lopes Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Mestrado 10/03/2017