Não autenticado |

Doris Accioly e Silva

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Barão de Maua Ribeirão Preto (1975), mestrado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Campus de Araraquara (1995) e doutorado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Campus de Araraquara (2005). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, e é orientadora credenciada no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da USP, vinculada à área Estado, Educação e Sociedade. Tem experiência na área de Educação, Filosofia e Ciências Sociais, com ênfase em Educação e Cultura libertárias, pesquisando principalmente os seguintes temas: educação, arte e cultura anarquistas, memória social, relações entre arte, natureza e cultura. É membro dos grupos de pesquisa A Dramaturgia Poética de Federico García Lorca da UFU e Poder Político, Educação e Lutas Sociais da FE-USP.

       

      Links:    

    • RELACOES ENTRE MEMORIA E IDENTIDADE CULTURAL
    • BIOGRAFIA E SOCIEDADE
    • Membro do Grupo de Pesquisa Poder Político, Educação e Lutas Sociais (GEPEL), coordenado pela Profa. Dra. Lúcia Bruno e integrando estudantes de Pós-Graduação e Professores da Rede Pública de Ensino e de Universidades Públicas
    • Pesquisadora do Centro de Memória da FEUSP
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; MARACH, S. A. . Mauricio Tragtenberg - uma vida para as Ciências Humanas. São Paulo : Unesp, 2001 . 180p. ISBN: 8571393591.
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; MORAES, Carmen Sylvia Vidigal . Circuitos educativos: a Escola Moderna n.1 e os Ginásios Vocacionais Noturnos.Um estudo comparativo Revista Trabalho Necessário , v. 16 , p. 54 - 77 , 2018. ISSN: 1808779X.
    • MORAES, C. S. V. ; ACCIOLY e SILVA, D. ; CALSAVARA, T. S. ; SANTOS, Luciana Eliza dos . Reverberações de um arquivo escolar anarquista RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo , v. I , p. 146 - , 2015. ISSN: 2447746X.
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; VALDANHA NETO, D. . Polifonia da Educação Ambiental Libertária REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL , v. 33 , p. 1 - 17 , 2016. ISSN: 15171256.
    • BRUNO, Lúcia Emília Nuevo Barreto ; ACCIOLY e SILVA, D. . Maurício Tragtenberg: a ousadia de conhecer Educação (São Paulo) , v. 1 , p. 68 - 77 , 2011. ISSN: 14155486.
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Anarquistas: criação cultural, invenção pedagógica Educação & Sociedade (Impresso) , v. 32 , p. 87 - 102 , 2011. ISSN: 01017330.
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Shelley (ouvindo Debussy) Verve (PUCSP) , v. 18 , p. 40 - 42 , 2010. ISSN: 16769090.
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Shelley, poesia e liberdade. Verve (PUCSP) , v. 18 , p. 214 - 227 , 2010. ISSN: 16769090.
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; SANTOS, L. E. . Caleidoscópio da memória: a educação anarquista redescoberta no arquivo João Penteado Cadernos CERU (USP) , v. 20 , p. 01 - , 2010. ISSN: 14134519.
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; BRUNO, Lúcia Emília Nuevo Barreto . O mito, o método e a história: a Revolução Russa sob a ótica de Maurício Tragtenberg. Educação & Sociedade (Impresso) , v. 29 , p. 979 - 989 , 2008. ISSN: 01017330.
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; BRUNO, Lucia ; CATANI, Afrânio . Atualidade do Pensamento de Fernando Claúdio Prestes Motta Educação e Pesquisa (USP) , v. 30 , p. - , 2003. ISSN: 15179702.
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Autonomia e Solidariedade: O jornalismo sindical de Mauricio Tragtenberg Panta rei , v. 5 , p. 22 - 35 , 2001. ISSN: 14135000.
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A Uilcon Itinerários (UNESP) , v. , p. 157 - 157 , 1999. ISSN: 0103815X.
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; ACCIOLY, D. . População e economia - a Ideologia do controle populacional de Malthus a Simonsen Educação e Sociedade , v. 06 , p. - , 1980. ISSN: 01017330.
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; ACCIOLY, D. ; BRUNO, Lucia . Mulher e Política Educação e Sociedade , v. 07 , p. - , 1980. ISSN: 01017330.
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; ACCIOLY, D. ; CARVALHO, C. P. . Quando o operário faz a educação Educação e Sociedade , v. 14 , p. 159 - 162 , 1983. ISSN: 01017330.
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; ACCIOLY, D. . Jean-Paul Sartre - O Marxismo numa Leitura Libertária Educação e Sociedade , v. 17 , p. - , 1984. ISSN: 01017330.
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; ACCIOLY, D. . Acerca das relações entre poesia e filosofia REVISTA FACOM , v. 01 , p. - , 1994. ISSN: .
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; ACCIOLY, D. . Ensino Superior, um estudo de Memória Social REVISTA FACOM , v. 03 , p. - , 1996. ISSN: .
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A educação escolar na obra-trajeto de Maurício Tragtenberg: legitimação do poder versus autogestão pedagógica. Clássicos do pensamento pedagógico: olhares entrecruzados, v. 1, p. 293 - 317, 2019.
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; BRUNO, Lucia . Maurício Tragtenberg (1929-1998):. Educadores Brasileiros: ideias e ações de nomes que marcaram a educação nacional, v. 1, p. 209 - 219, 2018.
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; MORAES, Carmen Sylvia Vidigal . Estrategias educativas de trabalhadores e para trabalhadores no Brasil. Um estudo comparativo: a Escola Moderna n. 1 e os Ginásios Vocacionais Noturnos. Espacios y patrimonio histórico-educativo, v. 1, p. 277 - 292, 2016.
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Trajetória e Produção Literária de João Penteado a partir de seu arquivo pessoal. Educação Libertária no Brasil Acervo João Penteado: Inventário de Fontes, v. 1, p. 183 - 206, 2013.
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Ensino Superior, repressão política e memória social no Brasil: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto - 1957/1968. Formación de Élites y Educación Superior en IberoAmerica (SS. XVI-XXI), v. 2, p. 13 - 22, 2012.
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Polifonia e unidade na obra-trajeto de Maurício Tragtenberg. Maurício Tragtenberg: 10 anos de encantamento, v. , p. 35 - 52, 2011.
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; SANTOS, L. E. . Trajetória e produção literária de João Penteado a partir de seu Arquivo Pessoal. Educação Libertária no Brasil: inventário de fontes do Acervo João Penteado, v. , p. 160 - 179, 2010.
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; WHITAKER, D. C. A. . A chama e o silêncio: memória e esquecimento das lutas anarquistas no Brasil. Ideologia e Esquecimento: aspectos negados da memória social brasileira, v. , p. 159 - 179, 2010.
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Repressão política, resistência e memória social. Oralidade e Subjetividade: os meandros infinitos da memória, v. , p. 147 - 176, 2005.
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; SILVA, Marilda da ; LEITE, R. C. . Carta de Araraquara. Tempos de Greve na Universidade Pública, v. , p. 151 - 154, 2002.
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Querância. Educação para o Pensar, v. , p. XIII - XIV, 2002.
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Tema e variações em Mauricio Tragtenberg. Mauricio Tragtenberg - uma vida para as Ciências Humanas, v. , p. 77 - 83, 2001.
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Natureza morta . Linguagem Viva , , 04 mai. 2014.
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Maurício Tragtenberg:a ousadia de conhecer . Educação (São Paulo) , São Paulo , 01 abr. 2011.
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A prosa poética de O Mascate Elias . O Escritor , São Paulo - SP , 03 mar. 2000.
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Ensino superior, repressão polítca e memória social no Brasil: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto - 1957/1964. In: X Congreso Iberoamerciano de Historia de la Educacion Latinoamericana (CIHELA) , 2012 , Salamanca. Fomación de Élites y Educación Superior en Eberoamerica (Siglos XVI-XXI). Salamanca : Hergar Ediciones Antema, 2012. p. 13 - 21.
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A CULTURA COMO EDUCAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR ANARQUISTA. In: Seminário Internacional Escola e Cultura - PUC-SP , 2008 , São Paulo. Anais do Seminário Internacional Escola e Cultura (PUC-SP). : , 2008. p. 01 - .
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Anarquistas: a cultura como educação.. In: 30ª Reunião Anual da ANPEd , 2007 , Caxambu. Caderno de Resumos - 30ª Reunião Anual da ANPEd. : , 2007. p. 23 - .
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Anarquismo: Práticas Culturais como Práticas Pedagógicas. In: VIII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latino-Americana , 2007 , Buenos Aires. Anais - VIII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latino-Americana. : , 2007.
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Querância. São Paulo : Pioneira Thomson Learning , 2002 (Poesia)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Shelley. São Paulo : Revista VERVE- dobras - Nu-SOL Núcleo de Sociabilidade Libertária, n 18. , 2010 (Poesia)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Poema a Uilcon. São Paulo : Editora Giordano , 2000 (Poesia)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A Uilcon. Araraquara : Itinerários - Revista de Pós Graduação e Letras -Unesp Campus Araraquara , 1999 (Poesia)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Natureza Morta. Piracicaba : Jornal Linguagem Viva , 2014 (Poesia)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Jaime e seu jardim. São Paulo : Revista VERVE - Nu-SOL Núcleo de Sociabilidade Libertária , 2008 (Poesia)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Teoria e Ação Libertárias. São Paulo : Unesp , 2012 (Orelha de Livro)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Apresentação. São Paulo : Santos Editora , 2008 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Parecer para a Revista Brasileira de Estudos Organizacionais (RBEO), vol. 2, n. 6. 2019 (Parecer)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Pareceres para o Concurso de Poesia dos alunos da EMEF Mauro Faccio Gonçalves - Zacaria. 2011 (Parecer)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Pareceres para a Revista Educação & Sociedade. 2010 (Parecer)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Parecer de Relatórios de Pesquisas. 2005 (Parecer)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Pareceres para a Revista Educação e Pesquisa. 2012 (Parecer)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Os anarquistas e a arte. 2018 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A obra-trajeto de Maurício Tragtenberg: política, história e educação. 2019 (Seminário)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Maurício Tragtenberg e suas contribuições para a Pedagogia. 2018 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A obra -trajeto de Maurício Tragtenberg e sua contribuição ao pensamento e prática pedagógicos no Brasil. 2018 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Anarquistas: estética e política - Espanha e Brasil (1890-1936). 2018 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Educação Libertária: perspectiva histórica. 2018 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Educação e práticas culturais anarquistas na Espanha e no Brasil (1890-1936). 2018 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A atualidade da crítica de Maurício Tragtenberg ao capital, ao Estado e à Educação. 2018 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A revolução sob a ótica de Mauricio Tragtenberg. 2017 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Estratégias educativas de trabalhadores e para trabalhadores no Brasil. Um estudo comparativo: a Escola Moderna n. 1 e os Ginásios Vocacionais Noturnos. 2016 (Comunicacao)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Espanha. 2015 (Comunicacao)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Amor e erotismo - A dupla Chama. 2014 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A autogestão na obra-trajeto de Maurício Tragtenberg. 2014 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Maurício Tragtenberg: anarquismo, educação e socialismo. 2013 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Maurício Tragtenberg. 2013 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Jean-Jacques Rousseau, natureza, razão e sensibilidade. 2012 (Comunicacao)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A importância de Hegel na construção jurídica filosófica. 2012 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Cultura, educação e poder. A instituição livre de ensino e as contradições políticas na Espanha - 1880-1936. 2014 (Congresso)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Cultura, Educação e Poder: A Instituição Livre de Ensino e as contradições políticas na Espanha 1880-1936. 2014 (Comunicacao)
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; MORAES, Carmen Sylvia Vidigal . Educação e Sociedade no Brasil em perspectiva histórica e sociológica: o ensino dirigido aos trabalhadores jovens e adultos. 2014 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Literatura e Anarquismo. 2009 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Ensino superior, repressão política e memória social no Brasil: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto - 1957/1964. 2012 (Comunicacao)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A cultura anarquista na Espanha entre o final do século XIX e as primeioras décadas do século XX: literatura, estética e política. 2011 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Ensino Superior, repressão política e memória social: um estudo de caso. 2007 (Comunicacao)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Ferrer e a Educação Libertária de Maurício Tragtenberg. 2009 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Anarquistas, educação e práticas culturais. 2006 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A pedagogia Anarquista e a Cultura como Educação. 2009 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Dois trajetos libertários: a crítica do poder em Maurício Tragtenberg e Jaime Cubero. 2008 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Arte, Literatura, Teatro. 2008 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Literatura e educação na obra de Maurício Tragtenberg. 2008 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A cultura como educação na prática escolar anarquista. 2008 (Comunicacao)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Memória da educação anarquista no Brasil: o Centro de Memória da Educação FEUSP desvendando o Arquivo João Penteado. 2008 (Comunicacao)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Grupo de Estudos e Culturas Anarquistas João Penteado. 2007 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Reflexões sobre Educação, Cultura e Natureza. 2007 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Poesia e Autogestão. 2006 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Arte no Pensamento Libertário de Maurício Tragtenberg. 2007 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Maurício Tragtenberg: educação e crítica social. 2003 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Resistência Cultural e Educação. 2006 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Tecendo diálogos entre educação, cultura e ambiente. 2006 (Outra)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Educação Ambiental e Formação de Professores. 2006 (Outra)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Poesia e Autogestão. 2006 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Ensinar e aprender com arte. 2006 (Outra)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Anarquistas: Criação Cultural, Invenção Pedagógica. 2007 (Outra)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Arte no Pensamento Libertário de Maurício Tragtenberg. 2007 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Trajetória e vivência de um libertário no Brasil: Maurício Tragtenberg. 2006 (Outra)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Contribuições da cultura e educação anarquistas para a educação contemporânea. 2005 (Outra)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Sobre educação, política e sindicalismo. 2005 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Ética e Complexidade. 2002 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Reflexões sobre educação, cultura e natureza. 2007 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Música e Educação. 2005 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Proudhon e a Educação. 2007 (Conferência)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Sartre e a Política. 2005 (Outra)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Mauricio Tragtenberg, Educador Libertário. 2003 (Outra)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Cultura e Liberdade. 2003 (Outra)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Por uma educação libertária: um tributo a Maurício Tragtenberg. 2002 (Outra)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Ética e Estética. 2002 (Outra)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A importância da literatura na obra de Mauricio Tragtenberg. 2000 (Seminário)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Lembrança de Mauricio Tragtenberg. 1999 (Outra)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Mauricio Tragtenberg e a tradição da pedagogia libertária. 1999 (Seminário)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . O trajeto libertário de Mauricio Tragenberg. 1999 (Seminário)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Autogestão pedagógica em Mauricio Tragtenberg. 1999 (Seminário)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Uma formosa liberdade. 1999 (Outra)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Presença de Mauricio Tragtenberg. 1998 (Outra)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Atualidade de Paulo Freire. 2001 (Outra)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Paulo Freire, Wilson Cantoni e Ernani Maria Fiori: Amizade, Educação e Liberdade. 2001 (Outra)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A obra-trajeto de Maurício Tragtenberg sob o prisma das afinidades eletivas. 2010 TV PUC-SP
    • PORCINO, P. ; NOJOSA, U. ; ACCIOLY e SILVA, D. . Vida e obra de Maurício Tragtenberg. 2020 TV A Comuna
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Jornada de Educação Ética, Cultura e Cognição. 1999 (Pet-Pedagogia, CEAO e CAMT)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Jornada Mauricio Tragtenberg - uma vida para as Ciências Humanas. 1999 (Departamento de Administração Escolar)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Jornada de Educação: Literatura, Comunicação e Criatividade. 2000 (Pet-Pedagogia, CEAO e CAMT)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . III Semana de Educação. 2005 (FEUSP)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . IV Semana de Educação. 2006 (FEUSP)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . V Semana de Educação. 2007 (FEUSP)
    • Camargo, R. B. ; ACCIOLY e SILVA, D. . Financiamento da Educação no Brasil (palestra ministrada na disciplina POEB). 2009 (Feusp-EDA)
    • Liesenberg, B. ; ACCIOLY e SILVA, D. . A educação e o universo da música erudita: uma abordagem histórica e temática (palestra ministrada para a disciplina Seminários de Cultura Escolar). 2009 (FEUSP-EDA)
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; BRUNO, Lucia . Dois Trajetos Libertários: a crítica do poder em Maurício Tragtenberg e Jaime Cubero. 2008 (FEUSP)
    • Bendazzoli, S. ; ACCIOLY e SILVA, D. . Educação Indígena no Alto Solimões. 2008 (FEUSP-EDA)
    • Sala, D. ; ACCIOLY e SILVA, D. . Patrimônio Histórico, Artístico e Natural: uma educação para o espaço público. 2008 (FEUSP-EDA)
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; Gentilini, J. A. . Tributo a Maurício Tragtenberg. 2008 (Unesp - Araraquara)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - Área de Humanas e Humanidades. 2012 (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP)
    • Sala, D. ; SOLÀ GUSSINYER, Pere ; ACCIOLY e SILVA, D. . Memória, Educação e Patrimônio Cultural e Natural. 2013 (Programa de Pós Graduação em Educação FEUSP)
    • Sala, D. ; ACCIOLY e SILVA, D. . Arte e Conhecimento: Arte Colonial Paulista. 2014 (FEUSP e Museu de Arte Sacra)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Educação I. 2014 (41 Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Cidade, Espaço e Pertencimento. 2014 (Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP - Núcleo dos Direitos)
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; THOMÉ, R. V. B. . Habitando o ser dos seres: a relação da literatura com os animais.. 2008 (Universidade Federal de Pernambuco)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Anarquistas, criação cultural e invenção pedagógica. 2007 (Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação))
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; MORAES, Carmen Sylvia Vidigal . Escola e Trabalho: o emergir da memória por meio do Arquivo João Penteado. 2009 (Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação))
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Ética: uma estética da existência. 1999 (Instituto de Artes Cênicas - UNICAMP)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Universidade Aberta à Terceira Idade. 2004 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Universidade Aberta à Terceira Idade. 2005 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Anarquistas: criação cultural, invenção pedagógica. 2007 (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Anarquismo, escola e trabalho: o emergir da memória por meio do Arquivo João Penteado. 2009 (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Investigación y Enseñanza en Historia de la Educación y Revisión de la Teoría y Praxis Pedagógica Libertaria. 2013 (Faculdade de Educação da Usp)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A atualidade da crítica de Maurício Tragtenberg ao estado e ao capital. 2018 (Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC)
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Habitando o ser dos seres: o envolvimento da arte com a natureza. 2008 (Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Filosofia e Ciências Humanas)
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; BRUNO, Lucia . Cadastro 2000: a oferta de ensino profissionalizante no Estado de São Paulo. 2001
    • Nome do projeto: A obra-trajeto de Maurício Tragtenberg sob o prisma das afinidades eletivas (2002 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ACCIOLY e SILVA, D. .
      Descrição: Análise da obra-trajeto de Maurício Tragtenberg através do conceito de afinidades eletivas, acompanhando e analisando a fusão original que o autor realizou dos clássicos do pensamento político e social.
    • Nome do projeto: Pesquisa sobre a Educação e Cultura Anarquistas em São Paulo: o arquivo João Penteado (2006 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ACCIOLY e SILVA, D. , MORAES, Carmen Sylvia Vidigal , MATE, Cecília Hanna , SANTOS, L. E. , Iomar Barbosa Zaia , Flávia Andrea Machado Urzua , Ana Paula Martins , Daniel Righi , Débora Pereira dos Santos , Juliana Accioly , Juliana Mantovani , Tatiana Calsavara , Fernando Peres .
      Descrição: Objetivo geral: consiste no recolhimento, organização, acondicionamento, referenciação e organização de um Inventário Analítico das fontes do Acervo João Penteado, que se encontram, hoje, sob a guarda do Centro de Memória da Educação/CME - FEUSP. Trata-se de conjunto documental inédito, de interesse substantivo para a reconstrução histórica das práticas educativas, que reúne o Arquivo Escolar João Penteado, composto de documentos produzidos e acumulados por uma das organizações escolares criadas e mantidas por anarquistas no país, a Escola Moderna Nº. 1, e pelas posteriores instituições educacionais que funcionaram a cargo do educador João Penteado (1912 a 1961), bem como o seu Arquivo Pessoal, que incluem documentos escritos pelo professor, os quais expressam com relevante ineditismo o pensamento desse importante militante da educação libertária no Brasil. Entende-se que o acesso a documentos inéditos dos arquivos das escolas dirigidas por João Penteado, no largo período de quase 50 anos, pode propiciar a abertura de novas perspectivas de conhecimento a respeito das práticas educacionais libertárias propostas e implementadas pela Escola Moderna, bem como sobre a história do ensino no estado. O acervo, doado por parentes de João Penteado, possui cerca de 5.970 documentos administrativos e pedagógicos; 900 fotografias soltas e 24 Álbuns de formaturas e outros eventos escolares, num total de 4800 fotos; filme sobre eventos comemorativos e atividades esportivas; 300 exemplares dos jornais elaborados por professores e alunos; 200 manuscritos do fundador; e cerca de 50 peças museológicas como quadros, objetos do antigo Laboratório para o ensino de ciências, maquinário das aulas de datilografia, entre outros. além de móveis utilizados na escola, como estantes e carteiras.
    • Nome do projeto: O ensino renovado em São Paulo: Classes Experimentais, Ginásios Vocacionais e Escolas de Aplicação (1950-60) (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ACCIOLY e SILVA, D. , MORAES, Carmen Sylvia Vidigal , MATE, Cecília Hanna , TAMBERLINI, A. M. B. , CORTEZ, M. C. C. .
      Descrição: É objetivo da pesquisa analisar as experiências de educação renovada no âmbito das escolas públicas, no estado de São Paulo, do final dos anos 1950 e na década de 1960, período que coincide com a existência das escolas experimentais, dos ginásios vocacionais e dos colégios de Aplicação , no estado de São Paulo. Tais experiências visavam a democratização da escola pública, o acesso à educação e ampliação da participação democrática dos setores populares. Propõe-se analisar as fontes documentais que se encontram sob guarda do Centro de Memória da Educação, pertencentes aos acervos do Centro Regional de Pesquisas Educacionais/CRPE, de São Paulo, e do Colégio de Aplicação, e aquelas que compõem os arquivos doados por educadores protagonistas dos movimentos/ experiências citadas de educação como Maria Nilde Mascellani, Luis Contier, entre outros. Deste conjunto documental, apenas o arquivo relativo aos ginásios vocacionais, cedido pela irmã de Maria Nilde Mascellani, ainda se encontra em fase de organização. O projeto visa finalizar a organização documental do arquivo, elaborar o inventário das fontes, e proceder a análise dessas iniciativas, em particular no que diz respeito aos projetos pedagógicas/ métodos de ensino das referidas escolas e sua contribuição ao desenvolvimento da educação integral.. Desenvolvido por equipe de três professoras pesquisadoras do CME-FEUSP, a pesquisa em andamento contará a partir de 2011 com a participação de professora da Universidade Federal Fluminense.
    • Nome do projeto: CULTURA, EDUCAÇÃO E PODER : A INSTITUIÇÃO LIVRE DE ENSINO, AS MISSÕES PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS CULTURAIS ANARQUISTAS NA ESPANHA ENTRE 1880 E 1936 (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ACCIOLY e SILVA, D. .
      Descrição: Esta pesquisa busca compreender as contradições e especificidades no interior das classes dominantes espanholas e sua repercussão no projeto pedagógico e político da ILE(Institución Libre de Ensenãnza) levado a cabo por intelectuais como Francisco Giner de Los Ríos e Manuel Bartolomé Cossío, a partir das duas últimas décadas do XIX até a Guerra Civil , de 1936 a 1939, na Espanha.Dentro das questões investigadas sublinha-se as noções de cultura, apropriação do conhecimento e reprodução das relações de poder e dominação ao longo das transformações que a sociedade e o Estado espanhol viveram no período e o papel das vanguardas artísticas que inauguraram as Misiones Pedagógicas em 1927. Estas últimas constituíram uma experiência intensa de socialização do patrimônio artístico espanhol e universal junto às populações campesinas espanholas que jamais haviam tido convívio com museus, teatro, fotografia e cinema. Inúmeros intelectuais e artistas espanhóis acorreram ao interior rural da Espanha partilhando as criações artísticas e realizando oficinas de artes plásticas e música. Federico Garcia Lorca foi uma presença importante, com o seu grupo de teatro La Barraca. As Misiones Pedagógicas foram um fenômeno que se manifestou com a chegada da República e ao mesmo tempo expressaram uma idéia que não afetava apenas a falta de sentido da modernidade para os camponeses e do regime de propriedade da terra, mas envolvia as esperanças nutridas no cotidiano dos grandes coletivos: o mundo que surge é melhor ou pior do que aquele em que se viveu? Uma questão paralela e importante neste trabalho de pesquisa é a análise das convergências e divergências entre as práticas e concepções presentes na ILE e as experiências anarquistas coetâneas no mesmo país, que influenciaram na América Latina a criação das escolas modernas e das práticas culturais anarquistas entre o final do século XIX e as primeiras décadas do XX. O procedimento se realiza por meio de pesquisa bibliográfica sobre os dois movimentos pedagógicos e culturais bem como do exame de documentos do Arquivo da ILE, em Madrid.
    • Nome do projeto: Programa Aproxima - Ação do Núcleo dos Direitos da Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ACCIOLY e SILVA, D. , MARCONDES, Adriana .
      Descrição: O Programa Aproxima-Ação objetiva ações de Cultura e Extensão junto à comunidade São Remo, situada na vizinhança da Universidade de São Paulo
    • Nome do projeto: Poéticas da Vila - Epifanias do Cotidiano (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ACCIOLY e SILVA, D. .
      Descrição: Oficinas gratuitas (literatura, música, artes plásticas e performance cênica), além de apresentações abertas na sede do projeto.
  • Outras produções técnicas: 15
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Anarquistas, educação e práticas culturais. 2006 - Aula
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Contribuições da cultura e educação anarquistas para a educação contemporânea. 2005 - Coordenação de mesa-redonda
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Políticas Educacionais e Avaliação. 2004 - Coordenação de sessão de comunicação de pesquisa
    • ACCIOLY e SILVA, D. . IV Semana de Educação. 2006 - Representante titular da comissão de programação
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Ensino de Matemática. 2004 - Coordenação de mesa-redonda
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Estudos sobre a prática docente. 2005 - Coordenação de mesa-redonda
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A Influência da Religiosidade na Poesia de Murilo Mendes. 2006 - Banca de exame de qualificação - nível mestrado
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A Contribuição Pedagógica das Organizações Não-Governamentais. 2006 - Banca de exame geral de qualificação, nível mestrado
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A abordagem da diversidade no discurso Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. 2006 - Banca de exame geral de qualificação, nível mestrado
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Deleites e angústia - um estudo comparativo do universo simbólico de jovens e adultos leitores habituais e não habituais. 2006 - Banca de exame de qualificação, nível mestrado
    • ACCIOLY e SILVA, D. . Athenas do Sul de Minas - Entre a memória e a história da educação: práticas e representações das Elites de Campanha - 1870-1930. 2005 - Banca de qualificação de mestrado
    • ACCIOLY e SILVA, D. . A Filosofia no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental: a experiência da Rede Municipal de Barueri (1997-2005). 2007 - Banca de exame geral de qualificação, nível mestrado
    • Dias, P. V. M. ; BRUNO, Lucia ; ACCIOLY e SILVA, D. ; Damiani, A. L. . Economia Política da Educação de Massas - escola e a fábrica social. 2009 - Banca de qualificação de mestrado
    • Marcelino, A. L. G. ; MAchado, C. L. B. ; ACCIOLY e SILVA, D. ; Albuquerque, P. P. . Adoecimento Docente: narrativas voluntárias no fazer do ensino fundamental e médio da região metropolitana de Porto Alegre: 2008-2010. 2009 - Banca de qualificação de mestrado
    • ACCIOLY e SILVA, D. ; AQUINO, J. G. ; CORTESE, B. . Prêmio Jabuti. 2017 - Jurada
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Katia Okumura Oliveira Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades Doutorado