Não autenticado |

Marilia Mendes Ferreira

    • Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Linguística Aplicada por The Penn State University (2005) e pós-doutorado pela Universidade de Bath (Reino Unido) (2013). Obteve sua livre docência em 2015 com a tese A promoção do letramento acadêmico em inglês por meio do ensino desenvolvimental: contribuições da teoria histórico-cultural. Seus interesses de pesquisa envolvem a) aspectos do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras sob uma perspectiva vygotskiana, comumente chamada de teoria histórico-cultural ou teoria histórico cultural e da atividade (em inglês chamada de Cultural-Historical Activity Theory), b) ensino desenvolvimental (Davydov,1988; Hedegaard, 2002) para o ensino da escrita em diversos contextos institucionais. Meu grupo de pesquisa LLAC-LEVYG , registrado no CNPq, pesquisa os temas acima e atualmente tenho especial interesse em formação de professores de inglês para fins acadêmicos e plágio. Dentro desse grupo de pesquisa criamos o LLAC -Laboratório de Letramento Acadêmico da USP. Este laboratório, baseado em princípios vygotskianos, constitui um espaço onde a relação dialética entre teoria e prática sobre o letramento acadêmico se concretiza e onde o ensino e aprendizagem do letramento acadêmico em português como L1, inglês e francês como L2 são promovidos.

       

      Links:    

    • ensino-aprendizagem de língua estrangeira sob a ótica sócio-cultural
    • Letramento Acadêmico em seus múltiplos aspectos
    • FERREIRA, M. M. ; LOUSADA, E. G. . Pesquisas sobre letramento em contexto universitário: a produção do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da USP. Araraquara : Letraria, 2021 . p. ISBN: 9786586562361.
    • FERREIRA, M. M. ; STELLA, V. R. . Redação Acadêmica: múltiplos olhares para o ensino da escrita acadêmica em português e línguas estrangeiras. São Paulo : Humanitas, 2018 . 302p. ISBN: 9788577323647.
    • FERREIRA, M. M. ; Rezende de Souza ; MARTINELI, L. M. F. . Ensino-Aprendizagem de Línguas e a Teoria Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade. São Paulo : Humanitas, 2015 . p. ISBN: 9788577322510.
    • SANTOS, IVONETE BUENO DOS ; FERREIRA, MARILIA MENDES . Níveis de Proficiência em Inglês no Brasil e na Argentina: Uma Questão de Reputação Global Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science , v. 12 , p. 287 - 301 , 2023. ISSN: 22388869.
    • FERREIRA, MARILIA MENDES . In Service EAP Teachers? Beliefs About Academic Writing and its Influence on Instruction Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 22 , p. 395 - 422 , 2022. ISSN: 19846398.
    • MACEDO, CÉLIA ; NAVARRO, FEDERICO ; VIAN JR., ORLANDO ; FERREIRA, MARÍLIA M. . Estudios de la escritura na educação superior: a multilingual presentation DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada , v. 37 , p. 1 - 33 , 2021. ISSN: 1678460X.
    • FERREIRA, M. M. . The internationalization of higher education in Brazil and its linguistic demands: a petition for English (additional languages) learning institutionalization REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE) , v. 3 , p. 13 - 22 , 2020. ISSN: 21761485.
    • FERREIRA, M. M. ; HENDGES, G. R. ; SCHERER, A. S. . Introduction to the special issue REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE) , v. 3 , p. 7 - 12 , 2020. ISSN: 21761485.
    • LUNN, M. S. D. ; FERREIRA, MARÍLIA MENDES . Brazilian Graduate Students? Perceptions of Their Challenges with Academic Writing in English Boà11Faziçi University Journal of Education , v. 36 , p. 53 - 75 , 2019. ISSN: 9999999X.
    • FERREIRA, M. M. . O pensar teórico e empírico em um curso de escrita acadêmica em inglês: por uma relação de agência do indivíduo com a língua Obutchénie: revista de didática e psicologia pedagógica , v. 2 , p. 464 - 488 , 2018. ISSN: 25267647.
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; PERSIKE, ALISSA . As concepções brasileira e anglófona de plágio: um estudo preliminar SIGNOTICA (UFG) , v. 30 , p. 149 - 181 , 2018. ISSN: 01037250.
    • FERREIRA, M. M. ; LOUSADA, E. G. . AÇÕES DO LABORATÓRIO DE LETRAMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: PROMOVENDO A ESCRITA ACADÊMICA NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO Ilha do Desterro , v. 69 , p. 125 - 140 , 2016. ISSN: 21758026.
    • FERREIRA, M. M. . O ENSINO DESENVOLVIMENTAL E SEUS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA ESCRITA ACADÊMICA EM INGLÊS Fórum Linguistico (Online) , v. 13 , p. 1632 - 1653 , 2016. ISSN: 19848412.
    • FERREIRA, M. M. ; PERSIKE, A. . O tratamento do plágio no meio acadêmico: o caso USP Revista Signótica , v. 26 , p. 519 - 540 , 2014. ISSN: 23163690.
    • FERREIRA, M. M. . O letramento acadêmico em inglês: dificuldades na confecção da sessão introdução de artigos acadêmicos Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso) , v. 12 , p. 1025 - 1048 , 2012. ISSN: 16760786.
    • FERREIRA, M. M. . Os desafios do ensino desenvolvimental para a formação de professores e para a mudança de crenças Educação em Foco (Juiz de Fora) , v. 17 , p. 23-37 - , 2012. ISSN: 01043293.
    • FERREIRA, M. M. . O livro didático importado de inglês e o ensino da escrita Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP) , v. 50 , p. 75 - 95 , 2011. ISSN: 01031813.
    • FERREIRA, M. M. . A perspectiva sócio-cultural e sua contribuição para a aprendizagem de LE: em busca do desenvolvimento Intercâmbio (CD-ROM) , v. 21 , p. 38 - 61 , 2010. ISSN: 1806275X.
    • FERREIRA, M. M. . Uma aplicação da abordagem pedagógica ?Movimento do Abstrato para o Concreto? para o ensino de gênero textual Revista Solta a Voz , v. 20 , p. 115 - 130 , 2009. ISSN: 16760468.
    • FERREIRA, M. M. . Constraints to peer scaffolding Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP) , v. 47 , p. 9 - 29 , 2008. ISSN: 01031813.
    • FERREIRA, M. M. . the effect of a genre-based writing course on ESL students´writing of cover letters Matraga (Rio de Janeiro) , v. 14 , p. 110 - 129 , 2007. ISSN: 14147165.
    • FERREIRA, M. M. . REsenha do livro Gêneros textuais: reflexões e ensino Linguagem em (Dis)curso , v. 6 , p. 315 - 320 , 2006. ISSN: 15187632.
    • FERREIRA, M. M. . A fala (não tão) privada em interações de alunos realizando atividades orais em LE (inglês) Sínteses , v. 6 , p. 141 - 154 , 2001. ISSN: .
    • FERREIRA, M. M. . A vitória de Lula e sua representação nos jornais nacionais e internacionais Signótica , v. 16 , p. 257 - 270 , 2004. ISSN: 01037250.
    • FERREIRA, M. M. ; OKUINGHTTONS, M. F. M. . Literacidad y desarollo conceptual en la ensenanza de la escritura. Teoria sociocultural y espanol LE/L2, v. 1, p. 172 - 186, 2024.
    • FERREIRA, MARÍLIA M. ; SANTOS, M. M. . Formação de professores para inglês acadêmico: o papel da mediação. Gêneros Textuais Discursivo: conhecimentos, linguagens e culturas, v. 1, p. 523 - 546, 2023.
    • FERREIRA, MARILIA MENDES ; CARVALHO, D. C. J. ; Carla D´Elia ; PLACIDO, C. E. A. ; OLIVEIRA NETO, J. B. ; PAVESI, G. ; MAKINDE, O. J. . The Laboratory of Academic Literacy (LLAC) groundbreaking research within the Language and Literary Studies in English Program. Estudos Linguísticos e Literários em Inglês : 50 anos na USP, v. , p. 100 - 114, 2023.
    • FERREIRA, M. M. . Using Developmental Teaching to Promote Critical EAP in an Academic Writing Course in English. Pedagogies in English for Academic Purposes, v. , p. 112 - 122, 2021.
    • FERREIRA, M. M. ; SANTANA, M. F. . Ações educativas para a prevenção do plágio: um estudo de universidades no Brasil 157 e no exterior. PESQUISAS SOBRE LETRAMENTO EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: A PRODUÇÃO DO LABORATÓRIO DE LETRAMENTO ACADÊMICO (LLAC) DA USP, v. , p. 157 - 178, 2021.
    • FERREIRA, M. M. . Uma proposta pedagógica pluriteórica para o ensino de escrita acadêmica em inglês para publicação. Redação Acadêmica: múltiplos olhares para o ensino da escrita acadêmica em português e línguas estrangeiras, v. , p. 221 - 243, 2018.
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; STELLA, V. R. . Introdução. Redação Acadêmica: múltiplos olhares para o ensino da escrita acadêmica em português e línguas estrangeiras, v. , p. 15 - 30, 2018.
    • FERREIRA, M. M. . Perspectivas de estudo sobre letramento acadêmico em inglês e influências no Brasil. Gêneros e Letramentos em múltiplas esferas de atividade, v. , p. 171 - 193, 2016.
    • FERREIRA, M. M. . Challenges for Brazilian post/graduate students writingin the academy: insights for future pedagogical interventions. Research literacies and writing pedagogies for masters and doctoral writers, v. , p. 93 - 110, 2015.
    • FERREIRA, M. M. . Apresentação. Ensino-aprendizagem de línguas e a teoria sócio-histórico-cultural e da atividade, v. , p. 7 - 17, 2015.
    • FERREIRA, M. M. . Motivo e sentido pessoal no letramento acadêmico em inglês: uma contribuição da perspectiva sócio-histórico-cultural e da atividade. Ensino-aprendizagem de línguas e a teoria sócio-histórico-cultural e da atividade, v. , p. 105 - 129, 2015.
    • FERREIRA, M. M. . CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL E DA ATIVIDADE PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA. A teoria da atividade sócio-histórico-cultural e a escola: recriando realidades sociais, v. , p. 61 - 108, 2012.
    • FERREIRA, M. M. . Desafios e Implicações de um Ensino com Foco no Desenvolvimento: a Pedagogia de V.V. Davydov. Concepções e Práticas de Ensino num Mundo em Mudança, v. , p. 17 - 30, 2011.
    • FERREIRA, M. M. . An activity theory analysis of the implementation of an English curricular mandate in the State of São Paulo. Formação de Professores de Línguas: ampliando perspectivas, v. , p. 175 - 216, 2011.
    • FERREIRA, M. M. ; Lantolf . A concept-based approach to teaching writing through genre analysis. Sociocultural theory and the teaching of second languages, v. , p. 285 - 320, 2008.
    • FERREIRA, M. M. . Approaches to L2 writing instruction. Ensino da língua inglesa:contribuições da lingüística aplicada, v. , p. 175 - 190, 2007.
    • LEAL, M. K. O. ; FERREIRA, MARILIA MENDES ; OLIVEIRA JR, O. N. . Letramento acadêmico é essencial para uma universidade de pesquisa . Jornal Da USP , São Paulo , 24 abr. 2023.
    • FERREIRA, M. M. . A utilização do ensino desenvolvimental (sistema Elkonin-Davydov) para o ensino de escrita acadêmica em inglês. In: IV Colóquio Internacional: Ensino desenvolvimental SIstema Elkonin-Davydov , 2018 , Uberlândia. Anais IV Colóquio Ensino Desenvolvimental Sistema Elkonin-Davydov. Uberlândia : EDUFU, 2018. p. 462 - 477.
    • FERREIRA, M. M. . Desafios dos alunos de pós-graduação brasileiros para escrever na academia: subsídios para futuras intervenções pedagógicas. In: XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2015 , Campo Grande. Caderno de resumos do XI CBLA. : , 2015.
    • FERREIRA, M. M. . Ensinar o gênero textual artigo acadêmico pela proposta davydoviana: deslocando o aluno da descrição empírica para a conceituação abstrata de gênero textual. In: 60 Seminário do GEL , 2012 , São Paulo. Programação do 60 Seminário do Gel. : , 2012.
    • FERREIRA, M. M. . Assisting International Students with academic discourse: a multidisciplinary pedagogical intervention. In: Israel´s Second International Conference on Academic Writing , 2012 , Telaviv. English Abstract Booklet. : , 2012. p. 20 - 20.
    • FERREIRA, M. M. . International students´ challenges in learning the academic discourse. In: Israel´s Second International Conference on Academic Writing , 2012 , Telaviv. English Abstract Booklet. : , 2012. p. 19 - 19.
    • FERREIRA, M. M. . Teaching the context variables using an activity theory based pedagogy. In: 4 ALSFAL , 2008 , Florianópolis. Caderno de resumos. : , 2008. p. 85 - 85.
    • FERREIRA, M. M. . Como alunos falantes de inglês como segunda língua significamum curso de redação baseado em gêneros textuais. In: 56 GEL , 2008 , São José do Rio Preto. Caderno de resumos. : , 2008.
    • FERREIRA, M. M. . Desenvolvimento em contextos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. In: I Fórum Iscar Brasil , 2010 , São Paulo. I Fórum Iscar Brasil: por um mapa dos sentidos da teoria da atividade e pesquisa sócio-histórico-cultural nos grupos de pesquisa do Brasil. Recife : Editora Universitária da UFPE, 2010. p. 55 - 60.
    • FERREIRA, M. M. ; Lílian de Melo Fernandes . A perspectiva sócio-cultural e sua contribuição para a aprendizagem de língua estrangeira: em busca do desenvolvimento. In: 17 InPla , 2009 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2009. p. 69 - 70.
    • FERREIRA, M. M. ; Silva, Andréia C.A.de O ; Lílian de Melo Fernandes ; Trinta, Rodolfo Rodrigues ; Pelluzzi, Juliana . Desenvolvimento cognitivo sob a perspectiva sócio-cultural em situações de aprendizagem de uma lingua estrangeira. In: 17 InPla , 2009 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2009. p. 68 - 70.
    • FERREIRA, M. M. . Curso de escrita acadêmica em inglês na área de energia: procedimentos e embasamento teórico. In: XI Convenção de Professores de língua inglesa dos estados do sul , 2009 , Florianópolis. Caderno de resumos. : , 2009. p. 16 - 16.
    • FERREIRA, M. M. ; Libâneo,José Carlos ; Freitas, R.A.M Da Madeira ; Cintia Lima de Oliveira Santos . O ensino da escrita em inglês com foco no desenvolvimento humano na abordagem de Vasili Davydov: princípios, aplicações pedagógicas e desafios investigativos. In: 18 Inpla , 2011 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2011. p. 38 - 39.
    • FERREIRA, M. M. . Difficulties faced by Brazilian graduate students in writing academic genres: from linguistic limitations to rhetorical conflicts. In: Symposium on Second Language Writing 2011 , 2011 , Taipei. Symposium on Second Language Writing 2011. : , 2011. p. 46 - 46.
    • FERREIRA, M. M. ; Lee, Diana Sution ; MCCAFFERTY, S. G. ; Zhang, Shaoan ; Rosborough, ALex ; Esteve, Olga ; Arumí, Marta ; Negueruela, Eduardo . : The contribution of sociocultural historical theory to the field of second/foreign language learning-teaching: mutual contributions. In: ISCAR International Conference 2011 , 2011 , Roma. ISCAR International Conference 2011. : , 2011.
    • FERREIRA, M. M. ; Santos, Catarina Rosendo dos . PLÁGIO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS TEXTUAIS DE PÓS-GRADUANDOS. In: VI Siget (SImpósio Internacional de Gêneros Textuais) , 2011 , Natal. Anais do VI Siget. : , 2011.
    • FERREIRA, M. M. . the effect of a genre-based writing course on ESL students´writing of argumentative texts. In: 4 SIGET (simpósio internacional de gêneros textuais) , 2007 , Tubarão. Anais ... SIGET. : , 2007.
    • FERREIRA, M. M. . Theoretical and empirical views of the concept of genre in a writing course. In: 33rd International Systemic Functional Congress , 2007 , São Paulo. Proceedings of the 33rd International Systemic Functional Congress. : , 2006. p. 1021 - 1051.
    • FERREIRA, M. M. . Opening Strategies e Flying Colours 1: sua abordagem de ensino e sua relação co o modelo de competência comunicativa de Canale (1983). In: V EPPLE , 1998 , Assis. Anais do V EPPLE. : , 1998. p. 175 - 180.
    • FERREIRA, M. M. . A vitória de Lula e sua representação nos jornais nacionais e internacionais. In: GEL , 2003 , Taubaté. Estudos Lingüísticos XXXIII Unicamp. Campinas : , 2003.
    • FERREIRA, M. M. . Aspectos cognitivos da fala de alunos em atividades orais em língua estrangeira(inglês). In: XIVCELLIP , 2001 , Maringá. TELA 2 (Textos em Lingüística Aplicada) cd rom. Pelotas : Educart, 2001. p. 1402 - 1407.
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; LOUSADA, E. G. . Relatório da Missão ao Sweetland Writing Center da Universidade de Michigan. : , 2019 (Relatório)
    • FERREIRA, M. M. . Relatório da Comissão de Sindicância. : , 2011 (Relatório)
    • FERREIRA, MARÍLIA M. . parecer de revalidação de diploma de graduação. 2022 (Parecer)
    • FERREIRA, MARÍLIA M. . parecer de revalidação de diploma de graduação de Luis Alfonso Hidalgo Rodrigues. 2022 (Parecer)
    • FERREIRA, MARÍLIA M. . parecer revalidação de diploma graduação de Izabella Bezerra de Lima Ronchi. 2022 (Parecer)
    • FERREIRA, MARÍLIA M. . parecer de revalidação de diploma obtido no exterior. 2022 (Parecer)
    • FERREIRA, MARÍLIA M. . parecer sobre desempenho no pós doutorado de Gisela Favaro. 2022 (Parecer)
    • FERREIRA, MARÍLIA M. . parecer de manuscritos para os Anais de BALEAP 2020. 2022 (Parecer)
    • FERREIRA, MARÍLIA M. . parecer para revista Applied Linguistics. 2022 (Parecer)
    • FERREIRA, MARÍLIA M. . parecer revista RBLA. 2022 (Parecer)
    • FERREIRA, MARÍLIA M. . parecer comissão científica XI SIGET. 2022 (Parecer)
    • FERREIRA, M. M. . Avaliação de proposta de Avaliação da proposta de curso da Academic Writing for Brazilian teachers da Universidade de Bath. 2016 (Consultoria)
    • FERREIRA, M. M. . Avaliação de cursos MOOC para escrita acadêmica em inglês. 2015 (Consultoria)
    • FERREIRA, M. M. . revisão técnica da tradução de Gabriela Freitas de Paula. 2014 (Outra)
    • IZARRA, L. ; NEGRAO, E. ; FERREIRA, M. M. ; TAILLE, E. H. L. . Language Education at USP. 2014 (Assessoria)
    • FERREIRA, M. M. . parecer para fundação ford sobre projeto de pesquisa. 2008 (Parecer)
    • FERREIRA, M. M. . Chat GPT e o ensino da escrita acadêmica: aliado ou inimigo?. 2023 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. ; Lantolf ; MCCAFFERTY, S. ; WHITE, B. ; MASUDA, K. . Sociocultural theory panel discussion. 2023 (Outra)
    • FERREIRA, M. M. . Developing a conceptual understanding of summaries. 2023 (Comunicacao)
    • SILVA, G. O. N. ; LOURES-ELIAS, A. P. S. ; FERREIRA, M. M. . A case study of inner Speech and private esturre in the unity of parezhivanie in L2 writing. 2023 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. . From note taking to writing the final essay: reading to write. 2023 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. . Integrando leitura e escrita acadêmicas: das notas ao manuscrito. 2023 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. . Integração leitura e escrita: organização das notas para a escrita acadêmica. 2023 (Conferência)
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES . Contribuições da teoria sócio-histórico cultural para os estudos de letramento acadêmico. 2022 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. ; CARVALHO, D. C. J. . A Formação de professores de inglês para fins específicos e acadêmicos nas universidades brasileiras.. 2022 (Simposio)
    • FERREIRA, M. M. ; MUGINSKI, M. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INGLÊS ACADÊMICO: O PAPEL DA MEDIAÇÃO. 2022 (Comunicacao)
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES . Plágio na academia brasileira: da concepção às formas de prevenção. 2022 (Conferência)
    • FERREIRA, MARÍLIA M. . O pensar teórico e empírico em um curso de escrita acadêmica em inglês: por uma relação de agência do indivíduo com a língua. 2021 (Conferência)
    • FERREIRA, MARÍLIA M. . Plágio na academia brasileira: da concepção às formas de prevenção. 2021 (Conferência)
    • FERREIRA, MARÍLIA M. ; O´KUINGHTTONS, M. F. M. . Literacidad y desarollo conceptual en la ensenanza de la escritura em ELE. 2021 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. ; SANTANA, M. F. . Ações educativas para a prevenção do plágio: um estudo de universidades no Brasil e no exterior. 2021 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. ; HENDGES, G. R. ; SCHERER, A. S. . EAP teacher education in the Brazilian context. 2021 (Simposio)
    • MACDIARMID, C. ; FERREIRA, M. M. . closing panel BALEAP 2021. 2021 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. . Using Developmental Teaching to promote Critical EAP in an academic writing course in English. 2021 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. ; CARVALHO, D. C. J. ; PAVESI, G. . FACING THE INTERNATIONALIZATION CHALLENGE WITH AGENCY: THE PEDAGOGICAL WORK OF THE LABORATORY OF ACADEMIC LITERACY. 2021 (Simposio)
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES . Fala de abertura evento I Jornada do LLAC. 2019 (Outra)
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; LOUSADA, E. G. ; TONELLI, J. B. . Promovendo o letramento acadêmico em três línguas (francês, inglês e português como L1) : ações do LLAC. 2019 (Outra)
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES . O pensamento dialético sobre a língua e agência num curso de escritaacadêmica em inglês: reflexões a partir de uma perspectiva histórico-cultural.. 2019 (Comunicacao)
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; SCHERER, A. S. ; PAVESI, G. . Teaching academic writing for internationalization: the theory-practice relationship in extension courses at a Brazilian university. 2019 (Comunicacao)
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; SCHERER, A. S. . Academic literacy in English: pedagogical practices in times of internationalization. 2019 (Simposio)
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES . Encontro dos coordenadores gerais e pedagógicos ISF. 2018 (Outra)
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES . Encontro dos coordenadores gerais e pedagógicos ISF. 2018 (Outra)
    • FERREIRA, M. M. . Plágio na academia brasileira: concepções, tratamento e desafios futuros. 2018 (Conferência)
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES . Plágio na academia brasileira: concepções, tratamento e desafios futuros. 2018 (Conferência)
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; DIAS, N. L. A. . Argumentação e ensino de inglês para fins acadêmicos. 2018 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. . A utilização do ensino desenvolvimental (sistema Elkonin-Davydov) para o ensino de escrita acadêmica em inglês. 2018 (Comunicacao)
    • MOLINA-NATERA, V. ; FERREIRA, M. M. . Administración de centros y programas de escritura. 2018 (Outra)
    • BAZERMAN, C. ; FERREIRA, M. M. . Researching in the lifespan development of writing. 2018 (Outra)
    • FERREIRA, M. M. ; PLACIDO, C. E. A. . Brazilian undergraduate students? challenges to write in academic English. 2018 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. ; CARVALHO, D. C. J. ; LORANDI, L. ; LEAL, M. K. O. ; PLACIDO, C. E. A. . Research developed by the Laboratory of Academic Literacy at USP: academic literacy in English in different settings. 2018 (Simposio)
    • FERREIRA, M. M. ; PERSIKE, A. . As concepções brasileira e anglófona de plágio: um estudo preliminar. 2018 (Comunicacao)
    • STETSENKO, A. ; VIANNA, E. ; FERREIRA, M. M. . workshop: Research with transformative Agendas: Increasing Equality in Education and Beyond. 2017 (Outra)
    • FERREIRA, M. M. . Dialectical thinking about language and academic activity: learning and development in developmental teaching. 2017 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. . XII Encontro de Coordenadores IsF. 2017 (Outra)
    • FERREIRA, M. M. . I Encontro Nacional de Coordenadores IsF-Inglês das Universidades Estaduais e Municipais. 2017 (Outra)
    • FERREIRA, M. M. . Plágio na academia brasileira: concepções, tratamento e desafios futuros. 2017 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. . Developmental Teaching and its challenges for teacher education. 2017 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. ; LOUSADA, E. G. . Gëneros textuais no ambiente universitário. 2017 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. . Mesa redonda: Developmental Teaching in Portuguese and English. 2017 (Conferência)
    • CURRY, M. J. ; LILLIS, T. ; FERREIRA, M. M. . How to develop a text-printed approach to researching academic writing. 2017 (Outra)
    • FERREIRA, M. M. ; LOUSADA, E. G. . Promoting academic literacy at the University of Sáo Paulo, Brazil: the actions of the laboratory of academic literacy. 2017 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. ; LUNN, M. D. . Brazilian graduate students' perceptions of challenges to write academically in English. 2017 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. ; LOUSADA, E. G. . Laboratório de Letramento Acadêmico da USP: em busca de ações para promover o letramento acadêmico em nossa instituição. 2016 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. . PLÁGIO NA ACADEMIA BRASILEIRA:CONCEPÇÕES, TRATAMENTO E DESAFIOS FUTUROS. 2016 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. . Uma reflexão crítica sobre as bases para a publicação internacional: o letramento acadêmico e sua institucionalização. 2016 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. . Contributions of the cultural historical Activity theory to academic literacy: promoting dialectical thinking. 2016 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. . Letramento acadêmico em alguns tópicos: definição, condições para sua promoção, desafios. 2016 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. . A promoção da redação científica nas univerisdades como meio de divulgação da ciência. 2016 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. . Escrevendo resumos (abstracts) em inglês: organização textual e interatividade com o leitor. 2015 (Outra)
    • FERREIRA, M. M. . Dialectical thinking about language and writing performance: learning and development in developmental teaching. 2015 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. . A pedagogia de V.V. Davydov para o ensino da escrita acadêmica em inglês: ensino-aprendizagem com foco no desenvolvimento. 2015 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. ; DAMIANOVIC, M. C. . A Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural: Intervenções na Formação de Professores e no Ensino- Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. 2015 (Simposio)
    • FERREIRA, M. M. . Mediação e desenvolvimento na formação de professores: os desafios da abordagem pedagógica de V.V.Davydov. 2015 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. ; VIEIRA-ABRAHAO, M. H. . A Teoria Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade e o Desenvolvimento do Professor. 2015 (Simposio)
    • FERREIRA, M. M. ; STELLA, V. R. . Ações nas universidades para promover o letramento acadêmico em português e em línguas estrangeiras: em busca de ações. 2015 (Simposio)
    • FERREIRA, M. M. . Ações do Laboratório de Letramento Acadêmico da USP: promovendo a escrita acadêmica por meio de gêneros textuais na graduação e na pós-graduação. 2015 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. . Contributions of the cultural historical ACTIVITY theory to academic literacy. 2015 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. . A ciência e a escrita: em busca da promoção da redação científica (inglês e português) nas universidades. 2015 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. . PROMOÇÃO DA HABILIDADE ESCRITA EM INGLÊS EM DIFERENTES CONTEXTOS INSTITUCIONAIS (5533). 2014 (Outra)
    • FERREIRA, M. M. . Promovendo a escrita acadêmica em inglês na graduação: a contribuição do Laboratório de Letramento Acadêmico da FFLCH. 2014 (Outra)
    • FERREIRA, M. M. . Uma proposta pedagógica pluriteórica para o ensino da escrita acadêmica em inglês para a publicação. 2015 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. ; STELLA, V. R. . Letramento acadêmico em português e línguas estrangeiras: os desafios linguísticos impostos pela internacionalização da academia. 2015 (Simposio)
    • FERREIRA, M. M. . Contributions of cultural-historical activity theory to developing academic literacy. 2013 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. . Teaching of academic literacy in University of São Paulo. 2013 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. . The teaching of academic writing: an attempt of practice analysis. 2013 (Simposio)
    • FERREIRA, M. M. . Perspectivas de estudo sobre o letramento acadêmico e influências no Brasil. 2013 (Congresso)
    • FERREIRA, M. M. . The contribution of cultural historical activity theory (CHAT) to the field of foreign language learning and teaching. 2011 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. . Diálogos com a representante ISCAR Brasil. 2012 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. . Os desafios do ensino desenvolvimental para a formação de professores e para a mudança de crenças. 2012 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. ; DAMIANOVIC, M. C. ; Lílian de Melo Fernandes ; Carla D´Elia . Letramento em inglês: ensino, pesquisa, necessidade social. 2012 (Simposio)
    • FERREIRA, M. M. . International students´ challenges in learning the academic discourse. 2012 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. ; HUNTER, L. ; GLASMAN-DEAL, H. ; OSTER, J. ; WEYL, T. . Assisting International Students with academic discourse: a multidisciplinary pedagogical intervention. 2012 (Simposio)
    • FERREIRA, M. M. . Teaching the context variables using an activity theory based pedagogy. 2008 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. . Como alunos falantes de inglês como segunda língua significamum curso de redação baseado em gêneros textuais. 2008 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. . Desenvolvimento em contextos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. 2010 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. . Curso de escrita acadêmica em inglês na área de energia: procedimentos e embasamento teórico. 2009 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. ; Lílian de Melo Fernandes . A perspectiva sócio-cultural e sua contribuição para a aprendizagem de língua estrangeira: em busca do desenvolvimento. 2009 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. ; Lílian de Melo Fernandes ; Silva, Andréia C.A.de O ; Trinta, Rodolfo Rodrigues ; Pelluzzi, Juliana . Desenvolvimento cognitivo sob a perspectiva sócio-cultural em situações de aprendizagem de uma lingua estrangeira. 2009 (Simposio)
    • FERREIRA, M. M. ; Lee, Diana Sution . The process of sense making of graduate students in an academic English writing course. 2011 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. ; Lee, Diana Sution ; MCCAFFERTY, S. G. ; Zhang, Shaoan ; Rosborough, ALex ; Esteve, Olga ; Arumí, Marta ; Negueruela, Eduardo . The contribution of sociocultural historical theory to the field of second/foreign language learning-teaching: mutual contributions. 2011 (Simposio)
    • FERREIRA, M. M. ; Santos, Catarina Rosendo dos . PLÁGIO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS TEXTUAIS DE PÓS-GRADUANDOS. 2011 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. . Ensinando para ampliar (expandir) o desenvolvimento humano: exemplificação em um curso de redação acadêmica na área de energia. 2011 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. ; Libâneo,José Carlos ; Freitas, R.A.M Da Madeira ; Cintia Lima de Oliveira Santos . Ensino com foco no desenvolvimento humano na abordagem de Vasili Davydov: princípios, aplicações pedagógicas e desafios investigativos.. 2011 (Simposio)
    • FERREIRA, M. M. . Difficulties faced by Brazilian graduate students in writing academic genres: from linguistic limitations to rhetorical conflicts. 2011 (Comunicacao)
    • Solera ; FERREIRA, M. M. . Artigos acadêmicos na área de energia: um estudo da seção introdução e da interatividade. 2011 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. . O que os gêneros textuais têm a oferecer ao ensino de línguas. 2010 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. . Curso de escrita acadêmica na área de energia: procedimentos e embasamento teórico. 2009 (Comunicacao)
    • FERREIRA, M. M. . Empirical and theoretical modes of education. 2009 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. . Concept-based instruction and EFL/ESL writing. 2009 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. . Contribuições da teoria sócio-cultural para a área de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. 2009 (Conferência)
    • FERREIRA, M. M. . Pesquisa e curso de escrita em inglês. 2008 (Seminário)
    • FERREIRA, M. M. . Aprendizagem e desenvolvimento na aula de redação de inglês como segunda língua. 2008 (Conferência)
    • D.CHAIKLIN, S. ; FERREIRA, M. M. ; C.PASQUALINI, J. ; PICHETTI, C. . The value of conceptualizing practice. 2013 impresso e digital
    • FERREIRA, M. M. ; SOARES, M. ; PERSIKE, A. . Reflexões sobre o plágio na academia. 2014 impresso , internet
    • FERREIRA, M. M. . Do plágio à falsificação, controle de fraudes acadêmicas tem lacunas nas universidades. 2020 impressa e digital
    • FERREIRA, M. M. . Programa Inspire-se da Rede Laureate Brasil. 2020 digital e impresso
    • FERREIRA, M. M. . Era bom porque inglês na escola é fraco, diz aluna. 2011 impresso e digital
    • FERREIRA, M. M. ; Lantolf ; Poehner, Matthew . vídeo conferência com Prof. Dr.James P. Lantolf e Prof. Dr. Matthew E. Poehner. 2008 (USP- FFLCH e Penn State University)
    • Carmagnani, A. M. G. ; FERREIRA, M. M. ; Meneghini, R. . Mesa-redonda: Letramento acadêmico questões e perspectivas. 2009 (Departamento de Letras Modernas)
    • Stetsenko, Anna ; FERREIRA, M. M. . Palestra da Prof. Dra. Anna Stetsenko (City University of New York). 2010 (USP e Consulado dos Estados Unidos)
    • DANIELS, H. ; FERREIRA, M. M. . Learning as a sociocultural activity. 2011 (FFLCH)
    • FERREIRA, M. M. ; Esteve, Olga ; Arumí, Marta ; Negueruela, Eduardo ; Rosborough, ALex ; MCCAFFERTY, S. G. ; Zhang, Shaoan . the contribution of sociocultural historical theory to the field of second/foreign language learning-teaching: mutual contributions. 2011 (ISCAR)
    • FERREIRA, M. M. ; Libâneo,José Carlos ; Freitas, R.A.M Da Madeira ; Cintia Lima de Oliveira Santos . Ensino com foco no desenvolvimento humano na abordagem de Vasili Davydov: princípios, aplicações pedagógicas e desafios investigativos. 2011 (PUC SP)
    • FERREIRA, M. M. ; Lílian de Melo Fernandes ; Silva, Andréia C.A.de O ; Trinta, Rodolfo Rodrigues ; Pelluzzi, Juliana . Desenvolvimento cognitivo sob a perspectiva sócio-cultural em situações de aprendizagem de uma lingua estrangeira. 2009 (PUC SP)
    • FERREIRA, M. M. . I Encontro Nacional de Ensino- Aprendizagem de Línguas e a Teoria Sócio-Histórico Cultural e da Atiidade: o resgate do diálogo. 2012 (FFLCH-USP)
    • FERREIRA, M. M. ; DAMIANOVIC, M. C. ; Lílian de Melo Fernandes ; Carla D´Elia . Simpósio no 60 Gel- grupo de estudos linguísticos do estado de São Paulo:Ensinar o gênero textual artigo acadêmico pela proposta davydoviana: deslocando o aluno da descrição empírica para a conceituação abstrata de gênero textual. 2012 (60 GEL)
    • FEIGENBAUM, P. ; FERREIRA, M. M. . organização do minicurso do Prof. Dr. Peter Feigenbaum: Introduction to discourse analysis of social and private speech. 2012 (FFLCH-USP)
    • FERREIRA, M. M. ; SCHAPPER, I. ; JANER, J. . II Fórum ISCAR Brasil. 2012 (UFJF)
    • MCCAFFERTY, S. G. ; FERREIRA, M. M. . Minicurso do Prof. Dr. Steve McCafferty:Gesture Theory, Applications to Second Language Development. 2012 (FFLCH-USP)
    • FERREIRA, M. M. ; HUNTER, L. ; GLASMAN-DEAL, H. ; OSTER, J. ; WEYL, T. . Assisting International Students with academic discourse: a multidisciplinary pedagogical intervention. 2012 (The MOFET Institute)
    • FERREIRA, M. M. ; BUENO, L. . Simpósio LETRAMENTO ACADÊMICO EM INGLÊS E PORTUGUÊS: QUESTÕES, PERSPECTIVAS, REFLEXÕES E POSICIONAMENTOS CRÍTICOS. 2013 (PUC SP e Universidade Cruzeiro do Sul (19 InPLA))
    • FERREIRA, M. M. ; D.CHAIKLIN, S. . Semana acadêmica com Prof. Seth D. Chaiklin. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • D.CHAIKLIN, S. ; FERREIRA, M. M. . Intervention as a research method in professional and educational research. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • D.CHAIKLIN, S. ; FERREIRA, M. M. . The significance of practice in the scientific study of human activity. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • FERREIRA, M. M. ; SOARES, M. ; PERSIKE, A. . Mesa redonda: Reflexões sobre o plágio na academia. 2014 (FFLCH)
    • STELLA, V. R. ; FERREIRA, M. M. . Recursos textuais para a produção de gêneros acadêmicos. 2014 (Universidade de São Paulo FFLCH DLM)
    • FERREIRA, M. M. ; STELLA, V. R. . Simpósio: Letramento acadêmico em português e línguas estrangeiras: os desafios linguísticos impostos pela internacionalização da academia. 2015 (Abralin)
    • FERREIRA, M. M. ; STELLA, V. R. . Simpósio: Ações nas universidades para promover o letramento acadêmico em português e em línguas estrangeiras: em busca de ações. 2015 (VIII SIGET (SImpósio Inernacional de Estudos de Gêneros Textuais))
    • FERREIRA, M. M. ; BROOKS, M. . Internationalizing curriculum by Incorporating ELT strategies and standards in curriculum and lesson planning. 2016 (DLM- AUCANI USP)
    • CORBETT, J. B. ; FERREIRA, M. M. . Palestra com Prof. Dr. JOhn B. Corbett Intercultural Language Education: from curriculum to classroom. 2017 (DLM AUCANI ISF)
    • FERREIRA, M. M. ; CORTE, A. C. O. ; FERREIRA, A. S. C. ; MARCELLO, N. . Aprimoramento téorico e prático em questões linguísticas e discursivas com foco nas 4 habilidades em língua inglesa. 2017 (Instituto de Física USP)
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES . Simpósio: Research developed by the laboratory of academic literacy at USP. 2018 (II Congreso Internacional ALES)
    • MARCHESE, G. ; FERREIRA, MARÍLIA MENDES . Workshop: A linguistica de corpus aplicada ao ensino-aprendizagem de inglês para escrita acadêmica. 2018 (NUCLI USP ISF)
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; MACDIARMID, C. . Exploring approaches to EAP teacher development: practical applications. 2019 (USP e Universidade de Glasgow)
    • FERREIRA, M. M. ; PAVESI, G. ; NATERA, V. M. . II Jornada LLAC (Lab Letramento AcadÊmico da USP). 2020 (USP- DLM -LLAC)
    • FERREIRA, M. M. ; AZAROLA, E. N. ; OKUINGHTTONS, M. F. M. . Semana de atividades com prof. visitante Prof. Dr Eduardo Negueruela Azarola. 2020 (LLAC-DLM-FFLCH-CIL)
    • FERREIRA, M. M. ; AZAROLA, E. N. ; OKUINGHTTONS., M. F. M. ; COSTA, H. B. A. . Vygotsky in Second Language Learning Research: some reports from English and Spanish / Vygotsky en la investigación del aprendizaje de un segundo idioma: algunos informes de inglés y español. 2020 (LLAC-CIL_DLM FFLCH)
    • FERREIRA, M. M. ; CRISTOVAO, V. L. L. . II ROCA- Rodas de Conversas AcadÊmicas. 2021 (UEL, USP, UNESPAR)
    • FERREIRA, M. M. ; PINTO, P. T. . Série LLAC convida. 2021 (USP- LLAC)
    • FERREIRA, M. M. . Maratona de Escrita Acadêmica em inglês -LLAC. 2021 (USP- LLAC)
    • FERREIRA, M. M. ; CARVALHO, D. C. J. ; MAKINDE, O. J. ; MUTO, J. S. ; SILVA, G. O. N. . USP-ESCOLA 2021-CURSO INGLÊS APERFEIÇOAMENTO. 2021 (USP- IF/LLAC)
    • MACDIARMID, C. ; FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; MEDEIROS, B. T. ; CARVALHO, D. C. J. ; PINTO, F. A. S. ; PAVESI, G. ; MUTO, J. S. ; Lantolf ; MAKINDE, O. J. ; OLIVEIRA NETO, J. B. ; L. JUNIOR, C. J. . Série d eventos LLAC 10 anos : Developing the English for Academic Purposes Teacher Knowledge Base. 2022 (USP- DLM -LLAC)
    • OLIVEIRA JR, O. N. ; FERREIRA, M. M. . Paletra LLAC:A inteligência artificial e seu impacto no ensino-aprendizagem da escrita. 2023 (LLAC- Laboratório de Letramento Acadêmico FFLCH USP)
    • MACDIARMID, C. ; FERREIRA, M. M. . WOrkshop para formação de professores de inglês para fins acadêmicos. 2023 (PRINT CAPES USP LLAC)
    • FERREIRA, M. M. ; MAKINDE, O. J. ; SCHERER, A. S. ; MEDEIROS, B. T. ; L. JUNIOR, C. J. ; PINTO, F. A. S. ; SILVA, G. O. N. ; PAVESI, G. ; OLIVEIRA NETO, J. B. ; LEAL, M. K. O. . Maratona de Escrita Acadêmica em inglês. 2023 (LLAC- Laboratório de Letramento Acadêmico FFLCH USP)
    • D.CHAIKLIN, S. ; FERREIRA, M. M. . Mesa-redonda: The value of conceptualizing practice in pedagogical research. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • FERREIRA, M. M. . Redação acadêmica em inglês com foco na publicação: área de energia. 2011 (Departamento de Letras Modernas da USP)
    • FERREIRA, M. M. ; Trinta, Rodolfo Rodrigues . Redação acadêmica em inglês com foco na publicação: área de energia. 2009 (Departamento de Letras Modernas USP)
    • FERREIRA, M. M. ; Cintia Lima de Oliveira Santos . Praticando a escrita em inglês por meio de gêneros textuais: a argumentação. 2010 (Departamento de Letras Modernas)
    • FERREIRA, M. M. ; Cintia Lima de Oliveira Santos . O ensino da escrita em inglês através dos gêneros textuais. 2011 (USP- PRojeto Novos Talentos Capes)
    • FERREIRA, M. M. . Promovendo a escrita em inglês por meio de projetos colaborativos e mídia eletrônica. 2012 (USP- USP Escola Projeto Capes Novos Talentos)
    • FERREIRA, M. M. ; Rezende, José Augusto . VIII USP Escola:Material didático em inglês: foco no ensino da escrita. 2014 (IFUSP)
    • FERREIRA, M. M. ; PLACIDO, C. E. A. . O Ensino da Escrita Criativa Fanficcional em Inglês: História, Técnicas e Desafios. 2015 (USP- Instituto de Física)
    • FERREIRA, M. M. ; CORTE, A. C. O. ; FERREIRA, A. S. C. . Desenvolvendo a competência em língua inglesa: práticas comunicativas e consciência linguística. 2016 (USP Instituto de Física)
    • FERREIRA, M. M. . Abordagens do ensino da escrita em língua estrangeira. 2007 (USP- FFLCH)
    • FERREIRA, M. M. . Abordagens, métodos e planejamento no ensino de língua inglesa. 2006 (UNAES- Centro Universitário de Campo Grande)
    • FERREIRA, M. M. ; CARVALHO, D. C. J. ; LEAL, M. K. O. ; MUTO, J. S. ; MAKINDE, O. J. . Para inglês ver: desenferrujando e descobrindo técnicas de ensino e aprendizado. 2021 (USP- IF/LLAC)
    • FERREIRA, M. M. . Curso de leitura instrumental para graduandos do IB (Instituto de Biociências). 2021 (USP- LLAC_IB)
    • FERREIRA, M. M. ; LEAL, M. K. O. ; MEDEIROS, B. T. ; L. JUNIOR, C. J. ; PAVESI, G. ; OLIVEIRA NETO, J. B. ; MAKINDE, O. J. ; COUTINHO, L. M. ; PINTO, F. A. S. . Here and now: conectando práticas pedagógicas de língua inglesa com o mundo contemporâneo. 2022 (Instituto de Física : USP ESCOLA 2022)
    • FERREIRA, M. M. ; Carla D´Elia . O ENSINO DA ESCRITA EM INGLÊS ATRAVÉS DE GÊNEROS TEXTUAIS. 2013 (Universidade de São Paulo)
  • Relatório de Pesquisa: 2
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; MACDIARMID, C. . Facilitating Internationalisation in Brazilian Higher Education contexts: Developing expertise in teaching English for academic purposes. 2019
    • FERREIRA, M. M. ; PERSIKE, A. ; SOARES, M. . Uma Investigação preliminar sobre o plágio : a concepção da USP e seu funcionamento na graduação: fase 1. 2013
    • FERREIRA, M. M. . Apostila do curso de extensão O ensino da escrita em inglês através dos gêneros textuais. 2011 (Desenvolvimento de material instrucional)
    • FERREIRA, M. M. . Apostila para o curso de extensão: Redação acadêmica em inglês na área de energia:foco na publicação. 2011 (Desenvolvimento de material instrucional)
    • FERREIRA, M. M. ; Carla D´Elia . Promovendo a escrita em inglês por meio da mídia eletrônica: o uso de wikis. 2012 (Desenvolvimentodematerialinstrucional)
    • FERREIRA, M. M. . Apostila para o curso de extensão do VI Encontro USP escola. 2014 (Desenvolvimentodematerialinstrucional)
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; MACDIARMID, C. . Facilitating Internationalisation in Brazilian Higher Education contexts: resources for EAP teacher education. 2019 (Desenvolvimentodematerialinstrucional)
    • MARTINOVIC, G. ; FERREIRA, MARÍLIA M. . Argumentative Texts. 2021 (Desenvolvimentodematerialinstrucional)
    • FERREIRA, M. M. . Apostila para o curso de extensão Promovendo a escrita em inglês por meio de projetos colaborativos e mídia eletrônica. 2012 (Desenvolvimento de material instrucional)
    • Nome do projeto: A escrita acadêmica em inglês com foco na publicação: avaliação do seu ensino na escrita e no pensamento dialético-crítico do aluno Fase 1 (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , Lee, Diana Sution , Solera , Cardoso , Rosendo .
      Descrição: Com um mundo altamente globalizado, regido por uma economia da informação e do conhecimento, a produção acadêmica de um país somente se projeta se se utilizar da língua franca das ciências: o inglês. Portanto, faz-se necessário a capacitação de alunos de pós-graduação na escrita em inglês para facilitar sua inserção na comunidade discursiva internacional de sua área. Diante desse quadro, o presente projeto de pesquisa objetiva o seguinte: 1) confeccionar e implementar cursos de redação acadêmica em inglês baseados em gêneros textuais 2) avaliar a influência desses cursos na qualidade da escrita dos alunos, 3) avaliar o impacto do conhecimento teórico sobre gênero textual na qualidade da escrita, 4) investigar o desenvolvimento cognitivo dos alunos (ZDP) através do formação/manifestação do pensamento teórico, de sua utilização em atividades linguajeiras e a atividade significante motivada pelos cursos de redação. Com esses três elementos, objetivamos investigar como a ZDP ocorre, ou seja, como aprendizagem leva ao desenvolvimento cognitivo do aluno (Newman e Holzman,1993; Vygotsky,1978). Na fase 1, o curso ancora-se em três pilares teóricos (a escola EAP de Swales, a análise linguística baseada em estudos de corpora de Ken Hyland e do letramento acadêmico crítico de Canagarajah (2002 a e b)) na fase 2, o curso seguirá esse mesmo arcabouço teórico, porém utilizar-se-á a pedagogia do ensino com foco no desenvolvimento (Davydov,1984 , 1988) que visa promover uma aprendizagem que leve ao desenvolvimento do aluno, ou seja, ZDP (Newman & Holzman,1993;Vygotsky,1978). As perguntas de pesquisa da fase 1 objetivaram verificar o impacto do curso na escrita dos alunos nos gêneros acadêmicos ensinados e o processo de significação dos alunos ? a opinião deles sobre as informações dadas, sobre o letramento acadêmico, a necessidade de se publicar em inglês, seu nível de criticidade.
    • Nome do projeto: Documentos oficiais de ensino e formação de professores: aplicação e processos de significação (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, M. M. .
      Descrição: A área de formação de professores tem recebido grande atenção da academia e do governo nos últimos anos. A orientação das pesquisas tem sido mais de atualizar os professores teoricamente e de discutir aspectos instrumentais do ensino e menos de analisar os aspectos sócio-políticos da profissão como políticas de ensino e orientações curriculares. Este projeto, com base nos pressupostos da teoria sócio-histórico cultural e da atividade (Vygotsky, 1987; Engestrom, 1987, 2009; Leontiev, 1981) visa investigar a relação dos professores da rede pública com as orientações curriculares periodicamente lançados pelos governo federal e estaduais: o quanto o professor conhece os documentos curriculares, qual a importância que o professor atribui a eles e se, e como, o professor utiliza os princípios, sugestões desses documentos em sala de aula. Dessa forma, o estudo espera contribuir para a área na medida em que foca o aspecto sócio-político da formação de professores e promover o desenvolvimento cognitivo e o senso crítico desse profissional ao incentivá-lo a fazer sentido dessas questões sócio-políticas (González Rey, 2008; Mahn & Steiner, 2000).
    • Nome do projeto: A escrita em inglês na escola pública: projeto parte do Projeto Novos Talentos Capes (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , Cintia Lima de Oliveira Santos , Carla D´Elia , Rios Gonçalves, Fernanda .
      Descrição: Dois cursos de extensão para formação de professores serão oferecidos como parte do projeto da USP para Programa de Apoio a projetos extracurriculares: Investindo em novos talentos da rede de educação pública para inclusão social e desenvolvimento da cultura científica (Edital Capes/Deb 033/2010). Curso 1: O ensino da escrita em inglês através de gêneros textuais Curso 2: Promovendo a escrita em inglês por meio da mídia eletrônica Estes cursos objetivam a) capacitar o professor teoricamente a trabalhar com o conceito de gênero textual, um componente importante dos letramentos múltiplos (p. 43 da proposta curricular do estado de são paulo), capacitar o professor a trabalhar de maneira mais consistente com a escrita, c) ilustrar o funcionamento da língua como prática social , d) pelos itens anteriores, conferir uma formação cidadã mais sólida aos professores de inglês
    • Nome do projeto: O ensino da escrita em língua inglesa em diferentes contextos institucionais (2007 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , Cintia Lima de Oliveira Santos , Carla D´Elia , MARTINELI, L. M. F. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa investigar o ensino da habilidade de escrita em língua inglesa em diferentes contextos institucionais (escola de idiomas, escola pública, escola formal, aulas particulares) e com diferentes objetivos (cursos de inglês geral, cursos de inglês com fins específicos, cursos de Letras). O arcabouço teórico constitui-se da escola australiana de gêneros textuais (Eggins & Martin, 1997; Martin, 1989, 1993), da pedagogia davydoviana do movimento do abstrato para o concreto (Davydov, 1984,1988, 1990) e da teoria sócio-histórico- cultural (Vygotsky, 1987, Leontiev, 1981, Engstrom, 1987).
    • Nome do projeto: Promoção da habilidade escrita em inglês em diferentes contextos institucionais: USP escola (2011 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , CORTE, A. C. O. , AGUIAR, A. R. C. , FERREIRA, A. S. C. , MARCELLO, N. .
      Descrição: Como desmembramento do projeto de pesquisa O ensino da escrita em língua inglesa em diferentes contextos institucionais, o presente projeto de extensão objetiva - oferecer cursos de formação aos professores da rede pública sobre o ensino da habilidade escrita em inglês e formas de avaliação - elaborar juntamente com esses professores da rede pública material didático que possa ser utilizado nas suas escolas para o ensino da escrita em inglês -compilar o material didático que já vem sendo produzido em cursos de extensão já oferecidos aos pós-graduandos do IEE (Instituto de Eletrotécnica e Energia) e elaboração de mais material para publicação
    • Nome do projeto: Ensino-aprendizagem de língua estrangeira sob a ótica sócio-histórico-cultural (2012 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , PLACIDO, C. E. A. .
      Descrição: Esse projeto investiga a relação entre desenvolvimento e aprendizagem em uma língua estrangeira segundo a perspectiva sócio-histórico-cultural e da atividade (Davydov, 1984,1988; Vygotsky, 1987). Temas de interesse para a pesquisa são o uso da abordagem pedagógica de Davydov (1988) (também chamada de ensino desenvolvimental) para o ensino de escrita em inglês, gêneros textuais como um conceito teórico (Davydov,1988) e não empírico, o papel da fala privada na aprendizagem de línguas.
    • Nome do projeto: A escrita acadêmica em inglês com foco na publicação: avaliação do seu ensino na escrita e no pensamento dialético-crítico do aluno Fase 2 (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , Gambarotto, Anna Cristina , Calove, Amadeu Borges , CARDOSO, C. P. , FERREIRA, M. L. .
      Descrição: A escrita possui um papel fundamental na economia do conhecimento e no mundo globalizado (Brandt,2004;Juswick,2006)Na fase 1do projeto o curso 1 oferecido foi ancorado em três pilares teóricos (a escola EAP de Swales, a análise linguística baseada em estudos de corpora de Ken Hyland e do letramento acadêmico crítico de Canagarajah (2002 a e b). Na fase 2, o curso seguirá esse mesmo arcabouço teórico, porém os gêneros acadêmicos serão ensinados por meio da pedagogia do ensino com foco no desenvolvimento (Chaiklin,2001; Davydov,1984 , 1988 a, b, c, d; Hedegaard,1990, 2002; Lompscher,1999). Essa abordagem visa promover uma aprendizagem que leve ao desenvolvimento do aluno, ou seja, ZDP (Newman & Holzman,1993;Vygotsky,1978). Essa fase objetiva averiguar o impacto no curso na escrita dos alunos nos gêneros acadêmicos ensinados e que foram os mesmos do curso 1 (a aprendizagem) e investigar o desenvolvimento proporcionado pela pedagogia davyvdoviana. Esse desenvolvimento será observado pelo processo de significação dos alunos ? a opinião deles sobre as informações dadas, sobre o letramento acadêmico, a necessidade de se publicar em inglês, seu nível de criticidade, sobre a experiência com essa pedagogia ? pelo desenvolvimento do pensamento teórico nesse contexto e sua possível contribuição para a aprendizagem da escrita acadêmica. O curso também foi oferecido à área de energia.
    • Nome do projeto: :ESCRITA ACADÊMICA EM INGLÊS COM FOCO NA PUBLICAÇÃO ? ÁREA DE ENERGIA Fase 1 (2009 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, M. M. .
      Descrição: Curso de escrita acadêmica em inglês para a área de energia com foco na publicação. Foram ensinados três gêneros acadêmicos - resumo, artigo empírico e abstract. A metodologia adotada foi de manuais didáticos para a escrita acadêmica como Swales e Feak (2004).
    • Nome do projeto: :ESCRITA ACADÊMICA EM INGLÊS COM FOCO NA PUBLICAÇÃO ? ÁREA DE ENERGIA Fase 2 (2011 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , Gambarotto, Anna Cristina .
      Descrição: Ensino da escrita acadêmica em inglês com foco na publicação para a área de energia através do ensino de três gêneros (resumo, artigo acadêmico empírico e abstract). A metodologia adotada foi a pedagogia davydoviana (Davydov, 1988 a, b, c, d) com pressupostos da teoria da atividade (Leontiev, 1978).
    • Nome do projeto: Uma Investigação preliminar sobre o plágio : a concepção da USP e seu funcionamento na graduação: fase 1 (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , SOARES, M. , PERSIKE, A. .
      Descrição: Na comunidade internacional, o plágio vem sendo estudado em diversos ângulos: sob o aspecto da integridade acadêmica e éticos (HARVEY & ROBSON, 2006; VAZ, 2006), sob o aspecto de intencionalidade (HARVEY & ROBSON, 2006; PECORARI, 2001; SCOLLON, 1995), sob o enfoque cultural (BURANEN, 1999; PENNYCOOK, 1994; 1996) e a contribuição da internet para o aumento do plágio (BADGE, 2010; BLOCH, 2001; McKEEVER, 2004). No Brasil, o plágio constitui-se num tema de pesquisa pouco investigado (AZEVEDO, 2006, SILVA, 2008; VASCONCELOS, 2007). Tem-se atentado para os aspectos jurídico (SILVA, 2008; MORAES, 2007), ético (VAZ, 2006; ALBUQUERQUE, 2009), e educacional (ABRANCHES, 2008). Barbasfetano & Souza (2007) e Silva (2008) apontam várias causas para o plágio das quais destaco a facilidade de acesso à informação pela internet e problemas no letramento: a) não se ensina como resumir e a parafrasear nas escolas e b) a prática do plágio nos ensinos médio e fundamental. O presente projeto se propõe a investigar o plágio em dois aspectos: 1) a concepção de plágio presente na USP e nos manuais de redação acadêmica em português e 2) o processo do plágio em seus diversos aspectos (recursos utilizados pelos alunos para plagiar, causas para tal procedimento, instruções dos professores para a confecção do trabalho, o processo de realização do trabalho). Portanto as perguntas de pesquisa são as seguintes: 1) Qual(is) a(s) concepção(ões) de plágio que a USP e os manuais de redação em português mais comuns apresentam? 2) Como se configura o processo do plágio entre alunos da graduação do curso de Letras?
    • Nome do projeto: Promoção da escrita acadêmica em inglês e português: tutorias e oficinas no Laboratório de Letramento Acadêmico em Língua Materna e Estrangeira (2013 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , LOUSADA, E. G. , LORANDI, L. , CARVALHO, D. C. J. , LEAL, M. K. O. , SCHERER, A. S. , PAVESI, G. , COUTINHO, L. M. , MUTO, J. , BELEM, J. , MAKINDE, O. J. , PINTO, F. A. S. , MEDEIROS, B. T. , L. JUNIOR, C. J. .
      Descrição: O Laboratório ina FFLCH e objetiva preparar graduandos e pós-graduandos para a redação acadêmica tanto em língua materna quanto estrangeira no curso de Letras e em outras unidades interessadas. O laboratório reúne docentes de diversas línguas estrangeiras que trabalham com o letramento acadêmico no ensino, na pesquisa e na extensão oportunizando o desenvolvimento de teorias, práticas pedagógicas e ações de extensão para o desenvolvimento da escrita acadêmica. No caso específico do inglês, o monitor requerido atuará na extensão. A extensão oferecida pelo Laboratório se concretiza na forma de tutorias individuais, oficinas sobre assuntos específicos referentes ao discurso acadêmico, cursos de capacitação a professores, produção de material didático.
    • Nome do projeto: Letramento acadêmico em inglês e português: uma investigação em múltiplos aspectos (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , LOUSADA, E. G. , LUNN, M. , STELLA, V. R. , LORANDI, L. , CARVALHO, D. C. J. , ISMAEL, T. , AGUIAR, A. R. C. , LEAL, M. K. O. .
      Descrição: Com a pressão crescente dos órgãos governamentais de fomento à pesquisa para a publicação internacional ? traduzida na conhecida expressão ?publish or perish? ? e de iniciativas de internacionalização das universidades brasileiras, o pesquisador brasileiro vê-se diante da necessidade de um letramento acadêmico não somente em português, mas também na língua franca das ciências, o inglês. Isso implica na aquisição de conhecimentos que vão além do domínio linguístico do idioma: a socialização com a comunidade discursiva internacional, o conhecimento de padrões retóricos e um posicionamento do autor em relação a políticas linguísticas de publicação. Dessa forma, o momento atual demanda uma reflexão aguçada sobre caminhos a seguir e posições a tomar sobre um tema que muito afeta a produção e a visibilidade do conhecimento acadêmico produzido pelo Brasil nos cenários nacional e internacional. O presente projeto objetiva investigar os vários aspectos do letramento acadêmico: recursos didáticos, preparação de professores para o ensino dessa habilidade, dificuldades dos alunos no domínio do discurso acadêmico, questões geopolíticas e sociológicas envolvidas na questão. Esse projeto almeja oferecer como resultado de suas pesquisas material pedagógico e cursos de formação de professores para o ensino do escrita acadêmica tanto em inglês quanto em português. Esse projeto está vinculado às atividades do Laboratório de Letramento Acadêmico em Língua Materna e Línguas Estrangeiras da Universidade de São Paulo
    • Nome do projeto: Uma Investigação preliminar sobre o plágio : a concepção da USP e seu funcionamento na graduação: fase 2 (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , PERSIKE, A. .
      Descrição: Esta fase do projeto objetiva investigar a concepção de plágio presente nos manuais de redação acadêmica em português e livros didáticos sobre gêneros textuais acadêmicos mais utilizados nas universidades brasileiras.
    • Nome do projeto: A relação entre o letramento acadêmico e o plágio na graduação: um estudo inicial com as habilitações em Letras (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , OLIVEIRA, J. C. , COSTA, F. M. .
      Descrição: No Brasil, o plágio constitui-se num tema de pesquisa pouco investigado (AZEVEDO, 2006, SILVA, 2008; VASCONCELOS, 2007). Tem-se atentado para os aspectos jurídico (SILVA, 2008; MORAES, 2007), ético (VAZ, 2006; ALBUQUERQUE, 2009), e educacional (ABRANCHES, 2008). Barbasfetano & Souza (2007) e Silva (2008) apontam várias causas para o plágio das quais destaco a facilidade de acesso à informação pela internet e problemas no letramento: a) não se ensina como resumir e a parafrasear nas escolas e b) a prática do plágio nos ensinos médio e fundamental. Entretanto há poucos estudos no Brasil que relacionam o plágio com o letramento acadêmico tanto em língua materna quanto em língua estrangeira. Diante desse contexto, esse projeto, objetiva-se estudar a relação do plágio com o letramento acadêmico. Em outras palavras, como o ensino da escrita acadêmica ou não na graduação afeta a prática do plágio, o processo do plágio em seus diversos aspectos (recursos utilizados pelos alunos para plagiar, causas para tal procedimento, instruções dos professores para a confecção do trabalho, o processo de realização do trabalho) na graduação. As perguntas de pesquisa são as seguintes: 1) Como o plágio é abordado pelo professor da graduação? 2) Como se configura a prática do plágio entre alunos da graduação? 3) Qual a concepção de plágio dos alunos da graduação? Os dados serão coletados por meio de um questionário já elaborado e pilotado em pesquisa preliminar sobre o tema. O questionário será aplicado a alunos do segundo ao último anos das habilitações de inglês, francês e português da Letras da FFLCH/USP. A análise de conteúdo das respostas será realizada. Entrevistas semi-estruturadas serão feitas a alguns alunos e professores para dirimir dúvidas sobre as respostas. Elas serão gravadas em aúdio e transcritas.
    • Nome do projeto: Teacher education in English NUCLI ISF USP? from learning to development through Davydov's pedagogy (2017 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , SANTOS, M. M. .
      Descrição: There is a lack of studies regarding EAP teacher education (Alexander, 2011) despite the increasing need of such professionals in the academic environment. This project aims to contribute to this field by investigating the development process of preservice English for Academic Purposes teachers in the NUCLI USP which is part of the Idioms Sem Fronteiras program. The data will be collected through recordings. logs, lesson plans and tasks developed by the teachers. The teacher education promoted will be based on Vygotskian and Davydovian principles which value the construction of zones of proximal development to foster the development of dialectical thinking.
    • Nome do projeto: Coordenação pedagógica do NUCLI ISF Inglês (2017 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , DIAS, N. L. A. , PIVETA, J. N. , CABRAL, G. H. S. , MENDES, I. S. , BARROS, F. G. , TRINDADE, T. G. .
      Descrição: Formação dos professores pré-serviço bolsistas do programa ISF USP
    • Nome do projeto: Facilitating Internationalisation in Brazilian Higher Education contexts: Developing expertise in teaching English for academic purposes (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , MACDIARMID, C. .
      Descrição: The University of Sáo Paulo following the movement of higher education internationalization movement is putting much effort into raising the English proficiency of its community to ground this process. Despite their key importance in assisting universities in achieving greater internationalization, relatively little research has been carried out into EAP teacher education in Brazil and overseas (Alexander, 2011; Basturkmen, 2014; Campion, 2016) or on the transition from general English instruction to EAP (Campion,2016; Vial, 2017). In Brazil most of these studies come from the Language without Borders context. The goal of this research is to investigate the challenges three types of EAP instructors currently working in USP face and, based on this information, to design a framework for EAP teacher education that can be extended to Brazil and other countries. The groups are preservice Language without Borders instructors, in-service EAP instructors from the language center and tutors from the laboratory of academic literacy of USP. Based on focus groups, a questionnaire will be designed to assess English major students needs to be socialized into EAP teaching. With this information we will construct a sustainable framework for teacher development and an outline course which could be given to English Major students. In this way, it is expected that the study can impact the English Major curriculum contributing to the education of future EAP teachers locally and in the Higher Education sector in Brazil.
    • Nome do projeto: Educação sobre o plágio na USP: informar para prevenir por meio da tecnologia fase 1 (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , SANTANA, M. F. .
      Descrição: O crescente número de casos de plágio nos ambientes escolar e acadêmico (AZEVÊDO, 2006; FERREIRA e PERSIKE, 2014; SILVA, 2008; VASCONCELOS, 2007) é um tema que vem ganhando destaque na mídia (ver, por exemplo, Estadão, 7/10/14, 19/7/16, Folha de S. Paulo, 25/4/16, 29/7/16). É comum a dúvida se o plágio aumentou devido ao surgimento da internet (Último segundo, 3/8/2010; SILVA; DOMINGUES, 2008, p. 118) ou à pressão por maior produção - de publicações, de trabalhos dos alunos - (ver, por exemplo, Estadão, 26/11/13). Entretanto, há um consenso de que o plágio consiste em uma má-conduta acadêmica, que deve ser combatida. O tema é bastante discutido, pesquisado e abordado nas universidades do exterior (HARVEY; ROBSON, 2006; PECORARI, 2001,2006; SUTHERLAND-SMITH, 2011). Porém, no Brasil, o quadro que se delineia é caracterizado pela superficialidade no trato da questão: seja pela ausência de medidas de prevenção (FERREIRA; PERSIKE, 2014), seja pela falta de materiais específicos sobre o assunto ? duas louváveis exceções são Krokoscz (2012,2015) ? , seja pela falta de abordagem do assunto por manuais de escrita acadêmica em português (FERREIRA; PERSIKE, 2018). Há documentos oficiais (Capes, 2011; CNPq, 2011; Fapesp, 2014) que oferecem algumas diretrizes para o tratamento da questão. Por exemplo, o documento do CNPq propõe duas ações: 1) de cunho pedagógico-preventivo (disciplinas , materiais, diretrizes) e 2) de cunho corretivo como criação de comissões (julgar, avaliar, decidir sobre os casos ocorridos) e diretrizes à comunidade. O presente projeto de pesquisa visa exatamente desenvolver ações de cunho pedagógico-preventivo por meio de tecnologias de ensino à distância para o combate ao plágio entre discentes da USP.
    • Nome do projeto: Curso de escrita acadêmica em inglês: laboratório de letramento acadêmico (2018 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , CARVALHO, D. C. J. , LEAL, M. K. O. , SCHERER, A. S. , PAVESI, G. , BELEM, J. , MAKINDE, O. J. , MUTO, J. S. .
      Descrição: Esse curso objetiva fornecer a pós-graduandos da USP a descriçaõ e a prática do discurso acadêmico por meio de técnicas de conscientização retórica (Swales e Feak,2012) e desenvolvimento de estratégias para desenvovlimento de vocabulário acadêmico e criticidade com a própria escrita .
    • Nome do projeto: Para inglês ver: desenferrujando e redescobrindo técnicas de ensino e aprendizado (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , CARVALHO, D. C. J. , LEAL, M. K. O. , MAKINDE, O. J. , MUTO, J. S. , SILVA, G. O. N. .
      Descrição: curso de atualização sobre conhecimentos da língua inglesa para professores de inglês da rede pública do estado de São Paulo
    • Nome do projeto: Projeto integração: novos contextos para a graduação em biologia (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , CARVALHO, D. C. J. , LEAL, M. K. O. , PAVESI, G. , BELEM, J. , MUTO, J. S. , MARTINOVIC, G. J. , PINTO, F. A. S. , ANTUNES, I. S. .
      Descrição: Projeto de readequação curricular do curso de biologia em parceria com o LLAC (Lab. de Letramento Acadêmico da USP). Foi empreendido um conjunto de ações para que o nível de proficiência em leitura em inglês dos graduandos do IB fosse melhorada: curso, palestras, oferta de material didático e tutoria para leitura de textos.
    • Nome do projeto: Formação de professores de inglês para fins acadêmicos: o papel da mediação (Fase 2) (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , SANTOS, M. M. .
      Descrição: There is a lack of studies regarding EAP teacher education (Alexander, 2011) despite the increasing need of such professionals in the academic environment. This project aims to contribute to this field by investigating the development process of preservice English for Academic Purposes teachers in the NUCLI USP which is part of the Idioms Sem Fronteiras program. The data will be collected through recordings. logs, lesson plans and tasks developed by the teachers. The teacher education promoted will be based on Vygotskian and Davydovian principles which value the construction of zones of proximal development to foster the development of dialectical thinking.
    • Nome do projeto: Here and now: conectando práticas pedagógicas de língua inglesa com o mundo contemporâneo (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , LEAL, M. K. O. , PAVESI, G. , COUTINHO, L. M. , MAKINDE, O. J. , PINTO, F. A. S. , MEDEIROS, B. T. , L. JUNIOR, C. J. , OLIVEIRA NETO, J. B. .
      Descrição: projeto de extensão com aulas para professores da rede pública para aperfeiçoamento linguístico na língua inglesa
    • Nome do projeto: Desenvolvimento de alunos e professores: interfaces entre o ensino de línguas e a formação docente (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , LOUSADA, E. G. , COSTA, H. B. A. , HAWI, M. M. .
      Descrição: Responsável: Eliane Gouvêa LousadaDocentes: Heloisa Albuquerque Costa, Marília Mendes Ferreira, Mona Mohamad HawiDescrição: Este projeto tem por objetivo estudar e analisar os processos de desenvolvimento de alunos e professores em diferentes contextos de ensino e aprendizagem de línguas, com base em inúmeras perspectivas teóricas e metodologias. O projeto abrange os contextos de ensino e aprendizagem com foco na interação e na produção de textos orais, escritos, multimodais, pertencentes a diversos gêneros textuais e contribuindo para o letramento (acadêmico ou não) dos envolvidos. A partir das pesquisas fomentadas, o projeto visa a propor materiais didáticos, cursos, formações (presenciais e/ou mediados por tecnologias) para o ensino-aprendizagem de línguas.
    • Nome do projeto: Letramento Acadêmico na USP texto e suas práticas (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , PAVESI, G. , MAKINDE, O. J. , SANTOS, M. M. , MEDEIROS, B. T. , SILVA, G. O. N. , OLIVEIRA NETO, J. B. , MAHFUZ, M. , ALVES, D. C. , RIZZIOLLI, R. , SILVA, I. G. B. .
      Descrição: Este projeto objetiva investigar as práticas de promoção de letramento acadêmico da graduação Letras inglês e da pós-graduação.
    • Nome do projeto: O ensino-aprendizagem de língua adicional numa visão vygotskiana (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , MAKINDE, O. J. , SANTOS, M. M. , PINTO, F. A. S. , ALVES, D. C. .
      Descrição: Este projeto objetiva investigar o desenvolvimento proporcionado pela aprendizagem de uma língua adicional em contextos formais ou não de ensino. O desenvolvimento é definido seguindo pressupostos da teoria histórico cultural e da atividade (Davydov, 1988; Engstrom, 1987; VYgotsky, 1987)
    • Nome do projeto: Letramento acadêmico em português e línguas adicionais (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, M. M. .
      Descrição: O presente projeto objetiva investigar os vários aspectos que envolvem o processo de ensino-aprendizagem do letramento acadêmico com especial atenção ao plágio, tecnologias, formação de professores, material didático, processos cognitivos e questões institucionais. As pesquisas são orientadas fundamentalmente pelas seguintes perspectivas teóricas: análise de gÊneros (Swales, Bazerman), teoria da atividade (Engstrom, 2015, Leontiev, 1978) , Vygotsky (1987) e pedagogias baseadas na teoria da atividade (Davydov, 1988). Esse projeto está vinculado às atividades do Laboratório de Letramento Acadêmico em Língua Materna e Línguas Estrangeiras da Universidade de São Paulo.
    • Nome do projeto: Promoção da escrita acadêmica em inglês: tutorias e oficinas no Laboratório de Letramento Acadêmico em Línguas Materna e Estrangeira da USP (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , MARTINOVIC, G. J. .
      Descrição: o projeto objetiva elaborar material didático para o ensino da escrita acadêmica em inglês na graduação em Inglês da USP.
    • Nome do projeto: The role of written feedback in the development of language awareness: A multiple case study of courses on English for academic purposes at two higher education institutions (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, M. M. , DUNWORTH, K. , SANCHEZ, H. S. .
      Descrição: The proposed project will take the form of an embedded multiple-case study conducted at the University of Sao Paulo (USP) and the University of Bath (UoB). The study will focus on two areas of key importance for English language development in international higher education institutions: language awareness and feedback provision. Specifically, the overall goal for the study will be the examination of the role of written feedback in developing students? language awareness. The main objectives for the project will be to identify how both tutors and students conceive of language awareness, and to investigate how written feedback might influence the development of students? language awareness. More broadly, the study will seek to uncover the cognitive, affective and contextual factors, as well as the classroom strategies, that might either inhibit or enhance the growth of language awareness. The project will involve the collection of data through preliminary interviews, content analysis of relevant documents including feedback reports, and stimulated recall interviews with tutors and students. It is envisaged that the results from the project will have implications for the provision of written feedback in the courses concerned, and more generally will also contribute to a greater theoretical understanding of the link between feedback and language awareness that could inform the positioning and role of written feedback in English for Academic Purposes (EAP) programmes.
    • Amorim ; Leland, McCleary ; FERREIRA, M. M. . Compartilhando e construindo conhecimento: histórias de crianças e adolescentes no desenvolvimento de blog pedagógico-literário em biblioteca pública da cidade de São Paulo. 2007 - Banca de qualificação de mestrado
    • dos Santos ; FERREIRA, M. M. ; Leland, McCleary . Membro da banca de Qualificação de Mestrado de Vera Silva dos Santos sob o título:"Wiki como ambiente de construção colaborativa de textos multimodais em um cenário de educação não formal: um telecentro da prefeitura de São Paulo". 2008 - Banca examinadora
    • FERREIRA, M. M. . entrevista ao jornal Agora sobre cursos de imersão para o ensino de inglês. 2008 - Entrevista ao jornal agora
    • FERREIRA, M. M. . parecer de relatório sobre viagem no exterior. 2007 - Parecer de relatório
    • FERREIRA, M. M. . parecer de relatório sobre viagem no exterior. 2008 - Parecer de relatório
    • FERREIRA, M. M. . parecer de relatório de atividades RDIDP. 2008 - Parecer de relatório
    • FERREIRA, M. M. ; TAKAKI, N. H. ; MOR, W. M. M. . Membro da Banca Examinadora da Qualificação de Mestrado de Janice Gonçalves Alves sob o título: "A Terceirização do Ensino de Língua Estrangeira em Escolas de Ensino Formal". 2009 - Banca examinadora
    • FERREIRA, M. M. ; La Taille ; Esteves, Lenita M. R. . participação em comissão de avaliação de projetos de pesquisa de pós-graduandos para concessão de bolsas. 2009 - Participação em comissão
    • La Taille ; FERREIRA, M. M. ; PASSOS, D. M. de S, P. . comissão de revalidação de diploma de mestrado obtido no exterior. 2009 - Participação em comissão
    • FERREIRA, M. M. . Parecer de Mérito Sobre Relatório de Atividades. 2009 - Parecer de relatório
    • FERREIRA, M. M. . parecer sobre relatório de atividades realizadas no exterior. 2010 - Parecer de relatório
    • FERREIRA, M. M. ; Carmagnani, A. M. G. ; TAILLE, E. H. L. . presidente da comissão de revalidação de diploma de mestre obtido no exterior. 2010 - Comissão de revalidação de diploma
    • Joana Cecília Baptista Ramalho Pinto ; Marisa Grigoletto ; FERREIRA, M. M. ; MOR, W. M. M. . A representação da língua inglesa de estudantes universitários na contemporaneidade. 2009 - Banca examinadora
    • FERREIRA, M. M. . Era bom porque inglês na escola é fraco, diz aluna. 2011 - Entrevista ao jornal folha de são paulo
    • FERREIRA, M. M. . parecer sobre atividades da Prof. Dra. Olga Alejandra Mordente. 2011 - Parecer sobre atividades docentes realizadas no exterior
    • FERREIRA, M. M. ; MOR, W. M. M. ; TAILLE, E. H. L. . Presidente da Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado de Cintia Lima de Oliveira Santos, sob o título:. 2011 - Banca examinadora
    • FERREIRA, M. M. ; TAGNIN, S. E. O. ; COSTA, M. C. D. G. . Membro de Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado de Marlene Dezidério Andreeto, sob o título: ?As diferenças entre os gêneros acadêmicos e de divulgação e suas implicações no ensino de literatura sob a ótica da linguística de corpus?. 2011 - Banca examainadora
    • FERREIRA, M. M. ; SOUZA, L. M. T. M. ; MOR, W. M. M. . Membro de Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado de Samara de Cássia Rodrigues Marreiro, sob o título:. 2011 - Banca examinadora
    • FERREIRA, M. M. . Relatório da Comissão de Sindicância. 2011 - Participação em comissão
    • Rezende de Souza ; FERREIRA, M. M. ; Carmagnani, A. M. G. ; SOUZA, L. M. T. M. . Presidente da banca de qualificação de mestrado de José Augusto Rezende de Souza. 2011 - Banca de qualificação de mestrado
    • Schweiger, K.S. ; Fischer, E. G. ; Schroder, U.A. ; Glenk, E.M.F. ; Aranha, Solange ; FERREIRA, M. M. . Membro da banca examinadora de defesa de doutorado Kathrin Stefanie Schweiger. 2011 - Banca examinadora
    • FERREIRA, M. M. ; MOR, W. M. M. ; SOUZA, L. M. T. M. . membro da comissão de revalidação de diploma obtido no exterior Avvram Stanley Blum. 2011 - Comissão de revalidação de diploma
    • FERREIRA, M. M. ; Milton, John ; Puglia, Daniel . membro da comissão de concessão de bolsas para pós-graduandos do Programa estudos linguísticos e literários em inglês. 2011 - Participação em comissão
    • FERREIRA, M. M. . comissão científica de congresso. 2012 - Participação em comissão
    • FERREIRA, M. M. . comissão de parecerista ad doc. 2012 - Participação em comissão
    • FERREIRA, M. M. ; Carmagnani, A. M. G. ; TAILLE, E. H. L. . presidência da comissão de revalidação de diploma de Sandra Goulart Uirioeste. 2011 - Comissão de revalidação de diploma
    • FERREIRA, M. M. . comissão científica de congresso. 2010 - Participação em comissão
    • FERREIRA, M. M. . comissão de parecerista ad doc. 2011 - Participação em comissão
    • FERREIRA, M. M. . coordenação de mesa de apresentação no 19 SIICUSP. 2011 - Coodenação de mesa de iniciação científica
    • FERREIRA, M. M. ; Carmagnani, A. M. G. ; PASSOS, D. M. de S, P. . presidente da comissão de revalidação de diploma de Marilisa Shimazumi. 2011 - Comissão de revalidação de diploma
    • FERREIRA, M. M. ; SOUZA, L. M. T. M. ; LOUSADA, E. G. . qualificação de mestrado. 2012 - Presidente da banca de qualificação de mestrado de lilian de melo fernandes
    • FERREIRA, M. M. ; Leland, McCleary ; Marisa Grigoletto . qualificação de mestrado. 2012 - Presidente da banca de qualificação de mestrado de carla d´elia
    • FERREIRA, M. M. . comissão científica de congresso. 2012 - Participação em comissão
    • FERREIRA, M. M. . membro de comissão de pareceristas ad doc do congresso SLRF. 2004 - Participação em comissão
    • FERREIRA, M. M. . membro de comissão de pareceristas ad doc do evento: Xl SILEL (Simpósio Nacional de Letras e Lingüística). 2006 - Participação em comissão
    • FERREIRA, M. M. . parecer de artigo revista Revista Interdisciplinar - Revista de estudos de língua e literatura. 2013 - Parecerista adoc
    • FERREIRA, M. M. . parecer sobre atividades de afastamento da Prof. Dra. Cláudia Pino. 2013 - Parecer sobre atividades de afastamento da prof. dra. cláudia pino
    • MAX, C. ; GILLES, P. ; FERREIRA, M. M. . Participation and language learning in the multilingual pre-primary classroom. 2013 - Membro da banca de qualificação de doutorado de delia wirtz
    • FERREIRA, M. M. . parecer de artigo para o periódico Journal of Language for Specific Purposes. 2014 - Parecer de artigo
    • MCCAFFERTY, S. ; FERREIRA, M. M. ; PAULA, G. F. . revisão técnica de tradução do artigo de McCafferty, S.O gesto e sua relação com o pensamento e a fala em estudos sobre o desenvolvimento de uma segunda língua. 2014 - Revisão técnica de tradução
    • FERREIRA, M. M. . VIII SIget. 2015 - Comissão científica de congresso
    • FERREIRA, M. M. . V International Conference on Second Language Pedagogies: integrating Language, Literature and Culture. 2016 - Comissão científica de congresso
    • LORANDI, L. ; FERREIRA, M. M. ; Aranha, Solange ; COSTA, H. B. A. . Mobilidade internacional e Letramento acadêmico em Inglês e Português. 2016 - Qualificação de doutorado
    • LIMA, F. S. ; VIEIRA-ABRAHAO, M. H. ; FERREIRA, M. M. ; TARDELLI, L. S. A. . Trajetórias em construção: um olhar sociocultural sobre tornar-se professor de inglês. 2016 - Qualificação de doutorado
    • WIRTZ, D. ; MAX, C. ; FERREIRA, M. M. ; GILLES, P. . Self-initiated topic changes during storytelling activities in the pre-primary classroom and their impact on Luxembourgish L2 learners? mean length of utterances. 2015 - Membro da banca de qualificação de doutorado de delia wirtz
    • WIRTZ, D. ; MAX, C. ; FERREIRA, M. M. ; GILLES, P. . Self-initiated topic changes during storytelling activities in the pre-primary classroom and their impact on Luxembourgish L2 learners? mean length of utterances. 2016 - Membro de qualificação de doutorado
    • FERREIRA, M. M. . Parecer de Mérito Sobre Relatório de Atividades. 2017 - Parecer de relatório
    • FERREIRA, M. M. . parecer de relatório de atividades de pós-doutoramento. 2017 - Parecer de relatório
    • FERREIRA, M. M. . parecer de relatório de atividades de pós-doutoramento. 2017 - Parecer de relatório
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES . parecer sobre relatório de atividades de professor senior. 2018 - Parecer de relatório
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES . parecer de pedido de ingresso no programa sênior. 2018 - Parecer de relatório
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; CASTRO, R. L. ; IZARRA, L. ; COSTA, H. B. A. . comissão de elaboração da Política Linguística da USP. 2018 - Participação em comissão
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; CORBETT, J. B. ; ELUF, C. A. . Pesquisadores brasileiros e suas publicações internacionais. 2018 - Banca de qualificação de mestrado
    • FERREIRA, M. M. ; FERRAZ, D. ; CORBETT, J. B. ; FONSECA, L. C. ; SOARES, M. C. . pareceres de 3 processos de revalidação de diploma de graduação. 2019 - Comissão de revalidação de diploma
    • RADUNZ, A. P. ; MARCUZZO, P. ; FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; WEIBLEN, R. ; CABRAL, S. R. S. ; CRISTOVAO, V. L. L. . O ensino da escrita acadêmica em língua inglesa em um programa de pós-graduação em medicina veterinária. 2022 - Qualificação de doutorado de amanda petry radon
    • BARBOSA, D. M. ; RODRIGUES, L. A. D. ; FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; SILVA, V. B. . O uso de livros didáticos de língua inglesa no ensino público. 2022 - Qualificação de doutorado
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES . resumos submetidos ao congresso BALEAP. 2021 - Parecerista adoc
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES . revalidar de diploma de graduação de Izabella Bezerra de Lima Ronchi. 2022 - Comissão de revalidação de diploma
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES . parecer de revalidação de diploma de graduação de LUIS ALFONSO HIDALGO RODRIGUEZ. 2022 - Comissão de revalidação de diploma
    • FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; SOARES, M. C. ; Esteves, Lenita M. R. . parecer de revalidação de diploma de graduação obtidos no exterior. 2022 - Comissão de revalidação de diploma
    • FERREIRA, MARÍLIA M. . parecerista ad doc para o periódico Obutchenie. 2023 - Parecerista adoc
    • MEDEIROS, B. T. ; FERREIRA, M. M. ; HAWI, M. M. ; BARROS, E. M. D. . Tutorias do laboratório de escrita na USP como mediacao para o desenvolvimento da escrita em L2 por pós-graduandos. 2023 - Banca de qualificação de mestrado
    • SOUZA, E. G. ; FERREIRA, M. M. ; BUENO, L. ; CRISTOVAO, V. L. L. ; FURTOSO, V. A. ; TORTO, L. J. . Ensino de Seminário à luz dos letramentos acadêmicos. 2023 - Banca de qualificacao de doutorado
    • MILANI, V. G. ; FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; HENDGES, G. R. ; B. JUNIOR, J. R. L. ; PINTON, F. M. ; FLOREK, C. S. . Multiletramentos acadêmicos na produção de artigos metodológicos em vídeo do JOVE. 2023 - Banca de qualificacao de doutorado
    • FERREIRA, M. M. ; Carmagnani, A. M. G. ; TAILLE, E. H. L. . Presidente da comissão de revalidação de diploma de Sabrina D.M. de Quadros. 2013 - Presidente da comissão de revalidação de diploma de sabrina d.m. de quadros
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Beatriz Torres de Medeiros Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Mestrado
    Celso José de Lima Júnior Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Doutorado
    Daniela Cristina Alves Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Mestrado
    Dayse Rodrigues dos Santos Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Doutorado
    Flávio Augusto dos Santos Pinto Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Doutorado Direto
    Gabriele de Oliveira Néri da Silva Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Mestrado
    Gabriella Sieiro Pavesi Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Doutorado
    Jose Belem de Oliveira Neto Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Doutorado
    Marina Alves Mahfuz Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Mestrado
    Oluwatosin Mariam Junaid Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Doutorado
    Priscila Pereira Carletti Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Mestrado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Daniela Cleusa de Jesus Carvalho Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Doutorado Direto 06/07/2021
    Malyina Kazue Ono Leal Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Doutorado Direto 14/09/2022
    Carlos Eduardo de Araujo Placido Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Doutorado 05/06/2019
    Rodrigo Moura Lima de Aragão Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Doutorado 02/06/2023
    Guilherme Adami Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Doutorado 23/05/2022
    Luciana Lorandi Honorato de Ornellas Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Doutorado 12/09/2019
    Jamille Pinheiro Dias Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Doutorado 11/11/2016
    Layanne Marques Coutinho Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 01/10/2021
    Ana Paula Santos Loures-elias Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 15/09/2016
    Rodrigo Moura Lima de Aragão Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 19/03/2012
    Rodrigo Moura Lima de Aragão Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 24/07/2017
    Cíntia Lima de Oliveira Santos Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 16/03/2012
    Lilian de Melo Fernandes Martinelli Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 13/03/2014
    Marina Santhiago Dantas Lunn Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 21/02/2018
    Guilherme Adami Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 22/05/2017
    Jose Belem de Oliveira Neto Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 14/12/2021
    Oluwatosin Mariam Junaid Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 04/02/2022
    José Augusto Rezende de Souza Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 08/08/2013
    Carla Cruz D'Elia Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 12/03/2014
    Gabriella Sieiro Pavesi Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 08/05/2020
    Jamille Pinheiro Dias Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 15/03/2011