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Marta Francisca Topel

    • Possui graduação em Facultad de Sociología - Universidad de Buenos Aires (1985), mestrado em Sociologia e Antropologia Social - The Hebrew University Of Jerusalem (1990) , doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutorado - The Hebrew University in Jerusalem (2004-5).Atualmente é ms-5 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Cultura Judaica, atuando principalmente nos seguintes temas: judaísmo, antropologia, religião, identidade étnica e etnicidade.

       

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    • Estudos étnico-raciais
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    • TOPEL, M. F. ; TOPEL, M. F. . Brazil moving Israeli embassy to Jerusalem could hurt trade with Arab nations. 2019 CGTN AMERICA
    • TOPEL, M. F. . ?E eu com isso: lei do retorno e conversão ao judaísmo?. 2023 APLICATIVOS E PLATAFORMAS
    • TOPEL, M. F. . Should I stay or should I go?. 2017 JORNAL DA USP
    • TOPEL, M. F. . O Conflito do Oriente Médio: abordagens políticas e narrativas ideológicas. 2007 ("International Center for University Teaching of Jewish Civilization" e "Programa de Pós-Graduação em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas")
    • TOPEL, M. F. ; HAREL, Y. . THE JEWISH COMMUNITIES OF LATIN AMERICA. 2012 (PROGRAMA DE LÍNGUA HEBRAICA E LITERATURA JUDAICA (USP) & UNIVERSITY OF BAR ILAN (ISRAEL))
    • TOPEL, M. F. ; DZIENCIARSKI, D. . MULTICULTURALISMO E CINEMA ISRAELENSE. 2015 (EXTENSÃO USP)
    • GRIN, M. ; GHERMAN, M. ; TOPEL, M. F. . "Identidades ambivalentes: desafios aos estudos judaicos no Brasil". 2017 (CENTRO DE ESTUDOS JUDAICOS - CEJ - USP)
    • TOPEL, M. F. ; SZNAJDER, M. ; FELDBERG, S. . AVANÇOS E RETROCESSOS DE UM ESTADO EM CONSTRUÇÃO: O 70 ANIVERSÁRIO DO ESTADO DE ISRAEL. 2018 (CENTRO DE ESTUDOS JUDAICOS USP)
    • TOPEL, M. F. ; SZLAK, B. J. . Celebração do cinquentenário do CEJ/USP. 2019 (Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo)
    • TOPEL, M. F. ; SZLAK, B. J. . CEJ Debate: Nada Ortodoxa. 2020 (Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo)
    • SILBER, M. ; SORJ, B. ; CYTRYNOWICZ, R. ; TOPEL, M. F. . Identidades Hifenizadas e Migração: As Idas e Voltas dos Judeus no Século XX. 2020 (Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo)
    • LEONE, A. G. ; AMANCIO, M. ; MANDELBAUM, E. ; TOPEL, M. F. ; CHAUI, M. . Walter Rehfeld ? 100 Anos. 2020 (Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo)
    • BLAY, E. ; HORNBLAS, D. ; TOPEL, M. F. . Caminhos e Descaminhos da Construção da Identidade Judaica no Brasil. 2020 (Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo)
    • DOUEK, D. ; GARCIA, L. ; VIGEVANI, T. ; KAUFMAN, E. ; TOPEL, M. F. . Reflexões sobre a Diplomacia Cidadã no Conflito Israelo-Palestino e no Novo Cenário Internacional. 2020 (Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo)
    • KASHUA, S. ; PORTENOY, J. ; TOPEL, M. F. . Debate com o escritor árabe-israelense Sayed Kashua. 2020 (Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo)
    • David Lehmann ; SENKMAN, Leonardo ; BRAUNER, S. ; TOPEL, M. F. . Novas Identidades religiosas de cultos não-católicos na América Latina. 2021 (CENTRO DE ESTUDOS JUDAICOS DA USP)
    • TOPEL, MARTA FRANCISCA ; DUJOVNE, A. . "A Pátria Portátil: uma história do livro judaico na Argentina", debate sobre o livro e sua tradução. 2021 (CENTRO DE ESTUDOS JUDAICOS DA USP)
    • FELDMAN, D. ; TOPEL, MARTA FRANCISCA . Antissemitismo de Esquerda: do "inconsciente coletivo anti-judaico. 2022 (CENTRO DE ESTUDOS JUDAICOS DA USP)
    • SELIMANN-SILVA, M. ; KILANOWSKI, P. ; GALLE, H. ; TOPEL, M. F. . SHOÁ, TRADUÇÃO E POESIA. 2023 (PPG-LETRA E CENTRO DE ESTUDOS JUDAICOS DA USP)
    • Rosenhek Zeev ; TOPEL, M. F. . Tendências da Sociedade Israelense contemporânea. 2011 (Open University of Jerusalem / Programa de Língua e Literatura Judaicas)
    • TOPEL, M. F. . SOCIEDADE ISRAELENSE E MULTICULTURALISMO. 2012 (Programa de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e Árabes - FFLCH/Universidade de São Paulo)
    • TOPEL, M. F. . Judaísmo brasileiro contemporâneo: duas faces, dois judaísmos?. 2013 (Livraria Cultura)
    • TOPEL, M. F. . Hibridismos en el campo religioso brasileño: una mirada antropológica. 2017 (UNTREF - UNIVERSIDADE TRES DE FEBRERO, MAESTRÍA EN DIVERSIDAD CULTURAL)
    • TOPEL, M. F. . Judaísmo Contemporâneo. 2018 (CENTRO DE ESTUDOS JUDAICOS USP)
    • TOPEL, MARTA FRANCISCA . A ortodoxia judaica em Israel (1950-2020). 2022 (ACADEMIA JUDAICA)
    • TOPEL, M. F. . Terra Mãe e Diáspora, Tradição e mudança, Modernidade e Pós-modernidade: análises e reflexões sobre a sociedade israelense. 2017 (SEMINARIO RABÍNICO LATINOAMERICANO)
    • TOPEL, M. F. . A SOCIEDADE ISRAELENSE CONTEMPORÂNEA: DILEMAS E DESAFIOS. 2007 (Apostila para uso dos alunos da graduaÇÃo)
    • Nome do projeto: Os judeus ultra-ortodoxos de São Paulo: uma incursão antropológica - Pesquisa financiada por uma bolsa de auxílio individual da FAPESP (1998 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TOPEL, M. F. .
      Descrição: Foi desenvolvida uma pesquisa antropológica sobre a conversão de judeus laicos paulistanos à ultra-ortodoxia.
    • Nome do projeto: O apelo da Modernidade após duzentos anos: Uma incursão antropológica entre entre os judeus israelenses ultra-ortodoxos que abandonaram a religião (2004 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TOPEL, M. F. .
      Descrição: O objetivo do texto é traçar as que me parecem ser as características mais significativas do fenômeno de ietziá li'sheelá (hebraico: saída em procura de perguntas), expressão utilizada em Israel para denominar os judeus ultra-ortodoxos que abandonaram a religião para se transformarem em pessoas laicas stricto sensu. Na primeira parte do trabalho contextualizarei a ietziá li'sheelá no contexto da sociedade israelense para logo indagar em algumas questões teóricas que dizem respeito à deserção ou dissidência religiosas, tentando compreender a ausência de pesquisas que abordem o fenômeno. Imediatamente serão expostos e analisados os objetivos propostos para o desenvolvimento da pesquisa sobre os ex ultra-ortodoxos. Por último, trarei as vozes dos atores sociais para tentar, a partir da análise de suas experiências, começar a compreender um fenômeno quase que inexplorado da perspectiva das Ciências Sociais, ainda que debatido amplamente na mídia.
    • Nome do projeto: Transnacionalização, etnicidade e religião (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TOPEL, M. F. .
      Descrição: A pesquisa indaga em como o processo de transnacionalização rearticulou, transformou e re-territorializou as comunidades judaicas diaspóricas.
    • Nome do projeto: TENDÊNCIAS DA SOCIEDADE ISRAELENSE CONTEMPORÂNEA (2011 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TOPEL, M. F. .
      Descrição: Esta disciplina foi ministrada à distância, desde Israel, pelo Prof. Zeev Rosenhek, da Open University de Israel. Foi a primeira experiência do tipo realizada pelo Programa de Língua Hebraica e Literatura Judaica (USP). Ao longo do curso (12 semanas) eu fiquei na sala de aula, atuando como facilitadora para os alunos que não estão acostumados a fazer cursos à distância. O curso foi um sucesso e será repetido em 2013
    • Nome do projeto: MITOS DE ORIGEM, TERRAS PROMETIDAS: O ESPAÇO E O PROCESSO DE TRANSNACIONALIZAÇÃO EM TRÊS COMUNIDADES RELIGIOSAS JUDAICAS DE SÃO PAULO (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TOPEL, M. F. .
      Descrição: O objetivo principal da pesquisa proposta é analisar as transformações ocorridas em três comunidades judaicas paulistanas (o Chabad, a CIP e a Sinagoga Beit Yaacov) no que diz respeito a suas relações com os respectivos centros de origem, sejam eles históricos, míticos ou uma justaposição de ambos. Dados empíricos revelam que houve um deslocamento dos centros ?tradicionais? (Israel, Estados Unidos, Europa Central e Alepo), criando interessantes reconfigurações identitárias. No intuito de compreender as intersecções, superposições y paralelismos entre os diversos espaços (históricos e míticos, passados e atuais, centros e periferias,) será fundamental incursionar na dinâmica histórica da segunda metade do século XX. Mais precisamente, na mudança nos centros referenciais das comunidades escolhidas como resultado da desaparição das comunidades judaicas européias e as do Oriente Médio, a criação do Estado de Israel e o novo papel dos Estados Unidos no judaísmo contemporâneo.
    • Nome do projeto: A ortopraxis no judaísmo:denisdade ritual e obsessão:um olhar antropológico. (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TOPEL, M. F. .
      Descrição: O judaísmo ortodoxo é considerado a religião ortoprática por excelência. A consumação de centenas de preceitos (conhecidos como mitzvot) é exigida dos judeus ortodoxos, tanto no âmbito público como no âmbito privado. Esses preceitos, na maioria das vezes, se realizam através de rituais cuja característica principal é fazer parte da vida cotidiana. Mais especificamente, à diferença de outras religiões nas quais os rituais marcam tempos extraordinários, no judaísmo um gigantesco arcabouço de rituais permeia a vida social e individual cotidiana de seus seguidores. Outo traço distintivo do judaísmo ortodoxo é que um número significativo de rituais está relacionado diretamente com a dimensão mundana da vida. O objetivo desta pesquisa é tentar responder por que uma religião, compreendida como sistema cultural, concentrou seus esforços na prescrição de centenas de rituais com não menos prescrições dos modos adequados para consumá-los. A quantidade de rituais e os detalhes para a sua consumação permitem esboçar a hipótese de existir um componente obsessivo no judaísmo ortodoxo, por um lado. Por outro, observa-se a necessidade de suas lideranças (peritas no conhecimento da estrutura ritual do judaísmo) de controlar os membros do grupo, através do conhecimento de como se devem realizar-se esses rituais. Finalmente, a expansão da Lei Judaica (que prescreve os rituais) nas últimas três décadas têm crescido de modo abrangendo novas dimensões da vida social e individual dos judeus observantes, fenômeno que faz com que esta pesquisa seja mais relevante ainda.
    • Nome do projeto: Vegetarianismo e compaixão pelos animais nas fontes judaicas: um olhar crítico (2018 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TOPEL, M. F. , GERALDO, Clésio Agostinho .
      Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar criticamente as fontes judaicas medievais e as fontes jurídicas e religiosas atuais em relação à praxis seguida pelas comunidades ortodoxas israelense e brasileira no que diz respeito aos princípios e ideais relativos à compaixão com os animais. A observação participante e o trabalho de campo preliminares permitem esboçar a hipótese de existir um hiato significativo entre teoria (doutrina) e prática (rituais) nessa dimensão da vida religiosa.
    • Nome do projeto: O avesso do avesso? Sionismo cristão no Brasil (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TOPEL, M. F. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo mapear grupos de evangélicos, de judeus messiânicos e dos chamados "benei anussim" (descendentes dos cristãos novos que chegaram ao Brasil na época da Colônia) que se identificam com o sionismo e têm como objetivo emigrar a Israel. Este fenômeno, relativamente novo no contexto brasileiro, faz parte de uma fenômeno transnacional. As estratégias discursivas e não-discursivas desses grupos, as superposições de identidades e as lutas por ser legitimados diante de difentes instituições judaicas brasileiras e do Estado de Israel serão analisados a partir de uma abordagem antropológica.
    • Nome do projeto: JUDEUS MESSIÂNICOS NO BRASUL E NA ARGENTINA: CONTRAPONTOS INCIAIS (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TOPEL, M. F. .
      Descrição: O objetivo principal da pesquisa proposta é realizar uma etnografia em duas igrejas messiânicas argentinas que permita, posteriormente, estabelecer um exercício comparativo entre o judaísmo messiânico brasileiro e o judaísmo messiânico argentino. Ao longo do trabalho de campo a ênfase será colocada em duas dimensões: 1) a construção das fronteiras étnico-religiosas do grupo, e 2) os modos em que os judeus messiânicos incorporam e ressignificam rituais, cultura material e valores judaicos.Esta pesquisa parte do pressuposto que a relação dos campos religiosos brasileiro e argentino é a de um centro frente a uma periferia (Frigerio, 2013; Lamborghini Torrecillas, E. L. , 2017). Esta constatação leva, inevitavelmente, à seguinte interrogação: qual seria a importância do Brasil no processo de estabelecimento do judaísmo messiânico na Argentina? Não devemos esquecer que as igrejas messiânicas em particular e os grupos judaizantes em geral tem crescido e se fortalecido significativamente no contexto brasileiro a partir da década de 1980.
    • Nome do projeto: A dissidência religiosa no Israel Contemporâneo (2005 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TOPEL, M. F. .
      Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa é desenvolver uma análise antropológica sobre o processo de dissidência da ortodoxia judaica no Israel contemporâneo e, simultaneamente, tentar dar uma resposta à falta de pesquisas sobre o processo de deserção religiosa nas ciências sociais.
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Daniel Douek Estudos Literários e Culturais Doutorado
    Heloiza Montenegro Barbosa Estudos Literários e Culturais Doutorado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Lucius Flavius de Mello Língua e Literatura Francesa Doutorado 27/02/2024
    Deborah Hornblas Travassos Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica Doutorado 11/06/2014
    Bruno José Szlak Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica Doutorado 25/04/2017
    Daniela Susana Segre Guertzenstein Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica Doutorado 26/06/2008
    Renée Avigdor Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica Doutorado 18/05/2010
    Wagner Borges de Almeida Lins Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica Doutorado 09/06/2010
    Samuel Pinto Neto Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica Doutorado 05/06/2008
    Gisela Kormes Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica Mestrado 04/04/2005
    Carlos Alberto Moreira Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica Mestrado 26/04/2005
    Lucius Flavius de Mello Língua e Literatura Francesa Mestrado 02/12/2013
    Daniel Douek Língua e Literatura Francesa Mestrado 01/08/2012
    Bruno José Szlak Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica Mestrado 11/10/2011
    Genha Migdal Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica Mestrado 08/04/1999
    Clésio Agostinho Geraldo Língua e Literatura Francesa Mestrado 25/03/2010
    Marie Felice Weinberg Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica Mestrado 03/09/2004
    Renée Avigdor Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica Mestrado 29/06/2004
    Anderson Gomes de Paiva Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica Mestrado 17/09/2009
    Wagner Borges de Almeida Lins Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica Mestrado 28/09/2004
    Samuel Pinto Neto Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica Mestrado 19/12/2002
    Gilma Maria Ramos de Almeida Macedo Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica Mestrado 09/03/2006