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Paula Cristiane Strina Juliasz

    • Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), mestra e graduada (bacharel e licenciatura) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Rio Claro). Professora Doutora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP), atuando na área de Ensino de Geografia. Líder do Grupo de Pesquisa Ser - Linguagens e Pensamento na Educação Geográfica, credenciado no CNPq. É Editora da Revista Geousp: espaço e tempo desde agosto de 2022. Tem experiência em Geografia, atuando principalmente nas áreas de Educação Geográfica e Cartografia Escolar.

       

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    • Geografia Humana
    • Cartografia, Geoprocessamento, Imagens e Representações do Espaço Geográfico
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    • JULIASZ, P. C. S. . Revista Terra Livre. 2023 (Parecer)
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    • JULIASZ, P. C. S. . Revista Ciência Geográfica. 2022 (Parecer)
    • JULIASZ, P. C. S. . IV Congresso Brasileiro de Organização do Espaço e XVI Seminário de Pós-Graduação em Geografia da Unesp/Rio Cla. 2023 (Parecer)
    • JULIASZ, PAULA CRISTIANE STRINA . Professores pesquisadores em escolas públicas: o olhar para a sustentabilidade em Novo Airão -AM. 2022 (Parecer)
    • JULIASZ, P. C. S. . XIV ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA. 2021 (Parecer)
    • JULIASZ, P. C. S. . Revista Geografias. 2021 (Parecer)
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    • JULIASZ, P. C. S. . III CONGRESSO BRASILEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E XV SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA ? 'IMPACTOS E MUTAÇÕES NO TERRITÓRIO BRASILEIRO: DA CRISE POLÍTICA A DEVASTAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19. 2021 (Parecer)
    • JULIASZ, P. C. S. . 7º Encontro Regional de Ensino de Geografia e 3º Workshop de Cartografias e Novos Letramentos. 2021 (Parecer)
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    • JULIASZ, P. C. S. . Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE). 2019 (Parecer)
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    • JULIASZ, P. C. S. . Proposta curricular de Geografia Maple Bear. 2017 (Assessoria)
    • JULIASZ, P. C. S. . X Semana de Geografia de Irati: questões socio-ambientais e a contribuição da Geografia. 2014 (Parecer)
    • MEDEIROS, A. K. M. ; VILHAGRA, G. ; JULIASZ, P. C. S. . Teaching cartography from the universe of Black Panther. 2023 (Congresso)
    • JULIASZ, P. C. S. ; SILVA, L. F. B. . Brazilian theses and dissertations on School Cartography in the period 2011?2020. 2023 (Congresso)
    • JULIASZ, P. C. S. . Spatial representation and the place-territory relation. 2023 (Congresso)
    • ANTAS JUNIOR, R. M. ; JULIASZ, P. C. S. ; GARCIA, T. M. ; SENA, J. O. ; MATOS, C. ; SANTANA, L. O. ; LUZ, M. B. . Iniciação à produção editorial na Revista GEOUSP. 2022 (Congresso)
    • JULIASZ, P. C. S. ; SANTOS, P. K. C. ; ARAKAKI, E. H. ; ROCHA, K. W. C. S. S. ; BATISTA, M. G. M. . O PIBID geografia e a formação de professores no período da pandemia da COVID-19. 2022 (Congresso)
    • BASSANI, J. ; JULIASZ, P. C. S. . Núcleo de Arte Educação Ambiental na Ilha do Bororé. 2022 (Congresso)
    • JULIASZ, PAULA CRISTIANE STRINA . Contribuições do PIBID e PRP para proposta de formação de professores dos cursos de licenciatura da USP. 2022 (Seminário)
    • JULIASZ, PAULA CRISTIANE STRINA . A paisagem no ensino de uma Geografia Ativa. 2022 (Conferência)
    • JULIASZ, PAULA CRISTIANE STRINA ; CAMPANHA, L. F. C. ; MARTIJA, A. A. . Mapa interativo e Mudanças Climáticas: o papel da tecnologia no desenvolvimento do conhecimento na escola. 2021 (Comunicacao)
    • JULIASZ, PAULA CRISTIANE STRINA . Formação Docente em tempos de Pandemia: Entrelaçando vivências Escola-Universidade. 2021 (Seminário)
    • JULIASZ, PAULA CRISTIANE STRINA . Ensino e Pesquisa no PIBID Geografia: impactos na formação de professores. 2021 (Seminário)
    • JULIASZ, PAULA CRISTIANE STRINA . Pensamento Espacial e Ensino de Geografia. 2021 (Conferência)
    • JULIASZ, PAULA CRISTIANE STRINA . Trabalho Educativo e Educação Geográfica: formação com relação social. 2021 (Conferência)
    • JULIASZ, PAULA CRISTIANE STRINA . Para onde vai a educação? ensino presencial, ensino remoto e os dilemas que se anunciam. 2021 (Conferência)
    • PEREIRA, E. V. ; JULIASZ, PAULA CRISTIANE STRINA . O texto literário e o ensino de solos: a potencialidade do conto de Ana Primavesi no Ensino de Geografia. 2021 (Comunicacao)
    • JULIASZ, PAULA CRISTIANE STRINA . Cartografia Escolar e Ensino de Geografia. 2021 (Comunicacao)
    • GIROTO, E. D. ; JULIASZ, PAULA CRISTIANE STRINA . Os territórios escolares na formação inicial de professores. 2021 (Comunicacao)
    • JULIASZ, PAULA CRISTIANE STRINA . Children's graphic representation as a language and its role in preschool education under a whole-child approach. 2021 (Comunicacao)
    • JULIASZ, P. C. S. . Educação Geográfica brasileira em contexto de múltiplas crises: novos olhares e percursos formativos. 2021 (Congresso)
    • JULIASZ, P. C. S. ; ASSIS, L. F. ; LISBOA, P. . Os atuais desafios do professor de Geografia. 2021 (Simposio)
    • JULIASZ, P. C. S. . A construção de conceitos no ensino de Geografia. 2020 (Conferência)
    • JULIASZ, P. C. S. . Espaço e Tempo nas representações espaciais: o pensamento espacial na Educação Infantil. 2020 (Conferência)
    • ARAUJO, J. G. T. ; JULIASZ, P. C. S. . As mídias locativas na construção do raciocínio geográfico. 2020 (Outra)
    • JULIASZ, P. C. S. . A aprendizagem na Cartografia Escolar: Vigotski e Piaget. 2020 (Outra)
    • JULIASZ, P. C. S. . Pensamento Espacial e Ensino de Geografia. 2020 (Conferência)
    • JULIASZ, P. C. S. . Cartografia Escolar e Pensamento Espacial. 2020 (Conferência)
    • JULIASZ, P. C. S. . O conteúdo como fundamento crítico do trabalho docente. 2020 (Conferência)
    • JULIASZ, P. C. S. ; CASTELLAR, S. M. V. . Mental Map and Spatial Thinking. 2017 (Congresso)
    • JULIASZ, P. C. S. ; FREITAS, M.I.C ; VENTORINI, S. E. . O continente africano na sala de aula: a experiência com deficientes visuais através de mapas táteis. 2009 (Outra)
    • JULIASZ, P. C. S. ; FREITAS, M.I.C . Cartografia tátil e escola especial pública: a aplicação do estudo de mapas táteis. 2009 (Congresso)
    • JULIASZ, P. C. S. ; CASTELLAR, S. M. V. . Cartografia Escolar e Educação Infantil. 2014 (Outra)
    • JULIASZ, P. C. S. . O pensamento espacial na educação básica. 2017 (Conferência)
    • JULIASZ, P. C. S. . O pensamento espacial na Educação Infantil e nos anos iniciais: a construção de conceitos geográficos e cartográficos. 2017 (Conferência)
    • DUARTE, R. G. ; JULIASZ, P. C. S. . O pensamento espacial na Educação Básica:estudos sobre o conhecimento espacial na Educação Infantil e nos anos finais do Ensino Fundamental. 2017 (Comunicacao)
    • JULIASZ, P. C. S. . O Raciocínio Espacial na Educação Infantil. 2016 (Comunicacao)
    • JULIASZ, P. C. S. ; CASTELLAR, S. M. V. . O desenho no desenvolvimento do Raciocínio Espacial. 2016 (Comunicacao)
    • JULIASZ, P. C. S. . A cartografia na Educação Infantil como primeira aproximação ao conhecimento geográfico. 2014 (Congresso)
    • JULIASZ, P. C. S. . Material didático tátil: elaboração e aplicação em sala de aula. 2012 (Outra)
    • JULIASZ, P. C. S. ; ALMEIDA, R. D. . Cartografia e Educação Infantil. 2013 (Outra)
    • JULIASZ, P. C. S. ; ALMEIDA, R. D. . As noções espaciais a partir da animação infantil Dora, A Aventureira. 2011 (Outra)
    • JULIASZ, P. C. S. ; ALMEIDA, R. D. . A STUDY ABOUT THE CARTOGRAPHIC LANGUAGE AND THE REPRESENTATION OF SPACE IN THE CHILD EDUCATION. 2011 (Congresso)
    • JULIASZ, P. C. S. ; ZUCHERATO, B. . A elaboração de mapas temáticos no Philcarto: aplicações em ambientes de ensino. 2010 (Simposio)
    • JULIASZ, P. C. S. ; ALMEIDA, R. D. . The Spatial Notions of the Cultural Universe of Childhood. 2011 (Congresso)
    • JULIASZ, P. C. S. ; ALMEIDA, R. D. . A representação Espacial na Educação infantil sob a ótica da teoria sócio-cultural e das relações tempo-espaço-corpo. 2010 (Seminário)
    • JULIASZ, P. C. S. ; ALMEIDA, R. D. . As relações entre desenho e representação espacial na infância: um estudo sob a ótica da teoria sócio-cultural e das relações tempo-espaço-corpo. 2010 (Congresso)
    • JULIASZ, P. C. S. ; FREITAS, M.I.C . INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICAS: A UTILIZAÇÃO DE MAPAS TÁTEIS POR UMA PROFESSORA EM AULAS INCLUSIVAS. 2009 (Congresso)
    • VENTORINI, S. E. ; FREITAS, M.I.C ; JULIASZ, P. C. S. . Representação gráfica e a ausência da visão: o desenho como recurso de expressão do conhecimento sobre o espaço vivido. 2009 (Seminário)
    • JULIASZ, P. C. S. ; FREITAS, M.I.C ; VENTORINI, S. E. . O Quilombo dos Palmares em Sala de Aula Através de Mapas Táteis e Didática Multisensorial.. 2009 (Outra)
    • JULIASZ, P. C. S. ; FREITAS, M.I.C ; VENTORINI, S. E. . Cartografia Tátil: Mapas Táteis e Inclusão Escolar. 2007 (Congresso)
    • JULIASZ, P. C. S. ; FREITAS, M.I.C ; VENTORINI, S. E. . Cartografia Tátil: Uma Forma de Inclusão através do Aperfeiçoamento de Mapas para Deficientes Visuais. 2006 (Congresso)
    • JULIASZ, P. C. S. ; FREITAS, M.I.C ; VENTORINI, S. E. . Mapas táteis e programa Mapavox como material de apoio em aulas interdisciplinares. 2008 (Congresso)
    • JULIASZ, P. C. S. ; FREITAS, M.I.C ; VENTORINI, S. E. . Elaboração de Mapas Táteis da Deriva Continental para Alunos Cegos e de Baixa Visão. 2006 (Congresso)
    • JULIASZ, P. C. S. ; FREITAS, M.I.C ; VENTORINI, S. E. . Mapas Táteis e Didática Multissensorial. 2007 (Congresso)
    • JULIASZ, P. C. S. ; FREITAS, M.I.C ; VENTORINI, S. E. . Proposta diferenciada de elaboração de mapas táteis.. 2007 (Congresso)
    • PINTON, L. G ; JULIASZ, P. C. S. ; OLIVEIRA, H. R. . A concepção de desenvolvimento de alunos de cursos pré-vestibulares: um estudo de caso na cidade de Rio Claro/SP. 2007 (Congresso)
    • JULIASZ, P. C. S. ; FREITAS, M.I.C ; VENTORINI, S. E. . A história e cultura afro-basileira: conhecendo a dança no sudeste brasileiro por meio de mapas táteis. 2008 (Congresso)
    • JULIASZ, P. C. S. ; FREITAS, M.I.C ; VENTORINI, S. E. . Projeto de Cartografia Tátil: Estudo com Mapas Táteis. 2007 (Outra)
    • JULIASZ, P. C. S. ; BERTAGNA, M. ; SOUZA, J. G. ; CASTELLAR, S. M. V. . Formação de Professores e prática social: a ciência em questão. 2020
    • SOUZA, J. G. ; MORAES, J. V. ; JULIASZ, P. C. S. ; LOPES, J. J. M. ; HERECHUK, T. R. . Geografia e Educação: Geografia e ensino nos anos iniciais. 2020
    • JULIASZ, P. C. S. ; FONSECA, D. A. ; SILVA, H. S. . Boas Práticas. 2023 Televisão
    • JULIASZ, P. C. S. ; FONSECA, D. A. . Boas Práticas. 2023 Televisão
    • JULIASZ, P. C. S. ; THEVES, D. W. ; VALLERIUS, D. ; PEREIRA, C. B. . A Geografia na Educação infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2020
    • CASTELLAR, S. M. V. ; MARAGAO, C. ; PAULA, I. R. ; JULIASZ, P. C. S. . X Colóquio de Cartografia para crianças e escolares e I Encontro Internacional de Cartografia e Pensamento Espacial. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • JULIASZ, P. C. S. . Segundo Relatório Parcial. 2016
    • JULIASZ, P. C. S. . Primeiro Relatório Parcial. 2015
    • JULIASZ, P. C. S. . Relatório Final. 2016
    • JULIASZ, P. C. S. . Relatório Parcial. 2011
    • JULIASZ, P. C. S. . Relatório Final. 2012
  • Projetos de Pesquisa: 19
    • Nome do projeto: Cartografia Tátil e MAPAVOX: Uma Alternativa para Construção de Mapas e Jogos Táteis (2006 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. , FREITAS, M.I.C , VENTORINI, S. E. , ZUCHERATO, B. .
      Descrição: Com o intuito de promover a iniciação cartográfica de alunos cegos e de baixa acuidade visual de escolas especiais e regulares, vêm sendo elaborados, desde 2001, conjuntos didáticos táteis. O desenvolvimento deste materiais possibilita ao professor do ensino básico a oportunidade de trabalhar conceitos cartográficos e geográficos em aulas integradas. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos têm sido aprimorados continuamente por meio de projetos de iniciação científica, especialização, mestrado e doutorado envolvendo professores pesquisadores e estagiários dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Unesp, Campus de Rio Claro. O material didático tátil desenvolvido corresponde a maquetes, mapas e jogos táteis, muitos deles providos de dispositivos sonoros do programa MAPAVOX, software criado no projeto, através de parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica(NCE) da UFRJ. Os avanços metodológicos e de produção de material didático do projeto é periódicamente divulgado por meio de cursos de extensão para professores do ensino básico, interessados em aperfeiçoarem suas práticas didáticas relativas à inclusão de alunos cegos e de baixa visão nas escolas especiais e regulares. O projeto recebe financiamento e bolsa da PROEX desde 2003 e tem sido renovado anualmente. Desenvolveu estágio até agosto de 2010
    • Nome do projeto: Escola: o neoliberalismo, a necropolítica e os processos de resistência (2017 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. , SOUZA, J. G. , CURY, I. L. R. , BAIRRO, G. P. , BARBOSA, L. V. A. , AVERSA, V. O. , DONATO, G. A. , FLORENTINO, R. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo analisar a escola e as políticas neoliberais, seu caráter necropolítico, e os processos de resistência social. A escola é vista como espacialidade, tendo em vista que Estado e corporações projetam ações, sobre esta instância social, desconsiderando os sujeitos constitutivos, sua historicidade e seu constructo social e, dialeticamente ,os movimentos sociais e a sociedade estabelecem uma contraposição, na busca de consolida-la como territorialidade, como expressividade de suas relações de poder, trajetória emancipatória e de resistência. As análises recaem, portanto, nos enfrentamentos e disputa dos projetos neoliberais (financerização e apropriação dos fundos públicos) e do conjunto de políticas públicas direcionadas à escola (produção didática, formação de professores, práticas pedagógicas currículo, entre outros) e seus desdobramentos na trajetória do processo de ensino e aprendizagem.
    • Nome do projeto: A linguagem cartográfica como meio de estudo das concepções de cidade, paisagem e cidadania com professores e estudantes de graduação (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. , CASTELLAR, S. M. V. , MORAES, J. V. , LACHE, N. M. , GUTIERREZ, A. L. , PEREIRA, M. G. .
      Descrição: Nesse estudo, ainda, analisaremos como os futuros professores percebem e tem consciência do seu processo de formação inicial. A investigação envolveu como os estudantes pensam, compreendem e se apropriam dos conceitos de cidade e cidadania para que possam ensiná-los em sala de aula. Nesta pesquisa continuaremos com o aprofundamento do conceito de cidade e, analisaremos o conceito de cidadania, por meio da linguagem cartográfica que possibilitará ao aluno compreender as configurações espaciais dos objetos técnicos e fenômenos no território. Esses conceitos foram articulados às estratégias de ensino (metodologia do ensino) que envolveu a elaboração de sequência de ensino, de mapas temáticos mentais e a análise da argumentação dos alunos sobre os temas tratados. O pensamento espacial é um aspecto importante que está associado à cartografia para aprender geografia, tema que estamos estudando e que é fundamental para a educação geográfica e o raciocínio geográfico. O conceito de cidade e de cidadania estão presentes nos conteúdos da geografia escolar e, por isso é necessário analisar como os estudantes da graduação em pedagogia e em licenciatura compreendem-os, tendo as práticas urbanas e a leitura de paisagem como referências para expressar suas concepções por meio das atividades de ensino praticadas em sala de aula..
    • Nome do projeto: O desenho como sistema de representação e pensamento espacial: uma abordagem histórico cultural na Cartografia Escolar (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. , MOREIRA, R. S. , PEREIRA, E. V. .
      Descrição: As dimensões que envolvem tanto o espaço quanto o tempo não são desenvolvidas de forma espontânea pelos sujeitos, pois são fatores coordenados no meio, onde estão inseridos, caracterizado por diversas situações e relações sociais e culturais. Quais linguagens contribuem para o desenvolvimento das noções de espaço e tempo na Educação Infantil? O desenho consiste em um sistema de representação espacial, o qual mobiliza e amplia o pensamento espacial? Questões pautadas na seguinte hipótese: se o pensamento espaço-temporal é iniciado na infância, no interior dos grupos sociais, a gênese da representação espacial e da construção conceitual se encontra na Educação Infantil. Partimos da concepção histórico-cultural de que o desenvolvimento dos sujeitos acompanha o da aprendizagem, de modo que as intervenções pedagógicas criam condições de aprendizagem e assim de desenvolvimento. O objetivo da pesquisa é estabelecer referências teórico-metodológicos sobre o desenho como sistema de representação espacial na Educação Infantil. A pesquisa desenvolve-se por meio da análise das produções gráficas, das falas e dos gestos das crianças em atividades de ensino com enfoque geográfico que compõem o acervo de pesquisas anteriores (FAPESP n°13/22654-2 e 10/02973-8). Esta pesquisa encontra-se no campo da Cartografia Escolar, área constituída na interface da Educação, Geografia e Cartografia. A pesquisa é qualitativa, à medida que as atividades e os desenhos serão analisados com base na teoria histórico-cultural e nas teorias sobre o desenvolvimento do desenho. Alicerçada na teoria crítica da formação de sujeitos, consideramos a educação escolar como meio para as vivências das crianças acerca de temas não-cotidianos, de forma que o conhecimento acumulado historicamente pela humanidade possa dialogar com as mediações internas dos sujeitos e o conhecimento geográfico possa ampliar o pensamento espacial que as crianças desenvolvem desde o nascimento. Entende-se a relação entre pensamento (espacial) e linguagem (desenho e fala) e os meios que pode ser ampliada nas atividades de ensino.
    • Nome do projeto: MICA: Mapa Interactivo de Cambio Climático de America Latina para la Escuela (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. , MARTIJA, A. A. , ARAUJO, T. S. , FLORES, H. L. , PIMIENTA, A. B. , URRUTIA, D. J. , CAMPANHA, L. F. C. , BATISTA, A. J. , SANTOS, P. K. C. , POLYDORO, R. C. .
      Descrição: O objetivo de elaborar o primeiro Mapa Interativo sobre Mudança Climática para escolas na América Latina por meio de uma aliança colaborativa, multidisciplinar e multifacetada com diferentes países da América Latina. Cada país tem um coordenador local para articular escolas públicas e professores para o desenvolvimento do projeto com o enfoque no impacto local das Mudanças Climáticas. A perspectiva MICA permite visualizar os diferentes processos que estão relacionados com o conhecimento científico e tecnológico com a construção da sociedade, e vice-versa, que permite a participação com pensamento crítico na vida cotidiana e contribuição para uma exercício participativo e consciente.
    • Nome do projeto: Semana de Geografia (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. , GIROTO, E. D. , ALVES, G. A. .
      Descrição: Projeto de extensão que visa a articulação entre a universidade e a escola pública de ensino básico.
    • Nome do projeto: PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) - Geografia (2020 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. .
      Descrição: A relação com as condições concretas de prática profissional é fundante e necessária na formação de professores, considerando assim os conhecimentos, saberes e práticas produzidas cotidianamente pelos docentes da Educação Básica. O PIBID núcleo Geografia desenvolve ações de formação docente em Geografia em parceira com escolas públicas situadas no município de São Paulo, com a participação de 3 professores de Geografia e 30 estudantes da Graduação, possibilitando o contato cotidiano com o contexto da prática profissional docente por meio de estudos e ações didáticas.
    • Nome do projeto: A atividade de ensino na formação de professores de Geografia (2021 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. , GIROTO, E. D. , SILVA, Y. H. C. , SILVA, T. V. , BENEDETTI, A. C. , MOREIRA, R. S. .
      Descrição: Um projeto formado por estudantes da graduação (estudante-monitor), estudantes de pós-graduação (educador-monitor) e professores do curso de licenciatura (coordenador, vice-coordenador e supervisor) com o objetivo de fortalecer a formação de professores e o ensino de Geografia. Este projeto consiste em uma forma viável para executar um plano de trabalho que contribuirá para formação crítica, autônoma e robusta do ponto de vista dos conteúdos e metodologias do ensino. Tem-se tem-se como objetivos para proposta: a) mobilizar análises acerca das metodologias coerentes à unidade teoria-prática, contribuindo para formação do futuro professor de Geografia da Educação Básica; b) Criar uma rede de diálogo entre estudantes de graduação, pós-graduação e professores da rede pública e da Universidade; c) subsidiar reflexões sobre o ensino de Geografia como campo de investigação. atrelada à prática social.
    • Nome do projeto: Núcleo de Arte Educação Ambiental do Bororé - NAEA (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. , Eric Filipe Morais Silva , Heloisa Bento Ribeiro , Jorge Bassani , Eddy Antonio Carvalho Neto , Eliza Mirele Gomes Lima , Ester Marilia Cunha da Cruz , Lucas Servulo de Lima , Mariana Ribeiro Pardo , Carolina Mesquita Clasen .
      Descrição: Este projeto é coordenado pelo GeMAP-FAU (Grupo de Estudos Mapografias Urbanas) e pelo LEMADI (FFLCH-USP) e propõe a criação de um núcleo de educação ambiental e artística permanente na E.E. Prof. Adrião Bernardes, única escola pública de ensino fundamental e médio na Ilha do Bororé, bairro situado em uma península na Represa Billings no extremo sul da cidade de São Paulo. O projeto propõe do Núcleo de Arte Educação Ambiental na Ilha do Bororé sob a tutoria triangulada do GeMAP-FAU e LEMADI-USP, EE Adrião Bernardes e Casa Ecoativa A primeira fase do projeto, no período de um ano, se concentra na implantação do Núcleo na escola com ênfase na aplicação de linhas metodológicas definidas a partir da longa experiência do GeMAP no território do Bororé e, principalmente, da articulação com os parceiros na comunidade. Esta primeira fase do núcleo se desenvolve por meio da formação continuada de sujeitos da Ilha na condição de cidadãos e cidadãs habilitados e habilitadas para conservação do patrimônio ambiental e cultural do Bororé, bem como, por meio de ações pontuais (durante os períodos de férias escolares) com participação de grupos maiores e acesso livre. A principal atividade destas ações é a construção de um grande modelo tridimensional da Ilha do Bororé para ser utilizada como instrumento de reconhecimento territorial para as atividades ambientalistas e artísticas..
    • Nome do projeto: Núcleo de Arte Educação Ambiental do Bororé - NAEA (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. , Eric Filipe Morais Silva , Heloisa Bento Ribeiro , Jorge Bassani , Eddy Antonio Carvalho Neto , Eliza Mirele Gomes Lima , Ester Marilia Cunha da Cruz , Lucas Servulo de Lima , Mariana Ribeiro Pardo , Carolina Mesquita Clasen .
      Descrição: Este projeto é coordenado pelo GeMAP-FAU (Grupo de Estudos Mapografias Urbanas) e pelo LEMADI (FFLCH-USP) e propõe a criação de um núcleo de educação ambiental e artística permanente na E.E. Prof. Adrião Bernardes, única escola pública de ensino fundamental e médio na Ilha do Bororé, bairro situado em uma península na Represa Billings no extremo sul da cidade de São Paulo. O projeto propõe do Núcleo de Arte Educação Ambiental na Ilha do Bororé sob a tutoria triangulada do GeMAP-FAU e LEMADI-USP, EE Adrião Bernardes e Casa Ecoativa A primeira fase do projeto, no período de um ano, se concentra na implantação do Núcleo na escola com ênfase na aplicação de linhas metodológicas definidas a partir da longa experiência do GeMAP no território do Bororé e, principalmente, da articulação com os parceiros na comunidade. Esta primeira fase do núcleo se desenvolve por meio da formação continuada de sujeitos da Ilha na condição de cidadãos e cidadãs habilitados e habilitadas para conservação do patrimônio ambiental e cultural do Bororé, bem como, por meio de ações pontuais (durante os períodos de férias escolares) com participação de grupos maiores e acesso livre.
    • Nome do projeto: Conteúdo, linguagem e atividade de ensino na formação do conhecimento geográfico (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. , MOREIRA, R. S. , BRAGA, M. M. B. , PEREIRA, E. V. , BATISTA, A. J. , PARINI, J. M. , MEDEIROS, A. K. M. , SILVA, R. R. , NONATO, M. S. , SILVA, F. F. T. , NOGUEIRA, L. M. .
      Descrição: Ao longo da Educação Básica, o conhecimento geográfico é desenvolvido junto à diferentes linguagens, como o texto literário, a o cinema e a cartografia. Este projeto tem como fundamento a formação de conceitos de forma encadeada a partir de vivências e problematizações criadas pelos professores no ambiente escolar, desta forma, tem-se como base a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-crítica. A abordagem qualitativa é também fundamento metodológico na construção dos instrumentos de pesquisa, como entrevistas e atividades de ensino, e no tratamento dos dados. Problematiza-se, neste projeto, como os sujeitos constroem os conceitos geográficos e ampliam o pensamento espacial por meio das representações espaciais. O pensamento espacial, desenvolvido nas atividades cotidianas, expande-se na escola através dos conhecimentos elaborados desde a Educação Infantil, como um processo cognitivo que une os diferentes segmentos da Educação Básica. No ensino de Geografia, as formas de pensar o espaço ganham novos contornos por meio de conceitos geográficos, noções espaciais como localização e distância, e representações cartográficas. Compreende-se, assim conteúdo em seu amplo significado de conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal, linguagem como forma de concretizar o pensamento espacial e de desenvolver o conhecimento geográfico e as atividades de ensino como fundamento para materialização dos objetivos e conteúdo, sendo uma solução construída para as perguntas: a quem ensinar, para quem ensinar, o que ensinar e como ensinar. Este projeto está inserido no Grupo de Pesquisa Cartografia e Pensamento Espacial na Educação Geográfica credenciado no Cnpq. Tem-se como objetivo geral analisar os conteúdos e métodos de ensino na formação do conhecimento geográfico. Para alcançar este objetivo, espera-se analisar as representações espaciais, os temas e conceitos, currículos e metodologias e analisar as relações entre a teoria histórico-cultural e histórico-cultural na formação do pensamento e representação espacial nas aulas de Geografia. Os integrantes desta pesquisa contribuem com linhas distintas para o desenvolvimento desta investigação: Cartografia Escolar; Conteúdo e Método do Ensino de Geografia; Teoria Histórico-cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. São eixos amplos que convergem para uma leitura crítica sobre as atividades de ensino e a formação de conceitos científicos na escola.
    • Nome do projeto: PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) Geografia USP (2022 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. , MACHADO, G. S. , SANTOS, M. F. , FARIAS, P. H. G. , SARAIVA, L. , SOUSA, J. H. C. M. , NEVES, G. F. , ALBUQUERQUE, D. N. , CORREA, B. C. , DOMINGOS, B. A. , GALDINI, A. , SANTOS, V. F. , ALMEIDA, V. A. , VENTURI, L. D. , PEREIRA, H. A. A. , OLIVEIRA, F. H. M. , MEDEIROS, A. K. M. , MONSANI, A. B. , GOMES, G. P. , RAMOS, S. P. , SILVA, V. S. , LIMA, M. S. , BARROS, S. S. , SILVA, R. S. , SOARES, P. , SILVA, D. B. , MOREIRA, L. H. , PEREIRA, G. C. , SILVA, W. C. R. , NASCIMENTO, F. G. , BLUWOL, D. Z. , SILVA, A. B. A. .
      Descrição: Tem como objetivo integrar universidade e escola e criar condições para a formação docente inicial dos estudantes da graduação e continuada dos professores da escola e da universidade. Este projeto tem financiamento da Capes com a participação de 30 estudantes, sendo 24 bolsistas (bolsas Capes) e 6 voluntários que recebem bolsas PUB, concedidas pela USP, e 3 professores supervisores, também bolsistas. Este projeto tem o objetivo geral de criar condições para articulações entre os sujeitos, conhecimentos e práticas presentes na escola e na universidade. Tem-se como base a atividade orientada de ensino no processo formativo e o reconhecimento do território escolar. Desta forma, os objetivos específicos são: i) Estabelecer diálogo constante com a escola-campo, compreendendo o território escolar; ii) Promover a análise dos elementos do ensino (currículo, avaliação, aula, atividade e a o objetivo formativo na escola) em contexto escolar; iii) Reconhecer as demandas atuais por aprimoramentos de metodologias de ensino, materiais didáticos e conteúdo; iv) Desenvolver recursos didáticos e metodologias para o ensino de Geografia com a orientação do professor supervisor; v) Criar condições de estudo aos participantes; vi) promover o estudo do conceito território como mediador na análise do contexto da prática profissional docente e da unidade escolar.
    • Nome do projeto: A linguagem cartográfica como instrumento de estudo das concepções de cidade, paisagem e território entre estudantes da pedagogia e licenciatura em geografia. (2018 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. , CASTELLAR, S. M. V. , MORAES, J. V. , GARRIDO PEREIRA, M. E. , BUSTOS, I. R. S. , MARAGAO, C. , PAULA, I. R. .
      Descrição: Nesse estudo, analisaremos como os estudantes conceitualizam a cidade e o território através da linguagem cartográfica, associando o pensamento espacial. Como eles pensam, sentem e se apropriam dos conceitos de cidade e território, como se sentem sujeitos do território, para ensinar na educação básica. Nesta pesquisa continuaremos com o aprofundamento do conceito de cidade e, agora, articulando com o conceito de território. Esses conceitos serão centrais na pesquisa, articulando-os com as estratégias de ensino que envolverá elaboração de sequência de ensino, de mapas temáticos mentais e a argumentação dos alunos sobre os temas tratados. O pensamento espacial é um aspecto importante que está associado à cartografia para aprender e pensar geograficamente. Esses conceitos fazem parte daqueles que estruturam a geografia escolar e, portanto, é importante colocarmos luz para analisar como os alunos articulam as teorias para fundamentar as práticas docentes e, essa análise pode acontecer no final da formação inicial.
    • Nome do projeto: Pensamento espacial e iniciação cartográfica: conceitos e representações na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (2019 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. , ROBERTI, Daniel Luiz Poio .
      Descrição: Desde a Educação Infantil, as crianças podem desenvolver noções espaciais e temporais elementares para o desenvolvimento dos novos conhecimentos, nos anos posteriores, a medida que a aprendizagem ocorre em uma rede de significado e processos de mudanças conceituais. Reconhecer os fundamentos teóricos e metodológicos do Pensamento Espacial e as relação espaço-tempo é uma estratégia para fundamentar o ensino de Geografia e atividades interdisciplinares nas quais os alunos sejam conscientes de suas ações no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvam as diferentes formas de representar e pensar o espaço. O curso está organizado acerca do pensamento espacial (conceitos, representações e processos de raciocínio), espaço e tempo como conceitos construídos socialmente, formas de representação e pensamento espacial (pontos de referência, localização, orientação e escala) e representação cartográfica, imagens de satélite e fotografia aéreas. O curso tem como proposta encontros teóricos acerca destes temas que darão subsídio para o estudo independente de modo que os professores realizarão o planejamento e desenvolvimento de atividades com suas turmas nas unidades de ensino. Assim, este curso desenvolverá a noção de iniciação/alfabetização cartográfica na Educação Infantil e nos anos iniciais, tendo como enfoque o conhecimento geográfico, de modo que compreenderemos a aprendizagem enquanto um processo mediado pelo professor e a realidade.
    • Nome do projeto: Educação Geográfica e Pensamento Espacial na formação de professores (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. .
      Descrição: Resumo: Esta pesquisa tem como base a relação entre Pensamento espacial e Educação Geográfica, ampliando e dialogando com as áreas de Cartografia Escolar e Didática da Geografia. O pensamento espacial é mobilizado desde a mais tenra idade dos sujeitos em sociedade e a escola, por meio dos conhecimentos sistematizados, pode criar condições materiais para que essa forma de pensar seja ampliada. Na formação de professores, no curso de Geografia, é necessário abordar metodologias que favoreçam o conhecimento desse tipo de pensamento e atividades conscientes e intencionais que objetivem a análise da realidade em uma perspectiva geográfica favorecendo e ampliando o pensamento espacial. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as concepções iniciais dos estudantes de Geografia em relação ao uso do mapa e a alfabetização cartográfica, no contexto da disciplina de Cartografia Escolar e analisar as mudanças conceituais por meio de sequências didática ao longo das aulas. Objetiva-se também analisar as construções teóricas e metodológicas em relação às correntes pedagógicas e aos conceitos geográficos nas atividades desenvolvidas pelos estudantes nas disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino de Geografia I e Pesquisa e Prática de Ensino de Geografia II. Neste sentido, discutiremos as habilidades e procedimentos que mobilizam o pensamento espacial a partir de temas previsto no currículo de Geografia. O pensamento espacial será o condutor de toda a pesquisa, o que permitirá construir nexos entre os conceitos e princípios da geografia e os temas geográficos previstos nos currículos de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Partimos da concepção de que o pensamento espacial mobiliza o desenvolvimento de habilidades interdisciplinares como a observação, reconhecimento, identificação, classificação, orientação, entre outros que estimulam não apenas raciocínio geográfico mas também o raciocínio para outras áreas do conhecimento. Palavras-chaves: Educação Geográfica. Pensamento Espacial. Cartografia Escolar. Formação de professores.
    • Nome do projeto: Educação Geográfica e Divulgação Científica (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. , ROBERTI, Daniel Luiz Poio , BERTAGNA, M. , ALCANTARA, T. B. , ARAUJO, J. G. T. , PACANOWSKI, B. S. , HORTA, A. B. F. F. , NEVES, F. .
      Descrição: Este projeto de extensão tem como objetivo geral elaborar materiais de divulgação científica acerca das leituras geográficas frente à realidade com base na alfabetização científica, atendendo principalmente professores, de modo que possam usar em seus ambientes educativos. Analisaremos a concepção dos estudantes de licenciatura e professores de Geografia em relação a ciência geográfica e sua capacidade explicativa da realidade e realizaremos atividades de (re)textualização de textos acadêmicos na formação do professor, por meio de um curso de extensão. Este projeto tem dois eixos principais: formação de professores e divulgação científicas. Espera-se analisar ações de (re)textualização na formação de professores e apontar caminhos para a enculturação científica frente às aulas de Geografia, de modo que o raciocínio geográfico seja mobilizado. Compreender uma Geografia feita e realizada de forma próxima a sociedade é antes saber que seu desenvolvimento envolve uma prática social e espacial, pois a Geografia contribui para a leitura do território e das disputas globais, à medida que pode sistematizar a leitura do mundo na compreensão da formação espacial e seus processos de produção. Espera-se produzir materiais de divulgação científica por meio da (re)textualização científica e tradução didática, de modo a promover a circulação de conhecimento por meio da página Leituras Geográficas na rede social Instagram, valorizando o desenvolvimento da ciência geográfica na análise da realidade. Este projeto justifica-se pois ao lado de estudos científicos e da sua valorização na sociedade acompanhamos também a existência do negacionismo das explicações dadas pela ciência e a ilusão de uma sociedade da informação.
    • Nome do projeto: Metodologias de ensino e iniciação cartográfica (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. , ROBERTI, Daniel Luiz Poio , BERTAGNA, M. .
      Descrição: Desde a Educação Infantil, as crianças podem desenvolver noções espaciais e temporais elementares para o desenvolvimento dos novos conhecimentos, nos anos posteriores, a medida que a aprendizagem ocorre em uma rede de significado e processos de mudanças conceituais. Reconhecer os fundamentos teóricos e metodológicos do Pensamento Espacial e as relação espaço-tempo é uma estratégia para fundamentar o ensino de Geografia e atividades interdisciplinares nas quais os alunos sejam conscientes de suas ações no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvam as diferentes formas de representar e pensar o espaço. O curso está organizado, a partir de demandas presentes no curso de extensão ?Pensamento espacial e iniciação cartográfica: conceitos e representações na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental?, em três módulos de modo que abordaremos três temas: Cartografia inclusiva: elaboração de mapas táteis; Espaço, tempo e representação espacial na Educação Infantil; Geografia e Ciências: construção de conceitos e alfabetização científica. O curso tem como proposta encontros com produção de materiais didáticos e diálogo teórico acerca destes temas que darão subsídio para o estudo independente de modo que os professores realizarão o planejamento e desenvolvimento de atividades com suas turmas nas unidades de ensino, além da participação de fórum online. Este curso tem como base a alfabetização cartográfica, a importância de mapas táteis para deficientes visuais e alfabetização científica em um diálogo entre Geografia e Ciências, de modo que compreenderemos a aprendizagem enquanto um processo mediado pelo professor e a realidade.
    • Nome do projeto: Educação Geográfica e Divulgação Científica: a enculturação científica e o raciocínio geográfico no enfrentamento à Pandemia da COVID-19 (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. , ROBERTI, Daniel Luiz Poio , BERTAGNA, M. .
      Descrição: Tem-se como objetivo geral elaborar materiais de divulgação científica acerca das leituras geográficas acerca da pandemia da COVID-19 com base na alfabetização científica, de modo que professores poderão usá-los em seus ambientes educativos. Este projeto tem dois eixos principais: formação de professores e divulgação científica. Analisaremos a concepção dos estudantes de licenciatura e professores de Geografia em relação a ciência geográfica e sua relação na análise da realidade da COVID-19 e atividades de (re)textualização de textos acadêmicos na formação do professor, por meio de um curso de extensão, para assim elaborar traduções didáticas na rede social. Espera-se como resultado: traçar um panorama das concepções e mudanças conceituais dos professores e licenciandos participantes do projeto acerca da ciência geográfica e seu método e sua relação com a realidade; ampliar o debate sobre a enculturação científica na formação das crianças e jovens na Educação Básica e na formação de professores; produzir materiais de divulgação científica realizados por meio da retextualização científica e tradução didática; promover a circulação de conhecimento por meio da rede social, valorizando o desenvolvimento da ciência geográfica e sua contribuição para análise do impacto da pandemia da COVID-19.
    • Nome do projeto: Pensamento espacial e jogo didático no ensino de Geografia do Brasil: o conteúdo como fundamento crítico na formação docente, (2019 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: JULIASZ, P. C. S. , MACEDO, M. L. J. , SILVA, R. O. .
      Descrição: Fundamentada teoria histórico-cultural sobre o desenvolvimento de conceitos científicos, tem-se como objetivo analisar as potencialidades do jogo didático no desenvolvimento do pensamento espacial e do conteúdo de Geografia do Brasil. Tem-se como pressupostos teórico-metodológicos o domínio do conteúdo em suas três dimensões (conceitual, procedimental e atitudinal) pelo licenciando de Geografia, com referência na Geografia do Brasil, o pensamento espacial e a aprendizagem por jogos. Partimos da importância do estudo da epistemologia geográfica e pedagógica e dos conteúdos geográficos como pontos de mediação concretos entre os sujeitos no processo de construção de suas capacidades de ler, interpretar e agir no mundo. Os resultados esperados consistem nos estudos dos conceitos envolvidos na Geografia do Brasil e a sua tradução didática em um jogo com base no desenvolvimento do pensamento espacial. Espera-se contribuir com novas abordagens metodológicas e materiais de apoio didático.
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Angélica de Jesus Batista Geografia Humana Doutorado
    Ayana Kissi Meira de Medeiros Geografia Humana Mestrado
    Elisa Vicari Pereira Geografia Humana Mestrado
    Fernando Funchal Tavares da Silva Geografia Humana Mestrado
    Juliana Maria Parini Geografia Humana Mestrado
    Leandro Mendes Nogueira Geografia Humana Doutorado
    Mariane Marcia Barros Braga Geografia Humana Mestrado
    Matheus Souza Belém Pimenta dos Santos Geografia Humana Mestrado
    Rubiane da Silva Moreira Geografia Humana Mestrado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Renata Rodrigues da Silva Geografia Humana Mestrado 16/02/2024