Não autenticado |

Maria Cristina Correia Leandro Pereira

    • Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), DEA em História pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1997) e doutorado em História - École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2001). Atualmente é professora Livre Docente da área de História Medieval do Departamento de História da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-graduação em História Social da mesma universidade. Coordena o Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais (LATHIMM-USP). É pesquisadora associada do Projeto Temático da FAPESP "Uma História Conectada da Idade Média. Comunicação e Circulação a partir do Mediterrâneo" (FAPESP 2021/02912-3). Tem pesquisas nas áreas de História, com ênfase em História medieval, e de História da Arte, com ênfase em História da arte medieval e em História da arte e gênero. Bolsista PQ2 do CNPq.

       

      Links:    

    • CULTURA MATERIAL E VISUAL, HISTORIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO ; PELEGRINELLI, A. L. M. . Laboratório de imagens: estudos sobre as imagens medievais. São Paulo : FFLCH-USP, 2022 . 309p. ISBN: 9788575064054.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; SOUZA, M. I. E. D. . Encontros com as imagens medievais - vol. II. São Paulo : FFLCH-USP, 2021 . 285p. ISBN: 9786587621913.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . As letras e as imagens: iniciais ornamentadas em manuscritos do Ocidente medieval. São Paulo : Intermeios, 2019 . 318p. ISBN: 9788584991907.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Encontros com as imagens medievais. Macapá : Editora da UNIFAP, 2017 . 278p. ISBN: 9788554760052.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Pensamento em imagem. Montagens topo-lógicas no claustro de Moissac. São Paulo : Intermeios, 2016 . 275p. ISBN: 9788584990511.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; AUBERT, Eduardo H. . Revista de História. São Paulo : USP, 2011 . 484p. ISBN: 00348309.
    • PEREIRA, M. C. C. L. ; FOGELMAN, Patricia . Atas do I Simpósio Internacional sobre Representações Cristãs: textos e imagens religiosas na América colonial. Vitória : GPIC, 2004 . p. ISBN: 8599090011.
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . O Q TEM CLARICIA? UMA INICIAL-IMAGEM EM UM SALTÉRIO DO FINAL DO SÉCULO XII (BALTIMORE, THE WALTERS ART MUSEUM, MS. W.26) SIGNUM - REVISTA DA ABREM , v. 24 , p. 60 - 81 , 2023. ISSN: 21777306.
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . As letras como ornamentação: as iniciais nos livros representados na pintura do Grão Vasco (?-1542/1543) PALÍNDROMO (ONLINE) , v. 12 , p. 070 - 085 , 2020. ISSN: 21752346.
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Figurar a imagem: Sobre representações pictóricas de esculturas devocionais IMAGEM BRASILEIRA , v. 10 , p. 61 - 71 , 2020. ISSN: 15196283.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . The painter of ornaments: medieval images of the artist at work Revista de História da Arte , v. 8 , p. 120 - 127 , 2019. ISSN: 21823294.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . A arquitetura no/do livro na Antiguidade Tardia: a ornamentação dos primeiros códices cristãos latinos História (São Paulo. Online) , v. 36 , p. 1 - 27 , 2017. ISSN: 19804369 .
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O Revivalismo medieval pelas lentes do gênero: as fotografias de Julia Margaret Cameron para a obra The Idylls of the King e outros poemas de Alfred Tennyson DOMÍNIOS DA IMAGEM , v. 11 , p. 119 - 153 , 2017. ISSN: 22379126.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Exposition des ymages des figures qui sunt: discursos sobre imagens no Ocidente medieval Antíteses (Londrina) , v. 9 , p. 30 - 54 , 2016. ISSN: 19843356.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Pensar (com) a imagem: reflexões teóricas para uma práxis historiográfica Topoi (Online): revista de historia , v. 17 , p. 672 - 679 , 2016. ISSN: 2237101X.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Pixo, logo assusto; ilumino, logo seduzo: a ornamentalidade das letras na contemporaneidade e na Idade Média Revista Arte & Ensaios , v. 32 , p. 92 - 101 , 2016. ISSN: 24483338.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Paradisus corporalis est quies claustralis: usos e sentidos do claustro beneditino no Ocidente medieval Acta Scientiarum. Education (Online) , v. 33 , p. 71 - 76 , 2011. ISSN: 21785201.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Montagens topo-lógicas: as imagens nos capitéis e pilares do claustro de Moissac Revista de História (USP) , v. 165 , p. 73 - 91 , 2011. ISSN: 00348309.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; AUBERT, Eduardo H. . A imagem medieval: história e teoria Revista de História (USP) , v. 165 , p. 15 - 17 , 2011. ISSN: 00348309.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . TRABALHO DOS DETALHES: SOBRE UMA ESCULTURA DA ESTIGMATIZAÇÃO DE SÃO FRANCISCO NO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO Imagem Brasileira , v. 6 , p. 69 - 77 , 2011. ISSN: 15196283.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Poderes e utilizações das imagens religiosas na América colonial: o caso do jesuíta Antônio Sepp Imagem Brasileira , v. 4 , p. 167 - 172 , 2009. ISSN: 15196283.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . A ornamentalidade do sangue nas imagens do cristo da paixão tardo-medievais e barrocas Imagem Brasileira , v. 5 , p. 220 - 228 , 2009. ISSN: 15196283.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Les images-piliers du cloître de Moissac Bulletin du Centre d'études médiévales d'Auxerre , v. 2 , p. 9212 - , 2008. ISSN: 19543093.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Les tables de canons : la Bible de Saint-Bénigne. Notes pour un projet de recherches en cours Bulletin du Centre d'études médiévales d'Auxerre , v. 12 , p. 7172 - , 2008. ISSN: 19543093.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Criação divina: as imagens acheiropoiéticas na cultura cristã Farol (Vitória) , v. 8 , p. 128 - 136 , 2008. ISSN: 15177858.
    • PEREIRA, M. C. C. L. ; FERREIRA, Rachel Diniz . Um caso de homonímia sacra: o orago da igreja de São Gonçalo (Vitória - ES) Farol (Vitória) , v. 7 , p. 68 - 77 , 2006. ISSN: 15177858.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Reseña: LAGUNAS, Cecilia E. Abadesas y clérigos. Poder, religiosidad y sexualidad en el monacato español. Siglo X ? XV. Luján: Universidad Nacional de Luján, 2000, 325p. Vitral , v. 7 , p. 10 - 11 , 2005. ISSN: 16685210.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Do mito à história sagrada: a construção da imagem da Imaculada Conceição Sofia (Vitória) , v. 10 , p. 231 - 244 , 2005. ISSN: 1676417X.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Memória de pedra: os pilares centrais das galerias leste e oeste do claustro de Moissac Farol (Vitória) , v. 3 , p. 74 - 89 , 2003. ISSN: 15177858.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Resenha: LE GOFF, Jacques; PALAZZO, Éric; BONNE, Jean-Claude; COLETTE, Marie-Noël. Le sacre royal à l'époque de Saint Louis. D'après le manuscrit latin 1246 de la BNF. Paris: Gallimard, 2001, 338 p. (coleção Le temps des images) Signum (São Paulo) , v. 5 , p. 409 - 417 , 2003. ISSN: 15166295.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . As esculturas do claustro de Moissac: lógicas de representação e funções das imagens Signum (São Paulo) , v. 1 , p. 45 - 75 , 1999. ISSN: 15166295.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . O temor escatológico nos Diálogos de São Gregório Magno: estratégias de cristianização Redes , v. 1 , p. 68 - 78 , 1997. ISSN: 14138336.
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO ; GONÇALVES, Rafael Afonso . Estruturando e representando a convivência: imagem e texto em um manuscrito do séc. XIV, o Ci nous dit (Chantilly, Ms. Condé 26-27). Viver e conviver nas duas margens do Atlântico (séculos XIII-XIX), v. , p. 305 - 335, 2022.
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Gregório Magno. Dicionário: cem fragmentos biográficos. A idade média em trajetórias, v. 1, p. 99 - 104, 2020.
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Entre o figurativo e o ornamental: os evangelistas e seus símbolos nas Tábuas de Cânones iluminadas. Imagens e textos. Interpretações sobre cultura e poder no medievo e nas recepções do passado, v. 2, p. 127 - 148, 2020.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Être butch au Brésil: une affaire de pointure. Attirances. Lesbiennes fems, lesbiennes butchs, v. , p. 79 - 85, 2001.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O discurso moralizador das margens nos manuscritos iluminados no Ocidente medieval. Por escrito. Lições e relatos do mundo luso-brasileiro, v. 1, p. 15 - 41, 2018.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . La sculpture monumentale: l'image dans le monastère. Les images dans l'Occident médiéval, v. 1, p. 83 - 96, 2015.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Imagens de mulheres artistas no Ocidente medieval. Estudos feministas e de gênero: articulações e perspectivas, v. 1, p. 340 - 352, 2014.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Sobre criação e autoria: as ?assinaturas? epigráficas no Ocidente medieval. Conhecimento e educação no Medievo, v. 1, p. 103 - 111, 2012.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Da conexidade entre texto e imagem no Ocidente medieval. Leituras e imagens da Idade Média, v. , p. 131 - 148, 2011.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Imagem e pensamento na Idade Média ocidental. Filosofia da arte, v. 1, p. 64 - 82, 2011.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . La letra y la hoja: las iniciales ornamentadas de la Biblia de Saint-Bénigne de Dijon (BM Dijon 2). Religiosidad, cultura y poder. Temas y problemas de la historiografía reciente, v. 1, p. 47 - 59, 2011.
    • MAGNANI, E. ; ALMEIDA, N. B. ; BADIA, P. C. ; GUIANCE, A. ; BASTOS, M. J. M. ; DONAT, L. R. ; PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; SILVA, M. C. . Être historien du Moyen Âge en Amérique Latine en début du XXIe siècle. Être historien du Moyen Âge au XXIe siècle, v. 1, p. 71 - 92, 2008.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Syntaxe et place des images dans le cloître de Moissac. L'apport des méthodes graphiques. Der mittelaterliche Kreuzgang, v. 1, p. 212 - 219, 2003.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Le lieu et les images. Les sculptures de la galerie est du cloître de Moissac. Die Methodik der Bildinterpretation / Les méthodes de l'interprétation de l'image, v. 2, p. 415 - 470, 2002.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . O monacato beneditino e a cristianização do mundo rural na Itáila do século VI. Fontes medievais: anotações para um estudo crítico, v. 21, p. 63 - 76, 1996.
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . É importante tornar as mulheres medievais visíveis . Revista Nova Escola , São Paulo , 20 fev. 2021.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; TATSCH, F. G. . L?histoire de l?art médiéval au Brésil . Ménestrel , Paris , 07 fev. 2020.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O trabalho do ornamento: as Tábuas de Cânones da Bíblia de Saint-Bénigne (BM Dijon 2). In: X Encontro Internacional de Estudos Medievais (EIEM) da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM) , 2013 , Brasília. Atas do X Encontro Internacional de Estudos Medievais (EIEM) da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM). Brasília : PEM-UNB, 2013. p. 262 - 265.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O corpo da alma: imagens do trespasse no Ocidente medieval. In: III Congresso Internacional do Grupos Escritos sobre os Novos Mundos e XIII Encontro do Grupo Luso-brasileiro Raízes Medievais do Brasil moderno , 2018 , Franca. Caderno de resumos. Franca : UNESP, 2018. p. 15 - 15.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O pintor de ornamentos: imagens medievais do artista no trabalho. In: The art of ornament , 2017 , Lisboa. Book of abstracts. Lisboa : Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lis, 2017. p. 76 - 76.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . A fabricação do ornamento: representações do artista medieval. In: VIII Encontro Internacional 'A imagem medieval: história e teoria' , 2017 , São Paulo. Caderno de Resumos do VIII Encontro Internacional "A imagem medieval: história e teoria". : , 2017. p. 17 - 17.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O discurso moralizador das margens dos manuscritos. In: Ciclo de estudos 'Caminhos historiográficos contemporâneos' , 2016 , Franca. Caderno de resumos. : , 2016. p. 14 - 15.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Entre grifos, reis e santos: o mosteiro de Moissac e a invenção de suas origens. In: XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP , 2012 , Campinas. Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP. São Paulo : ANPUH-SP, 2012. p. 1 - 12.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Quando a borda não enquadrava: as transgressões nas miniaturas de manuscritos medievais. In: XV Encontro Regional da ANPUH-RJ , 2012 , São Gonçalo. Anais Eletrônicos do XV Encontro Regional da ANPUH-RJ. São Gonçalo : Anpuh-RJ, 2012. p. 1 - 10.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Imagens de mulheres artistas no Ocidente medieval. In: II Colóquio de Estudos feministas e de gênero , 2014 , Brasília. Caderno de resumos do II Colóquio de estudos feministas e de gênero. Brasília : UNB, 2014. p. 15 - 16.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Maria Pedra Iman: Nuestra Señora de la Peña en el imaginário religioso en Espírito Santo, Brasil. In: XIV Jornadas Interescuelas/Departamentos de História , 2013 , Mendoza. Cuaderno de resumenes. Mendoza : , 2013. p. 44 - 44.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Entre o figurativo e o ornamental: os evangelistas e seus símbolos nas Tábuas de Cânones iluminadas. In: XIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais e V Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais , 2013 , Franca. Caderno de Programação e Resumos. : , 2013. p. 49 - 49.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . What you see is what you see? Algumas reflexões sobre as reproduções fotográficas e a História da Arte Medieval. In: 13 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia , 2012 , São Paulo. ANAIS DO 13º SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA. São Paulo : NHCT, 2012. p. 1862 - 1871.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Entre grifos, reis e santos: o mosteiro de Moissac e a invenção de suas origens. In: XXI Encontro Estadual de História , 2012 , Campinas. Livro de Resumos do XXI Encontro Estadual de História. Campinas : Unicamp, 2012. p. 220 - 220.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . What you see is what you see? Algumas reflexões sobre as reproduções fotográficas e a História da Arte Medieval. In: 13 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia , 2012 , São Paulo. Caderno de Resumos do 13 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. São Paulo : EACH/USP, 2012. p. 189 - 189.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . 'Ornado con las llagas'. Sobre una escultura de la Estigmatización de San Francisco en el Museo de Arte Sacro de Sao Paulo. In: IV Simposio Internacional sobre religiosidad, cultura y poder , 2012 , Buenos Aires. Actas Electrónicas del IV Simposio Internacional sobre religiosidad, cultura y poder. Buenos Aires : GERE-UBA, 2012. p. 1 - 11.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O revivalismo medieval e a invenção do neogótico: sobre anacronismo e obsessões. In: XXVI Simpósio Nacioinal de História , 2011 , São Paulo. Anais eletrônicos do XXVI Simpósio Nacional de História da ANPUH. São Paulo : ANPUH, 2011.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O trabalho dos detalhes: sobre uma escultura da estigmatização de São Francisco no Museu de Arte Sacra de São Paulo. In: VII Congresso Internacional do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira , 2011 , Ouro Preto. Caderno de Resumos do VII Congresso Internacional do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira. Belo Horizonte : CEIB, 2011. p. 16 - 16.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Sobre criação e autoria: as "assinaturas" epigráficas no Ocidente medieval. In: X Jornada de Estudos Antigos e Medievais e II Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais , 2011 , Maringá. Anais da X Jornada de Estudos Antigos e Medievais e II Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. Maringá : UEM, 2011.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Sobre criação e autoria: as "assinaturas" epigráficas no Ocidente medieval. In: X Jornada de Estudos Antigos e Medievais e II Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais , 2011 , Maringá. Caderno de Resumos da X Jornada de Estudos Antigos e Medievais e II Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. Maringá : UEM, 2011. p. 25 - 25.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Aleijadinho e a construção da história da arte sacra brasileira. In: I Workshop argentino-brasileno de Historia Comparada , 2011 , Buenos Aires. Cuadernillo de resúmenes del I Workshop argentino-brasileno de Historia Comparada. Buenos Aires : GEHBP, 2011. p. 11 - 12.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Texto e imagen en las Tablas de Cánones ilustradas del Occidente medieval. In: XI Jornadas internacionales de Estudios medievales , 2011 , Buenos Aires. Cuaderno de resumenes de las XI Jornadas internacionales de Estudios medievales. : , 2011. p. 7 - 7.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Algumas questões sobre arte e imagens no Ocidente Medieval. In: VIII Ciclo de estudos antigos e medievais e IX Jornada de estudos antigos e medievais , 2010 , Rio de Janeiro. Atas Eletrônicas da VIII Semana de Estudos Medievais do Programa de Estudos Medievais da UFRJ - Edição Especial. Rio de Janeiro : Programa de Estudos Medievais, 2010. p. 1 - 29.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Algumas questões sobre textos e imagens no Ocidente medieval. In: VIII Ciclo de estudos antigos e medievais e IX Jornada de estudos antigos e medievais , 2010 , Londrina. Caderno de resumos do VIII Ciclo de estudos antigos e medievais e IX Jornada de estudos antigos e medievais. Londrina : UEL, 2010. p. 18 - 19.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Distintas concordâncias: os Evangelistas nas Tábuas de Cânones iluminadas no Ocidente medieval. In: I Congresso Internacional Texto-Imagem , 2010 , Guarulhos. Caderno de resumos do I Congresso Internacional Texto-Imagem. Guarulhos : UNIFESP, 2010. p. 79 - 79.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . La ornamentalidad de la sangre en imágenes tardo-medievales y barrocas de la Pasión. In: III Simposio Internacional sobre religiosidad, cultura y poder , 2010 , Buenos Aires. Actas del III Simposi oInternacional sobre religiosidad, cultura y poder. Buenos Aires : GERE, 2010. p. 1 - .
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Quando o claustro dominou a cidade: os monges de Moissac e a primeira Cruzada. In: II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est / XVII Simpósio de História da UFES , 2009 , Vitória. Caderno de Resumos do II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est / XVII Simpósio de História da UFES. Vitória : PPGHIS, 2009. p. 156 - 156.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Quando o claustro dominou a cidade: os monges de Moissac e a primeira Cruzada. In: II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est / XVII Simpósio de História da UFES , 2009 , Vitória. Anais eletrônicos do II congresso Internacional de História Ufes/Université de Paris-Est: cidade, cotidiano e poder. Vitória : GM, 2009. p. 1 - 12.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . De intercessões e interseções: as imagens-relicários e a longa duração. In: VII Semana de Estudos Medievais , 2009 , Brasília. Anais da VII Semana de Estudos Medievais. Brasília : Casa das Musas, 2009. p. 175 - 197.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . De intercessões e interseções: as imagens-relicários e a longa duração. In: VII Semana de Estudos Medievais , 2009 , Brasília. Caderno de Resumos da VII Semana de Estudos Medievais. : , 2009. p. 8 - 8.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . A ornamentalidade do sangue nas imagens do Cristo tardo-medievais e barrocas. In: VI Congresso do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira , 2009 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do VI Congresso do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira. : , 2009. p. 12 - 12.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Dos detalhes nas imagens: dois afrescos do ciclo franciscano da basílica superior de Assis. In: VIII Encontro Internacional de Estudos Medievais , 2011 , Vitória. Anais do VIII EIEM. Cuiabá : EDUFMS, 2011. p. 115 - 120.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Dos detalhes nas imagens: dois afrescos do ciclo franciscano da basílica superior de Assis. In: VIII Encontro Internacional de Estudos Medievais , 2009 , Vitória. Caderno de Resumos do VIII EIEM. Vitória : Gráfica Universitária, 2009. p. 64 - 64.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Imagens e religiosidade cristã: a pintura no Espírito Santo do início da colônia ao final do século XIX. In: XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , 2008 , Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Belo Horizonte : C/Arte, 2009.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Identidades cambiantes: transformações iconográficas na imaginária barroca. In: IV Congresso Internacional do Barroco Íbero-americano , 2008 , Ouro Preto. Atas do IV Congresso Internacional do Barroco Íbero-americano. Belo Horizonte : C/Arte, 2006.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . As Tábuas de Cânones em manuscritos iluminados do Ocidente cristão. In: VII Encontro Regional da ANPUH - ES , 2008 , Vitória. Caderno de Resumos do VII Encontro Regional da ANPUH - ES. : , 2008.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . As Tábuas de Cânones em manuscritos iluminados do Ocidente cristão. In: VII Encontro Regional da ANPUH - ES , 2008 , Vitória. Anais eletrônicos do VII Encontro Regional da ANPUH - ES. : , 2008.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . À margem da página: imagens. In: 9 Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética , 2008 , Vitória. Processo de criação e interações. A crítica genética em debate nas artes performáticas e visuais. Belo Horizonte : C/Arte, 2008. p. 216 - 222.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Imagens e religiosidade cristã: a pintura no Espírito Santo do início da colônia ao final do século XIX. In: XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , 2008 , Rio de Janeiro. Caderno de resumos do XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. : , 2008. p. 72 - 72.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . A letra e a folha: as iniciais ornamentadas da Bíblia de Saint-Bénigne (BM Dijon 2). In: II Simposio Internacional sobre religiosidad, cultura y poder , 2008 , Buenos Aires. Atas do II Simposio Internacional sobre religiosidad, cultura y poder. Buenos Aires : GERE, 2008.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Da queda para o alto: vícios e virtude em uma miniatura românica. In: VI Encontro Internacional de Estudos Medievais , 2007 , Londrina. Anais do VI Encontro Internacional de Estudos Medievais. Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 2005. p. 108 - 116.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Imagem-objeto, imagem-corpo: um capitel-relicário do claustro românico de Moissac. In: I Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est e XVI Simpósio de História da UFES , 2007 , Vitória. Anais Eletrônicos do I Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est e XVI Simpósio de História da UFES. Vitória : PPGHIS, 2007.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Imagem-objeto, imagem-corpo: um capitel-relicário do claustro românico de Moissac. In: I Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est e XVI Simpósio de História da UFES , 2007 , Vitória. Caderno de Resumos do I Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est e XVI Simpósio de História da UFES. : , 2007. p. 103 - 104.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Algumas questões para o estudo das imagens sacras no Espírito Santo. In: I Jornadas do Patrimônio Cultural no Espírito Santo , 2007 , Vitória. Anais Eletrônicos das I Jornadas do Patrimônio Cultural no Espírito Santo. Vitória : PPGA, 2006.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . A imagem e seu lugar: Nossa Senhora da Penha na geografia simbólica capixaba. In: XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , 2007 , São Paulo. Anais do XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Belo Horizonte : C/Arte, 2006. p. 434 - 444.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Criação divina e imagens acheiropoiéticas no Ocidente cristão. In: Simpósio Internacional de Pesquisadores do Processo de Criação , 2007 , Vitória. Anais do Simpósio Internacional de Pesquisadores do Processo de Criação. : , 2007.
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Funções, utilizações e poderes das imagens religiosas na América espanhola: o caso do jesuíta Antônio Sepp. In: V Congresso do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira , 2007 , Vitória. Caderno de Resumos do V Congresso do CEIB. : , 2007. p. 49 - 49.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Criação divina: imagens acheiropoiéticas no Ocidente cristão. In: Simpósio Internacional de Pesquisadores do Processo de Criação , 2007 , Vitória. Caderno de resumos do Simpósio Internacional de Pesquisadores do Processo de Criação. : , 2007. p. 31 - 31.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . A fabricação de um santo: o abade Durand de Moissac. In: XII Encontro Regional de História Anpuh-Rio , 2006 , Niterói. Anais Eletrônicos do XII Encontro Regional de História Anpuh-Rio. : , 2006.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Identidades cambiantes: transformações iconográficas na imaginária barroca. In: VI Congresso Internacional do Barroco Íbero-americano , 2006 , Ouro Preto. Programação e resumos do IV CIBI. : , 2006.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Do claustrum ao claustro: exegese e funções do claustro nos mosteiros beneditinos medievais. In: VI Encontro Regional da ANPUH-ES: , 2006 , Vitória. Caderno de Resumos do VI Encontro Regional da ANPUH-ES. : , 2006. p. 66 - 66.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Algumas questões para o estudo das imagens sacras no Espírito Santo. In: I JORNADAS DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO ESPÍRITO SANTO , 2006 , Vitória. Caderno de resumos das I Jornadas do Patrimônio Cultural no Espírito Santo. Vitória : PPGA, 2006. p. 17 - 17.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . A fabricação de um santo: o abade Durand de Moissac. In: XII Encontro Regional de História Anpuh-Rio , 2006 , Niterói. Caderno de Resumos do XII Encontro Regional de História Anpuh-Rio. Niterói : ANPUH-RJ / UFF, 2006. p. 215 - 216.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Uma arqueologia da história das imagens. In: A importância da teoria para a produção artística e cultural , 2004 , Vitória. A importância da teoria para a produção artística e cultural. : , 2004.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Vicios y virtud en una miniatura románica. In: I Simposio sobre Religiosidad, Cultura y Poder , 2006 , Buenos Aires. Actas del I Simposio sobre Religiosidad, Cultura y Poder. Buenos Aires : GERE-UBA, 2006.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Espaço claustral e imagens: os pilares do claustro românico de Moissac. In: 14. Encontro daAssociação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas , 2005 , Goiânia. Anais do 14. Encontro da ANPAP. Goiânia : ANPAP, 2005. p. 249 - 259.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . O papel dos catálogos de museus no ensino das Artes: o Projeto. In: VI Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte , 2006 , Vitória. Anais do VI Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. Vitória : Editora do Programa de Pós-graduação em Educação, 2006. p. 89 - 95.
    • PEREIRA, M. C. C. L. ; CARVALHO, F. A. T. . Corpo pecador / corpo penitente: uma imagem de Santa Margarida de Cortona do acervo do IPHAN - ES. In: I Simpósio Internacional sobre Representações Cristãs: textos e imagens religiosas na América colonial , 2004 , Vitória. Anais do I Simpósio Internacional sobre Representações Cristãs: textos e imagens religiosas na América colonial. Vitória : GPIC/UFES, 2004. p. 0 - 0.
    • PEREIRA, M. C. C. L. ; CARVALHO, F. A. T. . Corpo pecador / corpo penitente: uma imagem de Santa Margarida de Cortona do acervo do IPHAN - ES. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE REPRESENTAÇÕES CRISTÃS: TEXTOS E IMAGENS RELIGIOSAS NA AMÉRICA COLONIAL , 2004 , Vitória. Caderno de Resumos do I Simpósio Internacional sobre Representações Cristãs: textos e imagens religiosas na América colonial. Vitória : GPIC, 2004. p. 19 - 19.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . As funções das imagens no claustro: o caso de Moissac (Quercy, França). In: III Congresso do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira , 2003 , São João del Rei. Caderno de resumos do III Congresso do Centro de Estudos de Imaginária Brasileira. São João del Rei : CEIB, 2003. p. 14 - 14.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Giotto e as imagens do ciclo franciscano da Basílica superior de Assis. In: Ciclo Tradição Monástica e Franciscanismo , 2002 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do Ciclo Tradição Monástica e Franciscanismo. : , 2002. p. 20 - .
    • PEREIRA, M. C. C. L. ; CARVALHO, F. A. T. . O sexo dos santos: gênero e desigualdade em Pierre e Gilles. In: IV Jornada Científica do CMS Waldyr Franco , 2002 , Rio de Janeiro. III e IV Jornadas Científicas do CMS Waldyr Franco. Rio de Janeiro : Secretraria de Saúde da PCRJ-CMS Waldyr Franco, 2002.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Os viajantes e o início da propagação do modo de vida beneditino na Itália ostrogótica. In: VII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos , 1992 , Araraquara. Catálogo geral. : , 1992. p. 37 - .
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Os Diálogos de São Gregório Magno: uma visão escatológica da Itália lombarda. In: XII Encontro Regional de História - Cultura, Memória, Poder , 1994 , Campinas. Program a Resumos. : , 1994. p. 116 - .
    • PEREIRA, M. C. C. L. . O Cantar de Mio Cid: uma leitura ibérica das virtudes cavaleirescas. In: I Jornada Científica do Centro Universitário de Porto Nacional , 1994 , Porto Nacional. Anais. : , 1994. p. 50 - .
    • PEREIRA, M. C. C. L. . O temor escatológico nos Diálogos de São Gregório Magno: estratégias de cristianização. In: XVIII Simpósio Nacional de História - História e Identidades , 1995 , Recife. Caderno de Resumos. : , 1995. p. 119 - .
    • GOLSENNE, Thomas ; PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Resenha da obra: BASCHET, J. L'iconographie médiévale. São Paulo : Revista de História , 2011 (Tradução)
    • CORDEZ, PHILIPPE ; PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O jogo de xadrez: imagem, poder e Igreja (fim do século X-início do século XII). São Paulo : Revista de História , 2011 (Tradução)
    • RUSSO, Daniel ; PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O conceito de imagem-presença na arte da Idade Média. São Paulo : Revista de História , 2011 (Tradução)
    • BRAIDA, Francesca ; PEREIRA, Maria Cristina C. L. . A escrita poética do sonho enquanto instrumento de transmissão do saber na Idade Média. São Paulo : Abrem , 2008 (Tradução)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Introdução: imagem-objeto. Rio de Janeiro : PEM , 2003 (Tradução)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Ensaio sobre a arquitetura religiosa da Idade Média. São Paulo : ABREM , 2005 (Tradução)
    • PEREIRA, M. C. C. L. ; CARVALHO, F. A. T. ; SILVA, A. C. L. F. ; FORTES, C. ; FREITAS, S. C. A. . A Vida de Santa Maria Madalena. Rio de Janeiro : Programa de Estudos Medievais , 2002 (Tradução)
  • Trabalhos técnicos: 26
    • RAMIREZ, Janina ; PEREIRA, Maria Cristina Correia L. . Revisão técnica da obra Femina. 2024 (Outra)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer de artigo submetido ao periódico Skandia Journal. 2021 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer de artigo submetido ao periódico Modos. 2022 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer de artigo submetido ao periódico Roda da Fortuna. 2021 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer de artigo submetido ao periódico Revista de HIstória - USP. 2019 (Parecer)
    • PEREIRA, Maria Cristina Correia L. . Parecer de artigo submetido ao periódico Revista de HIstória - USP. 2019 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer de artigo submetido ao periódico Epígrafe. 2019 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer ad-hoc efomento CNPq. 2022 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer de artigo submetido ao periódico Nuntius. 2019 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer de artigo submetido ao periódico Imagem e Educação. 2018 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer de artigo submetido ao periódico do IEB. 2018 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer de artigo submetido ao periódico Brathair. 2020 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer de artigo submetido ao periódico francês BUCEMA. 2020 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer para concessão de bolsa de IC da FAPESP. 2018 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer de artigo submetido ao periódico Anais do Museu Paulista. 2020 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer de artigo submetido ao periódico francês BUCEMA. 2017 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer de artigo submetido ao periódico francês BUCEMA. 2019 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer para concessão de bolsa de IC da FAPESP. 2016 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer para concessão de bolsa de IC da FAPESP. 2017 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer para concessão de bolsa de Mestrado da FAPESP. 2019 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer para concessão de bolsa de Pós-doutorado da FAPESP. 2020 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer para concessão de bolsa de Doutorado da FAPESP. 2021 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer para concessão de bolsa de Doutorado da FAPESP. 2021 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer para concessão de bolsa de Pós-doutorado da FAPESP. 2022 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer para concessão de bolsa de Mestrado da FAPESP. 2022 (Parecer)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Parecer para concessão de bolsa de Mestrado da FAPESP. 2022 (Parecer)
    • PEREIRA, Maria Cristina Correia L. . A História medieval e as imagens: especificidades das fontes e métodos. 2024 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina Correia L. . Artistas trabajando: imágenes de artistas en el Occidente medieval (x. VI-XV). 2024 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina Correia L. . Fazer circular objetos e ideias, dar a ver laços sociais: sobre manuscritos e suas imagens. 2024 (Conferência)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Da letra-símbolo à letra-símbolo-imagem: algumas considerações sobre a transformação visual de símbolos cristãos. 2023 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina Correia L. . Construções de gênero no Revivalismo da iluminura na Inglaterra do século XIX. 2023 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina Correia L. . Usos e funções da I/igreja nas imagens medievais. 2022 (Conferência)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Representações da escrita e da ornamentação de livros em manuscritos do Ocidente medieval. 2022 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O Q TEM CLARICIA? UMA INICIAL-IMAGEMEM UM SALTÉRIO DO FINAL DO SÉCULO XII. 2022 (Conferência)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Fazer história e trabalhar com imagens: algumas reflexões teórico-metodológicas. 2021 (Conferência)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . A ESCRITA FIGURADA: O TEXTO COMO MOTIVO ICONOGRÁFICO E/OU ORNAMENTAL NAS HORAS DE MARGUERITE D?ORLÉANS. 2021 (Comunicacao)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO ; GONÇALVES, Rafael Afonso . Estruturando e representando a convivência: imagem e texto em um manuscrito do séc. XIV, o Ci nous dit (Chantilly, Ms. Condé 26-27). 2021 (Conferência)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Podem historiadores brasileiros falar de imagens medievais?. 2021 (Conferência)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Histórias de letras fantasmas: as iniciais que nunca foram e as que não são mais. 2020 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . A imagem medieval. 2020 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Sobre imagens e metaimagens: representações pictóricas de esculturas devocionais no Ocidente Medieval. 2019 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Figurar a imagem: sobre representações pictóricas de esculturas devocionais. 2019 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . As iniciais monumentais do Benedicionário de S. Æthelwold (séc. X) e as múltiplas funções da ornamentação. 2019 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Quando as mulheres (se) pintam: representações do motivo iconográfico da artista em ação (séculos XIV-XIX). 2019 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Narrativas de uma ausência: as letras iniciais faltantes de manuscritos iluminados do Ocidente medieval. 2018 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O CULPADO É O... RESTAURADOR. AS COMPLEXAS RELAÇÕES ENTRE HISTORIADORES DA ARTE E RESTAURADORES NA ANÁLISE ICONOGRÁFICA. 2018 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Pensando arte, fazendo história: por uma metodologia do estudo das imagens medievais. 2018 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O trabalho do ornamento: as Tábuas de Cânones da Bíblia de Saint-Bénigne (BM Dijon 2). 2013 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O corpo da alma: imagens do trespasse no Ocidente medieval. 2018 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . A fabricação do ornamento: representações do artista medieval. 2017 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O pintor de ornamentos: imagens medievais do artista no trabalho. 2017 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Algumas reflexões sobre o lugar e o estatuto das imagens nas margens dos manuscritos iluminados medievais. 2017 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Imagens, mulheres e poder: a arte feminista e a desconstrução do cânone. 2017 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Ultraje iconoclasta: representações dos ataques das sufragistas a obras de arte. 2017 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O conceito de gênero nas artes. 2017 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Arquitetura: petrificação do lugar de culto. 2017 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Os ornamentos do gênero: os retratos de Julia Margaret Cameron (1864-1879). 2017 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . What is the use of a book without pictures? Para uma análise das imagens em manuscritos iluminados do Ocidente medieval. 2017 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O Ci nous dit (Chantilly, Musée Condé, Ms. 26-27): texto e imagem em uma 'enciclopédia moralizada' para laicos do séc. XIV. 2016 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Entrelaçamentos entre texto e imagem: as iniciais ornamentadas com imagens no Ocidente medieval. 2014 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . ?Pixo, logo assusto?; ilumino, logo seduzo: a ornamentalidade das letras na Idade Média e na contemporaneidade. 2015 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O discurso moralizador das margens dos manuscritos. 2016 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . A luz das letras: tipos, usos e funções das iniciais iluminadas em manuscritos medievais. O caso do manuscrito cluniacense BNF Lat 17716. 2015 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Do pergaminho ao muro: a 'letra melismática' no medievo e na contemporaneidade. 2015 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Pensando as fronteiras: as bordas das imagens e as margens dos manuscritos. 2014 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Muito além da Bíblia dos iletrados: discursos sobre imagens no Ocidente medieval. 2014 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O discurso das imagens: representações das artistas em manuscritos iluminados franceses do De mulieribus claris de Boccaccio. 2014 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Texto e imagen: las iniciales ornamentadas en manuscritos iluminados del Occidente medieval. 2014 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . A letra e as imagens: as iniciais ornamentadas na Bíblia de Saint-Bénigne (Ms. Dijon 2). 2013 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Imagens de mulheres artistas no Ocidente medieval. 2014 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Maria Pedra Iman: Nuestra Señora de la Peña en el imaginário religioso en Espírito Santo, Brasil. 2013 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Entre o figurativo e o ornamental: os evangelistas e seus símbolos nas Tábuas de Cânones iluminadas. 2013 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O trabalho do ornamento: as Tábuas de Cânones da Bíblia de Saint-Bénigne (BM Dijon 2). 2013 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . A letra e as imagens: as iniciais ornamentadas na iluminura medieval. 2013 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Le travail de l?ornemental: les Tables de Canons dans les manuscrits enluminés de l?Occident médiéval. 2013 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Os historiadores e as imagens medievais: questões de método. 2012 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Os historiadores e as imagens: algumas reflexões teórico-metodológicas. 2012 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . As iniciais ornamentadas nos manuscritos medievais. 2012 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Entre grifos, reis e santos: o mosteiro de Moissac e a invenção de suas origens. 2012 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . What you see is what you see? Algumas reflexões sobre as reproduções fotográficas e a História da Arte Medieval. 2012 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . 'Ornado con las llagas'. Sobre una escultura de la Estigmatización de San Francisco en el Museo de Arte Sacro de Sao Paulo. 2012 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Las iniciales ornamentadas en los manuscritos iluminados del Occidente medieval. 2012 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Quando a borda não enquadrava: as transgressões nas miniaturas de manuscritos medievais. 2012 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Arte sacra colonial. 2012 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Ornamento e ornamentalidade nas tábuas de cânones da Bíblia de Dijon (BM Dijon 2). 2011 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . A ornamentalidade das representações arquitetônicas nas imagens medievais. 2011 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O trabalho dos detalhes: sobre uma escultura da estigmatização de São Francisco no Museu de Arte Sacra de São Paulo. 2011 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Imagens afetadas: iconoclastias, censuras e apropriações de imagens. 2011 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Sobre criação e autoria: as "assinaturas" epigráficas no Ocidente medieval. 2011 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Aleijadinho e a construção da história da arte sacra brasileira. 2011 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Texto e imagen en las Tablas de Cánones ilustradas del Occidente medieval. 2011 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . As Tábuas de Cânones e as fachadas monumentais das igrejas. 2011 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; FAVORETO, Fabiana Pedroni . Beatus de Facundus: um estudo da ornamentalidade das cores. 2011 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . História das imagens medievais: questões de metodologia e de historiografia. 2011 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O revivalismo medieval e a invenção do neogótico: sobre anacronismo e obsessões. 2011 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Figurações do Além nas imagens medievais. 2011 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Montagens topo-lógicas: as imagens nos capitéis e pilares do claustro de Moissac. 2010 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Algumas questões sobre textos e imagens no Ocidente medieval. 2010 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . ?Militans sub regula, uel abbate? : o claustro como arena. 2010 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Distintas concordâncias: os Evangelistas nas Tábuas de Cânones iluminadas no Ocidente medieval. 2010 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . La ornamentalidad de la sangre en imágenes tardo-medievales y barrocas de la Pasión. 2010 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Quando o claustro dominou a cidade: os monges de Moissac e a primeira Cruzada. 2009 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . De intercessões e interseções: as imagens-relicários e a longa duração. 2009 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . A letra e a folha: as iniciais ornamentadas da Bíblia de Saint-Bénigne de Dijon (BM Dijon 2). 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . A ornamentalidade do sangue nas imagens do Cristo tardo-medievais e barrocas. 2009 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Imagens esquecidas, imagens censuradas, imagens transformadas. 2009 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . A Bíblia de Saint Bénigne de Dijon e suas iniciais ornamentadas. 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . A vida material nas fontes religiosas. 1990 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . O Abade na Regra de São Bento. 1989 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Elementos inovadores no pensamento de São Bento de Núrcia. 1988 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Dos detalhes nas imagens: dois afrescos do ciclo franciscano da basílica superior de Assis. 2009 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Crise iconoclasta e inventio de imagens: nas antípodas do cristianismo. 2009 (Conferência)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . As Tábuas de Cânones em manuscritos iluminados do Ocidente cristão. 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . À margem da página: imagens marginais nos manuscritos medievais. 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Imagens e religiosidade cristã: a pintura no Espírito Santo do início da colônia ao final do século XIX. 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; MAGNANI, E. ; ALMEIDA, N. B. ; BADIA, P. C. ; GUIANCE, A. ; BASTOS, M. J. M. ; SILVA, M. C. ; DONAT, L. R. . Être historien du Moyen Âge en Amérique Latine au début du XXIe siècle: une enquête. 2007 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Funções, utilizações e poderes das imagens religiosas na América colonial: o caso do jesuíta Antônio Sepp. 2007 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . CRIAÇÃO DIVINA: IMAGENS ACHEIROPOIÉTICAS NO OCIDENTE CRISTÃO. 2007 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Manuscritos iluminados: do pergaminho às miniaturas. 2006 (Conferência)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Do claustrum ao claustro: exegese e funções do claustro nos mosteiros beneditinos medievais. 2006 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Identidades cambiantes: transformações iconográficas na imaginária barroca. 2006 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . ALGUMAS QUESTÕES PARA O ESTUDO DAS IMAGENS SACRAS NO ESPÍRITO SANTO. 2006 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . A IMAGEM E SEU LUGAR: NOSSA SENHORA DA PENHA NA GEOGRAFIA SIMBÓLICA CAPIXABA. 2006 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . A FABRICAÇÃO DE UM SANTO: O ABADE DURAND DE MOISSAC. 2006 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Poderes e utilizações das imagens religiosas na América colonial: o caso do jesuíta Antônio Sepp. 2006 (Conferência)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Da queda para o alto: vícios e virtude em uma miniatura românica. 2006 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. C. C. L. ; FERREIRA, Rachel Diniz . Problemas de identificação iconográfica: o caso do orago da igreja de São Gonçalo Garcia (Vitória, ES). 2005 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . O papel dos catálogos de museus no ensino das Artes: o Projeto. 2005 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Mito. 2004 (Conferência)
    • PEREIRA, M. C. C. L. ; CARVALHO, F. A. T. . Corpo pecador / corpo penitente: uma imagem de Santa Margarida de Cortona do acervo do IPHAN - ES. 2004 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . UMA ARQUEOLOGIA DA HISTÓRIA DAS IMAGENS. 2004 (Conferência)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . AS IMAGENS-PILARES DO CLAUSTRO DE MOISSAC. 2003 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . AS FUNÇÕES DAS IMAGENS NO CLAUSTRO:O CASO DE MOISSAC (QUERCY - FRANÇA). 2003 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Las imagenes y su lugar: las esculturas del claustro de Moissac. 2003 (Conferência)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . AS FUNÇÕES DAS IMAGENS NO CLAUSTRO: O CASO DE MOISSAC (QUERCY, FRANÇA). 2003 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. C. C. L. ; CARVALHO, F. A. T. . O sexo dos santos: gênero e desigualdade em Pierre e Gilles. 2002 (Simposio)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . De bello monachorum: as imagens de combate no claustro românico de Moissac. 2002 (Conferência)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . São Bento e a cristianização do mundo rural na Itália ostrogótica. 1991 (Congresso)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . O paganismo e o Cristianismo na Antiguidade Tardia. 1991 (Congresso)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . A cristianização do trabalho manual na Regra de São Bento. 1991 (Congresso)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Os viajantes e o início da propagação do modo de vida beneditino na Itália ostrogótica. 1992 (Congresso)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Estudo comparativo entre o modelo do monacato beneditino e o franciscano: a Regra de São Bento. 1992 (Outra)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . A assistência material e espiritual no monacato beneditino na Itáila do século VI. 1992 (Congresso)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . O assistencialismo na sociedade tardo-antiga: um estudo de caso, o monaquismo beneditino. 1993 (Congresso)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Alguns caminhos para a cristianização da Europa medieval. 1993 (Congresso)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . A Regra de São Bento: modelo para uma vida monástica rural. 1993 (Congresso)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Os Diálogos de São Gregório Magno: uma visão escatológica da Itália lombarda. 1994 (Congresso)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . O espaço e os monges: alguns aspectos da ação cristianizadora beneditina. 1994 (Congresso)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . O Cantar de Mio Cid: uma leitura ibérica das virtudes cavaleirescas. 1994 (Congresso)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . A regra beneditina e a cristianização da Itália na Antiguidade Tardia. 1994 (Congresso)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . O temor escatológico nos Diálogos de São Gregório Magno: estratégias de cristianização. 1995 (Congresso)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . A Ordem cluniacense e sua releitura da tradição cristã de utilização de imagens. 1995 (Congresso)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . A Regra de São Bento e a arte: questões acerca do não-dito. 1996 (Congresso)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Les sculptures du cloître de Moissac: une étude graphique des logiques de placement et de composition des images. 1998 (Seminário)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Syntaxe et placement des images dans le cloître de Moissac. Les apports des méthodes graphiques. 1999 (Simposio)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . A violência e os monges: as imagens de combate no claustro românico de Moissac. 2002 (Conferência)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Reflexões sobre a pesquisa em História Medieval. 2002 (Conferência)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO ; ROSA, Bruno . O medievo e suas imagens. 2020 Medievalissimo
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO ; PIMENTEL, Julio . O estudo das imagens medievais no Brasil. 2020 Página no Youtube da Revista de História da USP
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . O 'Pequeno Stonewall brasileiro' e o início do movimento lésbico no Brasil. 2020 Podcast do CAHIS-USP
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . A imagem medieval. 2020 Canal do Youtube da Revista Epígrafe
    • PEREIRA, M. C. C. L. ; FOGELMAN, Patricia . Pervivencias y transformaciones en la religiosidad cristiana en Europa medieval y América colonial. 2003 (IX JORNADAS INTERESCUELAS/DEPARTAMENTOS DE HISTORIA)
    • PEREIRA, M. C. C. L. ; FERREIRA, Rachel Diniz . I JORNADA DE ESTUDOS DO GRUPO DE PESQUISA EM IMAGENS CRISTÃS. 2003 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . I Simposio sobre Religiosidad, Cultura y Poder. 2006 (GERE)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; COLNAGO FILHO, Attilio ; COELHO, B. R. V. . V Congresso do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira. 2007 (Centro de Estudos da Imaginária Brasileira / Universidade Federal do Espírito Santo)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; FOGELMAN, Patricia . II Simposio Internacional sobre religiosidad, cultura y poder. 2008 (GERE - Universidad de Buenos Aires)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . II Jornada de Estudos do Grupo de Pesquisa em Imagens Cristãs. 2008 (Grupo de Pesquisa em Imagens Cristãs - UFES)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; MEDEIROS, Gilca Flores de ; COLNAGO FILHO, Attilio . I Jornada do Núcleo de Conservação e Restauração / III Jornada de Estudos do Grupo de Pesquisa em Imagens Cristãs. 2009 (Núcleo de Conservação e Restauração / Grupo de Pesquisa em Imagens Cristãs)
    • FOGELMAN, Patricia ; PEREIRA, Maria Cristina C. L. . III Simposio Internacional sobre religiosidad, cultura y poder. 2010 (GERE - UBA)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . I Seminário Internacional de Arte Sacra. 2010 (Faculdade de São Bento)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; AUBERT, Eduardo H. . Workshop ?A imagem medieval: história e teoria?. 2010 (USP/EHESS)
    • FOGELMAN, Patricia ; PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; TOURIS, Claudia . I Workshop Argentino-brasileno de Historia comparada. 2011 (Grupo de Estudios de Historia de Brasily Portugal - UBA)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; AUBERT, Eduardo H. . II Encontro A imagem medieval: história e teoria. 2011 (Laboratório de Teoria e História da Imagem e da Música Medievais - USP)
    • FOGELMAN, Patricia ; PEREIRA, Maria Cristina C. L. . IV Simposio Internacional sobre religiosidad, cultura y poder. 2012 (GERE - UBA)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; AUBERT, Eduardo H. ; BREDARIOLLI, R. L. B. . III Encontro Internacional A imagem medieval: história e teoria. 2012 (LATHIMM)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . I Simposio Internacional de Jóvenes Medievalistas. 2013 (Universidad Nacional de Mar del Plata)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; AUBERT, Eduardo H. ; BREDARIOLLI, R. L. B. . IV Encontro Internacional A imagem medieval: história e teoria. 2013 (LATHIMM-USP)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; FOGELMAN, Patricia ; NICOLETTI, Maria Andrea . V Simposio Internacional Religiosidad, cultura y poder. 2014 (GERE - UBA)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; BREDARIOLLI, R. L. B. . Simpósio Temático "Lugares das imagens". 2015 (anpuh nacional)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . VI Encontro Internacional "A imagem medieval: história e teoria". 2015 (LATHIMM-USP)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . V Encontro Internacional "A imagem medieval: história e teoria". 2014 (LATHIMM-USP)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; CASTANHO, G. ; AUBERT, Eduardo H. . VII Encontro Internacional "A imagem medieval: história e teoria". 2016 (LATHIMM-USP)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; CASTANHO, G. . VIII Encontro Internacional "A imagem medieval: história e teoria". 2017 (LATHIMM-USP)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . I Simpósio de Estudos sobre Arte e Gênero. 2017 (GEAGÊ - USP)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; AUBERT, Eduardo H. ; CASTANHO, G. ; NADLER, Wanessa Asfora . IX Encontro Internacional "A imagem medieval: história e teoria". 2018 (LATHIMM-USP)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; CASTANHO, G. ; AUBERT, Eduardo H. ; NADLER, Wanessa Asfora ; PELEGRINELLI, A. L. M. . X Encontro Internacional "A imagem medieval: história e teoria". 2019 (LATHIMM-USP)
    • SIMIONI, A. P. C. ; PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Mulheres premiadas nas primeiras Bienais de São Paulo (1951-1965). 2020 (GAAI)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Brazilian researchers on medieval art history. 2020 (Internation Medieval Congress-Leeds / LATHIMM-USP)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO ; CASTANHO, G. ; NADLER, Wanessa Asfora ; AUBERT, Eduardo H. . XI Encontro Internacional "A imagem medieval: história e teoria". 2020 (LATHIMM)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO ; PELEGRINELLI, A. L. M. . ST MANUSCRITOS, IMPRESSOS, TELAS... IMAGEM E ESCRITA EM RELAÇÃO. 2021 (ENEIMAGEM)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO ; BREDARIOLLI, R. L. B. . ST 179: Visibilidades e visualidades: representações e representatividades de gêneros e sexualidades nas imagens e artes latino-americanas. 2021 (Fazendo Gênero)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO ; GODOI, P. W. . ST: O Trabalho com Manuscritos Medievais - XIV EIEM. 2021 (Associação Brasileira de Estudos Medievais)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . I LATHELIÊ - O trabalho das imagens: discussões teórico-metodológicas. 2021 (LATHIMM)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO ; PELEGRINELLI, A. L. M. ; SOUZA, Maria Izabel E. D. ; GODOI, P. W. . XII Encontro Internacional "A imagem medieval: história e teoria". 2022 (LATHIMM-USP)
    • PEREIRA, Maria Cristina Correia L. . II LATHELIÊ - O trabalho das imagens: discussões teórico-metodológicas. 2023 (LATHIMM-USP)
    • FOGELMAN, Patricia ; PEREIRA, Maria Cristina Correia L. ; NICOLETTI, Maria Andrea ; BARELLI, I. ; CITRO, S. ; POLTI, V. . VII Simposio Internacional sobre Religiosidad, Cultura y Poder / V Jornadas Internacionales de Performance-Investigación. 2024 (GERE e EACYP)
    • PEREIRA, Maria Cristina Correia L. ; PELEGRINELLI, A. L. M. ; SILVA, Pedro de Oliveira . Seminário de Pesquisas de Pós-graduação do LATHIMM-USP ?A erudição moderna sobre fontes medievais?. 2023 (LATHIMM-USP)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; PELEGRINELLI, A. L. M. ; SILVA, Pedro de Oliveira . XIV Encontro Internacional "A imagem medieval: história e teoria" - Marginalia: fronteiras da conexão. 2024 (LATHIMM-USP)
    • PEREIRA, M. C. C. L. ; FOGELMAN, Patricia . I Simpósio Internacional sobre Representações Cristãs: textos e imagens religiosas na América colonial. 2004 (GPIC e GERE)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . A utilização das Escrituras na arte cluniacense: o caso do claustro de Moissac. 2001 (PEM)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . A pintura de perspectiva no Nordeste brasileiro. 2006 (Grupo de Estudios sobre Religiosidad y Evangelización - PROHAL - UBA)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Introdução à História da Arte Medieval. 1996 (Departamento de Artes Visuais)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . História da Arte no Brasil. 2009 (Departamemto de Historia)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. . Pensar em imagens: introdução à cultura visual no Ocidente Medieval. 2009 (VIII Encontro de Estudos Medievais - PEM)
    • PEREIRA, M. C. C. L. . Giotto e as imagens do ciclo franciscano da basílica superior de Assis. 2002 (Programa de Estudos Medievais (UFRJ) e Instituto Teológico Franciscano)
    • ARAUJO LIMA, Muriel G. ; BRITO FILHO, G. L. ; PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . O doador dos anéis: J.R.R. Tolkien e a Inglaterra Anglo-Saxônica. 2019 (USP)
    • PELEGRINELLI, A. L. M. ; PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Homens e Santos: uma introdução ao fenômeno da santidade em perspectiva história. 2019 (USP)
    • SOUZA, Maria Izabel E. D. ; PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Fontes medievais no Brasil: a coleção de Livros de horas da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. 2020 (USP)
    • GODOI, P. W. ; PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Introdução à codicologia medieval. 2021 (USP)
    • SOUZA, Maria Izabel E. D. ; PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Fontes medievais no Brasil: a coleção de Livros de horas da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. 2020 (USP)
    • SANTOS, P. O. E. ; AMARAL, D. G. P. ; MONTEIRO, Pedro Ramos ; MENEGATTI, Bruno dos Santos ; PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Pauliceia medievalesca: arte e revivalismo medievais na cidade de São Paulo. 2023 (LATHIMM-USP)
    • CARVALHO, F. A. T. ; PEREIRA, M. C. C. L. . Metodologia Científica. 2004 (Grupo de Pesquisa em Imagens Cristãs - CAR - UFES)
    • FOGELMAN, Patricia ; TOURIS, Claudia ; IMOLESI, Maria Elena ; PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; MANSILLA, Marina ; SOCOLOFF, Maria Florencia ; CONTARDO, Maria Florencia . Materiales de Enseñanza para la materia ?Problemas de Historia Americana. Historia de Brasil: desde la colonia a la actualidad?. 2009 (Material didático para disciplina)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Autoria desconhecida, Santa Inês, 1635-42. 2019 (Áudio educacional)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . José Malhoa, O ateliê do artista, 1894. 2019 (Áudio educacional)
    • PEREIRA, MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO . Mestre da Família Artés, O juízo final, 1500-20,. 2019 (Áudio educacional)
    • Nome do projeto: CATÁLOGO ANALÍTICO DAS IMAGENS DO ACERVO DE ARTE SACRA DO IPHAN-ES (2003 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, M. C. C. L. , FERREIRA, Rachel Diniz , COLNAGO FILHO, Attilio , PIMENTEL, Raquel Ramos , MONTEIRO, Albanize Maria de Oliveira , SANTOS, Kátia de Souza , MARCHESI, Amabile Selvatici , FRANCISCHETTO, Idésio José Fim , MARIANO JÚNIOR, Renato , GUIMARÃES, Maria de Lourdes Galvãs Montenegro , MACHADO, Gina Mara Pessoa M. , QUINAMO, Sonia Maria Cabral , VIEIRA, Heloísa da Silva , PENEDO, A. C. S. , LOUREIRO, S. C. B. .
      Descrição: Projeto de catalogação e análise das esculturas constando do acervo de Arte Sacra do IPHAN-ES, a fim de divulgar e estudar esse material iconográfico, além de fomentar a reabertura do Museu de Arte Sacra do ES, fechado desde 1966.
    • Nome do projeto: IMAGENS E RELIGIOSIDADE CRISTÃ (2006 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, M. C. C. L. .
    • Nome do projeto: SELEÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA DA CÚRIA METROPOLITANA DE VITÓRIA (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, M. C. C. L. .
    • Nome do projeto: As imagens da Bíblia de Saint-Bénigne de Dijon (BM 2) (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, M. C. C. L. .
      Descrição: Trata-se do estudo das miniaturas de uma Bíblia do século XII, produzida no scriptorium do mosteiro de Saint-Bénigne de Dijon, notadamente da série de Tábuas de Cânons. Este projeto se insere no projeto coletivo que desenvolvemos há vários anos sobre as imagens cristãs, em uma perspectiva de longa duração.
    • Nome do projeto: As imagens da Bíblia de Saint-Bénigne de Dijon (BM 2) (2008 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, M. C. C. L. , RUSSO, Daniel .
      Descrição: Trata-se do estudo das miniaturas de uma Bíblia do século XII, produzida no scriptorium do mosteiro de Saint-Bénigne de Dijon, notadamente da série de Tábuas de Cânons. Este projeto se insere no projeto coletivo que desenvolvemos há vários anos sobre as imagens cristãs, em uma perspectiva de longa duração.
    • Nome do projeto: Imágenes y discursos: Violencia y consenso en la construcción del cristianismo en Sudamérica (siglos XVI-XIX) (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, M. C. C. L. , FOGELMAN, Patricia , PENHOS, Marta .
      Descrição: Proyecto UBACyT F. 431.
    • Nome do projeto: Pensamento gráfico e ornamentação: as Tábuas de Cânones em manuscritos iluminados do Ocidente medieval (séculos IX-XIII) (2008 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, M. C. C. L. .
      Descrição: Ainda pouco estudadas pelos historiadores e historiadores da arte, que muitas vezes subestimam o papel da ornamentação nas imagens, as Tábuas de Cânones possuíam, no entanto, uma posição de destaque em Bíblias e Evangeliários do Ocidente medieval, até pelo menos o século XIII. Tradicionalmente atribuídas a Eusébio de Cesaréia, esses esquemas gráficos possibilitavam uma melhor visualização das concordâncias entre os quatro Evangelhos, estando as passagens correlatas dispostas em colunas, ?emolduradas? por representações arquitetônicas e iconográficas. O objetivo principal deste projeto é analisar os diferentes modos de funcionamento das imagens em uma série de Tábuas de Cânones, buscando não uma chave geral, mas demonstrar a riqueza, a complexidade e a variedade desses sistemas eusebianos retrabalhados ao longo dos séculos medievais.
    • Nome do projeto: As iniciais ornamentadas nos manuscritos medievais (2014 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, M. C. C. L. .
      Descrição: As iniciais ornamentadas são uma das produções visuais medievais mais conhecidas pelo grande público e evocam imediatamente a ideia de Idade Média. Parte do fascínio por essas letras se deve à reunião de dois universos, o do texto e o da imagem, de uma forma tal que a visualidade transborda a letra, e a letra encampa a imagem como seu corpo. No entanto, essa junção dos dois mundos não se dá de maneira única, uniforme, simplificada. Há todo um jogo, com tensões, substituições, manipulações, em diferentes graus, em diferentes estilos, com diferentes modos de funcionamento, entre letra e imagem ? e é sobre essa problemática que versa a presente pesquisa, a partir de um vasto corpus de iniciais presentes em manuscritos do Ocidente medieval, conservados em bibliotecas da Europa e América do Norte.
    • Nome do projeto: PIBID - Diversidade (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, M. C. C. L. , SANTOS, G. S. B. P. , SILVA, J. K. B. , EVANGELISTA, J. C. , BERMANN, M. , TABORDA, M. , BRAGA, R. M. , MOREIRA, T. B. R. , MASSIMINO, V. Q. , ANTELMO, D. L. G. , OLIVEIRA, D. A. M. , FERNANDEZ, G. A. , SANTOS, L. F. F. , FALCONE, J. G. C. , SOUZA, L. G. , SILVA, D. M. C. , TAVARES, J. U. .
      Descrição: Envolvimento dos alunos do curso de licenciatura em História, da FFLCH/USP, com a docência, através de atividades que consideram as leis 10.639/03 e 11.465/08, voltadas para o ensino da história e cultura de afrodescendentes e indígenas, e de novas configurações socioculturais presentes na escola básica.
    • Nome do projeto: Figurar a imagem: sobre representações pictóricas de esculturas devocionais (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, M. C. C. L. , AMARAL, D. G. P. .
      Descrição: O objetivo desta projeto de pesquisa é analisar representações pictóricas de esculturas devocionais, tomando como base um corpus iconográfico abrangendo um arco temporal que vai, grosso modo, do século XIII à passagem do século XVIII ao XIX. A escolha desses marcos cronológicos, que atropelam as periodizações tradicionais da História e da História da Arte, em sua separação entre o mundo medieval e o moderno, ou entre o gótico, o renascimento, o barroco e o rococó, justifica-se pelo interesse em examinar as permanências em relação ao tema estudado. Não é questão aqui das mudanças estilísticas, mas pensar o estatuto da imagem ? e mais particularmente da imagem sacra ? em diferentes momentos históricos, especialmente naqueles em que a imagem sacra teve um grande protagonismo. Nesse sentido, nossa proposta é dupla. Por um lado, dentro do que poderíamos entender como uma abordagem de caráter documental, tornada necessária em períodos em que não se dispunha de registro mais direto por meio de fotografia ou vídeo, examinar nestas pinturas os modos de uso de tais esculturas devocionais. Buscar responder a questões do tipo: em que locais essas esculturas eram consumidas; por que atores sociais; que gestos eram empregados etc. É certo que, apesar dessa preocupação documental, não se pode esquecer de que se trata, antes de mais nada, de representações, com lógicas, interesses e funções próprias, variando de acordo com cada contexto histórico. Por outro lado, segundo uma abordagem de natureza mais teórica, atentamono-nos à própria ontologia da imagem (ou da representação da imagem), partindo de questionamentos tais como: como se pensavam as imagens e as davam a ver? Como se distinguia uma imagem esculpida de um santo da visão/aparição desse santo ou de sua própria presença ?real?? Ou ainda: a distinção entre essas diferentes possibilidades de dar a ver um santo seria de fato necessária?
    • Nome do projeto: O estudo de imagens medievais no Brasil (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, M. C. C. L. , PELEGRINELLI, A. L. M. , SOUZA, Maria Izabel E. D. , SANTOS, S. B. , GODOI, P. W. , AMARAL, D. G. P. , GARCIA, M. A. L. , SOUZA, M. P. Q. , SANTOS, Aline Bevengu , SANTOS, P. O. E. , GEROTO, Leila R. S. , YAMAMOTO, C. M. , HONRADO, B. C. , CAMARGO, J. C. A. , SILVA, A. F. A. N. , DUARTE, D. H. A. , PAREDES, B. P. , REIS, M. R. , MENEGATTI, B. , MONTEIRO, P. R. , SILVA, V. E. C. V. .
      Descrição: O campo de estudo das imagens medievais no Brasil é relativamente recente, mas se encontra em franco crescimento, beneficiado pelo avanço das novas tecnologias, notadamente a internet, que têm permitido não só o acesso a fontes e à produção bibliográfica como também o intercâmbio entre pesquisadores. A pesquisa sobre imagens medievais realizada fora do eixo Europa-Estados Unidos, embora ainda sofra com dificuldades estruturais, apresenta a vantagem de oferecer um olhar renovado, descentralizado e liberto das questões identitárias/nacionais que norteiam muitos dos estudos realizados em solo europeu, somada à heterogeneidade das origens e formações dos pesquisadores brasileiros. O objetivo deste projeto coletivo de pesquisa é fomentar pesquisas individuais sobre imagens medievais, incluindo não apenas obras conservadas in loco ou em instituições estrangeiras, mas também aquelas conservadas Brasil. Ele acolhe, portanto, pesquisas que analisam imagens ou séries de imagens, atentando para os contextos de produção e recepção, para as relações com o suporte, com a tradição textual e iconográfica, para a materialidade etc. Também são incluídas pesquisas que se dedicam ao estudo da utilização dessas fontes visuais como material didático para o ensino básico e médio e sua apropriação pelo público especializado e não especializado, em particular por meio das mídias digitais.
    • Nome do projeto: Gêneros e sexualidades em imagens: desvios e normalizações (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, M. C. C. L. , DALLAQUA, M. S. , COUTO, F. V. M. , DIOGO, A. M. , BELISARIO, M. .
      Descrição: Os estudos de gênero e da teoria feminista recebem, desde suas primeiras formulações no século XX, uma atenção cada vez mais crescente por parte da Academia. No entanto, estudos que se pautem por perspectivas transversais e discussões teóricas mais abertas, como as propostas pela teoria queer, ainda são deficientes. Assim, este projeto coletivo de pesquisa tem por objetivo fomentar pesquisas individuais, em diferentes níveis, que se dediquem a investigar as relações entre os gêneros; sua produção imagética, técnica e ideológica; e a dimensão política que impera nas representações dos gêneros e das sexualidades. Por meio dele, busca-se portanto questionar as fronteiras entre imagens-abjetas e objetos-abjetos, entre os corpos não normalizados e corpora não convencionais, baseando-se em um constante diálogo entre reflexões teóricas transdisciplinares e o fazer historiográfico, especificamente com os campos de estudos da História da Arte, da História das Imagens, da Filosofia e da Antropologia.
    • Nome do projeto: Uma História Conectada da Idade Média. Comunicação e Circulação a partir do Mediterrâneo (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, M. C. C. L. , ALMEIDA, N. B. , SILVA, M. C. , TEIXEIRA, Igor Salomão , MACEDO, José Rivair , GRZYBOWSKI, Lukas Gabriel , FERNANDES, Fabiano , OLIVEIRA, Júlio César Magallhães , TATSCH, F. G. , PELEGRINELLI, A. , AMARAL, D. G. P. , SANTOS, Aline Bevengu , BIRRO, R. M. , HONRADO, B. C. , SILVA, V. E. C. V. , MEGIANI, A. P. T. , VIDOTTE, Adriana , BAYARD, Adrien , WILKIN, Alexis , MIATELLO, A. L. P. , SALLES, B. T. , MACHADO, C. A. R. , SILVA, Carolina Gual , BOVO, C. R. , SOLVI, D , FREITAS, E. C. , AMARAL, F. A. , CARTRON, I , GAULIN, J. L. , JOYE, S. , RUST, L. D. , LA ROCCA, M. C. , COELHO, M. F. P. C. , BENITO I MONCLÚS, P. , SAVY, P. , SILVA, Renato R. , BOY, Renato V. , DELLA TORRE, R. M. G. , SILVA, Thiago Juarez R. , SOBREIRA, Victor B. , SILVA, Pedro de Oliveira , FIGUEIREDO, Filipe C. , ROCHA, K. S. , LOPES, A. V. .
      Descrição: Este Projeto pretende analisar a articulação entre espaços e comunidades no Mediterrâneo medieval, por meio de fenômenos de comunicação e de circulação que tiveram esse mar como eixo. O marco espacial do Projeto é o Mediterrâneo e seus espaços conectados, da África Saariana ao Norte da Europa, da Península Ibérica ao Oriente árabe-bizantino. O marco cronológico se situa entre o final da hegemonia romana no Mediterrâneo, no século V, e a Primeira Globalização, no século XVII, quando as monarquias cristãs do Ocidente da Europa projetam o seu poder além do espaço mediterrânico. A metodologia da História Conectada que será utilizada ajuda a resolver o problema criado pelos arquivos nacionais, que é o da compartimentação de documentos que não foram produzidos segundo uma lógica nacional. Essa metodologia permite restabelecer as conexões que as redes documentais possuíam originalmente e que foram quebradas pela interferência da lógica da organização dos arquivos nacionais. Esses arquivos recolheram documentos locais e que passaram a partir daí a serem estudados como representativos de uma circunscrição nacional, de uma jurisdição nacional ou de uma lógica cultural nacional. A equipe do Projeto, composta por pesquisadores principais e alunos de graduação e pós-graduação da USP, da UNICAMP e da UNIFESP, além dos pesquisadores associados de outras universidades no Brasil e no exterior, está organizada em três núcleos temáticos, "Espaço e Comunidades", "Comunicação e Circulação" e "Espaço e Circulação", e um núcleo operacional, "História Conectada e Humanidades Digitais". A articulação da equipe se dá em três níveis, o da relação das pesquisas individuais com a metodologia da História Conectada, o das relações entre os núcleos temáticos e o das relações entre História Conectada e Humanidades Digitais.
    • Nome do projeto: ARTISTAS AO TRABALHO: IMAGENS DE ARTISTAS NO OCIDENTE MEDIEVAL (SÉC. VI-XV) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, M. C. C. L. .
      Descrição: Embora não tão numerosas quanto no Renascimento, também é possível encontrar referências sobre os artistas na Idade Média: desde documentos da prática, como contratos e recibos, a textos elogiosos e relatos de milagres. A esses testemunhos escritos há que se somar um conjunto importante: as imagens e, em particular, as que os mostram ao trabalho, e que portanto não oferecem nenhuma dúvida quanto a seu papel de artista (iluminador, pintor, escultor, ourives etc). Ainda que por vezes se identificassem com o nome, era mais frequente que assumissem identidades fictícias: São Lucas pintor da Virgem, Zêuxis, Pigmalião, entre outros. O objetivo deste projeto é, por um lado, criar um banco de imagens que mostram artistas ao trabalho produzidas entre os séculos VI e XV em várias mídias e suportes a ser disponibilizado on-line, e, por outro, refletir sobre diversas questões: o que motivava os artistas a se figurarem em imagens a trabalhar, quais eram os modos de figuração assumidas, que diferenças e semelhanças podem ser levantadas entre as representações textuais e iconográficas dos artistas, quais as relações entre as autoimagens e as identidades fictícias?
    • Nome do projeto: Escritos sobre os novos mundos: uma história da construção de valores morais em língua portuguesa (2015 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, M. C. C. L. , FRANÇA, Susani Silveira Lemos , FRANCA, J. M. C. , ARAUJO, K. A. , FERREIRA, R. A. , SOUZA, M. I. E. D. , PELEGRINELLI, A. , SANTOS, S. B. , GODOI, P. W. , AMARAL, D. G. P. , GARCIA, M. A. L. , SOUZA, M. P. Q. .
      Descrição: O grupo ?Escritos sobre os novos mundos? surgiu como um dos resultados de um grupo de pesquisa anterior, instalado no Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Histórica (CEDAPH), laboratório vinculado ao Departamento e à Pós-graduação de História da UNESP (Franca). Inicialmente voltado para a constituição de bancos de dados digitais de documentos serializáveis que interessam à história das construções culturais em língua portuguesa, o grupo sentiu necessidade de verticalizar as discussões relativas ao arcabouço teórico que utilizava para interrogar as séries documentais que vinha criando. Para tal, estabeleceu um amplo programa de estudos acerca de duas das principais linhagens teóricas que orientavam as pesquisas dos membros - o pós-estruturalismo de Michel Foucault e Paul Veyne e o pragmatismo de Richard Rorty - e ampliou a sua composição, incorporando pesquisadores que deparavam com problemas semelhantes. Assim, procuramos, por um lado, definir as linhas gerais de um amplo plano de estudos que pretende estabelecer os procedimentos de abordagem de uma história, não fundada e não representacionista, da construção de padrões morais, uma história dos modos de produção da verdade em língua portuguesa; por outro lado, e complementarmente, explicitar os desdobramentos que pretendemos implementar nos novos bancos de dados a serem organizados. O grupo reúne historiadores que, guardando suas especialidades temporais, se debruçam sobre um mesmo objeto: o estudo de aspectos de uma moral socialmente partilhada em duas sociedades, a portuguesa e a brasileira, unidas por uma mesma língua e práticas sociais comuns. Os seus integrantes lançam mão de um universo documental passível de ser serializado e interrogado como um modo de construção histórica e social da realidade. O que o grupo propõe, pois, em linhas gerais, é desenvolver procedimentos e criar condições materiais para viabilizar a gradativa composição de uma história do patrimônio moral comum dado a conhecer em língua portuguesa entre os séculos XV e XX. O período de duração deste Projeto Temático financiado pela FAPESP vai de 01/09/2015 a 31/08/2020.
    • PEREIRA, M. C. C. L. . I simposio sobre Religiosidad, Cultura y Poder. 2006 - Comentários de comunicações
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; SILVA, Leila Rodrigues da ; SILVA, A. C. L. F. . Idade Média em textos. 2002 - Coordenação de coleção
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; SILVA, A. C. L. F. ; SILVA, Leila Rodrigues da . Idade Média em textos - v. 2. 2008 - Coordenação de coleção
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Andre Luiz Marcondes Pelegrinelli História Social Doutorado
    Barbara Paiva Paredes História Social Mestrado
    Bruno dos Santos Menegatti História Social Mestrado
    Fernanda Vidal Martins Couto História Social Mestrado
    Karolina Santos da Rocha História Social Mestrado
    Matheus Silva Dallaqua História Social Doutorado
    Mayra Reis Rocha História Social Mestrado
    Pedro Ramos Monteiro História Social Mestrado
    Pedro de Oliveira e Silva História Social Mestrado
    Vitor Eduardo Cogheto Vieira da Silva História Social Mestrado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Pamela Wanessa Godoi História Social Doutorado 18/10/2024
    Patrícia Antunes Serieiro Silva História Social Doutorado 26/11/2019
    Renan Marques Birro História Social Doutorado 13/09/2017
    Muriel Araujo Lima Garcia História Social Doutorado 18/12/2020
    Aline Benvegnú dos Santos História Social Doutorado 04/05/2020
    Marly Iyo Kamioji História Social Doutorado 30/09/2021
    Mariana Pincinato Quadros de Souza História Social Doutorado 31/10/2024
    Debora Gomes Pereira Amaral História Social Doutorado 04/04/2024
    Maria Izabel Escano Duarte de Souza História Social Doutorado 30/11/2022
    Fabiana Pedroni Favoreto História Social Mestrado 30/03/2016
    Doglas Morais Lubarino História Social Mestrado 21/08/2015
    Muriel Araujo Lima Garcia História Social Mestrado 18/08/2015
    Aline Benvegnú dos Santos História Social Mestrado 27/01/2015
    Leila Rangel Silva Geroto História Social Mestrado 11/08/2022
    Diogo Cómitre História Social Mestrado 05/09/2013
    Mariana Pincinato Quadros de Souza História Social Mestrado 17/01/2017
    Debora Gomes Pereira Amaral História Social Mestrado 31/03/2016
    Stefanny Batista dos Santos História Social Mestrado 30/10/2023
    Matheus Silva Dallaqua História Social Mestrado 25/10/2023