Não autenticado |

Paula da Cunha Correa

    • Possui Graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1985), Mestrado em Letras Clássicas (RHBNC, University of London 1987), Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1995), Pós-doutorado em Letras Clássicas (Oxford University 2001). Atualmente é Professora Associada (MS-5) de Língua e Literatura Grega da Universidade de São Paulo e Pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa (Bolsa Pq 1d). É autora de "Armas e Varões; a Guerra na Poesia de Arquíloco" (Edunesp 2009, 2a edição revista e ampliada), "Harmonia: Mito e Música na Grécia Antiga" (Humanitas 2009, 2a edição revista), "Um Bestiário Arcaico; fábulas e imagens de animais na poesia de Arquíloco" (Edunicamp, 2010), e dedica-se principalmente ao estudo da poesia grega arcaica. Lidera com Giuliana Ragusa o Grupo de Pesquisa CNPq "Estudos sobre jambo, elegia, mélica e música na Antigüidade Clássica". É coordenadora responsável pelo Projeto Minimus: Grego e Latim no Ensino Fundamental, ano 10: Projeto de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria (Prceu e PrG da USP), no qual discentes ministram língua grega e latina na grade curricular dos 7o e 5o ano da EMEF Desembargador Amorim Lima para mais de 200 alunos, em andamento desde 2013. Em 2108, iniciamos o Projeto Minimus Interdisciplinar (Programa Aprender na Comunidade, da PRG USP) com aulas de filosofia e arqueologia antiga para alunos do 8o ano EF da EMEF Des. Amorim Lima, com a participação de dois alunos de pós, sob a coordenação de Roberto Bolzani (DF, FFLCH) e Maria Christina Kormichiari (MAE-USP). Desde fev. 2022 é Assessora da Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP.

       

      Links:    

    • A lírica marcial de Arquíloco
    • Narrativas e imagens eróticas nos fragmentos de Arquíloco
    • Líder de Grupo de Pesquisa CNPq: Estudos sobre jambo, elegia, mélica e música na Antiguidade Clássica
    • A fábula: a teoria do gênero e a ética e a moralidade na Grécia arcaica
    • A Fábula Arcaica: Arquíloco de Paros
    • Bolsa de Pós-doutorado (Fapesp): Arquíloco de Paros e a fábula arcaca
    • Bolsa SWE CNPq: Os poemas marciais de Arquíloco
    • Poesia grega arcaica
    • Lírica grega: Arquíloco e a fábula arcaica
    • CORREA, P. C. ; SANTOS, Marcos Martinho dos ; MACEDO, J. M. M. ; HASEGAWA, A. P. . Hyperboreans. Essays in Greek and Latin poetry, philosophy, rhetoric and linguistics.. São Paulo : Humanitas, 2012 . 448p. ISBN: 978857321995.
    • CORREA, P. C. . Um Bestiário Arcaico; Fábulas e Imagens de Animais na Poesia de Arquíloco. Campinas : Editora da Universidade de Campinas - EDUNICAMP, 2010 . 528p. ISBN: 9788526809079.
    • CORREA, P. C. . Armas e Varões; A Guerra na Lírica de Arquíloco. 2a Edição revista e ampliada. São Paulo : Editora da UNESP, 2009 . 384p. ISBN: 9788571399112.
    • CORREA, P. C. . Harmonia; Mito e Música na Grécia Antiga 2a ed. revista. São Paulo : Editora Humanitas, 2009 . 108p. ISBN: 9788577321025.
    • CORREA, P. C. . Harmonia, Mito e Música na Grécia antiga. São Paulo : Humanitas, 2003 . 104p. ISBN: 8575060740.
    • CORREA, P. C. . Armas e Varões: A Guerra na Lírica de Arquíloco. São Paulo : Editora UNESP, 1998 . 363p. ISBN: 8571392048.
    • CORREA, P. C. . Indivíduos, cidadãos e o coletivo na poesia de Arquíloco HERÓDOTO - REVISTA DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A ANTIGUIDADE CLÁSSICA E SUAS CONEXÕES AFRO-ASIÁTICAS , v. 2 , p. 168 - 194 , 2018. ISSN: 24482609.
    • CORREA, P. C. . O ensino da língua e literatura gregas Estudos Avançados (USP. Impresso) , v. 32 , p. 121 - 125 , 2018. ISSN: 01034013.
    • CORREA, P. C. . O latim e o grego em uma escola municipal de Ensino Fundamental Estudos Avançados , v. 32 , p. 99 - 112 , 2017. ISSN: 01034014.
    • CORREA, P. C. . Archilochus 8 IEG: a grey, fair-tressed sea, or A goddess? SYNTHESIS , v. 24 , p. 010 - , 2017. ISSN: 1851779X.
    • CORREA, P. C. . Retratos de heteras? Arquíloco de Paros, Fr. 30, 31, 33 IEG NUNTIUS ANTIQUUS , v. 13 , p. 279 - , 2017. ISSN: 19833636.
    • CORREA, P. C. . Introdução ao universo da poesia grega REVISTA USP , v. , p. 186 - 193 , 2017. ISSN: 23169036.
    • CORREA, P. C. . Notas a Arquíloco, Fr. 118 & 119 IEG2 CLASSICA - REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS CLÁSSICOS , v. 30 , p. 25 - 33 , 2017. ISSN: 21766436.
    • CORREA, P. C. . Arquíloco 191 e 193 IEG ORGANON , v. 31 , p. 47 - 62 , 2016. ISSN: 22388915.
    • CORREA, P. C. ; ANDERSON, S. M. M. G. ; GORAB, F. ; OLIVEIRA, L. T. . O Projeto Minimus: Latim e Grego no Ensino Fundamental PHAOS (UNICAMP) , v. 13 , p. 93 - 117 , 2015. ISSN: 16763076.
    • CORREA, P. C. . MUSICAL INSTRUMENTS AND THE PAEAN IN ARCHILOCHUS SYNTHESIS , v. 16 , p. 99 - 112 , 2009. ISSN: 1851779X.
    • CORREA, P. C. . O Canto da Cigarra Kleos (Rio de Janeiro) , v. 11-12 , p. 23 - 32 , 2008. ISSN: 15174735.
    • CORREA, P. C. . O riso na poesia mélica, elegíaca e jâmbica grega do período arcaico ao clássico Letras Clássicas (USP) , v. 7 , p. 99 - 126 , 2007. ISSN: 15164586.
    • CORREA, P. C. . Arcadian Nightingales Ordia Prima , v. 1 , p. 121 - 126 , 2002. ISSN: 16667743.
    • CORREA, P. C. . Muddy Eels Synthesis (La Plata) , v. 9 , p. 81 - 90 , 2002. ISSN: 03281205.
    • CORREA, P. C. . O inimigo do poeta como um macaco Organon (UFRGS) , v. 13 , p. 117 - 136 , 2001. ISSN: 01026267.
    • CORREA, P. C. . The Fox and the Hedgehog Revista Phaos , v. 1 , p. 81 - 92 , 2001. ISSN: .
    • CORREA, P. C. . Classical Studies in Brazil The Classical Bulletin , v. 77 , p. 216 - 239 , 2001. ISSN: 00098337.
    • CORREA, P. C. . Harmonia: Mito e Música na Grécia Antiga Kleos (Rio de Janeiro) , v. 2-3 , p. 174 - 217 , 2000. ISSN: 15174735.
    • CORREA, P. C. . Em busca da tradição perdida REVISTA USP , v. 0 , p. 172 - , 1999. ISSN: 23169036.
    • CORREA, P. C. . A Escrita na Fábula de Arquíloco Revista da Anpoll , v. 4 , p. 249 - 261 , 1998. ISSN: .
    • CORREA, P. C. . Arquíloco e Heráclito KLEOS - REVISTA DE FILOSOFIA ANTIGA , v. 1 , p. 47 - 62 , 1997. ISSN: .
    • CORREA, P. C. . A Revolução do Alfabeto Revista USP , v. 32 , p. 204 - 209 , 1997. ISSN: 01039989.
    • CORREA, P. C. . Concepções da Escrita na Antigüidade Revista de Sociologia e Política , v. 6 , p. 233 - 235 , 1996. ISSN: 01044478.
    • CORREA, P. C. . O Fragmento 2W de Arquíloco Clássica (São Paulo) , v. 2 , p. 87 - 93 , 1993. ISSN: 01034316.
    • CORRÊA, PAULA DA CUNHA . Tiranos, monarcas e lobos em Arquíloco, Simônides e Alceu. A República de Platão, Companion em Homenagem a Maria das Graças Augusto, v. , p. 461 - 486, 2022.
    • CORREA, P. C. . Reintroducing Classics in a Brazilian Public School: Project Minimus in São Paulo. Forward with Classics: Classical Languages in Schools and Communities, v. , p. 55 - 66, 2018.
    • CORREA, P. C. . The 'Ship of Fools' in Euenus 8b and Plato's Republic 488a-489a,. Iambus and Elegy, New Approaches, v. 1, p. 291 - 309, 2016.
    • CORREA, P. C. . Animais em Arquíloco e na cerâmica orientalizante. Arqueologia do Mediterrâneo Antigo; Estudos em Homenagem a Haiganuch Sarian, v. , p. 203 - 211, 2011.
    • CORREA, P. C. . ?Archilochus 35 IEG: the Muses buy a cow??. Archilochos and His Age, v. , p. 191 - 202, 2008.
    • CORREA, P. C. . A Human Fable and the Justice of Beasts in Archilochus. Hesperos. Studies in Ancient Greek Poetry presented to M.L.West on his Seventieth Birthday, v. , p. 101 - 117, 2007.
    • CORREA, P. C. . Filóstrato, o Velho. A Pintura, Textos essenciais. Vol.I: O mito da pintura., v. 1, p. 27 - 29, 2004.
    • CORREA, P. C. ; BROSE, R. . Pseudo-Dionísio Areopagita,. A Pintura; textos essenciais. Vol. 4 : O Belo, v. 4, p. 35 - 41, 2004.
    • CORREA, P. C. . Plotino,. A Pintura; textos essenciais. Vol. 4: O Belo, v. 4, p. 27 - 34, 2004.
    • CORREA, P. C. . Platão,. A Pintura; textos essenciais. Vol. 4: O Belo, v. 4, p. 21 - 22, 2004.
    • CORREA, P. C. ; BROSE, R. . João Damasceno,. A Pintura, Textos Essenciais. Vol. 2: A Teologia da Imagem e o Estatuto da Pintura., v. 2, p. 26 - 46, 2004.
    • CORREA, P. C. ; BROSE, R. . Pseudo-Dionísio Areopagita,. A Pintura, Textos Essenciais. Vol. 2; A Teologia da Imagem e o Estatuto da Pintura, v. 2, p. 19 - 25, 2004.
    • CORREA, P. C. . Os quereres em Arquíloco. Querer, poder, deber, en la antigüedad, v. , p. 105 - 114, 2001.
    • CORREA, P. C. . Medo Animal. O Livro dos Medos, v. 1, p. 44 - 47, 1998.
    • CORREA, P. C. . As duas vidas do Imperador . Folha de São Paulo - Caderno Mais! , São Paulo, SP , 17 jun. 2007.
    • CORREA, P. C. . Sexo e saber juntam-se na Grécia antiga . Folha de S. Paulo , São Paulo , . .
    • CORREA, P. C. . Origens da Filosofia . Revista Leia , São Paulo , 01 jun. 1990.
    • CORREA, P. C. . A Ilíada transcriada . Bravo! , São Paulo, SP , 05 fev. 2002.
  • Trabalhos em Anais: 10
    • CORREA, P. C. . On the Rise: Classics in Brazil. In: The Present and Future of Classical Studies in Latin America , 2013 , Cidade do México. The Present and Future of Classical Studies in Latin America. : , 2013.
    • CORREA, P. C. . Birds of a Feather: Erotic Animal Metaphors in Fragments 41, 263 and 331W of Archilochus. In: Ist International Congress: Eros in Ancient Greece , 2003 , Delfos. Ist International Congress: Eros in Ancient Greece. Atenas : Direction A. E., 2003. p. 122 - 133.
    • CORREA, P. C. . "The fable as a strategy of persuasion in Greek lyric poetry". In: XIIIo. Congresso da FIEC (Féderation Internationale des Associations d?Études Classiques) , 2009 , Berlim. FIEC 2009. Berlim : , 2009. p. 108 - 108.
    • CORREA, P. C. . Birds of a feather: Erotic animal metaphors in fragments 41, 263 and 331W of Archilochus. In: Birds of a feather: Erotic animal metaphors in fragments 41, 263 and 331W of Archilochus , 2003 , Delfos. Andreas Lendakis Foundation, 1st International Congress: Eros in Ancient Greece. Atenas : , 2003.
    • CORREA, P. C. . A transmissão da poesia de Arquíloco de Paros. In: A transmissão da poesia de Arquíloco de Paros , 2004 , Ouro Preto. XII Congresso da Federação Internacional de Estudos Clássicos (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos - SBEC). Belo Horizonte : , 2004.
    • CORREA, P. C. . O ESCUDO: FONTES E TRANSMISSÃO DO FR. 5W DE ARQUÍLOCO. In: O ESCUDO: FONTES E TRANSMISSÃO DO FR. 5W DE ARQUÍLOCO , 1998 , . Contemporaneidad de los Clásicos en el umbral del tercer milenio. Murcia : Servicio de Publicaciones, Universidad de Murcia, 1998. p. 553 - 562.
    • CORREA, P. C. . "O Fragmento 2W de Arquíloco ". In: VII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC; UNESP) , 1992 , Araraquara. VII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos - Catálogo Geral. : , 1992. p. 51 - 51.
    • CORREA, P. C. . O Arquíloco platônico e a crítica da poesia. In: II Colóquio Platônico: Politéia II (UFRJ - Universidade Fedral do Rio de Janeiro; apoios Capes e FAPERJ) , 2006 , Itatiaia. II Colóquio Platônico: Politéia II. : , 2006.
    • CORREA, P. C. . "A música nos Jogos Olímpicos". In: Encontro Acadêmico: Jogos e Espetáculos no Mundo Antigo (SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos; MAE-USP - Museu de Arqueologia e Etnografia) , 1996 , São Paulo. Encontro Acadêmico: Jogos e Espetáculos no Mundo Antigo. São Paulo : FFLCH, 1996. p. 8 - 8.
    • CORREA, P. C. . A flor da alma no Banquete de Platão. In: III Simpósio Nacional de Filosofia Antiga (IFICS, UFRJ & UFMG) , 2000 , Itatiaia. O Filósofo e suas Imagens, Catálogo Geral. Rio de Janeiro : , 2000. p. 36 - 36.
    • CORREA, P. C. ; ROKISKEI, I. ; MATOS, J. S. . Basílio Bátrakhos e a Carta Misteriosa. São Paulo : FFLCH - USP , 2020 (Tradução)
    • CORREA, P. C. . A palavra ofertada. CAmpinas : EDUNICAMP , 2010 (Orelha de livro)
    • CORREA, P. C. . Lira Mito e Erotismo. CAMPINAS : EDUNICAMP , 2011 (Orelha de livro)
    • VIEIRA, T. ; CORREA, P. C. . Medeia. São Paulo : 34 letras , 2010 (Orelha de livro)
    • CORREA, P. C. . Traduções das citações gregas em "Laocoonte" de Lessing. São Paulo : Iluminuras , 1998 (Tradução)
    • CORREA, P. C. . Prefácio a "Fragmentos de uma deusa: A representação de Afrodite na lírica de Safo". Campinas : Editora da Unicamp , 2005 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • CORREA, P. C. . Homero: a transição da oralidade à escrita. São Paulo : Humanitas FFLCH/USP , 2005 (Tradução)
    • CORREA, P. C. . As Mais Belas Histórias da Antigüidade Clássica. São Paulo : Editora Paz e Terra , 1994 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • CORREA, P. C. . Parecer AD-HOC CAPES. 2024 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer AD-HOC CNPq. 2023 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer AD-HOC CNPq. 2023 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer AD-HOC para QUCC. 2023 (Parecer)
    • CORRÊA, PAULA DA CUNHA . Parecer AD-HOC CNPq. 2023 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Projeto de Pesquisa CNPq. 2021 (Elaboracao_de_projeto)
    • CORREA, P. C. . Parecer Ad-Hoc CNPq. 2021 (Parecer)
    • CORRÊA, PAULA DA CUNHA . Parecer ad-Hoc CNPq. 2021 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc Futuro Classico. 2020 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc Héllade. 2020 (Parecer)
    • CORRÊA, PAULA DA CUNHA . Projeto Minimus ano 8. 2020 (Elaboracao_de_projeto)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad-hoc CNPq. 2019 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad-hoc CNPQ. 2019 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad-hoc CNPq. 2019 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad-hoc FAPESP. 2019 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Banca de Qualificação de mestrado acadêmico. 2017 (Outra)
    • CORREA, P. C. . Parecer Ad-Hoc Cnpq. 2017 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad-hoc CNPQ. 2016 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CNPq. 2016 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CNPq. 2016 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CNPq. 2016 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CNPq. 2016 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CNPq. 2015 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CNPq. 2015 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2015 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer para Revista PhaoS. 2015 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CNPq. 2014 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc Fapesp. 2014 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc Fapesp. 2014 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Peddo de auxílio para Prof. Visitante - Pós-Graduação. 2013 (Outra)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2014 (Parecer)
    • CORREA, P. C. ; OLIVA NETO, J. A. ; HASEGAWA, Alexandre Pinheiro . Membro de banca de qualificação de mestrado. 2012 (Outra)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2012 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CAPES. 2012 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2012 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc Revista Ágora. 2011 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc Revista Clássica. 2011 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Participação como Presidente de banca de qualificação de mestrado de Rafael Brunhara. 2011 (Outra)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2011 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2011 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc Capes. 2011 (Parecer)
    • CORREA, P. C. ; RAGUSA, Giuliana ; CAMPOS, A. M. . Participação como Presidente de banca de qualificação de mestrado de Mariana Mello. 2011 (Outra)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc Fapesp. 2011 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . PARECER- Revista Estudos Avançados. 2010 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . PARECER CODEX ? Revista Discente de Estudos Clássicos. 2010 (Parecer)
    • ANDERSON, Sylvia Maria Marinho Galvão ; CORREA, P. C. ; SANTOS, Marcos Martinho dos ; AUGUSTO, M. G. M. . Presidente de banca de exame de qualificação de mestrado. 2010 (Outra)
    • CORREA, P. C. . Relatório Científico e de Prestação de Contas CAPES - Auxílio a Org. de Eventos: 4o Simpósio. 2010 (Relatorio_tecnico)
    • CORREA, P. C. . Projetos de pedidos de Auxílio para Organização de Evento FAPESP e CAPES - 4o Simpósio em Letras Clássicas da USP. 2010 (Elaboracao_de_projeto)
    • CORREA, P. C. . PARECER AD HOC FAPESP. 2010 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . PARECER AD HOC FAPESP. 2010 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . PARECER AD HOC FAPESP. 2010 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CAPES. 2009 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2009 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2009 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2009 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CAPES. 2009 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CNPq. 2008 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc Fapesp. 2008 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2008 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CAPES. 2008 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2007 (Parecer)
    • CORREA, P. C. ; CAMPOS, A. M. ; OLIVA NETO, J. A. . Participação como membro de banca de qualificação de mestrado. 2007 (Outra)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CAPES. 2007 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2007 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc Fapesp. 2007 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer para CERT. 2007 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CNPq. 2007 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CNPq. 2007 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2006 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2006 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2006 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2006 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Pedido de auxílio para organização de reunião científica. 2006 (Outra)
    • CORREA, P. C. ; SANTOS, Marcos Martinho dos ; VIEIRA, T. . Participação em Banca de Qualificação de Mestrado de meu orientando Alisson Alexandre de Araújo, na Universidade de São Paulo (FFLCH/Pós-Graduação: Letras Clássicas). Título do relatório: "7a Ode Olímpica de Píndaro: tradução e notas". 2004 (Outra)
    • CORREA, P. C. ; FARIA, G. R. DE . Pedido de Auxílio à Publicação em benefício de Giuliana Ragusa de Faria. 2004 (Outra)
    • CORREA, P. C. ; CARDOSO, Zélia de Almeida ; VASCONCELLOS, P. E. . Participação em Banca de Qualificação de Mestrado de Roosevelt Araújo, na Universidade de São Paulo (FFLCH/Pós-Graduação: Letras Clássicas). Título do relatório: ?O mundo das sombras em Homero e Vergílio: complexidades e intertextualidades?.. 1999 (Outra)
    • CORREA, P. C. ; Rodrigues, A. M. ; HANSEN, J. A. . Participação em Banca de Qualificação de Mestrado de Isabel C. de Lorenzo, na Universidade de São Paulo (FFLCH/Pós-Graduação: Letras Clássicas). Título do relatório: ?Bibliopoemas: o livro como lugar-comum na lírica latina?.. 1996 (Outra)
    • CORREA, P. C. ; TORRANO, J. A. A. ; PIRES, F. M. . Participação em Banca de Qualificação de Mestrado de André Malta Campos, na Universidade de São Paulo (FFLCH/Pós-Graduação: Letras Clássicas). Título do relatório: ?O Resgate do cadáver: o último canto da ILÍADA (tradução e estudo)?.. 1998 (Outra)
    • CORREA, P. C. ; DUARTE, Adriane da Silva ; SARIAN, H. . Participação como orientadora em Banca de Qualificação de Mestrado de Giuliana Ragusa de Faria, na Universidade de São Paulo (FFLCH/Pós-Graduação: Letras Clássicas). Título do relatório: ?Encantos de uma deusa: fragmentos de Afrodite na lírica de Safo?.. 2002 (Outra)
    • CORREA, P. C. ; DUARTE, Adriane da Silva ; SANTOS, Marcos Martinho dos . Participação em Banca de Qualificação de Mestrado de Tatiana Vieira Barcelos, na Universidade de São Paulo (FFLCH/Pós-Graduação: Letras Clássicas). Título do relatório:"Assembléia de mulheres, de Aristophanes: estudo e tradução". 2003 (Outra)
    • CORREA, P. C. ; OLIVA NETO, J. A. ; VIEIRA, T. . Participação em Banca de Qualificação de Mestrado de Érika Pereira Nunes, na Universidade de São Paulo (FFLCH/Pós-Graduação: Letras Clássicas). Título do relatório:. 2003 (Outra)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CNPq. 2006 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CNPq. 2006 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2006 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc Fapesp. 2005 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc Revista PhaoS. 2005 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CNPq. 2005 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc Revista PhaoS. 2004 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2004 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2004 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer técnico para credenciamento de curso. 2004 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer técnico para credenciamento de curso. 2004 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Assessoria técnica para a exposição infanto-juvenil "Que herói sou eu?". 2003 (Assessoria)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc Fapesp. 2003 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Relatório de Atividades (Participação em Evento no Exterior). 2003 (Relatorio_tecnico)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc CNPq. 2003 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Projeto de Pesquisa: Eros, Poesia e Pensamento em Arquíloco. 2003 (Elaboracao_de_projeto)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc Fapesp. 2002 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc Revista Phaos. 2002 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc Revista Phaos. 2002 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Relatório de Prestação de Contas (auxílio Capes - Ex.). 1999 (Relatorio_tecnico)
    • CORREA, P. C. . Projeto de Pesquisa: Poemas Eróticos em Arquíloco. 2001 (Elaboracao_de_projeto)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc - FAPESP. 2000 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc FAPESP. 2000 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Relatório de Prestação de contas. 1999 (Relatorio_tecnico)
    • CORREA, P. C. . Relatório de Prestação de contas. 1999 (Relatorio_tecnico)
    • CORREA, P. C. . Pedido de Auxílio para vinda de Prof. Visitante do Exterior. 1999 (Outra)
    • CORREA, P. C. . Pedido de Auxílio para vinda de Prof. Visitante do Exterior. 1999 (Outra)
    • CORREA, P. C. . Parecer para a Revista da Anpoll. 1998 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer sobre Relatório de Estágio Probatório em RDIDP. 1998 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer sobre credenciamento do curso de Pós de David Konstan. 1999 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer ad hoc - FAPESP. 2000 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Parecer sobre o credenciamento de curso de pós da Profa. Dra. Nieto. 1999 (Parecer)
    • CORREA, P. C. . Relatório Para Editora Edunesp (Sobre Publicação). 1998 (Consultoria)
    • CORREA, P. C. . Relatório Para Editora Edunesp (Sobre Publicação). 1998 (Consultoria)
    • CORREA, P. C. . Estudos Clássicos nas Escolas hoje: experiências e desafios. 2024 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Epeio em Estesícoro e na Épica Jônica. 2023 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Stesichorus'Sack of Troy and the Literary Tradition. 2023 (Conferência)
    • CORRÊA, PAULA DA CUNHA ; CHAVES, B. R. D. ; SOUSA, P. H. S. . ?Projeto Minimus Interdisciplinar, ano X: Grego, Latim, Filosofia e Arqueologia Clássica no Ensino Fundamental.?. 2022 (Congresso)
    • CORREA, P. C. ; SANTOS, Marcos Martinho dos ; DOTTA, J. . Fable Exercises to Accompany Basil Batrakos and the Mystery Letter. 2022 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Tiranos, monarcas e lobos em Arquíloco, Semônides e Alceu. 2022 (Conferência)
    • CORREA, P. C. ; KERSTENETZKY, A. L. ; CRUZ, M. M. ; SILVA, V. C. R. ; FER, J. C. ; DOTTA, J. . PROJETO MINIMUS INTERDISCIPLINAR: GREGO E LATIM, FILOSOFIA, HISTÓRIA E ARQUEOLOGIA DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL. 2021 (Congresso)
    • CORREA, P. C. . Individual Characters and Collective Groups in Archilochus. 2021 (Seminário)
    • CORREA, P. C. ; TEONIA, K. ; CARMO, T. P. ; SOUSA, F. C. . Projeto Minimus e Programa Minimus Interdisciplinar. 2021 (Outra)
    • CORREA, P. C. . As Aves de Aristófanes. 2021 (Conferência)
    • CORRÊA, PAULA DA CUNHA . Discussant: session 6 of 'Performing texts'. 2021 (Congresso)
    • CORREA, P. C. ; SANTOS, Marcos Martinho dos . The Progymnasmata in the Classroom: Conceptualizing Conflict Resolution through Fables. 2019 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Cattle and other animals in the Catalogue of Women. 2019 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Animals in Archilochus. 2019 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Aesopic Fables and the Acquisition of Conflict Resolution Skills and Social Competence in Classical Outreach Programs. 2019 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Indivíduo, cidadão e coletividade em Arquíloco. 2017 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Projeto Minimus. 2017 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . ?Retratos de hetairai? Arquíloco Fr. 30, 31, 33, 205-209 IEG?.. 2017 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Heróis na Ilíada e Odisseia. 2016 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Projeto Minimus: o ensino de grego e latim no ensino fundamental. 2014 (Conferência)
    • CORREA, P. C. ; ANDERSON, S. M. M. G. ; GORAB, F. . Projeto Minimus: Grego e Latim no Ensino Fundamental. 2015 (Conferência)
    • CORREA, P. C. ; GORAB, F. ; ANDERSON, S. M. M. G. . Projeto Minimus: o grego e o latim na EMEF Desembargador Amorim Lima (desde 2013). 2015 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . The Amorim Lima project: Teaching Greek to students in a public school in Sao Paulo. 2014 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Afrodite e Eros em Arquíloco. 2013 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . As Grandes Narrativas da Grécia Antiga - Ilíada e Odisseia. 2013 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . On the Rise: Classics in Brazil. 2013 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Referências poéticas no livro V da República. 2010 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . A alegoria da nau do estado na tradição poética e na República VI. 2011 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . The fable as a strategy of persuasion in Greek lyric poetry. 2012 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Euenus' ?ship of fools? (8b, Theog. 667-82). 2012 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . The reception of Archilochus 8 in scholarship and modern poetry. 2011 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . O "novo" Simônides. 2011 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Apolo e oráculos em Arquíloco. 2011 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Prazer e Luta na Poesia de Arquíloco. 2009 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . The fable as a strategy of persuasion in Greek lyric poetry. 2009 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Musical Instruments and the paian in Archilochus. 2009 (Comunicacao)
    • CORREA, P. C. . Arquíloco e o lugar do jambo na Poética de Aristóteles. 2007 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Uma leitura do 1o Epodo de Colônia de Arquíloco. 2006 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . As estações da mulher em Arquíloco. 2006 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Os quereres em Arquíloco. 1996 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . A música dos jogos olímpicos. 1996 (Comunicacao)
    • CORREA, P. C. . Dioniso na poesia lírica grega. 1997 (Comunicacao)
    • CORREA, P. C. . A fábula da raposa e do macaco no fragmento 185W de Arquíloco. 1997 (Comunicacao)
    • CORREA, P. C. . O drama de Estesícoro. 1998 (Comunicacao)
    • CORREA, P. C. . O escudo: fontes e transmissão do fr. 5W de Arquíloco. 1998 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . A fábula da raposa e do macaco e o Mito de Etana. 1999 (Comunicacao)
    • CORREA, P. C. . Classics in Brasil. 1999 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . A fábula arcaica. 1999 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Foxes in Archilochus. 2001 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Os epodos de Arquíloco. 2003 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . O riso na lírica grega arcaica. 2003 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Birds of a feather: Erotic animal metaphors in fragments 41, 263 and 331W of Archilochus. 2003 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Heracles, Acheloos and Nessos in Archilochus (fr. 276, 286-9. 2004 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . A transmissão da poesia de Arquíloco de Paros. 2004 (Comunicacao)
    • CORREA, P. C. . A human fable and the justice of beasts. 2005 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . O Arquíloco platônico e a crítica da poesia. 2006 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Aspectos da Guerra no jambo, elegia e lírica da Grécia arcaica. 2005 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Helena na Poesia Lírica. 1990 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Ditirambo e Tragédia. 1993 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . A Lírica de Arquíloco de Paros. 1996 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . A Pesquisa em Estudos Clássicos. 1996 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . A Figura Lendária de Esopo. 1997 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Harmonia, mito e música. 1999 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Archilochus, the poet. 1999 (Conferência)
    • CORREA, P. C. . Armas e Varões, a Guerra na lírica de Arquíloco. 2010 Radio Eldorado FM
    • CORREA, P. C. ; Ana Siqueira . Resurget ex favilla. 2013 Jornal da USP
    • CORREA, P. C. ; LEITE, F. A. . Projeto Minimus e Minimus, Conhecendo o latim. 2016 http://www.erealizacoes.com.br/palestras
    • CORREA, P. C. ; Ana Elisa Siqueira . Grego e Latim - EMEF AMorim Lima. 2017 Vídeo na internet
    • CORREA, P. C. ; BASTOS, J. H. ; BRUNHARA, R. C. M. ; FLORES, G. G. . A Universidade e os clássicos no século XXI. 2019 https://jornalggn.com.br/
    • CORREA, P. C. ; CASTRO, G. A. . 'Iniciativas em escolas no Brasil mostram que o latim não está morto'. 2019 Gazeta do Povo
    • TEONIA, K. ; CARMO, T. P. ; SOUSA, F. C. ; CORREA, P. C. . O latim e a extensão universitária. 2021 internet
    • CORREA, P. C. ; FARIA, G. R. ; GONCALVES, L. ; SANCHES, M. . NARRATIVAS DO MÁRMORE #4: Materialidade na Lírica Grega Arcaica. 2024. 2024 web
    • CORREA, P. C. ; SANTOS, G. C. ; TEONIA, K. . Estudos Clássicos na sala de aula: extensão universitária e democratização de saberes. 2024 youtube
    • CORREA, P. C. . Falando grego na sala de aula. 2013 Estadão (impresso e online)
    • CORREA, P. C. ; TORRANO, J. A. A. ; SANTOS, Marcos Martinho dos ; CAMPOS, A. M. . Jornada de Estudos Platônicos, Mito, Retórica, Dialética. 2002 (Pós-graduação em Letras Clássicas, DLCV/FFLCH-USP)
    • CORREA, P. C. ; SANTOS, Marcos Martinho dos ; DUARTE, Adriane da Silva ; SARIAN, H. ; FLOREZANO, B. ; FLEMMING, M. I. . Novas Abordagens em Ciências da Antigüidade. 2004 (FFLCH/MAE USP)
    • CORREA, P. C. ; SANTOS, Marcos Martinho dos ; OLIVA NETO, João Ângelo . Seminários de Pesquisa em Letras Clássicas. 2004 (DLCV/FFLCH/USP)
    • CORREA, P. C. ; HASEGAWA, Alexandre Pinheiro ; SANTOS, Marcos Martinho dos ; SEBASTIANI, Breno Battistin ; LOPES, Daniel Rossi Nunes ; RODRIGUES JR, Fernando ; LIMA, Sidney Calheiros de . I Simpósio de Letras Clássicas da USP. 2005 (DLCV/FFLCH/USP, FAPESP. CAPES)
    • CORREA, P. C. ; DUARTE, Adriane da Silva ; OLIVA NETO, João Ângelo ; SANTOS, Marcos Martinho dos . 2o Seminário de Pesquisa em Letras Clássicas da USP. 2005 (Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas)
    • CORREA, P. C. ; HASEGAWA, Alexandre Pinheiro ; OLIVA NETO, J. A. ; SANTOS, Marcos Martinho dos ; SEBASTIANI, Breno Battistin . II Simpósio de Estudos Clássicos da Universidade de São Paulo. 2006 (Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas DLCV/FFLCH/USP)
    • LAFER, M. C. M. ; CORREA, P. C. . Cíclo de Poesia Helenística na USP. 2008 (Alexander S. Onassis Public Benefit Foundation (USA))
    • CORREA, P. C. ; FARIA, G. R. DE ; LAFER, M. C. M. ; MACEDO, J. M. M. ; OLIVA NETO, João Ângelo ; SEBASTIANI, Breno Battistin ; SANTOS, Marcos Martinho dos ; Martins, P. . IVo Simpósio Internacional de Estudos Clássicos da Universidade de São Paulo. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • CORREA, P. C. ; Athanassaki, L. ; Spatoulas, P. ; Sousa e Silva, M. de Fátima . 17th Seminar on Ancient Greek Literature and Culture. 2011 (European Cultural Centre of Delphi)
    • CORREA, P. C. ; TORRANO, J. A. A. ; HASEGAWA, A. P. ; LAFER, M. C. M. ; SARTORELLI, E. ; RIBEIRO, A. . Semana de palestras sobre Grécia e Roma Antiga. 2013 (Universidade de São Paulo e EMEF DEsembargador Amorim Lima)
    • CORREA, P. C. . Simpósio do Grupo de Pesquisa CNPq: Estudos sobre o jambo, a elegia e a poesia mélica na Antiguidade Clássica. 2017 (USP)
    • CORREA, P. C. . Encontro de Poesia Grega. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • CORREA, P. C. . Leitura pública da Ilíada, Canto I: participação do Projeto Minimus no Festival Européen Latin Grec. 2019 (USP e EMEF Des. Amorim Lima)
    • CORREA, P. C. . Odyssey ?Round the World. 2020 (Harvard Center for Hellenic Studies)
    • CORREA, P. C. ; RAGUSA, Giuliana ; ANDRADE, T. . Archilochus and the Greek Archaic Poetry from Homer to Bacchylides. 2022 (USP)
    • CORREA, P. C. ; SANTOS, Marcos Martinho dos . Jornada de Estudos ?Poetas Augustanos?. 2022 (fflch)
    • CORRÊA, PAULA DA CUNHA . 16a Feira USP e as profissões. 2022 (USP)
    • CORRÊA, PAULA DA CUNHA ; FARIA, G. R. DE ; NICOLOSI, A. ; ROSENMEYER, P. . Seminários do GP CNPq Estudos sobre jambo, elegia, mélica e música na Antiguidade Clássica. 2023 (USP)
    • CORREA, P. C. . 17a Feira USP e as Profissões. 2023 (USP)
    • CORREA, P. C. ; NICOLOSI, A. . La Poesia Greca Arcaica V Ciclo ? a.a. 2023-24. 2023 (USP)
    • DINTER, M. ; CORREA, P. C. ; SANTOS, Marcos Martinho dos . Intermedialidade nos Estudos Clássicos. 2023 (USP, CAPES-PRINT)
    • CORREA, P. C. ; DUARTE, Adriane da Silva ; SARTORELLI, E. . Simpósio do Program de Pós-Graduação em Letras Clássicas. 2023 (USP)
    • CORRÊA, PAULA DA CUNHA ; DUARTE, Adriane da Silva ; FARIA, G. R. . Jornada clássica: Sobre a Virtude. Conferências de David Konstan e Pura Nieto Hernandéz.. 2023 (USP)
    • CORREA, P. C. . O conceito de Harmonia na Grécia Antiga. 1993 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • CORREA, P. C. ; FERREIRA, A. . O ensino do grego e do latim no ensino fundamental. 2015 (Projeto Helenizando Revisitar o Mundo Antigo - Coimbra/ UNESP/USP)
    • CORREA, P. C. ; SANTOS, Marcos Martinho dos ; RAGUSA, Giuliana ; HASEGAWA, Alexandre Pinheiro . Curso de Versificação no Grego e no Latim. 2005 (DLCV/FFLCH/USP)
    • CORREA, P. C. . Relatório Científico de Pesquisa de Pós-doutorado no Exterior (2000-2001). 2001
    • CORREA, P. C. . Relatório Parcial de Bolsa de Produtividade em Pesquisa (CNPq) 1999-2001. 2001
    • CORREA, P. C. . Relatório Parcial de Pesquisa de Bolsa CNPq Pq 1997-1999. 1999
    • CORREA, P. C. . Relatório de Prestação de Contas (Auxílio Ex. CAPES, AEX 0543/99-3). 1999
    • CORREA, P. C. . Relatório Parcial de Bolsa CNPq Pq: Narrativas e imagens eróticas em Arquíloco. 2003
    • CORREA, P. C. . Relatório Parcial de Pesquisa (Bolsa CNPq Pq 2007-2010). 2009
    • CORREA, P. C. . Relatório de Pesquisa BEPE FAPESP: Os mitos em Estesícoro e Íbico. 2017
    • CORREA, P. C. . Relatório CNPq: ?Novos poemas de Simônides, Arquíloco e Safo, e a teoria dos gêneros na poesia grega. 2014
    • CORREA, P. C. ; AMATO, R. S. S. ; Martins, P. . Minimus. 2013 (Método de latim para o projeto minimus)
    • CORREA, P. C. . Basílio Bátrakhos e a Carta Misteriosa. 2020 (Métododegregoparaoprojetominimus)
    • CORREA, P. C. ; ANDERSON, S. M. M. G. ; SILVA, B. C. E. ; SILVA, T. B. ; ARAUJO, M. T. M. ; LOPES, C. E. . Athenaze. 2013 (Método de grego para o projeto minimus)
    • Nome do projeto: Bolsa Pq CNPq: A fábula: a teoria do gênero e a ética e a moralidade na Grécia arcaica (1999 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORREA, P. C. .
      Descrição: Estudo sobre o gênero da fábula e aspectos de ética e moralidade no período grego arcaico, a partir das fábulas e fragmentos de Arquíloco de Paros.
    • Nome do projeto: Bolsa Pq CNPq: Narrativas e Imagens Eróticas em Arquíloco de Paros (2001 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORREA, P. C. .
      Descrição: Após examinar os poemas marciais (1995) e as fábulas e imagens de animais em Arquíloco (CNPq Pq 1997-2000), no decorrer desta pesquisa (CNPq Pq 2001-2003: Narrativas e imagens eróticas em Arquíloco), o próprio avanço das investigações exigiu uma reordenação do plano de trabalho original, pois um número significativo de fragmentos desse corpus também contem imagens de animais. A estrutura dos comentários aos fragmentos eróticos que contêm referências a animais foi assimilada a dos anteriores, isto é, além do estudo das fontes, da fortuna crítica, e a análise dos textos, foi realizada uma pesquisa relativa ao êthos de cada animal. Assim, aos fragmentos anteriormente examinados na pesquisa sobre as fábulas e imagens de animais, somam-se agora os comentários aos fragmentos 23, 34-37, 41, 43, 112, 113, 122, 189, 196, 196a, 206, 208, 256, 302W + um grupo de textos originalmente não previstos no plano de trabalho, mas que se revelaram pertinentes (fr. 21, 276, 286, 287, 289, 263, 280, 331W). Esses comentários serão reunidos em um só volume que, oportunamente, pretendo apresentar como tese de livre-docência e, em seguida, publicar como livro (O Bestiário de Arquíloco: fábulas e imagens de animais).
    • Nome do projeto: Bolsa Pq CNPq: Eros, Poesia e Pensamento em Arquíloco (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORREA, P. C. .
      Descrição: A Pesquisa visa a realização de comentários aos fragmentos amorosos de Arquíloco (fr. 24-5, 30-33, 38-40, 42, 44-46, 116, 118, 119, 125, 151-2,184, 189, 190-1, 193, 195, 197, 205-7, 222, 246-7, 249-52, 257-8, 270, 272, 277, 283W) e a outros fragmentos relativos a poesia (poética & música), e os ditos "filosóficos" (16-7, 19, 54, 58, 93a, 120-1, 126-8, 130-4, 194, 211, 214-5, 233, 253, 269W).
    • Nome do projeto: Bolsa Pq CNPq: Arquíloco de Paros: Temas Políticos, Morte e Vida Marinha (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORREA, P. C. .
      Descrição: O projeto de pesquisa, ?Arquíloco de Paros: Temas Políticos, Morte e Vida Marinha?, incluirá os seguintes fragmentos de Arquíloco cujos comentários, divididos em duas partes, serão organizados conforme os seguintes capítulos: 1. Temas Políticos (a) a cidade e os cidadãos (Fr. 14, 29, 109, 129, 200, 202, 204, 232, 248, 255W, 264W) (b) a sátira e censura de tipos e/ou indivíduos (Fr. 115, 117, 124, 167-71, 182-3W) (c) a colonização de Tasos e terras distantes (Fr. 22, 116, 291W); 2. Morte e Vida Marinha (a) as elegias (Fr. 8-14W), (b) os jambos e fragmentos de classificação incerta (Fr. 212, 213, 231W).
    • Nome do projeto: Bolsa Pq CNPq: Novos poemas de Simônides, Arquíloco e Safo, e a teoria dos gêneros na poesia grega arcaica (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORREA, P. C. .
      Descrição: Estudo sobre os novos poemas de Simônides (P.Oxy. no. 3965), Arquíloco (P.Oxy. no. 4708) e Safo (P. Köln inv. 21351, 21376 + 58 Voigt, P.Oxy. no. 1787 fr. 1), e a sua repercussão nos estudos de gêneros poéticos gregos antigos.
    • Nome do projeto: Projeto Minimus I: o Grego e o Latim no Ensino Fundamental (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CORREA, P. C. , TORRANO, J. A. A. , CAMPOS, A. M. , SANTOS, Marcos Martinho dos , OLIVA NETO, J. A. , DUARTE, Adriane da Silva , MACEDO, J. M. M. , HASEGAWA, Alexandre Pinheiro , Martins, P. , RIBEIRO, A. , BOLZANI, R. , SILVA, B. C. E. , DIBBERN, C. H. , ARAUJO, M. T. M. , BRUNHARA, R. C. M. , AMATO, R. S. S. , ANDERSON, S. M. M. G. , DONA, T. O. D. , SILVA, T. B. , BORGHI, G. , GORAB, F. , PIMENTA, F. , PEREIRA, M. , SILVA, P. V. , KOVAKS, T. , MARTINEZ, R. , PASQUALI, E. , SOUZA, W. , GATTI, I. , LAFER, M. M. C. N. .
      Descrição: O projeto visa introduzir, durante o período experimental de um ano, o estudo do latim e do grego, respectivamente no 6º e 4º ano do Ensino Fundamental, na grade curricular da EMEF Desembargador Amorim Lima. Pesquisas realizadas desde 1920 nos EEUU comprovam a eficácia do estudo do latim e do grego como forma de aperfeiçoar a proficiência dos alunos na língua materna, de facilitar a aprendizagem de outras línguas estrangeiras e de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico (DeVane, A. K, 1997). Além disso, notou-se uma melhoria na auto-estima e motivação desses alunos, provavelmente devido ao melhor desempenho nas matérias básicas (no caso, em inglês e matemática) e por causa da adquisição de noções de cultura clássica, às quais não tinham acesso. Dois métodos de ensino, largamente empregados na Inglaterra e EEUU ("Athenaze", Oxford University Press, 2011; "Minimus", Cambridge University Press, 1999) e criados especificamente para alunos dessas faixas etárias, serão traduzidos e adaptados pelos discentes que ministrarão as aulas de língua. Portanto, o Projeto Minimus visa ministrar aulas de língua grega e latina, duas vezes por semana durante o período de um ano letivo, de modo a verificar em que medida, na EMEF Desembargador Amorim Lima, após um ano de estudo, verifica-se (ou não) um melhor desempenho acadêmico dos alunos quanto à leitura, à compreensão da gramática e à resolução de problemas, e se esses métodos são eficazes em nosso contexto. Além das aulas de língua, o Projeto inclui aulas "especiais" no final de cada mês, ministradas por 16 professores doutores da FFLCH, sobre mitos para o 4o ano e, para o 6o ano, aulas sobre o teatro, a filosofia, a historiografia, a épica e a lírica da antiguidade clássica. Essas aulas oferecerão aos alunos uma introdução à mitologia e aos diversos gêneros literários, aos autores e às obras clássicas, ampliando os seus horizontes culturais e, ao mesmo tempo, motivando a aprendizagem do grego e do la
    • Nome do projeto: Projeto Minimus, ano II: O grego e o latim no Ensino Fundamental (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CORREA, P. C. , LAFER, M. C. M. , SILVA, B. C. E. , ARAUJO, M. T. M. , BRUNHARA, R. C. M. , ANDERSON, S. M. M. G. , SILVA, T. B. , BORGHI, G. , GORAB, F. , PEREIRA, M. , SILVA, P. V. , KOVAKS, T. , MARTINEZ, R. , PASQUALI, E. , SOUZA, W. , GATTI, I. , HASEGAWA, A. P. .
      Descrição: Continuação do Projeto desenvolvido no ano passado, com os mesmos objetivos e na mesma EMEF Desembargadir Amorim Lima.
    • Nome do projeto: Bolsa CNPq Pq: ?Os mitos de Estesícoro: comentários aos fragmentos? (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORREA, P. C. .
      Descrição: O estudo dos fragemntos de Estesícoro (tradução e comentário) com ênfase nos mitos narrados ou aos quais o poeta alude.
    • Nome do projeto: Projeto Minimus, ano V: Ensino de Latim e Grego no Ensino Fundamental (2017 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CORREA, P. C. , HASEGAWA, A. P. , MATTOS, M. .
      Descrição: O presente projeto visa dar continuidade ao trabalho realizado desde fevereiro de 2013 na EMEF Desembargador Amorim Lima, na qual introduzimos o estudo do grego e do latim, respectivamente nas grades curriculares dos 6º/7º e 4º ano do Ensino Fundamental. Se, por ausência de um grupo de controle, fica difícil estimar em que medida o projeto proporcionou o aperfeiçoamento da proficiência dos alunos na língua vernácula, desenvolvendo também o raciocínio lógico e o pensamento crítico (DeVane, A. K, 1997), os resultados foram altamente positivos, de modo que a Diretora da escola solicitou a continuidade do projeto. Usaremos por base para as aulas de latim a tradução do método "Minimus, Conhecendo o Latim" (Filocalia, São Paulo 2015) e a apostila de exercícios preparada pelos alunos e que se adequa ao método de ensino da escola por meio de roteiros de pesquisa, enquanto que, para o grego, "Aprendendo Grego" (Odysseus editora, São Paulo, 2014). Os professores também prepararão atividades e exercícios de fixação para suplementar as lições do método.. Portanto, o projeto visa ministrar aulas de língua grega e latina, duas vezes por semana durante o período de um ano letivo e, ao mesmo tempo, oferecer aulas de Grego II para os alunos que porventura quiserem continuar os seus estudos. Como já em 2016, neste ano os coordenadores do projeto são Profa. Paula da Cunha Corrêa, Prof. Dr. Alexandre Hasegawa e Profa, Dra. Marly Mattos.
    • Nome do projeto: O grego e do latim no Ensino Fundamental (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORREA, P. C. , ANDERSON, S. M. M. G. , GORAB, F. , PASQUALI, E. , SOUZA, W. , MARTINS, M. , PEDRO, M. A. , NAKAMURA, M. G. , SILVA, L. R. , BEZERRA, A. G. P. , SANTOS, R. S. , GOUVEA, T. A. B. , SILVA, F. A. N. , OLIVEIRA, L. C. T. R. .
      Descrição: O projeto visa I. investigar quais são os métodos didáticos e materiais mais adequados para o ensino do grego e do latim para crianças e jovens do Ensino Fundamental I e II II. Traduzir, adaptar e desenvolver material didático para esse público.
    • Nome do projeto: Projeto Minimus III: O grego e o latim no Ensino Fundamental (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CORREA, P. C. .
      Descrição: O presente projeto visa dar continuidade ao trabalho realizado desde fevereiro de 2013 na EMEF Desembargador Amorim Lima, na qual introduzimos o estudo do grego e do latim, respectivamente nas grades curriculares dos 6º/7º e 4º ano do Ensino Fundamental. Se, por ausência de um grupo de controle, fica difícil estimar em que medida o projeto proporcionou o aperfeiçoamento da proficiência dos alunos na língua vernácula, desenvolvendo também o raciocínio lógico e o pensamento crítico (DeVane, A. K, 1997), os resultados foram altamente positivos, de modo que a Diretora da escola solicitou a continuidade do projeto. Alguns professores, estimulados por seus alunos, também quiseram ter aulas de grego e latim, pois as crianças demonstraram tamanho interesse e entusiasmo pela aprendizagem das línguas que algumas pediram para dar continuidade aos seus estudos de grego e latim. Como em 2013 e 2014, pretendemos usar por base para as aulas de latim a tradução realizada pela equipe do método Minimus (Cambridge University Press, 1999) e a apostila de exercícios preparada pelos alunos e que se adequa ao método de ensino da escola por meio de roteiros de pesquisa, enquanto que, para o grego, como o Athenaze (Oxford University Press, 2011) apresentou dificuldades em 2013, os professores preparam atividades e exercícios de fixação para suplementar as lições do método, e utilizam também alguns outros métodos de grego como o Aprendendo Grego (Editora Odysseus, 2014) . Portanto, o projeto visa ministrar aulas de língua grega e latina, duas vezes por semana durante o período de um ano letivo (com a renovação em 2016) e, ao mesmo tempo, oferecer aulas para os professores da EMEF, assim como Grego II e Latim II para os alunos do 5o e 7o/8o anos que porventura quiserem continuar os seus estudos das línguas grega e latina.
    • Nome do projeto: Projeto Minimus, ano IV: O grego e o latim na ensino público fundamental (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CORREA, P. C. , HASEGAWA, A. P. , MATTOS, M. B. .
      Descrição: O presente projeto visa dar continuidade ao trabalho realizado desde fevereiro de 2013 na EMEF Desembargador Amorim Lima, na qual introduzimos o estudo do grego e do latim, respectivamente nas grades curriculares dos 6º/7º e 4º ano do Ensino Fundamental. Se, por ausência de um grupo de controle, fica difícil estimar em que medida o projeto proporcionou o aperfeiçoamento da proficiência dos alunos na língua vernácula, desenvolvendo também o raciocínio lógico e o pensamento crítico (DeVane, A. K, 1997), os resultados foram altamente positivos, de modo que a Diretora da escola solicitou a continuidade do projeto. Alguns professores, estimulados por seus alunos, também quiseram ter aulas de grego e latim, pois as crianças demonstraram tamanho interesse e entusiasmo pela aprendizagem das línguas que algumas pediram para dar continuidade aos seus estudos de grego e latim. Pretendemos usar por base para as aulas de latim a tradução realizada pela equipe do método Minimus (Cambridge University Press, 1999) e a apostila de exercícios preparada pelos alunos e que se adequa ao método de ensino da escola por meio de roteiros de pesquisa, enquanto que, para o grego, como o Athenaze (Oxford University Press, 2011) apresentou dificuldades em 2013, os professores preparam atividades e exercícios de fixação para suplementar as lições do método, e utilizam também alguns outros métodos de grego como o Aprendendo Grego (Editora Odysseus, 2014) . Portanto, o projeto visa ministrar aulas de língua grega e latina, duas vezes por semana durante o período de um ano letivo (com a renovação em 2016) e, ao mesmo tempo, oferecer aulas para os professores da EMEF, assim como Grego II e Latim II para os alunos do 5o e 7o/8o anos que porventura quiserem continuar os seus estudos das línguas grega e latina.Neste ano, h'a mais dois coordenadores do projeto: Prof. Dr. Alexandre Hasegawa e Profa, Dra. Mary Mattos
    • Nome do projeto: PROGRAMA MINIMUS INTERDISCIPLINAR - Grego e Latim, Filosofia, História e Arqueologia da Antiguidade Clássica na Rede Pública de Ensino Fundamental e Médio (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CORREA, P. C. , BOLZANI, R. , KORMIKIARI, M. C. N. , FRANCISCO, G. S. .
      Descrição: O Projeto Minimus, ano VI: Grego e Latim no Ensino Fundamental, para o qual já foram concedidas 10 bolsas PUB (2018-2019), visa a preparação e coordenação de alunos da USP que ministrarão, como monitores da PrCeu, aulas na EMEF Desembargador Amorim Lima: aulas de de Língua Grega I e Língua Latina I (que são matérias obrigatórias na grade curricular da escola desde o início do projeto em 2013), duas vezes por semana, para aproximadamente 200 alunos do 4o e 7o anos e Grego II e Latim II como optativas para os alunos do 5o e 8o anos que porventura quiserem dar continuidade aos seus estudos das línguas grega e latina. Este novo projeto interdisciplinar amplia o escopo do projeto já existente com o acréscimo de aulas de Filosofia e Arqueologia da Antiguidade Clássica na Rede Pública de Ensino Fundamental e Médio. As aulas de Filosofia e História/Arqueologia Clássica acrescentarão um período de Estudos Clássicos na grade curricular do 8o ano da EMEF Des. Amorim Lima. A partir de 2019, pretendemos buscar mais escolas da rede pública que poderão se interessar pelo projeto. Portanto, para 2018-2019 foram concedidas mais 2 bolsas de monitoria para um aluno do Dept. de Filosofia e outro do Museu de Arqueologia e Etnografia da USP.
    • Nome do projeto: Projeto Minimus, ano VI: Ensino de Latim e Grego no Ensino Fundamental (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CORREA, P. C. , HASEGAWA, A. P. .
      Descrição: O Projeto Minimus ano VI dá continuidade ao ensino da língua grega e latina na EMEF Des. Amorim Lima, na grade curricular do 7o e 4o ano, respectivamente.
    • Nome do projeto: Bolsa Pq CNPq: O Catálogo de Mulheres; Estudo, Tradução e Comentário (2018 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORREA, P. C. .
      Descrição: A pesquisa (CNPq Pq) visa a produção de uma tradução, um estudo e comentários dos fragmentos supérstites do Catálogo de Mulheres. O número de fragmentos do Catálogo de Mulheres chega a um total de 262 (excetuando os dúbios e espúrios que não serão incluídos na pesquisa), conforme a segunda edição de 1990 de Merkelbach e West que será tomada por base e cotejada com edição de Most (2007) . Os fragmentos serão comentados de modo a elucidar, na medida do possível, efeitos poéticos, aspectos da linguagem, da narrativa e a particularidade destas versões dos mitos no Catálogo, em confronto com as presentes em outras tradições e obras, anteriores ou contemporâneas, e a sua fortuna crítica.
    • Nome do projeto: Projeto Minimus ano 7 (2019 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CORREA, P. C. .
      Descrição: Ensino de grego e latim na EMEF Desembargador Amorim Lima. Como parte do Programa Aprender na Comunidade, Projeto Minimus conta com 9 monitores PUB que lecionam grego para o 7o ano e latim para o 5o ano na grade curricular.
    • Nome do projeto: Projeto MINIMUS INTERDISCIPLINAR ano 8 ? Grego e Latim, Filosofia, História e Arqueologia da Antiguidade (2020 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CORREA, P. C. , BOLZANI, R. , KORMIKIARI, M. C. N. , FRANCISCO, G. S. .
      Descrição: Pedido de renovação para continuidade e expansão do projeto anterior.
    • Nome do projeto: Projeto Minimus ano 10 - Interdisciplinar EMEF Des. Amorim Lima e Oficinas na Escola de Aplicação da USP (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CORREA, P. C. , SANTOS, Marcos Martinho dos , KORMIKIARI, M. C. N. , FER, J. C. , DOTTA, J. , SOUSA, P. H. S. , OLIVEIRA, G. R. M. , SOUSA, M. V. C. , MOITINHO, S. B. , CHAVES, B. R. D. , OLIVEIRA, A. T. G. , MOURA, W. G. , MARCHIORI, P. .
      Descrição: O Projeto Minimus, Grego e Latim no Ensino Fundamental, para o qual já foram concedidas 8 bolsas PUB (2021-2022), visa a preparação e coordenação de alunos da USP que ministrarão, como monitores da PrCeu, aulas na EMEF Desembargador Amorim Lima: aulas de de Língua Grega I e Língua Latina I (que são matérias obrigatórias na grade curricular da escola desde o início do projeto em 2013), duas vezes por semana, para aproximadamente 200 alunos do 4o e 7o anos e Grego II e Latim II como optativas para os alunos do 5o e 8o anos que porventura quiserem dar continuidade aos seus estudos das línguas grega e latina. Este novo projeto interdisciplinar amplia o escopo do projeto já existente com o acréscimo de aulas de Filosofia e Arqueologia da Antiguidade Clássica na Rede Pública de Ensino Fundamental e Médio. As aulas de Filosofia e História/Arqueologia Clássica acrescentarão um período de Estudos Clássicos na grade curricular do 8o ano da EMEF Des. Amorim Lima. Neste ano, conseguimos levar o projeto por meio de oficinas à Escola de APlicação da USP, com a Oficina de Língua grega para o F@, Oficina de Fábulas F2 e Oficina de Latim para o F1.
    • Nome do projeto: Bolsa Pq CNPq: Alceu de Mitilene: tradução completa dos fragmentos, comentário e estudo. (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORREA, P. C. .
      Descrição: A nova pesquisa CNPq Pq propõe a produção da tradução dos 472 fragmentos de Alceu para o vernáculo, acrescida de comentários e um estudo introdutório.
    • Nome do projeto: Projeto MINIMUS INTERDISCIPLINAR ano 9 ? Grego e Latim, Filosofia, História e Arqueologia da Antiguidade (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CORREA, P. C. .
      Descrição: Continuidade do projeto
    • Nome do projeto: Bolsa Pq CNPq: A fábula arcaica: Arquíloco de Paros (1997 - 1999
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORREA, P. C. .
      Descrição: Estudos sobre a fábula e a representação de animais em Arquíloco. Tradução e comentário de três fábulas supérstites fr. 172-181, 224, 185-87, 225, 192) e de outros fragmentos que contêm imagens de animais (fr. 21, 35, 41, 43, 189, 196a, 201, 223, 256W)
    • Nome do projeto: Bolsa FAPESP: Os mitos em Estesícoro e Íbico (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORREA, P. C. .
      Descrição: Neste estágio de pesquisa no exterior, foi realizado um levantamento e estudo da bibliografia inexistente no país acerca dos mitos nos fragmentos supérstites de Estesícoro e Íbico, em confronto com as narrativas míticas dos poemas épicos de Homero e do Ciclo Épico, e redigido comentários aos seguintes fragmentos: Estesícoro (Helena 187-191, 192-193; O Cavalo de Tróia e O Saque de Tróia S88-147, 196-205; Nóstoi 208, 209?; Oresteia 210-214; Héracles 184 & S8-87, 206, 207, 220; narrativas do ciclo tebano S148-194, S195 e Meleagro 221-222, 222(a)? Davies) e Íbico (Troia S151; Helena 296; Héracles 285, 298-300; Nóstoi 282, 293-297 Davies). Os comentários buscaram aprofundar as discussões atuais sobre a execução, matéria, função e repercussão dos mitos nos versos de Estesícoro e Íbico, comparando-os entre si e com a poesia épica jônica.
    • CORREA, P. C. . Pedido de Auxílio para a vinda de Prof. Visitante do Exterior (Luciano Cânfora). 1999 - Pedido e relatório de prestação de contas
    • CORREA, P. C. . Pedido de auxílio para vinda de Prof. Visitante Exterior - P. J. de la Combe. 2002 - Pedido de auxílio para vinda de prof. visitante - p. j. de la combe
    • CORREA, P. C. . Pedido de auxílio FAPESP - Heracles, Acheloos and Nessos in Archilochus. 2004 - Pedido de auxílio fapesp para participação em evento no exterior
    • CORREA, P. C. . Pedido de auxílio FAPESP- A transmissão da poesia de Arquíloco de Paros. 2004 - Pedido de auxílio fapesp para participação em evento no país, relatório e prestação de contas
    • CORREA, P. C. . Pedido de auxílio para Prof. Visitante - Daniel Kölligan. 2007 - Pedido de auxílio fapesp para prof. visitante
    • CORREA, P. C. . Pedido de auxílio para Prof. Visitante - Prof. Petropoulos. 2013 - Pedido de auxílio para prof. vivistante
    • CORREA, P. C. . O Catálogo de Mulheres; Estudo, Tradução e Comentário. 2017 - Projeto de pesquisa cnpq
    • CORREA, P. C. . Pedido de Auxílio para a vinda de Prof. Visitante (Paulo Butti de Lima). 1999 - Pedido e relatório de prof. visitante do exterior fapesp (paulo butti de lima)
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Nataly Ianicelli Cruzeiro Letras Clássicas Doutorado
    Tiago Bentivoglio da Silva Letras Clássicas Doutorado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Bruno Salviano Gripp Letras Clássicas Doutorado Direto 29/06/2015
    Tadeu Bruno da Costa Andrade Letras Clássicas Doutorado 29/04/2019
    Barbara da Costa e Silva Letras Clássicas Doutorado 30/03/2020
    Robert Brose Pires Letras Clássicas Doutorado 11/03/2014
    Alisson Alexandre de Araujo Letras Clássicas Doutorado 18/03/2014
    Silvia Maria Marinho Galvao Anderson Letras Clássicas Doutorado 16/02/2017
    Alexandre Pinheiro Hasegawa Letras Clássicas Doutorado 25/10/2010
    José Marcos Mariani de Macedo Letras Clássicas Doutorado 06/12/2007
    Márcio Mauá Chaves Ferreira Letras Clássicas Doutorado 08/04/2022
    Erika Pereira Nunes Werner Letras Clássicas Doutorado 25/02/2011
    Rafael de Carvalho Matiello Brunhara Letras Clássicas Doutorado 02/03/2017
    Giuliana Ragusa de Faria Letras Clássicas Doutorado 04/12/2008
    Tadeu Bruno da Costa Andrade Letras Clássicas Mestrado 07/11/2014
    Barbara da Costa e Silva Letras Clássicas Mestrado 15/12/2015
    Tiago Bentivoglio da Silva Letras Clássicas Mestrado 12/11/2015
    Robert Brose Pires Letras Clássicas Mestrado 11/02/2008
    Leonardo Teixeira de Oliveira Letras Clássicas Mestrado 23/02/2017
    Alisson Alexandre de Araujo Letras Clássicas Mestrado 07/03/2006
    Silvia Maria Marinho Galvao Anderson Letras Clássicas Mestrado 06/02/2012
    Alexandre Pinheiro Hasegawa Letras Clássicas Mestrado 14/03/2005
    Viviane Mayumi Ishizuka Letras Clássicas Mestrado 02/10/2002
    José Marcos Mariani de Macedo Letras Clássicas Mestrado 18/08/1997
    Mariana do Amaral Mello Letras Clássicas Mestrado 13/08/2012
    Márcio Mauá Chaves Ferreira Letras Clássicas Mestrado 27/05/2014
    Nataly Ianicelli Cruzeiro Letras Clássicas Mestrado 15/02/2021
    Erika Pereira Nunes Werner Letras Clássicas Mestrado 20/06/2005
    Rafael de Carvalho Matiello Brunhara Letras Clássicas Mestrado 05/12/2012
    Giuliana Ragusa de Faria Letras Clássicas Mestrado 25/08/2003