Não autenticado |

Marly de Bari Matos

    • Possui bacharelado em Letras (português- latim) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas USP (1993), licenciatura em português pela Faculdade de Educação USP (1993), Mestrado e Doutorado em Letras Clássicas (Universidade de São Paulo, 1999 e 2006, com bolsa FAPESP), Pós doutoramento em literatura latina, com bolsa FAPESP, no CNRS de Paris (out./2011 a jul. 2012). Foi professora de língua e literatura latina na Universidade Federal do Paraná (1997-1998) e nas Faculdades São Judas Tadeu (2001-2003). Atualmente é Professora Doutora de Língua e Literatura Latinas no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP) em nível de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu (Letras Clássicas). Suas pesquisas têm como enfoques principais epistolografia latina (Cícero e Plínio o Jovem) e representação da infância (pueritia) na Roma Antiga (I a.C - II d.c). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Latim, Educação e Games (GEPLEG) e membro dos grupos NaLíngua e Tradução e Estudo da Literatura Técnica e Didática romana (CNPq). Entre 2020-2021, esteve à frente da Comissão de Pesquisa como representante do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da USP. Desde 2021, é vice-representante do DLCV/ FFLCH na Comissão de Graduação.

       

      Links:    

    • discurso teórico greco-latino
    • Modelos discursivos clássicos
  • Livros publicados: 1
    • MATOS, M. B. ; OLIVA NETO, J. A. ; HASEGAWA, A. P. ; CAIRUS, Henrique F. ; Martins, Paulo . Visões da Antiguidade. São Paulo : , 2011 . p. ISBN: 9788575061.
    • MATOS, MARLY DE BARI . Processo de aquisição do latim como contrapartida para a aprendizagem de línguas estrangeiras ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 48 , p. 356 - 369 , 2019. ISSN: 14130939.
    • MATOS, MARLY DE BARI ; SCATOLIN, ADRIANO . Cartas de Plínio o Jovem - seleção temática RÓNAI: REVISTA DE ESTUDOS CLÁSSICOS E TRADUTÓRIOS , v. 6 , p. 31 - 51 , 2018. ISSN: 23183446.
    • BARBOSA, E. ; MATOS, M. B. . 129 INFÂNCIA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO ? ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. E por falar em linguagem da Criança.., v. 1, p. 129 - 144, 2023.
    • MATOS, M. B. . Cantata de Dido e Eneida: considerações sobre a imitatio seletiva de Correia Garção. Recepção dos Clássicos - Intertextualidade e Tradução, v. 1, p. 135 - 159, 2023.
    • MATOS, M. B. . A representação do infans nas Instituições Oratórias de Quintiliano: aquisição de linguagem e alfabetização. Na língua do outro, v. , p. 5 - 363, 2012.
    • MATOS, M. B. . Proficiência Inglês - Letras Clássicas. : , 2011 (Avaliação de inglês)
    • MATOS, M. B. . Proficiência em Inglês Letras Clássicas - USP. : , 2010 (Avaliação de Inglês)
    • MATOS, M. B. . Proficiência em Latim Letras - USP. : , 2010 (avaliação de latim pós-graduação)
    • MATOS, M. B. . Das Instituições de Justiniano Origem Do Direito Brasileiro. São Paulo : Ícone , 2005 (Tradução)
    • MATOS, M. B. . Do melhor gênero dos oradores. : , 1999 (Tradução)
    • MATOS, M. B. . 'O orador ideal: estudo teórico-filológico e tradução integral do Orator de Cícero'.. 2015 (Parecer)
    • MATOS, M. B. . Idéia. 2013 (Parecer)
    • MATOS, M. B. . Parecer ad hoc para Revista Linguagem em discurso. 2011 (Parecer)
    • MATOS, M. B. . Clássica. 2011 (Parecer)
    • MATOS, M. B. . Parecer ad hoc para Revista Linguagem em Discurso. 2010 (Parecer)
    • MATOS, M. B. . Parecer para Revista Codex. 2010 (Parecer)
    • MATOS, M. B. . Texto em latim do Título de Professor Emérito (USP). 2003 (Consultoria)
    • MATOS, M. B. . Parecer sobre relatórios de regime CERT (USP). 2007 (Parecer)
    • MATOS, M. B. . Parecer sobre Relatório de Afastamento de Docente do País (USP). 2003 (Parecer)
    • MATOS, M. B. . Parecer ad hoc para Revista Linguagem em Discurso. 2010 (Parecer)
    • MATOS, M. B. . Parecer para Revista Codex. 2010 (Parecer)
    • MATOS, M. B. ; BARBOSA, E. . 'Infância, Linguagem e Educação'. 2020 (Outra)
    • MATOS, M. B. . A literatura a serviço da retórica na carta Att., 1, 16 de M. Túlio Cícero. 2023 (Congresso)
    • MATOS, M. B. . 'A épica clássica no teatro de Correia Garção'. 2022 (Comunicacao)
    • MATOS, M. B. . 'A relação língua-discurso e suas interfaces'. 2021 (Outra)
    • MATOS, M. B. . ?Cantata de Dido e Eneida: considerações sobre a imitatio seletiva de Correia Garção?. 2021 (Comunicacao)
    • MATOS, M. B. . Processo de aquisição do latim como contrapartida para a aprendizagem de línguas estrangeiras.. 2018 (Simposio)
    • MATOS, M. B. . IV ENCONTRO NACIONAL SOBRE A LINGUAGEM DA CRIANÇA: RELEXOS EM 10 ANOS DE PESQUISA. 2018 (Congresso)
    • MATOS, M. B. . Humor. estratégias educativas e persuasão: a formação em Roma. 2018 (Conferência)
    • MATOS, M. B. . 'O ensino em Roma: República e Império'. 2012 (Conferência)
    • MATOS, M. B. . A representação do infans nas INSTITUIÇÕES ORATÓRIAS de Quintiliano: aquisição de linguagem e alfabetização.. 2010 (Comunicacao)
    • MATOS, M. B. . orator Regulus, vir malus dicendi imperitus: o orador perfeito para Plínio o jovem.. 2010 (Comunicacao)
    • MATOS, M. B. . Tradição e tradução: a difícil tarefa de traduzir a correspondência ciceroniana. . 2009 (Comunicacao)
    • MATOS, M. B. . A imagem da criança e uma criança destuida de imagem: considerações sobre a infância nas cartas de Plínio o Jovem. 2010 (Comunicacao)
    • MATOS, M. B. . A educação dos imperadores: Vespasiano, Tito e Domiciano. 2009 (Conferência)
    • MATOS, M. B. . Três personagens em busca de um grande amor. 2009 (Conferência)
    • MATOS, M. B. . Amicitia: amizade e aliança política na correspondência ciceroniana. 2009 (Comunicacao)
    • MATOS, M. B. . O ciclo de estudos de gramática de retórica. 2007 (Comunicacao)
    • MATOS, M. B. . Filios et filias educere: breve histórico da educação romana. 2002 (Comunicacao)
    • MATOS, M. B. ; BERGAMASCHI, P. . A beleza da dor. 2003 (Comunicacao)
    • MATOS, M. B. . A beleza da dor. 2003 (Comunicacao)
    • MATOS, M. B. . Consolatio ad Liuiam de morte Drusi. 2004 (Comunicacao)
    • MATOS, M. B. . O conceito de arte liberal e utilidade na Instituição Oratória de Quintiliano. 2004 (Seminário)
    • Alessandra Del Ré ; MATOS, M. B. . As figuras de presença e comunhão no discurso infantil. 2005 (Comunicacao)
    • Alessandra Del Ré ; MATOS, M. B. . Figuras argumentativas e alteridade em anunciados de crianças. 2005 (Outra)
    • MATOS, M. B. . Carta de Cícero: tradução e mecanismos textuais. 2005 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas - USP)
    • MATOS, M. B. . I Encontro sobre a linguagem da criança - sentido, corpo e representação. 2010 (UNIFESP)
    • MATOS, M. B. . Oficina de Texto - Repertório, argumentação e redação eficiente. 2010 (Casa do Saber)
    • MATOS, M. B. . Escrita criativa: repertório e redação eficiente. 2013 (Casa do saber)
    • MATOS, M. B. ; RE, A. ; ROMERO, M. . II Encontro sobre a linguagem da criança. 2012 (UNESP)
    • MATOS, M. B. . Oficina de Texto - Repertório, argumentação e redação eficiente. 2011 (Casa do Saber)
    • MATOS, M. B. . Princípios da epistolografia latina: Cícero e Plínio o Jovem. 2015 (Faculdade Letras USP)
    • MATOS, M. B. . Atualização em Língua Portuguesa Ortografia, regência verbal, pontuação e crase. 2015 (Casa do Saber)
    • MATOS, M. B. . Oficina de Texto - Repertório, argumentação e redação eficiente. 2010 (Casa do Saber)
    • MATOS, M. B. . Oficina de Texto - Repertório, argumentação e redação eficiente. 2011 (Casa do Saber)
    • MATOS, M. B. . Oficina de Texto: repertório e argumentação. 2013 (CASA DO SABER)
    • MATOS, M. B. ; SARTORELLI, E. C. . EPISTOLOGRAFIA: DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO. 2012 (FFLCH - USP)
    • MATOS, M. B. . Projeto de Pós-Doutoramento FAPESP. 2011
    • MATOS, M. B. . Relatório de prestação de contas - bolsa PDE. 2012
    • MATOS, M. B. . O crime do Padre Amaro - Análise. 2001 (Estudos literários)
    • Nome do projeto: A representação da infância nas cartas de Plínio o Jovem e no Panegírico a Trajano (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATOS, M. B. .
      Descrição: Ao longo de sua correspondência e no Panegírico dedicado a Trajano, Plínio o Jovem destaca o perfil das crianças que deveriam see responsáveis pela perpetuação do Império. Respaldado pelas medidas populistas do imperador para garantir a sobrevivência dos futuros cidadãos romanos, Plínio traça um perfil de uma infância que obedece antes a convenções retóricas do que a uma imagem fiel à realidade precária dessa idade da vida.
    • Nome do projeto: Princípios da epistolografia latina: Cícero e Plínio o Jovem (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MATOS, M. B. , CRUZEIRO, N. I. .
      Descrição: Projeto de formação de docente e divulgação de pesquisa acerca da epistolografia clássica latina.
    • Nome do projeto: Princípios da epistolografia latina: Cícero e Plínio o Jovem (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MATOS, M. B. , CRUZEIRO, N. I. .
      Descrição: Projeto de formação de docente e divulgação de pesquisa acerca da epistolografia clássica latina.
    • Nome do projeto: Princípios da epistolografia latina: Cícero e Plínio o Jovem (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MATOS, M. B. , CRUZEIRO, N. I. .
      Descrição: Projeto de formação de docente e divulgação de pesquisa acerca da epistolografia clássica latina.
    • Nome do projeto: Tradução Coletiva das 'Odes" de Horácio (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATOS, M. B. , MATOS, M. B. , HASEGAWA, A. P. , FERNANDES, M. V. , PICCOLO, A. P. .
      Descrição: O projeto visa traduzir publicar uma edição bilíngue latim-português do conjunto de poemas que compõem os quatro livros das 'Odes' de Horácio, traduzidos pelo maior número possível de tradutores brasileiros contemporâneos.
    • Nome do projeto: O EMBATE ENTRE OPTIMATES E CESARIANOS NA CORRESPONDÊNCIA DE MARCO TÚLIO CÍCERO (2023 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MATOS, M. B. , MATOS, M. B. , PORTELLA, L. A. A. , CRUZ, D. P. M. C. .
      Descrição: O projeto visa a disseminar e aprofundar o conhecimento de língua e literaturalatina entre os graduandos de segundo e terceiro anos da área por meio de seu engajamento em atividades que tenham como finalidade a tradução de textos originais em latim para o português com vistas à consequente publicação em periódicos academicamente especializados. Assim, este projeto pretende estudar e traduzir parte da correspondência particular do célebre orador romano Marco Túlio Cícero num período determinante para a decadência do sistema republicano. Entre os anos de 65 e 56 a.C., Cícero relata, em suas cartas, o surgimento de Públio Clódio Pulcro no cenário político romano. Em 65 a.C., 2 anos antes da célebre Conjuração de Catilina, Clódio processou Lúcio Sérgio Catilina por extorsãodurante seu comando na África, porém, teria sido subornado, garantindo a sua absolvição(Cíc., De Har.Resp. 42). Anos mais tarde, em 57 a.C., agora como tribuno da plebe,Clódio, descendente da nobreza romana, fez-se adotar por um plebeu e, aliado aosinteresses cesarianos, conseguiu aprovar leis que garantiram a perda dos bens e dosdiretos políticos de Marco Túlio.Neste projeto, pretende-se, a partir da leitura, tradução e análise de algumas desuas cartas datadas entre 65 e 56, entender como Clódio usou dos trâmites políticosreligiosos para neutralizar a figura de Marco Túlio e garantir ascensão de Júlio César aopoder.
    • Nome do projeto: Eneida: um game. (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATOS, M. B. , MATOS, M. B. , MATOS, M. B. , PORTELLA, L. A. A. , CRUZ, D. P. M. C. , MORAIS, H. T. F. , SILVA, R. F. , CORDEIRO, K. S. H. , BENTO, R. A. .
      Descrição: O grupo de trabalho compõe-se de pesquisadores de letras clássicas, vernáculas, pedagogia, empenhados na divulgação da literatura produzida na Antiguidade greco-latina. Ele tem como objetivo intensificar o diálogo entre membros das diversas áreas do conhecimento a fim de que, juntos, elaborem um jogo eletrônico a partir da Eneida de Virgílio. O processo de produção do jogo eletrônico implica ações pedagógicas de três níveis: (1) intensificação dos estudos de língua e de literatura latina a fim de que alunos da habilitação em Latim insiram-se em microprojetos do grupo como agentes e pacientes da ação educativa conduzida por "tutores".(2) compartilhar com o público externo, sobretudo com alunos da Rede Pública de Ensino, as ações implementadas na confecção do jogo a fim de potencializar a participação da comunidade externa à Universidade nos eventos promovidos pelo grupo.(3) aproximar os alunos de estudos clássicos dos instrumentos tecnológicos disponíveis em outras unidades.
    • Nome do projeto: Elogio/vitupério na obra de Plínio o Jovem: a representação da pueritia (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATOS, M. B. .
      Descrição: Esta pesquisa visa estudar, na obra de Plínio o Jovem, de que modo recursos argumentativos envolvidos na representação da pueritia constituem o louvor e o vitupério de personalidades da época com vistas a disseminar os modelos educativos estoicos.