Não autenticado |

Elise Nakladal de Mascarenhas Melo

    • Professora junto ao Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). É mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM - Bolsa CNPq), com o título "Uma investigação funcionalista da estrutura argumental preferida e da acessibilidade de referentes em narrativas escritas destinadas ao público infantil", e doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM - Bolsa Mérito MackPesquisa), com o título "A construção do significado figurativo em livros ilustrados destinados ao público infantil". Atua nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, pesquisando particularmente as teorias funcionalista e cognitivista da linguagem e as relações entre texto e gramática. Integrante do Grupo de Pesquisa do CNPq "Gramática de usos do português do Brasil".

       

      Links:    

  • Capítulos publicados: 1
    • MELO, E. N. M. . A composicionalidade do significado do símile linguístico: um estudo cognitivo-funcional da língua em uso. Sentidos do discurso e do texto: teorias, métodos, práticas de análise, impactos sociais e culturais, v. , p. 49 - 78, 2022.
    • MELO, E. N. M. . O tratamento concedido à função sintática de Sujeito na tradição gramatical do português. In: VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África , 2023 , São Paulo. Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. : Even3, 2022.
    • MELO, E. N. M. . A estrutura argumental preferida no discurso dirigido ao público infantil: um exame de narrativas escritas no português do Brasil. In: VI SIMELP: da união à diversidade , 2021 , Santarém. Anais do VI SIMELP: da união à diversidade. : , 2021. p. 2149 - 2166.
    • MELO, E. N. M. . A estrutura informacional no português do Brasil: uma análise da construção de inversão locativa. In: XXIII Mostra de pós-graduação em Letras: língua e literatura, produção científica e relevância social , 2019 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2019.
    • MELO, E. N. M. . A estrutura informacional no português do Brasil: uma análise da construção apresentativa 'era uma vez'. In: VII SIMELP - Simpósio mundial de estudos de língua portuguesa , 2019 , Porto de Galinhas - Pernambuco. Resumos dos trabalhos. : , 2019.
    • MELO, E. N. M. . Experiência, cognição e linguagem: subcasos da metáfora conceptual 'saber é ver'. In: III Simpósio de Variação Linguística e Ensino , 2019 , Maringá - PR. Anais do III SIMVALE - Simpósio de Variação Linguística e Ensino. : , 2019.
    • MELO, E. N. M. . A natureza construcional da linguagem metafórica. In: XXIV Mostra de Pós-Graduação em Letras: Língua e Literatura, desbravando horizontes de liberdade e esperança , 2020 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2020.
    • MELO, E. N. M. . Tolstoy in Contemporary Japanese Pop Culture. In: Tolstoy, Live in Seoul: The International Tolstoy Conference in Seoul 2010 , 2010 , Seoul. Tolstoy, Live in Seoul: The International Tolstoy Conference in Seoul 2010. : The Open Books Co., 2010. p. 119 - 127.
    • MELO, E. N. M. . Experiência, cognição e linguagem: a trajetória de abstratização semântica do significado do verbo ligar(se). In: III Simpósio de Variação Linguística e Ensino , 2020 , Maringá - PR. Anais do III SIMVALE - Simpósio de Variação Linguística e Ensino. : , 2020. p. 324 - 333.
    • MELO, E. N. M. . A estrutura informacional no português do Brasil: uma análise da construção apresentativa 'era uma vez'. In: III Congresso Mackenzie Letras em Rede: linguagens, educação e sociedade , 2018 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2018.
    • MELO, E. N. M. . Topic (dis)continuity in Brazilian Portuguese child-directed written narratives. In: Constructional semantics: Cognitive, functional and typological approaches , 2018 , Helsinki. Book of abstracts. : , 2018.
    • MELO, E. N. M. . A acessibilidade referencial em narrativas escritas destinadas ao público infantil. In: XXI Mostra de Pós-Graduação em Letras, Língua e Literatura: diálogos contemporâneos , 2017 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2017.
    • MELO, E. N. M. . A (des)continuidade tópica no discurso infantil. In: 17º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 8º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP , 2018 , São Paulo. Resumos das comunicações. : , 2018.
    • MELO, E. N. M. . A estrutura argumental preferida: uma investigação funcionalista das predicações de transitividade direta em narrativas escritas destinadas ao público infantil. In: VI SIMELP - Simpósio mundial de estudos da língua portuguesa , 2017 , Santarém. Resumos dos simpósios. : , 2017.
    • MELO, E. N. M. ; MACHADO, E. A. . Esse cabelo: uma história sobre cabelo e identidade. In: XX Mostra de Pós-Graduação em Letras, Língua e Literatura: entre linguagens , 2016 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2016.
    • MELO, E. N. M. . A estrutura argumental preferida: uma investigação funcionalista das predicações de transitividade direta em narrativas escritas destinadas ao público infantil. In: XX Mostra de Pós-Graduação em Letras, Língua e Literatura: entre linguagens , 2016 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2016.
    • MELO, E. N. M. . A estrutura argumental preferida na literatura infantil. In: 64º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo , 2016 , Assis. Programação do 64º Seminário do GEL. : , 2016.
    • MELO, E. N. M. . Análise discursiva da novela 'O Capote' de N. V. Gógol. In: XIX Mostra de Pós-Graduação em Letras, Língua e literatura: muitas margens , 2015 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2015.
    • MELO, E. N. M. . Parecer técnico-científico 'ad hoc pro honorem' para a XV Jornada de Iniciação Científica e IX Mostra de Iniciação Tecnológica. 2019 (Parecer)
    • MELO, E. N. M. . Parecer técnico-científico 'ad hoc pro honorem' para a XV Jornada de Iniciação Científica e IX Mostra de Iniciação Tecnológica. 2019 (Parecer)
    • MELO, E. N. M. . Parecer técnico-científico 'ad hoc pro honorem' para a XV Jornada de Iniciação Científica e IX Mostra de Iniciação Tecnológica. 2019 (Parecer)
    • MELO, E. N. M. . O tratamento concedido à função sintática de Sujeito na tradição gramatical do português. 2022 (Comunicacao)
    • MELO, E. N. M. . A natureza construcional da linguagem metafórica. 2020 (Comunicacao)
    • MELO, E. N. M. . Os desafios da pesquisa acadêmica. 2020 (Conferência)
    • MELO, E. N. M. . Tolstoy in Contemporary Japanese Pop Culture. 2010 (Conferência)
    • MELO, E. N. M. . Aspectos linguísticos e culturais da literatura infanto-juvenil brasileira. 2019 (Seminário)
    • MELO, E. N. M. ; COSTA, C. M. . O ensino de gramática pelo viés do Funcionalismo: em foco os esquemas de predicado e os expedientes de acomodação da estrutura argumental. 2019 (Comunicacao)
    • MELO, E. N. M. . Experiência, cognição e linguagem: subcasos da metáfora conceptual 'saber é ver'. 2019 (Comunicacao)
    • MELO, E. N. M. . A estrutura informacional no português do Brasil: uma análise da construção de inversão locativa. 2019 (Comunicacao)
    • MELO, E. N. M. . As interfaces sintática, semântica e pragmática da gramática: em foco o fluxo de informação. 2019 (Conferência)
    • MELO, E. N. M. . A estrutura informacional no português do Brasil: uma análise da construção apresentacional 'era uma vez...'. 2018 (Comunicacao)
    • MELO, E. N. M. . Topic (dis)continuity in Brazilian Portuguese child-directed written narratives. 2018 (Comunicacao)
    • MELO, E. N. M. . Metodologia do trabalho científico: desafios. 2018 (Conferência)
    • MELO, E. N. M. . Experiências de pesquisa: narrativas a serem compartilhadas. 2016 (Conferência)
    • MELO, E. N. M. . A (des)continuidade tópica no discurso infantil. 2018 (Comunicacao)
    • MELO, E. N. M. . A acessibilidade referencial em narrativas escritas destinadas ao público infantil. 2017 (Comunicacao)
    • MELO, E. N. M. . A estrutura argumental preferida no discurso dirigido ao público infantil: um exame de narrativas escritas no português do Brasil. 2017 (Comunicacao)
    • MELO, E. N. M. ; MACHADO, E. A. . Esse cabelo: uma história sobre cabelo e identidade. 2016 (Comunicacao)
    • MELO, E. N. M. . A estrutura argumental preferida: uma investigação funcionalista das predicações de transitividade direta em narrativas escritas destinadas ao público infantil. 2016 (Comunicacao)
    • MELO, E. N. M. . A estrutura argumental preferida na literatura infantil. 2016 (Comunicacao)
    • MELO, E. N. M. . Análise discursiva da novela 'O Capote' de N. V. Gógol. 2015 (Comunicacao)
    • MELO, E. N. M. . XXV Mostra de Pós-Graduação em Letras. Língua, Literatura e Ensino: conexões e perspectivas. 2021 (Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • MELO, E. N. M. . 26º Mostra de Pós-Graduação em Letras - Língua, Literatura e Ensino: Intersecções. 2022 (Universidade Presbiterniana Mackenzie)