Não autenticado |

Renata Palumbo

    • Professora Doutora MS-3.1 da Universidade de São Paulo (USP), na área de Texto e Discurso, junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH. Doutora e Mestre em Letras pela mesma Instituição. Fez estágio sanduíche de doutoramento pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad). Autora do livro "Referenciação, metáfora e argumentação no discurso presidencial", publicado pela FFLCH-USP como produção acadêmica premiada. Possui Pós-Doutoramento com a pesquisa "A Língua Portuguesa como objeto de poder e de acordo na comunidade política lusófona" (2016-2018). Tem promovido e ministrado cursos de extensão a respeito de ensino de língua portuguesa, argumentação, leitura e escrita. Membro do Grupo de Pesquisa Linguística de Texto e Análise da Conversação da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL). Também participa do Grupo de Estudos do Discurso da USP (GEDUSP) pelo CNPq e do projeto temático Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para a formação de professores e de pesquisadores globalizados (IEL/UNICAMP/FAPESP). Pesquisa sobre: discursos midiático e político, teorias da argumentação, sociocognição, linguística de texto, língua falada e escrita, multimodalidade, além de se dedicar à linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa.

       

      Links:    

    • Estudos discursivos, argumentativos e interacionais de textos em diferentes contextos de uso
    • Estudos argumentativos do texto e do discurso.
    • Linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa
    • RONCATO, C. R. ; PALUMBO, R. ; SILVA, W. M. . Contribuições discentes para a educação inclusiva. São Paulo : Faculdade Sesi de Educação, 2023 . 450p. ISBN: 9786598196400.
    • PALUMBO, R. . Fundamentos Históricos da Língua Portuguesa (volumes I e II). Maringá-PR : UniCesumar, 2017 . 165p. ISBN: 9788545917205.
    • PALUMBO, R. . Referenciação, metáfora e argumentação no discurso presidencial. São Paulo : FFLCH/USP, 2014 . p. ISBN: 9788575062401.
    • PALUMBO, R. ; AQUINO, Z. G. O. . FORÇA ARGUMENTATIVA DAS FAKE NEWS EM REDE DIGITAL Revista Saridh - Linguagem e Discurso , v. 5 , p. 48 - 67 , 2024. ISSN: 26746131.
    • AQUINO, ZILDA GASPAR OLIVEIRA ; PALUMBO, RENATA ; BENTES, ANNA CRISTINA . A produção de sentido nas interações virtuais: um estudo dos minicontos no Instagram INVESTIGAÇÕES (ONLINE) , v. 35 , p. 1 - 35 , 2022. ISSN: 2175294X.
    • CASOTTI, J. B. C. ; PALUMBO, R. ; AQUINO, Z. G. O. . A argumentação e o lócus do professor em material didático em língua portuguesa http://dx;doi.org/ 10.35520/diadorim.2022.v24n2a51107 , v. 24 , p. 267 - 291 , 2022. ISSN: 26751216.
    • BENTES, ANNA ; PALUMBO, RENATA ; AQUINO, ZILDA . Linguística textual, interação e cognição social (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS , v. 15 , p. 10 - 29 , 2021. ISSN: 23173475.
    • PALUMBO, R. . Argumentação e sociocognição nos discursos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação , v. , p. 104 - 121 , 2019. ISSN: 22376984.
    • AQUINO, ZILDA GASPAR OLIVEIRA DE ; PALUMBO, RENATA . Diálogos com Marcuschi: sociocognição, argumentação e ensino Filologia e Linguística Portuguesa (Online) , v. 21 , p. 9 - 24 , 2019. ISSN: 21769419.
    • PALUMBO, R. ; AQUINO, Z. G. O. ; BENTES, A. A. C. . Frames e argumentação: analisando o pronunciamento de Michel Temer pós-impeachment de Dilma Rousseff (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS , v. 13 , p. 115 - 134 , 2019. ISSN: 23173475.
    • AQUINO, Z. G. O. ; PALUMBO, R. . A construção de identidade e a busca de legitimidade no discurso político presidencial CONEXÃO LETRAS , v. 11 , p. 75 - 88 , 2016. ISSN: 25948962.
    • AQUINO, Z. G. O. ; PALUMBO, R. . Discurso político e argumentação nas redes sociais: um jogo de representações REVISTA PHILOLOGUS , v. 01 , p. 571 - 589 , 2015. ISSN: 14136457.
    • PALUMBO, R. . Análise crítica do discurso presidencial: abordagem sociocognitiva ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 43 , p. 1308 - 1322 , 2014. ISSN: 14130939.
    • PALUMBO, R. . Um estudo do discurso político na esfera política internacional LINGUAGEM. ESTUDOS E PESQUISAS (UFG) , v. 16 , p. 267 - 287 , 2012. ISSN: 15196240.
    • PALUMBO, R. . Argumentação e referenciação no discurso de Lula: a construção discursivo-metafórica da guerra e da paz ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 39 , p. 1010 - 1023 , 2010. ISSN: 14130939.
    • PALUMBO, R. . A Metáfora da Guerra nos discursos de Lula: um estudo dos processos referenciais e argumentativos Revista intercâmbio , v. 21 , p. 78 - 97 , 2010. ISSN: 2237759X.
    • PALUMBO, R. ; FARNEDA, E. . A utilização do exemplo como estratégia argumentativa nos debates televisivos Letra Magna (Online) , v. 5 , p. 1 - 12 , 2008. ISSN: 18075193.
    • PALUMBO, R. . A argumentação na mídia: um estudo sobre a metáfora Revista Linha D´Água , v. 0 , p. 53 - , 2006. ISSN: 22364242.
    • PALUMBO, R. . Processos de produções textuais como estratégia de formação crítica de professores. O Dispositivo formativo da residência pedagógica: experiências multidisciplinares, v. 1, p. 7 - 21, 2023.
    • PALUMBO, R. . Entrevista sobre Linguística Textual. O que é e o que faz a Linguística Textual, v. 1, p. 220 - 237, 2023.
    • AQUINO, Z. G. O. ; PALUMBO, R. ; COZER, J. . Metáforas e ensino: perspectivas para o trabalho com leitura no ensino médio. Multiletramentos, práticas de leitura e compromisso social, v. 1, p. 153 - 163, 2021.
    • CONCEICAO, J. W. ; PALUMBO, RENATA . A Literatura Infantil na História, na Contemporaneidade e no Baú de Experiências Literárias do Professor. Conversas pedagógicas: educação infantil, v. 1, p. 75 - 100, 2021.
    • PALUMBO, RENATA ; AQUINO, ZILDA GASPAR OLIVEIRA DE . Discurso, cognição e argumentação: caminhos de construção do frame Lava Jato. Argumentação e discurso: fronteiras e desafios, v. 1, p. 357 - 370, 2020.
    • PALUMBO, R. . A Língua Portuguesa como símbolo de poder na política internacional. Estudos do Discurso: O poder do discurso e o discurso do poder, v. 2, p. 242 - 255, 2018.
    • PALUMBO, R. . Cognição, Argumentação e Discurso. Discurso e argumentação: fotografias interdisciplinares, v. 2, p. 65 - 81, 2018.
    • PALUMBO, R. ; GIANNOTTI, R. . Discurso político e poder: a internacionalização do Brasil e da Língua Portuguesa. Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização, v. 01, p. 1244 - 1252, 2014.
    • PALUMBO, R. . Discurso presidencial no âmbito da política externa: análise do papel referencial-argumentativo da metáfora. Linguagem, Estratégia e (Re)Construção, v. 01, p. 236 - 252, 2014.
    • PALUMBO, R. . Referenciação metafórica no discurso político presidencial: um estudo argumentativo. Discurso em suas pluralidades teóricas, v. 1, p. 1 - 19, 2013.
    • PALUMBO, R. . Processo referencial-metafórico e orientação argumentativa. Abordagens metodológicas em estudos discursivos, v. 01, p. 178 - 191, 2010.
    • PALUMBO, R. . Discurso político televisivo: o jogo discursivo. Estudos do Discurso. Diferentes Perspectivas, v. 01, p. 1 - 10, 2009.
    • PALUMBO, R. . Uma análise interacional do programa Jô Soares. In: 53° Seminário do GEL , 2005 , São Paulo. Caderno de Resumos do 53° Seminário do GEL. São Carlos : Universidade Federal de São Carlos, 2005. p. 173 - 173.
    • PALUMBO, R. ; AQUINO, Z. G. O. . Mídia e Sociocognição - aspectos textuais e discursivos. In: 37o Enanpoll ? Pós- Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística na reconstrução de um Brasil democrático e plural , 2023 , Niterói. Resumos do 37o Enanpoll ? Pós- Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística na reconstrução de um Brasil democrático e plural. Niterói : Universidade Federal Fluminense (UFF), 2023. p. 1 - .
    • PALUMBO, R. ; GONCALVES-SEGUNDO, P. R. . Argumentação, discurso e cognição: aportes teórico-metodológicos. In: II Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr) , 2015 , Belo Horizonte. Anais do II Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr). Belo Horizonte : FALE/UFMG, 2015. p. 174 - 174.
    • PALUMBO, R. . Discurso multimodal, referenciação e argumentação: abordagem discursivo-argumentativa. In: II Seminário de Estudos Sobre Discurso e Argumentação (II SEDiAr) , 2015 , Belo Horizonte. Anais do II Seminário de Estudos Sobre Discurso e Argumentação (II SEDiAr). Belo Horizonte : Faculdade de Letras da UFMG, 2014. p. 176 - 177.
    • PALUMBO, R. ; ABREU, B. M. ; LEMES, H. F. ; SILVA, O. R. ; SILVA, R. . O gênero meme nos contextos dos multiletramentos e da multimodalidade. In: IX Congresso Nacional de Educação (CONEDU) , 2023 , João Pessoa. Anais do IX Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Campina Grande : Editora Realize, 2023.
    • PALUMBO, R. . O papel dos pictogramas na ativação de frames no Twitter. In: II International Conference on Encounter with Human Sciences & IV LINCOG - International Symposium on Language and Cognition , 2021 , Macao. Livro de resumos do II International Conference on Encounter with Human Sciences & IV LINCOG - International Symposium on Language and Cognition. Macao : Macao Polytechnic Institute, 2021. p. 128 - 128.
    • PALUMBO, R. . Mídia digital e o processo de construção de identidades: a perspectiva da referenciação. In: IX Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP (IX EPED) , 2017 , São Paulo. Caderno do resumos do IX Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP (IX EPED). São Paulo : Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), 2017. p. 12 - 12.
    • AQUINO, Z. G. O. ; PALUMBO, R. . A propósito da interface linguística cognitiva e linguística de texto na análise de textos nas redes sociais. In: Nonas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso & Quarto Congresso Internacional de Estudos do Discurso (JADIS IX/CIED IV) , 2022 , Porto. Caderno das Nonas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso & Quarto Congresso Internacional de Estudos do Discurso (JADIS IX/CIED IV). Porto : Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2022. p. 125 - 126.
    • PALUMBO, R. . Interações tensivas na internet: acionamentos de frames e (re)significações. In: Nonas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso & Quarto Congresso Internacional de Estudos do Discurso (JADIS IX/CIED IV) , 2022 , Porto. Caderno de Resumos das Nonas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso & Quarto Congresso Internacional de Estudos do Discurso (JADIS IX/CIED IV). Porto : Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2022. p. 34 - 34.
    • PALUMBO, R. ; MIRANDA, D. S. . Discurso e Argumentação. In: IX Congresso Internacional da ABRALIN , 2015 , Belém. Caderno de Resumos do IX Congresso Internacional da ABRALIN. Belém : Universidade Federal do Pará, 2015. p. 102 - 102.
    • CARNIN, A. ; PALUMBO, R. . Letramentos Acadêmicos e Processos de Ensino de Escrita Mediados pelo Professor no Programa de Formação Interdisciplinar Superior (PROFIS-UNICAMP). In: I Congresso Internacional de Educação SESI - SP , 2023 , São Paulo. Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP. São Paulo : Editora Realize, 2023. p. 1 - 1.
    • PALUMBO, R. . O papel referenciador e argumentativo da metáfora no discurso presidencial. In: III Simpósio Língua, Discurso e Contexto. Grupo de Estudos Discursivos da USP (GEDUSP) , 2013 , São Paulo. Cadernos de Resumo do III Simpósio Língua, Discurso e Contexto. Grupo de Estudos Discursivos da USP (GEDUSP). São Paulo : Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), 2013. p. 9 - 9.
    • AQUINO, ZILDA ; PALUMBO, R. . Argumentação e polêmica no gênero notícia comentada. In: Colóquio Internacional: Enunciação e Argumentação , 2021 , Online. Programação do Colóquio Internacional: Enunciação e Argumentação. Florianópolis : Universidade Federal de Santa Catarina, 2021. p. 13 - 13.
    • PALUMBO, R. . A Língua Portuguesa como símbolo de poder na política internacional. In: Sextas Jornadas Internacionais de Análise de Discurso (JADIS), II Congresso Internacional de Estudos do Discurso (CIED) , 2016 , Porto, Portugal. JADIS IV, CIED II: Caderno de Resumos. Porto : Universidade do Porto, 2016. p. 101 - 102.
    • PALUMBO, R. ; LUQUES, S. U. . Aspectos cognitivos na construção de sentido na interação virtual. In: Letras em Rede: Tradução e Inovação , 2016 , São Paulo. Anais do 2. Congresso Nacional Mackenzie. São Paulo : Universidade Mackenzie, 2015. p. 862 - 876.
    • PALUMBO, R. . Relações entre a Teoria da Mesclagem Conceptual e a Argumentação. In: III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr) , 2016 , Aracajú. Anais do III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr). Ilhéus : Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, 2016. p. 4057 - 4067.
    • AQUINO, Z. G. O. ; PALUMBO, R. . Interação e polêmica em diálogos no facebook. In: XVII Congresso Internacional da Associação de Linguística da América Latina - ALFAL , 2014 , João Pessoa. Estudo Linguísticos e Filológicos. ANAIS do XVII Congresso Internacional da ALFAL 2014.. João Pessoa : Idea, 2014. p. 2961 - 2975.
    • PALUMBO, R. ; GIANNOTTI, R. . Discurso político e poder: a internacionalização do Brasil e da Língua Portuguesa. In: II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana , 2014 , Braga. Livro de resumos do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana. Braga : Universidade do Minho, 2014. p. 472 - 473.
    • PALUMBO, R. . O olhar disciplinador nas notícias online: um enfoque argumentativo. In: SILEL - Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Simpósio Internacional de Letras e Linguística. , 2011 , Uberlândia. Anais do SILEL. Uberlândia : ILEEL - Instituto de Letras e Linguística, 2011. p. 1 - 2.
    • PALUMBO, R. . O olhar disciplinador nas notícias online: um enfoque argumentativo. In: XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística , 2011 , Uberlândia. Resumos do XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística. Uberlândia : Universidade Federal de Uberlândia, 2011. p. 1 - 1.
    • PALUMBO, R. . Referenciação metafórica no discurso político presidencial: um estudo argumentativo. In: EPED - IV Encontro de pós-graduandos em estudos discursivos da USP , 2012 , São Paulo. Caderno de resumos do EPED - IV Encontro de pós-graduandos em estudos discursivos da USP. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2012. p. 48 - 48.
    • PALUMBO, R. . O Discurso Político Presidencial na Esfera Internacional. In: 58 Seminário do GEL. , 2010 , São Carlos. http://www.gel.org.br/resumos_det.php?resumo=6667. : , 2010.
    • AQUINO, Z. G. O. ; PALUMBO, R. . Identidade e Legtimidade no Discurso Político Presidencial. In: II Fórum Internacional de Análise do Discurso , 2010 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do II Fórum Internacional de Análise do Discurso. Rio de Janeiro : UFRJ - Faculdade de Letras, 2010. p. 230 - 230.
    • PALUMBO, R. . A metáfora como estratégia argumentativa na mídia. In: III Seminário Internacional de Linguística - Texto, discurso e ensino , 2009 , São Paulo. Caderno de atividades e resumos. : , 2009. p. 44 - 44.
    • PALUMBO, R. . Argumentação e Referenciação no Discurso de Lula: A Construção Discursivo-Metafórica da Guerra e da Paz. In: 57º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos) , 2009 , Ribeirão Preto. 57º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos). : , 2009.
    • PALUMBO, R. . A metáfora da guerra nos discursos de Lula: um estudo sobre os processos referenciais e argumentativos. In: 17º InPLA Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada , 2009 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : PUC-SP, 2009. p. 310 - 310.
    • PALUMBO, R. ; FARNEDA, E. . A busca de apoio na interação trilogal: um estudo dos marcadores conversacionais. In: 56° SEMINÁRIO DO GEL , 2008 , São José do Rio Preto - SP. 56° SEMINÁRIO DO GEL - 2008. : , 2008.
    • PALUMBO, R. ; FARNEDA, E. . Argumento de autoridade: um estudo da citação nos discursos da CPI. In: 11º Congresso de Língua Portuguesa e 2º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP , 2007 , São Paulo. Anais do 11º Congresso de Língua Portuguesa e 2º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. : , 2007.
    • PALUMBO, R. ; FARNEDA, E. . Argumentação e construção de sentido nos debates midiáticos.. In: I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística 2006 , 2006 , Uberlândia. Resumos do I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística 2006. : , 2006.
    • PALUMBO, R. . Debate político televisivo: o jogo discursivo. In: II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso. VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal 2007 , 2007 , São Paulo. II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso. VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal 2007. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2007. p. 245 - 245.
    • PALUMBO, R. . Argumentação e Referenciação: a dinâmica na construção do referente. In: 55º Seminário do Gel , 2007 , Franca, SP. Cadernos de resumos do 55º seminário do Gel. : , 2007.
    • PALUMBO, R. ; FARNEDA, E. . Argumento de autoridade: um estudo da citação nos discursos da CPI. In: 11º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa , 2006 , São Paulo. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. : , 2006. p. 55 - 55.
    • PALUMBO, R. . Análise crítica do discurso presidencial: abordagem sociocognitiva. In: GEL - Grupo de estudos linguisticos , 2013 , São Paulo. Cadernos de resumos do 53º GEL. : , 2013.
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da Revista de Estudos do Discurso da Universidade do Porto (REDIS). 2024 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Debatedora de sessão de comunicação no XIV Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos (EPED-USP). 2024 (Outra)
    • PALUMBO, R. . Comissão Científica do livro ?Tecendo sentidos: investigações em estudos linguísticos, textuais e discursivos. 2024 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da revista da EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. 2024 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. 2020 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da revista da EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. 2023 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. 2022 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. 2021 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. 2020 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. 2018 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. 2017 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da Revista (Con)Textos Linguísticos. 2019 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da Revista Filologia e Linguística Portuguesa. 2019 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da Revista Letras & Letras. 2020 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc do periódico Cadernos de Linguística. 2020 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da Revista Calidoscopio. 2021 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da Revista de Estudos da Linguagem. 2021 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da Revista Linha D´Água. 2023 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da Revista Linha D´Água. 2023 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da Revista Linha D´Água. 2023 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da Revista Linha D´Água. 2021 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da Revista da Abralin. 2022 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da Revista da Abralin. 2021 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da Revista Investigações. 2022 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da Revista de Estudos do Discurso da Universidade do Porto (REDIS). 2023 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc da Revista da Anpoll. 2023 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Comissão Científica do livro Pesquisas em Filologia e Língua Portuguesa (Volume 1, FFLCH/USP). 2021 (Outra)
    • PALUMBO, R. . Banca de Avaliação de Redação. 2019 (Outra)
    • PALUMBO, R. . Banca de Avaliação de Redação. 2018 (Outra)
    • PALUMBO, R. . Integrante de Conselho Consultivo, Núcleo Docente Estruturante do curso de licenciatura em Linguagens. 2022 (Assessoria)
    • PALUMBO, R. . Mediadora do GT 4: A prática na formação inicial de professores + Relato de experiências. 2023 (Outra)
    • PALUMBO, R. . Coordenadora do GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades. 2023 (Outra)
    • PALUMBO, R. . Integrande da Comissão Científica e da Comissão Avaliadora do I Congresso Internacional de Educação. 2023 (Assessoria)
    • PALUMBO, R. . Comissão Científica do livro Linguística e discurso: diálogos possíveis. 2015 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Comissão Científica do livro A multidisciplinaridade nos estudos discursivos (EPED-USP). 2015 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Debatedora no II Colóquio de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa (CoPeD). 2020 (Outra)
    • PALUMBO, R. . Comissão Científica do livro Diálogos brasileiros no estudo de gêneros textuais-discursivos. 2016 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc do livro Texto, discurso e multimodalidade: perspectivas atuais. 2017 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Conselho Editorial do Livro Trajetórias teórico-metodológicas nos estudos do discurso (FFLCH-USP). 2019 (Relatorio_tecnico)
    • PALUMBO, R. . Conselho Editorial do livro Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas. 2022 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Debatedora de sessão de comunicação no XII Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos (EPED-USP). 2021 (Outra)
    • PALUMBO, R. . Parecerista ad hoc do II Colóquio de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa (CoPeD). 2020 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Participante da Comissão Científica do livro ?Discurso e poder: teoria e análise? da FFLCH-USP. 2020 (Parecer)
    • PALUMBO, R. . Projeto pedagógico: Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira no ensino médio: multiletramentos. 2019 (Elaboracao_de_projeto)
    • PALUMBO, R. . Projeto pedagógico: planejamento e prática de ensino de Língua Portuguesa no fundamental lI. 2018 (Elaboracao_de_projeto)
    • PALUMBO, R. . Debatedora de sessão de comunicação no I Colóquio de Pesquisa Discente de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa. 2018 (Relatorio_tecnico)
    • PALUMBO, R. . Integrante de Conselho Consultivo, Núcleo Docente Estruturante do curso de licenciatura em Pedagogia. 2018 (Assessoria)
    • PALUMBO, R. . Debatedora no IX EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos. 2017 (Outra)
    • PALUMBO, R. . Debatedora no VIII EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos. 2016 (Outra)
    • PALUMBO, R. . Monitora do Ciclo de palestras sobre Língua Portuguesa. Associação de Professores de Língua e Literatura. APLL/FFLCH/Universidade de São Paulo. 2006 (Outra)
    • PALUMBO, R. . A Referenciação. 2022 (Conferência)
    • PALUMBO, R. . A Enunciação. 2007 (Conferência)
    • PALUMBO, R. . O processo referencial no discurso político. 2008 (Seminário)
    • PALUMBO, R. . Estratégias argumentativas no discurso político: uso da referenciação. 2008 (Seminário)
    • PALUMBO, R. . A multimodalidade nos gêneros orais formais. 2014 (Conferência)
    • PALUMBO, R. . A referenciação metalinguística no jogo argumentativo. 2018 (Conferência)
    • PALUMBO, R. . Discurso e cognição: a construção da referência. 2018 (Conferência)
    • PALUMBO, R. . Discurso político nas mídias digitais: construções identitárias da mulher na política brasileira. 2017 (Conferência)
    • PALUMBO, R. . Percursos Docentes. 2021 (Conferência)
    • PALUMBO, R. . Os discursos da desinformação, da malinformação e da desinformação: implicações para o cotidiano escolar. 2020 (Comunicacao)
    • PALUMBO, RENATA . As Metáforas como estratégias persuasivas no discurso. 2021 (Conferência)
    • PALUMBO, R. . Sociocognição e Discurso Político. 2016 (Seminário)
    • PALUMBO, R. . Referenciação Metalinguística e Argumentação. 2016 (Seminário)
    • PALUMBO, R. . Contribuições dos Estudos da Referenciação no Ensino de Leitura. 2016 (Seminário)
    • PALUMBO, R. . O Ensino de Gêneros Discursivos Orais e Escritos. 2017 (Seminário)
    • PALUMBO, R. . Estudos da Línguagem e da Cognição Aplicados à Educação. 2017 (Comunicacao)
    • PALUMBO, R. . Argumentação e Discurso Político: A Construção Discurso-Metafórica da Realidade. 2010 (Seminário)
    • PALUMBO, R. . Processo Referencial-Metafórico e Orientação Argumentativa. 2010 (Comunicacao)
    • PALUMBO, R. . Argumentação e Referenciação no Discurso de Lula: a Construção discursivo-metafórica da guerra e da paz. 2009 (Comunicacao)
    • CARDOSO, M. ; PALUMBO, R. ; RICCO, F. . Debate na TV: Fora do período eleitoral, debates políticos somem da TV brasileira. 2016 TV Brasil
    • PALUMBO, R. ; SEGUNDO, P. R. G. . Coordenação do Simpósio Temático: Argumentação, discurso e cognição: aportes teórico-metodológicos. 2014 (Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais)
    • PALUMBO, R. ; MIRANDA, D. S. . Coordenação do Simpósio Temático: Discurso e Argumentação. 2015 (ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística)
    • AQUINO, Z. G. O. ; PALUMBO, R. . Coordenação do Simpósio Temático Argumentação e Gêneros do Discurso Midiático no Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015 (Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH-USP)
    • PALUMBO, R. ; GONCALVES-SEGUNDO, P. R. . Coordenação do Simpósio Temático A cognição nos estudos discursivos e argumentativos. 2016 (Universidade Federal de Sergipe)
    • AQUINO, Z. G. O. ; PALUMBO, R. . Organização do Simpósio Temático Argumentação e ensino de Língua Portuguesa: enfoque em recursos digitais. 2017 (Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL)
    • PINTO, A. G. ; DUARTE, I. M. ; AQUINO, Z. G. O. ; SEGUNDO, P. R. G. ; VAZ, C. ; SOARES, E. ; RODRIGUES, S. ; LANZONI, G. I. ; ANACHORETA, V. G. T. ; VIEIRA, J. ; PALUMBO, R. . Organização das Nonas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e Quarto Congresso Internaciona de Estudos do Discurso (JADIS IX - CIED IV). 2022 (Faculdade de Letras da Universidade do Porto)
    • PALUMBO, R. . Décimas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e no Quinto Congresso Internacional de Estudos do Discurso ? JADIS X - CIED V. 2024 (Universidade do Porto/Universidade de São Paulo)
    • PALUMBO, R. . Organização da I Semana de Linguagens da Faculdade Sesi de Educação. 2023 (Faculdade Sesi de Educação (FASESP))
    • PALUMBO, R. ; LUQUES, S. U. . Argumentação e Ensino. 2017 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH-USP)
    • AQUINO, Z. G. O. ; PALUMBO, R. . Argumentação e Ensino. 2017 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH-USP)
    • AQUINO, Z. G. O. ; PALUMBO, R. . Ciclo FLP de Letramento Acadêmico: Artigo Científico. 2019 (Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP))
    • AQUINO, Z. G. O. ; PALUMBO, R. ; COZER, J. . Curso de difusão Ensino de argumentação na escola básica: reflexões sobre estratégias. 2021 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • PALUMBO, R. ; FLORA, A. P. . Linguagens e leituras: processos de ensino-aprendizagem e de avaliação. 2020 (Faculdade Sesi de Educação (FASESP))
    • PALUMBO, R. . Ensino de argumentação. 2022 (Faculdade Sesi de São Paulo)
    • PALUMBO, R. . Estratégias argumentativas: o uso das figuras de retórica. 2008 (Revista Língua Portuguesa. Editora Segmento)
    • PALUMBO, R. . Tipologias textuais: reflexões sobre a estrutura narrativa. 2008 (SINPRO-SP)
    • PALUMBO, R. . A presença indígena em textos e contextos. 2023 (I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI-SP)
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 2
    • PALUMBO, R. . Língua Portuguesa/Gramática I. 2009 (Autora (colaboradora) de projeto de ensino médio)
    • PALUMBO, R. . Contribuições africanas, indígenas e portuguesas para a formação do Português brasileiro. 2018 (Elaboração de capítulo para o e-book)
    • Nome do projeto: A Língua Portuguesa como objeto de poder e de acordo na comunidade política lusófona (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PALUMBO, R. , AQUINO, Z. G. O. .
      Descrição: O propósito central de nossa pesquisa consistiu de contribuir para o aprofundamento tanto dos estudos sobre a Referenciação pelo viés metafórico, sobretudo, em discursos da comunidade política lusófona, quanto da Argumentação Política em sua dimensão internacional. Tal proposta desmembrou-se em três objetivos específicos: i) Examinar as especificidades dos discursos políticos dos países da CPLP, em especial, quanto aos procedimentos selecionados para a fabricação de um idioma reconhecido internacionalmente; ii) Detectar quais metáforas se apresentam e como se articulam na referenciação na metalinguagem; iii) Analisar o encaminhamento argumentativo da construção sociocognitiva e discursiva da Língua Portuguesa nesses discursos. Investigamos dez documentos oficiais e discursos escritos, que foram pronunciados em reuniões políticas internacionais com a presença de um ou mais países da CPLP. A coleta deu-se nos acervos constantes do sítio do Itamaraty, da CPLP e dos oficiais dos outros Estados-membros. Como categorias de análise, voltamo-nos para os tópicos acerca tanto da Língua Portuguesa quanto da CPLP, para as metáforas relacionadas a esses tópicos e as formulações referenciais constituídas. A partir do exame qualitativo dos dados, propomo-nos aos seguintes passos de investigação: i) levantamento de discursos acerca da Língua Portuguesa e da CPLP; ii) Análise das metáforas centrais selecionadas, relacionadas a esses tópicos; iii) exame das redes referenciais constituídas; iv) observação do caráter retórico dessas redes referenciais metafóricas. Tivemos por hipótese que a construção discursiva e sociocognitiva da Língua Portuguesa, nos discursos políticos dos países da Comunidade Linguística de Língua Portuguesa ? CPLP, consiste de uma estratégia que visa à legitimação do grupo por meio da disseminação de um idioma como objeto simbólico de poder, tanto no sentido de se alcançar a ideia de pertencimento nos países-membros quanto no de apresentá-los como fortes nas relações políticas internacionais. Além disso, acreditamos que se trata de um procedimento argumentativo também por possibilitar que se desperte o sentimento de pertencimento entre os membros da CPLP. O referencial teórico corresponde à articulação dos estudos acerca da Referenciação, sobretudo, os que dizem respeito à Referenciação na Metalinguagem, em pesquisas de Jubran (2003, 2005), de Morato (2005a, 2005b etc.); das questões relacionadas à Metáfora e à Sociocognição, a partir de trabalhos de Lakoff e Johnson (1992 [1980], 1993, 2003), Charteris-Black (2011, 2016), Vereza (2007, 2010); das discussões a respeito do Discurso político e da Argumentação, nos estudos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1958, 2002), Aquino (1997, 2005).
    • Nome do projeto: Os movimentos retóricos em espaços online (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PALUMBO, R. .
      Descrição: O objetivo do projeto visa ao aprofundamento teórico e metodológico dos estudos da argumentação do ponto de vista textual-discursivo-sociocognitivo e para o desdobramento das pesquisas acerca da referenciação pelo viés das especificidades do online em produções de checagem de notícias sobre tópicos relacionados à ciência.
    • Nome do projeto: Oralidade e escrita: características e usos dos gêneros midiáticos (2005 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PALUMBO, R. , SEGUNDO, P. R. G. , ANDRADE, M. L. C. V. O. , AQUINO, ZILDA , ARAES, C. R. , RODRIGUES, L. R. S. , SILVA, C. L. C. R. E. , CARVALHO, M. M. , INGLES, K. G. , NADER, V. H. , LIMA, F. F. , ARAGUTE, T. A. , VECINA, R. M. , WYSOCHI, B. , FARNEDA, E. S. , PEREIRA, V. L. C. , JAKUBOWSKI, C. D. , ZAGO, C. C. , CARVALHO, F. A. , JESUS, A. M. R. , NEGREIRO, A. C. R. , FERREIRA, F. M. .
      Descrição: A proposta da pesquisa é estudar as práticas discursivas em língua portuguesa, tanto na modidade falada quanto na escrita, destacando-se suas variadas possibilidades de ocorrência na mídia, bem como seus processos de construção textual e na aplicação ao ensino. Especificamente, trata-se de observar os gêneros midiáticos para localizar possíveis subgenêros e descrever sua organização. O corpus constitui-se de discursos veiculados pela mídia impressa, digital, televisiva e radiofônica.
    • Nome do projeto: (Multi)letramentos e formação crítica: a temática dos povos originários na escola (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PALUMBO, R. , SILVA, O. R. , SILVA, G. O. , LEMES, H. F. , SILVA, R. .
      Descrição: A proposta volta-se para a discussão sobre as características de um ensino plural e equitativo, necessário no século XXI, tendo em vista uma formação crítica por parte tanto de estudantes quanto de professores. Em específico, busca priorizar as abordagens voltadas à temática dos povos originários no contexto escolar, bem como da discussão de procedimentos analítico-metodológicos a partir da seleção de textos multimodais diversos (da literatura ao midiático, do impresso ao digital). Busca-se o encaminhamento de reflexões acerca do ensino de leitura, literatura e de produção textual, que leve em consideração as camadas de significação de gêneros diversos, evidenciando que a linguagem é sempre permeada por ideologias e que não se tem neutralidade nos textos
    • Nome do projeto: Programa de Residência Educacional do curso de Linguagens da Faculdade Sesi de Educação (2020 - 2023
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PALUMBO, R. , SILVA, O. R. , FLORA, A. P. , LOPES, L. C. , CARLETTI, I. , PACHECO, E. S. , BULLIO, P. , CHACON, J. A. V. .
      Descrição: O Programa de Residência Educacional da Faculdade SESI-SP de Educação é constituído por atividades planejadas destinadas aos estudantes regularmente matriculados em um de seus cursos de licenciatura e visa a colaborar para a formação do futuro professor como educador e pesquisador desde o início de sua experiência na graduação acadêmica.
    • Nome do projeto: (Multi) Letramentos, multimodalidades e formação crítica (2022 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PALUMBO, R. , ABREU, B. M. , SILVA, O. R. .
      Descrição: Este projeto possui por finalidade a análise e a descrição de práticas de (multi) letramentos e de multimodalidades, bem como suas implicações para a formação de professores críticos. Parte-se do princípio de que a multiplicidade de linguagens atua de modo decisivo para a construção de ignificados, a cada momento, mais complexos e imbricados, além de irremediavelmente associados a aspectos de diversidade linguística e cultural, próprias de um mundo cada vez mais em rede e permeado pelos impactos da tecnologia. Os objetos de estudo centrais constituem-se de produções interdisciplinares, de natureza linguageira diversa, e de seus processos desenvolvidos ao longo da formação.
    • Nome do projeto: Projeto Temático Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para formação de professores e de pesquisadores globalizados (IEL/UNICAMP/FAPESP) (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PALUMBO, R. , SIGNORINI, I. , CARNIN, A. .
      Descrição: O objetivo principal deste projeto temático é identificar, descrever e analisar evidências de tipos e graus de envolvimento e não envolvimento de aprendizes universitários em processos de ensino/aprendizagem síncronos e assíncronos que constituem práticas de letramento acadêmico-científico em linguagem verbal (línguas materna, estrangeira e segunda língua) e linguagens audiovisuais consideradas cruciais para a formação de pesquisadores e professores da educação básica em três universidades públicas do Estado de São Paulo (Unicamp, USP-SP e Unesp-SJRP). Essas universidades estão engajadas em políticas concomitantes de inclusão social, equidade e internacionalização. O projeto lançará luz sobre duas questões prementes colocadas por tais políticas: a da heterogeneidade contemporânea dos aprendizes frente às demandas e recursos institucionais; a do papel da agência e autonomia do aprendiz nos processos de ensino/aprendizagem focalizados. Para tanto, mobiliza e articula saberes sobre reflexividade crítica (de natureza metacognitiva, metalinguística, metapragmática e metadiscursiva) e ação transformadora nas práticas de alunos e professores envolvendo diversidade cultural, pragmático-discursiva e sociossemiótica. Para tanto, a proposta reúne e articula conhecimentos produzidos nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada e Educação..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.Integrantes: Ines Signorini - Coordenador / MANOEL LUIZ GONçALVES CORRêA - Integrante / Anna Christina Bentes da Silva - Integrante / Emerson di Pietri - Integrante / Petrilson Alan Pinheiro da Silva - Integrante / Aryane Santos Nogueira - Integrante / Rodrigo Esteves de Lima-Lopes - Integrante / Juliana Alves Assis - Integrante / Fabiana Cristina Komesu - Integrante / Adriana Fischer - Integrante / Daniela Nogueira de Moraes Garcia - Integrante / Kennedy Cabral Nobre - Integrante / Lúcia Regiane Lopes-Damasio - Integrante / Luciana Salazar Salgado - Integrante / Luciani Ester Tenani - Integrante / Paula Tavares Pinto - Integrante / Renata Palumbo - Integrante / Sandra Mari Kaneko Marques - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
    • Nome do projeto: Ensino de argumentação (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PALUMBO, R. , SILVA, G. O. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é correlacionar os estudos sobre a argumentação de diferentes bases epistemológicas com o ensino de língua portuguesa na educação básica. Além do mais, a finalidade corresponde à coleta de informações acerca do tratamento da argumentação na escola e à difusão de encaminhamentos dessa ordem com vista ao que se vem apresentando nas correntes teóricas e as especificidades do ambiente escolar. O curso foi voltado para os docentes da rede Sesi do Estado de São Paulo, e as aulas foram ofertadas de modo remoto para professores de diferentes cidades. A carga horária semanal foi de 6h, totalizando 48h.
    • PALUMBO, R. . Nonas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e Quarto Congresso Internacional de Estudos do Discurso. 2022 - Moderadora de sessão de comunicação