Não autenticado |

Rodrigo Garcia Rosa

    • Doutor e mestre em estudos linguísticos e literários em inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em letras com habilitação dupla em português e linguística pela mesma universidade. Realiza pesquisa à luz da Gramática Cognitiva de Construções e da Linguística de Corpus nos seguintes temas: estruturas fraseológicas da língua inglesa, linguagem formulaica e sua relação com construções esquemáticas, colocações e idiomaticidade em língua inglesa. Tem experiência na área de letras, com ênfase em estudos gramaticais e ensino e aprendizagem de inglês, tendo ministrado cursos nos seguintes temas: gramática de construções aplicada à descrição e análise da língua inglesa, fraseologia da língua inglesa, aquisição de inglês como L2, análise contrastiva inglês/português, formação linguística de professores de inglês como língua estrangeira e desenvolvimento de materiais para ensino de inglês. É coordenador do grupo de pesquisa COMET - Corpus Multilíngue para Ensino e Tradução (USP/CNPq), atuando nas linhas de pesquisa em ensino e aprendizagem de língua estrangeira e Linguística de Corpus.

       

      Links:    

    • ROSA, R. G. . Take the plunge BRAZILIAN ENGLISH LANGUAGE TEACHING JOURNAL , v. 14 , p. 01 - 14 , 2023. ISSN: 21783640.
    • ROSA, Rodrigo Garcia . Relações entre a escrita e a fala na primeira língua e sua influência no uso de Inglês como Língua Adicional REVISTA ENTRELÍNGUAS , v. Contín , p. e023011 - , 2023. ISSN: 24473529.
    • ROSA, R. G. . The Processing of English caused-motion constructions by EFL learners ILHA DO DESTERRO , v. 76 , p. 149 - 176 , 2023. ISSN: 21758026.
    • GARCÍA ROSA, RODRIGO . From Syntax to Phraseology Journal of English Studies , v. 21 , p. 49 - 76 , 2023. ISSN: 15766357.
    • BOLDARINE, AMANDA CHIARELO ; ROSA, Rodrigo Garcia . Prepping a prep course: a corpus linguistics approach BRAZILIAN ENGLISH LANGUAGE TEACHING JOURNAL , v. 9 , p. 379 - 394 , 2018. ISSN: 21783640.
    • ROSA, RODRIGO ; TAGNIN, STELLA . Mapeamento construcional e fraseológico do verbo get: uma abordagem baseada na Linguística de Corpus e na Gramática de Construções Cognitiva DOMÍNIOS DE LINGU@GEM , v. 9 , p. 75 - 104 , 2015. ISSN: 19805799.
    • ROSA, R. G. . Language Awareness e o papel do professor de língua estrangeira. Formação de professores de língua inglesa na contemporaneidade: desafios, possibilidades e reflexões, v. 1, p. 183 - 198, 2021.
    • ROSA, Rodrigo Garcia . A interface entre prosódia e discurso no inglês como língua estrangeira. Prosódia da fala, v. , p. 61 - 76, 2017.
    • ROSA, R. G. . Wittgenstein e a linguística de corpus: convergências e diálogos na descrição das fraseologias com verbos de suporte em inglês. Tendências atuais na pesquisa descritiva e aplicada em fraseologia e paremiologia, v. II, p. 393 - 403, 2012.
    • ROSA, R. G. ; GOLDCHLEGER, L. . Techniques, methods and approaches: much ado about nothing? . Braz-Tesol Newsletter , , 01 abr. 2016.
    • ROSA, R. G. . Lexis: The Building Blocks of Communication . Braz-Tesol Newsletter , , . .
    • ROSA, R. G. . A Construction Grammar and Corpus Linguistics Approach to Lexical Vagueness: the case of GET. In: 19 International Congress of Linguists , 2013 , Genebra. 19 International Congress of Linguists. : , 2013.
    • ROSA, R. G. . Constructions with the verb GET: A corpus linguistics and construction grammar approach. In: 12 International Cognitive Linguistics Conference , 2013 , Edmonton. 12 International Cognitive Linguistics Conference. : , 2013.
    • ROSA, R. G. . Support verbs and lexical vagueness: a constructional representation in the mental lexicon. In: 8th Conference on the Mental Lexicon , 2012 , Montreal. The Mental Lexicon Conference. : , 2012.
    • ROSA, R. G. . A holistic approach to language learning and teaching. In: ABCI , 2012 , São Paulo. 10th ABCI Conference - from teaching experience to learning results. : , 2012.
    • ROSA, R. G. . Wittgenstein e a Linguística de Corpus: convergências e diálogos na descrição das fraseologias com verbos de suporte em inglês. In: IIcifp , 2011 , Brasília. Tendências atuais na pesquisa descritiva e aplicada em fraseologia e paremiologia. : , 2011.
    • ROSA, R. G. . The Communicative Power of delexical verbs: a corpus approach to learners' autonomy. In: LABCI , 2011 , Assunção. Moving Towards higher performance in ELT. : , 2011.
    • ROSA, R. G. . Bilingualism: language and cognition (Cambridge University Press). 2023 (Parecer)
    • ROSA, R. G. . Theory and practice of second language acquisition - Parecer para artigo. 2023 (Parecer)
    • ROSA, R. G. . Parecer de artigo científico - Revista Linha D' Água (FFLCH/USP). 2021 (Parecer)
    • ROSA, R. G. . parecer de artigo científico - PG-2018-0037.R1 Pandaemonium Germanicum. 2018 (Parecer)
    • ROSA, R. G. . Parecer de artigo científico - PG-2018-0037. Pandaemonium Germanicum. 2018 (Parecer)
    • ROSA, R. G. . Parecer de artigo científico - 17324. Revista de Estudos da Linguagem da UFMG. 2020 (Parecer)
  • Apresentações de Trabalho: 31
    • ROSA, Rodrigo Garcia . From Syntax to Phraseology: A Phraseological Approach to Schematic Caused-Motion Constructions in English. 2024 (Comunicacao)
    • ROSA, R. G. . Language Awareness as a Way out of Teachers' Innocence. 2024 (Comunicacao)
    • ROSA, Rodrigo Garcia . Conceptual metaphors and the development of foreign language knowledge. 2021 (Comunicacao)
    • ROSA, R. G. . Second language acquisition and bilingualism: key concepts. 2021 (Comunicacao)
    • ROSA, Rodrigo Garcia ; TAGNIN, S. E. O. . You’re comparing apples and oranges - análise contrastiva de expressões com frutas sob a ótica de semântica de frames. 2019 (Comunicacao)
    • ROSA, Rodrigo Garcia . Corpora e demais abordagens metodológicas nos estudos de aquisição de L2. 2019 (Comunicacao)
    • ROSA, Rodrigo Garcia . A integração entre corpora e demais abordagens metodológicas. 2019 (Comunicacao)
    • ROSA, Rodrigo Garcia . Strategies of subject indetermination in Brazilian English and in English. 2017 (Outra)
    • ROSA, Rodrigo Garcia ; HOHN, E. N. . Linguistic borrowing and light verb constructions in Brazilian Portuguese: a construction grammar and corpus linguistics investigation. 2017 (Outra)
    • ROSA, Rodrigo Garcia . Strategies of subject indetermination in Brazilian English and in English. 2017 (Comunicacao)
    • ROSA, R. G. . O que é a Linguística de Corpus?. 2017 (Comunicacao)
    • ROSA, R. G. . Linguistic diversity and lexical variation: using online corpora to investigate world Englishes. 2016 (Comunicacao)
    • ROSA, R. G. . Phraseology and Second Language Acquisition. 2015 (Conferência)
    • ROSA, R. G. . The pedagogical implications of a phraseological approach to language teaching. 2015 (Conferência)
    • ROSA, R. G. . Analytic and holistic models of language processing and their implications for language learning and teaching. 2015 (Conferência)
    • ROSA, R. G. . Metaphorical thinking and language teaching: developing students' communicative competence. 2015 (Conferência)
    • ROSA, R. G. . Construções Causativas, Fraseologismos e Metáforas Conceituais com get: um estudo sob a ótica da Linguística de Corpus. 2015 (Comunicacao)
    • ROSA, R. G. . Transitive constructions with get: a network of multiple senses. 2015 (Comunicacao)
    • ROSA, R. G. . Constructions and phraseologisms with get: a Corpus Linguistics and Construction Grammar approach. 2014 (Comunicacao)
    • ROSA, R. G. . Lexis, grammar and culture: using corpus linguistics in the classroom. 2014 (Conferência)
    • ROSA, R. G. . A Corpus Linguistics Approach to the Acquisition of English Lexis. 2014 (Comunicacao)
    • ROSA, R. G. . The lexicon: a linguistic window to speakers' culture and cognition. 2014 (Comunicacao)
    • ROSA, R. G. . Polissemia verbal: um estudo dos sentidos do verbo GET sob a ótica da Linguística de Corpus e da Gramática de Construções. 2013 (Simposio)
    • ROSA, R. G. . A Construction Grammar and Corpus Linguistics Approach to Lexical Vagueness: the case of GET. 2013 (Comunicacao)
    • ROSA, R. G. . Constructions with the verb GET: a corpus linguistics and construction grammar approach. 2013 (Comunicacao)
    • ROSA, R. G. . Support verbs and lexical vagueness: a constructional representation in the mental lexicon. 2012 (Comunicacao)
    • ROSA, R. G. . A interpretação dos frames com o verbo-suporte get sob a ótica da Linguística de Corpus. 2012 (Comunicacao)
    • ROSA, R. G. . Wittgenstein e a Linguística de Corpus: convergêcias e diálogos na descrição das fraseologias com verbos de suporte em inglês. 2011 (Comunicacao)
    • ROSA, R. G. . The Communicative Power of Delexical Verbs: a corpus approach to learners' autonomy. 2011 (Comunicacao)
    • ROSA, R. G. . Apagamento de Preposições na periferia esquerda das sentenças no PB. 2007 (Simposio)
    • ROSA, R. G. . Criação Lexical: sufixos agentivos nas obras de Guimarães Rosa.. 2006 (Comunicacao)
    • ROSA, Rodrigo Garcia . ‘Correct me if I'm wrong: making learning visible through systematic error analysis.’. 2020 (Associação Cultura Inglesa SP)
    • ROSA, R. G. . Apagamento de Preposições na Periferia Esquerda das Sentenças no PB. 2007
    • ROSA, R. G. . Apagamento de Preposições na Periferia Esquerda das Sentenças no PB. 2008
    • Nome do projeto: Teacher language awareness por meio de corpora e dos modelos baseados no uso (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSA, R. G. .
      Descrição: Este projeto, de natureza aplicada, objetiva utilizar os achados descritivos e de aprendizagem de estruturas gramaticais para capacitar linguisticamente professores de inglês da comunidade sob o aporte da linguística baseada no uso e com o auxílio de perspectivas de aprendizagem guiadas por dados (data-driven learning), segundo a linguística de corpus. Ao entendermos o conceito de language awareness como conhecimento "de" e "sobre" a língua, o projeto tem como objetivo melhorar o conhecimento linguístico, bem como metalinguístico dos professores de inglês com especial atenção voltada a estratégias de autonomia de aprendizagem.
    • Nome do projeto: Descrição e análise da língua inglesa sob a ótica teórica da Gramática Cognitiva de Construções e da Linguística de Corpus (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSA, R. G. .
      Descrição: Este projeto trata da descrição de estruturas da língua inglesa, com especial atenção voltada aos aspectos fonológicos, fraseológicos, morfológicos e sintáticos dessa língua, sob o viés teórico da Gramática Cognitiva de Construções e com o aporte metodológico da Linguística de Corpus. Objetiva-se com tal projeto obter os insumos descritivos e analíticos necessários para a realização de aplicações nas áreas de ensino e aprendizagem de inglês como língua adicional, bem como na formação linguística de professores de inglês.
    • Nome do projeto: Ensino e aprendizagem de inglês por meio de corpora e dos modelos baseados no uso (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSA, R. G. .
      Descrição: Este projeto trata do ensino e aprendizagem de estruturas gramaticais e fonológicas da língua inglesa sob o viés analítico e descritivo da Gramática Cognitiva de Construções e da Linguística de Corpus enquanto metodologia de coleta de dados reais da língua. À luz de teorias de aprendizagem de línguas adicionais, bem como das já mencionadas abordagens baseadas no uso e nas abordagens construcionais, o principal foco especial será posto em dados de aprendizes de inglês como LA, sobretudo aqueles falantes nativos de línguas românicas.